You are on page 1of 17

Citar: ALVES, Marco Antnio Sousa. Schmitt, um hegeliano pessimista.

Disponvel em:

http://ufmg.academia.edu/MarcoAntonioSousaAlves/Papers/1231329/Schmitt_um_hegeliano_pessimista. Acesso em: [data de acesso] Contato: marcofilosofia@ufmg.br

Schmitt, um hegeliano pessimista


Marco Antnio Sousa Alves Graduando em Direito pela UFMG Belo Horizonte, 2000

Introduo

Gottfried (1990:114) descreveu Carl Schmitt como um "hegeliano pessimista". Hegeliano, na medida que preserva a idia de que o Estado moderno europeu configura o melhor instrumento poltico para balanciar liberdade e ordem. Mas, ao contrrio de Hegel, pessimista quanto ao progresso poltico irreversvel. Tenses sociais, a tirania dos valores e a inovao tecnolgica levariam o Estado soberano extino. Partindo desta leitura de Schmitt como um hegeliano pessimista, o propsito do presente trabalho resume-se em uma breve exposio da concepo hegeliana do direito e do Estado e na indicao de algumas possveis correlaes entre sua filosofia e o pensamento poltico de Carl Schmitt. Apesar de serem pensadores de pocas distintas que perseguiram propsitos bem distantes, possvel dizer, seguindo Gottfried (1990:viii), que Schmitt defendeu o Estado soberano que Hegel tinha por sua vez apresentado como a mais alta realizao poltica da histria da humanidade1.
1

Traduo nossa. No original: "Schmitt defended the sovereign state that Hegel had once presented as the highest political achievement of world history".

O hegelianismo de Schmitt um tema entretanto polmico. Para alguns, como Habermas (1994), temos de identificar a teoria do decisionismo de Schmitt com o nihilismo, prximo ao de Nietzsche, pois para Hegel toda deciso deve ter um fundamento racional, o que definitivamente no ocorre no decisionismo elaborado por Schmitt. Entretanto, apesar de vrias divergncias que no devem ser obscurecidas, procuraremos mostrar neste trabalho como a concepo schmittiana do direito e do Estado aproxima-se, em vrios pontos, do sistema hegeliano. Para bem conduzir a argumentao, prope-se dividir o trabalho em dois captulos. No primeiro, ser abordada, em suas linhas gerais, a filosofia do direito e do Estado de Hegel. Este captulo ser dividido em trs partes, referentes, respectivamente, ao sistema poltico hegeliano, concepo hegeliana do direito, e relao de Hegel com o Estado Prussiano, momento no qual abordaremos tambm a relao de Schmitt com o nazismo. O segundo captulo, por sua vez, analisar a teoria poltica de Schmitt. Ele tambm ser dividido em trs partes, referentes, respectivamente, idia de uma ordem concreta, Constituio, e sua concepo de uma teologia poltica.

1. A filosofia do direito e do Estado de Hegel

1.1. O sistema poltico hegeliano

Nos Princpios da Filosofia do Direito, Hegel expressa o seu sistema poltico mais maduro, procurando analisar a realizao da liberdade pela mediao do Estado. O direito a efetivao institucional da liberdade, ou seja, a liberdade como subjetividade e objetividade, a liberdade concreta, distante de um mero estudo formal da construo de um Estado como deve ser. Como ressalta Hegel (1976:14) a misso da filosofia est em conceber o que , porque o que , a razo. Em Hegel, a objetividade reivindica os seus direitos. Na anlise de Rosenfield (1995:128): Pensar o possvel como algo necessrio constitui um risco para a vontade, o risco de afastar-se das coisas e construir, apenas na imaginao, um mundo de acordo com as suas intenes". A argumentao hegeliana pressupe a idia da liberdade, cabendo filosofia do direito desvendar a racionalidade interna do direito abstrato, da moralidade e da eticidade. O esprito

subjetivo aparece como pensamento que requer objetivao, concretizao, desenvolvimento. A vontade subjetiva como liberdade deve ser objetivada, para que se d a sua realizao efetiva. O princpio universal deve ser concretizado nas diversas formas da cincia do direito. A idia da liberdade implica sua realizao universal. Conforme Hyppolite (1971:83), uma necessidade da vida espiritual que haja povos particulares. O esprito s se encarna na histria sob esta forma concreta. E nas palavras de Hegel (1995:23):
O esprito e o percurso de seu desenvolvimento so o substancial. (...) , porm, no teatro da histria universal que o esprito alcana a sua realidade mais concreta; todavia, para abranger essa forma de sua realidade concreta e tambm universal, temos que, antes de mais nada, presumir da natureza do esprito algumas determinaes abstratas.

