You are on page 1of 35

Lio 1

O PLANO DE DEUS PARA A HUMANIDADE Introduo


cada vez maior o nmero de pessoas que esto convictas de que o universo no obra do acaso, e sim, o resultado da ao criadora de um Ser inteligente e poderoso. Sistemas altamente complexos so encontrados tanto no micro como no macro universo, deixando incrdulos bem confusos. O filsofo francs Voltaire foi honesto ao dizer: "O mundo me perturba e no posso imaginar que esse relgio funcione e no tenha tido relojoeiro". Einstein, um dos maiores cientistas que o mundo j conheceu tambm disse: "O universo no explicado satisfatoriamente sem Deus". O salmista tambm resumiu muito bem quando disse: "Os cus declaram a glria de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mos" Salmos 19:1.
"O Senhor fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria, e com a sua inteligncia estendeu os cus". Jeremias 10:12

Talvez voc tambm j tenha buscado uma resposta mais coerente sobre algumas questes sobre a vida e at agora nada. Se voc est assim, acompanhe comigo a sequencia do estudo.

O criador tem um plano para o homem


Depois de criar o universo e colocar a terra em condies ideais para a vida, Deus tambm criou o homem sua imagem e semelhana. Ele compartilhou com o homem algumas de Suas caractersticas no fsicas, com, por exemplo, a moralidade, a capacidade de raciocinar, de criar, de tomar decises, e de manter comunho com o seu criador. O ser humano foi, portanto, a coroa da criao de Deus, por estar muito acima de
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 1

tudo aquilo que Deus havia feito.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 2

Alm disso, Deus tambm colocou o homem num local ideal para se viver, onde ele tinha tudo aquilo que precisava para sua subsistncia fsica. Alm do ambiente, Deus tambm concedeu ao homem a satisfao emocional e espiritual, que era resultado da comunho com Ele. Assim, o primeiro casal desfrutava do que Deus tinha de melhor para eles. "No universo h ordem e h finalidade. A ordem csmica no se explica sem a Inteligncia ordenadora". Eric Sevareide Ao homem foi tambm concedida a liberdade de escolha. Assim, Deus deu orientaes sobre o que podia e o que no podia fazer. A perseverana da felicidade dependia da obedincia s orientaes de Deus, que visavam apenas o bem do homem. Por outro lado, a rebeldia e a incredulidade com relao Sua palavra, resultariam em morte, ou seja, a instalao do caos fsico, emocional e espiritual.

Concluso
Nessa lio aprendemos que o plano original de Deus era que o homem desfrutasse da vida de uma maneira plena. A condio era a obedincia Sua palavra. Mas, observando a situao atual do nosso mundo, com tanta violncia e desunio entre as pessoas, guerras, doenas, fome e a falta de esperana, possvel que algum pergunte: "Se Deus tinha um plano maravilhoso para o homem, o que aconteceu?" Antes de tudo, devemos saber que esse no era o plano de Deus, pelo contrrio, Ele queria o bem das suas criaturas. Alguma coisa aconteceu para gerar um quadro totalmente oposto do propsito de Deus. Na prxima lio, ns iremos conhecer o que realmente aconteceu, para que o mundo e a qualidade de vida chegasse a situao to lamentvel como vivemos hoje. isto que vamos estudar na prxima lio.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 3

Resumo da lio
As maravilhas encontradas na natureza apontam para a existncia de um Criador Poderoso e Inteligente. A Bblia apresenta esse Criador como o Senhor Deus. Ele criou o homem e lhe proporcionou tudo aquilo que ele precisava para ter uma vida com sentido. Observando a triste situao do nosso mundo, somos levados a afirmar que algo terrvel aconteceu para que o caos surgisse.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 4

Lio 2
A ENTRADA DO PECADO NO MUNDO

Introduo
Na lio anterior aprendemos que o plano original de Deus era que o homem desfrutasse de uma vida plena, cheia de significado, em comunho com Ele. Vimos tambm que algo aconteceu para que o homem e tambm a natureza ficasse no estado que conhecemos hoje. Neste estudo, conheceremos alguns detalhes sobre o que realmente aconteceu.

