You are on page 1of 28

C U R S O T c N ic O E M S E G U R A N A D O T R A B A L H O

13

LNGUA PORTUGUESA

Funes da linguagem

Ilane Ferreira Cavalcante

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

| UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

er v c o V .. . i u q a por

... algumas consideraes importantes sobre as funes que a linguagem possui e que podem nos auxiliar na elaborao de nossos textos. Esses recursos so essenciais para a literatura, mas tambm so muito utilizados na linguagem publicitria. Mas no importante apenas conhecer as funes da linguagem, preciso tambm saber aplic-las, para isso, preciso conhecer os elementos fundamentais do processo comunicativo, assim como a diferena entre denotao e conotao. Essas funes podem nos proporcionar, acima de tudo, a possibilidade de perceber e de explorar a riqueza estrutural e semntica de nosso idioma, por isso, com elas que encerramos esta disciplina. Esperamos que o contedo de todas as aulas tenha sido proveitoso para voc.

Conhecer os elementos fundamentais do processo comunicativo. Conhecer as principais funes da linguagem e entender sua importncia. Compreender a diferena entre denotao e conotao. Identicar e aplicar as funes de linguagem em diferentes gneros textuais.

Objetivo


Lngua Portuguesa A13

Para comeo de conversa...


[...] Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: Trouxeste a chave? [...]
(Carlos Drummond de Andrade - Procura da poesia)

Nesse poema Carlos Drummond de Andrade chama ateno para a palavra, um instrumento que utilizamos a todo momento e, justamente por isso, nem sempre utilizamos da melhor forma. No poema, Drummond nos alerta: as palavras nos esperam ocultando, sob sua face neutra, de dicionrio, mil possibilidades de sentido, que variam de acordo com a situao de comunicao e com a inteno comunicativa de nosso texto. Essas so algumas consideraes sobre as quais nos debruaremos ao longo desta aula.

2
Lngua Portuguesa A13

Os elementos da comunicao
Em todas as situaes de comunicao podemos observar a presena de alguns elementos essenciais:

Emissor: aquele que diz algo a algum. Receptor: aquele com quem o emissor se comunica. Mensagem: tudo o que transmitido do emissor para o receptor. Cdigo: a conveno que permite ao receptor compreender a mensagem, como por exemplo, a Lngua Portuguesa. Canal: o meio que conduz a mensagem ao receptor, como por exemplo, a lngua oral. Referente: o assunto da mensagem.

O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, demonstrar seus sentimentos, convencer algum. Conseqentemente, a linguagem passa a ter uma funo. Podemos encontrar em um mesmo texto diferentes funes. No entanto, uma das funes sempre prevalecer sobre as demais. As funes da linguagem so recursos de nfase que atuam, cada qual, abordando um diferente elemento da comunicao. Foram estabelecidas seis diferentes funes da linguagem, cada uma delas se relaciona a um dos componentes do processo comunicativo. Dessa forma, em cada ato comunicativo, dependendo de sua nalidade, destaca-se um dos elementos da comunicao e, por conseguinte, uma das funes da linguagem.


Lngua Portuguesa A13

Podemos elaborar o seguinte diagrama:

Referente Funo expressiva Emissor ou enunciador Funo potica Mensagem Canal Funo ftica Cdigo Funo metalingstica Funo conativa Receptor ou co-enunciador

Atualmente, h uma tendncia a considerar apenas duas grandes funes da linguagem: a cognitiva ou referencial e a pragmtica ou interacional. A cognitiva ou referencial se prende elaborao do texto a partir dos referentes, ou seja, levando em considerao os elementos contextuais, que esto fora da linguagem, mas a que a linguagem remete. A pragmtica ou interacional se prende interao. Mas vamos trabalhar aqui com as funes j conhecidas, por nos permitir uma associao mais clara entre elas e os elementos do processo de comunicao, que so importantes para que compreendamos a inteno comunicativa de cada texto que elaboramos. A interao se realiza de maneiras diferentes conforme a modalidade de uso da lngua: na lngua escrita, por exemplo, o emissor no est em intercmbio direto com o receptor e, por isso, a explicitao de todos os elementos fundamental para a compreenso da mensagem e o contexto extralingstico deve ser descrito em detalhe; na conversao natural, so muitas as informaes que no precisam aparecer sob a forma de palavras, j que o contexto situacional e os dados que falante e ouvinte dominam, um do outro, permitem a seleo das informaes que sero subtendidas. Quando algum se dirige a outra pessoa, dizendo: Ufa, que calor, hein!, pode estar querendo abrir a janela, ou ligar o ventilador, sem um pedido direto. A mensagem s ser entendida se o interlocutor estiver ligado na situao, decodicando possveis gestos e expresses faciais do falante.

