You are on page 1of 11

AS BASES FILOSFICAS DA INTERPRETAO JURDICA ATUAL: UM DILOGO ENTRE ARENDT E MENKE

Nuria Lpez1

Resumo: Este artigo levanta as bases filosficas da interpretao jurdica a partir da capacidade de julgar e da referncia nos direitos humanos com base nos trabalhos de Hannah Arendt e nas crticas posteriores de Christoph Menke, estabelecendo um dilogo. A interpretao jurdica desde a segunda metade do sculo XX tem se dedicado ao estudo de uma metodologia para interpretar normas jurdicas com a observncia de direitos humanos. As concluses deste artigo apontam para os resultados negativos de Arendt e Menke na utilizao do juzo reflexivo esttico para fuga do transcendental, bem como o paradoxo na construo jurdico-filosfica dos direitos humanos. Palavras-chave: Metodologia; Interpretao; Arendt; Menke.

Abstract: This article brings up the philosophical founding of legal interpretation out the judge capacity and the reference in human rights based on the works of Hannah Arendt and on the ulterior critiques of Christoph Menke, establishing a dialog. Legal interpretation since second half of XX century has been dedicated to the study of a methodology to interpret legal norms attending human rights. The conclusions of this article point to negative results of Arendt and Menke in the utilization of aesthetic reflective judgment as a scape from transcendental, as well as the paradox in the legal-philosophic construction of human rights. Key-words: Methodologhy; Interpretation; Arendt; Menke.

Sumrio: Introduo; 1. A capacidade de julgar como juzo esttico; 1.1 A ausncia de pensamento no juzo moral; 1.2 O juzo esttico para as questes do juzo moral; 2. A (tentativa de) fuga do transcendental pelo juzo esttico; 3. A aporia dos direitos humanos; Concluses a importncia desse dilogo para a interpretao jurdica atual; Referncias bibliogrficas.

INTRODUO Julgamentos como o do oficial nazista Eichmann2 puseram prova as teses positivistas no ps-guerra. Quando atrocidades so cometidas dentro do cdigo jurdico da licitude, resta claro que a resposta certa de Direito a resposta errada. E foi em busca de uma (ou de
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1 2

Mestranda em Filosofia do Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP.

Otto Adolf, filho de Karl Adolf Eichmann e Maria, em solteira Schefferling, capturado num subrbio de Buenos Aires na noite de 11 de maio de 1960, voou para Israel nove dias depois, foi levado a julgamento na Corte Distrital de Jerusalm em 11 de abril de 1961, objeto de cinco acusaes: entre outros, cometera crimes contra o povo judeu, crimes contra a humanidade e crimes de guerra, durante todo o perodo do regime nazista e principalmente durante o perodo da Segunda Guerra Mundial. A Lei (de Punio) dos Nazistas e Colaboradores dos Nazistas, de 1950, sob a qual estava sendo julgado, previa que uma pessoa que cometeu um desses [...] crimes [...] est sujeita pena de morte. (Arendt, Eichmann em Jerusalm: um relato sobre a banalidade do mal 1999, 32)

algumas) respostas certas que a segunda metade do sculo XX incluiu como critrio de validade da interpretao jurdica princpios de Direito (alados deontologia por Alexy); direitos fundamentais; direitos naturais; direitos humanos. Ainda hoje, trabalhos voltados argumentao jurdica dedicam-se conciliao destas referncias com a metodologia positivista (a exemplos de trabalhos como os de Dworkin). Este artigo levanta a base filosfica de dois pontos centrais desta discusso: a da metodologia para a interpretao jurdica, a partir da capacidade de julgar, e a referncia dos direitos humanos na interpretao jurdica. Ambos os pontos foram objeto de Hannah Arendt - e ambos sofreram crticas posteriores de muitos filsofos, dentre os quais, Christoph Menke. Por essa razo, o dilogo acadmico, que cronologicamente no pde ocorrer poca, ser demonstrado neste artigo, como forma de contribuio para a necessria reviso dessas bases filosficas.

