You are on page 1of 5

Evocaes particulares condenadas sem razo

Com relao ao fenmeno da manifestao dos espritos existem os que no acreditam na sua existncia e aqueles que, simplesmente, dizem que ele proibido por Deus, por meio de Moiss. certo que Moiss proibiu tudo quanto se relacionava a adivinhao, e, no meio, necromancia, que a evocao dos mortos para fins de adivinhao. E, no podendo ser diferente: A verdade que o Espiritismo condena tudo que motivou a interdio de Moiss []. (KARDEC, 2007d, p. 170). O legislador hebreu contemplou tambm na proibio os que deitavam nos tmulos exigindo a presena do morto para se confabular com ele, prtica comum sua poca. Porm, uma coisa a lei mosaica, outra a divina; e o prprio Moiss quem nos atesta que somente os Dez Mandamentos so provenientes de Deus, uma vez que a Arca da Aliana, que fez por recomendao de Deus para guardar Suas leis, s tinha o declogo (Dt 10,5); todo o restante ele, Moiss, deixou do lado de fora dela (Dt 31,24-26). Temos falado que a possibilidade de se comunicar com os mortos s existe porque tal fato faz parte das leis criadas por Deus, e, certamente, no criaria nada que fosse, conforme dizem, abominvel a Ele, o que at seria mais inteligente de Sua parte. Portanto, no vemos outra causa para a manifestao dos mortos seno porque h permisso divina; se Deus no quisesse, por lgica, tal fato nunca ocorreria, por mais que ficssemos a evoc-los; mesmo que toda a nossa vida fosse dedicada a fazer isso. Um bom argumento para provar que Deus permite que os mortos se comuniquem so os milhares de casos em que eles, os espritos, se apresentam sem que ningum os tenha evocado. Isso, por exemplo, pode ser facilmente verificado nas manifestaes do que os catlicos chamam de almas do purgatrio, que se encontram registradas nos anais da Igreja. Em Roma h um Museu com 280 provas produzidas por elas; quem sabe se elas no estavam pensando que, com tantas provas assim, no seria o suficiente para convencer os incrdulos? Se for, coitadas, perderam seu tempo, j que os fiis catlicos foram condicionados a obedecerem aos dogmas e no acreditar em fatos. Kardec no via mal algum nas evocaes srias para fins de instruo, nossa ou dos espritos; ao contrrio, ele as incentivava. Alm dessas, julgamos que as do tipo que descreveremos a seguir poderiam ser feitas pelo motivo que se depreender do relato. Leiamos:
Evocaes particulares: Me, estou aqui! A senhora X havia perdido, h alguns meses, sua filha nica, de catorze anos de idade, objeto de toda a sua ternura, e muito digna de seus lamentos pelas qualidades que prometiam fazer, dela, uma mulher perfeita. Essa jovem pessoa havia sucumbido a uma longa e dolorosa doena. A me, inconsolvel com essa perda, via, dia a dia, sua sade alterar-se, e repetia, sem cessar, que iria logo juntar-se com sua filha. Instruda quanto possibilidade de se comunicar com os seres de alm-tmulo, a senhora X resolveu procurar, em uma conversa com a sua criana, um alvio para sua pena. Uma dama de seu conhecimento era mdium, mas, pouco experimentadas, uma e outra, para semelhantes evocaes, sobretudo, em uma circunstncia to solene, me convida para assistir. No ramos seno trs: A me, a mdium e eu. Eis o resultado dessa primeira sesso. A me: Em nome de Deus Todo-Poderoso, Esprito de Julie X, minha filha querida, eu te peo vir se Deus o permite. Julie: Me! Eu estou aqui. A me: mesmo tu, minha criana, quem me responde? Como posso saber que s tu? Julie: Lili. (Era um pequeno nome familiar dado jovem, em sua infncia; no era conhecido nem pelo mdium nem por mim, j que, desde vrios anos, no a chamava seno pelo seu nome de Julie. A esse sinal, a identidade era evidente; a me, no podendo dominar sua emoo, explode em soluos).