4
Lngua Portuguesa A13

As piadas, por exemplo, so textos que exigem inferncias por parte do ouvinte, j que seu contedo ultrapassa o mbito da mera signicao das palavras, jogando com uma contextualizao mais ampla e com dados que so de conhecimento restrito de um grupo social, de uma comunidade especca, de um momento histrico. No toa que, s vezes, no entendemos piadas de americanos e ingleses, por exemplo, que se consideram grandes humoristas. Por no dominarmos as referncias culturais, contextuais ou situacionais das suas piadas, no conseguimos fazer as inferncias necessrias.

Praticando...

Leia o texto abaixo e identifique os seis elementos do processo comunicativo.


Caipira confessou com o padre e este, aps ouvir todos os pecados, disse ao caipira: - Meu lho, agora voc se arrepende dos pecados e faz o pelo-sinal. Voc sabe fazer o pelo-sinal, no sabe, meu lho? - Seu padre, sabe as palavra eu sei, s num sei espai elas na cara.
Fonte: <http://www.piadasengracadas.com.pt/piadas-de-caipiras.htm>. Acesso em: 1 ago. 2008.

Responda aqui

5
Lngua Portuguesa A13

Denotao e conotao
J falamos um pouco sobre as funes da linguagem e sua relao com os elementos dos atos comunicativos. Agora vamos tentar entender cada uma delas. Para entendermos as funes da linguagem, entretanto, preciso compreendermos bem a diferena entre dois nveis da linguagem: o denotativo e o conotativo. A palavra tem valor referencial ou denotativo quando tomada no seu sentido usual ou literal, isto , aquele que lhe atribuem os dicionrios; seu sentido objetivo, explcito, constante. Ela designa ou denota determinado objeto, referindo-se realidade palpvel.

Denotao a signicao objetiva da palavra; a palavra em estado de dicionrio, como Drummond arma no poema que lemos no incio desta aula.

Alm do sentido referencial, literal, cada palavra remete a inmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que podem ser apenas sugestivos, evocando idias de ordem abstrata, subjetiva.

Conotao a signicao subjetiva da palavra; ocorre quando a palavra evoca outras realidades por associaes que ela provoca.

6
Lngua Portuguesa A13

Exemplo 1
Bolo de arroz Ingredientes 3 xcaras de arroz 1 colher (sopa) de manteiga 1 gema 1 frango 1 cebola picada 1colher (sopa) de molho ingls 1colher (sopa) de farinha de trigo 1 xcara de creme de leite salsa picadinha Prepare o arroz branco, bem solto. Ao mesmo tempo, faa o frango ao molho, bem temperado e saboroso. Quando pronto, retire os pedaos, desosse e dese. Reserve. Quando o arroz estiver pronto, junte a gema, a manteiga, coloque numa forma de buraco e leve ao forno. No caldo que sobrou do frango, junte a cebola, o molho ingls, a farinha de trigo e leve ao fogo para engrossar. Retire do fogo e junte o creme de leite. Vire o arroz, j assado, num prato. Coloque o frango no meio e despeje por cima o molho. Sirva quente. Terezinha Terra
Fonte: <http://www.brasilescola.com/redacao/funcao-poetica-linguagem.htm>. Acesso em: 1 ago. 2008.

Na receita exposta no exemplo 1 as palavras tm uma funo bem clara, no mesmo? O texto apresenta um sentido objetivo, explcito, constante; foram usadas denotativamente. Lembrando uma de nossas aulas anteriores, esse texto foi construdo fundamentalmente atravs de uma seqncia injuntiva, com a clara inteno de nos dar instrues acerca da elaborao de um prato que podemos saborear.

