You are on page 1of 45

Universidade Estadual de Gois Unidade Universitria de Cincias Exatas e Tecnolgicas Mestrado Engenharia Agrcola

REUSO DE GUA NA AGRICULTURA


Ananda Helena Nunes Cunha Disciplina: Gesto de Recursos Hdricos e Reuso de gua Anpolis, 01 de dezembro de 2010. 1

1. Disponibilidade de gua no Planeta

Ciclo hidrolgico

2. Importncia

A gua o componente mais simples e um dos mais importantes da natureza, sem ela a vida no existiria.

60% do corpo humano constitudo por gua.

Consumo de gua no mundo


Agricultura 70%

Domstico - 10%

Indstria - 20%
Fonte: FAO (2002)

DISPONIBILIDADE HDRICA POR REGIO (em %)

Brasil 6% do territrio mundial;


Fonte: SEMARH, 2007.

12% da gua doce do mundo. 6

3. LEGISLAO
Decreto n 24.643 de 10 de julho de 1934:
Interveno do governo. Cdigo das guas. Empresas nacionalizadas e estatizadas.

Lei n 6.938 de 31 de agosto de 1981:


Princpio da racionalizao do uso da gua. Recursos ambientais. guas interiores, superfcias e subterrneas.
7

Lei n 9.433 de 8 de janeiro de 1997:


Institui a Poltica Nacional de RH. Cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de RH. Designa a gua como um bem de domnio pblico; recurso natural limitado, dotado de valor econmico. Em situaes de escassez dever priorizar o consumo humano e a dessedentao de animais. A gesto de RH visa os usos mltiplos da gua. Bacia hidrogrfica: unidade territorial para implementar a PNRH e a SNGRH. Gesto de RH descentralizado pblico, usurios e comunidade.
8

participao do poder

Lei n 9.984 de 17 de julho de 2000:


Criao da Agncia Nacional de guas ANA, Entidade federal de implementao da PNRH, Coordenao do SNGRH.

Sistema Nacional de Recursos Hdricos

Fonte: MMA (2002).

Portaria do Ministrio da Sade n 518 de 25 de maro de 2004:


Estabelece procedimentos e responsabilidades

relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua, para consumo humano e seu padro de potabilidade. gua potvel: gua para consumo humano cujos parmetros microbiolgicos , fsicos, qumicos e rdioativos, no ofeream risco a sade. Sistema de abastecimento e controle de qualidade de gua.
10

Resoluo n 357 de 17 de maro de 2005 (CONAMA):


Classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais. Estabelece condies e padres de lanamento de efluentes.

11

Resoluo n 54 de 28 de novembro de 2005 (Conselho Nacional de Recursos Hdricos):


Estabelece modalidades, diretrizes e critrios gerais para a prtica de reuso direto no potvel de gua. Considerando que a prtica de reuso reduz os custos, associados a poluio e contribui para a proteo do meio ambiente e da sade pblica. Designa que o reuso de gua constitui-se em prtica de racionalizao e de conservao de recursos hdricos, conforme princpios estabelecidos na Agenda 21.
12

4. Reuso de gua no Brasil Conceitos e Definies


O reuso pode ser definido como uso de gua residuria ou gua de qualidade inferior tratada ou no. O artigo 2 da Resoluo n 54 de 28 de novembro de 2005, do Conselho Nacional de Recursos Hdricos CNRH possui as seguintes definies:

13

I - gua residuria: esgoto, gua descartada, efluentes lquidos de edificaes, indstrias, agroindstrias e agropecuria, tratados ou no. II - Reuso de gua: utilizao de gua residuria. III - gua de reuso: gua residuria, que se encontra dentro dos padres exigidos para sua utilizao nas modalidades pretendidas. IV - Reuso direto de gua: uso planejado de gua de reuso, conduzida ao local de utilizao, sem lanamento ou diluio prvia em corpos 14 hdricos superficiais ou subterrneos.

V - Produtor de gua de reuso: pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, que produz gua de reuso. VI - Distribuidor de gua de reuso: pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, que distribui gua de reuso. VII - Usurio de gua de reuso: pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, que utiliza gua de reuso.

15

No Brasil, o sistema est sendo bastante utilizado por indstrias, e comea a ser utilizado em novos condomnios. Em So Paulo (SP), est sendo implementado no Aeroporto de Cumbica um sistema para tratar gua usada na lavagem de avies e hangares, e reutiliz-la nos banheiros.

