You are on page 1of 9

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

FEMINISMO E LUTA DE CLASSE: HISTRIA, MOVIMENTO E DESAFIOS TERICO-POLTICOS DO FEMINISMO NA CONTEMPORANEIDADE


Telma Gurgel 1 O Feminismo desde sua primeira expresso, como sujeito poltico das mulheres, na Frana, em 1789, vem se reafirmando como um movimento social que, assim como outros, desenvolve aes de ruptura estrutural-simblica com os mecanismos que perpetuam as desigualdades sociais e estruturam os pilares da dominao patriarcal capitalista na contemporaneidade. Assim, pretendemos dialogar com a histria do feminismo procurando identificar em suas estratgias e reivindicaes os elementos que unificam a luta das mulheres com um processo de transformao radical das relaes sociais em sua totalidade. 1. Igualdade e liberdade A primeira vez que as mulheres se apresentaram na histria como sujeito poltico, foi no processo da Revoluo Francesa. Alm da reivindicao pelos direitos polticos, existe registro da luta das mulheres pelo direito ao alistamento na carreira militar e ter acesso as armas, na defesa da revoluo. Direito at ento restrito aos homens, apesar da presena massiva das mulheres, nas ruas em levante populares contra o poder Real e da Igreja na organizao da sociabilidade poca. Desta forma, alm de lutarem pela consolidao do poder popular em contraponto ao poder burgus, as mulheres iniciaram uma batalha histrica em torno do direito de participar ativamente da vida pblica, no campo do trabalho, da educao e da representatividade poltica. Assim durante todo o perodo de consolidao da sociedade moderna, as mulheres se mantiveram na resistncia por isso mesmo, foram consideradas uma ameaa pela nascente ordem burguesa que, em 1793, proibiu reunio dos clubes de mulheres. No texto a seguir, Riot-Sarcey ( 2002) apresenta os argumentos que justificavam tais proibies:
Todos os habitantes de um pas devem e gozam de direitos de cidados passivos, todos tem direito a proteo de sua pessoa, de sua propriedade, de sua liberdade, etc... mas nem todos tem o direito a ser parte ativa da formao do poder pblico; nem todos so cidados ativos. As mulheres, [...] as crianas, os estrangeiros, aqueles que no contribuem em nada para o funcionamento pblico no devem, pois influenciar na coisa pblica ( p. 20).

Professora da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa das Relaes Sociais de Gnero e Feminismo. Email: telmagurgel@uern.br

