You are on page 1of 5

Estudo dons do Esprito 29/09/2013 Texto Bsico:

Notemos que em I Corntios 12: 1 a palavra dons est escrita em tipo diferente (itlico). Isto significa que ela foi colocada pelos tradutores e no consta do texto original. Uma traduo mais literal seria: "A respeito dos espirituais, no quero, irmos, que sejais ignorantes." O versculo 7 diz: "A manifestao do Esprito concedida a cada um, visando um fim proveitoso" ou, como diz a traduo do rei Tiago: "para o bem comum".

A pessoa do Espirito Santo (gr. Pneuma Hagios), (heb. Ruash Hakodesh), (Jo: 16; 26). 1- O allos parakltos: O consolador, fortalecedor, socorro, amigo, retrata a figura de um procurador que aparece no tribunal representando algum no sentido tcnico no bblico.

2- O recebimento do Espirito Santo: A promessa: (Jo 14:17). O Esprito de verdade, ho pneuma ho altheia, Que o mundo no pode receber, hos ho kosmos ou dynamai lamban porque no o v nem o conhece, hoti ou there autos oude ginsk ; mas vocs vo conhec-lo hymeis ginsk autos, porque ele vai morar com vs e estar em vs. hoti men para hymeis kai eimi en hymeis O recebimento do espirito no interior dos emissrios do messias como habitante. (Jo 20:22). kai leg houtos, emphysa autos kai leg, lamban hagios pneuma. A outorga do Espirito Santo por Jesus no dia da sua ressurreio no foi batismo com o Espirito Santo. A palavra usada para soprar neste versculo (Emphysao), que o mesmo verbo usado em gen. 2:7 na septuaginta onde Deus soprou no nariz de ado o folego de vida. o mesmo verbo usado em Ez. 37:9. O uso que Joo faz deste verbo indica que Jesus estava lhes dando o Esprito a fim de neles produzir nova vida. Outra palavra usada por Joo neste versculo o imperativo aoristo (lamban), que denota um ato nico de recebimento. Outra palavra que merece destaque (men), usada em jo 14:17. Habitar, morar. Esse recebimento e habitao do Espirito no homem sempre antecede o batismo no espirito santo. Assim normativo que o recebimento dos dons espirituais acontea aps o novo nascimento ou em alguns casos ao mesmo tempo.

Atos 1 Jesus promete o batismo no Esprito Santo. Vers. 5; 8 e em Lc: 24:49.

Qual a finalidade dos dons espirituais? 1 cor. 12:7. Quais os tipos de dons espirituais? 1 cor. 12:5. A quem dado os dons da graa? Tudo isto parece indicar que o Senhor concedeu esta graa sua Igreja para que a obra do Esprito Santo pudesse manifestar-se. Se refutarmos a ideia de que certos poderes divinos so conferidos a uns poucos escolhidos, enquanto a maioria dos membros fica assentada sem participao alguma, e reconhecermos que o Esprito Santo pode manifestar-se em qualquer um dos membros do corpo de Cristo, em qualquer momento, teremos alcanado verdadeiro progresso espiritual, Lembremo-nos de que no somos feitos como vastos reservatrios do incomensurvel poder de Deus, porm somos canais atravs dos quais o Esprito Santo pode fluir e realizar sua obra. Ele a Fonte de poder. Os nove dons (Charisma) do Espirito Santo 1. Dons de revelao 1.1 Palavra da cincia ou da sabedoria: um fragmento da sabedoria de Deus que dada por meios sobrenaturais. a sabedoria outorgada por Deus e manifesta-se em momentos de confronto ou situaes difceis. (1 Cor.12:8). Exemplos: (Atos 6:8-10, 23:6-10). (Luc. 21:15). (1 Reis 3:22-28). (Mt 21:25. 22:21). 2. Dom da Palavra do conhecimento/ Revelao (1 Cor. 12:8). A definio da palavra do conhecimento envolve uma implicao sobrenatural de fatos que, no momento nenhum individuo poderia aprender (saber) por meios sobrenaturais. Muitos estudiosos acreditam que a palavra do conhecimento estava relacionada com o ministrio de ensino na igreja primitiva. No habilidade natural de analise logica e exposio. sempre sobrenatural e se manifesta em momento oportuno. A palavra do conhecimento a revelao de uma serie de aes e se baseia no perfeito conhecimento de deus e tem o sentido de fragmento do conhecimento divino. A semelhana da palavra da sabedoria, a origem deste dom a oniscincia de deus, que um de seus atributos. Exemplo: (Daniel 2); (2 Rs 6:12); (Jo 1:47; 11:4); (Mt 21:2); (Luc. 22:34).