7
Lngua Portuguesa A13

Exemplo 2
Receita Ingredientes
Nicolas Behr

corte tudo em pedacinhos e repita com as canes dos beatles o mesmo processo usado com os sonhos erticos mas desta vez deixe ferver um pouco mais e mexa at dissolver parte do sangue pode ser substitudo por suco de groselha mas os resultados no sero os mesmos sirva o poema simples ou com iluses
(Nicholas Behr)

dois conitos de geraes quatro esperanas perdidas

(Nikolaus von Behr). Poeta. Nasceu em Cuiab, em 1958. Mora em Braslia desde 1974. Em 1977, lanou seu primeiro livro Iogurte com farinha, em mimegrafo. Em agosto de 1978, aps ter escrito Grande circular, Caroo de goiaba e Ch com porrada, foi preso e processado pelo DOPS, sendo julgado e absolvido no ano seguinte. At 1980, publicou 10 livros mimeografados. A partir deste ano, passou a trabalhar como redator em agncias de publicidade. Publicou, entre outros, Viver deveria bastar (2001); Porque constru Braslia (2003); Menino diamantino (2003); Umbigo (2006).

trs litros de sangue fervido cinco sonhos erticos duas canes dos beatles Modo de Preparar dissolva os sonhos erticos nos trs litros de sangue fervido e deixe gelar seu corao leve a mistura ao fogo adicionando dois conitos de geraes s esperanas perdidas

A segunda receita, apresentada no exemplo 2, j no parece to fcil de ser feita como a anterior, no ? As palavras, nesse texto, apresentam mltiplos sentidos, foram usadas conotativamente. Observa-se que os verbos que ocorrem tanto em uma quanto em outra dissolver, cortar, juntar, servir, retirar, reservar so aqueles que costumam ocorrer nas receitas; entretanto, o que faz a diferena so as palavras com as quais os verbos combinam, combinaes esperadas no texto do exemplo 1, combinaes inusitadas no texto do exemplo 2. O texto do exemplo 2, evidentemente, no realizvel pragmaticamente, ele nos leva, na verdade, a reetir acerca dos conitos, dos obstculos e tambm dos prazeres e das emoes que constituem nossa existncia, funcionando como uma espcie de reexo acerca da vida. Esse texto consegue alcanar o objetivo de suscitar novos signicados, porque trabalha a linguagem de forma a sugerir novos sentidos para palavras e expresses. Por isso, ele pode ser considerado um texto cuja funo predominante a funo potica.

8
Lngua Portuguesa A13

Praticando...

Observe os textos a seguir. Eles apresentam carga denotativa ou conotativa? Justique.

Poema Tirado de uma Notcia de Jornal Manuel Bandeira Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilnia num barraco sem nmero Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Bilhete Mrio Quintana Se tu me amas, ama-me baixinho No o grites de cima dos telhados Deixa em paz os passarinhos Deixa em paz a mim! Se me queres, enm, tem de ser bem devagarinho, Amada, que a vida breve, e o amor mais breve ainda...

Oi J Por favor, no esquea de pegar minha roupa na lavanderia, OK? Bjo Xico

9
Lngua Portuguesa A13

09/05/2007 - 10h 26

Garibaldi pede reviso nos repasses do Fundeb para os municpios Em pronunciamento nesta tera-feira (8), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) defendeu a modicao, pelo Senado Federal, do Projeto de Lei de Converso 7/07, originrio da Medida Provisria 339/06, que trata do Fundo de Manuteno da Educao Bsica e de Valorizao dos Prossionais de Educao (Fundeb). Segundo o parlamentar, um "erro fatal" nos clculos do projeto, referente aos pesos dos repasses para cada etapa e modalidade do ensino, prejudica os municpios, j to prejudicados pela falta de recursos.

Responda aqui

10
Lngua Portuguesa A13

Funes da linguagem
Vamos observar, a partir de agora, cada uma das funes da linguagem e sua aplicao em diferentes textos.

