You are on page 1of 2

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO FABRIZIO CAMERINI Jlia Ohlweiler 06/01/2013

Este fato concreto rene duas questes de DIP que tambm j enfrentamos em aulas passadas: o casamento no estrangeiro e a questo da litispendncia e a coisa julgada proferida no estrangeiro. Essa matria voc encontra no material das aulas anteriores. Faa sua manifestao sobre esses 2 fatos (o CC e CPC embasam as respostas): 1) o casamento no estrangeiro vlido no Brasil? 2) Como ela conseguiu casar nos EUA e no Brasil? 3) E, existindo a ao j nos EUA, podia ter uma outra ao sobre mesmos fatos, com as mesmas partes, fundamentos e causa de pedir, no Brasil?

A validade no Brasil do casamento realizado perante as autoridades ou cnsules brasileiros, conforme estabelece o artigo 1544 do CC, depender de registro no prazo de 180 dias da chegada de um dos cnjuges ao Pas. Isto , se no for procedido o registro nos termos do artigo referido o casamento no teria validado seus efeitos. No entanto, verifica-se entendimento do Superior Tribunal de Justia em que os efeitos do casamento realizado no exterior mantm-se independentemente do registro por parte dos cnjuges, consoante ementas que seguem:
CIVIL. CASAMENTO REALIZADO NO ESTRANGEIRO, SEM QUE TENHA SIDO REGISTRADO NO PAS. O casamento realizado no exterior produz efeitos no Brasil, ainda que no tenha sido aqui registrado. Recurso especial conhecido e provido em parte, to-s 1 quanto fixao dos honorrios de advogado.

CIVIL. CASAMENTO REALIZADO NO ESTRANGEIRO. MATRIMNIO SUBSEQENTE NO PAS, SEM PRVIO DIVRCIO. ANULAO. O casamento realizado no estrangeiro vlido no pas, tenha ou no sido aqui registrado, e por isso impede novo matrimnio, salvo se desfeito o anterior.Recurso especial no 2 conhecido.

REsp 440.443/RS, Rel. Ministro ARI PARGENDLER, TERCEIRA TURMA, julgado em 26/11/2002, DJ 26/05/2003, p. 360.
2

REsp 280.197/RJ, Rel. Ministro ARI PARGENDLER, TERCEIRA TURMA, julgado em 11/06/2002, DJ 05/08/2002, p. 328.

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO FABRIZIO CAMERINI Jlia Ohlweiler 06/01/2013 Como se v a pessoa considerada casada mesmo que no tenha ocorrido o registro no Brasil, sendo que, embora conste como solteira nos registros desse pas, se constituir matrimnio importar em bigamia e falsidade ideolgica sendo que o segundo casamento ser considerado nulo. Isso porque no se deve desconsiderar a validade das relaes afetivas conjugais em virtude de questes formais, ainda que meream respeito tais formalidades.3 Dessa forma, seguindo o entendimento do Superior Tribunal de Justia vlido e eficaz o casamento que respeite as formalidades do pas em que se realizou, ainda que sem o registro determinado pelo artigo 1544 do CC. No estudo do presente caso, considerando que no h notcia sobre o cumprimento das formalidades previstas no art. 1544 do CC, conjectura - se que foi possvel o segundo casamento no Brasil tendo em vista que nos assentos brasileiros a cnjuge mantinha-se como solteira nada impedindo a constituio de matrimnio. Ademais, supondo que tenha ocorrido registro e/ou se tenha conhecimento do estado civil da nubente, a mesma pode ter requerido o divrcio unilateral na justia brasileira, considerando que o inciso, I, do artigo 100 CPC estabelece competncia da residncia da mulher, para a ao de separao dos cnjuges e a converso desta em divrcio, e para a anulao de casamento;, o que possibilitaria tambm o matrimnio no Brasil. Quanto litispendncia, instituto do art. 301, 2 do CPC, na hiptese de existncia de ao sobre o mesmo caso nos EUA, no aplicvel considerando o que determina o artigo 90 do mesmo dispositivo legal, in verbis: Art. 90. A ao intentada perante tribunal estrangeiro no induz litispendncia, nem obsta a que a autoridade judiciria brasileira conhea da mesma causa e das que Ihe so conexas. Diante do exposto, possvel outra ao no Brasil sobre mesmos fatos, com as mesmas partes, fundamentos e causa de pedir, sem a ocorrncia de litispendncia.

Disponvel em: http://www.casamentocivil.com.br/index.php?page=registro-de-casamento-nobrasil Autora: Andra Albuquerque- advogada e associada do IBDFAM.

You might also like