You are on page 1of 9

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 41, n.

4, 133-141 2007

133

Compulso repetio e o princpio de prazer


Andr Green2

Resumo: O autor procura demonstrar que a compulso repetio pode ser tambm encontrada em material distante da atuao. Salienta, em exemplo clnico, a qualidade alucinatria do ato de relembrar como efeito da negao, e no da represso. Complementa ainda os conceitos de ligao e desligamento, relativos ao princpio de prazer-desprazer, enfatizando a importncia da perda de significado do contedo do objeto, com ou sem atuao. Palavras-chave: compulso repetio; negao; ligao; desligamento; perda de significado.

Freud inicia seu artigo sobre Recordar, repetir e elaborar lembrando as mudanas da tcnica psicanaltica desde as origens. Todas as tcnicas anteriores a 1914 levaram em conta, direta ou indiretamente, a recordao. Freud fala at de um impulso recordao (SE, v. 12, p. 151). Ele ope esse impulso compulso repetio, observada sempre que a recordao falha. Um dos aspectos desse artigo transformador que ele obriga Freud a abandonar sua confiana excessiva no recordar. Hoje compreendemos que, na verdade, uma recordao completa impossvel. Nenhum paciente pode realmente se lembrar de todas as incidncias e conseqncias de um evento. Se a pessoa se lembra de um fato atravs da memria, ele geralmente est dissociado, para evitar a repetio de sua natureza traumtica vinculada a outros aspectos seus, isto , a qualidade alucinatria do relembrar, sua qualidade de estranheza [uncanny], sua ressonncia no corpo etc. Retomarei esse ponto adiante, no material clnico. Como Freud descreve no caso de alguns pacientes:
[] o paciente no se lembra de nada do que ele esqueceu e reprimiu, mas ele o atua. Ele o reproduz no como memria, mas como uma ao; ele repete, sem saber, claro, que est repetindo (Freud, SE, v. 12, p. 150).

De modo geral, aceita-se que aqui a recordao toma a forma de ao. Desejo dissociar a compulso repetio de sua expresso atravs da ao. Do meu ponto de vista, a
1

Conferncia especial apresentada no 45 Congresso Internacional da IPA Berlim 2007: Remembering, Repeating and Working Through in Psychoanalysis and Culture Today. Ttulo original: Repetition compulsion and the pleasure principle. Traduo do ingls: Denia Hukai (membro afiliado do Instituto de Psicanlise de So Paulo), com RBP. Membro titular da Socit Psychanalytique de Paris SPP.

134

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 41, n. 4 2007

compulso repetio pode ser encontrada em material que no ao. A repetio no prejudicial em si. O que prejudicial que o paciente parece ignorar totalmente as relaes entre os fragmentos repetidos. Eles so postos lado a lado sem qualquer conexo. Em alguns pacientes, a compulso para repetir pode ser precedida por uma paralisia da comunicao. O paciente, que foi informado sobre a regra fundamental, faz de conta que no tem nada a dizer, apesar de ter uma histria repleta de acontecimentos e de longos relatos de doenas: Ele est silencioso e declara que nada lhe ocorre (ibid., p. 150). No acredito, como faz Freud, que isso possa ser tomado como mera repetio de uma atitude homossexual em relao ao analista, usada como resistncia. Chama minha ateno o fato de que o que Freud descreve aqui tenha sido encontrado tambm pela Escola Psicossomtica de Paris em pacientes que sofrem de limitaes no funcionamento mental. Parece que estamos frente mesma situao: um defeito temporrio do funcionamento psquico. Se nada ocorre ao paciente, que pode apresentar uma mente vazia [blank mind], isso se d obviamente para impedir qualquer associao e, assim, evitar a possibilidade de atribuir um significado ao que ocorre na sesso. Essa no apenas uma conseqncia da represso; tambm uma expresso mais radical, um efeito da negao. O importante o elo no reconhecido entre o ato e seu contedo, que tambm pode ser encontrado de outras maneiras. A especificidade da compulso repetio o fato de se repetir de diferentes modos, mas sem nenhuma conscincia de que se est repetindo um mesmo contedo similar. As diferentes formas de repetio parecem no se relacionar umas s outras. A falha de reconhecimento dos diferentes modos de repetir responsvel por sua recorrncia continuada. Em outras palavras, no h reconhecimento dos diferentes modos da repetio; o fato de todos eles lidarem com o mesmo contedo negado. Entretanto, quando Freud retomar esse tpico uma segunda vez, em Alm do princpio de prazer, em 1920 seis anos depois , ele examinar de que maneira essa compulso se relaciona com o princpio de prazer:
Mas, como a compulso repetio a manifestao do poder do reprimido se relaciona com o princpio de prazer? claro que a maior parte do que reexperimentado sob a compulso repetio tem de causar desprazer para o ego, j que traz luz atividades dos impulsos instintivos reprimidos. Este, entretanto, desprazer de um tipo que ns j consideramos e no contradiz o princpio de prazer: desprazer para um sistema e, simultaneamente, satisfao para outro. Mas ns agora chegamos a um fato novo e muito digno de nota, ou seja, que a compulso repetio tambm traz de volta, do passado, experincias que no incluem a possibilidade de prazer e que nunca podem, mesmo num passado remoto, ter trazido satisfao, mesmo para impulsos instintivos que tenham, desde ento, sido reprimidos (Freud, SE, v. 18, p. 20).

