You are on page 1of 2

LEI N 12.562, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Regulamenta o inciso III do art.

36 da Constituio Federal, para dispor sobre o processo e julgamento da representao interventiva perante o Supremo Tribunal Federal.

A PRESIDENTA DA REPBLICA Fao saber ue o Congresso !acional decreta e eu sanciono a seguinte "ei# $rt. %o &sta "ei disp'e sobre o processo e julgamento da representao interventiva prevista no inciso III do art. 36 da Constituio Federal. $rt. (o $ representao ser) proposta pelo *rocurador+,eral da Rep-blica, em caso de violao aos princ.pios re/eridos no inciso 0II do art. 31 da Constituio Federal, ou de recusa, por parte de &stado+2embro, 3 e4ecuo de lei /ederal. $rt. 3o $ petio inicial dever) conter# I 5 a indicao do princ.pio constitucional ue se considera violado ou, se /or o caso de recusa 3 aplicao de lei /ederal, das disposi'es uestionadas6 II 5 a indicao do ato normativo, do ato administrativo, do ato concreto ou da omisso uestionados6 III 5 a prova da violao do princ.pio constitucional ou da recusa de e4ecuo de lei /ederal6 I0 5 o pedido, com suas especi/ica'es. *ar)gra/o -nico. $ petio inicial ser) apresentada em ( 7duas8 vias, devendo conter, se /or o caso, c9pia do ato uestionado e dos documentos necess)rios para comprovar a impugnao. $rt. 1o $ petio inicial ser) inde/erida liminarmente pelo relator, uando no /or o caso de representao interventiva, /altar algum dos re uisitos estabelecidos nesta "ei ou /or inepta. *ar)gra/o -nico. :a deciso de inde/erimento da petio inicial caber) agravo, no pra;o de < 7cinco8 dias. $rt. <o = Supremo Tribunal Federal, por deciso da maioria absoluta de seus membros, poder) de/erir pedido de medida liminar na representao interventiva. > %o = relator poder) ouvir os 9rgos ou autoridades respons)veis pelo ato uestionado, bem como o $dvogado+,eral da ?nio ou o *rocurador+,eral da Rep-blica, no pra;o comum de < 7cinco8 dias. > (o $ liminar poder) consistir na determinao de ue se suspenda o andamento de processo ou os e/eitos de decis'es judiciais ou administrativas ou de ual uer outra medida ue apresente relao com a mat@ria objeto da representao interventiva. $rt. 6o $preciado o pedido de liminar ou, logo ap9s recebida a petio inicial, se no Aouver pedido de liminar, o relator solicitar) as in/orma'es 3s autoridades respons)veis pela pr)tica do ato uestionado, ue as prestaro em at@ %B 7de;8 dias. > %o :ecorrido o pra;o para prestao das in/orma'es, sero ouvidos, sucessivamente, o $dvogado+,eral da ?nio e o *rocurador+,eral da Rep-blica, ue devero mani/estar+se, cada ual, no pra;o de %B 7de;8 dias. > (o Recebida a inicial, o relator dever) tentar dirimir o con/lito ue d) causa ao pedido, utili;ando+se dos meios ue julgar necess)rios, na /orma do regimento interno.

$rt. Co Se entender necess)rio, poder) o relator re uisitar in/orma'es adicionais, designar perito ou comisso de peritos para ue elabore laudo sobre a uesto ou, ainda, /i4ar data para declara'es, em audiDncia p-blica, de pessoas com e4periDncia e autoridade na mat@ria. *ar)gra/o -nico. *odero ser autori;adas, a crit@rio do relator, a mani/estao e a juntada de documentos por parte de interessados no processo. $rt. Eo 0encidos os pra;os previstos no art. 6 o ou, se /or o caso, reali;adas as diligDncias de ue trata o art. Co, o relator lanar) o relat9rio, com c9pia para todos os 2inistros, e pedir) dia para julgamento. $rt. Fo $ deciso sobre a representao interventiva somente ser) tomada se presentes na sesso pelo menos E 7oito8 2inistros. $rt. %B. Reali;ado o julgamento, proclamar+se+) a procedDncia ou improcedDncia do pedido /ormulado na representao interventiva se num ou noutro sentido se tiverem mani/estado pelo menos 6 7seis8 2inistros. *ar)gra/o -nico. &stando ausentes 2inistros em n-mero ue possa in/luir na deciso sobre a representao interventiva, o julgamento ser) suspenso, a /im de se aguardar o comparecimento dos 2inistros ausentes, at@ ue se atinja o n-mero necess)rio para a prolao da deciso. $rt. %%. Gulgada a ao, /ar+se+) a comunicao 3s autoridades ou aos 9rgos respons)veis pela pr)tica dos atos uestionados, e, se a deciso /inal /or pela procedDncia do pedido /ormulado na representao interventiva, o *residente do Supremo Tribunal Federal, publicado o ac9rdo, lev)+lo+) ao conAecimento do *residente da Rep-blica para, no pra;o improrrog)vel de at@ %< 7 uin;e8 dias, dar cumprimento aos >> %o e 3o do art. 36 da Constituio Federal. *ar)gra/o -nico. :entro do pra;o de %B 7de;8 dias, contado a partir do trHnsito em julgado da deciso, a parte dispositiva ser) publicada em seo especial do :i)rio da Gustia e do :i)rio =/icial da ?nio. $rt. %(. $ deciso ue julgar procedente ou improcedente o pedido da representao interventiva @ irrecorr.vel, sendo insuscet.vel de impugnao por ao rescis9ria. $rt. %3. &sta "ei entra em vigor na data de sua publicao. Iras.lia, (3 de de;embro de (B%%6 %FBo da IndependDncia e %(3o da Rep-blica. :I"2$ R=?SS&FF

You might also like