You are on page 1of 2

Grupos de Relacionamento Primeira Igreja Batista Praia da Costa relacionamento.pibpc@gmail.

com

Lies de F Abrao Um pai exaltado


Introduo Neste domingo que passou comemoramos o dia dos Pais, nada mais acertado que pensarmos em um personagem que foi chamado de pai de uma multido. Esse Abrao. Que o enhor aben!oe ricamente aqueles que "# so pais, aqueles que ainda no so mas certamente ainda sero e a todos n$s que somos filhos. Alm do Texto Identida d e Nome% Abrao ignificado% Pai ou &'der de (uitos )o *ebraico% A+raham ou ,Abhr-h-m .ai/ familiar% .ai/ de No linhagem de em A+0% Naor Pai% 1er# (e% 222 3rmos% Naor 4 *ar Esposa% ara 4 Quetura 4 5Agar6 7ilhos% 3smael 4 3saque 4 8inr 4 9ocs 4 (ed 4 (idi 4 9isbaque 4 u# Netos% Esa: 4 9ac$ 4 eba 4 )ed 4 Ef# 4 Efer 4 Enoque 4 Abida 4 Elda obrinhos% &$ 4 ;/ 4 <u/ 4 Quemuel 4 Qusede 4 *a/o 4 Pildas 4 9idlafe 4 <etuel 4 1eb# 4 =a 4 1a#s 4 (aaca. &ocal de Nascimento% pro+a+elmente ;r 1empo de >ida% ?@A anos (oti+o de (orte% >elhice &ocal de (orte% Quiriate2 Arba, Bo+a de (acpela, no campo de Efrom 5>er =Cnesis DE e =Cnesis DA. F2??6 &ocali/a!o 1emporal% 7oi encontrado um contrato <abil0nico em nome de Abrao. Este foi datado de ?FGG H DGGG a.B. I pro+#+el a rela!o com o patriarca. tatus social% .ico 5=Cnesis ?E%D6 J 9uda'smo considera a eKistCncia e a importLncia de Abrao. Abrao considerado o fundador da na!o hebraica. (aim0nides, em seu li+ro Mos N?E mandamentosM ensina com rela!o ao EO mandamento, MAmar a )eusM, que se de+e fa/er com que o Eterno se"a amado pelos homens como foi feito pelo pai Abrao. egundo uma tradi!o "udaica, Abrao era o guardio da 1or# inteira, incluindo at mesmo os acrscimos rab'nicos, antes mesmo de ser re+elada por )eus. J 3slamismo tambm considera a eKistCncia e a rele+Lncia de Abrao 5com o nome de 3brahim6 como sendo o ancestral dos Prabes, atra+s de 3smael. A data de ?F?D por +e/es apontada. A tradi!o "udaica tambm aponta que o patriarca teria +i+ido entre ?F?D a.B e ?NE@ a.B 5?@A anos6. J 9uda'smo, o Bristianismo e o 3slamismo so por +e/es agrupados sob

Grupos de Relacionamento Primeira Igreja Batista Praia da Costa relacionamento.pibpc@gmail.com

a designa!o de MreligiQes abraLmicasM, numa referCncia R sua suposta descendCncia comum de Abrao. *# registros que apontam para o seu nascimento em D??N a.B..

Dent ro do texto Embora o tema tratado se"a +oltado para os pais, preciso lembrar que os homens mesmo que ainda no tenham filhos, pro+a+elmente um dia passaro por essa eKperiCncia. Por outro lado, mais que conselhos para ser um bom pai com a +ida de Abrao podemos aprender li!Qes :teis do eKerc'cio da nossa f como cristo independente do gCnero. 7, car#ter e fam'lia so alicerces que precisamos desen+ol+er e in+estir para uma +ida saud#+el. Bonforme o perfil do seu grupo adapte as questQes seguintes% ? H Por que a eKperiCncia de Abrao nos le+a a questionar a idia de uma santifica!o instantLneaS Da H )e que maneira o eKemplo de um pai contribui para a forma!o do car#ter dos filhosS Db H )e que maneira o eKemplo do seu pai contribuiu para a forma!o do seu car#terS Ea H >ocC acredita que o eKemplo de um pai pode influenciar a maneira de os seus filhos se relacionarem com )eusS )e que formaS Eb H J seu relacionamento com )eus foi influenciado por seu paiS )e que formaS Ta H J que um homem de+e fa/er para conciliar suas responsabilidades profissionais e familiaresS Tb 2 J que um Bristo de+e fa/er para conciliar suas responsabilidades profissionais e familiaresS Aa H J que +ocC pode fa/er para que o mundo tenha um bom pai a maisS Ab H J que +ocC precisa fa/er para que +ocC se"a uma pessoa melhorS Concluso Abrao no +iu em +ida a reali/a!o da promessa de ser pai de muitas na!Qes, mas creu e nesse sentido que .m T.?F entendido. A esperan!a muitas +e/es ser# nossa moti+a!o a dar aquele passo a mais. 1al+e/ +ocC no tenha ainda a dimenso do legado que estar# deiKando para seus filhos e para o mundo, mas creia que )eus quer reali/ar grandes coisas atra+s da sua +ida. 3sso f. *# uma passagem significati+a no final da +ida de Abrao em =Cnesis DA.@2 ?G Estes, pois, so os dias dos anos da +ida de Abrao, que +i+eu cento e setenta e cinco anos. E Abrao expirou, morrendo em boa el!ice, el!o e "arto de dias U e foi congregado ao seu po+oU E Isa#ue e Ismael, seus "il!os, sepultar a m $ no na co a de %acpela , no campo de Efrom, filho de 8oar, heteu, que esta+a em frente de (anre, J campo que Abrao comprara aos filhos de *ete. Ali est# sepultado Abrao e ara, sua mulher. Que legado fant#stico Abrao deiKou. (ais fant#stico ainda que se a descendCncia de 3saque e 3smael ho"e so inimigos mortais, esse no era o dese"o de seu pai e nem dos mesmos. Na morte os dois se "untaram para prantear a +ida de seu pai.

You might also like