You are on page 1of 5

Odontogeriatria a sade bucal na terceira idade

Geriatric dentistry oral health in the third age


Lner Botrel Rosa* Maria Cristina Candelas Zuccolotto** Csar Bataglion*** Elaine Anglica de Souza Coronatto****

Introduo
A populao de idosos no Brasil e no mundo tem crescido em ritmo acelerado. O cirurgio-dentista deve estar atento a esse fato e ampliar seus conhecimentos na rea da odontogeriatria para proporcionar um tratamento correto, eficaz e com o mximo de conforto ao paciente idoso, visto que o atendimento a esses indivduos requer mais ateno no momento de se estabelecer o diagnstico, bem como na execuo do tratamento. Deve-se ter em mente que os idosos geralmente apresentam uma grande variao no que se refere s condies sistmicas, psicolgicas e sociais, alm de serem portadores de vrias alteraes decorrentes do processo natural de envelhecimento. Assim, os autores propem uma reviso da literatura sobre geriatria visando expor ao cirurgiodentista algumas peculiaridades do atendimento, bem como citar situaes ou alteraes comuns ao paciente idoso que possam interferir no seu tratamento. Palavras-chave: Odontogeriatria. Sade bucal. Sade do idoso.

Werner et al.1 (1998) definiram a odontologia geritrica como o ramo da odontologia que enfatiza o cuidado bucal da populao idosa, especificamente tratando do atendimento preventivo e curativo de pacientes com doenas ou condies de carter sistmico e crnico associadas a problemas fisiolgicos, fsicos ou patolgicos. O Brasil passa por um processo de envelhecimento populacional rpido e intenso, tanto que a expectativa de vida do brasileiro continuar aumentando nas prximas dcadas. Por isso, h a necessidade de se proporcionar maior qualidade de vida ao segmento idoso da populao, enfocando os aspectos fsico, social e psicolgico. Dentro dessa realidade, o estado de sade bucal dos idosos tem adquirido maior importncia nas ltimas dcadas nos pases desenvolvidos e em desenvolvimento, visto que essa faixa da populao cresce lentamente, porm continuamente, em razo do aumento da expectativa de vida2. Quanto mais longa a vida mdia da populao, mais importante se torna o conceito de qualidade de vida, e a sade bucal tem um papel relevante nesse contexto. Sade bucal comprometida pode afetar o nvel nutricional, o bem-estar fsico e mental e diminuir o prazer de uma vida social ativa1. A terceira idade formada por um grupo heterogneo de pessoas em virtude das diferentes experincias de vida acumuladas pelo indivduo. Existem idosos de diferentes nveis econmicos,

Aluno do curso de Mestrado em Reabilitao Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeiro Preto - USP. Doutora em Reabilitao Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeiro Preto - USP, professora Titular de Prtese Total e Ocluso da Universidade de Ribeiro Preto - UNAERP. *** Professor Livre Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Ribeiro Preto - USP. **** Doutora em Reabilitao Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeiro Preto - USP.

* **

82

RFO, v. 13, n. 2, p. 82-86, maio/agosto 2008

culturais e de sade, alm de idosos com diferentes nveis de motivao quanto manuteno da sade bucal. Dessa forma, essas diferenas podem afetar a aceitao, a realizao e o sucesso do tratamento. necessrio conhecer as alteraes fisiolgicas e patolgicas que acometem o organismo do paciente idoso, bem como os aspectos psicossociais de interesse para este indivduo. O cirurgio-dentista tambm deve estar em contato direto com o mdico geriatra, com o intuito de avaliar a administrao das drogas, visto que o idoso faz uso de alguns medicamentos que apresentam efeitos colaterais, ou, mesmo, provocam alteraes no nvel de sade geral. O papel da odontologia em relao a essa faixa populacional o de manter os pacientes em condies de sade bucal que no comprometam a alimentao normal nem tenham repercusses negativas sobre a sade geral e sobre o estado psicolgico do indivduo3. Esta reviso da literatura tem como objetivo alertar e conscientizar o cirurgio-dentista sobre a necessidade de um tratamento especfico e diferenciado para o paciente idoso, bem como relembrar alguns aspectos que envolvam sua sade bucal e sistmica, associados ao processo normal do envelhecimento.

