You are on page 1of 12

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

RESERVATRIO DE DISTRIBUIO DE GUA: PRINCIPAIS ASPECTOS HIDRULICOS RELACIONADOS COM A SADA DE GUA
Milton Tomoyuki Tsutiya(1) Coordenador de Pesquisa da Superintendncia de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnolgico da SABESP. Engenheiro Civil pela Escola Politcnica da USP, 1975. Mestre em Engenharia pela Escola Politcnica da USP, 1983. Doutor em Engenharia pela Escola Politcnica da USP, 1989. Professor do Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria da Escola Politcnica da USP. Endereo(1): Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo SABESP - Rua Costa Carvalho, 300 - Pinheiros - So Paulo - SP - CEP: 05488-090 - Brasil - Tel: (011) 3030-4265 - Fax: (011) 813-8911 - e-mail: sabespptd@uninet.com.br.

RESUMO A sada de gua dos reservatrios de distribuio deve ser bem projetado, pois nela que acontece os principais fenmenos hidrulicos relacionados com a formao de vrtices. A gerao de vrtices e os mtodos para o controle de vrtices, so apresentados com base em uma ampla pesquisa bibliogrfica. As pesquisas de vrtices nas sadas de gua dos reservatrios foram realizadas em reservatrios sem poo de rebaixo e com poo de rebaixo, onde so apresentadas as caractersticas, operao do modelo, e os resultados dos ensaios. Tambm, so apresentados, os dispositivos mais adequados para a diminuio ou eliminao dos vrtices que se formam na sada dos reservatrios.

PALAVRAS -CHAVE : Reservatrio de Distribuio de gua, Vrtices em Reservatrio, Hidrulica de Reservatrio.

INTRODUO O reservatrio de distribuio de gua constitui em elemento do sistema de abastecimento de gua destinado a regularizar as variaes entre as vazes de aduo e de distribuio e condicionar as presses na rede de distribuio. A sada de gua embora seja apenas uma parte do reservatrio, um dos componentes de maior importncia, pois nela que acontece os fenmenos hidrulicos referentes a formao de vrtices.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1096

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

A entrada de ar atravs de vrtices poder acarretar no sistema de abastecimento de gua os seguintes problemas: ? diminuio da vazo nas adutoras; ? reduo da capacidade de armazenamento do reservatrio; ? diminuio da eficincia e vazo da bomba; ? vibrao e cavitao na bomba. O procedimento tradicional para evitar a formao de vrtices, consiste em se considerar uma submergncia mnima na sada de gua do reservatrio. Entretanto, h uma grande divergncia entre os diversos autores com relao aos valores a serem adotados, pois apesar de vrias pesquisas a respeito de vrtices, ainda no um asssunto completamente esclarecido, dada a natureza complexa do fenmeno.

OBJETIVOS So apresentados, inicialmente, o resultado de uma ampla pesquisa bibliogrfica referente aos aspectos hidrulicos relacionados com a sada de gua dos reservatrios de distribuio, tais como: ? gerao de vrtices; ? mtodos para o controle de vrtices. Em seguida, so apresentados os objetivos principais do presente trabalho, que se refere a pesquisa em laboratrio de hidrulica, com a utilizao de modelos fsicos reduzidos, de reservatrios circulares selecionados pela SABESP, com problemas de vrtices.

METODOLOGIA E RESULTADOS DAS PESQUISAS

Gerao de Vrtices O primeiro estudo que proporcionou um mtodo grfico para a verificao de vrtice numa tomada de gua, foi publicado por Denny e Young (1957). Segundo esses autores, a formao de vrtice deve-se presena de escoamento rotacional na massa lquida. Existem vrias causas que influem no aparecimento do movimento de rotao no escoamento, destacando-se entre elas, a assimetria ou pr-rotao do fluxo (figura 1.a) e a mudana do escoamento, imediatamente a montante da suco (figura 1.b)

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1097

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

Figura 1: Movimento de rotao do fluxo devido a assimetria (a) e mudana de direo (b).

(a)

(b)

Durgin e Hecker (1978) definem trs tipos fundamentais de fontes de vorticidade, conforme apresentado na figura 2. Figura 2: Fontes de vorticidade: desvio do fluxo (a), gradiente de velocidade (b) e obstruo (c).

