You are on page 1of 8

CERIMNIA DAS ARMAS

uma cerimnia aberta da Ordem da Cavalaria emitida pela

Comisso Nacional da Ordem da Cavalaria do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil

Primeira Edio 2012

CERIMNIA DAS ARMAS


Esta Cerimnia s deve ser realizada por Cavaleiros e Priorados e recomendada como um instrumento de relaes pblicas para ser utilizada em ocasies onde se fizer necessria a realizao de uma breve cerimnia que resuma os ensinamentos bsicos da Ordem da Cavalaria. A Cerimnia das Armas uma excepcional forma de apresentao dos trabalhos do Priorado aos irmos mais jovens e aos amigos da Cavalaria, demonstrando de forma sinttica as funes de cada Oficial e a importncia do companheirismo para o fortalecimento das virtudes cardeais da Ordem DeMolay. Encorajamos os Priorados a apresent-la sempre em conjunto com uma palestra relevante de carter pblico, ou em conjunto com as demais cerimnias pblicas DeMolay, desde que o Priorado receba um convite formal para realiza-la em conjunto com um Captulo. Esta cerimnia tambm pode ser apresentada junto da Cerimnia de Posse do Priorado. Parte Requerida: Oficiais do Priorado, munidos de espadas. Os movimentos de solo devero ser utilizados da maneira mais eficiente possvel. Acessrios Requeridos: Sete candelabros com sete velas apagadas, Altar, Bblia Sagrada, Menorah, malhete na mesa do ICC, par de esporas douradas, manto de Cavaleiro, Espada da Nobreza (desembainhada no Altar), Bandeira Nacional, Coroa da Juventude (com sete jias mveis), espadas para os oficiais, suporte para os itens no Leste.

Pre entra sozinho (espada em punho).


Pre. Cavaleiros, Irmos DeMolays e todos os amigos da Cavalaria, ns os convidamos para juntarem-se ao nosso Ilustre Comendador Cavaleiro e aos demais Oficiais do Priorado (nome do Priorado) n. (nmero do Priorado) da Ordem Sagrada dos Nobres Cavaleiros Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, que hoje apresentaro suas Armas em honra todos os presentes, e para a glria da Cavalaria, da Ordem DeMolay e de nosso Pai Celestial.

Pre se dirige aos portais (espada em punho).


Pre. Convido os oficiais do Priorado (nome do Priorado) a adentrarem aos nossos portais!

Os Oficiais adentram na sala em pares, conforme instruo para a cerimnia Pblica de Posse (Ritual do Grau de Cavaleiro) para formao da abbada de ao em honra ao ICC. Quando ICC entra, ajoelha-se, e todos ajoelham-se subsequentemente.
ICC. Ofs. Amm. A Deus e Seu Domnio.

ICC levanta-se e conduzido ao seu posto pelo Preceptor, que aps isso, dirige-se ao seu posto (espada em punho).
ICC. Os oficiais ocuparo seus postos e este Priorado iniciar seus trabalhos. (*)

Os Oficiais dirigem-se aos seus lugares, conforme indicado no Ritual do Grau de Cavaleiro. Embainham suas espadas e sentam-se.

ICC.

Amigos, Tios Maons, Cavaleiros e Irmos, os Portais deste Priorado abrem-se a vocs com as mais sinceras boas-vindas. Como Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, estamos aqui reunidos com o propsito de realizar a Cerimnia das Armas. Porm, antes, devemos preparar o Altar para que possamos os receber segundo os princpios de nossa Ordem. Recomendo ateno de todos enquanto os preceitos da Cavalaria sero explicados.

O Pre vai at o lado Oeste do Altar, levando a Coroa da Juventude. Ao mesmo tempo o Sac vai at o Menorah, e o 1D vai at o Candelabro 1.
Pre. Como o preceptor que, nos umbrais do Priorado, primeiro recebe o Irmo desejoso por mais conhecimento sobre os princpios da Ordem DeMolay, eu trago a Coroa da Juventude.

Pre coloca a coroa no canto noroeste do Altar sem se ajoelhar (espada embainhada).
Pre. Ela nos lembra que somos, antes de tudo, membros da Ordem DeMolay, e que nos dedicamos s Virtudes Cardeais do Amor filial, Reverncia pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

1D e Sac acendem as velas enquanto o Preceptor enumera cada uma das Virtudes. Feito, 1D e Sac voltam a seus postos (espada em punho).
Pre. Recomendo solenemente aos membros deste Priorado sempre terem em mente as lies aprendidas nos Acampamentos dos Pajens e dos Escudeiros e que tambm nosso dever, enquanto Cavaleiros, assistir nossos irmos mais jovens, de forma que jamais caream de companhia ou assistncia.

