You are on page 1of 31

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios?

Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)
Charline Barbosa Pires Ernani Ott Claudio Damacena
1 2 3

Artigo recebido em: 12/11/2008 Artigo aceito em: 09/07/2009 Segunda verso aceita em: 21/08/2009

Resumo Este estudo analisa o perfil do profissional contbil requerido pelo mercado de trabalho da Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Tcnicas de Estatstica Descritiva Bivariada e Multivariada so utilizadas na anlise de 939 ofertas de emprego coletadas no perodo de janeiro a setembro de 2007 no jornal Zero Hora e no site de recolocao profissional Manager. A anlise dos dados revela a procura por profissionais com um amplo conjunto de competncias, mas aponta que a demanda por candidatos que possuem experincia profissional prvia e conhecimentos relacionados Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria elevada, sendo este grupo de competncias identificado como o mais valorizado pelos empregadores. Conclui-se que na regio estudada predomina a ideia de contador como um profissional tcnico, fazendo com que seja procurado para desempenhar funes mais prximas daquelas que caracterizam o guarda-livros e no o parceiro de negcios, descrito na literatura. Palavras-chave: Mercado de Trabalho; Contadores; Profisso Contbil.

Mestre em Cincias Contbeis e professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, RS. Endereo: Av. Unisinos, 950, Cristo Rei, So Leopoldo, RS. CEP 93022-000. E-mail: charline.pires@gmail.com. 2 Doutor em Cincias Contbeis e professor do Programa de Mestrado em Cincias Contbeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, RS. Endereo: Rua Felicssimo de Azevedo, 340, Ap. 305, So Joo, Porto Alegre, RS. CEP 90540-110. E-mail: ernani@unisinos.br. 3 Doutor em Administrao e professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administrao da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, RS. Endereo: Av. Unisinos, 950, Cristo Rei, So Leopoldo, RS. CEP 93022-000. E-mail: damacena.claudio@gmail.com Nota: este artigo foi aceito pela Editora Cientfica Jacqueline Veneroso Alves Cunha e passou por uma avaliao double blind review.
1

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

157

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

Book-Keepers or Business Partners? Analysis of the Profile of Accountants Required by the Job Market in the Metropolitan Region of Porto Alegre
Abstract This paper analyses the profile of accountants required by the job market in the Metropolitan Region of Porto Alegre (RMPA - Regio Metropolitana de Porto Alegre). Bivariate and Multivariate Descriptive Statistics techniques are used to analyze 939 public job offers collected during the period from January to September 2007 in Zero Hora newspaper and on a professional re-placement site called Manager. Analysis of job offers shows a search for professionals with a broad set of competencies, but indicates that there is a high demand for candidates with prior professional experiences and knowledge involving Financial Accountancy, Company Law and Tax Law, and this group of competencies is identified as the one most valued by the employers. It is concluded that the idea predominates in the region that accountants are technical professionals sought after to perform functions that are closer to the one characterized as book-keeper, and not the business partner described in the literature. Keywords: Job Market; Accountants; Accountancy as a Profession.

1. Introduo

O desenvolvimento da Contabilidade mantm uma estreita relao com as mudanas ocorridas no ambiente, repercutindo assim nas organizaes; para satisfazer s necessidades dos usurios, o contador deve acompanhar esta evoluo, desenvolvendo competncias que lhe permitam desempenhar suas atividades de maneira adequada, atendendo s expectativas daqueles que demandam seus servios.

Dada esta nova realidade, diversas discusses tm sido realizadas acerca dos desafios enfrentados pelo contador no cenrio atual, bem como em relao aos conhecimentos, habilidades e atitudes que caracterizam um contador competente e competitivo. Embora a crescente complexidade do ambiente operacional das organizaes leve a crer que haja uma demanda por um profissional contbil proativo, com perfil gerencial e capaz de atuar ativamente no processo de gesto, as opinies sobre quais devem ser as suas competncias no so unnimes.
158
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

A percepo de autores como Siegel e Kulesza (1996), Siegel, Kulesza e Sorensen (1997), Zarowin (1997), Bolt-Lee e Foster (2003), Holtzman (2004) e Sharman (2007), entre outros, acerca da tendncia de que o mercado de trabalho, neste novo ambiente de negcios, demande um profissional capaz de auxiliar na gesto das organizaes, no apenas processando informaes que sero utilizadas pelos gestores, mas tambm as analisando e participando do processo decisrio, so corroboradas pelos resultados de pesquisas empricas realizadas, entre outros, por Porter e Carr (1999), Brussolo (2002), Evangelista (2005), Cardoso (2006) e Guimares (2006).

Pesquisas como de Coelho (2000), Silva (2003), Cardoso, Souza e Almeida (2006) e Almeida e Favarin (2007), por outro lado, evidenciam uma predominncia de atividades ligadas contabilidade financeira e fiscal, o que sugere que os conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao desempenho de atividades voltadas ao atendimento das exigncias legais ainda so as mais requeridas pelas organizaes. Os resultados das pesquisas apontam em direes opostas, revelando uma falta de consenso sobre as expectativas do mercado de trabalho em relao aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do contador, fato que motivou a realizao deste estudo emprico, determinando-se como objetivo geral: identificar o perfil do profissional contbil requerido pelo mercado de trabalho da Regio Metropolitana de Porto Alegre, expresso nas ofertas pblicas de anncios de emprego.

Contriburam para a consecuo deste objetivo geral os seguintes objetivos especficos: (a) identificar os desafios enfrentados pela profisso em funo das alteraes no ambiente operacional das organizaes; (b) apresentar as principais concluses dos estudos empricos sobre as atividades realizadas pelos profissionais contbeis na atualidade e as competncias requeridas para o seu desempenho; (c) verificar quais so os conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos do profissional contbil nessa regio, foco deste estudo; e (d) estabelecer o ranking de prioridades do mercado de trabalho, no que diz respeito s competncias demandadas. Espera-se que os resultados apurados contribuam para o entendimento das expectativas do mercado de trabalho, oferecendo subsdios para que sejam empreendidas aes pelos profissionais que atuam, ou que pretendem atuar na rea contbil, no sentido de buscar meios de desenvolver e
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

159

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

aprimorar as competncias requeridas pelos empregadores potenciais.

As constataes desta pesquisa tambm podem subsidiar decises em Instituies de Ensino Superior (IES) com relao: (a) introduo de ajustes necessrios na grade curricular, visando adequao realidade do mercado, melhorando, assim, a qualidade dos cursos ofertados; (b) oferta de cursos de especializao e extenso focados em certas reas de conhecimento; e (c) ao desenvolvimento de cursos especficos com a finalidade de suprir a carncia de profissionais especializados em determinados nichos do mercado. Alm disso, acredita-se que os resultados apresentados possam ser um indicativo da forma como a profisso e o profissional contbil so percebidos pelo mercado de trabalho na regio foco deste estudo, indicando a necessidade, ou no, de aes que permitam que a profisso alcance um novo patamar e que os contadores sejam vistos como elementos-chave na gesto das organizaes, ou seja, que passem a atuar como parceiros de negcios e no como guarda-livros, desempenhando atividades que agreguem valor.