(a)

(b)

(c)

Em grandes reas com pequena movimentao de gua poder haver instabilidade no fluxo para a suco e aumento na probabilidade de entrada de ar pela formao de vrtice ( figura 3 ). Figura 3: Formao de vrtice em rea morta.

ZONA MORTA

Vrios outros exemplos de formao de vrtices so apresentados por Knauss (1983), Prosser (1980), Anwar (1968) e Chang (1949).

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1098

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

Mtodos para o Controle de Vrtices Para o controle de vrtice nos reservatrios, devem ser considerados dois tipos de sada de gua: ? sem poo de rebaixo; ? com poo de rebaixo. O controle de vrtice, geralmente feito atravs de dois mtodos: ? submergncia adequada; ? instalao de dispositivo supressores de vrtices. Submergncia na Sada dos Reservatrios A escolha da submergncia mnima (figura 4) de fundamental importncia, pois influi nos custos de construo dos reservatrios, devido a necessidade do aumento do volume de reservao. s vezes, o nvel mnimo definido por outras condies, tais como, o NPSH requerido pela bomba. Figura 4: Submergncia Mnima.
N.A. min S S D d d N.A. min

Como a submergncia mnima tambm depende das condies de aproximao do fluxo e outras fontes de vorticidade existentes, o valor a ser adotado no projeto dever ser bem estudado. Algumas recomendaes de submergncia mnimas so apresentadas na Tabela 1. Tabela 1: Recomendaes para a Submergncia Mnima. AUTOR Prosser Hitachi NB-590/90 Gordon Paterson e Noble SUBMERGNCIA MNIMA ( S ) S>1,5D S>1,5d com S ? 0,5 m S>1,5d com S ? 0,5 m S? CgVd1/2 com Cg=0,543 a 0,324 S/D? a +bF a=1 a 1,5 b=2 a 2,5

d=dimetro da tubulao de suco, m; D=dimetro da entrada em forma de sino, m/s; V=velocidade na tubulao de suco, m/s;

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1099

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

F=nmero de Froude

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1100

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

Supressores de Vrtices Denny e Young (1957) apresentam exemplos de placa e parede para eliminao de vrtices (figura 5). A obstruo da rotao livre do lquido com a colocao de placa ou parede, diminui consideravelmente a velocidade do vrtice e, mesmo que seja formado, a pea evita a entrada de ar no ncleo do vrtice e na tubulao de sada do reservatrio. Figura 5: Utilizao de placas e paredes para prevenir o vrtice superficial.

FLUTUANTE

Outros autores, tais como, Knauss(1987), Padmanabhan (1982), Pennino e Larsen (1982) e Hydraulic Institute Standards (1983) apresentam diversas alternativas de dispositivo para a supresso de vrtices.

Pesquisas em Modelos Fsicos das Sadas dos Reservatrios As pesquisas de vrtices nas sadas de gua dos reservatrios, foram realizadas na Fundao Centro Tecnolgico de Hidrulica, para os tipos de reservatrios circulares com maiores problemas de vrtices, selecionados pelas reas operacionais da SABESP. Os reservatrios foram divididos em dois tipos, quanto a sada de gua: ? reservatrio sem poo de rebaixo; ? reservatrio com poo de rebaixo. Reservatrio sem Poo de Rebaixo Caractersticas do Modelo O modelo reduzido foi construdo em um tanque circular metlico com 3,8 metros de dimetro, e cujo sistema hidrulico de alimentao consiste em uma tubulao ligada a um reservatrio de nvel constante, provida de medidor de vazo, tipo placa de orifcio, que fornece o valor da

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1101

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

vazo com uma incerteza de ? 1% do valor da vazo, na faixa prevista de operao do modelo, admitida entre 1 a 4 litros por segundo. A sada da gua do modelo, ser feita por um sistema adaptvel reproduo das diversas alternativas a serem estudadas, e estar provido de um registro de controle da perda de carga na sada, permitindo o controle de nvel de submergncia da sada. Operao do Modelo Todos os ensaios foram realizados com o modelo operando em regime permanente, ou seja, a vazo de entrada igual a vazo de sada e a lmina de gua constante. Foram selecionados vrios nveis da linha de gua, para cada alternativa, visando a caracterizao completa das situaes estudadas, utilizando-se a vazo denominada vazo mxima possvel, calculada em relao ao volume do reservatrio. A vazo mxima possvel corresponde a 1,5 vezes a vazo mdia diria. Aps a estabilizao do nvel de gua no modelo caracterizando o regime permanente, procedeu-se a uma anlise de vorticidade presente junto a sada. Nos casos em que esta vorticidade era perceptvel, foi realizada uma caracterizao da intensidade desta vorticidade atravs da classificao contnua segundo a escala Durgin e Hecker (1978), conforme apresentado na figura 6, permitindo a construo de tabelas de permanncia dos vrios tipos de vrtices detectados. Figura 6: Classificao dos vrtices quanto a intensidade.