Funo referencial ou denotativa


Quando a mensagem que o texto veicula centrada no contexto, o objetivo informar o receptor. O emissor procura fornecer informaes da realidade, da forma mais objetiva possvel, evitando apresentar sua opinio pessoal, utilizando uma linguagem direta, denotativa. Nesse tipo de texto a nfase dada ao contedo, s informaes. Geralmente, ento, usa-se a 3 pessoa do singular.

Exemplo 3
Copa Nordeste de Kart ser aberta no Dia dos Pais A Copa Nordeste de Kart reunir, alm dos principais pilotos do Rio Grande do Norte, outra categoria: a dos pais dos atletas. Realizada no dia dos pais, 10 de agosto, a competio ter a presena de muitos deles, que acompanham dia-a-dia a carreira dos lhos. A prova promovida pela Associao de Kart de Natal (Askan), sob a superviso da Federao Potiguar de Automobilismo (FPA), no Kartdromo de Natal. A competio ser realizada em rodada dupla que acontece das 11h s 14h e das 15h s 17h.
Fonte: <http://www.dnonline.com.br/int_esportes_interna.php?id=36986>. Acesso em: 1 ago. 2008.

Observe que o texto exposto no exemplo 3 construdo na 3 pessoa (ocorrer), apresentando uma seqncia textual narrativa cuja principal inteno comunicativa informar o leitor acerca de um determinado evento (A copa Nordeste de Kart). Mas a verdade que no existe uma referencialidade pura, pois a ocorrncia de elementos como a expresso facial do apresentador, a entonao da voz do locutor, o vocabulrio que o escritor escolhe, entre outros, deixam perceber, muitas vezes, a posio do emissor. No texto do exemplo 4, ao colocar entre aspas a expresso categoria, o escritor da notcia quis fazer uma brincadeira com os pais dos atletas de Kart, considerando-os, por conta do dia dos pais e de sua possvel participao ativa na carreira dos lhos, uma categoria especca de atletas desse esporte. Isso denota, portanto, um jogo de palavras que rompe com a objetividade e com a denotatividade do texto, mesmo que muito levemente.
11
Lngua Portuguesa A13

Funo emotiva ou expressiva


Ao falar sobre si, ao expressar um ponto de vista sobre o mundo ou sobre si prprio, a mensagem ca submetida funo emotiva ou expressiva da linguagem. Geralmente essa funo cobra o uso da 1 pessoa do singular, assim como sugere a utilizao de interjeies e exclamaes. Os textos que exploram essa funo so pessoais, subjetivos. Alguns exemplos de textos dessa natureza so as biograas, as memrias, as poesias lricas e as cartas de amor. Veja o poema de Paulo Leminski, exposto no exemplo 4, abaixo.

Exemplo 4
Amor, ento, tambm, acaba? No, que eu saiba O que eu sei que se transforma numa matria-prima que a vida se encarrega de transformar em raiva Ou em rima
(LEMINSKI, 1983, p.89)

No poema, o poeta expressa, de forma criativa e na primeira pessoa (o que eu sei), uma opinio acerca do m de um sentimento, o amor, dizendo que acredita que ele pode transformar-se em rima (ou seja, funcionar como um elemento motivador da produo potica) ou em raiva, um sentimento contrrio.

Funo apelativa ou conativa


Nesse caso, a mensagem do texto centrada no receptor e organiza-se de forma a inuenci-lo. Geralmente usa-se a 2 e 3 pessoas, vocativos e imperativo. Exemplos de textos cuja funo predominante seja a apelativa so os discursos, os sermes, os textos de publicidade e propaganda.
12
Lngua Portuguesa A13

A publicidade apropria-se dessa funo para a formulao de sua linguagem, dando nfase aos nveis grco, visual e sonoro dos signos, conforme o canal que medeia a informao: outdoor, revista, televiso, rdio, ou outros. Um bom exemplo dessa funo uma propaganda de chocolate que afirmava reiteradamente: compre Baton, compre Baton, compre Baton. Ou de uma marca de bicicletas que dizia No esquea a minha Caloi. Os enunciados so dilogos diretos com o receptor, na 2 pessoa do verbo, utilizam-se de verbo no modo imperativo, tentando convencer o leitor de que ele precisa de um determinado produto (o chocolate) ou que algum de quem ele gosta caria muito feliz se ele adquirisse aquele determinado produto (a bicicleta).