Se Kant colocou as bases subjetivas, Hegel mostrar o caminho da liberdade e sua presena no objetivo. Assim, sendo a vontade livre o motor do direito, cabe filosofia do direito (no cincia) expor as determinaes desse princpio. Como esclarece Weber (1993:62) como se pode ver, essa realizao uma necessidade do conceito, o qual, em seu comeo, abstrato. Deve-se, portanto, determinar-se, tornando-se cada vez mais rico. Em Hegel, temos uma dialtica ascendente, que transpe o direito abstrato, passando pela Moralitt (que pe uma vontade subjetiva e moral), para termos acesso ao reino da Sittlichkeit, da vida tica. Analisaremos a seguir rapidamente essas etapas de constituio da realizao da idia da vontade livre, que a estrutura bsica do desdobramento da idia de direito. O direito abstrato apresenta as formas concretas e imediatas da realizao da idia de liberdade, que o fio condutor do direito. O direito abstrato pode ser chamado de lgica do ser do direito. Observamos que o processo de concretizao da vontade (da idia de liberdade) acompanhado pelo processo de abstrao da base material. A insuficincia do direito abstrato est na falta da universalizao, devendo esse nvel superior ser buscado na moralidade. No direito abstrato no possvel impedir a violncia, a possibilidade de algum impor sua vontade sobre a do outro, para tal, mister que as vontades particulares contingentes abram mo de sua imediatidade, no sentido de mediar-se e reconhecer o universal em si mesmas. Sobre a necessidade de ultrapassar esse nvel, diz Weber (1993:75):
S se compreende a passagem do direito abstrato para a moralidade, a partir das deficincias do contrato. O direito abstrato no ultrapassa as

determinaes imediatas entre duas vontades. um direito relativo. No garante, portanto, a realizao universal da liberdade.

Na moralidade, temos a internalizao do princpio da liberdade, que passa a ser respeitado em relao a todo agir social (reconhecimento da liberdade como universal). Entretanto, a moral ainda se refere ao que em si2, sendo essa restrio superada somente na eticidade, onde h a identificao entre vontade (particular) e conceito da vontade. Com Hegel, cai a validade apriorstica do imperativo categrico de Kant, devendo-se juntar forma da mxima moral o contedo da ao. Como ressalta Lima Vaz, o indivduo est sempre movendo-se em direo sua autonomia, que ele nunca pode alcanar3. Hegel nega qualquer universalidade, kantianamente assentada, que o juzo moral contenha. Diz Hegel (1992:136, parte I) que "a liberdade da conscincia de si indiferente quanto ao ser-a natural". Nenhuma conscincia tem direito valorao, pois no tem outro contedo que seus interesses e estes no poderiam ser vlidos. A conscincia pura uma ingenuidade, uma aparncia. As universalidades da ilustrao so meras abstraes. Para Hegel, foi o universal puro que desencadeou o terror, que no um acidente, mas uma conseqncia necessria das bem intencionadas propostas da ilustrao. exigncia da lgica interna que a idia se determine objetivamente, que ocorra a passagem da moralidade para a eticidade. A eticidade o campo da moralidade social no qual o indivduo se libera de si para realizar-se plenamente na comunidade. Nas palavras de Hegel (1976:147, 142):
A moralidade objetiva a idia da liberdade enquanto vivente bem, que na conscincia-de-si tem o seu saber e o seu querer e que, pela ao desta conscincia, tem a sua realidade. Tal ao tem o seu fundamento em si e para si, e a sua motora finalidade na existncia moral objetiva.

A eticidade representa a realizao do conceito da liberdade, sntese final do processo de determinao da idia da liberdade. Aqui, a liberdade encontra-se em sua forma mais desenvolvida, exigindo efetividade poltica, tornando-se mundo presente nas instituies sociais. A Segunda natureza, onde o tico aparece como costume, inclui toda a concretizao e determinao da liberdade do homem, que chega a conscincia de si mesmo como membro de uma comunidade. Nessa plena realizao da liberdade, temos a identidade entre a vontade
2

Segundo esse direito , a vontade s reconhece o que seu e s existe naquilo em que se encontra como subjetiva.(HEGEL.1976:105, 107). 3 LIMA VAZ, Henrique Cludio de, Curso ministrado sobre a Filosofia do Direito de Hegel, Mestrado de Filosofia. FAFICH, UFMG, apud ANDRADE, 1977:37.