16

BRASIL
Ao contrrio de outros pases, a experincia do reuso bastante recente. No momento no se pode estabelecer padres, o que pode ser feito um ajuste realidade nacional atravs de estudos sobre os riscos associados e os conhecimentos das condies especficas das regies.
17

MELHORIAS (HESPANHOL, 1999) E VANTAGENS DO REUSO (BERNARDI, 2003)

18

BENEFCIOS DO REUSO (FIESP/CIESP)

19

Formas potenciais de reuso de gua (HESPANHOL, 1997)

20

A qualidade da gua utilizada e o objeto especfico do reuso, estabelecero os nveis de tratamento recomendados, os critrios de segurana a serem adotados e os custos de capital, operao e manuteno associados; As possibilidades e formas potenciais de reuso dependem, evidentemente, de caractersticas, condies e fatores locais, tais como deciso poltica, esquemas institucionais, disponibilidade tcnica e fatores econmicos, sociais e culturais.
21

Dependendo da presena de substncias qumicas e orgnicas e inorgnicas potencialmente txicas e de microorganismos patognicos na gua recuperada, esta pode apresentar riscos sade pblica, atravs da exposio do homem aos contaminantes.

A poluio dos recursos hdricos, como resultado dos lanamentos de resduos resultantes dos usos e atividades urbanas, uma alterao que pode acarretar srios prejuzos ao homem e ao meio ambiente.

Os usos e atividades rurais podem provocar, tambm, alteraes no ambiente natural, alm da poluio resultante do uso de pesticidas e fertilizantes.
22

FORMA DE REUSO Agrcola

RISCO SADE Contaminao de alimentos (substncias qumicas txicas); Contaminao direta de trabalhadores; Contaminao do pblico por aerossis; Contaminao de consumidores de animais que se alimentam das pastagens irrigadas ou criados em lagoas contaminadas. Conexo cruzada entre sistemas de gua potvel e de reuso; Se utilizada como gua de processo pode haver contaminao de produtos comestveis; Contaminao direta de trabalhadores. Doenas da veiculao hdrica, infeco nos olhos, ouvidos e nariz; Contaminao direta de trabalhadores.

Industrial

Recreacional

Recarga de aqferos Contaminao de aquferos utilizados como fonte de gua potvel; Contaminao direta de trabalhadores. Reuso urbano no potvel Conexo cruzada entre sistemas de gua potvel e de reuso; Contato com a gua recuperada utilizada para irrigao de parques e jardins ou lavagem de ruas; Contaminao direta de trabalhadores. Ingesto de contaminantes biolgicos e qumicos; Contaminao direta de trabalhadores.

Reuso potvel

23

Adaptado de LAVRADOR, 1987.

4.1 REUSO NA INDSTRIA: a implantao de um sistema de reuso deve contemplar diversas etapas a fim de que haja reciprocidade entre os benefcios ambientais e econmicos.

24

As formas potenciais de reuso de gua na indstria so (MANCUSO et al., 2003):

Torres de resfriamento, as indstrias desenvolvem junto com o seu processo uma grande quantidade de calor residual, que deve ser removido ou reduzido. Lavagem de peas e equipamentos; Irrigao de reas verdes; Lavagem de pisos e veculos; Processo industrial, principalmente nas indstrias de papel, txtil, plsticos, curtume, construo civil e petroqumica; Lavagem de gases da chamin; Uso sanitrio; Proteo contra incndios.
25

4. 2 Reuso na irrigao
Reuso de gua para irrigao - aumentar a oferta de gua; Economia do recurso e racionalizao do uso; Diversos pases j utilizam essa tecnologia - regulamentao especfica Brasil - efetivao e regulamentao da tcnica, com grande potencial de crescimento (BERNARDI, 2003). imprescindvel destacar a presena de macronutrientes, como N, P e K; Micronutrientes, como As, Cd, Cr, Hg, Mo, Ni, Pb, Se e Zn; Alguns deles necessrios ao desenvolvimento vegetal e outros at fitotxicos; Patgenos, vetores de doenas ao ser humano, preciso destacar que o solo atua como redutor do perodo de sobrevivncia dos mesmos (BERNARDI apud GUIDOLIN 2000).

26

Efluentes adequadamente tratados podem ser utilizados para aplicao em:


Culturas de alimentos no processados comercialmente: irrigao superficial de qualquer cultura alimentcia, incluindo aquelas consumidas cruas; Culturas de alimentos processados comercialmente: irrigao superficial de pomares e vinhas; Culturas no alimentcias: irrigao de pastos, forragens, fibras e gros.