Pre retorna ao seu posto (espada em punho). Prior move-se at o lado Oeste do altar, ajoelha-se sobre ambos os joelhos, retira a Espada da Nobreza de cima da Bblia, a deposita a sua direita, abre a Bblia, levanta-se e no recoloca a espada sobre a Bblia.
Pri. Abrimos a Bblia Sagrada sobre o Altar como uma lembrana da f inabalvel em um Deus Eterno, que o fundamento de nossa herana como Cavaleiros da Ordem DeMolay. Os credos ou cultos particulares de cada um no nos impedem de nos unirmos ao redor de seus Sagrados Registros, dedicados Sua glria e ao Seu domnio final no corao de todos os homens.

Prior retorna ao seu posto (espada em punho). 2D vai ao lado Oeste do altar, recoloca a Espada da Nobreza sobre a Bblia se afasta (espada embainhada).
2D. Deixamos esta espada sobre a Bblia Sagrada como smbolo da vigilncia que ns, como os Cavaleiros do passado, devemos sempre manter para defender nossas liberdades civil, intelectual e religiosa, at que, no bom tempo de Deus, todos os homens reconheam o valor das liberdades com as quais o prprio Senhor nos abenoou. Aqui, neste lugar sagrado, a Espada da Nobreza, adorno incontestvel de um Cavaleiro, se conserva pronta a consagrar novos Cavaleiros entre nossos Irmos DeMolays, que vm ao umbral deste Priorado desejosos por obterem mais luz sobre os preceitos de nossa sublime Ordem.

2D retorna ao seu posto (espada em punho). O 1D, carregando as Esporas Douradas, vai at o lado Oeste do Altar.
1D. Estas Esporas Douradas que depositamos sobre o Altar recordam nossos valentes corcis e os corajosos guerreiros do passado, em seus numerosos atos de bravura nos campos de batalha, desde Acre at Bannockburn.

O 1D coloca as Esporas Douradas no canto sudeste do Altar.

1D.

Que estas Esporas lembrem aos Cavaleiros deste Priorado as batalhas ainda a serem conquistadas em nossas vidas, pois h uma constante guerra entre o Bem e o Mal, entre o pensamento correto e o pensamento injusto, entre a conscincia e a imoralidade. Possa a memria do valor dos antigos Cavaleiros nos inspirar em toda luta que enfrentemos em nossas vidas.

O 1D retorna ao seu posto (espada em punho). O Pre, carregando o Manto de Cavaleiro, vai ao lado Oeste do Altar. (espada embainhada).
Pre. Esta a veste oferecida simbolicamente a cada Cavaleiro durante a renovao de suas promessas como DeMolays, consagrando-os a desafios perante o Altar da Cavalaria. A brancura do Manto de Cavaleiro lembra os terrveis julgamentos aos quais Jacques DeMolay se submeteu sem comprometer seus princpios nem trair seus companheiros. Que este exemplo de fidelidade inabalvel seja uma constante inspirao aos Cavaleiros aqui reunidos; que eles possam ser igualmente fiis aos princpios da Cavalaria e a seus companheiros, no importando o quanto isso lhes custe.

O Pre coloca o Manto de Cavaleiro sobre a parte central superior do Altar e retorna ao seu posto. (espada em punho)
ICC. Sir Cavaleiro Porta Estandarte, apresente nossa Bandeira. (* * *). Cavaleiros, Irmos e Amigos permaneam firmes em ateno e saudao a Nossa Bandeira.

O PE carrega a Bandeira de forma usual at estar prximo ao Altar.


ICC. Cavaleiros, Irmos e Amigos, acompanhai-me na saudao ao smbolo de nossa querida Ptria.

Procede-se a execuo do Hino Nacional.


ICC. Sir Cavaleiro Prior, guie nossas oraes.

Procede-se de maneira usual.


ICC. Os Cavaleiros e DeMolays ajoelhar-se-o sobre o joelho esquerdo. Todos os demais permanecero em p.

Procede-se de maneira usual.


Pri. Deus onipotente, criador de tudo o que existe, existiu e existir, rogamos vossas bnos para estes Vossos servos aqui ora reunidos. Inspirai nossos coraes, aguai nossas mentes, guiai nossas mos para que tudo o que falemos e faamos seja digno de um valoroso Cavaleiro desta Ordem. Pai de todos os homens, ajudai-nos a manter Vossa Palavra em nossas vidas dirias para sermos melhores filhos, virtuosos pais do futuro, responsveis cidados desta grande Nao e honrosos Cavaleiros Servos desta casa que Vs mesmo construstes. Amm. A Deus e Seu Domnio!

Cav.

Procede-se de maneira usual.