universal (substancial) e a vontade subjetiva (particular). Para mostrar o desdobramento da eticidade ou da idia tica, Hegel apresentou trs momentos constitutivos, que so a famlia, a sociedade civil e o Estado, sendo somente o Estado o local onde se pode alcanar plenamente os direitos. Segundo Hegel (1976:216, 257): "O Estado a realidade em ato da Idia moral objetiva, o esprito como vontade substancial revelada, clara para si mesma, que se conhece e se pensa, e realiza o que sabe e porque sabe." Hegel nunca abandona o ideal grego, entretanto a renncia ressurreio da Grcia estava clara para Hegel. A nostalgia do passado se converte em modo de superar o presente. O problema grego se deu pela insuficiente reconciliao, pois que a eticidade ainda que real, no era vivida plenamente, a harmonia grega era ingnua. Para Hegel a liberdade verdadeira s se efetiva atravs da construo de um mundo positivo, de instituies. Contudo, no mais possvel, aps a Revoluo Francesa, reconstruir o modelo da antiga polis grega. Da, a superao da concepo individualista de liberdade, explicitando a dimenso institucional, ser enfrentada por Hegel como a grande tarefa de seu tempo. Para Popper (1982), no sistema hegeliano, s h um verdadeiro indivduo livre: o Estado. A existncia do Estado no depende nem se fundamenta na harmonizao das convenincias dos indivduos e assim sucede tambm com a tica que sua trama viva. O Estado garante da objetividade e da subjetividade porque s ele a idia da liberdade como realmente existente, e no reconhecer isso, de acordo com Hegel, seria retornar ao moralismo. Segundo Popper, Hegel quer nos convencer que nossa salvao reside no Estado totalitrio que anula os paradoxos morais do indivduo. Popper quer provar que Hegel no se refere a nenhum estado ideal, mas Prssia de sua poca. Ele chega a acusar Hegel pelo surgimento das idias que impulsionaram o fascismo. A direita hegeliana foi vista como a grande inspiradora do Estado Nazista, o que talvez explique alguns pontos de contato com a teoria poltica de Schmitt. Para Ricoeur, o que realmente inadmissvel em Hegel sua tese do esprito objetivo e seu corolrio, a tese do Estado erigido em instncia superior dotada do saber de si. Ricoeur no concorda com Hegel quando ele se insurge contra a conscincia moral, no momento em que essa conscincia se erige em tribunal supremo na ignorncia arrogante da eticidade em que se encarna o esprito de um povo. Na tica de Ricoeur, quando o esprito de um povo perverso, como no totalitarismo, e alimenta uma Sittlichkeit homicida, a bela alma (a conscincia

moral) que testemunha contra o heri da ao, tendo um valor de aviso. Assim, diz Ricoeur (1991:300) que a melhor maneira de desmistificar o Estado hegeliano (...) interrogar a prpria prtica poltica e examinar as formas especficas que reveste a o trgico da ao.

1.2. A concepo hegeliana do direito

De forma geral, Hegel (1976:27, 4) pensa o direito como o "imprio da liberdade realizada". A maneira pela qual tal afirmao deve ser interpretada, bem como as principais etapas de realizao dessa liberdade, j foram trabalhadas no captulo anterior. Aps essa exposio mais geral do pensamento hegeliano, procurarei analisar mais de perto algumas de suas concepes no plano jurdico. Para Hegel, a constituio somente o meio para a formao do Estado, no o fundamento mesmo do Estado. O fundamento estaria na fora. Na leitura que Hegel fez de seu tempo, o que faltava aos Estados alemes era uma constituio. Porm, tal falta ocorria devido a um problema anterior, uma vez que faltava uma fora unificadora. Sendo assim, para Hegel, o direito remete a algo alm do direito, que podemos chamar de poltica. Onde no h Constituio, existem meras relaes de poder (relaes polticas). Hegel evoca como nico caminho para a unificao a fora de um conquistador, um prncipe. Hegel se ope assim claramente aos jusnaturalistas, que pensavam ser possvel derivar o Estado de um ato jurdico, de um contrato. O direito estabiliza a fora, mas a fora que funda o direito e o Estado. O jusnaturalismo erra ao elevar o direito privado categoria suprema do sistema do direito e por isso no consegue explicar a realidade do Estado. Segundo Salgado (1996:346), "o contrato social, ainda que concebido logicamente (Rousseau e Kant) e no historicamente, faz do Estado um resultado do arbtrio individual, isto , privatiza a origem do Estado". Hegel critica a fico contratual e estabelece como ponto de partida da filosofia poltica a idia de comunidade tica como anterior. Segundo Hegel (1976:174):
As concepes da inocncia do estado de natureza, da simplicidade de costumes dos povos primitivos e, por outro lado, a sensualidade daqueles para quem a satisfao das carncias, os prazeres e as comodidades da vida particular constituem fins absolutos, ambas tm o mesmo corolrio seguinte: a crena no carter exterior da cultura. Consideram-na, no primeiro caso, como corruptora, no segundo, como um simples meio. Opinies uma e outra que

denunciam o desconhecimento da natureza do esprito e das finalidades da razo.

Um povo no a soma de indivduos, mas uma totalidade orgnica, caracterizada por sua eticidade, ou seja, por um modo particular de viver e de pensar. O povo no o produto artificial de indivduos esparsos que se renem em sociedade por vontade deliberada. O povo antes um fato natural, um produto da histria, do esprito universal. Na interpretao de Bobbio (1989:71):
Aquilo que concatena uma totalidade tica, que faz de um conjunto de indivduos um povo, no o sistema jurdico, mas uma conexo mais profunda que deita suas razes no esprito do povo, do qual o sistema jurdico to somente uma das manifestaes.