2 Julie: Me! Por que se afligir? Sou feliz; bem feliz; no sofro mais e te vejo sempre. A me: Mas eu no te vejo. Onde ests? Julie: A; ao lado de ti, minha mo sobre a senhora Y (a mdium) para fazer com que escreva, o que te digo. Veja minha escrita. (A escrita era, com efeito, a da sua filha.) A me: Tu dizes: minha mo; tens, pois, um corpo? Julie: No tenho mais esse corpo que me fazia sofrer; mas tenho dele a aparncia. No ests contente, que eu no sofra mais, uma vez que posso conversar contigo? A me: Se eu te visse, pois, te reconheceria? Julie: Sim, sem dvida, e tu j me tens visto, frequentemente, em teus sonhos. A me: Eu te revi, com efeito, em meus sonhos, mas, acreditei que era um efeito da minha imaginao, uma lembrana. Julie: No; sou eu que estou sempre contigo, e que procura te consolar; fui eu quem te inspirou a ideia de me evocar. Tenho muitas coisas a dizer-te. Desconfie do senhor F, ele no franco. (Esse senhor, s conhecido de minha me, e assim nomeado espontaneamente, era uma nova prova da identidade do Esprito que se manifestava.) A me: Que pode, pois, fazer contra mim o senhor F? Julie: No posso dizer-te; isso me proibido. No posso mais que advertir-te para dele desconfiar. A me: Ests entre os anjos! Julie: Oh! no ainda; no sou bastante perfeita. A me: No te reconheo, no entanto, nenhum defeito; tu eras boa, doce, amorosa e benevolente para todo o mundo; ser que isso no basta? Julie: Para ti, me querida, eu no tinha nenhum defeito; eu acreditava nisso; tu me dizias, muito frequentemente! Mas, no presente, vejo o que me falta para ser perfeita. A me: Como adquirires as qualidades que te faltam? Julie: Em novas existncias, que sero mais e mais felizes. A me: Ser na Terra que ters essas novas existncias? Julie: Disso no sei nada. A me: Uma vez que no havias feito mal durante tua vida, porque tanto sofreste? Julie: Prova! Prova! Eu a suportei com pacincia, pela minha confiana em Deus; por isso, sou bem feliz hoje. At breve, me querida! Em presena de semelhantes fatos, quem ousaria falar do nada do tmulo, quando a vida futura se nos revela, por assim dizer, palpvel? Essa me, minada pelo desgosto, goza, hoje, de uma felicidade inefvel por poder conversar com sua criana; no h mais, entre elas, separao; suas almas se confundem e se expandem, no seio uma da outra, pela permuta dos seus pensamentos. Malgrado o vu do qual cercamos essa relao, no nos permitiramos public-la, se para isso no estivssemos formalmente autorizados. Pudessem, disse-nos essa me, todos aqueles que perderam suas afeies na Terra, experimentar a minha mesma consolao! No acrescentaremos seno uma palavra endereada queles que negam a existncia dos bons Espritos; ns lhes perguntaremos como poderiam provar que o Esprito dessa jovem era um demnio malfazejo. (KARDEC, 2001a, p. 1719).

Um ponto importantssimo que os contrrios no sabem, por no se darem ao luxo de estudar para conhecer, que no meio Esprita todas as evocaes so precedidas de uma prece, pela qual se roga a Deus que seja permitido o ou um esprito se apresentar. Veja

como iniciou essa reunio ntima da qual participava Kardec: Em nome de Deus TodoPoderoso, Esprito de Julie X, minha filha querida, eu te peo vir se Deus o permite. As instrues do Codificador, quanto a isso, so claras:
Contudo, a evocao deve sempre ser feita em nome de Deus . Poder-se- faz-la nos termos seguintes, ou outros equivalentes: Rogo a Deus todo-poderoso que permita venha um bom esprito comunicar-se comigo e fazer-me escrever; peo tambm ao meu anjo da guarda se digne de me assistir e de afastar os maus espritos. [] Quando queira chamar determinado Esprito, essencial que o mdium comece por se dirigir somente aos que ele sabe serem bons e simpticos e que podem ter motivo para acudir ao apelo, como parentes, ou amigos. Neste caso, a evocao pode ser formulada assim: Em nome de Deus todo-poderoso peo que tal Esprito se comunique comigo , ou ento: Peo a Deus todopoderoso permita tal Esprito se comunique comigo , ou qualquer outra frmula que corresponda ao mesmo pensamento. (KARDEC, 2007b, p. 257-258) (negrito nosso).