Assim, esse parece ser o fim da soberania do princpio de prazer; sob a presso de uma compulso, as situaes indesejadas e as emoes dolorosas so repetidas. A hiptese de uma compulso repetio parece mais primitiva, mais elementar, mais instintiva do que o princpio de prazer, que ela sobrepuja (ibid., p. 23). Essa a afirmao mais extrema de Freud sobre a compulso repetio.

Compulso repetio e o princpio de prazer Andr Green

135

Estamos definitivamente alm do princpio de prazer? Podemos pensar que o que Freud expe em 1920 a sua opinio final, mas estaramos errados. Na verdade, abandonar a soberania do princpio de prazer foi uma deciso muito perigosa, pois abrir caminho para as pulses destrutivas reforou a compulso repetio. Freud tambm acrescenta: [] a compulso repetio e a satisfao instintiva, que imediatamente prazerosa, parecem convergir, aqui, para uma relao ntima (ibid., p. 23). Encontramos aqui mais complementaridade do que antagonismo. Retomando novamente o assunto em O problema econmico do masoquismo, de 1924, Freud considera os perigos do masoquismo. Em decorrncia, amplia o poder do princpio de prazer: Estamos tentados a chamar o princpio de prazer de vigia da nossa vida, ao invs de meramente da nossa vida mental (SE, v. 19, p. 159). Pois, aps a introduo de ambas as pulses, a de morte e a destrutiva, no apenas a vida mental que tem de ser protegida, mas, na verdade, toda a nossa vida. Percebendo que errara em compreender o princpio de prazer em termos meramente quantitativos isto , reduzindo tenses , Freud conclui que era necessrio levar em conta alguma caracterstica dele que [se pudesse] descrever apenas como qualitativa (ibid., p. 160) e atribui ao instinto de vida a tarefa de representar as demandas da libido: A concluso a ser tirada dessas consideraes que a descrio do princpio de prazer como o vigia de nossa vida no pode ser rejeitada (ibid., p. 161). Vemos ento que, depois da onda de difuso do instinto de morte, num movimento posterior o poder do princpio de prazer-desprazer restaurado. Embora sejamos confrontados com uma fuso dos instintos de vida e morte, estar vivo um testemunho da preeminncia da ao combinada das pulses de vida e do princpio de prazer-desprazer. Terminando sua obra com o Esboo, Freud conclui:
O id obedece ao inexorvel princpio de prazer. E no apenas o id. Parece que a atividade dos outros agentes psquicos tambm apenas capaz de modificar o princpio de prazer, mas no de anul-lo; e permanece uma questo da mais alta importncia terica, e uma que ainda no foi respondida, quando e como seria possvel, em algum momento, o princpio de prazer ser superado (Freud, SE, v. 23, p. 198).

Parece, aqui, que inexorvel seria uma qualidade mais apropriada para qualificar a compulso repetio. Como deveramos encarar as contradies e mudanas de opinio de Freud? Sem dar uma resposta definitiva a essas questes, talvez alguns argumentos do captulo final de Alm do princpio de prazer (cap. 7) nos dem uma indicao. Freud escreve:
Descobrimos que uma das funes mais primitivas e mais importantes do aparelho mental ligar os impulsos instintivos que vm de encontro a ele. [] A ligao um ato preparatrio que introduz a dominncia do princpio de prazer (Freud, SE, v. 18, p. 62).