2. As Competncias do Profissional Contbil e o Novo Ambiente de Negcios

Ao abordar o perfil dos contadores em um cenrio em que so substitudos pelos sistemas contbeis na realizao das atividades de carter mais operacional, Zarowin (1997) assinala que preciso que estes assumam um novo papel de parceiros de negcios e agentes de mudana , o que requer que sejam capazes de: (a) desenvolver habilidades de um facilitador, pois, para atuarem efetivamente como agentes de mudana, eles devem possuir caractersticas de persuaso e de facilitador, apresentando as informaes de forma a convencer que as modificaes no so apenas boas, mas necessrias; (b) ser um profissional do conhecimento, disponibilizando informaes capazes de atender as necessidades informacionais de todos os departamentos da organizao; e (c) ser preditivo, utilizando as informaes de ontem como um guia para o amanh, deixando de se concentrar no que j passou para comear a olhar para o futuro. Entretanto, Zarowin (1997) destaca que, para que o profissional possa
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

160

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

Andrade (2003), ao analisar as caractersticas do ambiente administrativo moderno, caracterizado pela globalizao, pelo alto desenvolvimento tecnolgico e pela desnacionalizao da economia, bem como os impactos desta nova realidade na forma de atuao das organizaes, observa que se faz necessria uma maior agilidade na apresentao das informaes e no processo de tomada de deciso. Neste contexto, o autor elenca uma srie de competncias que devem ser desenvolvidas pelos profissionais contbeis, a fim de que elas sejam capazes de atender demanda crescente por qualidade intelectual, entre as quais se destacam a atitude proativa e participativa; capacidade de trabalhar em equipe; domnio do ambiente de alta tecnologia, entre outras. Siegel e Kulesza (1996) ressaltam a importncia de habilidades de comunicao e interpessoais, alm de um bom entendimento de todas as fases do negcio e da viso sistmica. Os autores explicam que o ambiente de trabalho atual requer que os profissionais contbeis trabalhem com equipes multifuncionais, em que, contribuindo com a perspectiva financeira, devem ser capazes de compreender e explicar os impactos das atividades de marketing, engenharia e produo na situao econmico-financeira da organizao. Bolt-Lee e Foster (2003) tambm afirmam que apenas o coRevista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Mohamed e Lashine (2003) tambm concordam que a forma de atuao do contador tem sofrido alteraes nos ltimos tempos, decorrentes de fatores como a globalizao e as inovaes em tecnologia da informao, o que acabou levando os profissionais interessados em sobreviver no mercado global a desenvolver constantemente suas competncias e a adquirir novas habilidades e conhecimentos. Na opinio dos autores, os atributos requeridos pelo mercado global e que, portanto, devem ser adquiridos e desenvolvidos pelos profissionais que atuam na rea contbil, compreendem: (a) habilidades de comunicao; (b) habilidades computacionais; (c) habilidades analticas; (d) habilidades intelectuais; (e) habilidades multidisciplinares e interdisciplinares; (f) conhecimentos de assuntos globais; (g) qualidades pessoais; e (h) pensamento crtico.

dedicar o seu tempo ao pensamento e anlise de informaes, necessrios para desempenhar o papel de parceiro de negcios e agente de mudana, preciso que as atividades operacionais sejam retiradas de sua responsabilidade e transferidas para os sistemas de informaes.

161

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

Franco (1999, p. 82) menciona que alm dos conhecimentos tcnicos essenciais, o contador da atualidade precisa tambm desenvolver habilidades relativas comunicao, s relaes humanas e administrao, criando um balanceamento entre a formao terica e a experincia prtica.

nhecimento tcnico j no suficiente, e o novo profissional deve prover informaes relacionadas s reas de marketing, administrao, estratgia global e tecnologia da informao.

Do exposto, depreende-se que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes inerentes ao profissional contbil tm sido, de fato, afetados pelas alteraes ocorridas no ambiente de negcios. Alm disso, observa-se que as caractersticas apontadas como relevantes tm em comum o fato de que esto relacionadas s expectativas de que o contador esteja apto a participar da gesto da entidade, comunicando suas ideias e interagindo com as demais reas organizacionais, no apenas descobrindo problemas, mas contribuindo para a sua soluo. Nos ltimos anos, vm sendo realizados diversos estudos empricos que tm como tema o perfil do profissional contbil, envolvendo profissionais, educadores e empregadores.

Siegel, Kulesza e Sorensen (1997) realizaram pesquisa com 800 Contadores Pblicos e outros profissionais da rea contbil nos Estados Unidos. Solicitaram que os respondentes nomeassem e ordenassem por ordem de importncia as atividades e responsabilidades que eles acreditavam que seus empregadores iriam valorizar nos prximos anos. O resultado foi uma variedade de tarefas, muitas das quais inexistentes alguns anos atrs, que envolviam, entre outras: (a) determinao da lucratividade do cliente e do produto; (b) melhoria de processos; (c) avaliao de desempenho; (d) planejamento estratgico de longo prazo; (e) sistemas de computao e operaes, etc. Os resultados da pesquisa evidenciam a expanso do campo de atuao do profissional contbil e a necessidade do desenvolvimento de um novo conjunto de conhecimentos e habilidades que o habilite a desempenhar as novas atividades identificadas pelos pesquisados; Porter e Carr (1999) pesquisaram o processo de desenvolvimento, modificao e implementao de um novo programa de contabilidade em uma universidade da Nova Zelndia. Os autores relatam que, em uma das
162
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

etapas do processo de elaborao de currculo, foi realizada uma pesquisa com os stakeholders do programa, a fim de averiguar os atributos, habilidades e conhecimentos que eles consideravam importantes para o profissional contbil. A pesquisa envolveu a realizao de entrevistas, questionrios e discusso com 16 grupos identificados de stakeholders do ensino contbil; e os resultados apontam que, alm dos conhecimentos tcnicos requeridos pelo rgo que regula a profisso contbil na Nova Zelndia, os profissionais devem desenvolver competncias relacionadas TI, administrao de empresas; habilidades interpessoais e de comunicao; habilidade de pensar crtica e analiticamente, etc.;

Coelho (2000) procurou identificar os conhecimentos mais requeridos aos profissionais contbeis no municpio do Rio de Janeiro. Ele analisou as respostas de 63 questionrios enviados s empresas e 387 anncios com ofertas de emprego publicadas em jornais de grande circulao no municpio, de janeiro a dezembro de 1999. Os resultados revelaram que as principais atribuies do profissional contbil estavam relacionadas s rotinas e prticas gerais de contabilidade, finanas e custos (32%) e legislao fiscal e tributria (25%). As atividades mais realizadas eram: (a) anlise de balanos e anlise do comportamento de despesas e receitas (85%); e (b) planejaRevista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Albrecht e Sack (2000), em uma pesquisa com profissionais e educadores da rea contbil, identificaram a necessidade do desenvolvimento de conhecimentos mais amplos do que aqueles relacionados contabilidade tributria e fiscal. Quando perguntados sobre quais seriam as atividades que os graduados em contabilidade estariam realizando no futuro, os profissionais contbeis indicaram que os servios mais demandados seriam, nesta ordem: (1) Anlise Financeira; (2) Planejamento Financeiro; (3) Elaborao de Demonstraes Contbeis; (4) Consultoria Estratgica; e (5) Consultoria de Sistemas. Os educadores, por outro lado, acreditavam que os servios de auditoria seriam os mais demandados. Os autores tambm procuraram conhecer a opinio dos profissionais e dos educadores sobre a demanda por determinados tipos de atividades ligadas Contabilidade. Ambos concordaram que se manteria a demanda por atividades relacionadas auditoria interna tradicional, contabilidade/finanas corporativas, contabilidade tributria e servios de auditoria e que novas oportunidades de trabalho surgiriam nas atividades de planejamento estratgico e consultoria;

163

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

mento tributrio e elaborao de clculos, anlises e interpretao de amostragens aleatrias ou probabilsticas (67%). No que diz respeito s caractersticas pessoais, o autor identificou que os atributos principais do profissional contbil, na opinio dos respondentes, eram: (a) tica profissional (82%); (b) iniciativa (79%); e (c) organizao (78%). Ao analisar as ofertas de emprego, Coelho (2000) verificou que o principal conhecimento exigido dizia respeito legislao fiscal e tributria (35%), seguido por conhecimentos em contabilidade geral (20%), finanas (16%) e custos (11%). Alm disso, os profissionais deveriam possuir conhecimento em informtica e idiomas, principalmente em ingls. Brussolo (2002) levou em considerao a existncia de uma relao entre as habilidades exigidas do profissional e o cargo hierrquico ocupado. Na anlise de 1.950 anncios de empregos publicados em jornais e em sites de recolocao profissional e revistas especializadas em administrao de carreira, no perodo de janeiro a outubro de 2001, o autor identificou que, quanto maior o nvel hierrquico, maior a exigncia por habilidades gerencias. Observou, tambm, que, enquanto os conhecimentos em informtica e experincia anterior eram exigidos para todos os nveis hierrquicos, conhecimentos sobre direito, legislao, contabilidade societria e tributria eram exigidos em 99,3% das ofertas pesquisadas para os cargos de nvel auxiliar, e em 98,7% das oportunidades de emprego para o nvel tcnico, cujo percentual decrescia com o aumento do nvel hierrquico. J os conhecimentos relacionados gesto empresarial, normas internacionais, economia, administrao, finanas e idiomas eram mais solicitados aos profissionais que pretendiam ocupar cargos de gerncia;