1. A CAPACIDADE DE JULGAR COMO JUZO ESTTICO 1.1 A ausncia de pensamento no juzo moral Ao falecer em 1975, Hannah Arendt deixa um legado em aberto: sua teoria do Julgamento; ou da capacidade de julgar. Trata-se de reflexes feitas nos dois primeiros volumes de Thinking and Willing, sries de palestras sobre filosofia poltica em Kant na New School for Social Research, no outono de 1970, um artigo intitulado Thinking and Moral Considerations que redigiu simultaneamente a The Life of the Mind, e dois artigos includos em Between Past and Future em que julgamento e opinio so relacionados a cultura e gosto (The Crisis in Culture) e em relao a questo da verdade (Truth and Politics)3. Dedicada filosofia e cincia poltica, especialmente nos temas referentes aos regimes totalitrios, como em The Origins of Totalitarianism [1951] e em The Human Condition [1958]. Em 1961, a convite da revista The New Yorker, assiste ao julgamento do oficial nazista Eichmann e prepara um relato publicado por essa revista nos meses de fevereiro e maro de 1963. Em maio desse mesmo ano, publica o relato completo sob o ttulo Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil. Foi o julgamento de Eichmann que levou Arendt a trabalhar verticalmente a questo da capacidade de julgar. Em posfcio ao seu Eichmann em Jerusalm, justifica o recorte ressaltando que seu relato consiste na pessoa de Eichmann enquanto indivduo. Assim, talvez longe das expectativas do The New Yorker, Arendt colocou-se como observadora no de um algoz (o que de fato Eichmann tinha sido), mas de um indivduo, um homem de carne e osso com uma histria
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
3

Relao da obra feita em d'Entreves, Maurizio Passerin, "Hannah Arendt", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2008 Edition), Edward N. Zalta (ed.), Disponvel em <http://plato.stanford.edu/archives/fall2008/entries/arendt/>.

individual, com um conjunto sempre nico de qualidades, peculiaridades, padres de comportamento e circunstncias (Arendt, Eichmann em Jerusalm: um relato sobre a banalidade do mal 1999, 309). Arendt quis compreender como algo to terrvel como os crimes praticados durante o regime nazista na Alemanha pde ter ocorrido e ter sido praticado por homens como Eichmann, que segundo ela: atuou na proeminente guerra criminosa e esteve sob o regime Nazista; ele no teve a menor dificuldade em aceitar todo um conjunto de regras inteiramente diferentes (Arendt, Thinking and Moral Considerations 1971, 01). Eichmann no era particularmente perverso, doente, ou tinha uma convico ideolgica que baseassem suas aes. No entanto, como disse Arendt, ele no teve dificuldade em aceitar todo um novo conjunto de regras advindas do Terceiro Reich. Durante o interrogatrio da polcia, Eichmann chegou a justificar sua conduta sob os princpios morais de Kant, referindo-se ao Imperativo Categrico, confessando que a partir do momento em que se encarregara da Soluo Final deixara de viver sob esses princpios. Para Eichmann (no que Arendt designou uso domstico de Kant4) no havia leitura de sua prpria vontade para alm
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
4