A ligao vista como uma funo preliminar que serve para mostrar o caminho para a eliminao final no prazer da descarga. Tal preliminar parece estar ausente na compulso repetio. Freud nos d uma explicao esclarecedora sobre isso. No despertar da vida, h

136

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 41, n. 4 2007

muitas falhas que impedem o princpio de prazer de funcionar nas formas primrias da vida mental. Posteriormente, o domnio do princpio de prazer muito mais assegurado (ibid., p. 63). No incio da vida mental a luta por prazer muito mais intensa do que em pocas posteriores, porm mais restrita; tem de se submeter a freqentes interrupes. Quero especificar que minha compreenso de ligao diferente da de Freud. Para ele, o processo primrio uma expresso de desligamento. Visto de uma perspectiva mais moderna, na qual as pulses so consideradas menos elementares e a organizao pulsional est presente desde o incio, o conceito de ligao pulsional tambm est presente nesse estgio. No precisamos relacionar a ligao apenas passagem do processo primrio para o processo secundrio. A ligao uma caracterstica da organizao pulsional mesmo antes de se tornar uma expresso dos processos primrios. Portanto, uma forma de atividade primitiva intensificada pela organizao pulsional, antes mesmo da passagem do processo primrio para o secundrio. Em outras palavras, o desligamento est relacionado a mecanismos muito primitivos; uma das expresses de falha que impedem o acesso ao princpio de prazer-desprazer. Podemos identificar nessas falhas uma das razes pelas quais o surgimento da compulso para repetir no estabelece relaes entre os fragmentos repetidos, sua tendncia descarga e sua expresso por contedos tanto desprazerosos como prazerosos. Descarga no significa atuao, mas livrar-se do significado do contedo, com ou sem atuao. Como a ligao trabalha em conjuno com o desligamento, as falhas de ligao em afirmar o domnio do princpio de prazer podem ser atribudas a um desenvolvimento excessivo dos processos de desligamento. Isso acontece sempre que h uma recusa das respostas do objeto, como forma de protestar contra sua natureza insatisfatria. Nunca nenhum sentido geral revelado para formar um grupo coerente de idias. O desligamento torna qualquer grupo de idias descoordenado e sem sentido. E quando esta est no auge que o paciente se torna silencioso. Nada lhe ocorre e, mesmo que ocorra, ele no ser capaz de express-lo. Assim, a ao ou a atuao no o nico meio pelo qual a compulso repetio se expressa. A perda de significado uma conseqncia de as experincias serem desligadas. Exemplo clnico A paciente, uma mulher em torno dos cinqenta anos, uma psiquiatra que trabalha numa instituio para adolescentes que sofrem de desordens de carter. Eu a vejo h mais de dezoito anos numa relao face a face, trs vezes por semana. Ela havia feito vrias tentativas de suicdio e apresentava comportamento compulsivo. Inicia a sesso dizendo que ocorrera um estupro na sua instituio. Acrescenta que as coisas mudaram: no passado, o estuprador teria sido excludo da instituio imediatamente, sem que os funcionrios quisessem ouvir nada sobre as circunstncias do estupro. Hoje diferente, a situao investigada. Tanto a vtima do estupro como o estuprador so ouvidos com um esforo de compreenso. Supus que ela talvez quisesse compreender mais sobre aspectos de sua prpria histria. Depois de ouvi-la por algum tempo, decidi intervir e lhe disse que esse relato do estupro talvez a tivesse feito pensar sobre as relaes sexuais entre os pais dela, sobre as quais me falara muitas vezes no passado. Ela respondeu: Voc quer dizer sodomia? Ah, eu