TIPO 1 - Rotao Superficial

TIPO 4 - Arraste de Pequenas Particulas Flutuantes

TIPO 2 - Depresso Superficial TIPO 5 - Arraste de Bolhas de Ar

TIPO 3 - Nucleo Visivel com Auxilio de Corante TIPO 6 - Nucleo de Ar Completamente Desenvolvido

Resultados dos Ensaios A sada de gua dos reservatrios sem poo de rebaixo, constitue em uma situao em que certa a formao de vrtices, sendo de intensidades altas para os nveis mais baixos, necessitando, portanto, de dispositivo anti-vrtice.
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1102

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

O dispositivo recomendado nesta pesquisa constitudo de quatro chapas verticais, formando uma cruz em planta (figura 7), que mostrou ter uma boa eficincia na reduo dos vrtices, at nveis relativamente baixos.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1103

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

Figura 7: Dispositivo para eliminao de vrtices para reservatrio sem poo de rebaixo.

PLANTA

VISTA LATERAL

Reservatrio com Poo de Rebaixo Caractersticas do Modelo O dimetro do reservatrio, as dimenses do poo de rebaixo, o dimetro do tubo de sada e a vazo de sada do prottipo tm valores variveis, em funo da capacidade do reservatrio. Foram ensaiadas quatro alternativas com o objetivo de avaliar o efeito do poo de rebaixo quanto a vorticidade e, em funo de seu desempenho, introduzir modificaes visando a otimizao de sua geometria. Os ensaios foram realizados para a vazo mxima possvel. A vazo de ensaio foi imposta para diversas profundidades da gua no reservatrio, o que foi conseguido atravs da manobra de um registro instalado na tubulao de sada. Dessa forma, a vorticidade foi verificada para diferentes submergncias da tomada de gua, simulando-se as condies com e sem alimentao do reservatrio, sendo utilizada na avaliao das intensidades dos vrtices, a classificao de Durgin e Hecker, j citado anteriormente.

Operao do Modelo Os ensaios efetuados no modelo simularam duas condies distintas de operao do reservatrio no prottipo, ou seja, com e sem alimentao do reservatrio. Para a condio com alimentao, a mesma foi imposta atravs de entrada superior, com jato sendo lanado livremente no interior do reservatrio. Neste caso, o regime permanente foi garantido atravs da imposio de determinada abertura no registro instalado na tubulao de sada.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1104

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

Para simular no modelo a condio sem alimentao, a entrada de gua do reservatrio foi efetuada de modo a no provocar perturbaes no interior d o mesmo, o que foi conseguido atravs da instalao de tubulao, com sada junto ao fundo do reservatrio, provida de um filtro tranquilizador.

Resultados dos Ensaios Durante a campanha de ensaios, para a condio de reservatrio com poo de rebaixo, foi observada a ocorrncia de vrtice de eixo horizontal no interior do poo. Este vrtice, cuja origem est nas correntes de recirculao que se estabelece no reservatrio, devido incidncia do jato da alimentao sobre a superfcie livre da gua, ocorre apenas para pequenas profundidades de gua. A figura 8 mostra uma situao em que o jato incidente induz formao das correntes de recirculao Figura 8: Correntes de recirculao no reservatrio.

SADA

POO

ALIMENTAO

As correntes de recirculao sobre o poo de rebaixo, compem-se com as correntes do fluxo convergente direcionado para o tubo de sada, resultando num escoamento helicoidal, cujo eixo se prolonga desde a parede vertical oposta tomada de gua at o interior do tubo de sada (figura 9). A intensidade do fenmeno elevada, a tal ponto que o ar dissolvido na gua se aglutina ao longo do eixo do vrtice , formando um filete visvel no modelo.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1105

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

Figura 9: Formao do vrtice de eixo horizontal.

POO

FUNDO DO RESERVATRIO

TUBO DE SADA

A formao de vrtice de eixo horizontal eliminada ao se impor a trajetria vertical do jato proveniente da tubulao de alimentao do reservatrio.

