You are on page 1of 22

O ARTIGO 201 E O PAPEL DA VTIMA: A LEI 11.

690/08 LUZ DA VITIMOLOGIA

Lvya Ramos Sales Mendes de Barros1 Patrcia Ferreira Saraiva2


(...) Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, nibus, rio de ao do trfego. Uma flor ainda desbotada ilude a polcia, rompe o asfalto. Faam completo silncio, paralisem os negcios, garanto que uma flor nasceu. Carlos Drummond de Andrade A flor e a nusea.

(...) As leis no bastam. Os lrios no nascem da lei.(...) Carlos Drummond de Andrade Nosso tempo

1. INTRODUO Antes da Lei 11.690/2008, a tentativa mais ousada que a legislao realizou no que tange a preocupao com a vtima, foi o advento da Lei n 9.099/95. Nos 14 anos da sua entrada em vigor, at os dias atuais, o ofendido teve grandes avanos rumo sada do ostracismo o qual se encontrou por boa parte da histria. Embora a Lei dos Juizados Especiais Criminais tenha sido voltada a alguns tipos de crimes em especifico, constituiu um postulado que dava oportunidade vtima de aparecer no cenrio do processo. Com advento da nova Lei, foram modificados diversos dispositivos do Cdigo de Processo Penal, alterando o captulo antes denominado Das perguntas ao ofendido para chamar-se DO OFENDIDO. O artigo 201 e seus cinco pargrafos tratam a
1

A autora advogada formada pela Faculdade de Alagoas e ps graduanda pelo Centro de Estudos Superiores de Macei. J desenvolveu trabalhos de pesquisa voltada o estudo da vtima, as relaes de gnero e o sistema de justia no Centro de Apoio s Vtimas de Alagoas. 2 A autora advogada formada pelo Centro de Estudos Superiores de Macei e ps graduanda pelo Centro de Estudos Superiores de Macei. Foi advogada do Centro de Apoio s Vtimas de Alagoas e hoje realiza um trabalho no Projeto Mulheres da Paz pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

pessoa da vtima com mais preocupao visando sua valorizao perante a persecuo criminal. As inovaes do art. 201 esto atreladas ao conceito mor de proteo dignidade da pessoa humana, e dos direitos inerentes a personalidade, quais sejam liberdade, integridade, imagem, honra, privacidade, desmembrando para outras garantias fundamentais como uma vida digna, como o direito de ir e vir, de ter sua intimidade preservada, de receber do Estado assistncia sociopsicojuridica, inaugurando expressamente o que prega os estudos da Vitimologia moderna e buscando minimizar sobremaneira os efeitos do fenmeno da chamada vitimizao secundria. Mas ser que o que foi implantado em 1947, por Beijamin Mendelson constituiu farol inspirador para nossos legisladores?

2. A VITIMOLOGIA E O PROCESSO VITIMIZANTE

No podemos discutir os processos que levam a vtima a fatores de revitimizao com o conseqente estrangulamento de seu papel social diante do processo, sem demonstrar quais os estudos que j falavam sobre essa insero da pessoa humana da vtima como sujeito de direitos. Atualmente a nova concepo da vtima, inserida no fenmeno delitivo, objeto de estudo da Vitimologia que passa a se desenvolver como cincia, com objeto, finalidade, mtodos e postulados prprios visando a, essencialmente, conforme aponta Alline Jorge (2005, p. 01). Ocorre que, mesmo frente chegada desses novos tempos para a vtima, o direito penal continuou sem dar destaque a este personagem, sem lhe dar um enfoque necessrio para a real compreenso do fenmeno do crime, sua reparao e preveno. Ento importante ressaltar qual a importncia da vtima ao longo dos tempos, e o que originou os estudos que hoje vemos e qual a funo dele frente a nossa sociedade.

2.1 Noes Gerais sobre Vitimologia

A Vitimologia no uma cincia nova. O termo vitimologia pode realmente ser recente, mas seu objeto vem sendo, ao longo dos tempos estudado. Estes primeiros estudos surgiram em 1947, quando o advogado Beijamim Mendelsohn, numa conferncia pronunciada no hospital da cidade de Bucareste, usou em pblico, pela primeira vez o termo Vitimologia, enquanto cincia biopsicosocial. Segundo Mendelsohn devemos compreender que os limites da Vitimologia devem estabelecer-se em relao ao interesse da sociedade nos problemas das vtimas. Nestes termos, definia-se a Vitimologia como cincia sobre as vtimas e a

vitimizao.(PIEDADE JUNIOR, 1993). Com o fim da Segunda Guerra Mundial, houve a difuso das idias e resultados dos estudos desta cincia nova. O objetivo era prevenir os processos vitimizantes, pesquisar a personalidade e comportamento da vtima e buscar alternativas que assegurassem a reparao da agresso sofrida (PEDRA JORGE, 2005). Foram trs as vezes da histria da Vitimologia ou do status da vtima do delito (MOLINA & GOMES, 1997, p.65).
A primeira, fase da vingana privada e da justia privada, momento do protagonismo da vtima. Este momento se equipara as duas primeiras fases da histria do direito penal. Na segunda fase, a de neutralizao, a vtima marginalizada, ficou em segundo plano. Podemos comparar este perodo ao momento do direito penal em que o crime uma transgresso ao Estado. E finalmente, o perodo atual, do redescobrimento, sculo que est assistindo vtima sair do ostracismo (Fernandes, 1995, p. 18), perodo este no destacado pelo direito penal. (PEDRA JORGE, 2005, p.2).