27

Panorama da experincia catalogada de utilizao agrcola de esgotos sanitrios em diversos pases na agricultura.
Pa Pas Argentina Austrlia Alemanha frica do Sul Arbia Saudita Bahrain Chile China Estados Unidos ndia Israel Kuwait Mxico Peru Sudo Tunsia rea irrigada (ha) 37.000 10.000 28.000 1.800 4.400 800 16.000 1.330.000 14.000 73.000 10.000 12.000 250.000 4.300 2.800 7.300 28

Fonte: Mara e Cairncross (1989); Strauss e Blumenthal (1989) citados por Bastos (2003).

A irrigao com esgoto sanitrio - praticada tanto em pases industrializados quanto nos chamados pases em desenvolvimento. Em vrios pases, a prtica regulamentada em legislao especfica e faz parte de programas governamentais de irrigao e gesto de recursos hdricos, como no caso de Israel e Mxico (BASTOS, 2003). Na cidade do Mxico utiliza-se esgotos tratados em 80.000 ha, a 60 km da regio metropolitana, organizados em permetros irrigados, abastecidos por complexo sistema de canais e reservatrios; as principais culturas irrigadas so forrageiras e cerealferas, no sendo oficialmente permitido o cultivo de hortalias (Strauss & Blumenthal, 1989).

29

5. Fertirrigao
o processo de aplicao de fertilizantes juntamente com a gua de irrigao visando fornecer as quantidades de nutrientes requeridas pela cultura no momento adequado para obteno de altos rendimentos e produtos de qualidade. Possibilidade de um ajuste mais eficiente s diferentes fases fenolgicas das culturas; Maior eficincia de uso e economia de fertilizantes; Permite flexibilidade de mudanas nas relaes entre nutrientes; Distribuio e localizao dos adubos onde ocorre maior densidade de razes; Possibilidade de controle da profundidade de aplicao do adubo, levando a menor perda de nutrientes por lixiviao; Economia de mo de obra e comodidade na aplicao (CARRIJO et 30 al., 2004).

Indicaes de concentraes de sais (mg L-1), para o preparo de solues nutritivas para diversas culturas.

31

A irrigao com esgotos sanitrios uma forma de fertirrigao; O fornecimento de nutrientes se d de maneira contnua e gradual; Gradual pode ser a disponibilidade dos nutrientes, dependendo da forma (espcie) veiculada pelo efluente aplicado ao solo; Em outras palavras, o controle do balano de nutrientes mais difcil do que na irrigao tradicional (BASTOS, 2003).

32

Caracterizao de efluentes com vistas utilizao de esgotos em irrigao e em piscicultura

33

34

Classes de salinidade para guas de irrigao


Descrio Classe 1 2 3 4 Salinidade baixa Salinidade mdia Salinidade alta Salinidade muito alta Salinidade extremamente alta 0 175 125 500 500 1500 1500 3500 0 270 270 780 780 2340 2340 5470 0 0,3 0,3 0,8 0,8 2,3 2,3 5,5 TSD (mg L-1) CE (S cm-1) CE (dS m-1)

> 3500

>5470

>5,5

35

Classes de salinidade para guas de irrigao


Salinidade - a capacidade de conduzir uma corrente eltrica tanto maior quanto maior for a concentrao de eletrlitos.

A salinidade da gua de reuso pode ser medida pela condutividade eltrica (CE), sendo diretamente relacionada com a concentrao de sais solveis.

Os valores da condutividade eltrica podem ser convertidos para mg L-1 de sais dissolvidos totais (TSD) no lquido utilizando-se:

TSD (mg L-1) = S cm-1x0,64 TSD (mg L-1) = dS m-1x640


36

Concentraes mximas recomendveis de alguns elementos em gua de irrigao.


Elemento Alumnio (Al) Concentra o (mg L-1) 5,00 Observaes Em solos cidos (pH < 5,5) podem se tornar improdutivos; porem em solos com pH > 7,0, o alumnio precipita eliminando a fitotoxicidade. Entre 0,1 e 1 mg L-1, em solues nutritivas, promove o aparecimento de sintomas de toxicidade. No e txico em solos bem aerados, embora contribua para tornar P e Mo no disponveis as plantas. De alguns dcimos ate poucos mg L-1 pode ser txico em solos cidos Normalmente no e txico as plantas. Entretanto, pode causar toxicidade ao gado em casos de pastagens com alto teor de molibdnio. Nveis txicos variam amplamente. Sua toxicidade e reduzida em pH > 6 em solos de textura fina. 37

Cobre (Cu)

0,2

Ferro (Fe)

5,00

Mangans (Mn) Molibdnio (Mo) Zinco (Zn)

0,20 0,01

2,00

Fonte: Adaptada de Metcalf e Eddy (1991).