A primeira indicao de que Eichmann tinha uma vaga noo de que havia mais coisas envolvidas nessa histria toda do que a questo do soldado que cumpre ordens claramente criminosas em natureza e inteno apareceu no interrogatrio da polcia, quando ele declarou, de repente, com grande nfase, que tinha vivido toda a sua vida de acordo com os princpios morais de Kant, e particularmente segundo a definio kantiana do dever. Isso era aparentemente ultrajante, e tambm incompreensvel, uma vez que a filosofia moral de Kant est intimamente ligada faculdade de juzo do homem, o que elimina a obedincia cega. O oficial interrogador no forou esse ponto, mas o juiz Raveh, fosse por curiosidade, fosse por indignao pelo fato de Eichmann ter a ousadia de invocar o nome de Kant em relao a seus crimes, resolveu interrogar o acusado. E para a surpresa de todos, Eichmann deu uma definio quase correta do imperativo categrico: O que eu quis dizer com minha meno a Kant foi que o princpio de minha vontade deve ser sempre tal que possa se transformar no princpio de leis gerais (o que no o caso com roubo e assassinato, por exemplo, porque no concebvel que o ladro e o assassino desejem viver num sistema legal que d a outros o direito de roub-los ou mata-los). Depois de mais perguntas, acrescentou que lera a Crtica da razo pura, de Kant. E explicou que, a partir do momento em que fora encarregado de efetivar a Soluo Final, deixara de viver segundo os princpios kantianos, que sabia disso e que se consolava com a ideia com a ideia de que no era mais senhor de seus prprios atos, de que era incapaz de mudar qualquer coisa. O que no referiu corte foi que nesse perodo de crime legalizado pelo Estado, como ele mesmo disse, descartara a frmula kantiana como algo no mais aplicvel. Ele distorcera seu teor para: aja como se o princpio de suas aes fosse o mesmo do legislador ou da legislao local ou, na formulao de Hans Frank para o imperativo categrico do Terceiro Reich, que Eichmann deve ter conhecido: Aja de tal modo que o Fhrer, se souber da sua atitude, a aprove (Die Technik des Staates, 1942, pp.15-6). Kant, sem dvida, jamais pretendeu dizer nada desse tipo; ao contrrio, para ele todo homem um legislador no momento em que comea a agir: usando essa razo prtica o homem encontra os princpios que poderiam e deveriam ser os princpios da lei. Mas verdade que a distoro inconsciente de Eichmann est de acordo com aquilo que ele prprio chamou de verso de Kant para uso domstico do homem comum. No uso domstico, tudo o que resta do esprito a exigncia de que o homem faa mais que obedecer lei, que v alm do mero chamado da obedincia e identifique que sua prpria vontade com o princpio que est por trs da lei a fonte de onde brotou a lei. Na filosofia de Kant, essa a razo prtica; no uso domstico que Eichmann faz dele, seria a da vontade do Fhrer. (Arendt, Eichmann em Jerusalm: um relato sobre a banalidade do mal 1999, 153-154)

da letra da lei (uso da sua capacidade de julgar). Ele substituiu a sua vontade pela ordem do Reich havia ali a ausncia da capacidade de julgar. Arendt diz: H alguns anos atrs, relatando o julgamento de Eichmann em Jerusalm, falei sobre a banalidade do mal e no quis fazer disso uma teoria ou uma doutrina, mas algo bastante factual, o fenmeno das ms aes, praticadas em grande escala, que no podem ser remetidas a nenhuma particularidade perversa, patologia, ou convico ideolgica de seu executor, cuja nica distino pessoal talvez seja uma futilidade extraordinria. Embora as aes fossem monstruosas, o seu executor no era nem monstro, nem demonaco, e a nica caracterstica especfica que se podia detectar tanto em seu passado como em seu comportamento durante o julgamento e o inqurito policia era algo inteiramente negativo: no era burrice, mas uma curiosa e autntica inabilidade de pensar. (Arendt, Thinking and Moral Considerations 1971, 01) A ausncia de pensamento em Eichmann surpreendeu Arendt. Persistia nele uma curiosa e autntica inabilidade de pensar que originou o mal. Essa incapacidade significava uma perda de contato consigo mesmo, a ausncia de um dilogo interno que capaz de balizar o pensamento em favor da humanidade. A banalidade do mal a ausncia de pensamento (Lima 2008, 132). Como tantos outros que agiram em nome do Terceiro Reich, Eichmann cometeu crimes legais (porque permitidos pelo ordenamento jurdico vigente), sem questionar a mudana de parmetros certo/ errado com o advento do novo regime, sem ter uma convico que lhe guiasse. Eichmann estava ento sendo julgado em um Tribunal em Jerusalm, por crimes que no eram caracterizados como tal poca de sua execuo. O que se estava a exigir era, em realidade, que indivduos como Eichmann tivessem discernido o certo do errado mesmo quando tudo a sua volta lhes dissessem o contrrio (Arendt, Eichmann em Jerusalm: um relato sobre a banalidade do mal 1999, 318). 1.2 O juzo esttico como soluo para as questes do juzo moral Naquele indito contexto, como aponta Bach (Bach 2006, 26), havia uma clara inadequao entre o que Kant chamou de razo [Vernuft] e intelecto [Verstand], isto , os parmetros legais levavam a soluo no adequada ao entendimento dos fatos que estavam sob julgamento. Para ele, a ausncia de um critrio de adequao entre o que se julga e a faculdade de entendimento com a qual se julga no caso decorreu de uma circunstncia histrica, que no pde fornecer a intuio correspondente ou a chave esquematizadora para sua inteligibilidade (Bach 2006, 26).