Para Ana Sofia Schimdt de Oliveira, so quatro as fases que a vtima percorreu at os tempos atuais. 3 Alline Pedra Jorge, ensina que o estgio atual est inserido no perodo humanitrio, uma vez, que segundo a autora, a legislao atual uma das mais humanas que tivemos, embora no que diz respeito aplicao, h disparidades:

Para a autora, tivemos o perodo da vingana privada, que corre desde os primrdios at o fim da Alta Idade Mdia; da vingana pblica, com a crise do feudalismo e o surgimento da Inquisio, onde, no conflito, o Soberano substituiu a vtima; o perodo humanitrio, a partir do sculo XVIII; e o estgio atual, ao qual cada autor atribui um ttulo diferente. (OLIVEIRA, A. apud PEDRA JORGE, 2005, p.2-3).
1

(...) verificamos as distores, e o seu descumprimento por aqueles que ainda no compreendem que uma poltica criminal eficiente deve primar pelo respeito ao prximo e pela justia aplicada de forma racional e neutra, sem resqucios das emoes vingativas de outrora. (PEDRA JORGE, 2005, p.3).

A proposta sugerida pela Vitimologia atual e as bases que a fomentaram so a semente para o que se tem hoje, vez que o principal intuito desta cincia dar a vtima o posicionamento que ela merece na relao criminal.

2.1.1. Protagonismo da vtima

A vtima, nos primrdios da civilizao, teve o papel imprescindvel na punio dos autores de crimes. Tambm chamada de Idade de ouro, esta fase se caracteriza pela vingana ou justia privada, perodo que corresponde desde o incio da civilizao at o fim da Alta Idade Mdia e incio na Baixa Idade Mdia (sculo XII), fase a qual a punio dos autores dos crimes ficava por conta das prprias vtimas. (FERNANDES, 1995). O crime era a violao de um tabu (lei dos deuses) (PEDRA JORGE, 2005). Nesse perodo, acreditava-se que quando se cometia um crime, a ira dos deuses era instigada e recaa de forma malfica sobre todos os membros da tribo. Temendo os castigos das divindades em toda a tribo, a vtima buscava por si mesma, a punio do agressor. S assim, a ira divina seria aplacada, evitando o castigo dos habitantes. Outro tipo de castigo, considerado a pior das punies, era o banimento. O ofensor ficava entregue a sua prpria sorte. Com isso, outras tribos rivais acabavam por mat-lo. Para os danos mais leves, a punio era de menor intensidade. Mas ainda cabia a vtima buscar a reparao ao mal causado. Quando o infrator era estranho ao grupo, a resposta ao tabu era a imposio de males fsicos, tomadas de seus bens materiais e at a morte. A punio tambm recaia sobre a famlia e toda a tribo a qual pertencia o ofensor. Isso acontecia por no haver nenhum tipo de instituio jurdica nem legislaes que previsse a reparao criminal. Com o surgimento das organizaes sociais, nasce a figura do juiz imparcial. Esta figura introduz uma nova percepo sobre a aplicao da pena. A admisso de

uma terceira pessoa na relao criminal instaurou a Ao Penal Privada. (OLIVEIRA, 1999). Nesse contexto, surge o primeiro cdigo romano escrito, a Lei das XII tbuas. Essa lei Lei de Talio determinava que o mal causado deveria ser reparado de maneira proporcional ao mal sofrido, equivalendo-se vtima e infrator. A vtima nessa fase ocupava um papel de destaque. Acrescentamos, ainda um tanto quanto brbara esta forma de punio, mas, se comparada ao momento em que vivamos, representa um avano, e proporcionalidade. (PEDRA JORGE, 2005, p.5). Portanto, o papel utilitrio da vtima, como mero repositrio de informaes (OLIVEIRA, 1999), o ponto inicial da fase que chamamos de neutralizao da vtima. um embrio do princpio da

2.1.2.

Neutralizao da vtima

O ponto culminante que levou a vtima a perder seu papel primordial na soluo dos conflitos penais se deu, sobretudo, com a assuno do Estado e do Direito Penal como instituio pblica, na aplicao do poder punitivo. (PEDRA JORGE, 2005). Antes de o Estado Moderno tomar para si o poder e impedir a vingana privada, Igreja, aos Senhores Feudais e aos Reis, cabia a punio do estado, incluindo castigos severos, a condenao de ordem pecuniria e apropriao dos bens (PEDRA JORGE, 2005), os quais administravam os valores angariados repassando uma nfima parte para as vtimas. A vtima ento passa a ser desnecessria para a elucidao e efetiva represso dos crimes, pois o delito passou a ser uma ofensa a toda sociedade e a toda a ordem, no mais ao indivduo, tendo o Estado o dever de coibi-lo.
A vtima passa a exercer um papel secundrio, pois o direito penal surge como matria de ordem pblica, e o crime passa a ser ofensa boa ordem social, cabendo ao Estado reprimi-lo, e no mais prpria vtima. A vtima, ocupando ento uma posio perifrica, tem o exerccio de suas prprios razes, anteriormente legitimado, agora definido como crime. (PEDRA JORGE, 2005, p.7).