Para iniciar leia o relato bblico de Gnesis 3:1-7:


"Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selvticos que o Senhor Deus tinha feito, disse mulher: assim que Deus disse: No comereis de toda rvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das rvores do jardim podemos comer, mas do fruto da rvore que est no meio do jardim, disse Deus: Dele no comereis, nem tocareis nele, para que no morrais. Ento, a serpente disse mulher: certo que no morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abriro os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a rvore era boa para se comer, agradvel aos olhos e rvore desejvel para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu tambm ao marido, e ele comeu. Abriram-se, ento, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si".

Nesse relato vimos que quando o homem desfrutava daquele ambiente e curtia a paz interior, eis que surge uma criatura que se apresenta mulher. Quem era a criatura?
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 5

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 6

O Tentador
Em Apocalipse 12:9, essa criatura, a serpente, identificada como sendo o prprio Satans. Ele era um anjo muito poderoso, que se destacava por beleza e poder e que tambm executava as ordens de Deus. Por causa da sua posio e glria, ele se encheu de orgulho e desejou ser igual a Deus. Por causa desse pecado, ele foi lanado fora da presena de Deus, tornando-se uma criatura maligna, cujo propsito fazer tudo aquilo que Deus condena. Juntamente com ele muitos anjos tambm seguiram o seu mau desgnio, sendo tambm, expulsos da presena de Deus.

Sua proposta
Sabemos que essas criaturas usam suas capacidades para a propagao do mal. A Bblia afirma que Satans o pai da mentira, e que induz as pessoas desobedincia a Deus, procurando cegar o entendimento delas, para que no aceitem o plano de Deus para suas vidas.
"O Deus deste sculo cegou o entendimento dos incrdulos, par que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, o qual a imagem de Deus". (2 Corntios 4:4)

Assim, logo no incio da histria humana, essa criatura, primeiramente se aproximou da mulher e estabeleceu com sucesso o dilogo questionando o que Deus havia dito para eles. " assim que Deus disse: No comereis de toda a rvore do jardim" Gnesis 3:1. O seu objetivo era levar a mulher a questionar a palavra que Deus havia dito.Em segundo lugar, ele negou a palavra de Deus, dizendo: " certo que no morrereis" Gnesis 3:4. Deus havia dito que a desobedincia resultaria em morte. Porm, satans negou a justia e o juzo de Deus.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 7

Por fim, satans fez uma proposta bem atraente mulher: "...como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" Gnesis 3:5. Esse tem sido o alvo de satans, desde o nicio da histria: levar as pessoas a se alimentarem com a iluso de que podero ser como Deus, levando uma vida independente Dele, controlando seu prprio destino atravs de suas prprias decises. A proposta era bem atraente, mas no revelava as consequncias que viriam desse ato. Assim sendo, quando a mulher viu aquele fruto atraente e uma possibilidade de ter algo alm do que Deus havia proposto, ela tomou do fruto, comeu e, em seguida deu ao seu marido contrariando a ordem de Deus. "Satans embeleza o presente, mas oculta o futuro". Hugh Farmer

Resumo da lio
O homem criado por Deus, apesar de estar num lugar ideal e tambm de estar suprido emocionalmente e espiritualmente, resolveu seguir os conselhos de Satans. Na verdade, o que levou Eva a tomar essa deciso, foi a incredulidade em relao palavra de Deus. Assim, podemos dizer que o pecado do primeiro casal foi mais do que comer um fruto proibido. Eles, na verdade, desobedeceram a palavra de Deus, creram na mentira de Satans e colocaram suas vontades acima da vontade de Deus. Qual foi o resultado disso? No prximo estudo vamos ver quais foram as conseqncias da desobedincia e da incredulidade.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 8

Lio 3
AS CONSEQUNCIAS DO PECADO

Introduo
No estudo anterior, estudamos sobre a tentao de Satans e tambm sobre a desobedincia do homem. Ao invs de alcanar suas pretenses, o homem teve, na verdade, uma grande decepo. Veja o relato bblico de Gnesis 3:8-13:
"Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela virao do dia, esconderam-se da presena do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as rvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde ests? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da rvore de que te ordenei que no comesses? Ento, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da rvore, e eu comi. Disse o Senhor Deus mulher: Que isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi".