O povo mais que uma sociedade juridicamente regulada e organizada, ele sobretudo um organismo vivo. O direito abstrato, ou seja, o formalismo, no se adequa complexidade da vida de um povo e v a sociedade apenas do ponto de vista do direito. Hegel observa assim uma tenso existente entre o direito como momento da abstrao e a eticidade como a concretude viva. Essa tenso superada atravs da racionalizao do Estado, como j foi descrito no captulo anterior. Contudo, tal racionalizao difere em grande escala do clculo hobbesiano, uma vez que para Hegel a razo objetiva que se revela nas instituies histricas. Esse movimento da eticidade se consuma no Estado. A diferena entre sociedade civil e Estado em Hegel no a mesma que o jusnaturalismo previa, ou seja, entre sociedade pr-jurdica (direito natural) e sociedade jurdica (direito positivo). Ao contrrio, em Hegel tal distino manifesta apenas graus distintos de sociedade jurdica, uma vez que fazem parte do mesmo movimento da eticidade que se inicia com a famlia, que a primeira instituio social. Apesar de ser um crtico feroz do jusnaturalismo, Hegel termina por cumprir o mesmo projeto. Como analisa Bobbio (1989:93): Depois de ter recusado o jusnaturalismo em suas categorias fundamentais do estado de natureza ao contrato social -, Hegel realiza muito mais integralmente sua tarefa histrica, que aquela de dar uma justificao racional do Estado atravs do direito. Em relao ao jusnaturalismo, Hegel ao mesmo tempo um crtico desapiedado e um fiel executor.

Em Hegel a autoridade tica difere da autoridade poltica em Hobbes na medida em que para o primeiro tal autoridade no estranha ao homem. Para Hegel (1976:148, 147), as "leis e instituies no so algo de estranho ao sujeito, mas dele recebem o testemunho da sua espiritualidade na medida em que so a sua prpria essncia". Isso contudo no significa imerso na substncia, mas ao contrrio que a vontade chegou conscincia de si.

1.3. Hegel e o Estado prussiano, Schmitt e o nazismo

Quanto ao envolvimento de Hegel com a realidade poltica de sua poca, os crticos se dividem entre aqueles que vem a concepo hegeliana como embebida num determinado contexto histrico e aqueles que interpretam sua obra como algo distante dos eventos polticos de seu tempo. Para os primeiros, o objetivo de Hegel era justificar o reino de Frederico III da Prssia. Nesse grupo esto pensadores como Haym e Popper, que acusam Hegel de ter divinizado o Estado e, o que foi pior, de ter posto o Estado prussiano como o Estado que realiza todas as potencialidades do Estado racional. Para o outro grupo, Hegel tem em vista um conceito pensado do Estado, e o carter divino no o de um Estado historicamente existente, mas o de seu movimento lgico. Nesse grupo est a grande maioria dos intrpretes, sobretudo os "hegelianos de profisso". Salgado (1996:410), por exemplo, diz que o relevante a "necessidade lgica da idia contida na sua obra e no as circustncias subjetivas do autor". Ele afirma que:
A sua [Hegel] f protestante, que o leva at a posies preconceituosas favorveis ao protestantismo irracionalista ou desfavorveis a outras religies, a sua situao e relao com o Estado prussiano monarquista, que o leva at a fronteira do nacionalismo germanista em certos pontos, constituem acidentes do homem situado, que no podem ser interpretados como determinantes do seu pensamento.

claro que no devemos esquecer o pensamento hegeliano devido a uma crtica contra a sua pessoa ou suas convices polticas. Tal argumento ad hominem seria repulsivo. No devemos tambm conden-lo como responsvel pelo destino nazista alemo. Entretanto, no considero possvel desligar completamente Hegel de seu tempo e das limitaes que isso acarretou em sua obra. Nem tambm devemos esquecer que foram esses mesmos ideais hegelianos que inspiraram a direita hegeliana, base intelectual do nazismo. Isso no significa

contudo que devemos culpar a pessoa de Hegel, mas sim que devamos ter cuidado com os perigos que uma teoria que diviniza o Estado e iguala a vontede individual com a lei pode acarretar, sobretudo numa sociedade pluralista como a contempornea. O carter conservador presente em Hegel , na minha opinio, claro, e o prprio Salgado (1996:407) reconhece esse conservadorismo, dizendo: "o lado subjetivo e contingente do pensar hegeliano deve ser levado em conta, e aparece no momento em que elege exatamente uma contingncia, o Estado prussiano, como a realizao da Idia do Estado racional". Entretanto, Salgado diz que esse aspecto conservador est somente no sujeito que filosofa, o que difere da minha opinio, pois entendo que a idia do direito como realizao da liberdade no Estado extremamente conservadora, alm de antiquada, na medida em que no poderia dar conta da pluralidade tica do mundo contemporneo. Antes de iniciar o estudo da obra schmittiana, cabe observar tambm o envolvimento de Schmitt com a poltica de seu tempo. Schmitt deixa ainda mais claro a importncia que o contexto histrico desempenha em sua obra, chegando a ter uma participao poltica efetiva e publicar inmeros textos planfetrios. A teoria poltica de Schmitt est relacionada em grande medida com o nazismo. Schmitt teria visto no nacional socialismo a ideologia que ligava a nao raa. Essa reduo ingnua relaciona-se sua contingncia histrica, assim como podemos acusar Hegel de ter sido conservador ao equivaler o reino de Frederico III com a realizao da Idia de Estado racional. Como observa Pavn (1996:371), Schmitt viu na ideologia nazista
una prueba del cambio de los tiempos y de que su idea del modo de pensar cientfico-jurdico segn rdenes concretos, como expresin de la realidad natural, no era una reminiscencia de la concepcin del viejo ordenalismo medieval, sino que encontraba su confirmacin en el presente.