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Alm dessa interdio do direito das mulheres exercerem a poltica, o regime burgus reafirmou a hierarquia na famlia como base para a organizao social, posicionando-se contra o direito ao amor livre e ao divrcio, reclamado pelas mulheres no processo da Revoluo Francesa. Ao mesmo tempo em que reafirma o poder do homem como chefe da famlia, ao qual devem estar subordinado todos os outros membros. Tambm data deste perodo a publicao, em 1843, do livro Unio Operria, de Flora Tristan, no qual a autora prope, mesmo antes de Marx e Engels, a criao de uma Associao Internacional de Trabalhadores e Trabalhadoras. Sendo, portanto, a primeira socialista a escrever sobre a indissociabilidade da luta das mulheres com a luta de classe. Neste sentido, podemos destacar o seguinte texto, no qual Tristan (1985) argumenta [...] reclamo os direitos das mulheres, porque estou convencida que todos os males do mundo provm da incompreenso que se tem at hoje de que os direitos naturais so imprescindveis para o ser mulher [...] ( p. 104). A luta das mulheres, portanto, neste perodo se dirigia tanto para as estruturas de Estado e parlamento, na reivindicao dos direitos civis e polticos, quanto para as organizaes de trabalhadores, no sentido do apoio para as suas reivindicaes que acima de tudo reclamavam por igualdade e liberdade para todos e todas. Desse modo at a segunda metade dos anos de 1800 a luta pela igualdade era o tema central de mobilizao das mulheres, que no geral assumiam as reivindicaes pelo direito a educao, ao trabalho e a igualdade salarial, alm dos direitos polticos. Apesar das mulheres contarem com o apoio do movimento dos trabalhadores na maioria de suas reivindicaes, foi particularmente, com relao ao direito ao trabalho que houve maior resistncia. Inclusive em 1866, no congresso da Internacional dos Trabalhadores os delegados foram contrrios ao trabalho feminino. Esta deciso provocou reao imediata das mulheres socialistas que intensificaram as manifestaes e as peties pblicas e fundaram a primeira associao feminista, chamada de Liga das Mulheres, em 1868. Este acirramento de posies perdurou at 1871, quando emergiu a experincia da Comuna de Paris e as reivindicaes pela igualdade entre os sexos, cedem lugar a causa comum da conquista de uma sociedade regida pelos interesses da classe trabalhadora. Neste contexto, as mulheres tiveram grande contribuio nas aes de boicote, confronto e resistncia ao poder dominante, assumindo um claro compromisso de classe com a luta socialista.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Alm dessas aes as feministas proclamavam tambm a igualdade como condio de cidadania para todos. As francesas revolucionrias traziam, assim, pela primeira vez, para o Estado Moderno, a necessidade de se organizar a diferena de maneira igualitria, sendo necessria, portanto, uma relao poltica de igualdade. neste processo de autodesignao que se expressa a diversidade de sujeitos2 que constituem a prxis histrica do feminismo. 2- O feminismo do sculo XIX : emancipao e luta sufragista A consolidao do capitalismo e a nascente industrializao provocaram um conjunto de alteraes de ordem econmica, social e poltica que tiveram repercusses na vida das mulheres. No entanto, elas continuaram excludas dos direitos civis e polticos A luta sufragista surge neste contexto. As mulheres defendiam que o sufrgio universal possibilitaria o acesso das mulheres ao parlamento e por consequinte abriria a possibilidade de mudana no conjunto das leis e instituies. A luta sufragista tambm possibilitaria uma ampla aliana entre as mulheres, unificando posies polticas diferente. A reivindicao pelo direito ao sufrgio mobilizou as mulheres por sete dcadas em diferentes pases e regies do mundo. De incio, tanto nos Estados Unidos quanto em alguns pases da Europa, as sufragistas se dividiam devido suas estratgias: um setor priorizava a luta pela mudana em nvel de Constituio Federal, o que exigia o apoio apoio parlamentar. Outra tendncia era de aes estaduais, ou seja, o sufrgio se daria mediante mudanas nas Constituies de cada Estado. Assim, o movimento chegou a envolver milhes de mulheres em inmeras aes. Dentre as particularidades deste movimento, sem dvida, o seu carter de massa foi o que mais desafiou as feministas socialistas, no interior das organizaes sindicais, bem como na estrutura dos partidos socialistascomunistas. Para justificar a importncia da luta das mulheres, para o processo de transformao radical da sociedade. 3 Sem dvida que, o debate em torno desse carter e de seu papel na luta revolucionria, mobilizou, articulou e ao mesmo tempo, dividiu a ao das feministas. No entanto, foi fundamental para a consolidao do posicionamento poltico do movimento no sentido de articular a luta das mulheres com a luta pela emancipao humana.

Miguel (2000) aborda este processo no artigo: Los feminismos a travs de la historia. Disponvel em: http:// creatividadfeminista. org./artculos/ feminismo, 2000. 3 Gonzlez (2010) apresenta esse debate no movimento, bem como a relao das sufragistas com as socialistas.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Isto por qu como j situamos, a entrada das mulheres no mundo do trabalho enfrentou forte resistncia de parte dos trabalhadores que, dominados pela ideologia patriarcal, consideravam essa presena alm de uma ameaa aos seus empregos, mas tambm uma deturpao do papel tradicional das mulheres que para eles deveria se reduzir ao cuidado do lar. Assim, alm desse enfrentamento as mulheres tiveram que desafiar as prprias organizaes sindicais para aceit-las como parte e, portanto, assumirem suas reivindicaes por salrios iguais e direitos polticos. A agudizao da questo social no sculo XIX aprofunda o carter social da opresso das mulheres e contribue para uma maior aproximao das organizaes de mulheres, com a luta socialista. Culminando com a realizao de Congressos Internacionais, nos quais se definiam linhas de atuao poltica para organizao das mulheres nos partidos comunistas. Foi inclusive, num desses encontros, em 1910, que foi definido a realizao da primeira Jornada Internacional da Mulher que iniciou a tradio do 08 de maro, em nvel mundial, segundo algumas pensadoras feministas, como Gonzlez ( 2010). O importante de se destacar neste contexto foi a articulao estratgica entre a luta pela autonomia e autodeterminao das mulheres com a busca incessante da emancipao humana, frente as foras destrutivas do capital. Conforme nos ressalta Mszros,
[...] estando [...] centrada na questo da igualdade substantiva, uma grande causa histrica em movimento, sem encontrar sadas para a sua realizao dentro dos limites do sistema do capital. A causa da emancipao e da igualdade das mulheres envolve os processos e instituies mais importantes de toda a ordem sociometablica (2002, p. 307).