Mais frente, refora esse conselho: Quando dizemos que se faa a evocao em nome de Deus, queremos que a nossa recomendao seja tomada a srio e no levianamente (KARDEC, 2007b, p. 362). Observando o motivo pelo qual se procurou o contato com o Esprito, no vemos nenhum para condenar; ao contrrio, que me no gostaria de falar com um filho desencarnado? E, no caso em questo, essa me inconsolvel vinha perdendo at sua sade, chegando mesmo a ponto de desejar ir logo para junto da filha, ou seja, queria morrer para encontrar-se com ela. Ns sabemos que isso no precisa ocorrer, pois ns, os vivos, podemos nos comunicar com os nossos entes queridos que se encontram na dimenso espiritual. Depois de ter falado com sua filha, ela muda completamente, voltando a ser feliz por estar plenamente consolada. Outro aspecto interessante que isso tambm prova que o amor que sentimos uns pelos outros no acaba com a morte. A filha, do outro lado da vida, ainda nutre o sentimento de amor para com a sua me. A pergunta : isso condenvel? Certas coisas acontecem em nossa vida e no damos a elas o devido valor. Muitos nem mesmo tm conhecimento desses fatos; julgam ser fruto da imaginao. Estamos falando de alguns tipos de sonhos. Aqui, a filha afirma me que elas se encontravam quando a me estava dormindo. Quando nosso corpo est dormindo, nosso esprito, por no ter necessidade de descansar, pois o cansao algo que s atinge ao corpo fsico, liberta-se momentaneamente. Embora ainda permanea ligado a ele pelo cordo de prata, retorna ao plano espiritual durante o sono. Ora, os que passaram dessa para uma outra esto justamente nessa dimenso, s que em carter mais duradouro; portanto, dadas as condies apropriadas, poderemos nos encontrar com eles. Assim, podemos afirmar que muitos dos nossos sonhos no so propriamente sonhos, mas verdadeiros encontros, de que nem sempre nos lembramos ou, s vezes, apenas guardamos uma vaga lembrana. Porm, muitas pessoas tm plena nitidez e conscincia do acontecido durante esse perodo. No podemos deixar de citar, do dilogo da filha desencarnada com a me, o conselho para no confiar num determinado senhor. A me, querendo saber porque motivo, obteve uma resposta negativa, na qual a filha disse no lhe ser permitido tal coisa. Ridculos so aqueles que querem que os espritos lhes informem de tudo, porquanto lhes falta conhecimento e, muitas vezes, interdito a eles interferir na vida dos vivos, falando de coisas que mais prejudicam que ajudam. A filha admite a sua imperfeio me, que a considerava uma criatura perfeita, mas demonstra uma esperana em conseguir a perfeio por novas existncias, quer dizer, desenvolver a perfeio nas reencarnaes sucessivas, quando, a, sim, no mais estar sujeita a essa lei.

Consola a me quanto ao seu sofrimento em vida, dizendo-lhe tratar-se de prova, que sempre buscamos para mensurar at que ponto j adquirimos determinados valores morais. Isso nos induz a dizer que devemos reformular nosso pensamento de que sofrimento castigo imposto por Deus, pois somos ns mesmos quem o escolhemos, quando da programao da nova encarnao, visando nosso aprimoramento espiritual, da mesma forma como se verifica com o diamante bruto, que tambm passa por um processo de lapidao para se transformar numa pedra de um brilho de alta pureza. Pelos comentrios de Kardec, podemos concluir que ele, no sculo 19, admitia a comunicao tanto de espritos denominados de demnios (maus) como dos denominados de anjos (bons). E pediu provassem que no. Da mesma forma, agora, no sculo 21, repetimos esse mesmo entendimento, j que, se Deus permite que os demnios se manifestem, inclusive para nos prejudicar, com mais forte razo, pelo Seu princpio de Justia, tambm ter que permitir a comunicao dos anjos (espritos de luz) para nos alertar ou ajudar. Que nos provem em contrrio! Voltando ao assunto evocao e manifestao dos mortos, no podemos nos esquecer que isso ocorre j de muito tempo. Na Bblia, temos o caso de Saul indo atrs de uma pitonisa de Endor a fim de se instruir com o esprito Samuel, o profeta que, quando vivo, o havia ungido rei de Israel, e o ocorrido com Jesus, que conversa com os espritos Moiss e Elias, fato testemunhado por Pedro, Tiago e Joo. A possibilidade dos mortos virem instruir os vivos faz parte dos ensinos de Jesus, embora muitos no tm olhos para ver. Na parbola do mau rico e pobre Lzaro, narrada por Lucas (16,19-31), o rico pede a Abro para enviar Lzaro a fim de avisar e prevenir seus cinco irmos que no acabem tambm eles indo para o lugar de tormento no qual ele se encontra. A resposta do pai Abrao, ao rico, foi taxativa: Se no escutam nem a Moiss nem aos Profetas, mesmo que algum ressuscite dos mortos, no se convencero. Mas exatamente isso que anda acontecendo, desde h muito tempo, ou seja, os mortos esto voltando para avisar aos vivos que no querem se convencer disso. Encontramos algo bem interessante, para provar que tais coisas eram fatos comuns. Leiamos o que fala Lon Denis, em Cristianismo e Espiritismo:
Hermas, discpulo dos apstolos, o mesmo que So Paulo manda saudar de sua parte em sua Epstola aos Romanos (XVI, 14), indica, em seu Livro do Pastor (40), os meios de distinguir os bons dos maus Espritos. Nas linhas seguintes, escritas h mil e oitocentos anos, julgar-se-ia ter a descrio fiel das sesses de evocaes, tais como, em muitos centros, se praticam em nossos dias: O esprito que vem da parte de Deus pacifico e humilde; afastase de toda malcia e de todo vo desejo deste mundo e paira acima de todos os homens. No responde a todos os que o interrogam, nem s pessoas em particular, porque o esprito que vem de Deus no fala ao homem quando o homem quer, mas quando Deus o permite. Quando, pois, um homem que tem um esprito de Deus, vem assembleia dos fiis, desde que se fez a prece, o esprito toma lugar nesse homem, que fala na assembleia como Deus o quer." (' o mdium falante). "Reconhece-se, ao contrrio, o esprito terrestre, frvolo, sem, sabedoria e sem fora, no que se agita, se levanta e toma o primeiro lugar. importuno, tagarela e no profetiza sem remunerao. Um profeta de Deus no procede assim." ______
(40) Esse Livro do Pastor era lido nas Igrejas, como o so atualmente os Evangelhos e as Epstolas, at, o sculo V. So Clemente de Alexandria e Orgenes a ele se reterem com respeito. Figura no mais antigo catlogo dos livros cannicos recebidos pela Igreja Romana e foi publicado por Caio em 220.