Creio que a mesma crtica que dirigi ao conservadorismo de Hegel e desatualizao de sua teoria frente ao mundo contemporneo pode tambm ser feita a Schmitt. Como diz Gottfried (1990:105), "a recurrent criticism of Schmitt's antipluralism is that it assumes that real governments cannot operate without a culturally and socially cohesive base". Schmitt continua defendendo a idia do Estado tico hegeliano como uma proposta poltica vivel. Sedo assim, cabem a ele as mesmas crticas levantadas contra Hegel. Com o agravante que, em Schmitt, tal concepo levou-o a justificar o Estado nazista.

2. A teoria poltica de Carl Schmitt

Nesse captulo, o propsito apresentar a concepo poltica e do direito de Carl Schmitt, procurando relacion-la com a concepo hegeliana exposta anteriormente. O objetivo aqui no um estudo detalhado da teoria schmittiana, mas apenas a anlise pontual de alguns elementos que possam servir de aproximaes entre os dois pensadores em questo. No meu entender, a proximidade entre esses dois pensadores muito grande e, como pensa Pavn (1996:374), "Schmitt propone, lo mismo que Hegel, una concepcin material del derecho que debe informar (tica material) el orden jurdico, a la puramente formal".

2.1. A ordem concreta

A idia de uma ordem pr-existente, independente do jurista, o ponto em que, de maneira mais evidente, a teoria schmittiana se aproxima de Hegel. Como ressalta Pavn (1996:347), no pensamento de Hegel "tanto su concepcin del Derecho como la del Estado son expresin de una concepcin concreta, social, del orden, que es tambin la de Schmitt" e "Schmitt quera ser, igual que Hegel, un pensador de lo concreto". A ordem jurdica schmittiana assenta-se muito em Montesquieu, inspirador de Hegel, sendo o nico dever da ordem jurdica o de expressar o esprito geral da nao. Nesse captulo, utiliza-se sobretudo o texto Sobre os trs modos de pensar a cincia jurdica , no qual Schmitt apresenta de maneira mais trabalhada e madura a sua concepo do direito. Para Schmitt, o direito determinado por uma ordem concreta (um conceito de ordem prvio) e no por um conjunto de regras ou decises. Todo direito direito situado, e a ordem que o determina nada mais do que a visibilidade de um nomos, ou seja, o desenvolvimento de uma comunidade de homens no espao, a sua expresso antropolgica atravs da tradio e dos costumes. Essa ordem o resultado de princpios morais e racionais, configurados nos costumes. Essa ordem de forma alguma se confunde com o ordenamento, que um mero conjunto de regras. Conforme Pavn (1996:361-362), "el orden concreto no equivale al sistema de reglas, sino que es ms que l: constituye el presupuesto de las regras" e "las reglas de derecho simplemente dan concreccin al orden jurdico, que es ms amplio". Isso que Schmitt esta chamando de ordem e colocando no papel privilegiado de determinante do direito aquilo

10

que Kelsen depreciou chamando de ideologia. Assim Schmitt delimita bem qual a sua principal crtica dirigida contra Kelsen. Alis, o objetivo principal desse livro era exatamente responder aos ataques de Kelsen e criticar a teoria pura do direito. Observamos assim claramente a proximidade com Hegel. No vocabulrio hegeliano, diramos que o direito a efetivao institucional da liberdade e pressupe uma substancialidade tica. A idia hegeliana de substancialidade tica pode muito bem ser aproximada noo scmittiana de ordem concreta. Entretanto, tal noo no sistema hegeliano est trabalhada mais profundamente. Hegel no um adorador do costume. Os hbitos, costumes, so uma primeira manifestao do ethos de um povo (eticidade natural), que se desenvolvem primeiro na famlia vindo a se consumar no Estado. Como explica Salgado (1996:318):
O duplo relacionamento da plis e do indivduo faz com que o ethos, uma vez recebida a ao do indivduo, assuma a forma do nomos, momento de plena configurao objetiva e racional do ethos. O nomos assim apenas forma superior de manifestao do ethos.