Funo ftica
Os textos que exploram essa funo da linguagem so, em geral, seqenciados em forma de dilogo, pois, nesse caso, o canal posto em destaque. O interesse do emissor ao emitir o enunciado simplesmente testar o canal. Exemplos tpicos da funo ftica so: al, pronto, oi, tudo bem? boa tarde, sentem-se, etc. As conversas ao telefone, monossilbicas, apenas armam estar o receptor ouvindo a mensagem. Se do outro lado da linha sobrevir o silncio, aquele que fala, logo perguntar: Al, est me ouvindo?. Os comportamentos fticos so compulsivos, repetitivos. Na la do elevador, por exemplo, cada um que chega toca o boto de chamada o que desnecessrio e nada informa ao rob que j est programado. Veja o dilogo de dois namorados, abaixo:

Exemplo 5
- Bem disse o rapaz. - Bem, aqui estamos rearmou ele. - , aqui estamos conrmou ela no estamos? - Pois , estamos mesmo disse ele. ! Ns estamos. - Bom disse ela. - Bom! conrmou ele. Bom!

13
Lngua Portuguesa A13

No dilogo entre rapaz e moa, exposto no exemplo 5, temos uma clara predominncia da funo ftica da linguagem, visto que o contedo do texto se resume, apenas, em manter o contato entre ambos. Eles no dizem nada de realmente expressivo, o que nos leva a considerar que eles, talvez, estejam tentando puxar assunto um com o outro ou mesmo constrangidos por alguma situao inusitada.

Funo potica
Os textos que exploram a linguagem de forma que o contedo ganhe mltiplos sentidos, exploram a funo potica, chamando ateno para o modo como a mensagem foi organizada. A funo potica afetiva, sugestiva, conotativa, metafrica. Valorizam-se as palavras e suas combinaes. Alguns exemplos de textos que utilizam da linguagem gurada so as obras literrias, as letras de msica, algumas propagandas. Observe o poema concreto Um movimento, escrito por Dcio Pignatari, em1956.

Exemplo 6

No poema concreto h uma preocupao em demonstrar no apenas uma idia, mas em trabalhar o texto, as palavras, as letras, de tal forma que a idia acabe por remeter para imagens sobre as quais se baseia o tema do texto. No poema exposto no exemplo 6, por exemplo, o ttulo do texto (movimento) est expresso na prpria forma como as palavras foram organizadas no papel, a posio de cada verso se altera de forma a criar uma iluso de movimento ao poema.

14
Lngua Portuguesa A13

O exemplo da poesia concreta um exemplo dos mais radicais no uso da funo potica, mas ela no est presente apenas em poemas. Qualquer linguagem pode estar carregada de poesia, se forem trabalhadas e organizadas as suas formas composicionais. Em uma foto cuja funo potica esteja enfatizada, h um trabalho com o ltro de cor e de luz, h uma preocupao com os sentidos da mensagem que se quer passar com aquela imagem; um gurino pode explorar a funo potica ao coordenar cor, corte e textura; um prato de comida pode ser belo e suscitar essa funo potica se o cozinheiro se esmerar em sua forma, nas diferentes texturas dos alimentos, no cheiro; um prdio pode estabelecer sentido entre o espao e a construo, enm, vrios tipos de textos de diferentes linguagens podem explorar essa funo.

Funo metalingstica
Os textos que exploram essa funo debruam-se sobre a prpria linguagem que os constitui. Nesse caso, o cdigo lingstico posto em destaque, ou seja, usa-se o cdigo para falar dele mesmo. Exemplos de textos em que h predomnio da funo metalingstica so os dicionrios, as gramticas, os textos que analisam textos, as poesias que abordam o assunto poesia. Essa funo explora os elementos da prpria linguagem em que a mensagem feita. Como se a pintura reetisse sobre o prprio processo de pintar ou o cinema sobre as maneiras de produzir um lme. Observe o quadro a seguir.

Exemplo 7
Fonte: <http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/artes/quatrofases/meninas.htm>. Acesso em: 1 ago. 2008.