Portanto, a construo terica de Arendt apega-se s categorias kantianas para demonstrar que os atos monstruosos cometidos por Eichmann assim o foram sem que ele tivesse uma motivao para tanto. Ele havia agido com absoluta ausncia da capacidade de julgar. Nessas circunstncias, a questo que se colocou foi a de ser possvel condenar um indivduo que assim age. dizer, se as circunstncias histricas no lhe puderam oferecer uma intuio correspondente para um critrio que desse soluo ao caso que se lhe apresentava, ainda assim, possvel exigir uma conduta diversa? Arendt conclui que sim. Em sua leitura, conclui que o pensamento e o juzo no so necessrios, haja vista que podem estar ausentes, mas so possibilidades do indivduo, que pode ou no fazer uso delas (Chaves 2009). De forma que possvel condenar o indivduo, em ltima instncia, por no haver feito uso de sua capacidade de julgar. Mas, quais os parmetros para essa capacidade de julgar? A questo fundamental em relao a capacidade de julgar em Hannah Arendt reside em saber como possvel julgar fora dos parmetros legais, sem que haja uma moral transcendental, sem algo que se possa afirmar como absolutamente certo ou errado, como um imperativo tico. Augusto Bach (Bach 2006, 28) aponta um antagonismo na refutao de Arendt de um imperativo tico de julgar, de um parmetro transcendental, e na sua concomitante busca por um parmetro ltimo que possa fundamentar e validar um julgamento. No seria essa tambm uma busca por um fundamento transcendental? A singularidade do caso que Arendt relatava e a forma como os parmetros juspositivistas de julgamento no davam soluo satisfatria ao caso exigiram mais da anlise das aes concretas, dos fatos provados, dos testemunhos, das confisses... Para o julgamento de Eichmann o transcendental no bastava. A fora das circunstncias em que Arendt se encontrava possibilitou uma interessante anlise da filosofia kantiana forando-a do transcendental para o particular. Arendt l na Crtica do juzo um modo de pensamento que consistia em ser capaz de pensar no lugar de todas as demais pessoas, de forma que ainda que o indivduo esteja s ao tomar sua deciso, ele a fundamente em um acordo potencial com outros e esse acordo potencial valida o juzo, porque liberta das limitaes individuais, que no alcanaro, dessa forma, o espao pblico (Arendt, p. 274-275). Peres (Peres s.d., 01) aponta que na posio de Arendt tambm est o 40 da Crtica da Faculdade de Julgar, onde aparece a figura do sensus communis, utilizada para que juzos individuais errneos no sejam tomados como juzos objetivos. Alm disso, (Peres s.d., 07-08) deixando em segundo plano s crticas quanto a (falta) de rigor na anlise arendtiana de Kant, defende a utilizao do juzo esttico para pensar o

juzo poltico, j que possvel afirmar que a segunda Crtica lida primordialmente com a determinao dos nossos conceitos prticos a priori, onde Kant procura demonstrar a pureza da origem dos conceitos morais (Crtica da Razo Prtica, 148). A questo dos parmetros de julgamento em Arendt foi respondida por uma tica da responsabilidade, que construda na interao intersubjetiva, no cuidado com o outro, no estabelecimento de quem se no espao pblico (Chaves 2009). Essa postura no espao pblico advm da vontade (e, mais especificamente, da liberdade contida na vontade), e precisamente porque h liberdade no decidir pode haver responsabilizao sobre a deciso. Peres (Peres s.d., 02) ressalta que s vezes se faz uma apropriao de Arendt ao equiparar o gosto ao senso comunitrio para determinar o que seria essa capacidade de julgar em contextos como o de Eichmann. O que Arendt faz uma comparao, ela apresenta o juzo esttico precisamente para tratar do senso comunitrio que deve haver na capacidade de julgar e assim tentar (ora, tentar) fugir do transcendental. precisamente desse sentimento que trata Arendt ao se referir aos indivduos que decidiram no colaborar com as ordens advindas do regime nazista. Longe da metafsica, do transcendental, da religio... o fundamento ltimo da capacidade de julgar (pois no) reside ainda em Kant, por meio de sua Crtica da Faculdade do Juzo, de seu conceito de sensus communis. por meio do gosto, vinculado ao sentimento, que podemos decidir diante de uma alterao to patente de valores como as introduzidas pela ascenso de Hitler ao poder. Portanto, pode-se afirmar que dessa forma que Arendt fundamenta-se na Crtica da Faculdade do Juzo de Kant para ultrapassar a noo (tambm kantiana) de uma tica transcendental.