A experincia do socialismo real, nos pases de Leste europeu, evidenciou as dificuldades desta articulao, na medida em que as transformaes da base produtiva no alteraram as relaes de poder e de desigualdades entre homens e mulheres. Sobre este fato os escritos de Alexandra Kollontai (1982) acerca da emergncia de uma nova moral com a destruio do patriarcado, considerado uma estrutura de reproduo ideolgica da sociedade de classe, um dos exemplos que podemos destacar dessa difcil incorporao das demandas de liberdade e autonomia das mulheres, pela esquerda mundial socialista. Fato que reafirma a necessidade histrica da continuidade da auto-organizao das mulheres nas organizaes de esquerda e na luta anticapitalista, como forma de se constituir um campo poltico no qual a igualdade entre os sexos e a ruptura radical com as estruturas de opressodominao do capitalismo, caminhem com a mesma intensidade e fora poltica no interior do projeto libertrio.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

3- Feminismo e transformao social Destarte, ao longo de sua histria, o movimento feminista vem assumindo temticas que refletem a heterogeneidade da classe trabalhadora, intervindo no campo da dominao das subjetividades O fato do movimento feminista dar visibilidade a temas como o questionamento da sexualidade heteronormativa, a reivindicao do direito ao aborto, a defesa da maternidade como opo, a denncia da jornada intensiva de trabalho das mulheres e da educao sexista como um dos estruturantes da violncia contra a mulher, enfim, temas que publicizam as relaes do mundo domstico. Provocou tambm resistncia dos partidos socialistas luta especfica das mulheres, considerando que estas fragmentariam a unidade de classe, entre os trabalhadores e trabalhadoras. De certa maneira esse receio, salvo o atrelamento dos temas a reformas burguesas, teve um fundamento histrico. Pois as feministas se centralizavam na construo cultural da dominao masculina e expunham as contradies e os mecanismos de poder que legitimavam no interior da prpria classe operria a desigualdade entre os sexos. Por outro lado, a resistncia poltica a luta especfica das mulheres, desafiou e continua a desafiar as organizao de feministas no interior dos partidos de esquerda, na construo do programa estratgico, a compreenso de que assim como a classe, o gnero e a raa/etnia compem a ontologia do ser social. pertinente dizer que essas dimenses do ser so apropriadas pelo sistema de classse, para perpetuar o processo de acumulao, mediante a explorao da classe trabalhadora, em todas as esferas da vida social, em particular na esfera do trabalho condio primria do lucro para o capital. 4- Os intempestivos anos de 1960 e 1970 : corpo e sexualidade na agenda feminista Nos anos de 1960, principalmente em alguns pases da Europa e nos EUA, as mulheres juntamente com outros segmentos sociais, como estudantes, jovens, inteletuais, operrios, artistas, participam de grandes mobilizaes populares que questionaram, primeiramente, todas as formas de autoritarismo, totalitarismo, colonialismo e aes militarista sob a vida e dignidade humana. O movimento com a forte influncia do Segundo Sexo, de Simone Beauvoir, e sua famosa tese de no se nasce mulher, torna-se mulher, tambm recolocou em cena a desnaturalizao do papel social da mulher. Com a centralidade na questo do direito a dispor autonomamente sobre sua prpria vida mediane apropriao de seu corpo.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Neste sentido o direito ao aborto, a uma sexualidade livre sem a determinao heteronormativa, o confronto com o modelo patriarcal de famlia e com a invisibilidade jurdica da mulher, a qual aps o casamento perderia todos os direitos civis e passaria a depender da autorizao do marido para qualquer ato, at mesmo o de conseguir um emprego. So temas de grandes atos do movimento pelo mundo. Assim, as longas manifestaes eram acompanhadas de aes de fortes questionamentos ao poder do Estado, da famlia e da Igreja, considerados pontos de sustentao ideolgica do capitalismo em todos os seus mecanismos de dominao e opresso da vida social. Ao mesmo tempo, os partidos de esquerda resistiam a encampar estas