Com o nascimento do Processo Penal e do Estado assumindo controle do jus puniendi, surge tambm um personagem, que at ento no existia: o procurador (OLIVEIRA, 1999). No cometimento do crime, a figura do procurador teve a funo de representar a vtima, fazendo seu papel. O objetivo do Estado na interveno dos conflitos era o de afastar a rivalidade entre o agressor e a pessoa ofendida, vez que o julgamento com a imparcialidade estatal, afastaria a crueldade das vinganas aplicadas aos autores dois crimes. Alline Pedra Jorge diz que foi essa fase que a vtima, mais do que nunca foi considerada to somente sujeito passivo do crime, como se esta no fizesse parte da trama. (PEDRA JORGE, 2005, p.8). Nessa fase, o modelo usado para alcanar a verdade, era a Inquisio. Usado pelos tribunais eclesisticos, foi o mtodo precursor que inspirou o inqurito policial que temos at os dias de hoje. (PEDRA JORGE, 2005). Segundo o procedimento de Inquisio, os fatos deveriam ser reconstrudos, quando no havia o flagrante. Com isso, a vtima era retirada do papel principal do cenrio criminal e foi relegada funo meramente informativa. Quando o Estado assumiu o processo de investigao, a vtima no era mais necessria. Diferentemente da Idade de ouro ela no mais escolhia a punio do seu algoz. (PEDRA JORGE, 2005). Contrariando o objeto principal do nascimento do processo, que visava a humanizao das penas aplicadas aos agressores, a legislao penal desse perodo foi marcada pelas atrocidades cometidas nas execues das penas, passando esta a ter um carter extremamente rigoroso e intimidativo. Ento, a proposta vingativa ao mal causado tinha apenas mudado na esfera aplicativa, vez que, ao invs da vtima aplicar os castigos, quem o fazia agora era o Estado. A parcialidade e a inteno de vingana permaneciam, s que desta vez exercida pelo legitimados publicamente para tal. A vingana deixa de ser privada para ser pblica (PEDRA JORGE, 2005), e a severidade da punio tambm permanecia. Tambm nessa poca, as medidas de carter pecunirio foram vastamente ampliadas. Sendo o Estado responsvel pela punio do agressor, confiscava os bens derivados das multas penais, tendo para a reparao do crime o carter lucrativo aos cofres pblicos. (PEDRA JORGE, 2005).

Esta fase durou at a Revoluo Francesa e o Iluminismo, sendo este perodo cenrio das idias humanitrias, inaugurando uma nova poca para as vtimas. (PEDRA JORGE, 2005).

2.1.3. Redescobrimento da vtima

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, e o fim do Holocausto, as atenes para as vtimas e o movimento em defesa dos direitos humanos intensificaram-se. Houve toda uma preocupao, no respeito s infraes penais, o crime, o crescimento da criminalidade e com isso, a criao de rgos que protegessem a ordem internacional, que visassem s minorias, os desprotegidos, dando amparo aqueles que passassem por processos vitimizantes. ( PIEDADE JUNIOR, 1993) Nesse contexto nasceram os movimentos cujo objeto de preocupao era a vtima. Aps a Segunda Guerra Mundial, comeou-se a debater o papel da vtima, que passou a ser estudada como parte da dinmica do delito . (PEDRA JORGE, 2005). A pessoa ofendida tem nesse contexto um tratamento humano e no mais mera pea participante do processo criminal. Sem entender por que as vtimas eram relegadas com tamanho desinteresse, em 1947, em Bucareste, o professor e advogado Benjamin Mendelsohn afirmou ser impossvel se fazer justia esquecendo-se das vtimas (PEDRA JORGE, 2005). Em 1956, Mendelsohn publica seu primeiro trabalho: A Vitimologia, afirmando se tratar de um novo horizonte na cincia biopsicossocial. Com isso, expandiram-se em grande parte do mundo obras tratando do tema, mas s na dcada de 70 que o movimento vitimolgico ganha efetiva representao. A Sociedade Mundial de Vitimologia criada em 1979 e no Brasil, como no poderia deixar de se inserir nessa nova tendncia, foram sentidos os reflexos nesse novo contexto que se manifestava em todo o mundo. (FERNANDES, 1995). Todavia, apesar da vtima ter adquirido espao e institutos que se preocupassem em estud-la, ganhando mais representao e vez no panorama processual, os estudos desta fase refletiram tambm idias que deixavam muitas vezes a figura da vtima em uma situao pior que a fase de neutralizao, onde a ela somente exercia um papel informativo.

A ttulo de exemplo, citamos a tipologia da vtima, construda neste perodo inicialmente por Mendelshon, e depois atualizada por Hans von Henting na dcada de 1940, bem como por outros pesquisadores4, que classificam a vtima no contexto do crime de acordo com uma escala que vai da maior menor contribuio para a consumao do delito, tudo isto de acordo com o seu comportamento. Desta forma, a vtima deixa de ser sujeito passivo, para ser vista como sujeito integrante do contexto criminal (PIEDADE JUNIOR, 1993). Atualmente, a Vitimologia tem outras preocupaes diferentes daquelas que deram origem aos seus estudos. A classificao da vtima em inocente, provocadora, colaboradora utilizada meramente pela doutrina ou por advogados de defesa que procuram na vtima uma justificativa para o consentimento dos atos brbaros dos seus clientes. Segundo Piedade Junior (1993), hoje, nos pases onde a Vitimologia teve promissores avanos, cientficos, sociais e jurdicos, a tipologia da vtima ficou em um plano secundrio. A Vitimologia moderna tem o objetivo de estimular a criao de programa de assistncia s vtimas de crimes, mudanas legislativas que valorizem e proteja a pessoa da vtima, sua maior participao na justia criminal. Busca tambm meios que orientem-na reparao necessria pelo dano sofrido. Em termos de Brasil, no sculo que est assistindo a vtima sair os ostracismo (FERNANDES, 1995, p.8), desde 1996 o nosso Estado tenta de algum modo, compensar a vtima, e comea a procurar mecanismos para que os direitos das vtimas sejam garantidos e protegidos. Portanto, faz parte do rumo da prtica penal a tendncia a se preocupar com a vtima, sua valorizao e a reparao pela ofensa que lhe ocorreu. Isto no quer dizer que os acusados sero abandonados, ou que seus direitos adquiridos sero subtrados. O que a Vitimologia moderna busca, trazer a vtima um patamar no s assistencial, mas tambm de garantia aos seus anseios no processo criminal. No se quer com isso garantir e retirar direitos, mas de colocar cada um com o que seu devidamente: ao