Silva (2003, p. 208) analisou 2.400 ofertas de emprego para contadores da cidade de So Paulo, publicadas em jornais e sites de recolocao no perodo de janeiro a dezembro de 2002. Identificou que (...) o mercado de trabalho busca profissionais qualificados e no simplesmente diplomados (...). Constatou que o domnio das habilidades tcnicas tem sido mais requerido que as habilidades humanas (trabalhar em equipes) e conceituais (de resolver problemas e de pensar analiticamente), mas acredita que este perfil comea a sofrer alteraes e a tendncia de que, cada vez mais, a atuao contbil se integre com as demais reas de conhecimento, como administrao, direito, etc., e o contador passe a uma condio de estraRevista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

164

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

tegista, mais preocupado com questes gerenciais e menos com questes fiscais e de escriturao;

Evangelista (2005) analisou as respostas de 77 questionrios sobre o perfil do profissional contbil desejado pelas grandes empresas localizadas na cidade de So Paulo. Com relao s competncias requeridas, o autor identificou que se espera, principalmente, que o contador seja capaz de: (a) ser flexvel, adaptando-se com facilidade s mudanas implementadas; (b) disseminar seus conhecimentos, compartilhando-os com os demais colegas de trabalho; (c) relacionar-se bem com as pessoas e as demais reas organizacionais; (d) saber organizar o seu trabalho e o da sua equipe; (e) trabalhar com nmeros (habilidade de clculo e de interpretaes); (f) buscar soluo para os problemas empresariais por meio do emprego de mtodos quantitativos; (g) ser um profissional tico; e (h) ser criativo em suas funes. Portanto, as demandas do mercado de trabalho ultrapassam os conhecimentos relacionados contabilidade financeira e tributria, os quais devem ser complementados por conhecimentos e habilidades que possibilitem o desempenho de atividades voltadas gesto das empresas;

Cardoso (2006) elaborou a Estrutura de Competncias Genrica para o Contador, com base na anlise das respostas de questionrios respondidos por 159 contadores brasileiros. A estrutura contempla: (a) competncias especficas: so os conhecimentos tcnicos requeridos aos contadores e esto relacionadas contabilidade e s finanas, bem como ao domnio da parte legal e de ferramentas de controle; (b) competncias de conduta e de administrao: compreendem as competncias em comunicao, estratgia, empreendimento, integridade e confiana; (c) competncias de gerenciamento da informao: esto ligadas capacidade de gerenciar informaes, ao conhecimento das tcnicas de gesto, e habilidade de negociar e de realizar acordos entre as reas envolvidas com sistemas de informaes e mensurao; e (d) competncias de comunicao: contemplam as competncias de ouvir eficazmente, comunicar-se e trabalhar em equipe; Guimares (2006) analisou 4.107 ofertas de emprego publicadas em jornais e em sites de recolocao profissional, visando a identificar o perfil do contador requerido pelo mercado de trabalho da Regio Metropolitana de So Paulo - RMSP. Constatou que o mercado tem procurado profissionais capazes de atuar na gesto das organizaes e que acompanhem, em
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

165

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

termos de qualificao, o dinamismo das mudanas ocorridas no cenrio macroeconmico;

Cardoso, Souza e Almeida (2006) apuraram em sua pesquisa que as atividades e, por consequncia, a demanda por profissionais com conhecimentos relacionados contabilidade societria e fiscal, ainda predominam. Segundo os autores, apesar de a literatura sugerir uma maior participao do profissional contbil no processo decisrio, ainda existe uma falta de autonomia e autoridade dos contadores. A pesquisa realizada com contadores das 150 melhores empresas para se trabalhar, conforme classificao da revista Voc S.A., publicada pela Editora Abril em 2004, revelou a presena de apenas um profissional contbil no nvel de diretoria, predominando a ocupao de cargos de gerncia (62,3%) e de superviso/ coordenao (36,4%). Alm disso, a pesquisa demonstrou que as atividades executadas com maior intensidade eram: elaborao de relatrios gerenciais (81,8%), planejamento tributrio (66,2%), processo operacional e contabilidade societria (59,7%), elaborao e acompanhamento de oramento (44,2%) e procedimentos fiscais (42,9%). Na percepo dos prprios contadores, apenas algumas habilidades pessoais reveladas refletem aquelas mais apontadas na literatura, entre elas a liderana (63,6%) e a flexibilidade para mudanas (58,4%), enquanto outras, igualmente importantes para o novo perfil idealizado, como relacionamento interpessoal (32,5%), capacidade de inovao (23,4%) e poder de persuaso e convencimento (11,7%), apresentam baixa incidncia. Tal fato poderia ser explicado, segundo os autores, pela baixa participao dos contadores na gesto da organizao, seja elaborando o planejamento estratgico, seja assessorando as demais reas organizacionais; O estudo realizado por Almeida e Favarin (2007) em 60 empresas da Regio Metropolitana de Campinas identificou as reas de conhecimento consideradas importantes pelos empregadores, na seguinte ordem: conhecimentos de legislao fiscal e tributria, conhecimentos de Normas Brasileiras de Contabilidade, conhecimentos de Normas Internacionais de Contabilidade, conhecimento na elaborao de relatrios contbeis, capacidade de se manter atualizado na sua rea de atuao e capacidade de trabalhar com equipes multidisciplinares. A tendncia apontada pela literatura, de que a profisso contbil tem evoludo para outro patamar, no qual o contador passa a desempenhar
166
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

Observa-se, contudo, que no h uma unanimidade sobre quais deveriam ser as qualificaes necessrias para o contador desempenhar suas atividades no novo ambiente de negcios (ZAROWIN, 1997; MOHAMED, LASHINE, 2003, entre outros), uma vez que, enquanto algumas pesquisas sinalizam que o profissional contbil deve desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados gesto das organizaes, outras evidenciam uma realidade diferente, qual seja, a predominncia das atividades relacionadas contabilidade financeira e tributria. o caso dos estudos de Coelho (2000), Silva (2003), Cardoso, Souza e Almeida (2006) e Almeida e Favarin (2007), que identificaram uma procura por profissionais capazes de desempenhar funes cujo perfil mais tcnico do que gerencial, ou seja, mais prximo das atividades realizadas por um guarda-livros do que por um parceiro de negcio, no obstante a literatura sugerir que h espao para um novo contador, mais participativo e atuante no processo de gesto.

funes que envolvem sua participao efetiva no processo de gesto, atuando, portanto, como parceiro de negcios, confirmada por estudos empricos desenvolvidos tanto no exterior, ainda na dcada de 1990 (SIEGEL; KULESZA; SORENSEN, 1997; PORTER, CARR, 1999; ALBRECHT; SACK, 2000), quanto por pesquisas desenvolvidas no Brasil, principalmente do estado de So Paulo (BRUSSOLO, 2002, EVANGELISTA, 2005; GUIMARES, 2006).

3. Procedimentos Metodolgicos
3.1.Classificao da Pesquisa Em funo dos objetivos deste estudo e com base em Silva e Menezes (2001), pode-se classificar esta pesquisa como: (a) aplicada, pois objetiva identificar as habilidades e conhecimentos requeridos pelo mercado de trabalho, que permitam determinar o perfil do profissional de contabilidade; (b) quantitativa, uma vez que as qualificaes do profissional de contabilidade contidas nas ofertas pblicas de emprego coletadas em jornais e sites de recolocao so tratadas mediante o uso de mtodos estatsticos que permitem identificar em que medida as competncias so priorizadas; (c) descritiva, porquanto descreve as exigncias do mercado de trabalho para
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

167

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

os profissionais de contabilidade na RMPA, por meio da anlise da demanda (anncios de emprego destinados aos profissionais que pretendem atuar em empresas); e (d) documental, porque tem como insumo os anncios de emprego para profissionais de Contabilidade coletados nos jornais e sites de empresas de recolocao. 3.2. Populao e Amostra A populao desta pesquisa composta pelas ofertas pblicas de emprego, destinadas aos estudantes ou formados em Cincias Contbeis na RMPA e expressas no jornal Zero Hora e no site de recolocao profissional Manager (<www.manager.com.br>.), durante o perodo de janeiro at setembro de 2007. No foram identificados estudos que tivessem avaliado as caractersticas do mercado de trabalho nessa regio.

