You are on page 1of 31

Como os Economistas Discordam: Um

Ensaio Metodolgico Sobre o Contexto da Descoberta em Economia


MARCO ANTONIO RIBAS CAVALIERI

R ESUMO Este artigo insere-se na rea de metodologia das investigaes da histria do pensamento econmico, isto a partir de uma perspectiva plural, considerando a diversidade de abordagens tericas como a tnica do conhecimento sobre os fenmenos econmicos. Apresenta-se uma sugesto de mtodo para o estudo do nascimento de escolas do pensamento econmico, aqui chamado de contexto da descoberta em economia. Argumenta-se sobre as relaes entre a realidade social, especfica, histrica e geograficamente, e as teorias e novas abordagens que surgem nesses contextos. A metodologia sugerida envolve desde a caracterizao das escolas de pensamento por meio dos conceitos de Kuhn e Lakatos, at o tratamento que deve ser dado questo do anacronismo, presente em qualquer trabalho de historiografia intelectual. Enfim, um modelo interpretativo desenhado, com o intuito de utiliz-lo em posteriores pesquisas sobre autores e escolas de pensamento econmico. PALAVrAS- CHAVE histria do pensamento econmico, metodologia, contexto da descoberta A BSTrACT This article concerns the methodology of investigations about the history of economic thought from a plural perspective, considering the variety of approaches as the strongest feature in the knowledge of economic phenomena. Here it is presented a suggestive methodology to study the birth of schools of thought, what we call the context of discovery in economics. We argue about the relations between the social reality, which is historically and geographically specific, and the theories and new approaches that appear in these contexts. The methodology suggested ranges from the schools of thought characterization, by the means of Kuhn and Lakatos categories, to the treatment of anachronism, which is embedded in all intellectual historiography work. As a result, an interpretative model is designed, to be used in future studies about authors and schools of economic thought. K EY WOrDS history of economic thought, methodology, context of discovery JEL CLASSIFICATION B00, B41

Doutorando do Cedeplar/UFMG, bolsista da CAPES. E-mail: cavalieri@cedeplar.ufmg.br. End. para contato: Av. Sete de Setembro 5345, ap. 1101, Bairro Batel Curitiba PR CEP 80240-000. (Recebido em outubro de 2005. Aceito para publicao em julho de 2006).

EST. eCON., SO PAULO, V. 37, N. 2, p. 373-403, ABRIL-JUNHO 2007

374

Marco Antonio Ribas Cavalieri

Foi como se a pintura de Sanzio estivesse viva. Ao bater uma rajada de vento nas escadarias da Escola de Atenas,1 os diversos pensadores da antiguidade comearam a se dividir em grupos. Embora alguns tentassem mediar a desunio que estava ocorrendo, trs conjuntos se formaram: em torno de Plato, Herclito e Arquimedes. De repente surgiram os mais novos, Kant, Schiller, Carlyle, Ranke, Guizot, e estes no hesitaram em se distribuir entre as rodas de conversa j formadas. Sempre aparecia um possvel mediador, mas logo que percebia a dificuldade de tal tarefa tomava seu posto em um dos grupos. Tomaram cada vez mais distncia uns dos outros, at que s puderam falar entre si. Foi desse modo que Wilhelm Dilthey (1833-1911) descreveu seu famoso pesadelo numa palestra em 1903. Disse que lhe ocorreu logo aps suas primeiras investigaes em torno daquilo que chamou de Weltschauung, palavra alem para a expresso viso de mundo. O pesadelo, diz ele, mostrou-lhe um desencantamento e um alvio. Isto porque as vises de mundo, que parecem incompatveis e parciais, tm ao mesmo tempo a virtude de iluminar com cada forma de pensar um elemento prprio da verdade.

INTRODUO A variedade de correntes de pensamento na teoria econmica um convite reflexo para qualquer interessado em filosofia da cincia. tambm motivadora para aqueles economistas que podem ser classificados como relativistas por uns, mas pluralistas por outros. Desvendar quais foram os ventos que dirigiram homens, de diferentes pocas e lugares, a pensar os fenmenos econmicos como eles pensaram, uma das tarefas mais interessantes que se coloca ao pesquisador da histria dessa disciplina. Isto no s para se conhecer o suor e as lgrimas que construram a economia, mas principalmente para reconhecer que a pluralidade a tnica do conhecimento humano sobre os aspectos econmicos da vida. No h como praticar economia sem considerar legtimas as diversas vises de mundo, com diferenas fundamentais nos modos de pensar e, mais ainda, sem que o estudioso reconhea-se ele prprio tambm como objeto de seu estudo.

1 A Escola de Atenas uma pintura concluda em 1509 pelo famoso renascentista Rafael Sanzio (14831520). Ela retrata filsofos da Grcia antiga reunidos em uma escadaria. Alguns dos pensadores retratados so Plato (427-347 a.C.), Aristteles (384-322 a.C.), Herclito (544-484 a.C.), Arquimedes (287-212 a.C.), Epicuro (341-270 a.C.), Xenofonte (430-355 a.C.) e Digenes (404-323 a.C.).

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

375

Neste sentido, este trabalho busca apreender os aspectos metodolgicos da pesquisa em histria do pensamento econmico, propondo um modelo interpretativo, um protocolo de leitura do que chamaremos de contexto da descoberta em economia. Esta expresso deseja fazer referncia s inovaes tericas e metodolgicas que supostamente caracterizam o surgimento de uma abordagem nova e especfica em economia. As proposies que so vistas como novidades trazidas pela economia clssica, pelo marxismo e pelo historicismo, pelo neoclassicismo, pela abordagem austraca do sculo XX e pelo institucionalismo caracterizam essas descobertas. Nosso objetivo, ento, desvelar as motivaes intelectuais que levam os economistas a proporem novas abordagens, a quererem substituir no todo ou em parte o saber econmico que conheciam, a pensarem a economia de um ponto de vista diferente e especfico. Afora os acidentes pessoais e os tipos psicolgicos de cada um dos pioneiros das escolas de pensamento econmico, sustentamos que novas idias surgem muito em funo dos diferentes loci dos pensadores econmicos no espao geogrfico e no tempo histrico. peculiar a um lugar, uma ou mais vises de mundo, em relao a determinada realidade social em que os pensadores esto inseridos. Argumentaremos a seguir que no h como evitar que reflexes sobre economia sofram, ou se beneficiem, desse tipo de influncias. H ainda que se considerar modos caractersticos de se pensar a cincia, frmas, moldes nos quais o conhecimento se encaixa, e que so aquilo que Foucault (1989) chamou de condies de possibilidade do conhecimento de uma poca, ou episteme , conceito que ajuda muito na elaborao de um desvio do anacronismo, que embora esteja sempre presente em estudos histricos, pode ser mitigado em certa medida. Enfim, recorrendo a diversos filsofos e economistas, procuramos formar uma rede de categorias e conceitos que permita no s compreender o surgimento das novas idias econmicas, mas tambm entend-las como derivadas de determinados perodos histricos. Pretendemos, ento, delinear algo como um modelo interpretativo geral, que oriente a leitura dos pioneiros das escolas de pensamento, prestando ateno aos entornos nos quais suas idias frutificaram. A seo que se segue a essa introduo discute o que entendido aqui como contexto da descoberta em economia, isto principalmente rejeitando a viso de Popper, que argumenta em favor da impossibilidade de se estudar esse momento do fazer cincia de forma estruturada. Depois, os pensamentos de Kuhn e Lakatos so confrontados
 A palavra episteme, grego, segundo Peters (1983), significa: 1) conhecimento verdadeiro e cientfico (o oposto de doxa); 2) Corpo de conhecimento organizado numa cincia; 3) Conhecimento teortico (o oposto de Praktike e Poitika). O uso que Foucault d a essa antiga expresso ficar claro numa das sees seguintes.  A metodologia proposta aqui procura construir um modelo que permita se aproximar daquilo que Blaug (2001) chama de reconstruo histrica, em oposio s reconstrues puramente racionais.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

376

Marco Antonio Ribas Cavalieri

com a realidade da pesquisa em economia, procurando super-los naquilo em que no se coadunam com a disciplina em foco. Na terceira seo apresentamos uma categoria da pesquisa em filosofia da cincia que ser de grande auxlio na elaborao do modelo interpretativo proposto: o de thematas. Enfim, antes de traarmos as concluses, delinearemos o modelo propriamente dito, prestando ateno principalmente ao problema do anacronismo, sugerindo os meios pelos quais ele pode ser atenuado.