A discrepncia entre leis e costumes o signo da barbrie, tal no subsiste no Estado. A lei, expresso da vontade do Estado, difere do costume na medida em que a lei o direito na forma conscinte, no momento de sua objetivao e racionalizao. Schmitt no explicita claramente o que entende por ordem concreta, ao menos no com a mesma perspiccia lgica que Hegel teve. Em certos momentos tem-se a impresso que Schmitt um adorador da tradio perpetuada pelos costumes, uma vez que na sua teoria no h o auto-desenvolvimento do esprito, de um Estado que o racional em si e para si. Na terminologia hegeliana, parece que a ordem concreta schmittiana se assemelha bela totalidade grega, que apesar de viver uma eticidade real, ainda no viveu o momento da ciso ilustrada, da liberdade negativa, sendo portanto uma harmonia ainda ingnua. Ainda que Schmitt utilize o termo nomos, entendido como o desenvolvimento de uma comunidade de homens no espao, como base da ordem, falta nele o desenvolvimento do distino entre nomos e ethos, ou seja, falta o movimento de racionalizao dos costumes nas instituies. Em certo sentido, a crtica hegeliana ao historicismo jurdico aplica-se aqui, na medida em que, como diz Salgado (1996:347), "na concepo historicista irracional, o esprito do povo to-s um sentimento, fora, portanto, do plano da razo. Para Hegel, o Esprito a prpria razo na histria".

11

Para Schmitt, o nomos o princpio de ordem, e o direito a ordem num momento histrico. O direito positivo no passa do signo pblico de ordem, ou seja, da expresso de um conjunto de princpios, costumes e atitudes cristalizadas ao longo do tempo. O direito positivo portanto algo concreto, uma instituio, e no algo formado de modo sistemtico-tcnico. Alm das normas, tambm decises e instituies estruturam o direito. Assim como Hegel, Schmitt no escolhe nem o direito nem o poder. Tal dualidade se manifesta em outros dualismos. Do lado do direito temos a potesta, o dever-ser, a norma, a forma jurdica, e do lado do poder temos a autoritas, o ser, a vontade, o Estado e a deciso. Entretanto, em Hegel, tal ciso criada pelo ilustrao, levada a cabo pela conscincia infeliz, ser logicamente superada pelo Estado, que o ltimo momento de desenvolvimento da eticidade. Nesse momento no haveria mais oposio entre a vontade individual e a vontade do Estado expressa nas leis. Tal superao no chega a ser levada a cabo por Schmitt, que nesse ponto atm sua anlise num ponto mais modesto. Para Schmitt no existe uma soluo definitiva para esse dualismo, e a resposta ento estaria num movimento pendular entre ambos, condicionado pelas circunstncias histricas concretas. O dualismo s se resolve mediante a deciso, tomada em dois nveis: o do soberano e o do juz. A deciso poltica cabe ao soberano e a judicial cabe ao juz. A deciso do soberano aquela que converte o direito enquanto realidade ntica, como algo substancial, em direito positivo, que a concretude da idia de direito, a forma lgica escrita, ou seja, a instituio. E a deciso do juz aquela que converte o direito positivo, o ordenamento escrito, na realizao mesma do direito, que o direito praticamente concreto. Temos assim em Schmitt um certo decisionismo que completamente estranho filosofia hegeliana. Em Hegel, no cabe uma deciso que no tenha fundamento racional. Como constata Kalle (1996:201): "el decisionismo constituye el ncleo, el eje de todo el pensamiento schmittiano, cosa que ni en su ltima fase de los ordenes concretos logra eliminar los coletanos de un concepto de decisin sin contenido tico, pues sigue imponindole". Ainda assim, interessante ressaltar que esse decisionismo de Schmitt difere em grande medida do decisionismo puro hobbesiano. Para Schmitt, a norma no se realiza por si mesma, ela necessita de uma vontade que a positive e faa valer, e est na Constituio essa vontade poltica existencial. Contudo, a teoria da ordem concreta amarra no seu interior o normativismo (direito) e o decisionismo (poder). O soberano decide por referncia ordem concreta na

12

situao. Para Hobbes, ao contrrio, todas as ordens so decises do soberano. No estado de natureza, h um nada normativo e uma completa falta de ordem, ou seja, a guerra de todos contra todos. a vontade soberana que institui a paz, a segurana e a ordem. O soberano para Hobbes exatamente aquele que, por definio, decide soberanamente. O puro decisionismo pressupe uma desordem. Segundo a interpretao que Schmitt (1996b:30) faz de Hobbes, "slo la decisin funda tanto la norma como el orden. La decisin soberana es el principio absoluto." Um soberano nos moldes hobbesianos, com um poder supremo, independente da ordem e da situao, uma pura vontade de poder, isso no passa de uma fantasia. A ordem o fundamento de toda deciso poltica e tambm o soberano depende dessa ordem concreta. Apesar de Schmitt continuar preso a uma forma de decisionismo, a sua crtica ao puro decisionismo se aproxima bastante da crtica que Hegel dirigiu s teorias da fico contratualista. A idia hegeliana de uma comunidade tica anterior a qualquer contrato a grande arma que Schmitt usa para criticar a deciso absoluta defendida por Hobbes. Para Hegel, o direito eminentemente histrico, cultural. Salgado (1996:396) resume a crtica hegeliana, semelhante schmittiana, da seguinte maneira:
Como comeo histrico (a histria s histria do homem) a afirmao do indivduo isolado seria, na verso de Hegel, to absurda como a afirmao de uma sociedade sem indivduos. Como momento lgico seria uma contradio afirmar isoladamente o indivduo ou a sociedade, pois como momento (movimentum) so ambos passagem e mediao de um no outro. A histria assim a histria do Esprito, vale dizer, a histria histria do Estado.