Figura 1 - As meninas, Velzques. (leo sobre tela, 318 cm X 276 cm . Museo do Prado, Madri).

15
Lngua Portuguesa A13

Observe que esse quadro do pintor espanhol Velsquez representa o prprio pintor em seu processo de trabalho, com uma enorme tela sua frente; ele se prepara para elaborar um quadro. Esse , portanto, um quadro que reete sobre a prpria arte de pintar, metalingisticamente.

Praticando...

3
Responda aqui

Encontre exemplos de textos em que haja predomnio de cada uma das seis funes da linguagem apresentadas ao longo desta aula.

16
Lngua Portuguesa A13

Leituras Complementares
CHALUB, Samira. Funes da linguagem. So Paulo: tica, 1995. O livro Funes da linguagem apresenta detalhadamente as diferentes funes da linguagem e oferece mais subsdios para o seu aprendizado. SONHOS. Direo de Akira Kurosawa. So Paulo: Warner Bros, 1990. Sugerimos tambm um excelente lme, a que voc pode assistir e observar como as diferentes funes da linguagem so exploradas tambm pela linguagem de outras artes, como o cinema: Sonhos, do cineasta japons Akira Kurosawa. Vale a pena conferir!

Nesta aula, estudamos os diferentes elementos do processo de comunicao, os conceitos e a diferena entre conotao e denotao de forma a compreender melhor as diferentes funes da linguagem, que se constituem de modo que os interlocutores do processo comunicativo possam alcanar com mais qualidade os objetivos da comunicao.

17
Lngua Portuguesa A13

Auto-avaliao

1. Leia o Texto 1 e o Texto 2 e responda s seguintes questes: a) Qual o gnero de cada texto? b) Qual o tema de cada um? c) Qual a inteno comunicativa? d) Quem so os autores? e) Qual o veculo em que eles foram publicados? f) Voc acredita que h comunicao entre autor e pblico leitor em ambos os textos? Justique. g) Voc diria que eles apresentam linguagem mais denotativa ou mais conotativa? h) Quais so as funes da linguagem que voc identica em cada um deles?

Texto 1 Minha querida amiga: Sim, para voc mesma que estou escrevendo voc que naquela noite disse que estava com vontade de me pedir conselhos, mas tinha vergonha e achava que no valia a pena, e acabou me formulando uma pergunta ingnua: Como que a gente faz para esquecer uma pessoa? E logo depois me pediu que no pensasse nisso e esquecesse a pergunta, dizendo que achava que tinha bebido um ou dois usques a mais... Sei como voc est sofrendo, e prero lhe responder assim pelas pginas de uma revista fazendo de conta que me dirijo a um destinatrio suposto. Destinatrio, destinatria... Bonita palavra: no devia querer dizer apenas aquele ou aquela a quem se destina uma carta, devia querer dizer tambm a pessoa que dona do destino da gente. Joana minha destinatria. Meu destino est em suas mos; a ela se destinam meus pensamentos, minhas

18
Lngua Portuguesa A13

lembranas, o que sinto e o que sou: todo esse complexo mais ou menos melanclico e todavia to veemente de coisas que eu nasci e me tornei. Se me derem para encher uma frmula impressa ou uma cha de hotel eu poderei escrever assim: Procedncia Cachoeiro de Itapemirim; Destino Joana. Pois somente para ela que eu marcho. No txi, no bonde, no avio, na rua, no interessa a direo em que me movo, meu destino Joana. Que importa saber que jamais chegarei ao meu destino?[...]
(BRAGA, 1985).

