You are on page 1of 7

COMUM DOS PASTORES DA IGREJA Vrios pastores da Igreja (Orao Universal. Grfica de Coimbra e Comisso Episcopal de Liturgia, 2 ed.

, 2000, p. 462) Irmos e irms: Peamos com f e humildade ao Senhor que nos conceda, tambm hoje, guias esclarecidos e atentos, dizendo (ou: cantando): R. Guiai-nos, Senhor, no caminho da vida. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ns Vos rogamos, Senhor, ouvi-nos. Para que o Senhor conceda santa Igreja muitos pastores dceis voz do Esprito Santo, como So N. e So N., oremos, irmos. Para que o Papa N., os bispos e os presbteros guiem com zelo apostlico, luz da f, o povo santo que Deus lhes confiou, oremos, irmos. Para que os homens a quem Deus concedeu dons de riqueza, de sabedoria ou de bondade os ponham ao servio dos outros, oremos, irmos. Para que aqueles que, depois de iluminados, se afastaram do caminho da verdade se convertam de novo ao Evangelho, oremos, irmos. Para que o Pai atraia a Cristo Salvador, com a fora e a suavidade do Esprito, os homens que vivem na indiferena, oremos, irmos. Para que os membros da nossa comunidade (paroquial) sejam fiis Palavra e aos Sacramentos, que alimentam a f da Igreja, oremos, irmos. (Outras intenes). Deus, Pai todo-poderoso, que nos santos N. e N. nos destes pastores, admirveis por sua doutrina e santidade, concedei-nos, por sua intercesso, o que Vos pedimos com f e humildade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

COMUM DOS PASTORES DA IGREJA Um pastor da Igreja (Orao Universal. Grfica de Coimbra e Comisso Episcopal de Liturgia, 2 ed., 2000, p. 463) Irmos e irms; Oremos ao Bom Pastor, para que d pastores santos Igreja e nos guie nos caminhos da verdade, dizendo (ou: cantando): R. Guiai-nos, Senhor, no caminho da vida. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ns Vos rogamos, Senhor, ouvi-nos. Pela Igreja una, santa e apostlica, para que Deus a proteja com o auxlio de So (de Santo) N. e a conduza s verdadeiras alegrias, oremos, irmos. Pelo Papa N. e por todos os pastores, para que instruam os cristos com a palavra e os fortaleam com o testemunho das suas vidas, oremos, irmos. Por todos os catecmenos e fiis e pelos responsveis de grupos e movimentos, para que progridam sem cessar no caminho da salvao, oremos, irmos. Por aqueles a quem a vida desorientou depois de terem conhecido o Evangelho, para que voltem a professar a f em Cristo, oremos, irmos. Pelos missionrios, religiosas e irmos leigos que trabalham nos pases de misso, para que sejam modelos do rebanho que lhes foi confiado, oremos, irmos. Pelos membros desta assembleia celebrante para que sigam a Cristo, Bom Pastor, e escutem a sua voz, oremos, irmos. (Outras intenes). Deus de misericrdia, ouvi com bondade os vossos servos e, por intercesso de So (de Santo) N., concedei-lhes as graas que Vos pedem. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

COMUM DOS PASTORES (Preces quotidianas Orao dos fiis para todos os dias. Braga 1996, p. 412) Cristo, Bom Pastor, alimenta-nos com a sua palavra e com o seu corpo para nos conduzir s pastagens da vida eterna. Em seu nome, elevemos a Deus Pai a nossa orao, dizendo: Santificai, Senhor, o vosso povo Senhor, que enviastes os apstolos ao mundo inteiro para anunciarem a vossa Palavra de Salvao, fazei que o Evangelho de Cristo seja sempre pregado e vivido em toda a terra. Oremos irmos: Vs que enviastes Jesus Cristo a cuidar sobretudo das ovelhas mais dbeis da casa de Israel, enviai tambm hoje os vossos santos a infundir a esperana aos mais frgeis e tresmalhados. Oremos irmos: Vs que prometestes o cntuplo queles que, tendo abandonado tudo, seguem a Cristo, enchei com a vossa consolao aqueles que, acima de todas as coisas, procuram o vosso reino. Oremos irmos: Vs que enviastes o Esprito Santo para santificar a Igreja, iluminai e fortificai os pastores desta comunidade para que a conduzam eficazmente atravs da palavra e do exemplo. Oremos irmos: Vs que mostrastes o caminho da salvao com a vida de So ...., concedei tambm hoje ao vosso povo um florescimento abundante de santidade. Oremos irmos: Senhor, nosso Deus, que enviastes o vosso Filho Jesus Cristo como insigne pastor das vossas ovelhas, ajudai a humanidade de hoje a escutar a sua voz, para que haja um s rebanho e um s Pastor. Pelo mesmo Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Amen.