Optou-se pelo jornal Zero Hora, porque, entre os jornais que possuem a seo Caderno de Empregos, este o de maior circulao no Estado do Rio Grande do Sul e publica o maior volume de ofertas de emprego. A escolha do site da empresa Manager, especializada em recolocao profissional, ocorreu em funo de esta ser a fonte de pesquisa de outros estudos realizados anteriormente sobre o mercado de trabalho para o profissional contbil (BRUSSOLO, 2002; GUIMARES, 2006), permitindo comparaes entre os resultados dos estudos. Considerando-se a possibilidade de um fluxo menor de vagas durante os trs primeiros meses do ano, em funo do perodo de frias, a coleta de dados foi realizada durante nove meses, de 1 de janeiro de 2007 at 30 de setembro de 2007, visando a um equilbrio no nmero de ofertas. Foram consideradas apenas as vagas oferecidas pelas empresas, exclusivamente ou no, queles que cursam ou que concluram o curso de graduao em Cincias Contbeis; ficando fora da coleta as ofertas de emprego para os Tcnicos em Contabilidade e as vagas destinadas a profissionais autnomos, empresrios de contabilidade, professores universitrios e funcionrios pblicos. Desta forma, a populao da pesquisa composta por 1.106 anncios de emprego, dos quais 642 (58%) so oriundos do site de recolocao profissional Manager e 464 (42%) do jornal Zero Hora. Para a anlise interessavam as ofertas que apresentassem pelo menos
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

168

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

uma competncia requerida, ou seja, que exigissem no mnimo uma competncia como pr-requisito para a ocupao da vaga. Por isso, optou-se pela filtragem dos dados, e a populao foi reduzida em aproximadamente 15%, ficando a amostra do estudo composta por um total de 939 anncios, 492 (52,4%) extrados do site e 447 (47,6%) do jornal (Tabela 1).
Tabela 1 - Composio da amostra por fonte
Fonte Manager Zero Hora Total No. de Anncios Coletados 642 464 1.106 Total de Anncios que Compem a amostra 492 447 939 Diferena % -23,4 -3,8 -15,1

Fonte: Elaborada pelos autores com base nos dados do Zero Hora e Manager.

3.3 Coleta e Tratamento dos Dados

Os dados foram coletados e tabulados utilizando-se um instrumento de pesquisa elaborado a partir do modelo apresentado em Guimares (2006). O instrumento rene informaes relacionadas: (a) fonte; (b) ao tipo de cargo ofertado (se exclusivo para contadores ou no); (c) ao nvel hierrquico da vaga (auxiliar, chefia ou gerncia); (d) descrio do cargo; (e) s caractersticas gerais da empresa (nome, ramo de atividade, porte e origem); (f) aos conhecimentos, habilidades e atitudes solicitados pelo empregador; e (g) ao tempo mnimo de experincia profissional requerida.

Devido ao volume de dados obtidos e das informaes necessrias para a consecuo dos objetivos propostos neste estudo, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Science (SPSS) verso 15.0, alm de tcnicas de Estatstica Descritiva Bivariada e Multivariada para o tratamento e a anlise dos dados. As principais etapas foram: a) identificao dos grupos de competncias requeridas: as competncias demandadas pelo mercado de trabalho foram apuradas a partir da reunio dos 126 conhecimentos, habilidades e atitudes identificadas durante a coleta de dados em grandes grupos denominados Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria, Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial, Normas Contbeis Internacionais, Tecnologia da Informao, Administrao, Economia e Finanas, Auditoria, Recursos Humanos, Idiomas Estrangeiros,

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

169

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

b) anlise dos grupos de competncias requeridas: na anlise das competncias requeridas pelo mercado de trabalho foram verificadas as frequncias absolutas e relativas dos conhecimentos, habilidades e atitudes mencionados nos anncios, classificados em cada um dos grandes grupos definidos. A exigncia de cada bloco de competncias foi analisada em funo das variveis: Fonte, Tipo de Cargo, Nvel Hierrquico, Ramo, Porte e Origem da Empresa, sendo que para identificao de diferenas entre os nveis de exigncia em decorrncia das mesmas realizou-se o teste das mdias das frequncias de cada grupo. Para tanto, utilizou-se o Teste T, que examina a existncia de diferenas significativas entre as mdias de dois grupos de respondentes e o Teste ANOVA, que avalia a diferena estatstica entre as mdias de trs grupos ou mais (HAIR JUNIOR et al., 2005); c) definio e anlise dos rankings de prioridades: para a elaborao do ranking de prioridades do mercado de trabalho, considerou-se a frequncia total dos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas, constituindo a primeira prioridade o grupo de competncias que apresentasse a maior frequncia e, assim, por diante.

Habilidades e Atitudes e Conhecimentos Diversos. Com relao experincia profissional, foram coletadas informaes relacionadas exigncia e ao tempo mnimo de experincia requerida pelo empregador;

Aps a ordenao das competncias, o ranking foi analisado com a finalidade de identificar a existncia de diferenas significativas entre as ordenaes. Para tanto, calculou-se o Coeficiente T de Correlao PostoOrdem de Kendall, que indica a associao ou correlao existente entre conjuntos de postos (rankings), e o Coeficiente de Concordncia W de Kendall, que expressa o grau de associao entre mais de dois conjuntos de postos (SIEGEL; CASTELLAN JR., 2006), conforme apresentado no Quadro 1. Um coeficiente alto ou significante indica a existncia de certa concordncia entre a ordenao dos objetos em estudo, sem, contudo, significar que elas esto corretas, uma vez que o critrio adotado para a ordenao pode conter equvocos, sendo esta, portanto, uma limitao do teste adotado (SIEGEL; CASTELLAN JR., 2006).
170
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

Quadro 1 - Aplicao do Teste Kendall


Rankings analisados Coeficiente T de Kendall Coeficiente W de Kendall Prioridades do mercado de trabalho em funo da varivel: X Fonte X Tipo de Cargo X Nvel Hierrquico X Origem da Empresa

Fonte: Elaborado pelos autores.

4. Anlise dos Resultados

As caractersticas gerais do mercado de trabalho foram analisadas em funo: (a) do porte; (b) do ramo de atividade; (c) da origem da empresa; (d) da quantidade de ofertas para cada nvel hierrquico; e (e) da concorrncia (identificada pela comparao entre vagas destinadas exclusivamente para contadores e vagas disponveis tambm para profissionais de outras reas). Considerando-se que uma quantidade significativa de anncios no permitia a identificao do porte (60,4%), do ramo de atividade (64,3%) ou da origem (76,2%) da empresa que ofertava a vaga, excluiu-se desta anlise os anncios que apresentavam as alternativas no mencionado, para porte e origem, e outros, para ramo de atividade. Dos 384 (40,6%) anncios em que se identificou o porte das empresas, 200 (52,1%) se referiam a empresas de grande porte, 148 (38,8%) de mdio e 35 (9,1%) a empresas de pequeno porte. Com relao ao ramo de atividade, das 346 (35,7%) ofertas de emprego que o evidenciavam, a maior quantidade de vagas era ofertada pela indstria (40,9%), seguida do ramo de servios (35,8%), comrcio (14,2%) e financeiro (9,2%). Quanto origem das empresas, das 231 (23,8%) ofertas que permitiam a sua identificao, 79,7% eram nacionais e 20,3% multinacionais. Observa-se, portanto, uma predominncia de empresas de grande porte, do ramo da indstria e de origem nacional. Grande parte das vagas ofertadas destinada aos nveis auxiliares (77,4%), seguidas pelas ofertas que buscam profissionais para ocupar cargos de gerncia (14,9%) e de chefia (7,7%). Alm disso, apenas 202 (21,5%)

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

171

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

vagas ofertadas pelo mercado de trabalho so disponibilizadas exclusivamente para profissionais contbeis, dos quais 143 (19,7%) para o nvel de auxiliar, 18 (25%) para o de chefia e 41 (29,3%) para o de gerncia, conforme apresentado na Tabela 2.
Tabela 2 - Nmero de vagas ofertadas versus Nmero de vagas exclusivas para profissional contbil por nvel hierrquico
Nvel Hierrquico Auxiliar Chefia Gerncia Total Total de Vagas Ofertadas 727 72 140 939 Total de Vagas Exclusivas % de Vagas Exclusivas para Contadores para Contadores 19,7 143 25,0 18 29,3 41 21,5 202

Fonte: Elaborada pelos autores.

