You are on page 1of 2

EXERCCIOS FALA

1) Relaxamento Triangular: a) circular a cabea para a esquerda; b) circular a cabea para a direita; c) circular a cabea-horizontal, lateral, vertical. 2) Relaxamento dos Msculos do Rosto: a) agilizar todas as partes do rosto fazendo caretas; 3) Relaxamento Diafragmtico: a) movimentar o baixo ventre; b) falar movimentando o diafragma pronunciando as vogais: a, e, i, o, u. 4) Relaxamento das Cordas Vocais: a) cantarolar uma msica de forma anasalada. - Exerccios para limpeza das Cordas Vocais: 1) colocar a lngua totalmente para fora e fazer a escala das notas musicais em escala pronunciando a letra E. Respirao Exerccio 1 procedimento: a) Inspirar, pelo nariz, contando, mentalmente, at 3; b) Prender a respirao, contando at 2; c) Expirar, pela boca, lentamente (poder ser marcado o tempo, sendo tima a expirao que atingir a 20 segundos); d) Pausa na respirao contando at 2. Repetir este exerccio durante 10 minutos dirios. Exerccio 2 procedimento: a) leia o texto abaixo b) Inspire: faa uma pausa para respirao em cada vrgula, ponto, reticncias, exclamaes, traos, etc.

Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde comea a liberdade do outro; que onde no h liberdade no h ptria; que a morte prefervel falta de liberdade; que renunciar liberdade renunciar prpria condio humana, que a liberdade o maior bem no mundo; que a liberdade o oposto fatalidade e escravido...Ser livre como diria o famoso conselheiro... no ser escravo; agir segundo nossa cabea e o nosso corao, mesmo tendo de partir esse corao e essa cabea, para encontrar um caminho... Encontre a sua liberdade. (CECILIA MEIRELES).
Exerccio 3 procedimento: Leia as frases a seguir em voz alta (num s flego). Evite usar todo o ar disponvel. Faa uma boa entonao. a) Ontem fui ao cinema com a turma da faculdade; b) Ontem fui ao cinema com a turma da faculdade de negcios e depois fizemos um tremendo padodo; c) Ontem fui ao cinema com a turma da faculdade de negcios e depois fizemos um tremendo pagodo no restaurante Porto Seguro e ficamos at tarde; d) Ontem fui ao cinema com a turma da faculdade de negcios e depois fizemos um tremendo pagodo no restaurante Porto Seguro e ficamos at tarde e ningum se cansou porque tudo estava muito alegre; e) Ontem fui ao cinema com a turma da faculdade de negcios e depois fizemos um tremendo pagodo no restaurante Porto Seguro e ficamos at tarde e ningum se cansou porque tudo estava muito alegre e no sbado vamos nos encontrar de novo para ir ao cinema.

Aquecimento Exerccios procedimentos: 1) Posicionar a cabea: queixo levemente para baixo; 2) Levar a cabea para trs, abrir e fechar a boca 20 vezes; 3) Girar a lngua, dentro da boca, DEZ voltas para cada lado, com presso; 4) RRR + vogal vibrao da lngua no palato (cinco vezes com cada vogal). Manter o pescoo relaxado; 5) - / \ sobe com RRR, desce com RRR; 6) hum + vogais (cinco vezes cada vogal); 7) RRR / hum / vogal (cinco vezes com cada vogal).

- ENTONAO Exerccios 1) Leia as frases enfatizando apenas a palavra em destaque:

a) A moa subiu a escadaria correndo. b) A moa subiu a escadaria correndo. c) A moa subiu a escadaria correndo. d) A moa subiu a escadaria correndo. e) A moa subiu a escadaria correndo. f) A moa subiu a escadaria correndo.
- Exerccios para maior elasticidade da lngua: 1) Colocar a lngua em posio normal (apoiada no assoalho da boca com a ponta tocando os incisivos inferiores); 2) Traz-la para fora da boca o quanto possvel; 3) Tocar a ponta da lngua nos dentes superiores e inferiores; 4) Estreit-la e for-la a sair pelos lbios unidos; 5) Elevar a parte mdia e a base da lngua; 6) Arquear a lngua (fora da boca) para baixo e para cima; 7) Movimentar a lngua para a direita e para a esquerda, dentro e fora da boca; 8) Girar a lngua com a boca aberta e com a boca fechada; 9) Coloc-la no espao entre as paredes internas dos lbios e dentes, inferiores e superiores; 10) Vibrar a ponta da lngua, com e sem som (RRR). - Exerccios para elasticidade dos lbios: 1) Contrair os lbios como para dizer AOU e afast-los; 2) Vibrar os lbios; 3) Levar o lbio superior at roar o nariz; 4) Morder o lbio inferior e o superior; 5) Exagerando a articulao, dizer os ditongos AU, AI, AO, UI, IA, EU, EO, EI; 6) Soprar com os lbios contrados; 7) Emitir as consoantes labiais explosivas P.B.I. e D mais as vogais; 8) Encher a boca de ar e fazer presso com o ar aos lbios e bochechas. - Exerccios para os maxilares: 1) Abrir a boca rpida e fortemente; 2) Abrir a boca devagar e fech-la depressa; 3) Abrir a boca depressa e fech-la devagar; 4) Movimentar o maxilar inferior para a direita e para a esquerda

You might also like