Alm de Mendelsohn, Heiting outros pesquisadores preocuparam-se com a classificao da vitima, como Ellenberger, no Canad, Graven na Sua, Schafer na Inglaterra, Israel Drapkin, em Israel, Jimnez de Asa, na Argentina, Margery Fry, tambm na Inglaterra.

ofendido, a punio pelo ato que cometeu, e a vtima uma resposta do sistema pelo dano que lhe foi causado.

2.3 AS TIPOLOGIAS VITIMAIS

Quando se comeou a despertar o interesse pela problemtica do crime, a vtima passou a ser estudada no mais como sujeito passivo na relao criminal, mas como parte integrante e at mesmo, determinante na ocorrncia do crime. Os estudo com a vtima aprofundavam-se cada vez mais em seus aspectos biolgicos, antropolgicos, psicolgicos e jurdicos, numa reflexo multidisciplinar. Foi assim que surgiu a tipologia da vtima. (PIEDADE JUNIOR, 1993). Em linhas gerais, a Vitimologia classifica a vtima de acordo com uma escala que vai da maior menor contribuio para a consumao do delito, de acordo com o seu comportamento.

Dentre as classificaes, destacamos a de Mendelsohn que distribuiu as vtimas em cinco classes.A vtima inteiramente inocente; a de culpabilidade menor, que d um certo impulso involuntrio ao crime; a vtima to culpada quanto o infrator, que adere a sua conduta ou a sugere; a vtima mais culpada que o delinqente ou provocadora, que incita a prtica do crime com sua conduta, resultando como vtima da ao de algum que ela mesma provocou, como que obrigando o agente do delito a atuar contra sua pessoa; e a vtima inteiramente culpvel ou agressora, que inicia a conduta como agressora e termina sendo vtima. (PIEDADE JUNIOR, 1993, p. 100; PEDRA JORGE s.d)

Esse tipo de classificao explica apenas o nvel de interao entre autor e vtima do crime, levando a crer que existem vtimas que provocaram sua prpria vitimizao (OLIVEIRA, 1999). Desta forma, tipologias como essa, por vezes, so utilizadas para a aplicao da pena, respaldando-se na anlise do comportamento da vtima e sua suposta contribuio ou provocao para o ato criminoso. Apesar das severas crticas que as tipologias receberam, os advogados de defesa, sobretudo nos crimes sexuais, ainda lanam mo desse artifcio, no intuito de responsabilizar a vitima pela agresso que ela sofreu. Todavia, isso nada mais do que tentar justificar, mesmo que absurdamente, na pessoa ofendida uma suposta parcela de

culpa para o acontecimento de aes inaceitveis, e sobrecarreg-la como merecedora das aes delituosas praticadas contra si mesma. E por isso que apesar das tipologias terem sido muito utilizadas, hoje despertam pouco interesse prtico. Piedade Junior, entende que a nica contribuio das tipologias foi o de mostrar que a vtima no era uma figura de passiva, inocente e nem tinha o papel da pessoa vencida, derrotada. Ao contrrio, a Vitimologia tornou evidente que a vtima pode ter exercido uma cooperao relevante, acidental, negligente ou dolorosa na conduta do agente.(PIEDADE JUNIOR, 1993, p.106). Tentativas como essas de justificar uma suposta contribuio da vtima para vir a achar que ela mereceu a violncia sofrida, alm de colaborar para o desrespeito e a banalizao pessoa vitimizada, ainda faz com que ela seja submetida reiteradas vezes a processos de vitimizao, alm de no buscar o combate efetivo dos atos violentos e da discriminao dos que vivenciam situaes vitimizantes. A Vitimologia moderna, ao contrrio, busca a proteo da pessoa agredida, acompanhando a legislao no intuito de valorizar a vtima e garantir seus direitos, bem como estudar os processos de vitimizao e garantir polticas assistenciais para a proteo da pessoa ofendida, e no mais tentar mostrar uma co-participao da vtima na agresso que ela mesma sofreu, atenuando a culpa do agressor, na justificativa de que a pessoa agredida participou e/ou contribuiu para o acontecimento do delito. (PEDRA JORGE, 2005).