CONCLUSES Os vrtices gerados na sada de gua do reservatrio de distribuio, poder ocasionar a reduo da capacidade de armazenamento do reservatrio; diminuir a vazo na adutora; causar vibrao, cavitao e diminuir a eficincia e vazo da bomba. Atualmente as pesquisas para determinar a submergncia mnima so baseadas em correlaes que envolvem o nmero de Froude. Essas pesquisas, geralmente, tem conduzido a valores de submergncia mnima acima de outras recomendaes. A sada de gua do reservatrio sem poo de rebaixo, induz a formao de vrtices intensos, para nveis de submergncias pequenos, necessitando sempre de dispositivo anti-vrtices que deve ser instalado na sada de gua, junto ao fundo do reservatrio. A pesquisa realizada em modelo fsico conclui-se que o dispositivo constitudo de quatro chapas verticais, formando uma cruz em planta, reduz consideravelmente os vrtices gerados. O estudo efetuado no modelo fsico reduzido mostrou que a vorticidade de vrtice de eixo horizontal em reservatrio circular com poo de rebaixo intensa., produzindo os seguintes efeitos: perda de carga na tubulao de sada, tendo em vista o escoamento helicoidal que se prolonga no interior do tubo; reduo do coeficiente de vazo da embocadura do tubo de sada, pois a aproximao do fluxo mesma no se apresenta uniformemente convergente; a ao centrfuga das correntes helicoidais acarreta reduo da presso no eixo do vrtice, o mesmo ocorrendo no interior do tubo de sada. As pesquisas mostraram que em reservatrio com poo de rebaixo, o vrtice de eixo horizontal no se forma, quando o jato proveniente do tubo de alimentao, incide sobre a superfcie livre da gua no reservatrio segundo um ngulo de 90 o(jato vertical). A deflexo do jato pode ser imposta atravs de instalao de um cotovelo de 90 o ou de uma placa defletora na sada do tubo de alimentao.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1106

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 012

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. 2. ANWAR, H. O Prevention of vortices at intakes. Water Power, oct. 1968 CHANG, E. Experimental data on the hydraulic design of intakes and retangular pump sumps. British Hydromechanics Research Association, p. 42, jan. 1949. 3. DENNY, D. F.;YOUNG, G.A J. Na Experimental study of air entraining vortices im pumps sumps. Journal of the Institution of Mechanical Engineer, London,1957. 4. DURGIN, W.W.; HECKER, G.E. The modelling of vortices at intake structures. Joint Symposium on Design and Operation of Fluid Machinery. Fort Collins. Proceedings , 1978. 5. FUNDAO CENTRO TECNOLGICO DE HIDRULICA. Estudos de medidas para eliminao de vrtices nos reservatrios de distribuio. SABESP, 1995. 6. GORDON, J. L. Vortices at intakes. Water Power, n.22, p. 137-138, april,1970. 7. HITACHI Hitachi pumps. Hitachi Ltd. Tokyo, Japan. 8. HYDRAULIC INSTITUTE STANDARDS for Centrifugal, Rotary & Reciprocating Pumps, 14th Edition, Ohio, 1983. 9. KNAUSS, J. Vortices and swirling flow at low head intakes in pumped storage. Schenes, Athenes, 1972. 10. KNAUSS, J. Introduction. In: swirling flow problems at intakes. Cap. 1. IAHR. AIRH. Hydraulic Strutures Design Manual. v.1. Rotterdam, 1987. 11. PADMANABHAN, M. A parametric study of the hydraulic performance of contaiment emergency sumps with vertical double outlets. Alden Research Laborator Worcester Polytechnical Institute . Report n.50, 1982. 12. PATERSON, I. S.; NOBLE, R. M. The right approach. Symposium on Operation Problem of Pump Station and Power Plants. Amsterdam, 1982. 13. PENNINO, B.J.; LARSEN, J. Experimental evolution of a pump station expansion. Alden Research Laboratory Worcester Polytechnical Institute . Holden, Mass, Report n. 98. 14. PROSSER, M. J. The hydraulic design of pump sumps and intakes. British Hydromechanics Research Association, nov. 1980. 15. TSUTIYA, M.T.; MACHADO NETO, J. G. O O poo de suco das estaes elevatrias: principais aspectos hidrulicos. 17 o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental. Natal-RN. Set. 1993.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1107

You might also like