1. O CONTEXTO DA DESCOBERTA EM ECONOMIA A gana por dividir o mundo do conhecimento em dualismos rgidos, cincia e no cincia, proposies com e sem significado, analticas e sintticas, tem seu pice nos primeiros estudos do antigo Crculo de Viena. A influncia desse modo de pensar, como parte da filosofia debruada sobre o cientfico, vai atingir tambm o pensamento de Karl Popper (1902-1994). Esse autor sustentava, veementemente, uma dicotomia que nos interessa contestar aqui: a que demarca a fronteira entre os chamados contextos da descoberta e da justificao. Seu mais popular livro, A Lgica da Descoberta Cientfica, traz j no primeiro captulo o clamor pelo que ele chama de eliminao do psicologismo. Em seus dizeres: The initial stage, the act of conceiving or inventing a new theory, seems to me neither to call for logical analysis nor to be susceptible of it. The question how it happens that a new idea occurs to a man whether it is a musical theme, a dramatic conflict, or a scientific theory may be of a great interest to empirical psychology; but is irrelevant to the logical analysis of scientific knowledge. This latter is concerned not with questions of fact (Kants quid fact), but only with questions of justification or validity (Kants quid juris). (Popper, 1968 [1959], p. 31). Para o estudioso do pensamento econmico parece muito difcil que a separao proposta por Popper possa se sustentar. Primeiro, porque a relevncia do contexto em que as idias dos economistas surgem salta aos olhos a partir dos problemas que os preocupam, e em segundo lugar porque o momento de criao, o ter idias em economia, no parece um processo plenamente irracional e movido somente por uma intuio completamente subjetiva. De Marchi (1992), num volume que explora o estado da metodologia da economia aps o chamado intervalo popperiano, parece
 O Crculo de Viena, grupo de intelectuais que refletiam sobre a cincia no incio do sculo XX, pretendia purg-la de toda metafsica. O conhecimento significante para eles era apenas aquele que poderia ser deduzido ou provado empiricamente. Reduziam tambm toda a filosofia a essa tarefa, na qual no obtiveram muito sucesso.  Thomas Kuhn, de quem falaremos adiante neste texto, tambm contestava a rigidez da dicotomia defendida por Popper.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

377

esposar o mesmo argumento que queremos sustentar. Refletindo sobre as mltiplas facetas do pensamento de Popper, e considerando a conseqente pluralidade de abordagens surgida a partir de suas idias sobre metodologia da economia, De Marchi (1992, p. 6) escreve:
Popper cannot be blamed for this misapplication of his methodology by some practicing economists. Nonetheless getting at last to the reasons I said would presently be given following him becomes problematic if it is maintained, as Popper does maintain, that the social, cultural, language and communication related aspects of the production of knowledge by real live scientists are in a category that is quite distinct from the end product, objective knowledge.

Os problemas sobre os quais os economistas focam seus esforos analticos, como foi dito acima, tm claramente algo de externo a uma suposta lgica pura, interna apenas aos desenvolvimentos tericos. O maior exemplo disso, como colocado na maioria dos manuais de Histria do Pensamento Econmico, o surgimento da Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, de Keynes (1982 [1936]), ocorrida no contexto da crise mundial dos anos 1930. Para alm desse exemplo, autores que poderiam ser vistos como cientistas devotados inteiramente lgica interna de sua cincia, trabalhando isolados do mundo exterior, tambm se prestam a esse tipo de consideraes geralmente associadas a Keynes. Len Walras um exemplo disto, como pode ser visto na anlise de Paula (2002). Dessa maneira, naquela perspectiva popperiana, ao admitir a separao forte entre contexto da descoberta e da justificao, e a impossibilidade de um estudo racional do primeiro, estaramos muito provavelmente desprezando algo de extrema importncia para a apreciao das diferentes teorias econmicas. Backhouse (1998, p. 78), um declarado adepto das idias de Lakatos, portanto insuspeito de uma falta de tolerncia com o pensamento de Popper, sintetiza o que est sendo dito aqui. Primeiro, os estudiosos do pensamento econmico estariam alijados de uma importante fonte de elementos teis para o seu trabalho, caso o contexto da descoberta fosse totalmente desprezado. Segundo, esses elementos presentes no criar cincia so de grande valia para a avaliao das diversas correntes de iderios econmicos, uma vez que se pode dizer que h path-dependence, nos termos dos prprios economistas, sobre os desenvolvimentos posteriores a uma idia que funda uma corrente de pensamento.
 famosa a tese de que os economistas seriam falsificacionistas incuos, pois defenderiam tal mtodo sem contudo prestar ateno s suas conseqncias. Recusariam-se a rejeitar teorias falsificadas pela empiria. Ver sobre isto Blaug (1993).  A nfase em negrito no consta no texto original.  Falando sobre o Journal des conomistes, publicao do sculo XIX com clara inclinao liberal-conservadora, e a participao de Walras nela, diz Paula (2002, p. 127): Foi nessa revista que Len Walras iniciou sua carreira de economista, e isso tem vrios significados: ele encarnou, talvez inexcedivelmente, o esprito da revista suas contribuies buscaram combinar a anlise dos problemas econmicos, a partir do esprito geomtrico, com um explcito engajamento poltico ideolgico cujo sentido responder ao desafio socialista mediante reformas sociais compatveis com o capitalismo.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

378

Marco Antonio Ribas Cavalieri

E, por ltimo, porque a dificuldade em se responder algumas questes filosficas, como as relacionadas ao contexto da descoberta, no as desqualificam como perguntas importantes. Este obstculo deve ser ultrapassado, mesmo que seja mais difcil que os outros. A distino entre os dois contextos, o da descoberta e o da justificao, deve ser ento mantida como uma distino de ruptura , ou seja, a descoberta, do ponto de vista adotado neste texto, significaria a proposio de um pensamento econmico novo em sua forma inicial, tal como o equilbrio geral walrasiano, que desgua na atual corrente domina nte, ou o institucionalismo vebleniano, precursor da economia institucionalista e da evolucionria. A sugesto que o contexto da descoberta seja um termo que se refere s primeiras proposies, que acabam resultando no surgimento de uma escola de pensamento econmico. No faz sentido mant-lo como um corte no que interessa ou no filosofia da cincia. Nessa lgica, chamada a ateno para a importncia que deve ter esse momento de descoberta na reflexo sobre cincia econmica, torna-se necessrio estabelecer as condies de possibilidade de um estudo racional desse mesmo objeto. Mki (1992) faz sobre isso uma preciosa sugesto. Os estudos da sociologia da cincia, tais como os desenvolvidos por Bloor (1976), Knorr-Cetina (1981), Whitley (1984) e Loasby (1986), entre outros, tm revelado a possibilidade de se estabelecer uma relao entre a realidade do objeto de estudo, externo pura lgica interna de uma cincia, e as descobertas e proposies de novas idias. Uma das concluses de Mki (1992, p. 90) ao procurar conseqncias desses estudos de sociologia da cincia : One particular doctrine of Popperian epistemology that threatens to be undermined [by the sociology of science] can be separately mentioned: namely, the distinction between the context of discovery and the context of justification. For Popper, only the latter is characterized by systematic rationality, while the discovery process is open to various nonrational influences. The workings of which cannot be systematized philosophically but should be studied by sociology, psychology, even political science. This distinction, with all epistemological burdens it is supposed to carry, gets blurred by the findings of the sociologists [of science]. Feita essa observao, parece possvel estudar o contexto da descoberta encontrando o que h de comum nesse fenmeno de proposio de novas abordagens. Deixa-se de lado a idia de que ao olhar esse momento do fazer cientfico s factvel uma

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

379

descrio de acidentes meramente pessoais. , ento, o estudo da interao entre o ambiente social e as idias propostas que abre esse caminho. Neste sentido, os argumentos que sero utilizados no presente texto guardam semelhana com as idias dos estudiosos da Escola de Edimburgo, o chamado programa forte de sociologia da cincia. Barnes (1974), Bloor (1976) e Shapin (1982) podem ser considerados como autores do ncleo duro desse conjunto de pensamentos acerca da relao entre o ambiente social e o fazer cincia. O condicionamento social da cincia, na viso dos tericos de Edimburgo, se d numa via causal, do contexto social para o conhecimento cientfico. As partes metafsicas das propostas tericas, ou o que trataremos adiante como thematas, nas palavras de Holton (1979, 1988), so vistas como os principais atratores de influncia social em cincia. Nesses princpios convencionados, no passveis de prova emprica ou deduo lgica, repousam contedos causados pelos interesses e estruturas sociais. Argumentos como o da existncia de equilbrio nos fenmenos econmicos, utilizado por parte do mainstream da disciplina, seriam ento derivados de estruturas sociais que condicionariam, de forma causal, a adoo de tal hiptese. importante notar aqui a causao suposta na sociologia da cincia do programa forte de Edimburgo. Nas teses que se apresentaro neste artigo o argumento no de causao, e sim de restrio. Esta a diferena essencial com os adeptos do programa forte. Mki (1992, p. 72) nota muito bem o problema envolvido em teses de causao do contexto social em direo cincia. Ele escreve: It may well be that there is some sort of loose correlation or analogy between some social facts and some scientific theories that protagonists of the Edinburgh program see as being related to one another. It is, however, much more ambitious and demanding to argue that social interests and structures can causally generate the contents of theories and the involved metaphysical presuppositions held by scientists. () A successful argument for the existence of a genuinely causal relation would have to indicate the existence and functioning of a mediating mechanism that would make possible for the cause to produce the effect. Sem a especificao de um mecanismo de causao ilegtimo dizer que sendo p1,..., pn um conjunto de premissas, que representariam estruturas e interesses contextualmente sociais no caso em tela, sua conjuno implica um resultado dado. Simbolicamente: p1 ... p n q, sendo este ltimo um conseqente elemento de teoria cientfica. Nosso argumento mais fraco: q seria um conjunto de proposies cientficas, q={q1,..., qm}. Este conjunto, suposto finito, conteria as teorias cientficas que seriam
 Mki (1992) faz uma interessante sntese dessas e outras idias da sociologia da cincia.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

380

Marco Antonio Ribas Cavalieri

capazes de surgir em um determinado ambiente social. Reforando: nesse condicionamento social da cincia econmica no h um mecanismo de causao que determina essa relao biunvoca entre realidade social e as teorias cientficas, apenas restrio. Com isto se quer marcar a posio de que no s operam outros fatores no contexto da descoberta, como existem tambm elementos, como queria Popper para todos eles, que no se prestam a um estudo analtico ou formal. E, o mais importante: ao se argumentar em favor da tese da restrio, no estamos procurando um mecanismo causal forte, mas somente exigindo que o pensamento econmico seja filho de seu tempo, no anacrnico, em suma. Porm, antes que coloquemos o modelo interpretativo propriamente dito, interessante considerar duas filosofias da cincia que tiveram largo apelo entre os estudiosos do mtodo em economia: a de Thomas Kuhn e a de Imre Lakatos. Desta discusso surgiro elementos teis para a tarefa delineada na introduo.