2.4 O PROCESSO VITIMIZANTE

Para Heitor Piedade Jnior, vitimizao ou processo vitimizatrio a ao ou efeito de um indivduo ou grupo de se vitimizar ou de ser vitimizado por terceiros. H nesse sentido, segundo o autor, a clssica dupla vitimal, com a vtima de um lado e o agressor de outro. Segundo Heiting a vtima, que por vezes, plasma o criminoso (PIEDADE JUNIOR, 1993, p.107). Ento, a vitimizao no um ato unilateral, onde h uma ao por parte da prpria vtima ou de terceiro. Existem inmeros processos de vitimizao que as pessoas sofrem de forma despercebida. Ou talvez at percebam a agresso e se sintam prejudicadas, mas no procuram mecanismos legais para fazer parar seu sofrimento,

omitindo-se ou se reiterando do contexto que est provocando a vitimizao. (PEDRA JORGE, 2005, p. 21). No s pessoas, as vtimas desse processo vitimizatrio podem ser tambm, grupos sociais, pases, instituies. Basta que estes passem por processos de degradao, limitao e violncia. A vitimizao pode acontecer de diversas formas, desde a agresso fsica e/ou psicolgica domstica, por exemplo, ou mesmo a privao dos direitos bsicos e as garantias sociais que so destinadas aos cidados. Os indivduos acometidos pela violncia (agresso) direta, na forma de leso ou ameaa, ainda que interrompida a agresso, sofrem ainda com as conseqncias deste ato criminoso, seja na forma da discriminao social ou da dificuldade ou impossibilidade de acesso aos rgos pblicos, ou ao sistema penal. Portanto, concordando com Alline Pedra Jorge, vitimizar nem sempre advm de um crime, nem de um prejuzo, agresso ou ofensa, que deixe conseqncias como o trauma. Aps o delito, a vtima pode ser levada a vrias etapas de vitimizao, especialmente quando o sistema a trata com desrespeito e pouco interesse, fazendo com que esta vtima seja violentada secundariamente.

3. O ARTIGO 201 CPP E A VITIMOLOGIA O artigo 201 no novo Cdigo de Processo Penal estabeleceu de fato uma verdadeira oxigenao no sistema de leis penais. As alteraes como esto postas, tem a nosso ver o objetivo precpuo de valorizar a vtima e torn-la sujeito de direitos. O que se notava at ento que a vtima, embora com novos estudos voltados para ela, na prtica, ficava relegada meramente a funo de depositrio de informao, o que gerava nesta uma perspectiva frustrante. J estava na hora das vtimas serem ouvidas e compreendidas nos seus anseios, para inclusive o se fazer valer o andamento concreto da justia. A maioria das pessoas que j sofreram agresses, desejavam ser tratadas no mbito do processo como seres humanos, que apesar de terem sido acometidos por aes violentas teriam a oportunidade de se posicionar perante o processo que resolveram mover, sem portanto constituir apenas dar notcia do que aconteceu no dia do crime.

"No sistema penal atual, os conflitos so decididos por pessoas estranhas e as partes originalmente envolvidas desaparecem. Aquela que representada pelo Estado a vtima s tem papel de desencadear o processo e prestar algumas informaes. A vtima uma perdedora diante do autor da infrao e diante do Estado; no recupera o que perdeu para o infrator, pois as penas no levam em conta seus interesses, e perde ainda a oportunidade de vivenciar de forma positiva o conflito, que no mais seu. A localizao das salas de julgamento nos tribunais das cidades grandes, a ritualizao dos atos, a linguagem peculiar uma verdadeira subcultura -, tudo afasta a vtima que, quando comparece em juzo, percebe que seu conflito propriedade dos advogados, dos promotores, dos juzes. A despersonalizao dos conflitos reflete o desempenho dos papis sociais; nas sociedades industrializadas, as pessoas se conhecem em fragmentos, de acordo com os papis que desempenham em cada cenrio da vida, e o sistema penal no oferece oportunidade para que as partes e os operadores atuem como seres humanos integrais". (OLIVEIRA, 1999.)5

"O abandono da vtima do delito um fato incontestvel que se manifesta em todos os mbitos: no Direito Penal (material e processual), na Poltica Criminal, na Poltica Social, nas prprias cincias criminolgicas. Desde o campo da Sociologia e da Psicologia social, diversos autores, tm denunciado esse abandono: O Direito Penal contemporneo advertem acha-se unilateral e equivocadamente voltado para a pessoa do infrator, relegando a vtima a uma posio marginal, no mbito da previso social e do Direito civil material e processual".(GOMES, Luiz Flvio; MOLINA, 2000.)6

Isso se deu, pois apesar da Vitimologia e de uma poltica vitimolgica estarem difundidas largamente atravs dos anos, poucos a conhecem e a aplicam. comum professores, juzes, promotores e, sobretudo advogados no saberem sequer do que se trata essa tal cincia, e os que tm uma vaga idia, usam-na erroneamente, no intuito de reverter os papis entre vtimas e criminosos remontando a tais tipologias vitimais, h tempos superadas. O que nos parece ainda mais gritante, que o entendimento da vitimologia ajuda necessariamente a melhor compreender o intercmbio existente entre a vtima e justia penal, ou seja, o desconhecimento desses estudos invialibiza a interao entre os sujeitos, desequilibrando assim, o processo criminal. Depois de tanto se discutir essa temtica, j no se concebe a idia de ter o ofendido como mero transmissor de informao, desatrelado do momento processual. Este indivduo tem toda uma carga de sofrimentos, receios, interesses que devem ser avaliados e mensurados.
5

OLIVEIRA, Ana Sofia Schmidt. A Vtima e o Direito Penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999 6 GOMES, Luiz Flvio; MOLINA, Antnio Garca-Pablos de. Criminologia. 3 ed. Trad. Luiz Flvio Gomes. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000

Ento, diante da legislao vigente, era indispensvel se fazer algo voltado para a proteo da vtima e buscar consequentemente seu posicionamento como sujeito de direitos. Eis que surge uma nova Lei no nosso Cdigo de Processo Penal, Lei n 11.690/2008 com mudanas de ordem material e processual. Avaliaram-se primeiramente as necessidades do ofendido para que se minorassem as distncias que havia entre a garantia de seus direitos e do agressor. Talvez por sofrer retaliao no sistema penitencirio, existia uma tendncia a se observar a garantia dos direitos humanos do ofensor, enquanto a vtima ficava posta de lado, como se no fizesse parte do processo.7 Ento, a nova lei e com captulo prprio cujo ttulo d ao ofendido importncia, notoriedade e, sobretudo a exclusividade pioneira, valoriza a vtima, reconhece os postulados cientficos da Vitimologia, alm de, desta forma, consider-la sujeito de direitos, participando sempre da dinmica do feito como ensina o professor Heitor Piedade Jnior.

