You are on page 1of 12

1.

Dispensao de medicamentos A dispensao farmacutica a prtica pela qual um medicamento entregue ao consumidor juntamente com uma srie de informaes que vo garantir a utilizao correta deste produto. A dispensao uma atividade que deve ser executada pelo farmacutico com o auxlio dos balconistas de farmcia. Vrios documentos legais regulamentam a dispensao farmacutica. Um dos mais importantes e recentes a esoluo da !iretoria "olegiada # !" n. $$% de &' de agosto de ())*% que dispe so+re ,oas -rticas .armacuticas para o controle sanitrio do funcionamento% da dispensao e da comercializao de produtos e da prestao de servios farmacuticos em farmcias e drogarias e d outras providncias. /ntende0se por ,oas -rticas .armacuticas o conjunto de tcnicas e medidas que visam assegurar a manuteno da qualidade e segurana dos produtos disponi+ilizados e dos servios prestados em farmcias e drogarias% com o fim de contri+uir para o uso racional desses produtos e a mel1oria da qualidade de vida dos usurios. 2odos os produtos dispensados em uma farmcia devem estar regularizados junto 3 Anvisa. A aquisio de produtos deve ser feita por meio de distri+uidores legalmente autorizados e licenciados. A lista de medicamentos genricos atualizada deve estar dispon4vel em verso impressa para os clientes a consultarem. 5o ato da dispensao% o cliente dever ser informado so+re a posologia% a influncia dos alimentos% a interao com outros medicamentos% o recon1ecimento de reaes adversas potenciais e as condies de conservao do produto% entre outras informaes. 6s medicamentos sujeitos 3 prescrio somente podem ser dispensados mediante apresentao de receita mdica ou odontol7gica. 8 muito importante o+servar se a receita atende aos seguintes pontos9 &. est leg4vel: (. no contm rasuras: ;. apresenta identificao do paciente: $. apresenta os dados do medicamento como nome%

concentrao do frmaco% forma farmacutica% dose e quantidade e durao do tratamento: <. indica o local e a data da emisso: =. apresenta identificao do profissional prescritor >nome e n?mero do registro junto ao consel1o de classe: no caso dos mdicos% o n?mero do registro junto ao " @ 0 "onsel1o egional de @edicina e% no caso dos cirurgies0dentistas% o n?mero do registro do " 6 0 "onsel1o egional de 6dontologiaA: '. apresenta a assinatura do prescritor. !e forma rpida% vamos o+servar as diferenas na dispensao dos medicamentos% quanto 3 classificao em de referncia% genricos e similares. 0 medicamentos de referncia9 podem ser dispensados quando a receita indicar o nome genrico do frmaco >componente ativo do medicamentoA ou o nome de marca do produto de referncia: 0 medicamentos genricos9 poder ser dispensado quando a receita indicar o nome genrico do frmaco componente ativo do medicamento% mas no caso de constar o nome de marca do produto de referncia% o genrico pode ser dispensado no lugar% desde que o+edecendo a trs pontos fundamentais9 ser desejo do cliente% no eBistir oposio formal >por escrito% na pr7pria receitaA e ocorrer mediante o farmacutico. 0 medicamentos similares9 somente podem ser dispensados quando a receita indicar o nome de marca do medicamento em questo. Cuando o medicamento separado para posterior entrega ao cliente% uma rpida inspeo visual deve ser feita para verificar a identificao do medicamento% o prazo de validade e a integridade da em+alagem. De um produto estiver pr7Bimo do prazo de validade eBpirar% o cliente deve ser informado.

2. ualidade no atendimento A qualidade no atendimento passa pela satisfao do cliente. 6 atendimento deve ser diferenciado% de modo que o cliente sinta0se valorizado. Assim que ele entrar na farmcia% rece+a0o com cordialidade. @esmo que voc esteja atendendo outro cliente% faa um sinal de que notou a sua presena. Cuando iniciar o atendimento% cumprimente o cliente% c1amando0o pelo nome% caso seja de seu con1ecimento. !esculpe0se por qualquer demora que possa ter ocorrido e demonstre um interesse verdadeiro pelo seu pro+lema. !escu+ra a real necessidade e manten1a0se calmo% mesmo diante da irritao que porventura alguns clientes possam demonstrar. /m caso de d?vida% pea licena ao cliente e converse com o farmacutico0responsvel pela farmcia. 5o momento da dispensao% o farmacutico deve repassar informaes so+re9 0 o nome do medicamento: 0 a indicao teraputica do medicamento: 0 a posologia: 0 o modo de usar: 0 as preucaes: 0 os efeitos adversos que podem ocorrer: 0 as interaes >frmaco B frmaco: frmaco B alimento: frmaco B eBames la+oratoriaisA: 0 outras informaes que sejam indispensveis% dependendo de cada caso. !odos os medicamentos tar"ados #tar"a preta ou vermel$a% somente podero ser dispensados mediante a apresentao #e reteno& em al'uns casos% da receita expedida por mdico ou cirur'io(dentista. 6s medicamentos no0tarjados podem ser dispensados sem apresentao de receita mdica ou odontol7gica. 5esses casos% a dispensao ocorre por indicao do farmacutico. /ntre os produtos de dispensao sem eBigncia de prescrio mdica ou odontol7gica% destacam0 se9 0 profilticos da crie: 0 antisspticos +ucais: 0 solues isosm7ticas% de cloreto de s7dio: 0 anticidos: 0 colagogos e colerticos: 0 laBantes: 0 a+sorventes intestinais:

0 digestivos contendo enzimas: 0 suplementos dietticos: 0 vitaminas: 0 tEnicos para uso oral: 0 preparaes contendo ferro: 0 analgsicos no narc7ticos: 0 antiinflamat7rios no0esteroidais de uso t7pico: 0 emolientes e protetores da pele e mucosas: 0 cicatrizantes% adstringesntes% antisspticos e desinfetantes de uso t7pico: alguns produtos fitoterpicos.

).*tica profissional 6 +alconista de farmcia deve% antes de tudo% prezar pelo respeito integral ao seu cliente. !a mesma forma% o +alconista de farmcia deve respeitar todos os seus colegas e c1efes% criando um am+iente 1armonioso de tra+al1o. F8ticaG refere0se a FvaloresG e a Ftica profissionalG est relacionada com os valores que um profissional deve ter para que possa atuar de forma competente e satisfat7ria. 1% entre'ue ao cliente somente produtos de qualidade 6s produtos comercializadosHdispensados em uma farmcia devem atender 3s eBigncias legais da Agncia 5acional de VigilIncia Danitria >AnvisaA. A farmcia s7 pode adquirir medicamentos ou cosmticos de distri+uidoras com situao regular junto 3 Anvisa. 6utras situaes que no devem ocorrer a venda de medicamentos com o prazo de validade vencido% que ten1am sido mal acondicionados >eBpostos 3 luz solar intensa ou mantidos sem refrigerao% quando isso uma eBigncia% mesmo que por um pequeno per4odoA% que no apresentem registro junto 3 Anvisa% vindos do -araguai e produtos para uso veterinrio. Algumas dessas situaes configuram Ffalsificao de medicamentosG% considerado crime 1ediondo no ,rasil. -ortanto% fique atento9 o +alconista de farmcia% assim como o proprietrio da farmcia e o farmacutico% pode ser responsa+ilizado junto 3 Justia. As penas podem variar dependendo do caso% mas no incomum as pessoas envolvidas nesses crimes terem restrio 3 li+erdade% ou seja% numa linguagem mais popular% ficarem presas na cadeia. 2%manten$a si'ilo sobre as informa+es que c$e'am at voc. )%se"a discreto. ,% prometa aquilo que consi'a cumprir. -%cuide da sua aparncia pessoal. .%cuide da aparncia do seu local de trabal$o. /%nunca discuta uma deciso mdica ou farmacutica com o cliente.

4.Medicamentos controlados e antimicrobianos 0lculo para dispensao de 'otas & frasco de () ml contm $)) gotas & frasco de ;) ml contm =)) gotas Cuantidade de gotas por da K quantidade mBima de dias de tratamento >=) ou &L)A M N62AD CU/ D/ O6 U2PQPRA!AD 56 2 A2A@/526 De a quantidade der fracionada% arrendondar para o n?mero anterior9 /B. <%< dispensar < frascos. 1ntercambialidade Nenrico..................S Nenrico ou eferncia eferncia..............S eferncia ou Nenrico Dimilar.....................S Dimilar ou Nenrico 2e'ras para receiturio especial 3 Ao rece+er a prescrio deve0se analisar9 presena de rasuras assinatura e carim+o do prescritor contendo n?mero de registro >" @% " 6 e " @VA validade da prescrio Durante a dispensao3 Degundo a !" ()H()&&% os dados que devem constar no receiturio de antimicro+ianos so9 nome completo% seBo e idade do paciente: nome do medicamento dispensado: n?mero do lote: quantidade >respeitando sempre o prescritoA: data da dispensao: identificao completa do comprador >nome% endereo% telefone% N...A: am+as as vias devem ser carim+adas e preenc1idas: assinatura do vendedor. 4bserva+es3 2udo deve ser preenc1ido com letra leg4vel. As prescries de antimicro+ianos so vldas por &) dias% ap7s a data da emisso. "7pia de receita poder ser aceita nos casos de uso

prolongado e prescrio de mais de um medicamento por receita que no podem ser adquiridos em um ?nco esta+elecimento p?+lico ou privado. !o contrrio% a receita dever sempre conter duas vias. 2eutili5ao da receita de antibi6ticos 6 farmacutico caso no ten1a o n?mero de caiBas prescrito% como primero atendimento deve ser atestado na parte da frente >anversoA de am+as as vias da receita% com a descrio somente do medicamentos efetivamente dispensados. "om a primeira via em mos o paciente pode procurar outro esta+elecimento para adquirir os medicamentos restantes. NUA !A 6s medicamentos e su+stIncias constantes da -ortaria DVDH@D nT ;$$H*L e suas atualizaes% devero ser o+rigatoriamente guardados so+ c1ave ou outro dispositivo que oferea segurana% em local eBclusivo para este fim% so+ a responsa+ilidade do farmacutico.