As funes do sistema mastigatrio tambm so afetadas, com os idosos apresentando uma hiperatividade da musculatura mastigatria durante a manuteno de postura e uma mdica hipoatividade durante a mastigao, quando comparados a indivduos jovens12. A seguir relacionam-se algumas condies clnicas fisiolgicas decorrentes do processo de envelhecimento que podem estar presentes na cavidade bucal do idoso.

Reduo da capacidade gustativa


A reduo da capacidade gustativa associada ao doce, salgado, amargo e cido verificada a partir dos cinqenta anos e atinge cerca de 80% dos pacientes idosos. A gustao sofre alteraes com o avano da idade porque o nmero de botes gustativos na papila diminui significativamente, principalmente aps os setenta anos. Apesar de, em geral, a pessoa idosa expressar diminuio do prazer de comer como conseqncia da mudana do paladar, essas mudanas parecem ser especficas e alguns tipos de percepo gustativa podem, inclusive, desenvolverse medida que a pessoa envelhece1,13,14.

Reviso da literatura
Algumas enfermidades comuns ao paciente idoso apresentam conseqncias bucais para as quais o cirurgio-dentista deve estar atento, a fim de minimizar interferncias no tratamento odontolgico. Dentre essas doenas podem-se citar o cncer, a artrite, o diabetes e o mal de Parkinson4,5. Muitos pacientes submetidos terapia de cncer apresentam-se mal nutridos, com cicatrizao alterada, perda da capacidade gustativa, diminuio da resistncia s infeces, alm de reduo do fluxo salivar, o que pode provocar mucosites. Os pacientes portadores de artrite apresentam perda da habilidade manual necessria para uma completa higiene bucal, e os diabticos tm alta prevalncia de xerostomia, candidase, cries mltiplas e doena periodontal6,7. O mal de Parkinson, assim como a artrite, afeta a capacidade do paciente de realizar uma completa higiene bucal8,9. Os padres farmacodinmicos dos idosos so diferentes daqueles dos jovens, havendo menor capacidade de reserva funcional e de homeostase, a automedicao freqente nessa faixa etria10. Xerostomia, hiperventilao, alteraes nas glndulas salivares, na garganta e no paladar, estomatites, candidase e periodontites so alguns dos efeitos bucais das drogas de interesse odontolgico11.

Alteraes nas glndulas salivares / xerostomia


A funo adequada das glndulas salivares essencial para todos os aspectos das funes bucais. A saliva ajuda na proteo dos tecidos bucais, lubrificando a mucosa, prevenindo a desmineralizao e promovendo a remineralizao dos dentes. As alteraes nas glndulas salivares podem provocar xerostomia (boca seca) e diminuio na produo da amilase salivar, o que dificulta a deglutio e posterior digesto dos alimentos. Com o envelhecimento, as glndulas salivares sofrem um processo de degenerao avanada, provocando a diminuio da quantidade e viscosidade da saliva secretada, especialmente em repouso15,16. Entre os fatores contribuintes da xerostomia, podem-se citar as medicaes para hipertenso, depresso, ansiolticos, anticolinrgicos, anti-histamnicos; tambm procedimentos especficos, como a terapia radioativa para o tratamento do cncer, que deixa os idosos mais vulnerveis a esse tipo de problema. Thomson et al.17 (2006) pesquisaram a incidncia de xerostomia numa populao de idosos, dando ateno particular aos medicamentos como fatores de risco. Concluram que a prevalncia e incidncia de xerostomia nos idosos estavam fortemente associadas ao uso de medicamentos. A xerostomia tambm est associada a dificuldades

RFO, v. 13, n. 2, p. 82-86, maio/agosto 2008

83

na mastigao, deglutio, gustao e fala, o que resulta em dieta pobre e m nutrio, diminuindo a interao social1,17,18.

Alteraes no periodonto
Como a crie dental, a doena periodontal causada pela placa bacteriana que se acumula e adere superfcie dos dentes, acarretando uma destruio dos tecidos locais. Ento, os produtos das bactrias penetram nos tecidos periodontais iniciando a resposta inflamatria. Com o avano da idade ocorre maior irregularidade tanto na superfcie do cemento como do osso alveolar voltado para o ligamento periodontal, alm de um aumento contnuo na quantidade de cemento na regio apical. O tecido sseo sofre uma alterao gradual, resultando numa diminuio da resilincia e no aumento da fragilidade, diminuindo a quantidade de material mineralizado tanto na cortical como no trabeculado. A atividade de reabsoro aumentada e o grau de formao de osso diminudo, o que pode resultar em porosidade ssea19,20. Por volta dos quarenta anos de idade, inicia-se um processo lento e progressivo de rarefao ssea, que resulta, eventualmente, no desenvolvimento de osteoporose senil, caracterizada pela reduo da densidade ssea e perda do contedo mineral deste tecido15. O periodonto de sustentao fica comprometido, havendo perda da crista ssea interdentria, reabsoro ssea horizontal e vertical, com retrao gengival, mobilidade e perda dentria. A presena de clculo dentrio e gengivite bem mais freqente nos idosos, quando comparados a pacientes jovens8.