2. A (TENTATIVA DE) FUGA DO TRANSCENDENTAL PELO JUZO ESTTICO Menke no discorreu diretamente sobre a leitura que Arendt fez de Kant (apesar de mencion-la como desdobramento de Kant em seus estudos), mas fez anlise especfica da relao estabelecida por Kant entre o gosto esttico e o juzo moral precisamente a relao utilizada por Arendt em sua capacidade de julgar. Menke aponta que Kant relaciona o gosto esttico e a atitude moral por meio de duas premissas que esto fortemente relacionadas. O gosto esttico e a conscincia tica se do por suas prprias leis e esta a autonomia

ressaltada por Kant, marcando padres normativos irredutveis entre si. Mas, por outro lado, Kant apresenta o belo como smbolo do bem moral, seguindo uma relao que remonta mesmo a Plato. Por um lado, esta tradio filosfica est determinada pela essncia (ou substncia) e fenmeno, isto , o juzo esttico nesse contexto o julgar o contedo moral da ao (C. Menke 2004, 140). No entanto, quando Kant aproxima o belo do bom, no pode determin-la pela essncia do fenmeno, pois para ele h autonomia entre o gosto esttico e a conscincia tica. Para Menke, Kant inverte a compreenso tradicional do belo como smbolo do bom, simples analogia, e por isso um acordo apenas em razo da forma de reflexo e no em razo do contedo (C. Menke 2004, 140). importante para compreender o argumento de Menke, seguir a anlise que ele faz dos dois significados do termo smbolo que ele distingue em Kant. No primeiro, o bom no aparece no belo, mas entre eles h uma relao de semelhana (C. Menke 2004, 141). E no segundo significado, o proceder do juzo refere-se ao simbolizado apenas na forma da reflexo e no pelo contedo (C. Menke 2004, 141). Por isso, no se trata de uma relao sobre o esttico, mas sim uma relao no esttico (C. Menke 2004, 142). Ademais, Menke tambm distingue trs significados da reflexo esttica em Kant, para melhor analisar os desdobramentos feitos deles. No primeiro significado, Kant diferencia o gosto esttico do gosto dos sentidos, porque este ltimo expressa um juzo privado, enquanto aquele expressa supostos juzos de valor universal (pblico). O gosto esttico supe que os demais compartilhem da sensao de prazer percebida (ato de reflexo). Por isso tambm, ele explica o gosto como uma espcie de sensus communis (C. Menke 2004, 142143). Um segundo significado atribudo por Kant, na leitura de Menke, faz distino entre o juzo determinante, em que a intuio subsome conceitos dados, e o juzo reflexionante, ainda que possa operar de diversas formas, no determina o objeto antes um jogo, ou um desenvolvimento entre as faculdades determinantes (C. Menke 2004, 143-144). O terceiro significado indica de que maneira chegamos a ser conscientes de uma recproca e subjetiva concordncia das faculdades de se conhecer entre si no juzo do gosto (C. Menke 2004, 144), o que Menke ressalta, j estava implcito no segundo significado, que se refere a uma autorreflexo, que nada mais do que um jogo entre as faculdades (C. Menke 2004, 144).

Para Menke, os desdobramentos de Kant que trataram da relao entre juzo tico e juzo esttico, tomaram este ltimo na sua exigncia de universalidade mesmo Arendt, que buscava fugir ao transcendental, no pde alcana-lo, ao buscar um direito humano a garantir em meio s atrocidades da guerra. Menke diz (C. Menke 2004, 145): A recepo kantiana (e eu estou pensando, por exemplo, em Hannah Arendt e Jean-Franois Lyotard), com frequncia tm entendido esta explicao de forma que no primeiro aspecto da reflexo esttica, dizer, na sua exigncia de universalidade, onde Kant v o significado tico do esttico. Brevemente tentarei mostrar por que, ao meu entender, isto no pertinente e que em seu lugar, Kant fundamenta suas reflexes sobre a relao entre o belo e o bom na reflexo esttica em seu segundo significado, dizer, fundamenta-se no desenvolvimento em forma de jogo das faculdades do conhecimento. Isto , a relao teria sido estabelecida por Kant no seu desenvolvimento como jogo das faculdades do conhecimento, pois, ao contrrio da exigncia de universalidade (do primeiro significado), mantm a autonomia do juzo esttico, j que a autorreflexo consiste em voltar-se a referir a si mesmo de maneira especfica (C. Menke 2004, 145). Assim, a utilizao por Arendt do primeiro significado do juzo esttico no possibilita a fuga que ela pretendia da moral transcendental. Menke adere crtica de Adorno de que a crtica a moral est voltada contra a transposio da lgica dedutiva conduta dos homens; sua adstringncia converte-se ento em instrumento contra a liberdade (C. Menke 2004, 145). Ao depender da alteridade, o impulso moral primrio pode ser atrofiado. ! Por outra lado, o que Menke prope que tal pretenso (de fuga do transcendental) pode ser atingida com a utilizao do segundo significado do juzo esttico (a forma de jogo das faculdades do conhecimento) porque esse jogo se mantm entre as faculdades do indivduo, o que tornaria possvel a preservao da autonomia e do impulso moral primrio.