ICC. (*) A poca da Cavalaria sempre lembrar a glria e a pompa do fausto medieval. Os mais nobres preceitos do Cdigo da Cavalaria so legados de eras passadas que sobreviveram a todas as transitrias instituies humanas e hoje fazem parte da herana de nossa Ordem.

Ns traamos nossa linhagem at Jacques DeMolay, um francs, o ltimo Gro-Mestre da Ordem dos Templrios, queimado vivo em 1314 numa pequena ilha no rio Sena, em frente catedral de Notre-Dame, e em memria de nosso Heri-Mrtir, rogo aos Oficiais desse Priorado que apresentem suas armas!.

Sen e 2D movem-se simultaneamente para o lado Oeste do altar (espada embainhada).


Sen.

(espada em punho) minha funo, como guardio do portal externo deste Priorado, proteger com minha vida suas convocaes. (apresenta espada) Coloco minha espada como sinal de proteo a todos os Nobres Cavaleiros deste Priorado. (espada em punho). (espada em punho) Como guardio interno do Portal de nosso Priorado meu dever garantir pelo ttulo de Cavaleiro de todos os presentes em nossas reunies, e assim, (apresenta espada) coloco minha espada a servio da segurana de nossas Convocaes. (espada em punho) Sen move-se at o candelabro 2. 2D move-se at o candelabro 6. Simultaneamente, Sac e Pro movem-se para o lado Oeste do altar (espada embainhada).

2D.

Sac.

(espada em punho) Meu posto ao Norte e como guardio das Sete Grandes Luzes, (apresenta espada) apresento minha espada em sinal da manifesta Reverncia de um

DeMolay s Sete Virtudes Cardeais de nossa Ordem. Porm, para que um DeMolay possa ser aceito na Cavalaria, estas virtudes j devem estar convertidas como verdades em sua vida diria. Este candelabro de sete velas (aponta para a Menorah) pareado com os outros sete candelabros de nosso Altar (aponta para o altar) a firme representao desta filosofia (espada em punho). Pro.

(espada em punho) Do meu posto no Leste, ao lado do Ilustre Comendador Cavaleiro, (apresenta espada) apresento minha espada como garantia da verdade transmitida atravs de meus escritos (espada em punho). Sac move-se at o Candelabro 1. Pro move-se at o Candelabro 7. Simultaneamente, PE e Pre movem-se para o lado Oeste do altar. (espada embainhada)

PE.

(espada em punho) Como representante do Patriotismo, que reina dentro de nossos princpios, (apresenta espada) apresento minha espada como guardi do Pavilho Nacional, em punho)

rogando aos membros deste Priorado que me ajudem a manter sempre altaneira e gloriosa nossas cores, representadas pela Bandeira de nosso Pas e pelo nosso Estandarte. (espada Pre.

(espada em punho) Da linha do Leste, em meu posto, (apresenta espada) apresento minha
espada pela nobreza, caracterstica de todo Cavaleiro, e virtude com a qual devem ser conduzidos todos os trabalhos de um Priorado. (espada em punho)

1D e Prior movem-se simultaneamente para o lado Oeste do altar (espada embainhada). PE e Pre abrem espao para que 1D e Prior fiquem diante do Altar. Conseqentemente PE e Pre ficaro em frente aos Candelabros 7 e 1, respectivamente.
1D.

(espada em punho) Como Primeiro Dicono meu dever acolher os Irmos Servidores que chegam pela primeira vez aos portais de nosso Priorado, (apresenta espada) apresento minha espada em nome dessa Hospitalidade (espada em punho).

Pri.

(espada em punho) Atravs da Pureza e da Reverncia que dignificam o homem, de meu posto, (apresenta espada) apresento minha espada em sinal de devoo Deus e Seu Domnio. (espada em punho). 1D e Prior permanecem no lado Oeste do Altar, apenas dando um passo para trs, enquanto CP e CE se aproximam do Candelabro 4. CP e CE movimentam-se at estarem em frente ao Candelabro 4, de maneira que o CP fique em frente ao CE no momento de sua fala e vice-versa.

CP.

(espada em punho) Do Sul, acampamento simblico dos Pajens, (apresenta espada)


apresento minha espada em nome de uma total harmonia, respeito mtuo e busca do aprendizado entre os Nobres Cavaleiros deste Priorado. (espada em punho).

CE.