0onforme 7ortaria ),,89:3 ; <otificao de 2eceita ( Documento padroni5ado destinado = notificao da prescrio de medicamentos3 a% entorpecentes #cor amarela%& b% psicotr6picos #cor a5ul%> c% retin6ides de uso sistmico d% imunossupressores #cor branca%> Dever conter& devidamente impressa no rodap de cada fol$a do talonrio & a identificao da 'rfica #nome& endereo e 0.<.7.?.8 0.@.0%& a numerao inicial e final da notificao concedida ao profissional ou instituio e o nAmero da autori5ao para confeco de talonrios emitida pela Bi'ilCncia Danitria local& conforme 7ortaria ),,89:> ; <otificao de 2eceita A3 Eistas A1 #entorpecentes%& A2 #entorpecentes de uso permitido somente em concentra+es especiais% e A) #psicotr6picos Fx3anfetamina& dexanfetamina& metilfenidato%.

; 2eceita de 0ontrole Fspecial3 Eistas 01 #outras DubstCncias Du"eitas a 0ontrole Fspecial G Fx3 AntiparHinsonianos e Anticonvulsivantes%& 0, #Anti( retrovirais% e 0- #Anaboli5antes%. A!F<IJ4K DubstCncias8medicamentos constantes das listas 01& 0,& 0podero ser prescritos em receita de controle especial em 2 vias ou receita comum em 2 vias desde que todos os campos obri'at6rios este"am preenc$idos& conforme 7ortaria L.899. 1M742!A<!FK 4s adendos das listas A1 #Difenoxilato%& A2 #Acetildiidrocodena& 0odena& Diidrocodena& Ftilmorfina& Nolcodina& <icodicodina& <orcodena& !ramadol& Dextropropoxifeno& <albufina& 7ropiram% e O1 #Nenobarbital& 7rominal& Oarbital e Oarbexaclona% & constantes na 7ortaria nP ),,89: tambm podero ser prescritos em receita de controle especial em 2 vias ou receita comum em 2 vias. A!F<IJ4K Deve(se arquivar a notificao de receita& a receita de controle especial ou receita comum por 2 anos. <o caso de anaboli5antes #lista 0-% arquivar por - anos& conforme Eei no 9.9.-82LLL . EFMO2F(DFK 0onforme Eei nP 9.9.-82LLL so dados obri'at6rios a serem preenc$idos na prescrio de Anaboli5antes #lista 0-%3 01D ( 06di'o 1nternacional de Doenas> 07N do prescritor.

M4DFE4 DF <4!1N10AIJ4 DF 2F0F1!A FD7F01AE 2F!1<Q1DFD DF RD4 D1D!SM104

A!F<IJ4K 4 !ermo de 0on$ecimento de 2isco e 0onsentimento e o !ermo de 0onsentimento 76s( 1nformao devem ser impressos em ) #trs% vias sendo3 1a via do paciente& 2a via do mdico& )a via do estabelecimento farmacutico que dispensou o medicamento& devendo ser repassada ao fabricante.

M4DFE4 DF !F2M4 DF 04<TF01MF<!4 DF 21D04 F 04<DF<!1MF<!4 7QD(1<N42MAIJ4

; <otificao de 2eceita O3 O1#psicotr6picos% e O2 #sibutramina%>

MFD10AMF<!4D A<42FU1@F<4D A receita deve ser utili5ada para tratamento i'ual ou inferior a )L dias& e no mais .L dias.

Nica vedada a prescrio& a dispensao e o aviamento de f6rmulas de dois ou mais medicamentos& se"a em preparao separada ou em uma mesma preparao& com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade& que conten$am substCncias psicotr6picas anorex'enas associadas entre si ou com as se'uintes substCncias3 1 ( ansiolticas& antidepressivas& diurticas& $ormVnios ou extratos $ormonais e laxantes> 11 ( simpatolticas ou parassimpatolticas.

A <otificao de 2eceita O2 dever ser acompan$ada de !F2M4 DF 2FD74<DAO1E1DADF D4 72FD021!42 confeccionado em ) B1AD3 1 Bia ficar retida pelo prescritor no pronturio do paciente> 1 Bia ficar em posse do paciente> 1 Bia ficar retida na farmcia ou dro'aria. A!F<IJ4K <J4 74DF DF2 NF1!A !240A F <FM DFB4ERIJ4 DF MFD10AMF<!4D 04<!24EAD4DK <J4 74DF NAWF2 F<!2F@A A D4MX01E14K ; 2eceita ( 7rescrio escrita de medicamento& contendo orientao de uso para o paciente& efetuada por profissional le'almente $abilitado& quer se"a de formulao ma'istral ou de produto industriali5ado.

You might also like