Uma parcela significativa de vagas disponveis para todos os nveis hierrquicos disputada entre contadores e profissionais de outras reas, principalmente com os formados em Cincias Atuariais (55,7%), Administrao (23,9%) e Economia (14,0%).

Os resultados encontrados so coerentes com o exposto por Sauser (2000) e Parker (2001), que afirmam que o nvel de concorrncia do mercado de trabalho para os contadores elevado devido ao fato de que muitas das novas oportunidades de emprego a eles disponibilizadas so ofertadas tambm aos profissionais de outras reas, uma vez que no demandam conhecimentos relacionados diretamente contabilidade financeira. 4.1 Anlise Preliminar das Ofertas Pblicas de Emprego Durante a coleta de dados foram identificados 126 conhecimentos, habilidades e atitudes, alm da experincia profissional, que foram agrupados em 10 grandes blocos de competncias requeridas pelo mercado: (1) Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria; (2) Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial; (3) Normas Contbeis Internacionais; (4) Tecnologia da Informao; (5) Administrao, Economia e Finanas; (6) Auditoria; (7) Recursos Humanos; (8) Idiomas Estrangeiros; (9) Habilidade e Atitudes; e (10) Conhecimentos Diversos. A estes se soma a Experincia Profissional.

172

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

Aps a definio destes grupos, apuraram-se as mdias das somas das frequncias dos itens que compem cada um deles e a mdia do tempo mnimo de experincia profissional exigida. Para a verificao das diferenas entre os nveis de exigncia de cada grupo em funo das variveis de classificao foram realizados Testes T e ANOVA (Tabela 3). O Teste T foi utilizado para a comparao das mdias quando a varivel de classificao apresentava apenas dois grupos distintos (Fontes e Tipo de Cargo) e o Teste ANOVA para aquelas compostas por mais de dois grupos (Nvel Hierrquico; Ramo de Atividade; Porte e Origem da Empresa).
Tabela 3 - Competncias e experincia profissional requeridas versus Variveis independentes Teste das Mdias
Competncias e Exp. Profissional Requeridas Varivel Independente Cont. Societria, Legislao Tributria e Fiscal Cont. Gerencial e Gesto Empresarial Normas Contbeis Internacionais Tecnologia da Informao Administrao, Economia e Finanas Auditoria Recursos Humanos Idiomas Estrangeiros Habilidades e Atitudes Conhecimentos Diversos Experincia Profissional Teste T (Sig.) Fonte 0,026(*) 0,125 0,303 0,644 0,037(*) 0,026(*) 0,086 0,002(*) 0,521 0,001(*) 0,857 Teste ANOVA (Sig.) Porte da Origem da Empresa Empresa 0,172 0,187 0,547 0,992 0,342 0,757 0,715 0,209 0,057 0,762 0,000(*) 0,091 0,007(*) 0,685 0,837 0,732 0,991 0,473 0,018(*) 0,010(*) 0,130 0,005(*)

Nvel Ramo Tipo de Cargo Hierrquico Atividade 0,320 0,524 0,293 0,000(*) 0,004(*) 0,783 0,199 0,017(*) 0,248 0,707 0,003(*) 0,001(*) 0,005(*) 0,059(*) 0,562 0,000(*) 0,146 0,332 0,615 0,047(*) 0,702 0,000(*) 0,072 0,350 0,652 0,825 0,090 0,778 0,178 0,106 0,167 0,124 0,000(*)

(*) Correlao significante a um nvel de 0,05. Fonte: Elaborada pelos autores.

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

173

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

Entretanto, considerando-se que o objetivo do estudo identificar e analisar as competncias mais exigidas e valorizadas pelo mercado de trabalho, ou seja, verificar a ordem de importncia das mesmas; examinaram-se, tambm, possveis diferenas estatisticamente significantes entre os rankings de competncias requeridas, sendo que a existncia de diferenas entre as ordenaes justifica a separao da amostra em grupos mais homogneos.

Percebe-se, a partir da Tabela 3, que existem diferenas em um nvel de significncia de 5% entre os nveis de exigncia de alguns grupos de competncias e do tempo mdio de experincia profissional requerido em funo das variveis: Fonte, Tipo de Cargo, Nvel Hierrquico e Origem da Empresa. Estas diferenas, discutidas no decorrer da anlise dos resultados, apontam a necessidade de segregao da amostra em funo das variveis de classificao, para evitar distores em virtude do impacto do tipo de fonte, tipo de cargo, nvel hierrquico ou origem da empresa nos nveis de exigncia de cada competncia.

As competncias foram ordenadas em funo da soma da frequncia dos itens que compunham cada um dos grupos, sendo considerada mais importante aquela que apresenta maior frequncia, e assim por diante. O T de Kendall foi calculado para comparar os rankings definidos em funo da Fonte e do Tipo de Cargo, ao passo que o W de Kendall foi apurado para verificao das ordenaes estabelecidas em decorrncia das variveis: Nvel Hierrquico e Origem da Empresa (Tabela 4).
Tabela 4 - Coeficientes T e W de Kendall calculados para os rankings de competncias requeridas
Rankings segregados por Fonte Tipo de Cargo Nvel Hierrquico Origem da Empresa Coeficiente T de Kendall 0,867(*) 0,833(*) Coeficiente W de Kendall 0,923(*) 0,933(*)

Os coeficientes apresentados na Tabela 4 permitem verificar que, embora existam diferenas estatisticamente significativas entre os nveis de exigncia de cada uma das competncias, expressos pelas mdias, no h diferena significativa na ordenao das mesmas, uma vez que os coefici174
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

(*) Correlao significante a um nvel de 0,01. Fonte: Elaborada pelos autores.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

Por esta razo, optou-se pela anlise conjunta das ofertas que compem a amostra, ou seja, sem a segregao em funo das variveis independentes, realizando-se: (a) a anlise das competncias e do tempo de experincia profissional requeridas pelo mercado; e (b) a discusso do ranking de prioridades expressas nos anncios. A partir da soma das frequncias de cada um dos conhecimentos, habilidades e atitudes agrupadas nos 10 grandes grupos que formam o conjunto de competncias requeridas, foi possvel estabelecer o ranking de prioridades do mercado de trabalho para o profissional contbil, em cada nvel hierrquico, como apresentado na Tabela 5.
Tabela 5 - Ranking das competncias requeridas pelo mercado por nvel hierrquico
Competncias requeridas Cont. Societria, Legislao Societria e Tributria Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial Normas Contbeis Internacionais Tecnologia da Informao Administrao, Economia, Finanas Auditoria Recursos Humanos Idiomas Estrangeiros Habilidades e Atitudes Conhecimentos Diversos F Nvel do Cargo Auxiliar Ranking 1. 4 . 10. 2 . 5 . 6 . 8 . 7 . 3 . 9 . F 71 22 5 22 30 7 12 11 38 0 Chefia Ranking 1 . 4,5 . 9 . 4,5 . 3 . 8 . 6 . 7 . 2 . 10 . F Gerncia Ranking 1 . 3 . 10 . 5 . 4 . 8 . 9 . 6 . 2 . 7 . F 144 99 9 34 95 15 13 17 121 16 Total Ranking 1 . 3 . 10 . 5 . 4 . 8 . 9 . 6 . 2 . 7 .

entes calculados indicam uma alta correlao, significativa a um nvel de 1%, entre os rankings comparados.

4.2. Anlise das Competncias Requeridas pelo Mercado

574 237 15 326 199 71 37 52 262 18

144 99 9 34 95 15 13 17 121 16

Fonte: Elaborada pelos autores. Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

175

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

Embora nas anlises que seguem sejam feitas consideraes sobre as prioridades de cada um dos nveis hierrquicos, o Coeficiente de Concordncia W de Kendall, calculado para comparao entre os rankings de prioridades para os cargos de auxiliar, chefia e gerncia, de 0,923, como j mencionado, indicando a existncia de uma correlao entre os ordenamentos a um nvel de significncia de 1%, ou seja, indicando que no h diferenas estatisticamente significativas entre as prioridades expressas nos anncios das vagas destinadas a cada nvel. Por meio da Tabela 5 so identificados 10 grandes grupos de competncias, alm da exigncia por experincia profissional prvia, dos quais cinco apresentam frequncias significativamente superiores aos demais. Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria (1.); Habilidades e Atitudes (2.); Tecnologia da Informao (3.); Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial (4.); e Administrao, Economia e Finanas (5.). So, nesta ordem, as principais competncias demandadas pelos empregadores, que constituem, portanto, o foco das discusses realizadas.