Texto 2 Captulo LV / O VELHO DILOGO DE ADO E EVA Brs Cubas .......................................................? Virglia .................................................. Brs Cubas .......................................................................................... Virglia..............................................................! Brs Cubas ........................................... Virglia................................?............. .................................................................................. Brs Cubas .............................................. Virglia ........................................................... Brs Cubas .............................................. !.......................... .........................! ............................................ ..........................................................................! Virglia ......................................................? Brs Cubas .........................................! Virglia .................................................!
(Machado de Assis - Memrias pstumas de Brs Cubas)

19
Lngua Portuguesa A13

2. Leia o Texto 3, o Texto 4 e o Texto 5 e responda s seguintes questes: a) Que diferenas voc identica entre eles? Observe a linguagem e o assunto. b) Quem o leitor de cada uma das cartas? c) Qual o veculo em que elas circularam? d) Que funo da linguagem predominante em cada uma? Texto 3 Carta de Pero Vaz de Caminha - trecho em que Caminha se refere ao primeiro encontro com os ndios. Os cabelos deles so corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre-pente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrs, uma espcie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutio e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena por pena, com uma confeio branda como, de maneira tal que a cabeleira era mui redonda e mui basta, e mui igual, e no fazia mngua mais lavagem para a levantar. [...] O capito, quando eles vieram, estava assentado em uma cadeira e uma alcatifa aos ps por estrado, e bem vestido, com um colar douro mui grande ao pescoo. [...] Um deles ps olho no colar do capito e comeou dacenar com a mo para a terra e depois para o colar, como que nos dizia que havia em terra ouro.
(Pero Vaz de Caminha A Carta).
Fonte: <http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/carta.html>. Acesso em: 1 ago. 2008.

Texto 4 Carta de Graciliano Ramos a sua esposa, Helosa Ramos. [...] Romntico! exato, creio que me tornei romntico. Pior: tornei-me piegas, idiota. As minhas duas primeiras cartas so efetivamente um primor de maluquice. Entretanto, reetindo bem, reconhecers que no tens razo. O estilo pulha, com efeito, mas na essncia tudo aquilo verdadeiro. Realmente, que h de estranho em que um indivduo ame com ternura, com saudade, com indignao e com dio? Ficaste espantada! Pois eu me

20
Lngua Portuguesa A13

espantaria se te pudesse amar de maneira diferente. Quererias que, tendo motivo para indignar-me, para odiar-te s vezes, todos os meus sentimentos ruins desaparecessem por milagre e eu me transformasse num santo? No me transformo, felizmente. Sabes o que acontece? que novos hspedes de minha alma brigam com os que j l estavam alojados: surgem contendas medonhas, a polcia no intervm e aparecem cartas como as que te escrevi. [...] Passa de meia-noite, meu amor, e isto no carta: romance. H quase trs horas que te escrevo! Como ters coragem de ler semelhante estopada! Pobrezinha! [...] Ponho toda a ternura de que sou capaz em beijar-te o retrato. Teu. Graciliano. Palmeira, 24 de janeiro de 1928.
Fonte: <http://bydebby.blogspot.com/2008/06/cartas-ridculasescritores-idem.html>. Acesso em: 1 ago. 2008.

Texto 5
Poema de Carlos Drummond de Andrade

Carta H muito tempo, sim, que no te escrevo. Ficaram velhas todas as notcias. Eu mesmo envelheci: Olha em relevo, estes sinais em mim, no das carcias (to leves) que fazias no meu rosto: so golpes, so espinhos, so lembranas da vida a teu menino, que ao sol - posto perde a sabedoria das crianas. A falta que me fazes no tanto hora de dormir, quando dizias Deus te abenoe, e a noite abria em sonho. quando, ao despertar, revejo a um canto a noite acumulada de meus dias, e sinto que estou vivo, e que no sonho.
(ANDRADE, 1999, p. 39 )

21
Lngua Portuguesa A13

Referncias
ANDRADE, Carlos Drummond de Antologia potica. Rio de Janeiro: Record, 1999. BRAGA, Rubem. Receita para mal de amor. In: BRAGA, Rubem. A traio dos elegantes. Rio de Janeiro: Record, 1985. CHALHUB, Samira. Funes da linguagem. So Paulo: tica, 1987. FUNES da linguagem. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/ funcoes-linguagem.htm>. Acesso em: 9 maio 2007. LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. So Paulo: Brasiliense, 1983. p. 89. PORTUGUS: ensino a distncia. Disponvel em: <http://acd.ufrj.br/~pead>. Acesso em: 09 maio 2007.

22
Lngua Portuguesa A13

Anotaes

23
Lngua Portuguesa A13

Anotaes

24
Lngua Portuguesa A13

You might also like