Para finalizar os comentrios ralativos idia de ordem concreta, interessante observar o eurocentrismo presente tanto em Schmitt como em Hegel. Segundo Pavn (1996:350), "slo se puede entender a Carl Schmitt, pensador del Derecho y del Estado, como pensador eurocntrico". A conscincia nacional brota da noo do Estado como um todo orgnico. A ordem concreta espontnea, no sendo estabelecida por nenhuma tcnica nem segundo nenhum propsito humano conscinte. Para Hegel, o Esprito desenvolve-se na histria, e mais especificamente na histria ocidental. Quando Hegel analisa a obra de arte, por exemplo, revela nitidamente seu pesado eurocentrismo ao considerar a arte grega como o melhor exemplo de harmonia esttica e ao ver nas artes ocidentais e das tribos africanas expresses selvagens, onde o Esprito praticamente nem se manifesta.

13

2.2. A Constituio

Quanto concepo schmittiana da Constituio, presente sobretudo na obra Teoria da Constituio, observamos vrios aspectos semelhantes s concepes hegelianas. Schmitt afirma tambm que sem uma efetiva homogeneidade social no pode haver Estado de Direito. Nesse ponto a semelhana com Hegel impressionante, pois tambm para o filsofo a Constituio somente o meio para a formao do Estado, no o fundamento mesmo do Estado. A Constituio deve ser vista como a unidade poltica de um povo e no como um conjunto sistemtico de normas. Como define Schmitt (1996a:30), "constitucin en sentido absoluto puede significar [...] la concreta manera de ser resultante de cualquier unidad poltica existente". Esse conceito absoluto teria se relativizado de tal maneira que chegou-se a converter o conceito de Constituio lei constitucional concreta. Considera-se a Constituio como uma lei. Para Schmitt (1996a:44), "ni lgica ni jurdicamente es posible un tal concepto de Constitucin". A Constituio no norma, mas deciso poltica concreta. necessrio distinguir Constituio, enquanto deciso conscinte que a unidade poltica adota por si mesma e se d a si mesma atravs do titular do poder constituinte, e a lei constitucional, que relativiza esse conceito absoluto ao plano meramente normativo. Em Schmitt (1996a:46) "la constitucin no es, pues, cosa absoluta, por cuanto que no surge de s misma. Tampoco vale por virtud de su justicia normativa o por virtud de su cerrada sistemtica". A Constituio expressa assim uma vontade poltica existente, no surgindo de si mesma nem se resumeindo a um corpo de leis escritas. Ao tratar da Constituio, Schmitt (1996a:81) critica a idia de que a Constituio nasceria em funo de um pacto, dizendo que "un pacto constitucional o una convencin constitucional no funda la unidad poltica, sino que la pressupone". Cabe unidade poltica dar a Constituio, e no pactu-la. Essa viso anti-contratualista, ou de denncia da carncia de fora que a fundamentao contratualista fornece, assemelha-se a crtica hegeliana fico contratual, analisada anteriormente.