Os conhecimentos relacionados Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria constituem a primeira prioridade do mercado de trabalho, independentemente do nvel hierrquico. Pelo menos um conhecimento classificado neste grupo mencionado em 49,4% das vagas disponveis para os cargos auxiliares; 55,6% das ofertadas para o nvel de chefia e 49,3% das destinadas aos cargos gerenciais, indicando que a demanda por profissionais capazes de atuar na rea contbil/fiscal elevada. Apesar de trs nveis hierrquicos priorizarem esse grupo, h diferenas nos conhecimentos solicitados. Enquanto no nvel auxiliar so requeridos conhecimentos ligados s Rotinas Contbeis (58,8%), Apurao de Impostos (26,5%) e Rotinas Fiscais (22,3%), relacionados s atividades operacionais, nos nveis de chefia e gerncia so requeridos conhecimentos mais amplos, uma vez que conhecimentos de Contabilidade, Legislao Tributria e Fiscal so solicitados em 57,5% das ofertas destinadas aos cargos de chefia e 50,7% para os cargos de nvel gerencial e conhecimentos de Contabilidade e Legislao Societria so exigidos em 52,5% das vagas para chefia e em 68,1% das ofertas para gerncia.

A maior procura por profissionais com conhecimento de Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria tambm foi constatada por
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

176

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

Coelho (2000) e Silva (2003). O fato de esses conhecimentos terem sido identificados como prioritrios em todos os nveis hierrquicos destoa das concluses das pesquisas de Brussolo (2002) e Guimares (2006), que verificaram uma menor exigncia destes nas vagas destinadas aos cargos de chefia e gerncia. Alm disso, apesar da predominncia desse grupo de conhecimento, chama a ateno o fato de que a maioria das ofertas de emprego analisadas destinada tanto aos profissionais contbeis quanto aos formados em outras reas (79,9%).

Como segunda prioridade do mercado de trabalho foi identificado o grupo que rene diversas Habilidades e Atitudes. O conjunto de habilidades e atitudes contempladas neste grupo a terceira prioridade para os cargos auxiliares e a segunda para os cargos de chefia e de gerncia. Ademais, 12% das vagas ofertadas aos nveis auxiliares, 27,8% aos nveis de chefia e 31,4% aos nveis gerenciais, requerem pelo menos uma habilidade ou atitude. Quanto ao grau de exigncia em funo do nvel hierrquico, so identificadas diferenas significativas a um nvel de significncia de 5% (sig. 0,047) na quantidade mdia de habilidades e atitudes solicitada em cada nvel, e as vagas disponveis para os auxiliares so as que apresentam uma maior mdia (3,01). Nos nveis auxiliares, Comunicao e Dinamismo esto presentes em 24,1% das ofertas de emprego que requerem algum tipo de habilidade ou atitude, enquanto Coordenao de Equipes (80,0%) e Pratividade (20,0%) so as mais requeridas para os nveis de Chefia e Coordenao de Equipes (52,2%) e Liderana (38,6%) para os nveis de gerncia. O fato de o grupo de Habilidade e Atitudes ser apontado como uma das principais prioridades dos empregadores pode significar que os profissionais devem desenvolver competncias que transcendam os conhecimentos tcnicos, assim como apontado por diversos autores (SIEGEL; KULESZA, 1996; ZAROWIN, 1997; PORTER; CARR, 1999; BRUSSOLO, 2002; MOHAMED; LASHINE, 2003; BOLT-LEE; FOSTER, 2003; EVANGELISTA, 2005; GUIMARES, 2006, entre outros).

Conhecimentos de Tecnologia da Informao constituem o terceiro conhecimento mais importante no contexto geral e a segunda prioridade das vagas oferecidas aos nveis auxiliares (37,4%). No nvel de chefia, este conhecimento a quarta prioridade, a exemplo dos conhecimentos de Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial, e est presente em 27,8% dos
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

177

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

anncios. J no nvel gerencial, o quinto conhecimento mais demandado, sendo requisitado em 20% das vagas ofertadas. Nas ofertas de empregos exclusivos aos profissionais contbeis so requeridos, em mdia, 1,21 conhecimentos relacionados TI, enquanto a mdia de conhecimento exigido nas vagas ofertadas a contadores e outros profissionais de 1,17, e a diferena entre elas significativa a um nvel de 1% (sig. 0,000). Em todos os nveis hierrquicos, h uma maior exigncia por conhecimentos de Informtica Bsica, seguidos dos conhecimentos de Sistemas Integrados (ERPs) e de Informtica Avanada. H uma baixa procura em relao a conhecimentos de Business Intelligence (BI) e implantao de sistemas.

A quarta prioridade dos empregadores est relacionada aos conhecimentos de Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial. Este grupo aparece como a terceira prioridade dos anncios destinados ao nvel de gerncia e requisitado pelo menos uma vez em 31,4% das ofertas, sendo a quarta prioridade tanto para o nvel de chefia (22,2%) quanto para o de auxiliar (18,8%). Nos conhecimentos que compem o grupo Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial, so observadas diferenas entre o que foi solicitado aos candidatos em funo do nvel hierrquico ao qual a vaga se referia. Conhecimentos relacionados a Clculo e Anlise de Custos so os mais requisitados de modo geral, e tambm para os cargos auxiliares, mencionado por 50,4% dos anncios que solicitam algum tipo de conhecimento relacionado Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial para este nvel hierrquico. Aparecem em segundo lugar para os nveis de chefia (37,5%) e gerncia (38,6%), em que so priorizados os conhecimentos ligados ao Planejamento Econmico e Financeiro (37,5%) e Oramento (45,5%), respectivamente. Analisando a mdia de conhecimentos relacionados Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial, verifica-se que h uma diferena significativa (sig. 0,005) entre os nveis hierrquicos, sendo que, em mdia, maiores exigncias so feitas aos profissionais que pretendem ocupar cargos gerenciais (2,25). Os resultados indicam a importncia do desenvolvimento deste tipo de competncia, no apenas para os profissionais que desejam ocupar cargos de nvel gerencial, mas tambm para aqueles que desejam atuar em nvel auxiliar ou de chefia. Nota-se que, embora o grupo Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial figure apenas como a quarta prioridade do mercado de trabalho,
178
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

existe a procura por profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes que caracterizam o profissional capaz de participar no processo de gesto das organizaes. Por outro lado, a partir da anlise da influncia do tipo de cargo no nvel de exigncia dos conhecimentos reunidos neste grupo, verifica-se que, nas vagas destinadas tanto aos profissionais contbeis quanto aos de outras reas, so solicitados, em mdia, 1,85 conhecimentos relacionados Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial, contra a mdia de 1,68 nas vagas ofertadas exclusivamente aos contadores. Tal diferena, embora no seja significativa (sig. 0,524), pode indicar um entendimento por parte dos empregadores de que as atividades que requerem este tipo de conhecimento, ligadas Contabilidade, mas no diretamente relacionadas contabilizao das transaes da entidade ou apurao de seus impostos, podem ser realizadas tanto por contadores quanto por outros profissionais.

Como quinta prioridade aparece o grupo de conhecimentos de Administrao, Economia e Finanas. Este grupo figura como a quinta prioridade identificada nas vagas destinadas ao nvel de auxiliar, a terceira no nvel de chefia e a quarta no nvel de gerncia, o que indica que os profissionais da rea contbil devem possuir conhecimentos de outras reas, principalmente para exercerem cargos de chefia e gerenciais. Entre os anncios que procuram profissionais para ocupar cargos auxiliares, 21,6% mencionam pelo menos um conhecimento relacionado a este grupo, solicitado por 26,4% das ofertas aos nveis de chefia e 20,0% das vagas destinadas ao nvel gerencial. No que diz respeito quantidade mdia de conhecimentos requeridos, h diferenas significativas em um nvel de significncia de 1% (sig. 0,000) entre as mdias de cada nvel hierrquico, sendo que uma incidncia maior de exigncias de conhecimentos em Administrao, Economia e Finanas identificada nos anncios que procuram profissionais para ocupar cargos gerenciais (1,73), ou seja, quanto maior o nvel hierrquico, maior o nvel de exigncia por conhecimentos relacionados administrao, economia e finanas. Alm de diferenas significativas no nvel de exigncia do grupo Administrao, Economia e Finanas, observa-se que, para cada um dos nveis hierrquicos, tambm so diferentes os tipos de conhecimentos requeridos. As vagas ofertadas para auxiliares priorizam conhecimentos
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

179

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

identificados com atividades de carter operacional, relacionados s Rotinas do Departamento Financeiro, requeridos em 49,0% dos anncios que exigem algum tipo de conhecimento do grupo Administrao, Economia e Finanas e s Rotinas Administrativas, presentes em 15,3% das ofertas. Conhecimentos em Rotinas do Departamento Financeiro (36,8%) e Administrativas (21,1%) so, juntamente com conhecimentos de Marketing e Rotinas do Departamento Comercial (21,1%), as mais solicitadas nos anncios que procuram profissionais para ocupar cargos de chefia. J no nvel de gerncia, embora o conhecimento de Rotinas Financeiras e Administrativas tambm seja solicitado, as prioridades so Finanas Empresariais (30,9%) e Gesto da Qualidade (20,0%).