O processo de morte
Nesse texto temos uma descrio das primeiras consequncias do pecado. Inicialmente, eles perceberam a nudez. Quando ouviram a voz do Senhor, esconderam-se da presena dEle. Ao invs de desfrutarem da paz e segurana, o homem tinha agora medo do Criador. Eles reconheceram que o que fizeram no era da aprovao de Deus, por isso fugiram da presena dEle. Em seguida surgem vrios conflitos de relacionamento. O homem acusou a sua esposa, e tambm acusou a Deus por ter colocado aquela mulher como companheira. Por fim, a mulher
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 9

acusa a serpente, dizendo que ela a havia enganado. Mas as consequncias no param aqui nas acusaes e temores.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 10

Em Gnesis 3:14-19 temos a descrio das consequncias geradas pela desobedincia Palavra de Deus:
"Ento, o Senhor Deus disse serpente: Visto que isso fizeste, maldita s entre todos os animais domsticos e o s entre todos os animais selvticos; rastejars sobre o teu ventre e comers p todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. E mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores dars luz filhos; o teu desejo ser para o teu marido, e ele te governar. E a Ado disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da rvore que eu te ordenara no comesses, maldita a terra por tua causa; em fadigas obters dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzir tambm cardos e abrolhos, e tu comers a erva do campo. No suor do rosto comers o teu po, at que tornes terra, pois dela foste formado; porque tu s p e ao p tornars".

Essas consequncias no ficaram apenas com o primeiro casal, pelo contrrio, afetou toda a raa humana. O apstolo Paulo, em Romanos 5:12 afirmou: "Portanto, assim como por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". O que ele diz que a morte passou a todos os homens. Assim, por causa da desobedincia de um, todos sofreram as consequncias do pecado. Todos os homens, por causa do pecado de Ado, herdaram essa natureza pecaminosa. Foi por isso que o apstolo Paulo disse em Romanos 3:10-12: "No h justo, nem um sequer, no h quem entenda, no h quem busque a Deus; todos se extraviaram, uma se fizeram inteis; no h quem faa o bem, no h nem um sequer". Pode-se concluir que, nenhuma pessoa justa diante de Deus, pois, segundo
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 11

Romanos 3:23 todos pecaram.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 12

O Grande Abismo
Por causa do pecado, surgiu um abismo entre Deus e os homens. isso que lemos em Isaas 59:2. "Mas as vossas iniquidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua". Por no confiar na Palavra de Deus, o ser humano acabou arrumando uma grande encrenca para si. A vida passou a ser difcil e complicada. Em lugar da alegria surgiu o choro, a falta de esperana e tambm a morte fsica. justamente isso que Deus estava querendo dizer com a palavra morte - A falta de comunho com o Criador, a perda do significado da vida e tambm a condenao eterna. "O salrio do pecado nunca foi reduzido". Paul E. Holdcraft

Resumo da lio
Nessa lio aprendemos que o homem, por optar pela proposta de satans, caiu numa enorme cilada, arruinando assim, a sua vida e tambm de toda a raa humana. Por causa disso, o homem vai procura de alternativas para resolver esse enorme problema causado pelo pecado.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 13

Lio 4
TENTANDO RESOLVER O PROBLEMA Introduo
Ciente de sua triste situao, causada pelo pecado, o homem passou a correr atrs de solues que viessem a por fim aos problemas causados pela separao de Deus. Eis algumas tentativas:

Religies
O ser humano essencialmente religioso. Em todas as culturas h a crena na existncia de um ser superior. Essas crenas levam as pessoas a procurar, de alguma forma, aproximao com outros deuses e agrad-los com purificaes e sacrifcios. O nmero de religies no mundo muito grande e difcil de precisar, pois a cada dia surgem inmeras delas. Mas, mesmo com toda a diversidade de religies, o ser humano ainda se sente impotente de eliminar essa barreira existente entre a criatura e o criador. Elas tm conscincia de que falta alguma coisa. Por isso, eles criam novas religies e novas prticas religiosas tentando saltar o grande abismo. "A religio de certas pessoas semelhante a um carrossel: no conduz a nenhum lugar". E.C. Mackenzie

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 14

Boas obras
Dentro dessas tentativas de transpor o grande abismo, est a prtica de boas obras. verdade que o amar ao prximo um dever de todos ns, independente da religio. Mas algumas pessoas afirmam que obras so necessrias para se obter mritos diante de Deus. Ser isso verdade? Em Efsios 2:8-9 est escrito: "Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs; dom de Deus; no de obras, para que ningum se glorie". A salvao , portanto, uma ddiva de Deus, e no fruto das obras. A mesma idia encontrada em Romanos 6:23: "Pois o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". O apstolo Paulo tambm disse em Romanos 3:20 "que ningum ser justificado diante dele por obras da lei". Assim, por mais que o ser humano tente obter mritos diante de Deus atravs de suas obras, ele sempre ficar aqum do alvo estipulado por Deus, pois todos ns somos pecadores.

Os artifcios para preencher o grande vazio


Vimos que, para encontrar a Deus o ser humano corre atrs de religies. Entretanto elas no resolvem o problema da separao entre Deus e os homens. Por causa disso, o homem sente um vazio muito grande dentro de si, vivendo procura de algo que venha resolver esse conflito. Alguns artifcios so:

Filosofias
Muitas pessoas procuram combater o problema do vazio interior atravs de filosofias. Dizem que a religio para os fracos de esprito e que, com relao ao pecado, basta ignor-lo para sua conscincia ficar tranqila. Ser que isso basta? Outros ensinam que Deus tudo, e que fazemos parte desse Deus. Desse modo nenhuma condenao haver.
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 15

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 16

H tambm o ensino sobre a reencarnao, que o esprito passa por estgios de purificao e no de condenao, pois acham um absurdo a prestao de contas diante de Deus e, consequentemente, a condenao. Por isso, afirmam que o inferno aqui mesmo, e que Deus um Ser essencialmente bom, e que no final dos tempos salvar a todos. Com relao a esses ensinos a Bblia, em Provrbios 14:12 nos adverte: "H caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo d em caminhos de morte".

Dinheiro e riquezas
Algumas pessoas crem que o dinheiro pode proporcionar uma felicidade duradoura e completa. Mas isso no verdade. O dinheiro importante para a nossa manuteno, porm ele no pode comprar o remdio para o vazio do homem. Em alguns casos, ele pode ser uma tremenda encrenca e perdio. Se ele no for usado corretamente, pode gerar muitos outros pecados, pois dele o ser humano nunca se satisfaz. Foi por isso que algum disse certa vez: " melhor ser dono de uma moeda do que escravo de duas".

A aparncia fsica
No h nada de errado em ter uma bela aparncia fsica. O problema quando o visual super valorizado. Ter um corpo atraente o alvo de muita gente que cr que isso resultar em felicidade e realizao interior. Talvez possa produzir reconhecimento dos outros, mas longe est de suprir uma lacuna interior que no visvel.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 17

Inteligncia e talentos
Uma pessoa talentosa e inteligente muito bem aceita em todos os crculos sociais. Entretanto, apesar dessas capacidades serem dadas por Deus como ferramentas teis vida, elas tambm no so capazes de resolver o problema do vazio interior causado pelo pecado.

Drogas
Quando as pessoas j tentaram, de todas as maneiras, preencher o seu vazio ou desejaram buscar a paz interior, e no conseguiram, muitas delas buscam a alternativa nos aditivos qumicos para a alma, ou seja, nas drogas. Quanto a isso, nem precisamos falar muito, pois o efeito contrrio e as consequncias aparecem logo. Realmente no vale a pena.