(DENIS, 1987, p. 61)

Ficamos curiosos para saber porque as pessoas no tm conhecimento disso. A ficamos

surpresos, porquanto alteram os fatos para esconder a realidade; vejam como foi traduzido esse trecho de Hermas:
Em primeiro lugar, quem tem o esprito que vem do alto, calmo, sereno e humilde. Ele se abstm de todo mal e de todo desejo vo deste mundo; ele se considera inferior a todos e, quando interrogado, nada responde a ningum e no fala em particular. O Esprito Santo no fala quando o homem quer, mas s quando Deus quer que ele fale. Quando um homem, que tem o esprito de Deus, entra numa assembleia de homens justos, crentes no esprito divino, e nessa assembleia de homens justos se suplica a Deus, ento o anjo do esprito proftico que est junto dele, plenifica esse homem, e ele, pleno do Esprito Santo, fala multido conforme quer o Senhor. Escuta agora a respeito do esprito terreno e vo, que no tem poder e insensato. Primeiro, tal homem, que julga possuir o esprito, exalta-se a si mesmo, quer ter o primeiro lugar, e logo se apresenta descaradamente, imprudente e loquaz. Vive em meio a muitas delcias e muitos outros prazeres, e aceita pagamento por sua profecia. Quando nada recebe, tambm no profetiza. Poderia um esprito divino receber pagamento para profetizar? No possvel que o profeta de Deus aja desse modo; o esprito desses profetas terreno. (http://cocp.veritatis.com.br/fixas/opastor.htm).

A diferena em relao ao texto anterior estonteante; no d para se ter uma ideia do que na realidade se fazia. Trata-se sempre da questo de se esconder a verdade para justificar dogmas e crenas. Pouco importa a tica; a verdade, para eles, muitas vezes no pode ser dita, por contrariar seus prprios interesses. Que Deus tenha piedade de suas almas!

Paulo da Silva Neto Sobrinho Jan/2009

Referncias bibliogrficas: DENIS, L. Cristianismo e Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 1987. KARDEC, A. O Livro dos Mdiuns. Rio de Janeiro: FEB, 2007b. KARDEC, A. O Cu e o Inferno. Rio de Janeiro: FEB, 2007d. KARDEC, A. Revista Esprita 1858. Araras, SP: IDE, 2001a. HERMAS. O Pastor. http://cocp.veritatis.com.br/fixas/opastor.htm , acesso em 20.01.2009 s 11:34hs. Este texto foi publicado: revista Espiritismo & Cincia, n 74. So Paulo: Mythos, setembro/2009, p. 18-25.

You might also like