2. AS FILOSOFIAS DA CINCIA DE KUHN E LAKATOS E A ECONOMIA Apesar das idias de Kuhn (2003 [1962]) e Lakatos (1970) serem filosofias pensadas a partir das cincias naturais, seu apelo aos economistas foi e continua sendo forte. Um reflexo disso que essa discusso est sempre presente nos manuais que procuram discutir a metodologia da economia. (Blaug, 1993 [1980]; Caldwell, 1982; Hands, 2001). E desde o trabalho pioneiro de Coats (1969), utilizando o ferramental kuhniano, e de Latsis (1976), com o uso de Lakatos, os especialistas em mtodo na economia criticam e superam vrios aspectos das idias desses dois filsofos. Essas discusses so motivadas pelo mesmo mpeto que nos move no restante desta seo: apresentar crticas sobre aquilo que parece inadequado para a cincia econmica, e tirar proveito de certas categorias propostas por esses autores, que parecem razoveis para a disciplina em foco.

Thomas Kuhn: Paradigmas, Protocincias e Monismo Metodolgico


Aps as crticas recebidas em relao primeira edio de A Estrutura das Revolues Cientficas (ERC), publicada em 1962, Kuhn revisa seu conceito-chave o de paradigma num posfcio que veio ao conhecimento do pblico em 1970.10 Nessa reviso ele procura distinguir dois elementos que constituiriam um paradigma. O primeiro compreenderia trs subconjuntos de instrumentos da construo cientfica: (1) as generalizaes simblicas, que abrangem as frmulas e leis formalizadas, ver10 A crtica que parece ter suscitado a reviso de Thomas Kuhn a de Margaret Mastermann (1970), que encontra vinte e dois significados diferentes para a palavra paradigma na primeira edio da ERC.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

381

bal ou matematicamente; (2) as proposies de carter metafsico; e (3) os valores e as normas esposados por um conjunto de cientistas, tais como acuidade, beleza, simplicidade, formalismo etc. Por outro lado, um paradigma tambm envolve os exemplares, que so os tipos de questes e respostas que podem demonstrar para um iniciante como se d a sua articulao, ou seja, como praticar a cincia de acordo com a comunidade que o compartilha. Esse segundo elemento ensina como praticar a cincia normal, que nos termos de Kuhn (2003, [1970], p. 44) : [a] tentativa de forar a natureza a encaixar-se dentro dos limites preestabelecidos e relativamente inflexveis fornecidos pelo paradigma. comum, portanto, notar que escolas de pensamento econmico, termo comum entre economistas, podem ser vistas como paradigmas. Dow (1996, p. 31-32), a mais fiel depositria do kuhnianismo entre os estudiosos do mtodo em economia, nota isso de forma muito clara. Viera e Fernndez (2004, p. 9) tambm percebem a adequao da idia de paradigma para a economia, isso principalmente em relao existncia de exemplares, difundidos nos manuais das subdisciplinas que os economistas estudam microeconomia, macroeconomia, economia industrial, internacional etc. Mas, apesar dessa conformidade observvel entre as idias de Kuhn e a realidade da prtica cientfica em economia, duas crticas so sempre recolocadas. Earp (1996, p. 60) sintetiza-as da seguinte maneira: Para adotar as idias de Kuhn no campo da economia teramos que optar entre (i) considerar a economia como pr-cientfica e prosseguir no caminho kuhniano, ou (ii) tentar relaxar seu conceito de paradigma, afirmando que a convivncia de diversos destes uma caracterstica das cincias sociais. A segunda dessas alternativas a mais comum. Na verdade o que se observa a generalizao de uma espcie de kuhnianismo vulgar no seio da linguagem comum dos cientistas, em que a idia de paradigma aplicada a qualquer conjunto de noes legitimadas por um subconjunto da comunidade. Essa uma leitura muito comum do autor da ERC. Ele ento sugeriria que cincias que tm seu objeto investigado por mais de um paradigma estariam num estgio prcientfico, seriam protocincias. Contudo, a interpretao rgida sugerida por Earp no parece condizer com as idias revistas de Kuhn, constantes no posfcio acima mencionado. Segundo ele: A natureza dessa transio maturidade merece uma discusso mais ampla do que a recebida neste livro, especialmente por parte daqueles interessados no desenvolvimento das cincias sociais contemporneas. Indicar que a transio no precisa (atualmente penso que no deveria)
Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

382

Marco Antonio Ribas Cavalieri

estar associada com a primeira aquisio de um paradigma pode ser til a essa discusso. (...) O que muda com a transio maturidade no a presena de um paradigma, mas antes a sua natureza. Somente depois da transio possvel a pesquisa normal orientada para a resoluo de quebra-cabeas..11 (Kuhn, 2003 [1970], p. 225). O que Kuhn parece afirmar, depois de reconsiderar a rigidez de sua idia a respeito das disciplinas cientficas que convivem com mais de um paradigma, que essa situao no a mais comum, embora exista, especialmente nas cincias sociais. A prtica da normalidade ento o critrio para separar as protocincias daquelas maduras. No entanto, ainda escapa a Kuhn o fato de que existem cincias que convivem, em situao permanente, com as discusses de fundamentos, de mtodos, de valores, e com a prtica dentro dos limites paradigmticos. E isso o que parece ocorrer na economia. possvel, a partir da literatura especializada, dizer que marxistas, neoclssicos, institucionalistas e at mesmo no passado os historicistas sustentaram discusses acerca de fundamentos, bem como procuraram articular o objeto de estudo por meio de seu paradigma. Por exemplo, debates acalorados como o famoso methodenstreit, que envolveu em fins do sculo XIX um neoclssico, Carl Menger, e um historicista, Gustav Von Schmoller, discutiam o mtodo da economia, os fundamentos. Ao mesmo tempo eram levadas a cabo articulaes tericas, em bases dedutivas, a partir das idias de utilidade marginal, presentes em Menger. Eram tambm realizadas pesquisas empricas sobre a histria da economia europia, nas bases sugeridas pelos predecessores de Schmoller. A economia parece conviver no s com vrios paradigmas conflitantes, o que admitido por Kuhn, mas tambm com discusses de fundamentos simultneas s resolues de quebracabeas.12 Porm, ao levantar as diferenas entre as teses de Kuhn e a prtica real dos economistas, preciso tomar cuidado para que nem todas as sugestes sejam jogadas fora junto com a gua do banho. A idia de se utilizar os paradigmas como unidades de anlise, em vez de teorias isoladas, deve ser considerada a grande contribuio de Kuhn. Isto especialmente para os economistas, que trabalham sob a coexistncia de vrias escolas de pensamento.

11 A nfase em negrito no consta no texto original. 12 A resoluo de quebra-cabeas uma figura de linguagem muito utilizada por Kuhn para se referir prtica da cincia normal.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

383

Imre Lakatos: O Demarcacionismo e os Programas de Pesquisas Cientficas


A soluo de Lakatos, para restabelecer a filosofia da cincia em bases demarcacionistas,13 aps o ataque da ERC, mescla aspectos das idias kuhnianas com uma elaborao mais complexificada do falsificacionismo. A idia de paradigma se transmuta na de programa de pesquisa cientfica (PPC), que nada mais que uma sucesso de teorias e no uma dada teoria que apreciada como cientfica ou no cientfica. (Lakatos, 1970, p. 132).14 Nessa lgica, Lakatos tambm reconhece conjuntos de teorias com afinidades claras, nos moldes sugeridos pelo conceito-chave kuhniano, e esses grupos de teorias passam a ser as unidades primordiais de anlise. Por outro lado, tais sries de teorias devem ser julgadas no com base num falsificacionismo ingnuo, que Kuhn (2003 [1970], p. 28) percebe como no adaptado histria da cincia, mas numa verso mais sofisticada dele. O critrio passa a ser histrico. Os PPCs, que em economia poderiam ser os mais diversos possveis,15 seriam classificados como degenerativos ou progressivos. E essa progressividade pode ser emprica ou terica. Nesta ltima, o programa de pesquisa consegue articular novas questes, explicando e predizendo, alm de incorporar problemas sugeridos por programas rivais. E ele ser empiricamente progressivo se esses avanos tericos forem corroborados pela realidade sensvel. No so degenerativos aqueles programas que so ao mesmo tempo terica e empiricamente progressivos, e estaro do lado interno da linha demarcatria aqueles que ao menos forem teoricamente progressivos. (Lakatos, 1970, p. 118). Porm o exame dos programas nesses termos s possvel em retrospecto. Parece que nesse ponto Lakatos procura incorporar o argumento de Kuhn, no qual h uma certa tenacidade dos cientistas em relao ao seu programa de pesquisa, ou paradigma, mesmo ante reiteradas falsificaes no sentido ingnuo do termo. Lakatos (1970, p. 119-118) aduz: Contrary to naive falsificationism, no experiment, experimental report, observation statement or well-corroborated low level falsifying hypothesis alone can lead to falsification. There is no falsification before the emergence of a better theory. But, of course, if falsification
13 Essa expresso utilizada por Isabelle Stengers (2002). Ela abarca nesse conceito as abordagens de Popper e Lakatos, com o pretexto de diferenci-los dos positivistas lgicos e empiricistas. Popper e Lakatos no estariam preocupados em purgar a cincia de toda a metafsica, reconhecendo a importncia desse elemento, mas ainda carregam, como principal mote da empresa filosfica, a necessidade de marcar diferena entre cincia e no cincia por meio de um critrio nico. Ver Stengers (2002, p. 38). 14 No original: .. .a succession of theories and not one given theory which is appraised as scientific or pseudo-scientific. 15 Backhouse (1998, p. 41), um advogado da metodologia lakatosiana entre os metodlogos da economia, nota que o conceito de programa de pesquisa cientfica pode ser aplicado tanto a grandes tendncias do pensamento econmico, tais como o institucionalismo ou o neoclassicismo, como num nvel mais especfico podemos falar da macroeconomia neowalrasiana ou ps-keynesiana.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