Compulso repetio e o princpio de prazer Andr Green

137

at diria que com eles era um tipo de exibicionismo, gritos, choros, respirao arfante, uma agitao que no parava. Essa era a interpretao que dava toda aquela excitao. A paciente estava convencida de que seu pai era violento a me noite. Todo anoitecer ela descarregaria o revlver que ele deixava trancado na mesinha-de-cabeceira para se defender de potenciais agressores. Ao terminar a sesso, mantenho a associao para mim mesmo. Na sesso seguinte ela no vem. Na outra, ela aparece excessivamente surpresa: Dr. Green, eu no sei o que aconteceu depois da ltima sesso. Eu tinha parado de beber fazia dois meses, mas depois da sesso eu bebi uma garrafa e meia de champanhe. alucinante! E ela repete: alucinante!. Eu digo a ela: Sim, aquela evocao das relaes sexuais dos seus pais foi para voc como uma alucinao que a levou a beber. Estou convencido de que, em paralelo evocao verbal da cena, um funcionamento alucinatrio estava ativo e ela se viu apanhada por ele. Sua compulso a beber novamente tinha o sentido de reviver em seu corpo uma excitao supostamente associada com a cena. A embriaguez tinha o sentido de completar a expresso verbal usada na recordao do passado. Algum tempo depois, a paciente me contou que havia parado de beber. Mas, passados dois anos, durante uma fase de conflito com a me, ela teve um pesadelo incompreensvel que a deixou transtornada. O pesadelo era muito difcil de descrever, representando pessoas com rostos estranhos. A paciente chegou a dizer que as pessoas tinham rostos muito incomuns e que no conseguia reconhec-los. Moviam-se juntas, agindo de maneira que ela no era capaz de descrever. Dessa vez, a estranheza a subjugava completamente. Ela no compreendia o que estava por trs das cenas que sonhara e no podia fazer qualquer sugesto sobre seu significado. A exemplo dos pacientes de Freud, quando questionada minha paciente se manteve em silncio, dizendo que nada lhe ocorrera e que ela no conseguia encontrar nenhum significado para isso. Para mim, era bvio que o pesadelo trazia um mesmo contedo de antes, era outra verso de uma fantasia da cena primria que ela no poderia admitir que ainda estivesse presente nela, e ainda ativa. A paciente estava um tanto deprimida e apresentava uma mente vazia [blank mind]. Permaneceu aproximadamente dois meses nesse estado de suspenso de qualquer atividade mental. Nenhum dos meus encorajamentos para que associasse surtiam efeito, at que, de repente, ela reatuou comigo o mesmo comportamento que havia tido com seu analista anterior, um colega muito hbil. Ela se evadiu, no comparecendo s nossas sesses posteriores, fazendo-se inalcanvel, sem dar nenhuma justificativa para a interrupo, apesar dos vrios convites para que viesse me ver. Devo confessar que eu j havia considerado essa possibilidade, mas me sentia falsamente protegido contra essa eventualidade, j que a transferncia estava bem enraizada e resistira a tais ameaas no passado. O que quero enfatizar que, alm da expresso verbal do trauma no passado, uma excitao concomitante a ela a forou a completar a ao das palavras atravs da necessidade de repetir a excitao no corpo. Quando ela diz Isso alucinante, no se trata apenas de uma figura de expresso; esta revela tambm um processo alucinatrio potencial que inunda a lembrana ao vir tona. A alucinao, de um lado, e a embriaguez, de outro, esto saturando a experincia. Mas no pesadelo o contedo estava muito perto de ser compreendido por ela. Tinha de ser negado.