bandeiras e muitas vezes as mulheres eram ridicularizadas em suas manifestaes no interior destas organizao. Muitos registros retratam a reao das mulheres como protesto poltico que solicitava dos companheiros de partido, uma revoluo por inteira. Neste sentido, o feminismo tem o desafio permanentemente, de se constituir numa unidade entre o especfico e geral, entre o interesse das mulheres e a luta por transformao radical da sociedade. Deve portanto, definir estratgias que atuem na busca dos pontos comuns, nas particularidades de cada opresso, contudo, sem perder de vista o horizonte da emancipao humana. Na Amrica Latina e no Brasil em particular, estes anos estavam envoltos com a dura realidade das ditaduras militares, pelo continente. Sendo assim, o movimento feminista se alia a outras foras, pela redemocratizao e em aes de questionamento a poltica econmica do pas, como por exemplo, na luta contra a carestia, em finais do anos de 1970. Neste momento histrico se observa mais uma vez a retrao da defesa dos interesses especficos das mulheres, em nome da resistncia s ditaduras e a construo do socialismo na regio, nas experincias revolucionrias na regio como Cuba, Nicargua e El Salvador. 5- Contraditrios anos de 1980 : feminismo, estado e autonomia das mulheres Para o feminismo nos pases da Amrica Latina, a dcada de 1980 significou um perodo de grandes contradies, pois, com o processo de redemocratizao dos pases, os governos latinoamericanos iniciam uma ampliao dos espaos de participao poltica e promovem uma resignificao do conceito de sociedade civil, segundo Wood (2006) e Montao (2002), que lhe abstrai o carter de arena de luta de interesses antagnicos entre as classes sociais.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Autoras como Alvarez (1998), Castro (1997), Curiel (1998), demarcam este perodo como um momento de grandes tensionamentos no interior do feminismo latinoamericano, com rebatimentos na contemporaneidade. Isto porque as experincias de uma redemocratizao mediante reformas no Estado impulsionou os movimentos sociais, entre eles, o feminista a reatualizar sua crtica frente ao Estado. A partir de meados da dcada de 1980 houve uma forte inciativa dos governos na incorporao da categoria das relaes sociais de gnero, como base ou como tema tranversal nas polticas pblicas. Decorre deste processo a criao, a partir de finais dos anos de 1980, de um conjunto de organismos de controle social e de elaborao de polticas, que passaram a ser mais um espao de participao poltica dos movimentos sociais e das Organizaes No Governamentais- ONG. Este processo evidencia o ponto de tensionamento para o feminismo: a questo da autonomia. O feminismo na Amrica Latina tem teorizado sobre a autonomia levando em considerao trs aspectos: 1- o reconhecimento do sistema patriarcal como estruturante da opresso e dominao da mulher; 2- a autodeterminao das mulheres como condio ontolgica do feminismo como sujeito coletivo 3- a emancipao humana como princpio constitutivo do ser poltico feminista. O questionamento em torno da autonomia tambm se desenvolveu em torno do reconhecimento das diferentes opresses vivenciadas pelas mulheres e do seu ncleo comum que possibilita a construo de uma identidade coletiva. Fenmeno este que provocou uma atualizao das demandas feministas alimentando seu questionamento da totalidade da vida social, com a centralidade do confronto ao patriarcardo, ao capitalismo e as formas tradicionais do fazer poltica, radicalizando a contradio entre os interesses das mulheres, o papel do Estado e os interesses de classe. 6- Anos de 1990 : o desafio da transnacionalizao das lutas A ltima dcada do sculo XX, em meio a ofensiva neoliberal e as contra-reformas no Estado na qual se privilegia a reduo de investimentos em polticas sociais de cunho redistributivas e, ao mesmo tempo, concebe-se aes que transferem para a sociedade civil a responsabilidade com o atendimento de demandas sociais, no garantidas por meio das polticas pblicas , representou, para os movimentos sociais e, em particular para feminismo, um perodo de grandes mudanas em sua identidade organizativa.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