O nvel de exigncia dos conhecimentos que compem o grupo Administrao, Economia e Finanas maior para os contadores e profissionais de outras reas (mdia de 1,42) do que para profissionais contbeis exclusivamente (mdia de 1,19), sendo a diferena entre as mdias significativa ao nvel de 1% (sig. 0,004). Percebe-se, da mesma forma como constatado na anlise do grupo Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial, que, embora a demanda por profissionais com conhecimentos ligados gesto da organizao possa sinalizar a procura por contadores com perfil gerencial, a exigncia por conhecimentos de Administrao, Economia e Finanas maior quando as vagas so compartilhadas com profissionais formados em outras reas, sugerindo que este tipo de perfil no associado, diretamente, aos profissionais contbeis. Alm dos cinco primeiros grupos de competncias discutidos, verificase, em menor escala, a existncia de vagas que apresentam outros grupos de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos.

Os conhecimentos de Auditoria so identificados como a sexta prioridade do mercado de trabalho e tambm das vagas destinadas aos nveis auxiliares, estando presente em 8,5% dos anncios. a oitava prioridade tanto para o nvel de chefia (9,7%) quanto para o nvel gerencial (6,4%). Para todos os nveis hierrquicos, a principal demanda por profissionais que conheam Auditoria Interna.

A stima prioridade do mercado de trabalho o conhecimento de Idiomas Estrangeiros, principalmente do ingls em nvel avanado. Este

180

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

grupo requerido em 6,6% dos anncios que procuram profissionais para ocupar cargos auxiliares, em 15,3% das ofertas para chefes e em 11,4% para gerentes. Em funo do tipo de cargo, 6,9% das ofertas destinadas apenas para contadores requerem conhecimento de Idiomas Estrangeiros, contra 6,5% das vagas ofertadas para profissionais contbeis e de outras reas. As empresas do setor industrial so as que apresentam maior procura por profissionais com conhecimento em ingls, bem como aquelas de grande porte e de origem multinacional.

O grupo Recursos Humanos figura como a oitava prioridade expressa nas vagas destinadas aos auxiliares, a sexta nas vagas para o nvel de chefia e a nona nas ofertas para o nvel gerencial. O conhecimento de Rotinas do Departamento Pessoal o mais solicitado para todos os nveis hierrquicos, e, no que diz respeito ao tipo de cargo, ramo de atividade, porte e origem da empresa, no so observadas diferenas significativas nos nveis de exigncia de conhecimentos do grupo Recursos Humanos. Os conhecimentos contemplados no grupo Conhecimentos Diversos aparecem como a nona prioridade do mercado de trabalho, sendo que nenhum tipo de conhecimento classificado nesse grupo mencionado nos anncios que procuram profissionais para ocupar vagas no nvel de chefia, enquanto 2,1% das ofertas para auxiliares e 9,3% para gerentes fazem meno a algum conhecimento dessa categoria.

Entre os conhecimentos solicitados aos candidatos s vagas em nvel gerencial, h destaque para Legislao Comercial Nacional e Internacional (84,6%), e para as de nvel auxiliar, a capacidade de elaborar e analisar contratos (33,3%). Finalmente, o grupo Normas Contbeis Internacionais se situa como a ltima prioridade para os nveis de auxiliar e de gerncia e como a penltima para o nvel de chefia, sendo mencionado pelo menos uma vez em 1,9% das vagas ofertadas aos auxiliares, em 4,2% das destinadas aos chefes e em 5,0% daquelas que procuram por gerentes. A pequena demanda por profissionais com esse tipo de conhecimento talvez possa ser explicada pelo pequeno nmero de empresas identificadas como multinacionais (5%). Em todos os nveis hierrquicos, verifica-se que o principal conhecimento requerido diz respeito aos padres contbeis norte-americanos (USGAAP/

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

181

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

FASB), sendo pequena a procura por candidatos que conheam os padres contbeis internacionais (IFRS/IASB).

Adicionalmente procura por contadores que apresentem as qualificaes reunidas nos grupos de competncias identificados, verifica-se que a Experincia Profissional, embora no tenha sido includa no ranking de competncias requeridas, pode ser identificada como uma exigncia importante, uma vez que foi mencionada em 770 (82,0%) ofertas de emprego. Entre as vagas destinadas aos nveis auxiliares, 80,5% requerem experincia mnima, assim como 79,2% das ofertas para os cargos de chefia e 91,4% para os gerenciais.

A maior procura por profissionais com conhecimento dos padres contbeis norte-americanos frente aos padres internacionais tambm foi constatada por Queiroz (2005), que investigou a demanda por profissionais com conhecimento em Contabilidade Internacional e reas afins em So Paulo.

O tempo de experincia mdio, calculado a partir dos anncios que especificam os anos de experincia que o profissional deve possuir, de 2,3 anos para as vagas destinadas aos auxiliares; 3,5 anos para as ofertas aos nveis de chefia e 3,9 anos para os nveis de gerncia, cuja diferena entre as mdias significativa a um nvel de significncia de 1% (sig. 0,000). No que diz respeito ao tipo de cargo, h uma diferena significativa a um nvel de significncia de 1% (sig. 0,003) entre o tempo mdio de experincia exigido, sendo que as vagas destinadas exclusivamente para contadores demandam um tempo mdio de 3,2 anos, enquanto as que procuram por profissionais contbeis e de outras reas exigem uma experincia mdia de 2,6 anos.

Tambm h diferenas significativas a um nvel de significncia de 1% no tempo mdio de experincia requerido em funo do ramo de atividade, porte e origem da empresa, sendo que aquelas que atuam no setor de servios so as que exigem um maior tempo de experincia (3,4 anos), bem como as de pequeno porte (3,5 anos) e as de origem nacional (3,1 anos). A demanda por experincia prvia, expressa em uma quantidade significativa de anncios, aponta a preferncia do mercado por profissionais que j possuam algum tipo de conhecimento, desenvolvido no apenas nas instituies de ensino, mas tambm nas empresas em que trabalharam
182
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

anteriormente, indicando que a formao prtica tem sido considerada to importante quando a terica, obtida nos cursos de graduao.

5. Consideraes Finais

A anlise das ofertas de emprego para contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre aponta a procura por profissionais com experincia prvia e com um amplo conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, classificadas em dez grupos distintos: (1) Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria; (2) Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial; (3) Normas Contbeis Internacionais; (4) Tecnologia da Informao; (5) Administrao, Economia e Finanas; (6) Auditoria; (7) Recursos Humanos; (8) Idiomas Estrangeiros; (9) Habilidades e Atitudes; e (10) Conhecimentos Diversos.

Os resultados obtidos indicam que, para atender as expectativas do mercado de trabalho e manter-se competitivo, o contador deve, alm de dominar a tcnica contbil, desenvolver e aprimorar competncias que transcendem os conhecimentos tradicionalmente relacionados Contabilidade (societria e fiscal), inclusive para atuar no nvel operacional. Tal constatao reflete, em parte, a realidade encontrada em pesquisas examinadas no decurso deste estudo, segundo as quais h uma grande proximidade dos contadores com a gesto das organizaes em que atuam. Os resultados do trabalho evidenciam, tambm, que uma parcela dos empregadores tem procurado profissionais contbeis dotados de um conjunto mais amplo de competncias, demandando indivduos capazes de atuar como parceiros de negcios e no apenas como tcnicos, na medida em que os candidatos s vagas ofertadas devem conhecer, alm da contabilidade societria e fiscal, contabilidade gerencial, administrao, economia e finanas. Por outro lado, a anlise dos dados revela que a demanda por profissionais que possuam conhecimentos que compem o grupo Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria ainda predominante, independentemente do nvel hierrquico da vaga ofertada.