138

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 41, n. 4 2007

Quando a compulso repetio produz o pesadelo, nada da lembrana anterior reconhecido. Ao contrrio, sentimentos de estranheza relacionados ao misterioso, ao sinistro [uncanny], no permitem reconhecer nada. A ansiedade, entretanto, est aqui, mais importante do que nunca, e a nica soluo fugir, o que em si tambm uma repetio. Portanto, durcharbeiten (a elaborao) requer da paciente coragem para suport-la. A fuga pode ser compreendida ainda como manifestao do princpio de prazer contra a conscincia da compulso repetio, s custas de perder a possibilidade de encontrar um significado para ela. Concluso Como devemos compreender as relaes entre a compulso repetio e o princpio de prazer? Um ponto central na teoria de Freud a relao das pulses com o corpo. As pulses no so expresses diretas do corpo. Por exemplo, no Esboo, Freud escreve: No pode haver dvidas de que a libido tem fontes somticas, que ela flui para o ego a partir de vrios rgos e partes do corpo (SE, v. 23, p. 151). No mesmo trabalho escreveu tambm sobre o id: [] ele contm os instintos que se originam da organizao somtica e que encontram uma primeira expresso psquica aqui [no id], em formas que nos so desconhecidas (SE, v. 23, p. 145). Dessa ltima observao, segue-se que, mesmo quando estreitamente ligada organizao somtica, h uma transformao da primeira expresso psquica numa forma que nos desconhecida. O que essa transio? Como podemos imagin-la? Quando Freud se critica por sua assim chamada inspirao biolgica, esquece-se que ele no mistura a organizao somtica com a primeira expresso psquica. Em nossa compreenso, esse, fundamentalmente, o trabalho que leva s pulses, por misterioso que seja. Propomos compreender a passagem da organizao somtica para a primeira expresso psquica como resultado da interao entre dois seres. Em outras palavras, o contato com a me que cria a primeira expresso psquica. Assim, a referncia s pulses no implica, de modo algum, uma referncia a alguma organizao psquica elementar. Em perodo recente, ao discutir se determinadas organizaes mentais so psicossomticas ou psicopticas, diferentes autores chegaram concluso de que faltava algo na suposta organizao pulsional do paciente, como se tivssemos ido alm da organizao pulsional. Chegamos concluso de que a essa organizao, diferentemente do que se costuma compreender, j uma organizao complexa, aspecto que Freud no poderia descobrir em razo da sua falta de experincia com estruturas mentais regredidas. Talvez Freud tenha tomado a atividade pulsional como elementar por ter em mente apenas neurticos e psicticos, casos que so, na verdade, estruturas mentais solidamente organizadas. Hoje o nosso contato com estruturas menos organizadas desordens de personalidade borderline, constelaes psicossomticas muito mais freqente. Comparados a elas, os neurticos e s vezes os psicticos parecem pelo menos mais claros de serem decifrados, mesmo quando mais difceis de tratar e modificar. por isso que hoje consideramos a atividade pulsional mais organizada do que pensvamos. Temos tambm de nos questionar sobre o princpio de prazer.

Compulso repetio e o princpio de prazer Andr Green

139

Talvez devssemos retornar s primeiras intuies de Freud. No incio, aproximadamente at 1915, Freud usa indistintamente representaes inconscientes e impulsos instintivos, sem estabelecer nenhuma diferenciao precisa entre as duas expresses. Depois do artigo sobre Recordar, repetir e elaborar, ele adotar apenas a expresso impulsos instintivos. Lemos em O estranho (1919):
possvel reconhecer o domnio, na mente inconsciente, de uma compulso a repetir que se origina dos impulsos instintivos e provavelmente inerente prpria natureza dos instintos uma compulso suficientemente poderosa para prevalecer sobre o princpio de prazer , emprestando a certos aspectos da mente o seu carter demonaco e, ainda, muito claramente expresso nos impulsos das crianas pequenas (Freud, SE, v. 17, p. 238).

Ele acrescenta que tudo o que nos lembre dessa compulso a repetir percebido como estranho e observa tambm que essa compulso suficientemente forte para se colocar acima e alm do princpio de prazer. Portanto, o carter demonaco, que provavelmente se relaciona estreitamente com o poder repetitivo dos impulsos instintivos, sobrepe-se a uma organizao mais delicada e frgil: o princpio de prazer, este construdo sobre uma base menos trabalhada do funcionamento mental. Seria possvel que o princpio de prazer se construsse menos sobre impulsos do que sobre representaes inconscientes nascidas da experincia? Freud posteriormente abandonar a referncia s representaes inconscientes, deixando sem resposta as origens do princpio de prazer. A verdadeira mutao ocorrer em 1923, em O ego e o id. No final do captulo 1, Freud descarta o conceito de inconsciente; forado a admitir vrias formas de ser inconsciente, ele se distancia do conceito:
[] ns temos de admitir que a caracterstica de ser inconsciente comea a perder significado para ns. Ela se torna uma qualidade que pode ter muitos significados, uma qualidade que somos incapazes de tornar, como teramos desejado fazer, a base de concluses de grande alcance e inevitveis (Freud, SE, v. 19, p. 18).