(espada em punho) Do Oeste, acampamento simblico dos Escudeiros, (apresenta espada)


apresento minha espada como autntico substituto de nosso Ilustre Comendador Cavaleiro, encontrando-me sempre alerta e de prontido a servio de nossos Cavaleiros .(espada em

punho)

Aps suas falas, CP e CE formam uma abbada de ao para a passagem do ICC. Demais Oficiais apresentam suas espadas em direo ao Candelabro 4 e permanecem assim at que o ICC termine sua fala.
ICC. Do posto do Sol Nascente, imbudo com o esprito de minhas obrigaes como Ilustre Comendador Cavaleiro, coloco-me diante de todos os presentes como testemunha de que estas armas aqui apresentadas so emblemas da honradez, perseverana, lealdade e tolerncia que, a exemplo de nosso patrono e mrtir, Jacques DeMolay, levamos desde nossa Iniciao e pelo resto de nossas vidas, dentro de nossas mentes e coraes.

ICC passa entra os Candelabros 3 e 4, retira sua espada de sobre a Bblia Sagrada e volta para trs do Candelabro 4, empunhando-a. ICC logo em seguida apresenta espada.
ICC. Que esta espada da Cavalaria jamais seja retirada deste Altar por motivos irrelevantes ou fteis, ao contrrio, que seja sempre utilizada nas Batalhas pela defesa dos fracos ou oprimidos, bem como na luta pela manuteno da justia e do amor fraternal de um Nobre Cavaleiro.

Todos os Oficiais, incluindo o ICC terminam o movimento com as espadas erguidas sobre a cabea em 45 em direo ao Candelabro 4. Aps permanecerem assim por cerca de dez segundos, o ICC abaixa sua espada. Simultaneamente, todos os Oficiais passam a empunhar suas espadas. O ICC, ento, vai at o Altar, ajoelha-se, e novamente coloca a Espada da Nobreza sobre a Bblia. O ICC, ento, retorna ao seu posto, e todos os Oficiais retornam aos seus lugares (espadas empunhadas), sem qualquer sinal ou comando do ICC.
ICC. ICC. Pro. Meus irmos, tios e amigos, isto conclui nossa apresentao (*). Sir Cavaleiro Protocolista, qual nosso prximo expediente?

(espada em punho) (anuncia evento pblico programado ou informa que no h mais


expediente).

Procede-se a apresentao dos eventos pblicos programados, caso houver. No h necessidade de colocar o Priorado em recesso, por se tratar de convocao pblica e, portanto, sem ritualstica convencional. Ao final da(s) apresentao(es) o ICC retoma o ritual, conforme abaixo.

ICC. CP.

Meus irmos, tios e amigos, coloco a palavra diretamente no Acampamento dos Pajens para qualquer pessoa se manifestar sobre os trabalhos hoje aqui realizados. A palavra est aberta no Acampamento dos Pajens. Algum dos presentes gostaria de fazer uso da palavra?

Aps todas as manifestaes o CP diz O silncio prevalece no Acampamento dos Pajens (*)
ICC. CE. A palavra est no Acampamento dos Escudeiros (*) A palavra est aberta no Acampamento dos Escudeiros. Algum dos presentes gostaria de fazer uso da palavra?

Aps todas as manifestaes o CE diz O silncio prevalece no Acampamento dos Escudeiros (*)
ICC. A palavra est no Leste. Algum tio ou irmo gostaria de fazer uso da palavra? (*)

Aps todos terem se manifestado, o ICC prossegue:


ICC. Meus irmos e amigos, este Priorado est prestes a encerrar esta Convocao, no entanto, conforme nossos preceitos, no devemos nos retirar deste Templo sem uma ltima orao. Sir Cavaleiro Prior, guie-nos em nossas devoes.

Procede-se de maneira usual.


ICC. Os Cavaleiros e DeMolays ajoelhar-se-o sobre o joelho esquerdo. Todos os demais permanecero em p.

Procede-se de maneira usual.


Pri. Meu Deus, ao deixarmos este local, preserve nossas lngua de calnias e nossos lbios de duplicidade. Fazei que a nossa alma fique calma na presena dos malvolos e em todas as ocasies seja ela humilde como o p. Que o nosso corao ame a Tua Lei e nossa alma seja sedenta de Teus mandamentos. Que as palavras de nossas bocas e as meditaes de nossos coraes Te sejam agradveis, Eterno, nosso Pai Celestial. Amm. A Deus e Seu Domnio!

Cav.

Procede-se de maneira usual.


ICC. Declaro agora encerrados os trabalhos do Priorado (nome do Priorado). Os Oficiais deste Priorado iro se retirar. (*).

Procede-se de maneira usual.


Pre.

(do portal do Priorado, espada em punho) Convido os Tios presentes a se retirarem deste Priorado (feito); Convido os irmos cavaleiros a se retirarem deste Priorado (feito); Convido os irmos DeMolays a se retirarem deste Priorado (feito); Convido todos os presentes a se retirarem deste Priorado (feito). possvel ser repetida a formao da abbada de ao no trio, homenageando a sada dos presentes.

You might also like