3. Discernimento de espritos 3.1 O discernimento uma habilidade sobrenatural que permite a identificao da natureza e do carter dos espritos. Significa julgar perfeitamente. 3.2 No leitura de pensamentos e nem fenmeno esprita. Discernimento o atributo de deus pelo qual ele conhece absolutamente todas s coisas e tem autoridade para julg-las [...]. Deus mediante o dom de discernimento de espritos habilita tambm certos homens, em certas ocasies, a penetrar nos domnios espirituais e julgar retamente. 3.3 Exemplos: (Atos 16:16:18), (Lucas 13:11-16), (Mc 2:8). 4. Os dons de poder 4.1 Dom da F: no f natural, que a medida de f distribuda a todos os homens, com a funo de crer no criador ou nas coisas espirituais. No a f comum entre os crentes regenerados. (Tito 1.4). 4.2 Dons de curar: (Atos 3:6).

4.3 O dom de milagres: Dicionrio Webster: Um evento no mundo fsico, separado das leis d natureza, poder que opera intervindo na ordem natural do sistema e manifestando o poder de Deus. Exemplos: (Is. 38:8), (Js. 10:12,13).

5 Dons de elocuo: 6 Lnguas Estranhas: 7 Profecia: Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de
profetizar. (1 Corntios 14:1)

8 Variedade de lnguas: Por isso, o que fala em lngua desconhecida, ore para que a possa
interpretar. (1 Corntios 14:13)

1 Corntios 12 Amplified Bible (AMP )

1 Ora, a respeito dos dons espirituais (os dons especiais de energia sobrenatural ), irmos, eu no quero que voc estejam mal informados. 2 Vocs sabem que quando vocs eram pagos, vocs foram conduzidos aps os dolos que no podiam falar [ habitualmente ] como impulso dirigido e sempre que surgia a oportunidade. 3 Portanto, eu quero que vocs entendam que ningum, falando sob o poder e influncia do Esprito [Santo] de Deus pode [ sempre ] , dizer, Jesus antema! E ningum pode [realmente] diz, Jesus [meu] Senhor, exceto sob o poder e influncia do Esprito Santo. 4 Ora, h variedades distintas e distribuies de dons (presentes, poderes extraordinrios que distinguem certos cristos, devido ao poder da graa divina operando em sua alma pelo Esprito Santo) e eles variam, mas o Esprito [Santo] o mesmo. 5 E h variedades distintas de servio e ministrio, mas o mesmo Senhor [ Quem servido ] . 6 E h variedades distintas de operao [ de trabalho para realizar as coisas ] , mas o mesmo Deus que inspira e energiza tudo em todos. 7 Mas a cada um dada a manifestao do Esprito [Santo] [ a evidncia, a iluminao espiritual do Esprito ] para o bem e benefcio. 8 Porque a um dada no e atravs do Esprito [Santo] [ o poder de falar ] uma mensagem de sabedoria e para outra [ o poder de expressar ] uma palavra de conhecimento e entendimento , segundo o mesmo Esprito [Santo]; 9 Para outro f pelo mesmo Esprito [Santo], para outro os poderes extraordinrios de cura pelo mesmo Esprito; 10 E a outro a operao de milagres , a outro viso proftica (o dom de interpretar a vontade e propsito divino), para outro a capacidade de discernir e distinguir entre [ as declaraes de verdadeiros espritos ] [e falsos ] , para outro vrios tipos de [desconhecidas] lnguas, a outro a capacidade de interpretar [essas] lnguas. 11 Todos estes [dons, realizaes, habilidades] so inspirados pelo nico e mesmo Esprito [Santo] , o qual distribui a cada pessoa individualmente [ exatamente ] como Ele escolhe .

12 Pois, assim como o corpo uma unidade e ainda tem muitas partes , e todas as partes, embora sendo muitos, forma [ apenas ] um s corpo, assim com Cristo ( o Messias, o Ungido ).

Tudo isto parece indicar que o Senhor concedeu esta graa sua. Se refutarmos a ideia de que certos poderes divinos so conferidos a uns poucos escolhidos, enquanto a maioria dos membros fica assentada sem participao alguma, e reconhecermos que o Esprito Santo pode manifestar-se em qualquer um dos membros do corpo de Cristo, em qualquer momento, teremos alcanado verdadeiro progresso espiritual Lembremo-nos de que no somos feitos como vastos reservatrios do incomensurvel poder de Deus, porm somos canais atravs dos quais o Esprito Santo pode fluir e realizar sua obra. Ele a Fonte de poder Igreja para que a obra do Esprito Santo pudesse manifestar-se.

You might also like