3. A APORIA DOS DIREITOS HUMANOS A crtica que Arendt faz aos Direitos Humanos ainda hoje muito atual. A primeira observao feita por ela refere-se ao que ela mesma chama de falta de realidade na declarao de direitos humanos, j que no necessariamente a eles corresponde alguma capacidade de efetivao desses direitos (C. Menke 2007, 741-742). Arendt assistiu s declaraes psguerra de direitos humanos, bem como a positivao desses direitos na grande parte dos pases. Ao mesmo tempo, foi analisando os horrores de guerra que Arendt conclui que a

efetivao de quaisquer desses direitos depende de um direito primeiro o direito a ter direitos. Pois, qualquer garantia assim o , pois est pendente de efetivao. A perda do status de cidado (e ento, claro ela refere-se guerra) abre caminho s monstruosidades cometidas contra indivduos que simplesmente, no tem direito a ter direitos paradoxalmente, eles perdem seus direitos humanos (C. Menke 2007, 743). Por essa razo, ela defende que em realidade no existem direitos humanos, mas antes deve existir um direito humano, que o direito de pertencer a alguma comunidade organizada (que lhe garanta os demais direitos). Nesse sentido, Menke ressalta a preocupao de Arendt: O que estes no-membros precisam o ou um direito de ter direitos. Os direitos aos quais no-membros devem ter direito so aqueles dos membros de uma comunidade poltica isto , as vrias definies das diferentes compreenses de direito igualdade. O direito a ter esses direitos, no entanto, no pode ser da mesma ordem: no o direito dos membros, mas o direito a ser membro: o direito de pertencer a algum tipo de comunidade organizada (C. Menke 2007, 748). adoo (e mesmo a positivao) das declaraes de direitos humanos seguiu-se a preocupao pelo o/ um direito humano, a exemplo da Conveno sobre o Estatuto dos Aptridas (1954) e a Conveno sobre o Estatuto dos Refugiados (1961), mas mesmo estas precisam ser adotadas por algum Estado para ser efetivada e nisto reside o paradoxo dos direitos humanos. Assim chamados porque seriam atribudos condio humana, dizer, porque teriam um estatuto natural, em realidade eles so atribudos condio poltica do indivduo, de pertencer ou no a uma comunidade que possa tornar reais determinadas garantias. Por essa razo, Menke sustenta que esses direitos, na esfera jurdica, so outorgados, aproximando-se, portanto, de direitos como o de propriedade (C. Menke 2007, 754-755). O direito a pertencer a uma comunidade poltica no estaria baseado, segundo Arendt, em um atributo natural, ltimo, mas na experincia do significado da existncia polticolingustica dos seres humanos, de forma que no se pode conceber esse direito fora ou longe dessa existncia (C. Menke 2007, 754). Menke compreende a naturalizao dos direitos humanos como elemento da crise dos direitos humanos, decorrente, inclusive, dos efeitos de polticas totalitrias. Ele sustenta que essa crise deve ser pensada por meio da reformulao de todos os elementos dos direitos humanos e no com a manuteno proposta por Arendt:

Os dois movimentos de Arendt (mais ou menos implcitos) de apontar o conceito de dignidade da pessoa humana mostra a direo que deve ser tomada ao invs de pensar em um direito humano a ter direitos alm da aporia dos direitos humanos. A dignidade da pessoa humana como conceito s oferece um caminho para sair da crise dos direitos humanos se, primeiro, introduzir um conceito inteiramente diferente de direito: um conceito que fundamente os direitos subjetivos na experincia do que a coisa certa para os seres humanos (C. Menke 2007, 755-756). Dessa forma, Menke estabelece a necessidade de reconstruo do conceito de direitos humanos a partir da experincia do que a coisa certa para os seres humanos e volta, novamente, para um conceito universal de saber o que a coisa certa para os seres humanos.