384

Marco Antonio Ribas Cavalieri

depends on the emergence of better theories, on the invention of theories which anticipate new facts, then falsification is not simply a relation between theory and the empirical basis, but a multiple relation between competing theories, the original empirical basis, and the empirical growth resulting from the competition. Falsification can thus be said to have a historical character . O problema com essa abordagem que o critrio que tinha uma fora imensa em Popper, num suposto falsificacionismo ingnuo, no qual teorias falsificadas devem ser sumariamente descartadas, em Lakatos parece ser deixado a cargo da passagem do tempo. O corte, isto , a deciso final sobre a degenerao de um programa, que deve ser tachado de no cientfico, passa a exigir uma deciso a partir da histria, o que indubitavelmente carrega certo grau de arbitrariedade, pois ao historiador compete interpretar, sujeitando o veredicto s suas descobertas, seus lapsos e suas idiossincrasias. Na opinio de Stengers (2002, p. 47): ...o ponto mais importante, aquele que marca aos meus olhos o fim da tradio demarcacionista, ainda a impossibilidade de se formular explicitamente critrios que informados pelo passado, valessem para o para o presente. Hands (2000) muito habilmente nota que a metodologia da economia, em vista das dificuldades suscitadas pelas filosofias de inspirao demarcacionista, impregnadas de inteno prescritiva, acaba por abandonar a busca de um critrio, como queriam Popper e Lakatos. Diante disso, mesmo reconhecendo que Lakatos no consegue reverter a tendncia de abandono s filosofias da cincia prescritivas iniciada por Kuhn, suas consideraes adicionam alguns elementos interessantes aos nossos objetivos. Sua caracterizao dos PPCs parece ser til na medida em que separa seus elementos em duas partes: o ncleo duro e o cinturo protetor. O ncleo duro de um PPC seria o locus de princpios que estariam no mago das convenes dos cientistas que o comungam. As proposies contidas nesse ncleo no so contestveis por uma deciso metodolgica dos seus protagonistas. (Lakatos, 1970, p. 133). As regras que evitam o direcionamento do chamado modus tollens ao ncleo duro do programa constituem a sua heurstica negativa.16 Esses princpios, reunidos nessa parte do programa, tm ento um carter metafsico. No so discutveis. um outro componente do programa que se engalfinha com os dados da realidade: o cinturo protetor. Este formado por teorias que so elaboradas a partir dos princpios bsicos, elementos do ncleo duro, e dirigidos por uma heurstica positiva, isto , um

16 Modus Tollens, do latim, significa modo de negao. uma estrutura comum de argumento lgico (Alencar, 1992): p q (se p, o antecedente, implica q, o conseqente); ~q ~p (ento se q falso p tambm ).

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

385

conjunto de regras que contm as diretrizes sobre quais questes devem ser feitas e como elas devem ser respondidas. Lakatos (1970, p. 135) explica: The negative heuristic specifies the hard core of the programme which is irrefutable by the methodological decision of its protagonists; the positive heuristic consists of a partially articulated set of suggestions or hints on how to change, develop the refutable variants of the research programme, how to modify, sophisticate, the refutable protective belt. Assim, do mesmo modo que fizemos com Kuhn, rejeitamos um elemento caro a Lakatos: a possibilidade de se estabelecer um critrio de demarcao entre cincia e no cincia, principalmente porque isso exigiria uma avaliao das escolas de pensamento econmico nessa linha. Mas aceitamos, e enfatizamos, a utilidade de se colocar teorias afins dentro de um conceito guarda-chuva, que no caso de Kuhn o paradigma e para Lakatos o PPC. Aproveitando as idias de Lakatos, portanto, til ter em mente a separao entre os elementos de um PPC: o ncleo duro e o cinturo protetor. inegvel que os economistas se sintam atrados por uma viso que, embora seja rgida, confere um alto grau de organizao s sries de teorias a se considerar. O uso dos conceitos de ncleo duro, heursticas e cinturo protetor no deve ser dependente dos elementos mais contestveis da metodologia lakatosiana discutidos acima. (Backhouse, 1998, p. 87). Porm, inmeros problemas surgem ao se tentar a aplicao estanque, por exemplo, do conceito de ncleo duro. PPCs que se entrecruzam, princpios fundamentais que so esquecidos, substitudos e adicionados, fronteiras nebulosas entre proposies pertencentes a cada um dos dois conjuntos e desacordos entre cientistas dentro de uma srie de teorias razoavelmente coesas. Mas, como nota Backhouse (1998, p. 8788), possvel encarar a filosofia de Lakatos de forma mais abrangente, relaxando o que tem se passado como uma separao extremamente rgida, percebendo que aquele autor pe em evidncia a existncia de regras metodolgicas. Desse modo, pode-se distinguir heursticas, tanto negativas como positivas, como parte do ncleo duro de um programa de pesquisa, em conjunto com suas proposies fundamentais.

Sntese: O Que Fica de Kuhn e Lakatos?


Neste ponto interessante sumariar a discusso acima, com a motivao de notar o que ser utilizado adiante das idias expostas at aqui. Primeiro, rejeitamos em Kuhn e Lakatos duas teses: (1) A idia de Kuhn de que h uma separao entre momentos de cincia normal e revolucionria, isto , entre a pesquisa dentro do arcabouo fornecido por um
Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

386

Marco Antonio Ribas Cavalieri

paradigma e a discusso de fundamentos. O que parece ser a norma em cincia econmica a convivncia entre essas formas de construo do cientfico; (2) Em Lakatos no parece ser adequada a idia de decretar a degenerao definitiva, ou colocar fora da linha fronteiria entre a cincia e a no cincia algum PPC. Essa deciso seria carregada de um enorme grau de arbitrariedade. Em economia comum se resgatar pensamentos de cientistas que estavam adormecidos. Alm disso, a tenacidade aos diversos PPCs em economia parece ser de uma fora incomum s cincias naturais. Desse modo, como foi chamada a ateno por Hands (2000), a metodologia da economia enveredou nos ltimos anos por um caminho que em larga medida despreza o carter prescritivo e demarcacionista de filosofias como a de Lakatos. O que mais importante, contudo, aproveitar alguns elementos trazidos por essas importantes proposies filosficas. Dois pontos so os mais interessantes no tocante ao que ser discutido adiante. (1) A idia de Kuhn de se avaliar paradigmas, que em Lakatos transforma-se em PPC, o que queremos reter com bastante nfase. natural para os economistas a viso de que sua cincia dividida em diversas formas de abordar seu objeto. Comumente chamam-se esses diferentes approaches de escolas de pensamento. Pensar em conjuntos de teorias com afinidades metodolgicas como unidades de avaliao para a reflexo sobre cincia parece ter sido a grande contribuio de Kuhn, ao menos do ponto de vista do economista; (2) Por sua vez, Lakatos apresenta uma descrio mais adequada aos nossos propsitos dos elementos de um paradigma, escola ou PPC. As separaes sugeridas por Kuhn, na matriz disciplinar que engloba generalizaes simblicas, proposies metafsicas e normas e valores, e por Lakatos com seus ncleos duros e cintures protetores, no devem ser vistas como mutuamente excludentes. Mas o mtodo de estudo da histria do pensamento econmico que ser sugerido aqui far uso do conceito de ncleo duro. Isto, no sentido mais lato, como na proposta de Backhouse (1998). Buscaremos, ento, nas escolas de pensamento econmico, heursticas positivas e negativas, bem como os princpios formadores de determinado iderio econmico. E isto deve ser feito, segundo a sugesto apresentada aqui, por meio do modelo interpretativo ou protocolo de leitura.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

387

3. IMAGINAO CIENTFICA: O CONCEITO DE THEMATAS Recentemente o trabalho de Holton (1979, 1988), especialista em histria da cincia, vem sendo utilizado por economistas para discutir e caracterizar alguns aspectos dos PPCs em economia. (Viskovatoff, 2003; Peacock, 2000, 2004). A categoria principal proposta por esse autor a de themata, um tipo peculiar de princpio ou proposio cientfica. A mais relevante contribuio de Holton (1988, passim) assinalar como errnea a concepo que se encontra no famoso dilema de Hume (1711-1776).17 Ele defendia a idia de que todo o conhecimento cientfico relevante era formado por proposies de natureza sinttica ou analtica. As primeiras seriam derivadas da observao de dados da realidade e as ltimas deduzidas, lgica ou matematicamente, a partir de postulados mais gerais. O autor em foco contesta essa dicotomia, assinalando a presena na cincia de elementos que fogem ao encaixe nessas duas categorias. Com isso pretende argumentar contra uma srie de filsofos, que com algumas variantes esposam a tese de Hume.18 Em uma explicitamente imperfeita, porm bem colocada, analogia com um plano cartesiano, Holton (1988, passim) nota que segundo Hume as proposies cientficas podiam ser localizadas num espao bidimensional, sendo, por exemplo, o eixo y o dos componentes sintticos, ou fenomnicos, enquanto no eixo x estariam os analticos. Ele chama esse plano de contingente. Mas, segundo Holton (1988, p. 13): If, however, we want to make it [the analysis of the scientific creation, or the psychological and sociological elements] part of our business is to understand how new discoveries are made and how scientific ideas meet with acceptance or rejection, it is necessary at this point to return to our analogy to define a third dimension, or z-axis, perpendicular to the x- and y-axes of the contingent plane. It is the dimension of themata, of those fundamental preconceptions of a stable and widely diffused kind that are not resolvable into or derivable from observation and analytic ratiocination. They are often found in the initial or continuing motivation of the scientist`s actual work, and also in the end product to which his works reaches out. notvel, ao longo da histria da cincia, a conformidade dessa observao. As chamadas thematas seriam ento os componentes metafsicos de uma dada teoria, ou srie delas, que formariam uma raiz sobre a qual se erguem as proposies que seriam as
17 O que foi aqui traduzido como dilema de Hume conhecido em ingls como Hume`s fork . 18 Entre eles pode-se citar: Comte (1798-1857), Mach (1838-1916), Mill (1806-1873), bem como a maioria dos participantes do Crculo de Viena.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