Lazer
A Bblia no contra o lazer, pelo contrrio, Deus deseja que aproveitemos, de uma maneira sadia, as oportunidades que temos para curtir a vida. Mas todos os entretenimentos humanos proporcionam um prazer temporrio. As nossas emoes oscilam e sempre ansiamos por algo contnuo.

O fracasso das tentativas humanas e suas consequncias


Por sentir-se fracassado em todos os seus empreendimentos de alcanar a Deus e de preencher totalmente o seu vazio interior, o homem, muitas vezes, experimenta o efeito inverso de suas pretenses. So elas: Culpa: por no alcanar o alvo desejado; Ressentimento: por no receber amor e admirao; Ansiedade e complexos: por reconhecer que nunca conseguir preencher o seu vazio, sentindo-se assim, sempre aqum do que sua alma almeja.
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 18

Pensando nisso, algum disse: "A nica maneira do homem ajudar a Deus, permitindo que Deus o ajude". isso que vamos ver no prximo captulo. J que o homem est impossibilitado de alcanar o alvo proposto por Deus, o que Deus fez para resolver o problema?

Resumo da lio
O homem, apesar de todas as suas tentativas de alcanar a Deus e preencher o seu vazio interior, causado pelo pecado, sempre fica aqum do desejado. Por causa disso, ao invs de encontrar uma resposta para os seus dilemas, ele fica ainda mais confuso e desorientado. Mas ser que h uma soluo para esse problema? No prximo estudo vamos ver a soluo de Deus.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 19

Lio 5
A SOLUO DE DEUS Introduo
Na lio anterior vimos que o homem sempre procurou meios de alcanar a Deus e tambm de preencher o seu vazio interior. Contudo ele verificou que todos esses artifcios sempre ficam muito aqum do esperado. Assim, temos que concluir que se no houver uma interveno de Deus a nosso favor, estaremos perdidos. Mas, felizmente Deus providenciou uma sada para esse impasse. Vamos conhecer este plano.

O plano de Deus
Em Romanos 6:23 lemos: "O salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". A primeira parte desse versculo fala sobre a consequncia do pecado - a morte eterna. Por causa da desobedincia do homem em seguir a proposta de Satans, a morte fsica e espiritual veio como consequncia. justamente isso que verificamos na histria humana. Ela marcada por guerras, violncias, suicdios, homicdios e relacionamentos quebrados. A segunda parte do versculo nos apresenta o outro lado a vida eterna. A Bblia afirma que Deus amor, e que providenciou um plano de salvao do homem atravs de Jesus Cristo - a vida eterna como um dom gratuito de Deus. Ela um presente de Deus e no resultado das nossas obras. Em Joo 3.16 tambm est escrito: "Deus tanto amou o mundo que deu o seu filho Unignito (nico), para que todo o que nele crer no perea, mas tenha a vida eterna ". Para salvar o homem, o prprio Deus providenciou a soluo, enviando Jesus Cristo, para buscar e salvar o perdido. Essa a marca da
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 20

verdadeira religio - Deus descendo para buscar o homem, e no o contrrio.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 21

Mas quem Jesus?


Antes mesmo de Jesus ter nascido em Belm, os profetas j falavam da vinda do Messias, do Salvador. Muitas profecias do Antigo Testamento se cumpriram literalmente em Jesus. Tambm no Novo Testamento, muitas passagens falam da divindade de Jesus. Em Joo 1:1B lemos que "Ele estava com Deus, e era Deus". O apstolo Paulo afirmou que Jesus era a imagem do Deus invisvel.

O que Jesus veio fazer por ns?