4. O PAPEL DA VTIMA E A NOVA LEI Alline Pedra Jorge, diz que a Vitimologia quer, principalmente colocar o ofendido em um patamar de respeito e igualdade de direitos, pois (...) quem realmente sofre a ao delitiva, e raras vezes consegue participar ao menos da persecuo criminal, quem dir ser indenizada. Como j previa Alline Pedra em seu artigo Mas o que essa tal Vitimologia? (...) Os novos rumos da justia criminal esto apontando para uma maior valorizao da vtima, e principalmente para o carter pblico da reparao do dano que lhe fora causado.8

No queremos aqui fazer discusso de modo a extirpar os direitos do acusado, mas somente demonstrar a carncia de um tratamento eqitativo e respeitoso para o ofendido, levando-se em conta sua dignidade e privacidade; segurana; alm da comunicao sobre todo o andamento do processo, bem como sobre o agressor e sua condenao, sentena, priso e liberao. Isso alm de tentar dirimir a dicotomia que existem entre os personagens do crime uma questo, muitas vezes, de vida e liberdade das vtimas.
8

PEDRA Jorge, Alline. Mas o que esta tal Vitimologia? Coletnea de Direitos Humanos Frum Permanente contra a Violncia (na editora), (s.d).

As conseqncias desse esquecimento, que perdurou at o advento da nova legislao podem ter consequncias muito extensas. Quando a pessoa da vtima vai buscar a reparao por danos sofridos, termina por ser lesionada mais uma vez, dar-se- ensejo a toda uma cadeia de aes e reaes, quais sejam o prprio distanciamento do ofendido do sistema de justia e at a impunidade. Diante do exposto, ser que podemos dizer que nossos legisladores, aps a anlise desses questionamentos e preocupados com a pessoa da vtima e todo o seu processo de revitimizao buscaram na Vitimologia soluo para diminuir as dissonncias entre vitima e agressor? A nova lei parece que foi inspirada no que ensina a Vitimologia moderna, e sua preocupao com polticas que tratam a vtima com a mesma importncia que se tem o agressor ao longo do curso processual. Nunca se teve uma preocupao to evidente com a vtima e seus interesses legtimos, sua segurana e porque no falar de seu bem estar dentro durante o fluxo do processo. Esse tratamento mais humanitrio perpassa a pessoa da vtima e trs somente vantagens a elucidao de crimes e a reparao dos danos causados as pessoas que sofreram aes violentas. Alm disso, d justia a funo primordial que tratar dignamente e igualmente os sujeitos envolvidos e isso que a lei, inspirada pelos ensinamentos da vitimologia quer.

5. O TRATAMENTO DISPENSADO A VTIMA NO PROCESSO PENAL

A reforma operada em especfico pela Lei 11.690, demonstrou uma preocupao do legislador com a pessoa vtima no processo penal. Esta, antes vista como um figurante na relao criminosa e processual advinda desta violao norma, como mera fonte de prova, objeto material sobre o qual recai o ilcito, mereceu um maior relevo na lei processual quando foram estabelecidos mecanismos de efetiva participao e acompanhamento da vtima ao processo, bem como medidas para assegurar a integridade fsica e o bem-estar da mesma. Tais alteraes, se cumpridas, possibilitaro uma nova viso da vtima que deixar de ser mero sujeito passivo do crime, para ser efetivamente parte inerente ao processo.

O ofendido que ao pleitear seu direito subjetivo de requerer a tutela jurisdicional, seja pelo exerccio do Estado, no caso de ao pblica, seja pelo prprio particular vitimado em se tratando da ao privada, busca uma resposta estatal ao mal que lhe foi causado. Apesar de mostrar-se como parte intrinsecamente interessada no desenrolar do processo, a vtima, pela sistemtica anterior no precisava, no caso de ao pblica, ser intimada de qualquer ato processual praticado, somente quando esta era convocada a prestar declaraes o que na prtica se mostrava em raras ocasies quando eram arroladas pelo Ministrio Pblico, ou seja, com o interesse to somente na verso que lhe cabe dos fatos, na perquirio de meios de prova, o que se demonstra de fato importante para busca de uma condenao, mas no o fim em si mesmo de sua participao. Ora, este desamparo para com as vtimas abandonadas pela mquina estatal, reflete-se em um desestmulo da mesma em acionar o poder judicirio, haja vista ficar relegada prpria sorte dos acontecimentos que permeiam o processo criminal em que est envolvida, caso no possua advogado particular ou membro do Ministrio Pblico preocupado em lhe passar estas informaes. No saber o que se passa no processo, no saber o deslinde do caso, se os procedimentos esto seguindo a estrita legalidade, no receber um tratamento adequado, faz surgir o que se chama de vitimizao secundria que se traduz em um dano adicional que causa a prpria mecnica da justia penal formal em seu funcionamento. (1)