388

Marco Antonio Ribas Cavalieri

nicas relevantes para Hume. Holton (1979, p. 13) diz que com essas thematas so formados modelos de imaginao cientfica , nos quais se encaixam as mais diferentes formas de proposies e teorias. Algumas thematas tm sido recorrentes no pensamento dos cientistas, tais como a existncia de uma correspondncia micro-macrocosmo, as interpretaes organicistas e mecansticas, motivaes teleolgicas, a idia de que o livro do Universo foi escrito em matemtica, atribuda a Galileu (1564-1642), e a oposio permanncia-mutao, que opunha as filosofias de Parmnides de Elia (530-460 a.C.) e Herclito de feso (540-470 a.C.). (Holton, 1988, p. 14). Este ltimo exemplo marca, como sugere esse autor, a existncia de thematas e antithematas, isto , geralmente um elemento desse tipo usado por alguns cientistas, ao mesmo tempo que seu oposto utilizado por outros. Holton (1988, p. 14) ainda chama a ateno para o fato de que o atomismo talvez seja a themata mais famosa que j foi proposta. No que diz respeito teoria econmica, alguns estudos podem ser encarados como Holton. (Peacock, 2004). Notadamente o trabalho de Lawson (2003), que parece encontrar trs thematas aceitas entre os adeptos da economia moderna de fundo neoclssico. Elas seriam: (1) a teoria econmica deve ser matemtico-dedutiva em sua natureza; (2) a explicao consiste em mostrar que os indivduos otimizam determinada varivel e (3) tambm em encontrar um ponto de equilbrio dos fenmenos econmicos. Neste exemplo possvel perceber a flexibilidade que o conceito de thematas carrega. Ele pode dizer respeito a uma heurstica, que sugere quais so as perguntas e as formas de resposta relevantes, e ao mesmo tempo fazer referncia a uma viso de mundo, ou princpio ontolgico, como na matematizao proposta por Galileu. No estudo de Lawson fica claro que so os elementos formalizveis dos fenmenos econmicos os mais importantes do ponto de vista neoclssico, como nos diz a themata (1). E mais ainda, alm das perguntas e respostas serem formuladas em linguagem matemtica, na maioria das vezes as respostas devem ter a forma de soluo de um problema de otimizao e equilbrio, thematas (2) e (3). Queremos ressaltar aqui que nosso modelo interpretativo ser construdo no intuito de desvelar essas thematas. Isto principalmente em razo da observao j citada de Holton, alertando-nos para a presena desses elementos no momento de criao, ou seja, no que estamos querendo chamar de contexto da descoberta.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

389

4. UMA SUGESTO DE MODELO INTERPRETATIVO OU PROTOCOLO DE LEITURA Tendo feito a discusso acima, resultando disso a observao de que estamos tratando de escolas de pensamento econmico19 como algo que pode ser entendido como um paradigma ou PPC, e de que estaremos buscando as thematas e as heursticas de pesquisa que surgem na inaugurao dessas vertentes de cincia econmica, podemos proceder construo do modelo interpretativo sugerido. Para cumprir tal objetivo sero necessrios trs passos. O primeiro discutir o anacronismo ao qual estamos sujeitos numa anlise de pensamentos de outras pocas e lugares, que no os do prprio pesquisador. mister admitir que ele sempre estar presente no trabalho historiogrfico, mas deve-se contorn-lo no que for possvel. Os dois passos seguintes consistem em discutir duas vias pelas quais isso pode ser feito, isto , considerando as diversas vises de mundo e epistemes.

O Problema do Anacronismo
Na seo que segue introduo desse texto j foi discutida a relao entre o meio social e a cincia. Marcamos que a posio dos tericos de Edimburgo parece um pouco forte demais, parodiando o prprio rtulo dessa corrente de pensamento escocesa. Mas no podemos fugir s consideraes sobre a mediao entre a realidade contextual e a produo cientfica. Isto fica mais patente ao se estudar cincias sociais, pois como dizia o filsofo Wilhelm Dilthey (1833-1911), das cincias do esprito, termo usado por ele para as cincias histrico-sociais, que temos conscincia imediata. Somos ao mesmo tempo objeto e sujeito desse tipo de conhecimento. Estamos presos realidade que nos cerca, mesmo ao se tecer consideraes sobre idias nascidas em outros tempos e lugares. Desvencilhar-se dessas amarras, na medida do possvel, tarefa essencial para o estudioso do desenvolvimento de uma disciplina. Evitar o anacronismo, portanto, ainda que no seja plausvel que isto se d por completo. Paula et al. (2001, p. 4) nos advertem sobre a localizao espao-temporal do pensamento econmico. Dizem eles que as idias dos economistas so formas tambm,
19 preciso notar aqui que o ncleo duro de um determinado PPC, como marca Lakatos, um conjunto de proposies consensuais, exigindo ento que decorra um perodo de articulao das idias que apareceram no que chamamos de descoberta. Contudo, estamos considerando que as primeiras idias de um pensamento econmico so em geral mantidas nos desenvolvimentos posteriores, pois razovel admitir isto, dado que estamos fazendo um estudo em retrospecto, isto , conhecemos quem foram os economistas que deram incio s tais escolas. Sabemos que Walras considerado o precursor da microeconomia mainstream moderna e que Veblen, por exemplo, foi o patrono do institucionalismo. Deste modo, do ponto de vista atual, ou seja, de quem pode observar quais foram as idias que frutificaram em cincia econmica, plausvel se falar em ncleo duro no contexto da descoberta, fazendo referncia aos elementos que determinados autores pioneiros procuraram ressaltar como fundamentais.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

390

Marco Antonio Ribas Cavalieri

assim como a literatura, a filosofia e outras manifestaes humanas, de extrinsecao das diversas formaes sociais. H um desenvolvimento prprio de algo como uma lgica interna aos argumentos, mas mesmo estes no esto plenamente imunes s interseces com o contexto histrico. As fronteiras entre o que ou no afetado pelo mundo no qual determinado economista se insere so nebulosas, mas no so inexplorveis. Enfatizando novamente o que foi dito acima, trata-se de admitir que as realidades tornam mais restritas as opes de vias pelas quais o pensamento cientfico pode enveredar. exigido, por causa disso, algo como um mergulho contextual do pesquisador. O famoso historiador Lucien Febvre (1959), num trabalho sobre o tempo e a obra do escritor francs Rabelais (1494-1553), faz uma das mais interessantes discusses acerca do anacronismo na historiografia das idias. Perguntando, e recusando-se a aceitar a tese do senso comum, sobre a possibilidade de se considerar Rabelais como defensor do atesmo em pleno sculo XVI, Febvre (1959, p. 122) observa: Cada civilizacin posee un conjunto de utensilios (valga la palabra) mentales; ms todava, a cada poca de una misma civilizacin, a cada progreso, ya de las tcnicas ya de las ciencias, que la caracteriza, se renueva ese conjunto de utensilios y se hace algo ms desarrollado para algunas aplicaciones y algo menos para otras. Y se trata de un conjunto de utensilios mentales que esta civilizacin que esta poca determinada no puede asegurar que sea capaz de transmitir integralmente a las civilizaciones y las pocas que le sucedern; es posible que se produzcan mutilaciones, retrocesos, deformaciones importantes; o al contrario, progresos, adelantos, enriquecimientos, nuevas complicaciones e nuevas complejidades. Ese conjunto mental tiene validez para la civilizacin que supo forjarlo; tiene valor para la poca que lo aplica; pero no sirve para toda la eternidad ni para toda la humanidad, ni siquiera para el limitado curso de una evolucin interna de civilizacin. Febvre conclui que se no possvel afirmar que Rabelais era um escritor catlico tradicional, em vista das suas reiteradas crticas e ironias com essa instituio, tambm no possvel afirmar o contrrio, que ele era um inimigo bem resolvido do catolicismo, um defensor fervoroso do atesmo. Isto porque, dado o ambiente permeado pela religio, em todas as suas instncias, cenrio tpico do sculo XVI, dificilmente se abririam possibilidades para um escritor que fosse ateu militante. No se pode estudar Rabelais com os utenslios mentais do sculo XX, pois os escritos de um ambiente no qual a religio o centro da vida social no podem ser vistos com os olhos de observadores separados deles por cinco sculos de histria. Como j dissemos, ainda que o anacronismo no possa ser eliminado por completo, a tentativa de mitigar seus efeitos,
Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

391

no que for possvel, essencial. Fazendo um paralelo com nosso assunto, poderamos nos perguntar: seria possvel para um economista alemo do sculo XIX no prestar ateno histria, ou questo regional/nacional? Para responder no podemos prescindir do mesmo esforo empreendido por Febvre, uma tarefa de contextualizao. No que se segue, o modelo de interpretao sugerido prope duas vias pelas quais o anacronismo pode ser atenuado. A primeira diz respeito anlise do ambiente poltico e econmico de uma determinada sociedade histrica e geograficamente localizada. A idia que a ideologia, ou como poderia ser preferido, dada a suspeita que esse termo carrega atualmente, a viso de mundo, transporta para dentro das teorias econmicas elementos da realidade especfica, restringindo-a. Por outro lado, como nos chama a ateno Foucault (1981), existe uma frma, um molde intelectual de idias, isto , condies de possibilidade, maneiras caractersticas de se expressar o conhecimento em cada perodo histrico. H uma episteme peculiar a cada poca.