Em Romanos 5:8 aprendemos que Jesus veio morrer em nosso favor: "Mas Deus demonstra seu amor por ns: Cristo morreu em nosso favor quando ainda ramos pecadores". Em 1 Pedro 2:24, tambm lemos que naquela cruz, ele carregou os nossos pecados: "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro". Alguns sculos antes da vinda do Messias, o profeta Isaas, no captulo 53, verso 5, j profetizava sobre a Sua obra em nosso benefcio. "Ele foi transpassado por causa das nossas transgresses, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados". Alguns dias antes da sua morte Jesus afirmou ser o caminho, a verdade e a vida, e que ningum iria ao Pai, a no ser por Ele. Ele o nico caminho para Deus. No existe nenhum outro intermedirio, algum que possa fazer essa ligao entre Deus e ns. Quanto a isso o apstolo Paulo disse: "H um s Deus e um s mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus" 1Timteo 2:5.
"No h salvao em nenhum outro; porque abaixo do cu no existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 22

qual importa que sejamos salvos". Atos 4.12

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 23

As profecias a seu respeito, o testemunho das pessoas, os seus milagres e as declaraes que fez a respeito de si mesmo, comprovaram a sua divindade. Ele era uma pessoa singular, que tinha as credenciais para salvar o homem. Foi isso que Ele disse em Lucas 19.10: "O filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". Na cruz, antes da sua morte Ele tambm disse: "Est tudo consumado" ou seja, a dvida para com Deus estava paga com o sangue de Jesus. Isso significa que o prprio Deus sofreu as consequncias do pecado em seu corpo, oferecendo agora a salvao gratuitamente. Assim, a vinda de Jesus significa a vinda de Deus para resolver o problema da morte e da separao causados pelo pecado. Diante de tudo que Deus fez por ns o que precisamos fazer para receber essa salvao? isso que vamos ver na prxima lio. "Ora, tudo provm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. 2 Corntios 5.18

Resumo da lio
Deus enviou o seu filho para morrer em nosso lugar. Assim, Deus exerceu justia, punindo o pecado, e tambm mostrou o seu amor, morrendo naquela cruz, proporcionando salvao ao homem, pois ele ressuscitou e est vivo. Todas as vezes que o homem se dispe a revelar os seus pecados, Cristo est sempre pronto para cobri-los com o seu sangue. Eleanor L. Doam

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 24

Lio 6
F PARA A SALVAO Introduo
Na lio anterior vimos quem Jesus e o que Ele fez por ns. Aquela barreira que existia entre ns e Deus foi abolida na cruz. Onde Ele entregou a sua vida como sacrifcio, morrendo em nosso lugar e em nosso benefcio. Vimos tambm que Jesus agora oferece a salvao gratuitamente a cada pessoa. A salvao no depende das nossas obras e muito menos do nosso aperfeioamento pessoal para merecermos esse presente gratuito. Agora estudaremos o principal fundamento para a salvao a F.

Trs Tipos De F
1. F Intelectual (F Natural) Crer que algo verdadeiro, sem prova ou compromisso. Por exemplo, uma pessoa pode intelectualmente acreditar que Jesus era uma pessoa real que fez milagres, mas no aceitar o fato de que Ele era Deus no Homem. 2. F em Deus Crer na existncia de Deus e Suas habilidades. Uma pessoa com esse tipo de f possui uma convico confiante de que Deus vai cumprir o que prometeu. 3. F salvadora Crer em Jesus Cristo, o Filho de Deus, uma pessoa viva, que morreu para nos dar o perdo dos pecados e confiar nEle porque Ele oferece a vida eterna com Deus. No basta simplesmente crer nas aes de Jesus Cristo, ou na capacidade de Deus. A verdadeira f salvadora mais do que isso, um relacionamento pessoal com o Salvador.
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 25