No plano poltico, segundo Hayek, citado por Anderson (2000, p.10), era imperativo para a hegemonia neoliberal, o controle e a fragmentao do potencial reivindicativo dos movimentos sociais. Como sntese dessas alteraes no contedo das lutas sociais, destacamos que esta realidade, evidencia pelo menos uma problemtica que um processo acentuado e progressivo de despolitizao e esvaziamento das organizaes populares e suas demandas sociais, agora intermediadas pela ONG (MONTAO, 2002, p. 274). O feminismo, em particular, acompanhou essa tendncia hegemnica, j iniciada na dcada passada, no processo de redemocratizao. E passou por vrios dilemas internos, ao se deparar com um grande nmero de ONGs, em substituio aos antigos grupo feministas. Alm do enfrentamento desse conflito interno o feminismo buscou se contrapor a ofensiva regressivaconservadora, da dcada de 90, mediante a construo de amplas articulaes entre si e com outrass organizaes do campo antiglobalizao. Iniciando, um novo momento de internacionalizao de suas demandas. Neste processo fica cada vez mais evidente, a necessidade de uma unidade programtica que possibilite aes conjuntas com amplas repercusses no campo da poltica, da economia e da ideologia. Aes que, segundo Fraser (2007) consigam interligar lutas em contraposio a concentrao de riquezas e m distribuio, com aquelas que reivindicam questes de reconhecimento que pressupem igualmente uma ruptura simblica radical, na estrutura social. Em sntese retomamos a afirmao de que para o feminismo a luta deve responder a elementos de mudanas internas, com a construo de espaos amplos de articulao e lutas polticas que consigam mobilizar cada uma das mulheres mediante o reconhecimento de sua particularidade de ser e ao mesmo tempo, a partir do reconhecimento das mltiplas determinaes que compem suas experincias de mulher, perpassando portanto as dimenses de classe, raa, gerao, sexualidade, afetividade entre outras questes. Determinaes estas que, como nos ensina os manuscristos econmicos e filosficos, de Marx e Engles, deve ser situadas como nexos internos da condio de opresso/dominao das mulheres, constituindo-se como foras mobilizadoras da revoluo que, como j falamos dever ser por inteira. Consideramos que este processo garante o respeito a heterogeneidade da composio social do feminismo, que se constitui como sujeito num duplo processo: no reconhecimento da

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

diversidade e na construo de uma unidade diversa identitria mediante a legitimao das experincias particulares no interior da identidade coletiva. (GURGEL,2004, p. 64). Com esta percepo de coletivo total, interpretamos como desafio do movimento feminista a definio de estratgias que atuem na busca dos pontos comuns, nas particularidades de cada opresso, contudo, sem perder de vista o horizonte da emancipao humana. Afinal, apenas com o alcance desta, podemos vivenciar verdadeiramente a liberdade, por inteiro, objetivo maior do feminismo. Referncias ALVAREZ, Snia. Feminismos Latino-americanos. Revistas Estudos Feministas. Rio de Janeiro. IFSC/UFRJ-PPCIS/UERJ, n. 2, p. 265-284, 1998. ANDERSON, Perry. Balano do neoliberalismo. In: Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. Emir Sader e Pablo Gentili (orgs.). 5 edio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. BEAUOIR, Simone. O segundo Sexo . Fatos e Mitos. Vol 1. Traduo Srgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1981. CASTRO, Mary Garcia. Feminismos e feminismos, reflexes esquerda. Presena de Mulher, So Paulo, n. 29, p. 03-09, 1997. CURIEL, Ochy y ESPINOSA, Yuderkis. Los Encuentros Feministas de Amrica Latina y El Caribe. Santo Domingo - Repblica Dominicana: Editorial, 1998. FRASER, Nancy. Meapeando a imaginao feminista: da redistribuio ao reconhecimetno e representao. Revista Estudos Feministas Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Centro de Comunicao e Expresso.-v.15, n.2,2007, p.291-308. GURGEL, Telma. Feminismo e Liberdade: Sujeito Total e Tardio na Amrica Latina. Tese de Doutorado em Sociologia no Programa de Ps-Graduao em Sociologia da Universidade Federal da Paraba. KOLLONTAI, Alexandra. A nova mulher e a nova moral sexual. Col. Bases, n. 06. So Paulo: Global Editora, 1982. MZROS, Istivan. Para Alm do Capital. So Paulo: Boitempo, 2002. MONTNO,Carlos. Terceiro Setor e Questo Social- crtica ao padro emergente de interveno social. 2 ed. So Paulo: Cortez Editora, 2003. RIOT- SARCEY, Michelle . Histoire du fminisme. Paris : La dcouverte, 2002 TRISTAN, Flora. Union Ouvrire. Paris: Des Femmes, 1986. WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovao do materialismo histrico. So Paulo: Boitempo, 2006.

You might also like