Quatro Teses Sobre a Ideologia ou Viso de Mundo


Houve um tempo no qual debates em torno da questo poltica na teoria econmica provocavam mais os economistas. No que a cincia econmica tenha evoludo em direo a um conhecimento mais objetivo, menos carregado de interferncias advindas de interesses sociais os mais diversos, mas porque uma pretensa tecnificao do paradigma dominante parece no se beneficiar com discusses desse tipo. Porm, ao se estudar histria do pensamento econmico, principalmente o que estamos chamando de contexto da descoberta, muito difcil no perceber, claramente, os contornos de uma viso de mundo especfica nas teorias. Sendo assim, importante definir, de incio, o que tratamos por ideologia ou viso de mundo.20 Primeiro interessante marcar o carter metafsico das concepes que se encaixam nessa categoria. Nisto seguimos o que foi ressaltado por Joan Robinson (1964, p. 11): A caracterstica principal de uma proposio metafsica o fato de no poder ser comprovada. No sabemos em que respeito o mundo seria diferente, se isso no fosse verdade. O mundo seria exatamente o mesmo, exceto que cada um de ns estaria fazendo diferentes rudos. Nunca poder provar-se que est errada, pois ser pronunciada em cada discusso, na sua prpria circularidade; ela protesta ser verdadeira, apenas pela definio de seus prprios termos. (...) Apesar disso os enunciados metafsicos

20 Usaremos os dois termos, de forma alternada, para fazer referncia mesma categoria analtica.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

392

Marco Antonio Ribas Cavalieri

no deixam de ter contedo. Exprimem um ponto de vista e formulam sentimentos que so um guia para a conduta. Tambm importante marcar que a viso de mundo no somente de carter poltico, embora esse seja sem dvida o fator mais influente. Como na definio de Heilbroner e Milberg (1995, p. 4): By vision we mean the political hopes and fears, social stereotypes, and value judgments all unarticulated, as we have said that infuse all social thought, not through their illegal entry into an otherwise pristine realm, but as psychological, perhaps existential, necessities. Dobb (1973, p. 2) sugere que se pense em termos de uma filosofia social, sistema de pensamento global ou um conjunto coordenado de crenas e idias sobre a sociedade. esse tipo de definio mais larga que usaremos para o exposto neste ensaio. Neste ponto, ainda, interessante chamar a ateno para o aspecto plural que as diferentes vises de mundo conferem ao pensamento econmico. Dow (1996, p. 2) adota a posio segundo a qual impossvel estudar diferentes correntes de cincia econmica sem referncia variedade de escolas, surgidas muito em razo dessa diversidade de vises. E isso nos leva primeira tese que sustentaremos sobre a ideologia em economia. No h como escapar do alcance das vises de mundo. Em qualquer teoria que se tome ela ubqua, todos os conhecimentos gerados em economia esto sujeitos s suas influncias. Myrdal (1958), que defende o estudo da histria do pensamento a partir dos diversos pontos de vista, atribui variedade de vises as diferenas entre os pensadores de distintas escolas. Segundo ele: There is no way of studying social reality other than from the viewpoint of human ideals. A disinterested social science has never existed and, for logical reasons, cannot exist. The value connotation of our main concepts represents our interest in a matter, gives direction to our thoughts and significance to our inferences The recognition that our very concepts are value-loaded implies that they cannot be defined except in terms of political valuations. (Myrdal, 1958, p. 1-2). Schumpeter (1964, p. 63), por sua vez, apesar de separar viso que ele chama de ato pr-cognitivo e anlise atravs de uma fronteira rgida, nota o seguinte: Afora isto [as influncias negativas da ideologia para a cincia], entretanto, no poderemos seguir Mannheim atravs de sua sada de emergncia porque aceitamos integralmente a doutrina da ubiqidade do desvio ideolgico e, por isso mesmo, no podemos acreditar que alguns dele se libertem, pois cremos que ao pensarem faz-lo, estejam realmente embaraados numa parte viciosa de seu prprio sistema de erros.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

393

perceptvel a atitude negativa de Schumpeter em relao presena de influncias de colorao ideolgica na cincia. Uma postura como essa surge da hiptese de que uma viso de mundo capaz de distorcer os fatos em favor de determinados objetivos, sejam eles culturais, polticos, econmicos etc. interessante admitir que tais desvios ocorrem, no sentido de que a prevalncia de diversas motivaes polticas, por exemplo, possa fazer da cincia social um simples veculo de sua legitimao. No razovel negar que isto de fato acontece, mas a viso de mundo tambm tem um papel positivo. No sentido de ser um guia, como nos falou Joan Robinson na citao acima, e na forma de um reflexo das idias e da forma de conceber a sociedade em determinada poca. Apesar, ento, de a ideologia agir como uma falsa conscincia, como queria Hegel, ela tem o papel de situar, de servir de base sobre a qual se erguem as idias em cincias sociais. Uma vez que ela ubqua, e abandonando a viso de que a cincia econmica seja apenas legitimao deste ou daquele sistema de vida social, s resta admitir a pluralidade e a necessidade desse elemento na construo do saber. Compreender que a ideologia tem o papel de levar economia as crenas polticas, culturais, os hbitos de pensamento, as esperanas e medos em relao realidade social, que existem em determinado tempo e lugar, passa pela necessidade de reconhecer sua importncia, j que a cincia social deve versar sobre os assuntos que so o contedo dessas vises. Alm disto, considerando as observaes de Feyerabend (1993) sobre a proliferao de teorias, a diversidade de vises e a plural cincia derivada resultam num aumento de contedo emprico do conhecimento humano, ou seja, ao enfatizar diferentes aspectos da realidade econmica, as vises ajudariam a cincia na tarefa de cobrir um maior territrio de fenmenos. Essa idia de que a viso de mundo, ou a ideologia, no tem somente ao negativa sobre a realizao da cincia, a nossa segunda tese. Agora, mesmo reconhecendo a impossibilidade de se livrar completamente da influncia das ideologias, Schumpeter (1964, p. 64-67) prope que o desenvolvimento de mtodos e instrumentais de anlise econmica tenha uma histria separada, desvinculada das vises de mundo. Ele argumenta a favor da possibilidade de se construir uma narrativa no concernente s polticas econmicas que os antigos pensadores defenderam, pertencentes a uma esfera que ele chama de sistemas de economia poltica, mas sobre como eles fizeram essas defesas, elementos do conjunto da anlise econmica. A defesa do livre comrcio pode ser encontrada em Smith de determinada forma e em Ricardo, ou em Hecksher e Ohlin, de outra. Isto perceptvel, h o que podemos chamar de refinamento do instrumental. Mas no se deve admitir que esse instrumental esteja inteiramente desconectado de atos pr-cognitivos. Dobb (1973, passim) nos fala que ao escolher categorias, ferramentas de obteno de resultados, a forma de validao desses e uma taxonomia dos elementos observados, o cientista est praticando aquele ato pr-cognitivo que Schumpeter descreveu. Dobb (1973, p. 7) diz:
Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

394

Marco Antonio Ribas Cavalieri

In choosing one structure in preference of another, the model-builder is not only providing a scaffolding of framework within human thought can operate, but is laying emphasis upon certain factors and relationships excluding others or casting them into shadows; and in doing so he can be judged to be distorting or illuminating reality, and thus affording an unsound or a sound basis for interpretation or prediction more likely perhaps he is illuminating some corners or facet of reality, or certain situations that recur, at the same time as he is obscuring, or totally concealing, others. () But in the degree that he is influenced by its economic implications in the degree, that is, to which he is trying to be an economist its shape and projection will be influenced by his vision of the economic process, and by whatever socio-historical conditions shape and limit his mental picture of social reality. Colocada a impossibilidade de uma separao dos elementos formadores da cincia econmica, em compartimentos uns sujeitos e outros no s influncias de vises de mundo, s resta notar que as ideologias que estamos tratando so frutos de tempos e lugares determinados. Essa contextualidade uma caracterstica forte dessas vises. natural que as vises que permeiam as idias dos mais diferentes economistas toquem questes relevantes para os seus entornos sociais. No estamos querendo dizer que elas fiquem presas e no tenham significao frente de seu tempo. Mas as condies da reflexo primeira, aquela que embasa o nascimento de um pensamento econmico, so em muito localizadas no contexto histrico dos pensadores. A Alemanha de Marx e List, os Estados Unidos de Veblen, a Gr-Bretanha de Smith, ou mais de um sculo e meio depois a de Keynes, so as realidades a partir das quais nascem as vises de mundo. Ao observarmos a pluralidade terica da economia, devemos admitir semelhanas: o papel do estado est destacado em List e Keynes; a mo invisvel em Smith e Walras; e as classes em Marx e Veblen, mas cada um constri a cincia econmica a seu modo, revelando estilos variados, nacionais, ou regionais, e sobretudo histricos. Enfim, nossas quatro teses so: (1) Existe ubiqidade da viso de mundo entre os economistas, ou quaisquer cientistas sociais. No h um pensamento, nesse sentido, mais objetivo que outro. Todos partem de vises particulares e chegam a concluses diferentes em razo disso; (2) Embora admitamos o conceito hegeliano de falsa conscincia, isto , a tese de que ideologias provocam distores nas questes propostas e nas formas de resposta de cada vertente do pensamento econmico, no vemos somente o lado negativo de estarmos presos necessidade de vises de mundo. Isto tanto pelo argumento de Feyerabend, que destaca o crescimento do contedo emprico do conhecimento, dadas as variadas vises e teorias que elas suscitam, como pelo fato de necessitarEst. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