Verifica-se que praticamente 50% das ofertas de emprego requerem


183

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

pelo menos um conhecimento classificado no grupo Contabilidade Societria, Legislao Societria e Tributria, enquanto conhecimentos reunidos nos grupos Contabilidade Gerencial e Gesto Empresarial e Administrao, Economia e Finanas so mencionados em 24,6% e 21,2% dos anncios, respectivamente.

H uma coerncia, portanto, com os estudos que apontam uma maior identificao dos contadores com atividades voltadas ao atendimento das exigncias societrias e fiscais. Assim como nas pesquisas de Coelho (2000), Silva (2003), Cardoso, Souza e Almeida (2006) e Almeida e Favarin (2007), observa-se que o mercado de trabalho para contadores na regio pesquisada ainda requer profissionais que dominem a tcnica contbil e que possuam conhecimentos que os habilitem a realizar tarefas tradicionalmente relacionadas Contabilidade, tais como escriturao contbil e fiscal e apurao de impostos. A maior demanda por contadores com conhecimentos associados contabilidade societria e fiscal, ainda que complementados por outras qualificaes, pode ser um indicativo de que na Regio Metropolitana de Porto Alegre predomina a ideia de que o contador um profissional tcnico, o que, por consequncia, faz com que seja procurado para desempenhar funes mais prximas daquelas que caracterizam o guarda-livros e no o parceiro de negcios, descrito na literatura.

Em suma, infere-se que os empregadores que compem a amostra analisada ainda percebem os contadores como meros processadores de informaes, viso esta que est distante do novo perfil profissional desenhado por autores referenciados ao longo deste estudo, segundo os quais o profissional contbil da atualidade desafiado a atuar ativamente na gesto das organizaes. importante destacar que os resultados relacionados s demandas dos empregadores so vlidos para os profissionais de Contabilidade e refletem a realidade do mercado de trabalho para estes profissionais na RMPA. Alm disso, por se tratar de uma pesquisa documental, cujos dados coletados foram tabulados de acordo com critrios preestabelecidos, este estudo apresenta como limitao os possveis erros de enquadramento decorrentes da classificao equivocada dos pesquisadores, ou das informaes incompletas disponibilizadas pelos anncios.
184
Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

O tempo definido para a coleta dos dados relacionados ao mercado de trabalho tambm um fator limitante, uma vez que o perodo estipulado pode no ter sido suficiente para capturar a realidade que se pretendia analisar. Alm disso, o ranking de prioridades do mercado de trabalho foi definido apenas com base nas ofertas de emprego, sem que se verificasse a percepo dos empregadores por meio de entrevistas, por exemplo, e do prprio profissional que atua no mercado de trabalho.

Referncias

ALBRECHT, W. Steve; SACK, Robert J. Accounting education: charting the course through a perilous future. Accounting Education Series, n. 16, 2000.

ALMEIDA, Fbio S.; FAVARIN, Antonio M. Sistemas de Informaes Gerenciais o ambiente empresarial e o perfil do profissional de contabilidade. In: CONGRESSO USP DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA, 7. , 2007, So Paulo, Anais... So Paulo: USP, 2007.

ANDRADE, Guy Almeida. Profisso contbil no Brasil: primrdios, perspectivas e tendncias. Revista de Contabilidade CRC-SP, So Paulo, n. 23, p. 20-32, mar. 2003. BOLT-LEE, Cynthia; FOSTER, Sheila D. The Core Competence Framework: a new element in the accounting call for accounting education change in the United States. Accounting Education, Abingdon, v. 12, n. 1, p. 33-47, mar. 2003.

BRUSSOLO, Fbio. As diretrizes curriculares dos cursos de graduao em Cincias Contbeis x o mercado de trabalho atravs das ofertas de emprego para a rea contbil na Grande So Paulo: uma anlise crtica. 2002. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis). Curso de Ps-Graduao em Cincias Contbeis, Centro Universitrio lvares Penteado, So Paulo, 2002. CARDOSO, Jorge L.; SOUZA, Marcos A. de; ALMEIDA, Lauro B. de. Perfil do Contador na atualidade: um estudo exploratrio. BASE Revista de Administrao e Contabilidade da Unisinos, So Leopoldo, v. 3, n. 3, p. 275-284, set./dez. 2006. CARDOSO, Ricardo Lopes. Competncias do contador: um estudo emprico. 2006. Tese (Doutorado em Cincias Contbeis). Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade (FEA), Universidade de So Paulo, So Paulo, 2006. COELHO, Cludio U. F. O ensino superior de contabilidade e o mercado de trabalho: uma anlise no municpio do Rio de Janeiro. 2000. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis), Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

185

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio

EVANGELISTA, Armindo Aparecido. O currculo dos cursos de Cincias Contbeis e o mercado de trabalho para o profissional contador. 2005. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis), Curso de Ps-Graduao em Cincias Contbeis, Centro Universitrio lvares Penteado, So Paulo, 2005. GUIMARES, Paulo Czar. Identificao do perfil profissiogrfico do profissional de Contabilidade requerido pelas empresas atravs de ofertas de emprego na Regio Metropolitana de So Paulo. 2006. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis), Curso de Ps-Graduao em Cincias Contbeis, Centro Universitrio lvares Penteado, So Paulo, 2006. FRANCO, Hilrio. A contabilidade na era da globalizao. So Paulo: Atlas, 1999.

HAIR JR., Joseph F. et al. Fundamentos de mtodos de pesquisa em administrao. Porto Alegre: Bookman, 2005. HOLTZMAN, Yiar. The transformation of the accounting profession in the United States: from information processing to strategic business advising. The Journal of Management Development, Wagon Lane, v. 23, n. 10, p. 949-61, Oct. 2004.

MOHAMED, Ehab K. A.; LASHINE, Sherif F. Accounting knowledge and skills and challenges of a global business environment. Managerial Finance, v. 29, n. 72, p. 316, 2003. PARKER, Lee D. Back to the future: the broadening accounting trajectory. British Accounting Review, v. 33, n. 4, p. 421-453, Dec. 2001.

PORTER, Brenda A.; CARR, Shirley. Form the strategic plan to practical realities: developing and implementing a zero-based accounting curriculum. Issues in Accounting Education, Sarasota, v. 14, n. 4, p. 565-588, Nov. 1999.

QUEIROZ, Mrio R. B. de. Estudo sobre a demanda de Contabilidade Internacional e contedos relacionados no mercado de trabalho da Regio Metropolitana de So Paulo. 2005. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis). Curso de PsGraduao em Cincias Contbeis, Centro Universitrio lvares Penteado, So Paulo, 2005.

SAUSER, Lane D. The CPA profession: responding to a changing environment. S.A.M. Advanced Management Journal, Corpus Christi, v. 65, n. 2, p. 36-40, Spring 2000. SHARMAN, Paul. Rebalancing the accounting profession. Cost Management, London, v. 21, n. 1, p. 6-9, Jan./Feb. 2007.

SIEGEL, Sidney; CASTELLAN JR., N. John. Estatstica no-paramtrica para cincias do comportamento. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

186

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

Guarda-Livros ou Parceiros de Negcios? Uma Anlise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

SIEGEL, Gary; KULESZA, C. S. The coming changes in management accounting education. Management Accounting, New York, v. 77, p. 43-7, Jan. 1996.

SIEGEL, Gary; KULESZA, C. S.; SORENSEN, James E. Are you ready for the new accounting? Journal of Accountancy, Durham, v. 184, n. 2, p. 42-46, Aug. 1997. SILVA, Edna Lcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. 2. ed. rev. Florianpolis: UFSC/PPGEP/LED, 2001.

ZAROWIN, Stanley. Finances future: challenge or threat? Journal of Accountancy, Durham, v. 183, n. 4, p. 38-42, Apr. 1997.

SILVA, Marli R. Contribuio melhoria da atuao profissional do contador da cidade de So Paulo: pesquisa face s exigncias do mercado de trabalho. 2003. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis). Curso de Ps-Graduao em Cincias Contbeis, Centro Universitrio lvares Penteado, So Paulo, 2003.

Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, jul./set. 2009.

187

You might also like