CONCLUSES A IMPORTNCIA DESSE DILOGO PARA A INTERPRETAO JURDICA ATUAL Diante da busca por uma metodologia na interpretao jurdica validada pela referncia dos direitos humanos, o dilogo entre Arendt e Menke oferece algumas perspectivas interessantes. O julgamento de Eichmann um caso exemplar da insuficincia da interpretao jurdica na metade do sculo XX e da necessidade (para alm da simples abertura objetiva) da incluso de referentes exteriores ao sistema jurdico positivo para validar a interpretao jurdica. So os direitos humanos, aqui analisados, mas tambm os direitos fundamentais, de Alexy; ou a expectativa social de Luhmann; para citar alguns. No obstante, a incluso dessa nova referncia no afastou a importncia positivista dada metodologia. Por isso, a interpretao jurdica passou a versar sobre mtodos que levem ao julgamento certo. Arendt descreve a nossa capacidade de julgar como um juzo esttico (Kant), que deve estar fundado em um sensu communis, dizer, o julgamento, enquanto produto da interpretao, deve estar fundado na responsabilidade com o outro. Assim, pretendia fugir de uma construo transcendental, mas acaba por construir um ncleo universal a ser observado nos juzos morais. Em crtica Arendt, Menke analisa os significados de juzo esttico em Kant, para optar por um deles como o nico possvel para a relao com o juzo moral. Ao invs do juzo universal utilizado por Arendt, Menke compreende que o juzo moral pode estar relacionado com o procedimento do juzo esttico, enquanto jogo entre as faculdades do conhecimento, sem que haja uma determinao precisa do objeto (moral) precisamente o que buscado pela interpretao jurdica e pelas teorias de direitos humanos.

No que concerne aos direitos humanos, Arendt avana no estudo da questo ao retirar o fundamento desses direitos do natural e realoc-los como condio poltica do indivduo que pertence a uma comunidade poltica organizada, capaz de efetivar tais direitos. Por isso defende que os direitos humanos so, em realidade, apenas um direito: o direito de pertencer a uma comunidade poltica organizada, o direito a ter direitos. Dessa forma, apresenta a aporia dos direitos humanos, que s podem ser frudos na experincia do significado da existncia poltico-lingustica dos seres humanos. Menke, por sua vez, em crtica a Arendt, refora o paradoxo e alerta para a necessidade de reconstruo dos elementos dos direitos humanos com base na experincia do que a coisa certa para os seres humanos. Retorna assim, ao transcendental. Ao invs de sair, refora a aporia de Arendt. O dilogo Arendt- Menke aponta negativamente para a busca de uma metodologia que pode no ser possvel e sob as categorias kantianas certamente no , como demonstrado por Menke; bem como para a referncia nos direitos humanos, que so uma necessidade, mas cuja construo para alm do transcendental e rumo efetivao ainda est longe.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalm: um relato sobre a banalidade do mal. Traduo: Jos Rubens Siqueira. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. . Thinking and Moral Considerations. Social Research, 1971. BACH, Augusto. Julgar preciso... (consideraes sobre o pensamento de Hannah Arendt). Cadernos de tica e Filosofia Poltica, 2006, 2 ed.: 17-40. LIMA, Lus Aurlio Spsito. Duas possveis perspectivas do sujeito kantiano. So Paulo: Mestrado em Direito - PUC/SP, 2008. MENKE, Chrispoh. La reflexin en lo esttico y su significado tico - una crtica a la solucinn kantiana. Enrahonar, 2004: 139-151. MENKE, Christoph. The "aporias of Human Rights" and the "One Human Right": regarding the coherence of Hannah Arendts argument. Social Research, Fall de 2007: 739-762. PERES, Daniel Tourinho. Notas sobre Hannah Arendt leitora de Kant. s.d.

You might also like