F X Sentimentos
No podemos compreender a f mediante os nossos sentimentos, mas pelo que a Palavra de Deus descreve: Porque andamos por fe e nao por vista. (2 Corntios 5.7) F que movida pelos sentimentos desemboca no procedimento de Tom, que disse precisar ver e tocar com as prprias mos nos sinais dos cravos das mos de Jesus. Veja:
Ora, Tom, um dos doze, chamado Ddimo, no estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discpulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu no vir o sinal dos cravos em suas mos, e no puser o dedo no lugar dos cravos, e no puser a minha mo no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discpulos dentro, e com eles Tom. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tom: Pe aqui o teu dedo, e v as minhas mos; e chega a tua mo, e pe-na no meu lado; e no sejas incrdulo, mas crente. E Tom respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tom, creste; bemaventurados os que no viram e creram. (Joo 20.24-29)

Tom estava na contramo da f. A f sempre antecipa aos fatos, porque ela no resultado da bno alcanada, mas a causa de se ter alcanado a bno! Os sentimentos devem vir como consequncia de nossa f. Quase sempre os sentimentos reagem favoravelmente quando nos disciplinamos obedecendo a essa ordem. Em
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 26

situaes inversas os sentimentos fazem resistncia nossa f.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 27

Trs Elementos Principais Para A F


1. F significa Crer Confiar fielmente no Cristo crucificado e ressurreto como Senhor pessoal. Importa crer de todo o corao.
Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao. (Romanos 10.10). O texto de Marcos 16:16 diz que "Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado." Essa afirmao revela a nica condio prvia que Deus requer do homem.

2. A f inclui arrependimento Desviar do pecado verdadeiramente. Voltar-se para Deus atravs de Cristo.
Atos 3.19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigrio pela presena do SENHOR

3. A f inclui obedincia a Jesus Cristo e a sua Palavra, viver inspirado por f, por nossa gratido a Deus pela obra regeneradora do Esprito Santo.
No sabeis vs que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obedincia para a justia? Mas graas a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de corao forma de doutrina a que fostes entregues. (Romanos 6.16-17)

Concluso
A f para a salvao em Jesus Cristo significa aceit-Lo como o Filho de Deus, o nico sacrifcio que pode expiar nossos pecados. a f que no se baseia em sentimentos, ou seja: No ver para crer, no ouve para sentir, mas fundamenta-se na Palavra de Deus. Essa f inclui arrependimento dos pecados e
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 28

obedincia vontade de Deus. Como resultado, somos transformados e passamos a andar em uma nova vida, cheia de bnos na salvao que Jesus nos conquistou.

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 29

Lio 7
A DECISO QUE CADA PESSOA PRECISA TOMAR Introduo
Nas lies anteriores estudamos sobre a entrada do pecado e as suas consequncias na vida do homem. Vimos tambm como Deus preparou um plano de salvao para a humanidade atravs da morte substituta de Jesus. Vimos ainda, sobre os elementos da f que nos levam salvao. E agora, que fazer para herdar a vida eterna? Foi a pergunta de um jovem rico a Jesus (Lucas 18.18). Ento, que passos precisamos dar para receber esse presente? isso o que vamos aprender nessa lio. O Primeiro Passo RECONHECER O SEU ESTADO DE PECADOR J vimos anteriormente que no h nenhuma pessoa justa diante de Deus. Todos ns temos uma natureza pecaminosa e precisamos da Sua misericrdia. Em 1Joo 1:8 est escrito: "Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a ns mesmos, e a verdade no est em ns". Assim, o caminho para Deus nunca ser o orgulho espiritual, ou a tentativa de atingir a perfeio, mas a humildade, reconhecendo que precisa da ajuda de Deus. O Segundo Passo ARREPENDER-SE DOS CONFESS-LOS A DEUS SEUS PECADOS E

A Palavra de Deus desvenda a nossa triste condio de pecadores, afastados de Deus. A nossa natureza pecaminosa, que nos escraviza, nos induz a cometermos pecados que desagradam a Deus. Porm em 1 Joo 1:9 lemos que "Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para perdoar
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 30

os nossos pecados e nos purificar de toda injustia".