A eroso por abraso ou atrio geralmente mais prevalente no idoso, assim como a retrao da polpa dentria, resultante da formao de dentina secundria ou calcificao pulpar. Pessoas idosas tambm possuem maiores riscos de crie secundria pela dificuldade de higienizao bucal1. Para que o tratamento prottico seja realizado com sucesso, importante verificar se o paciente portador de alguma doena sistmica que possa vir a interferir no tratamento, bem como as medicaes de que o paciente faz uso para o controle dessas doenas, j que as interaes medicamentosas exercem grande influncia no fluxo salivar e podem causar repercusses na cavidade bucal. Pode-se considerar que um indivduo com todos os dentes tem uma capacidade de mastigao de 100%. Com a perda de um dente, essa capacidade passa a ser de 70%, podendo chegar a 25% com o uso de prteses totais14. A perda de parte da capacidade mastigatria em pacientes portadores de prtese e da sensibilidade mastigatria no est apenas relacionada com o uso de aparelhos protticos, mas tambm s condies periodontais satisfatrias desses pacientes21. Souza et al.22 (2001) verificaram que 73,4% dos idosos faziam uso de aparelhos protticos, dos quais mais da metade (50,13%) usava prtese total superior. Em outro estudo, Frare et al.23 (1997) constataram que 62,2% dos pacientes no possuam dentes na boca, 50% usavam algum tipo de prtese e, dos desdentados totais, 53,3% manifestaram necessidade de fazer uso deste recurso.

Discusso
A odontologia voltada para a terceira idade recentemente foi reconhecida como uma especialidade: a odontogeriatria. No entanto, ainda existem muitos desafios, principalmente no que diz respeito ao no-reconhecimento da sade bucal como parte integrante da sade geral do indivduo. Seria necessrio tambm que os cirurgies-dentistas fossem mais preparados da universidade, tanto para o atendimento no consultrio como para desenvolver projetos pblicos que promovam a sade bucal dos idosos24-26. Uma boa sade bucal de extrema importncia para a manuteno da sade geral, contribuindo para o bem-estar fsico, psquico e social do paciente16. Existe uma falta de percepo quanto necessidade de tratamento odontolgico, tanto por parte do paciente idoso como pelos seus familiares, pessoal de apoio e demais profissionais consultados por ele. Os idosos devem ser conscientizados de que existe uma necessidade contnua de cuidados bucais, mesmo que apresentem poucos ou nenhum

Alteraes nos dentes/uso de prteses


Dos problemas bucais existentes no paciente da terceira idade, a perda de dentes um dos mais freqentes. Em decorrncia disso, a reabilitao prottica torna-se fator importante para o restabelecimento das condies bucais ideais do paciente. A perda da dentio permanente influenciar na mastigao e, conseqentemente, na digesto, bem como na gustao, na pronncia e na esttica. A crie dentria consiste numa desintegrao patolgica gradual e dissoluo do esmalte e/ou dentina do dente, com eventual envolvimento da polpa, caracterizando-se pela desmineralizao da poro inorgnica do dente e destruio de sua poro orgnica. As causas da crie dental nos idosos so idnticas s de pessoas jovens3; entretanto, pelo fato de os dentes dos idosos terem sido expostos aos potentes efeitos do ambiente por um maior perodo de tempo, eles apresentam maior risco de desenvolver crie do que os mais jovens20.