Com a introduo do id, qualquer aluso a representao inconsciente desaparece e de fato substituda pelo impulso instintivo, que agora se torna o modo de qualificar a vida mental elementar. Quando Freud decide dar preferncia ao impulso instintivo e abandona a representao inconsciente, a diferena entre ao e impulso se torna muito pequena. Pode estar a a razo pela qual, na compulso para repetir, o paciente s vezes atue em vez de lembrar, como se tivesse tomado o caminho mais curto do impulso para a atuao. Nenhuma mediao, nenhuma representao, nenhum adiamento. Na compulso repetio, a descarga no est na manifestao da atuao, mas na prpria repetio, que o contrrio da elaborao, visto que, nesse caso, os mesmos contedos so infinitamente renovados para ajudar no aparecimento de um novo significado ou de um significado oculto. Uma escolha fundamental foi aqui colocada: descarga na eliminao da tenso ou elaborao levando representao do objeto.

140

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 41, n. 4 2007

Para evitar o problema da repetio, o sujeito tem de incluir a relao com o objeto. Minha paciente sempre pensou que sua me sabia tudo sobre ela. Segundo costumava dizer, a me sabia melhor sobre seus pensamentos do que ela prpria Ela no tinha nenhuma idia sobre si mesma e, alm disso, segundo disse, no sabia como pensar ou nem mesmo o que era pensar. Sua vida era muito restrita. A compulso repetio era um substituto para o pensamento. Mas, quando a compulso repetio envolveu seu trauma principal, a situao se tornou insuportvel. Ao escrever que a hiptese de uma compulso para repetir parece mais primitiva, mais elementar, mais instintiva do que o princpio de prazer, que ela sobrepuja (SE, v. 18, p. 22), Freud talvez esteja sugerindo que o princpio de prazer se fia em fenmenos complexos: representaes inconscientes, alguma forma de elaborao das pulses, alguma capacidade de escolha entre o prazer e o desprazer, a evitao do desprazer etc. Compreendemos, assim, que o princpio de prazer no seja de modo algum um mecanismo bsico. O princpio de prazer frgil, delicado, como somos lembrados nas afirmaes de Freud no ltimo captulo de Alm do princpio de prazer. Parece que, mudando para o modelo da segunda tpica, Freud estava interessado no apenas na descrio de uma atividade mais primitiva do que o inconsciente, mas tambm numa espcie de modo indomado de funcionamento. E, se o princpio de prazer inexorvel, as pulses destrutivas parecem s-lo ainda mais quando no esto fusionadas com a pulso de vida. como se a organizao psquica mais antiga, aquela que nunca pode ser domada, fosse a das pulses destrutivas. Portanto, mesmo que escolhamos permanecer com a idia de que esse princpio de prazer o vigia sobre nossa vida, tal questo est menos baseada em material em estado bruto, mas implica algum tipo de transformao das pulses. Finalmente, podemos sintetizar nossa posio como se segue: se a compulso repetio demonaca, isso parece decorrer de sua natureza narcsica, que est fadada a se repetir infinitamente. O princpio de prazer se origina de uma evoluo na resposta do objeto e pode afinal se tornar inexorvel, perdendo sua qualidade de nos salvaguardar, de agir como guardio da nossa sobrevivncia, e acabar se tornando um aliado da compulso repetio. Mas, em geral, ele age do lado de Eros para preservar nossa vida e lutar contra as pulses destrutivas, que ocorrem, em sua maior parte, do lado da repetio.

Compulsin a la repeticin y el principio del placer Resumen: O autor trata de demostrar que la compulsin a la repeticin se puede tambin encontrar en el material lejos de la actuacin. Destaca, en ejemplo clnico, la calidad alucinatoria del recordar como efecto de la negacin, y no de la represin. Complementa aun los conceptos de ligacin y desligamiento, relativos al principio del placer-desplacer, enfatizando la importancia de la prdida de significado del contenido del objeto, con o sin actuacin. Palabras claves: compulsin a la repeticin; negacin; ligacin; desligamiento; prdida del significado.

Compulso repetio e o princpio de prazer Andr Green

141

Repetition compulsion and the pleasure principle Abstract: The author tries to demonstrate that compulsion to repetition can also be found in material that is distant from acting-out. He highlights, in a clinical example, the hallucinatory quality of remembrance as an effect of denial and not of repression. The concepts of bonding and separation, related to the principle of pleasure-displeasure, are complemented, emphasizing the importance of the loss of meaning of the objects content, with or without an acting-out. Keywords: compulsion to repetition; denial; bonding; separation; loss of meaning.

Andr Green Socit Psychanalytique de Paris 9 Avenue de lObservatoire 75006 Paris France andregreen@wanadoo.fr

You might also like