6. A NOVA SISTEMATICA DA 11.690/08

Atualmente, conforme leitura no art. 201, 2, h expressa previso de que o ofendido, ainda que no habilitado como assistente de acusao, seja comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e sada do acusado da priso (o que demonstra preocupao tambm com a segurana da vtima), designao de data para audincia e sentena e acrdo que a mantenham ou modifiquem. Essas mudanas possibilitam que a vtima possa acompanhar de perto o andamento da persecuo criminal, no s participando do momento da produo probatria, mas tomando conhecimento dos atos relacionados ao acusado, da instruo processual como um todo e da sentena proferida, ou seja, deixando de ser, numa

anlise maior, objeto de direito para ser sujeito de direitos, consubstanciado no exerccio de sua cidadania. Questiona-se, contudo quais as conseqncias advindas pela inobservncia deste mandamento de comunicao ao ofendido. Haveria nulidade ou mera irregularidade? H entendimento nos dois sentidos. Do ponto de vista de efetividade da lei, faz-se necessrio haver algum tipo de sano processual em caso de descumprimento, para evitar que se torne letra morta e a vtima continue a par das repercusses processuais.

7. PRESERVAO DO OFENDIDO

Ser vtima, ou na melhor concepo vitimolgica, estar vtima, uma tarefa bastante rdua frente ao nosso sistema penal. Estar nessa condio implica em uma violao infligida pelo crime cometido e secundariamente outras tantas praticadas pelo prprio Estado, que se afigura na vitimizao secundria j referida. A via crucis enfrentada pela vtima na busca de uma resposta ao mal sofrido faz com que esta seja desestimulada a procurar a justia. J na primeira ao, quando vai fazer a noticia criminis, depara-se com uma Delegacia de Polcia desestrutura e com profissionais no qualificados para fazer seu acolhimento e lhe proporcionar um ambiente seguro, sendo seu relato na maioria das vezes recebido de maneira fria e perante diversas pessoas, sejam agentes policiais ou outras vtimas e agressores que aguardam para serem atendidos. J na fase processual, o desprestgio da vtima e a despreocupao com essa figura so de toda ordem: encontro com o acusado nos corredores do Frum; Juzes insensveis que no questionam se a presena do ru na sala de audincias quando das declaraes da vtima a incomoda, possibilitando sua sada; julgamentos desarrazoados por parte dos magistrados e mais acentuadamente da defesa, na inteno de desqualificar a vtima, colocando-a na posio de provocadora do crime; Defensoria Pblica essencialmente voltada para o ru; Ministrio Pblico preocupado em fazer o seu mister, ou seja, a acusao, pouco importando-se com a vtima e sua satisfao. Diante dos percalos sofridos pelo ofendido no cotidiano da prtica forense frequente a sua desistncia do processo quando titular da ao ou sua falta de interesse em se inteirar do andamento da ao pblica. Tal situao proporciona um descrdito na polcia e no poder judicirio que no lugar de serem vistos como espaos de exerccio da

cidadania, acabam por violar anda mais os direitos de quem os procura, favorecendo, em ltima anlise a impunidade.

8. ALTERAO LEGISLATIVA

A lei 11.690, mudando um pouco o panorama acima apresentado, promove uma mudana na perspectiva da vtima durante a persecuo penal vendo-a como pessoa que merece proteo e amparo do Estado, no s quanto s pretenses materiais e resguardo individual, mas tambm para que no seja atingida pelos efeitos diretos e indiretos do processo, como exposio mdia, traumas psicolgicos, risco a integridade fsica, dentre outros.(2) No 6, do art. 201, o legislador previu que o Juiz tomar providncias necessrias preservao da intimidade, vida privada, honra e imagem do ofendido, podendo ainda, para coibir a exposio aos meios de comunicao, determinar o segredo de justia em relao aos dados, depoimentos e outras informaes constantes dos autos. H ainda a previso de um espao reservado para o ofendido antes da audincia e durante sua realizao (4). Aps anos de esquecimento, a vtima mereceu um certo destaque na legislao, sendo um importante instrumento para coibir que haja maiores danos para esta figura, especialmente nos crimes sexuais. Faz-se necessrio observar se esta previso est sendo cumprida, se os magistrados esto mesmo aplicando providncias nesse sentido. Ser que eles so sensveis o bastante para observar quando so necessrias? O que fazer? Quais medidas tomar? Qual o interesse da vtima? So conhecedores do sistema de proteo a vtimas e testemunhas ameaadas? Quais polticas pblicas poderiam ser acessadas em socorro s necessidades das vtimas? H espaos no Frum para garantir esse lugar reservado? Sua real aplicao significa resguardar a vtima de exposies, garantindo sua proteo, possibilitando-lhe uma maior segurana para perseguir suas pretenses.

9. ATENDIMENTO A VTIMA

Alterao das mais significativas, sem dvida, foi a que estabelece que o Juiz possa encaminhar o ofendido para atendimento multidisciplinar ainda s expensas do ofensor ou do Estado (5). Andou mal o legislador quando no estabeleceu ser esta

providncia de cunho obrigatrio, pois deixar a critrio do Juiz, que se mantm afastado da vtima, de suas angstias, necessidades, dvidas, aflies, esse encaminhamento poder fazer com que no haja essa aplicao, continuando a vtima abandonada prpria sorte. Esse atendimento multidisciplinar de suma importncia, levando-se em considerao que o crime traz consigo conseqncias de toda ordem, que no apenas uma resoluo no judicirio consegue dirimir, necessitando da interveno de outras reas como as citadas no corpo da lei, psicossocial e de sade para dar um suporte maior vtima. Vale registrar que existem os Centros de Apoio s Vtimas, presente na maioria dos Estados, que oferece assistncia jurdica, psicolgica e social gratuita e com atendimento qualificado s vtimas de crimes.