84

RFO, v. 13, n. 2, p. 82-86, maio/agosto 2008

dente remanescente. Um treinamento especial de cirurgies-dentistas e pessoal de apoio e o desenvolvimento de programas especiais de cuidados devem ser realizados2, visto que idosos que comparecem a consultas peridicas so mais receptivos ao tratamento preventivo27,28. Tambm muito importante que a famlia do idoso esteja atenta a qualquer mudana de hbito ou de comportamento, como alteraes na fala, expresso de dor, falta de apetite, pois o paciente pode no perceber a alterao ou mesmo no dar importncia a sua presena10. Uma vez procurado pelo paciente da terceira idade, o cirurgio-dentista no deve v-lo como um ser frgil, debilitado e/ou aparentemente cansado, mas como um ser complexo, com as condies fsicas apresentando os efeitos e transformaes que acompanham o envelhecimento. Psicologicamente, o indivduo apresenta-se mais abalado pelo acmulo de experincias adquiridas ao longo dos anos e, socialmente, depende da interao de dois fatores: o bem-estar fsico e o bem-estar psicolgico. Uma boa comunicao com o paciente essencial para que se extraiam dele todas as informaes desejadas, proporcionando-lhe confiana e aumentando a sua satisfao em relao ao atendimento. As condies de sade geral do idoso devem ser averiguadas detalhadamente para que nenhuma das doenas e alteraes citadas interfira no tratamento. Deve-se sempre observar a necessidade de encaminhamento ao mdico para que ateste as condies de sade do paciente e confirme se ele est apto ou no para a realizao do tratamento. Um programa de preveno pode e deve ser sugerido ao paciente idoso para que problemas futuros sejam evitados ou, no mnimo, atenuados, diminuindo a necessidade de intervenes que possam abalar ainda mais a sua sade. O cirurgio-dentista deve atuar de forma correta, dando toda ateno, cuidados e instrues necessrias ao paciente. Contudo, este tambm dever fazer a sua parte, pois de nada adianta se no houver a sua aceitao e colaborao para o recebimento e sucesso do tratamento. A atuao de especialistas em instituies especficas para pacientes idosos, pblicas ou privadas, pode promover um completo servio de sade bucal para essas pessoas2,29.

tratamento odontolgico, visando, assim, a um resultado favorvel. importante ressaltar a necessidade de cirurgies-dentistas mais bem preparados para o atendimento da populao idosa, tanto no consultrio como fazendo parte de equipes e at desenvolvendo projetos de mbito governamental que promovam a sade bucal desses indivduos.

Abstract
Elder population in Brazil and worldwide has been growing in an accelerated rhythm. Dentists must be aware of this fact and enlarge his or her information about Geriatric Dentistry in order to provide an appropriate and efficient treatment and maximum comfort to the patient, once the service to these individuals requires more attention at the moment of establishing the diagnosis as well as at the accomplishment of the treatment. It must be considered that elderly generally show a great variance concerning systemic, psychological and social conditions, besides being carriers of several alterations resulting from the natural process of aging. Therefore, the authors propose a literature review on geriatrics, aiming to demonstrate to the dentist some peculiarities of the service, as well as quoting situations or alterations common to elderly patients that might interfere in their treatment. Key words: Geriatric dentistry. Oral health. Elderlys health.

Referncias
1. 2. Werner CW, Saunders MJ, Paunovich E, Yeh C. Odontologia Geritrica. Rev Fac Odontol Lins 1998; 11(1):62-9. Unluer S, Gokalp S, Dogan BG. Oral health status of the elderly in a residential home in Turkey. Gerodontol. 2007; 24:229. Rosa AGF, Castellanos RA, Gomes-Pinto V. Sade bucal na terceira idade. RGO 1993; 41(2):97-102. Redding SW. Oral complications of cancer therapy. Text Med 2003; 99(5):54-7. Nakayama Y, Washio M, Mori M. Oral Health Conditions in Patients with Parkinsons Disease. J Epidemiol 2004; 14:143-50. Soares MSM, Passos IA, Maia RFM, Costa LJ, Veloso DJ. A correlao entre diabettes mellitus e alterao na mucosa bucal. ROU 2006; 6(2):51-5. Soell M, Hassan M, Miliauskaite A, Selimonic D. The oral cavity of elderly patients in diabetes. Diabetes Metab 2007; 33(1):10-8. Montenegro FLB, Brunetti RF, Manetta CE. Interaes entre a Medicina e a Odontologia. In: Brunetti RF, Montenegro FLB. Odontogeriatria: Noes de Interesse Clnico 1. ed. So Paulo: Editora Artes Mdicas; 2002. p. 99-114. Vissink A. Oral sequelae of head and neck radiotherapy. Crit Rev Oral Biol Med 2003; 14(3):199-212.

3. 4. 5.

6.

7.