Orao dos fiis XXXIII do Tempo Comum Irmos carssimos: Sabendo que o Filho do Homem h-de vir, e que entretanto intercede por ns, peamos ao Senhor que nos d fora para vivermos de tal modo neste mundo que um dia O encontremos no seu Reino, dizendo com alegria: Ouvi, Senhor, a nossa splica. Numa poca de grandes transformaes, em que assistimos ao declinar das grandes ideologias que pareciam resistir ao passar do tempo, a humanidade encontra-se muitas vezes insegura, confusa e preocupada. Rezemos pelo nosso Bispo, N., pelos presbteros e diconos, para que anunciem com sabedoria que este mundo passageiro, e para que todos os homens possam encontrar em Jesus Cristo, o Mestre e o nico Salvador do mundo. Variadas vezes nos confrontamos com as barreiras da superficialidade e do medo, face tentao do subjectivismo e de uma vida resignada. Rezemos por todos os jovens, para que procurem com generosidade a verdade, o bem e a justia, e para que se comprometam na construo de um mundo que seja reflexo da beleza e do amor de Deus. Jesus vive ao nosso lado, est nos nossos irmos que connosco partilham o dia-a-dia; o seu rosto o dos pobres, dos marginalizados, de todos os que so vtimas de um falso modelo de desenvolvimento. Rezemos para que, vendo todas essas formas de pobreza, saibamos reconhecer a presena de Cristo sofredor e acolh-lO em cada pobre. Jesus est presente a, onde o corao humano se abre ao amor generoso e sincero. Est presente, sobretudo, onde o amor se vive na Igreja domstica. Rezemos para que as famlias, respondendo sua vocao, sejam lugar de uma experincia autntica da presena e da aco de Cristo Salvador, eduquem na f e na generosidade para dar a vida a Deus.

Jesus um amigo exigente que nos indica as metas mais altas. Ele pede-nos para sairmos de ns mesmos para ir ao seu encontro e confiar-lhe eternamente a nossa vida. Rezemos pelos nossos Seminrios, para que os jovens que a se encontram, cresam na coragem de vencer todo o medo e coloquem totalmente a sua vida ao servio do Evangelho, para manifestar ao mundo inteiro o rosto e o corao de Cristo. Num mundo ferido e dividido por violentos conflitos, Cristo chama todos os seus discpulos a construir a civilizao do amor.

Em unio com o Papa N. que sempre nos chama para abrir as portas ao Cristo que passa, rezemos para que cada um de ns contribua para manifestar a Igreja como casa de comunho e de acolhimento, espao de paz, de misericrdia e de perdo.

Senhor nosso Deus, que sois o nico a saber o dia e a hora em que vai chegar o vosso Reino, guardai-nos vigilantes na esperana e ajudai-nos a construir, desde agora, os novos cus e a nova terra que esperamos. Por Nosso Senhor Jesus...

2004 Semana dos Seminrios Preces

Temos necessidade de rezar pelas esperanas da Igreja e da sociedade humana. Peamos ao Pai da Vida que acolha as nossas intercesses, e digamos cheios de confiana:

- Deus Pai, fazei-nos viver.

Pedimos pela Igreja. Para que cada um dos seus filhos encontre a alegria no servio pela salvao de todos.

Pedimos pela paz e reconciliao entre as pessoas. Para que se aproveite o tempo e as oportunidades.

Pedimos pelos pobres e refugiados. Para que encontrem na caridade humana dos seus semelhantes o lugar para aprenderem a ternura de Deus.

Pedimos pelos nossos seminrios, as suas equipas formadoras e os seminaristas. Para que com a ajuda de toda a comunidade perseverem fielmente na sua entrega ao dom da vocao.

Pedimos pelas famlias crists, seminrio em gestao. Para que sejam um espao de escuta atenta e obedincia alegre ao chamamento de Deus.

Pedimos por todos ns. Para que a participao no memorial da Eucaristia nos torne mais sensveis s necessidades do nosso tempo.

Acolhe, Pai da Vida, a splica dos teus filhos que sabem que confiando em ti nunca ficaro rfos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amm.

2004 Semana dos Seminrios Preces

(cfr. ritual de ordenao presbiteral)

Na esperana certa de que Deus no abandona aqueles que chama e envia, confiemos-lhe a nossa pobreza. Pedindo:

- Escutai Senhor a nossa splica.

Pedimos que inspireis a vontade de muitos a pertencerem ordem daqueles que apascentam o vosso povo sob a aco do Esprito Santo.

Pedimos que ensineis os jovens a amar e a dizer a vossa Palavra, quer no anncio do Evangelho quer na exposio da f.

Pedimos que os chamados, reconhecendo os seus limites, se ofeream juntamente com o po e o vinho no sacrifcio da Eucaristia, em vosso louvor e para santificao de todos os baptizados.

Pedimos que os seminaristas descubram o valor universal da orao e cumpram sem desfalecer o pedido de Jesus para orar sempre.

Pedimos que todos os interpelados pelo vosso convite desejem unir-se cada vez mais a Cristo, como doao divina e para a salvao dos homens.

As preces que vos dirigimos Senhor, encontrem bom acolhimento no vosso corao misericordioso e atento a fim de podermos saborear o que nos concedeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amm.

You might also like