2.3. A Teologia Poltica

14

Assim como Hegel, Schmitt se apresenta como um anti-positivista e um anti-formalista. A deciso soberana como um pano de fundo, que nada diz do ponto de vista jurdico. Schmitt d muito pouco valor norma jurdica e valoriza mais o nomos, base para a prpria deciso soberana. Tambm como Hegel, Schmitt era cristo, parm suas concepes relacionadas relao entre a poltica e a religio diferem em grande medida. Schmitt diz que os filsofos especulativos ps-kantianos buscaram criar uma unidade orgnica superior, que ultrapassa-se o jesuitismo e o escolaticismo. Mas para Schmitt (Catolicismo romano...,p.7), "a Igreja Catlica categoricamente algo distinto do terceiro elemento superior da filosofia da natureza e da histria (no caso, dela sempre ausente). A ela no pertencem nem o desespero das antteses nem o ilusrio otimismo de suas snteses". O catolicismo visto como um complexio oppositorum, sendo o papa ao mesmo detentor de um cargo e o vigrio de Cristo. A importncia da Igreja Catlica est justamente na sua idia de representao. Nesse ponto a concepo poltica schmittiana se afasta de Hegel, para quem a religio ainda um nvel imperfeito do auto-desenvolvimento do Esprito Absoluto, justamente por estar ainda no plano da representao e no no nvel mais elevado, que o do conceito. Para Schmitt, o catolicismo eminentemente poltico, num sentido bastante diverso da tcnica poltica, tal como foi concebida por Maquiavel. Tal concepo assenta-se num racionalismo econmico, onde temos um consumo absolutamente irracional conformando-se uma produo totalmente racionalizada. Para o racionalismo catlico, o elemento racional est no fim. Segundo Schmitt (Catolicismo romano...,p.10), "o pensamento econmico absolutamente incapaz de apreender esta ansiedade catlica" e "nenhuma grande anttese social pode ser resolvida pela economia". O poltico precisa se preocupar com valores alm dos econmicos. A idia weberiana da preciso tcnica , na concepo schmittiana, o que h de mais distante da idia de representao. Nesse momento, ao criticar a racionalidade econmica, a teoria de Schmitt se aproxima mais de Hegel, quando este critica a base privatista da origem do Estado. Tambm para Hegel o poltico muito mais que o econmico, que uma questo de eficincia tcnica, ele antes de tudo a expresso tica de um povo. Mas a concepo hegeliana no ope esse racionalismo econmico ao racionalismo catlico, mas antes busca num Estado que divinizado o fundamento para a racionalidade poltica. O Estado hegeliano, efetivado no direito, trabalha j no plano do conceito, da lei que conscincia de si mesma, razo objetivada nas instituies, e no necessita da Igreja Catlica como idia de representao.

15

Concluso

O objetivo desse trabalho consistia simplesmente em traar algumas relaes entre a filosofia hegeliana e a teoria poltica de Carl Schmitt. Pde-se observar a grande proximidade entre esses dois pensadores em vrios pontos. Para finalizar, pretendo realizar uma avaliao final dessas semelhanas e dessemelhanas que foram analisadas. Schmitt estaria a meio caminho entre o decisionismo e o organicismo. Enquanto decisionista, Schmitt vale-se muito de Hobbes e do nihilismo nietzscheano. Enquanto organicista, Schmitt est bastante prximo a Hegel. A grande diferena entre Schmitt e Hegel pois a descrena do primeiro quanto ao carter racional em si do Estado hegeliano. Dessa forma, para suprir esse pessimismo terico, Schmitt vale-se das teorias da deciso e da vontade irracional.

5. Bibliografia

ANDRADE, Snia Maria Viegas. A crtica do Direito Natural na primeira Filosofia do Direito de Hegel. Kriterion, Belo Horizonte, vol.XXIII, n.70, 1977. BOBBIO, Norberto. Estudos sobre Hegel: Direito, Sociedade Civil, Estado. 1ed. So Paulo: Editora UNESP, 1989. GOTTFRIED, Paul Edward. Carl Schmitt: Politics and Theory. Westport: Greenwood, 1990. HABERMAS, Jrgen. Identidades nacionales y postradicionales. Traduo de Manuel Jimnez Redondo. Madrid: Tecnos, 1994. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princpios da Filosofia do Direito. Traduo por Orlando Vitorino. 2.ed. Lisboa: Livraria Martins Fontes, 1976. Traduo de: Grundlinien der Philosophie des Rechts. ______. Fenomenologia do Esprito. Traduo por Paulo Meneses. Petrpolis: Vozes, 1992. Traduo de: Phnomenologie des Geistes. ______. Filosofia da Histria. Traduo por Maria Rodrigues e Hans Harden. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1995. Traduo de: Vorlesungen ber die Philosophie der Geschichte.

16

HYPPOLITE, Jean. Introduo Filosofia da Histria de Hegel. Traduo por Hamlcar de Garcia. Rio de Janeiro: Ed. Civilizao Brasileira, 1971. KALLE, Gabriel Guilln. Carl Schmitt en Espaa: La frontera entre lo poltico y lo jurdico. Madrid: 1996. POPPER, Karl R. Conjecturas e Refutaes: o progresso do conhecimento cientfico. Traduo por Srgio Bath. 2ed. Braslia: UnB, 1982. RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Traduo por Lucy Moreira Cesar. Campinas: Papirus, 1991. ROSENFIELD, Denis. Poltica e Liberdade em Hegel. 2ed. So Paulo: Editora tica, 1995. SALGADO, Joaquim Carlos Salgado. A idia de Justia em Hegel. So Paulo: Loyola, 1996. SCHMITT, Carl. Teora de la Constituicin. Madrid: Alianza, 1996a _____. Sobre los tres modos de pensar la ciencia jurdica. Madrid: Tecnos,1996b. ______. Catolicismo romano e forma poltica. MANUSCRITO. Traduo de Menelick de Carvalho Netto. WEBER, Thadeu. Hegel: Liberdade, Estado e Histria. Petrpolis: Vozes, 1993.

17

You might also like