Consideraes finais
Fica evidente a necessidade de uma interveno interdisciplinar no que se refere ao tratamento do paciente idoso. Protocolos especficos podem ser desenvolvidos no sentido de melhorar o atendimento e a seqncia do tratamento a pacientes conscientizados e estimulados com relao necessidade do

8.

9.

10. Gorzoni ML. Aspectos de farmacologia clnica em pacientes idosos. Gerontologia 1993; 1(1):9-12.

RFO, v. 13, n. 2, p. 82-86, maio/agosto 2008

85

11. Pereira CMMS, Montenegro FLB. Efeitos bucais das drogas: cuidados na terceira idade. In: Brunetti RF, Montenegro FLB. Odontogeriatria: noes de interesse clnico. So Paulo: Artes Mdicas; 2002. p. 131-50. 12. Galo R, Vitti M, Santos CM, Hallak JEC, Regalo SCH. The effect of age on the function of the masticatory system an electromyographical analysis. Gerodontol. 2006; 23:177-82. 13. Figueiredo MAZ, Cherubini K, Yurgel LS, Lorandini CS. Alteraes fisiolgicas freqentemente presentes na cavidade bucal do paciente idoso. Odontol Mod 1993; 20(4):33-4. 14. Moriguchi Y. Aspectos geritricos no atendimento odontolgico. Odontol Mod 1992; 19(4):11-3. 15. Pucca Junior GA. Sade bucal e reabilitao na terceira idade. Odontol Mod 1995; 22(4):27-8. 16. Boraks S. Distrbios bucais na terceira idade. In: Brunetti RF, Montenegro FLB. Odontogeriatria: noes de interesse clnico. So Paulo: Artes Mdicas; 2002. p. 85-98. 17. Thomson WM, Chalmers JM, Spencer AJ, Slade GD. A longitudinal study of medication exposure and xerostomia among older people. Gerodontology 2006; 23:205-13. 18. Cassolato SF, Turnbull RS. Xerostomia: clinical aspects and treatment. Gerodontology 2003; 20(2):4. 19. Marcaccini AM, Souza PHR, Toledo BEG. A influncia da idade sobre o periodonto. Odonto 2000 Odontologia do Sculo XXI 1997; 1(1):8-12. 20. Acevedo RA, Batista LHC, Trentin MS, Shibli JA. Tratamento periodontal no paciente idoso. Rev Fac Odontol Univ Passo Fundo 2001; 6(2):57-62. 21. Beck J, Hunt RJ. Oral health status of institutionalized elderly and hand capped. J DentEduc 1985; 49(6):407-25. 22. Souza VMS, Pagani C, Jorge ALC. Odontogeriatria: sugesto de um programa de preveno. PGR Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos 2001; 41(1):56-62.

23. Frare SM, Limas PA, Albarello FJ, Pedot G, Regio RAS. Terceira idade: quais os problemas bucais existentes? Rev Assoc Paul Cir Dent 1997; 51(6):573-6. 24. Saliba CA, Saliba NA, Marcelino G, Moimaz SAS. Auto-avaliao de sade na terceira idade. RGO 1999; 47(3):127-30. 25. Petersen PE, Yamamoto T. Improving the oral health of older people: the approach of the WHO Global Oral Health Programme. Com. Dent Oral Epidemiol 2005; 33(2):81-92. 26. De Lima Saintrain MV, de Souza EH, de Frana Caldas Jr A. Geriatric Dentistry in Brazilian Universities. Gerodontology 2006; 23(4):231-6. 27. Hebling E, Mugayar L, Dias PV. Geriatric Dentistry: a new speciality in Brasil. Gerodontol. 2007; 24(3):177-80. 28. Vysniauskaite S, Vehklahti MM. First time dental care and the most recent dental treatment in relation to utilization of dental services among dentate elderly patients in Lithuania. Gerodontol. 2006; 23:149-56. 29. Montenegro FLB, Marchini M, Brunetti RF. Aspectos Importantes na Prtese Total para a Terceira Idade. In: Prisco da Cunha VP, Marchini L. Prtese Total Contempornea na Reabilitao Bucal. So Paulo: Ed. Santos; 2007. p.179-94.

Endereo para correspondncia Maria Cristina Candelas Zuccolotto Av. Costbile Romano 3058, Ribeirnia 14.096-030 Ribeiro Preto - SP E-mail: czuccolotto@terra.com.br

Recebido: 15/05/2007

Aceito: 13/07/2007

86

RFO, v. 13, n. 2, p. 82-86, maio/agosto 2008

You might also like