You are on page 1of 2

Exerccios Captulo 6 6.

1 - Identifique e descreva brevemente quatro tipos de requisitos que podem ser definidos para um sistema baseado em computador. R: Requisitos Funcionais: So descries de como algumas computaes devem ser realizadas.

Requisitos No-Funcionais: Restringem o sistema que est sendo desenvolvido e o processo de desenvolvimento que deve ser usado. Eles podem ser requisitos de produto, requisitos organizacionais ou requisitos externos.

Requisitos de Usurio: Destinam-se s pessoas envolvidas no uso e na aquisio do sistema.

Requisitos de Sistema: Definem o que o sistema deve fazer e as restries sobre suas operaes e sua implementao. 6.2 - Explique os problemas do uso de linguagem natural para definio de requisitos de usurio e de sistema e mostre, usando pequenos exemplos, como a estruturao de linguagem natural em formulrios pode ajudar a evitar algumas dessas dificuldades. 6.3 Descubra ambiguidades de emisso de passagens vende passagens de trem. Os usurios selecionam seu destino e inserem crdito. Quando o usurio pressiona o boto inicicar, uma tela de menu com possveis destinos ativada, unto com uma mensagem que solicita ao usurio selecionar um destino. Quando o destino selecionado, solicita-se ao usurio a insero de seu carto de crdito. A validade do carto verificada e solicitado ao usurio que insira um identificador pessoal. Quando a transao do carto validada, a passagem emitida. 6.4 - Reescreva a descrio anterior usando a abordagem estruturada descrita neste captulo. Resolva as ambiguidades identificadas de maneira apropriada. 6.5 - Desenhe um diagrama de seqncia que mostre as aes realizadas no sistema de emisso de passagens. Podem-se supor quaisquer hipteses razoveis sobre o sistema. Preste ateno especial especificao dos erros de usurio. 6.6 - Usando a tcnica sugerida neste captulo, na qual a linguagem natural apresentada de maneira padronizada, escreva requisitos plausveis de usurio para as seguintes funes. *A funo de liberar dinheiro em um caixa eletrnico de banco. *A funo de verificao e correo de ortografia em um processador de texto. *Um sistema de bomba de gasolina de auto-atendimento que inclui um leitor de carto de crdito. O cliente passa o carto pelo leitor e, ento, especifica a quantidade de combustvel solicitada. O combustvel fornecido e o dbito vai para a conta do cliente.

6.7 - Descreva quatro tipos de requisitos no funcionais que podem ser definidos para um sistema. Fornea exemplos de cada um dos tipos de requisitos. 6.9 - Escreva um conjunto de requisitos no funcionais para o sistema de emisso de passagens, estabelecendo a confiabilidade esperada e o tempo de resposta. 6.10 - Voc conseguiu um emprego com um usurio de software que contratou seu empregador anterior para desenvolver um sistema para eles. Descobre depois que a interpretao dos requisitos da empresa diferente da interpretao dada por seu empregador anterior. Explique o que voc deve fazer em tal situao. Voc sabe que os custos para seu atual empregador iro aumentar caso as ambiguidades no sejam resolvidas. Tambm tem a responsabilidade da confidencialidade em relao a seu empregador anterior.

You might also like