395

mos dos pontos de vista como pilares sobre os quais se sustentam as diversas idias. Eles refletem seu tempo e seus lugares, fazem com que os economistas se dediquem s questes que importam para algum; (3) No h como separar, de forma estanque, elementos afetados ou no pela viso de mundo. Tanto as defesas de certas polticas, ou interpretaes, como a forma pela qual se faz essas defesas so suscetveis s influncias das ideologias; (4) Em relao aos trs pontos que foram arrolados acima, as vises de mundo so contextuais, surgem em determinada realidade social. No precisam ficar presas a ela, no se esgotam nas pocas de seus nascimentos, mas transmutam-se, desenvolvem novas formas. Mas sua base temporal, localizada. As thematas que aparecem nos pensamentos econmicos so seus produtos, so extrinsecaes dessas vises de mundo, que por sua vez so produtos de realidades da sociedade em que surgem.

Os Lugares da Episteme
No s ligado s questes sociais que perpassam o pensamento econmico, por meio daquilo que os economistas arrolados acima vem como viso de mundo, existe tambm um modelo de se explicar, uma frma como dissemos, na qual se encaixam as mais diversas discusses. Influente no s na economia como nas outras formas de conhecimento, esse padro da construo o saber, nas mais diversas reas, que Foucault (1989) quer abarcar sob a categoria de episteme. Segundo suas prprias palavras:
com base nessa ordem [a episteme], assumida como solo positivo,21, que se construiro as teorias gerais da ordenao das coisas e as interpretaes que essa requer. Assim entre o olhar j codificado e o conhecimento reflexivo h uma regio mediana que libera a ordem no seu ser mesmo: e a que ela aparece, segundo as culturas e segundo as pocas, contnua ou graduada, fracionada ou descontnua, ligada ao espao ou constituda a cada instante pelo impulso do tempo, semelhante a um quadro de variveis ou definida por sistemas separados de coerncias, composta de semelhanas que se aproximam sucessivamente ou se espelham mutuamente, organizadas em torno de diferenas crescentes, etc. (...) Assim, em toda cultura, entre o uso do que poderia se chamar os cdigos ordenadores e as reflexes sobre a ordem, h a experincia nua da ordem e de seus modos de ser. (Foucault, 1989, p. 11).

21 Poderamos razoavelmente traduzir essa expresso por condies de possibilidade.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

396

Marco Antonio Ribas Cavalieri

Estudando em sua obra As Palavras e as Coisas o surgimento e a evoluo da gramtica, da biologia e da economia, Foucault desvenda que ordens so essas. como se s fosse possvel aos homens de um tempo, mergulhados que estariam num mundo dominado por um modo especfico de positividade, edificar o conhecimento por meio de uma episteme peculiar. um conceito difcil, ainda mais soterrado nas expresses filosficas e no modo semiartstico de escrita de seu criador. Mas plausvel entender essa categoria como um arqutipo, uma forma que os pensadores tm, em determinado tempo, de perceberem as semelhanas, estabelecerem as classificaes, de se perguntarem e se responderem de forma objetiva. As condies de possibilidade do conhecimento mudam com o tempo. Dois exemplos estudados por ele, tangentes economia, parecem clarear melhor o conceito. Foucault destaca a diferena entre as teorias do valor de Smith (1723-1790) e de Ricardo (1772-1823) com referncia s diferentes epistemes dos sculos XVIII e XIX. No primeiro desses sculos dominava a chamada episteme clssica, que surge no comeo do sculo XVII, e que tem por tnica a representao. A construo do conhecimento feita a partir de comparaes de dois tipos: a quantitativa e a qualitativa. Enquanto a primeira usada sobre elementos mensurveis, comparando-os em termos sempre de unidades comuns, a segunda classifica, faz taxonomias. Notar que a classificao est presente tanto nos elementos quantificveis como nos que no se prestam a isso essencial. Antes de aplicar as unidades preciso categorizar, impor uma ordem. Em meio elaborao dessa ordenao, numrica ou nominal, ainda temos que reconhecer o papel dos signos, ou seja, daqueles elementos que o saber toma como representao de um objeto qualquer.22 Nesse sistema de ordenao pela comparao, sempre era buscado um signo das coisas, algo que pudesse representar um objeto de anlise. nessa episteme, e por causa dela, que Foucault (1989, p. 179-181) fala da economia como anlise das riquezas. Cita a preocupao dos economistas com a moeda, a representao por excelncia da riqueza. E demonstra a preocupao deles com os mecanismos de troca, o comrcio, como objetos primordiais dos fenmenos econmicos. Uma vez que a comparao era a positividade do conhecimento, natural que estudar como as coisas se equivalem, e como esse sistema de equivalncias era representado, fosse o centro do saber econmico. Estuda-se a moeda, versa-se sobre a prata e ouro, tecem-se consideraes sobre a quantidade de moeda e sua relao com o sistema de preos, que compara os representados e, mais ainda, enfatiza-se o comrcio como a atividade econmica por excelncia. Smith, tributrio dessa episteme clssica, embora Foucault (1989, p. 240) o veja como intelectual de transio em direo s or22 Signo uma palavra que pode ter seu significado aproximado por representar algo diferente de si mesmo. Isto quer dizer que o signo em si um ser, uma entidade, mas ao mesmo tempo ele serve de representao para seres diferentes de si.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

397

dens do sculo XIX, funda sua teoria do valor sob a gide dessa maneira de construir o conhecimento. Em Smith, afirma Foucault, o trabalho confere valor s mercadorias no porque h um primado da produo ntico em suas idias, mas porque serve de unidade de medida. Representa, enfim. E a anlise da produo, que vai ser o escopo principal dos economistas que trabalharo sob a episteme da economia poltica clssica, entra em Smith apenas como uma conseqncia. A diviso do trabalho, que talvez ao lado do estudo do valor seja o ponto que mais interessou aos economistas em sua obra, dada em funo da extenso do mercado, das trocas, portanto. Diz Foucault (1989, p. 238): As necessidades e a troca de produtos que podem responder a elas so sempre o princpio da economia: so seu primeiro motor e a circunscrevem; o trabalho e a diviso que o organiza no passam de seus efeitos. No perodo seguinte, a economia de Ricardo concentra-se sobre a produo. Foucault novamente v isso como resultado da episteme na qual esse autor estava imerso. No ltimo lustro do sculo XVIII j era possvel perceber uma mudana nas ordenaes que conferem positividades ao conhecimento. (Foucault, 1989, p. 235). Comparar por meio de signos que representem um objeto no mais a forma do conhecimento, agora ocupa seu lugar a histria, a srie causal. Os elementos so organizados em seus pontos no tempo que se desenrola historicamente, num acmulo de determinaes em que desguam seus efeitos. Conhecer significa colocar os acontecimentos, os objetos designados pelas categorias que surgem numa narrativa temporal. O que Ricardo nos apresenta em seus Princpios de Economia Poltica e Tributao, de 1817, parece encaixar-se nessas novas condies de possibilidade. Foucault (1989, p. 269) nos explica: A diferena, porm, entre Smith e Ricardo est no seguinte: para o primeiro, o trabalho, porque analisvel em jornadas de subsistncia, pode servir de unidade comum a todas mercadorias (de que fazem parte os prprios bens de subsistncia); para o segundo a quantidade de trabalho permite fixar o valor de uma coisa, no apenas porque este seja representvel em unidades de trabalho, mas primeiro e fundamentalmente porque o trabalho a fonte de todo o valor. Pensar a partir da produo a insero da histria no pensamento econmico, organiz-lo por ela. muito interessante a interpretao de Foucault, na medida em que Ricardo, um economista tido como pioneiro nas abstraes e dedues aistricas, transforma-se no pioneiro da economia sob essa nova episteme, marcada pela historicidade. O trabalho a fonte de valor porque a histria do homem mostra sua luta constante pela sobrevivncia, s foi preciso trabalhar na acepo moderna no dia em que os homens se acharam numerosos demais para poderem nutrir-se dos frutos da terra. (Foucault, 1989, p. 271). Essa natureza avara, que tem seu ponto alto em Thomas Malthus (1766-1834), coloca a histria do homem num desenrolar finito. A renda
Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