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 31

A condio para o perdo o arrependimento e a confisso, ou seja, colocar-se diante de Deus, em orao, confessando o seu pecado. Depois que voc j reconheceu que uma pessoa pecadora e j se confessou diante de Deus, necessrio dar o terceiro passo, que : O Terceiro Passo CRER EM JESUS E ENTREGAR A SUA VIDA A ELE Apesar de Jesus ter morrido na cruz e ter pago um alto preo para religar o homem a Deus, somente aqueles que crem na sua pessoa e no seu sacrifcio, que recebero a vida eterna gratuitamente. A Bblia afirma que "quem cr ser salvo". Crer confiar de todo o corao e tomar uma atitude positiva em resposta aquilo que cr. Diante de tudo o que Jesus fez por ns, temos que tomar uma deciso: aceit-Lo ou neg-Lo. Infelizmente, algumas pessoas relutam em aceitar esse presente de Deus. Por que isso acontece?

Alguns impedimentos
Algumas pessoas, quando esto diante dessa deciso, preferem deixar para mais tarde. Mas isso muito perigoso, pois no sabemos o dia da nossa morte. Ela pode ser a qualquer momento. E morrer sem aceitar Jesus, como salvador, perder a oportunidade de receber a vida eterna. No existe uma oportunidade aps a morte. Quando uma pessoa afirma que vai esperar um pouco, ela corre um perigo muito grande. como o carro que quebra em cima do trilho do trem. Quando v o trem chegando, ela pode sair do carro e, consequentemente, salvar a sua vida, ou pode continuar ali dentro, pensando no que vai fazer. Assim tambm, deixar para depois pode ser muito perigoso. Outras pessoas querem curtir a vida e deixar a deciso para depois. Entretanto, isso uma inverso de valores. Os bens materiais, a cultura, os ttulos que a pessoa tm, no tm nenhum valor na hora da morte. H momentos em que o importante ter aquilo que essencial vida.
C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 32

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 33

Os bens materiais, o luxo, a cultura, a bela aparncia, o dinheiro tm o seu valor. Mas em relao vida eterna, o essencial aceitar a Jesus. A oportunidade bate, mas voc tem de abrir a porta . Maltbie Babock Diante de tudo o que Deus fez por ns, o que precisamos fazer para recebermos essa salvao? As perguntas que se seguem so muito oportunas para serem feitas nessa ocasio. Responda Sim (S) ou No (N). Voc (ou o senhor, a senhora) cr que existe um Deus criador de todas as coisas? Voc cr na existncia do Diabo? Voc cr no prosseguimento da vida aps a morte? Voc cr no que a Bblia ensina sobre a vida aps a morte? Voc cr num inferno literal, de fogo ardente? Voc cr num cu com ruas de ouro, como a Bblia declara? Voc cr que morrer um dia e comparecer perante Deus? Voc cr que os salvos iro para o Cu e os perdidos para o Inferno? Voc deseja ir para o Inferno? Voc deseja ir para o Cu? Voc pode salvar-se a si mesmo? Voc cr que Jesus pode salv-lo? Voc est pensando em obter a salvao somente aps a morte? Voc tem certeza de que estar vivo amanh? Voc tem certeza de que estar vivo hoje at ao pr do sol? Se voc no sabe se estar vivo amanh, voc no devia aceitar o Salvador Jesus agora mesmo? Voc tem alguma razo (no desculpa) para no aceitar o Senhor Jesus agora mesmo? (Ver Rm 2.1.)

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 34

Se depois desses estudos e questionrio, voc entendeu o plano de Deus e deseja aceitar Jesus hoje mesmo, basta fazer uma orao confessando os seus pecados e convid-lo a entrar em sua vida. Uma sugesto de orao de entrega pode ser assim:

"Senhor Jesus, sei que sou pecador e que preciso da sua graa. Reconheo que o Senhor morreu na cruz por mim, pagando os meus pecados. Assim eu quero receber a vida eterna agora e ser teu discpulo. Amm."
Assim, qual foi a sua resposta diante de tudo isso?

C R O B L III C S A T E C U R S O B B L C O R E S G A T E CU U RS S OB B B L CO OR RE E SG G A T E

Pgina 35

You might also like