Critrios adotados na interpretao da qualidade das guas de irrigao


Parmetro Unidade Nenhuma Restries de uso Moderada Severa

Salinidade (fator limitante da disponibilidade de gua para a cultura) CE SDT dS m mg L-1 <0,7 <450 0,7 - 3,0 450 - 2000 >3,0 >2000

Infiltrao (avaliada usando CE e RAS simultaneamente) RAS 03 3,0 6,0 6,0 9,0 9,0 12 12 40 >0,7 >1,2 >1,9 >2,9 >0,5 CE 7,0 - 2,0 1,2 - 0,3 1,9 - 0,5 2,9 - 1,3 5,0 - 2,9 <2,0 <0,3 <0,5 <1;3 <2,9

Toxidade de elementos qumicos especficos (afeta culturas sensveis) Sdio (Na+) Irrigao superficial Irrigao por asperso Boro (B) Nitrognio (NO3) pH DBO Irrigao de plantas consumidas cruas Irrigao de plantas consumidas cozidas
Fonte: Adaptada de Ayers & Westcot (1985) e USEPA (1992)

RAS mg L-1 mg L-1 mg L-1

<4 <69 <0,7 <5 faixa normal

4,0 - 10 >69 0,7 - 3,0 5,0 - 2,9 6,5 - 8,4

> 10

>3,0 < 2,9

mg L-1 10 30

38

Risco do potencial de entupimento de emissores pela gua de irrigao.

Tipo de problema pH Slidos Dissolvidos (mg L-1) Mangans (mg L-1) Ferro total (mg L-1) Dureza (mg L-1)

Reduzido <7,0 <500 <0,1 <0,2 <150

Mdio 7,0 - 8,0 500 - 2000 0,1 - 1,5 0,2 - 1,5 150 - 300

Alto >8,0 >2000 >1,5 >1,5 >300

Fonte: Adaptado de Fonte: Nakayama & Bucks (1986).

39

40

6. CONSIDERAES FINAIS
A legislao sobre o reuso deve abranger a realidade brasileira em relao gesto dos recursos hdricos, os usos mltiplos da gua, a prioridade dos usos da gua, qual gua pode ser reutilizada. A partir desse pressuposto, uma forma estruturada para se realizar o reuso pode ser estabelecida. No momento deve ser feito um ajuste realidade nacional atravs de estudos sobre os riscos associados e os conhecimentos das condies especficas das regies. Uma vez que a reutilizao est se tornando uma realidade quando considera-se que Brasil tem reas disponveis para tal. Como a gua residuria rica em nutrientes, a mesma pode ser utilizada para fertirrigao, uma vez que os parmetros qualitativos e quantitativos forem monitorados devido ao risco de entupimento de emissores de irrigao, problemas com salinizao e at mesma disfuno da planta devido ao manejo inadequado.
41

Obrigada ! analena23@gmail.com

42

Esta obra foi licenciada: O trabalho Reso de gua na agricultura de reso de gua foi licenciado com uma Licena Creative Commons - Atribuio Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.

43

Livros Grtis
( http://www.livrosgratis.com.br ) Milhares de Livros para Download: Baixar livros de Administrao Baixar livros de Agronomia Baixar livros de Arquitetura Baixar livros de Artes Baixar livros de Astronomia Baixar livros de Biologia Geral Baixar livros de Cincia da Computao Baixar livros de Cincia da Informao Baixar livros de Cincia Poltica Baixar livros de Cincias da Sade Baixar livros de Comunicao Baixar livros do Conselho Nacional de Educao - CNE Baixar livros de Defesa civil Baixar livros de Direito Baixar livros de Direitos humanos Baixar livros de Economia Baixar livros de Economia Domstica Baixar livros de Educao Baixar livros de Educao - Trnsito Baixar livros de Educao Fsica Baixar livros de Engenharia Aeroespacial Baixar livros de Farmcia Baixar livros de Filosofia Baixar livros de Fsica Baixar livros de Geocincias Baixar livros de Geografia Baixar livros de Histria Baixar livros de Lnguas

Baixar livros de Literatura Baixar livros de Literatura de Cordel Baixar livros de Literatura Infantil Baixar livros de Matemtica Baixar livros de Medicina Baixar livros de Medicina Veterinria Baixar livros de Meio Ambiente Baixar livros de Meteorologia Baixar Monografias e TCC Baixar livros Multidisciplinar Baixar livros de Msica Baixar livros de Psicologia Baixar livros de Qumica Baixar livros de Sade Coletiva Baixar livros de Servio Social Baixar livros de Sociologia Baixar livros de Teologia Baixar livros de Trabalho Baixar livros de Turismo

You might also like