10. CONCLUSO Embora a mudana da lei e o papel das vtimas quando mudados constitua um marco louvvel para os estudos vitimolgicos, o que nos preocupa enquanto participantes desse processo se nossos aplicadores jurdicos cumpriro o que o Novo Cdigo de Processo Penal determina. No adianta ter a letra da lei isoladamente. preciso tambm uma mudana radical nas mentes e valores de quem vive diariamente com o cenrio do crime. A lei precisa se fazer valer na sua inteireza, sendo cobrada por todos que a aplicam. As vtimas precisam ser orientadas de que elas possuem esses direitos e garantias. Esse tipo de mudana causar no s maior segurana para dar continuidade ao processo, que j um caminho demorado e doloroso, mas poder inclusive contribuir para a diminuio da impunidade. Portanto, inspirados pela vitimologia moderna ou no, essa lei busca a proteo e a garantia da pessoa da vtima, mostrando que tambm h espao para ela durante a persecuo processual. O que no se pode esmorecer so as constantes fiscalizaes, se h o cumprimento efetivo do artigo 201 e seus pargrafos por juzes, promotores, que ainda que se preocupando com a ordem pblica, olhe para a pessoa do ofendido com igualdade material na busca de seus direitos garantidos.

Os advogados das vtimas tero papel fundamental lutando por seus interesses no efetivo cumprimento das mudanas, devendo ser verdadeiros conhecedores de todos os mecanismos que tragam um tratamento mais digno, justo e igualitrio para o ser humano vtima. A nosso ver, o objetivo primordial para as transformaes realizadas pela nova lei foi garantir ao ser humano vtima um tratamento mais justo e igualitrio e a preservao de seus direitos e interesse pela justia penal. Esperamos, todavia, que a Lei no constitua fato pontual no direito, mas que a vitimologia seja uma das bases estruturais que formaro uma nova tendncia inspiradora para as legislaes que viro.

Referncias

ALENCAR, Rosnar; TVORA, Nestor. Curso de Direito Processual Penal. 3. ed. Salvador: Jus Podivm, 2009.

ALVES, Roque de Brito. Criminologia. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

BARATTA, Alessandro. (1999) Criminologia e Feminismo. Editora Sulina, Porto Alegre.

FERNANDES, Antonio Scarance. O papel da vtima no processo criminal. So Paulo: Malheiros Editores, 1995.

HUSMAN, Louk; CELIS, Jacqueline Bernart de. Penas perdidas: o sistema penal em questo. Rio de Janeiro: Luam, 1997.

KOSOVISKI, Ester & SGUIN, Elida. Temas de Vitimologia. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2000.

KOSOVSKI, Ester; PIEDADE JNIOR, Heitor; ROITMAN, Riva (orgs.) et al. Estudos de Vitimologia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008.

LEAL, Csar Barros; PIEDADE JNIOR, Heitor (orgs.) et al. Violncia e Vitimizao: A face sombria do cotidiano. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.

MENDONA, Andrey Borges de. Nova Reforma do Cdigo de Processo Penal. So Paulo: Mtodo, 2008.

MIOTO, Armida Bergamini. Consideraes a respeito da denominada Vitimologia. Revista do Conselho Penitencirio Federal, Braslia, n 31, jan.-dez. , p. 07-18, 1974.

MOLINA, Antonio Garcia-Pablos de & GOMES, Luiz Flvio. Criminologia. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997 .

OLIVEIRA, Ana Sofia Schimdt. A vtima e o direito penal: uma abordagem do movimento vitimolgico e de seu impacto no direito penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

OLIVEIRA, Edmundo. Vitimologia e Direito Penal: o crime precipitado ou programado pela vtima. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

PEDRA Jorge, Alline. Em busca da satisfao dos interesses da vtima penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005.

PEDRA Jorge, Alline. Mas o que esta tal Vitimologia? Coletnea de Direitos Humanos - Frum Permanente contra a Violncia (na editora), (s.d).

PIEDADE JNIOR, Heitor. Vitimologia: sua evoluo no tempo e no espao. 1. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1993.

PIEDADE JNIOR, Heitor. Vitimologia: evoluo no tempo e no espao. 2. ed. Rio de Janeiro: Maanaim, 2007.

SCHNEIDER, Hans. Recompensacion em lugar de sancion, In Vitimologia: enfoque interdisciplinar - trabalhos apresentados no VII Simpsio de Vitimologia (Kosovisk, Ester, coord.) p. 212-228, Rio de Janeiro: Reproarte, 1993.

SGUIN, Elida. Minorias e Grupos Vulnerveis: uma abordagem jurdica. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

SGUIN, Elida (coord.) et al. Vitimologia no Terceiro Milnio. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

Notas

(1) CERVINI, Ral. Os Processos de Descriminalizao, traduzida por Eliana Grania et alli, 2. ed. So Paulo: RT, 1995.

(2) ALENCAR, Rosnar; TVORA, Nestor. Curso de Direito Processual Penal. 3. ed. Salvador: Jus Podivm, 2009.

You might also like