398

Marco Antonio Ribas Cavalieri

fundiria aparece porque cada vez terras mais improdutivas tm que ser trabalhadas, e juntamente com as rendas aumentam os custos de produo. Salrios precisam subir a fim de fornecer aos trabalhadores os meios de vida, e em conseqncia os lucros baixam. Numa situao em que os lucros sejam to baixos que no faam contrataremse novos trabalhadores, a falta de remunerao adicional da mo-de-obra restringe o crescimento da populao, o sistema atinge um equilbrio. Sem a necessidade da abertura de novas fronteiras agrcolas a economia chega a um ponto de estagnao. importante notar a simetria que essa episteme tem em Marx. Foucault (1989, p. 276) coloca que a soluo de Marx contrria, mas baseada na mesma historicidade de pensamento. Nele a histria tem papel negativo, desnuda e refora as contradies existentes nos fenmenos econmicos at o ponto de ruptura, a partir do qual a economia no seria mais perpassada por contradies. Dados os exemplos acima, restam-nos dois comentrios essenciais utilizao da categoria sugerida por Foucault. Primeiro necessrio reconhecer que esse autor no aponta origens das referidas epistemes, muito menos o porqu das mudanas que ocorreram nos sculos XVII e XIX. Foucault parece se esquivar de uma resposta por duas vezes: tanto quando comenta o primeiro ponto de mudana quanto no segundo. Resta-nos apenas a afirmao citada anteriormente de que ela aparece segundo as culturas e segundo as pocas, deixando bastante a desejar nesse sentido. Foucault chama seu mtodo de arqueologia do conhecimento, ou seja, ele estaria interessado em descobrir as prticas, que no caso em tela so os moldes, as positividades do conhecimento de determinada poca. No lhe interessa, ou parece que a dificuldade de se explorar o surgimento de epistemes no vale o esforo. Mais uma vez em suas palavras: A arqueologia deve percorrer o acontecimento segundo sua positividade manifesta. (Foucault, 1989, p. 232). Embora a busca de razes para as condies de possibilidade seja uma questo extremamente interessante, no obtemos resposta. Basta reconhecer sua existncia, utiliz-la como categoria que atenua o anacronismo, pois nos coloca mais perto das maneiras de conduzir o conhecimento em outras pocas. Em segundo lugar mister advertir que as epistemes descritas por Foucault, como a clssica, dos sculos XVII e XVIII, e a moderna, constituda a partir do XIX, podem no abraar por completo obras de autores de culturas e lugares distantes dos analisados por Foucault. Um exemplo interessante o do filsofo italiano Giambatistta Vico (1668-1744), que no final do sculo XVII estava em pleno descompasso com o cartesianismo de seu tempo. Os alemes, que fundaram a escola historicista, tambm tm muito das suas influncias enraizadas sobre iderios marginais em relao ao cenrio anglo-francs no qual Foucault se concentra. Sendo assim, sugere-se aqui que as investigaes futuras, embasadas no modelo proposto aqui, sirvam tambm de anlises sobre a coexistncia de epistemes numa mesma poca, uma hiptese que

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

399

parece razovel, uma vez que a arqueologia de Foucault pode no ter escavado todos os stios do pensamento humanstico do sculo XIX.

O Modelo em Sntese
A Figura 1 pretende ser um resumo do que estamos propondo como modelo interpretativo ou protocolo de leitura do contexto da descoberta em cincia econmica. Retratamos a possibilidade da existncia de vrias epistemes num mesmo perodo histrico, embora admitamos que sempre h um mainstream para as positividades do conhecimento humano. Dentro de cada episteme est representada a pluralidade a que est aberto o pensamento dentro dessas mesmas ordens, como deixou claro o exemplo de Foucault sobre as similitudes entre Ricardo e Marx. As escolas de pensamento esto caracterizadas como PPCs, com seus ncleos duros e cintures protetores, lembrando ainda que as heursticas, por sugesto de Backhouse (1998), tambm devem ser includas como elementos sobre os quais no se aplica o modus tollens. Ainda a caracterizao por meio da descrio lakatosiana no excludente, como j foi destacado, em relao ao modelo de Kuhn, ou seja, as escolas de pensamento tambm podem ser pensadas como conjuntos de matrizes disciplinares e exemplares. Em sntese, necessrio, como passo mais importante no estudo do contexto da descoberta em economia, reconhecer a unicidade da realidade social especfica. Sendo assim, assume-se tambm que sua apreenso s possvel por meio das j discutidas vises de mundo, isto , no h uma maneira de conhecer o entorno social de forma neutra, sem emitir opinio sobre ele. A tese da dependncia da teoria, que implica a considerao das vises de mundo, deve ser considerada em algum grau. So justamente essas impresses interessadas da realidade que provocam rupturas, diferenas e pluralidade nas abordagens econmicas. As thematas, por sua vez, mesmo sendo princpios que transcendem o tempo em que surgiram, parecem vir tona, no pensamento em economia, a partir de idias fundadas sobre vises particulares da realidade, ou seja, a partir das ideologias. assim que o atomismo serve de themata para o pensamento neoclssico, ao se postar como alternativa de reforma social dentro do capitalismo, valorizando o indivduo, como j destacado no comentrio sobre as idias de Walras. A dialtica de Herclito, themata opositora do seu par dicotmico formulado por Parmnides, argumentando sobre a efemeridade do ser, serve a Marx como pilar de seu mtodo histrico, que desgua na mudana do modo de produo. No mesmo sentido, o mainstream atual vive um recrudescimento da themata de Galileu, procurando uma legitimao social a partir da absoro dos mtodos matemticos das cincias naturais. Por ltimo deve se destacar a necessidade da adequao dessas thematas s epistemes de cada poca. Elas tm que fazer sentido naquilo que Foucault chama de sistema de positividades de uma cultura, de um tempo. No exemplo dado
Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

400

Marco Antonio Ribas Cavalieri

acima pode-se reconhecer a presena de uma themata sobre a ordem espontnea nos fenmenos econmicos, uma tendncia ao equilbrio, e sua adequao tanto ao pensamento smithiano quanto ricardiano, ou seja, sob duas epistemes diferentes. Thematas podem ultrapassar epistemes, embora s sejam utilizadas quando fazem sentido sobre as positividades determinadas por essas ltimas. F IGU R A 1 R E PR ES E NTA O ESQU E M T ICA DO MODE LO INTERPRETATIVO

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

401

CONCLUSO importante ressaltar que o modelo interpretativo sugerido acima foi esboado a partir de reflexes sobre a histria do pensamento econmico, no tendo maiores pretenses filosficas. Deve-se tambm advertir o leitor que as categorias analticas utilizadas aqui, bem como a compatibilizao entre elas, respondem a uma viso particular da histria do pensamento econmico, que tem como mote o aspecto plural dessa rea do conhecimento humano. Nessa linha de raciocnio, um dos objetivos mais interessantes a se perseguir, tanto na metodologia da economia quanto na historiografia da disciplina, a insistncia nesse carter de diversidade terica. Rejeita-se a existncia de qualquer programa de pesquisa redentor, que possa dirimir os desacordos e reunir em torno de si a totalidade dos economistas. Mais ainda, pensar sobre o modo correto de fazer economia uma questo que se coloca ou no nvel instrumental, isto , para evitar contradies internas, mau uso de dados e de tcnicas estatsticas, ou para garantir aquilo que Jrgen Habermas chamou de sprachetik. Neste sentido, ento, preciso ultrapassar o positivismo que ainda permeia as idias de muitos economistas que no acompanham as discusses sobre o mtodo, e partimos do pressuposto que isso exige a articulao em torno desse pensamento tolerante. necessrio, portanto, como o ensaio acima pretendeu fazer, debater interpretaes sobre como os economistas discordam.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Alencar, E. Introduo lgica matemtica. So Paulo: Makron Books, 1992. Backhouse, R. Explorations in economic methodology: from Lakatos to empirical philosophy of science. London: Routledge, 1998. Barnes, B. Scientific knowledge and sociological theory. London: Routledge & Kegan Paul, 1974. Blaug, M. Metodologia da economia: ou como os economistas explicam. So Paulo: EDUSP , 1993. _______. No history of ideas, please, were economists. Journal of Economic Perspectives, v. 15, n. 1, 2001. Bloor, D. Science and social imagery. London: Routledge & Kegan Paul, 1976. Caldwell, B. Beyond positivism: economic methodology in the nineteenth century. London: George Allen & Unwin, 1982. Coats, A. W . Is there a structure of scientific revolutions in economics? Kyklos, v. 22, 1969.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

402

Marco Antonio Ribas Cavalieri

De Marchi, N. Introduction. In: De Marchi, N., Post-Popperian methodology of economics: recovering pratice. Boston: Kluwer, 1992. Dobb, M. Theories of value and distribution since Adam Smith: ideology and economic theory. New York: Cambridge University Press, 1973. Dow, S. The methodology of macroeconomic thought: a conceptual analysis of schools of thought in economics. 2a Edio. Cheltenham: Edward Elgar, 1996. Earp, F. S. Um pouco alm de Thomas Kuhn. Revista de Economia Poltica, v. 16, n. 1 (61), 1996. Febvre, L. El problema de la incredulidad em siglo XVI: la religin de Rabelais. Mxico: Uteha, 1959. Feyerabend, P . K. Against method. 1a Edio. New York: Verso Books, 1993. Foucault, M. As palavras e as coisas. So Paulo: Martins Fontes, 1981. Hands, W . Reflection without rules: economic methodology and contemporary science theory. New York: Cambridge University Press, 2001. Heilbroner, R.; Milberg, W . The crisis of vision in modern economic thought. New York: Cambridge University Press, 1995. Holton, G. A imaginao cientfica. (trad. port.). Rio de Janeiro: Zahar, 1979. _______. Thematic origins of scientific thought: Kepler to Eistein. Ed. rev. London: Harvard University Press, 1988. Keynes, J. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. So Paulo: Atlas, 1982. Knorr-Cetina, K. The manufacture of knowledge. New York: 1981. Kuhn, T. A estrutura das revolues cientficas. 8a Edio. So Paulo: Perspectiva, 2003. _______. Reflections on my critics. In: Lakatos, I.; Musgrave, A., Criticism and the growth of knowledge: proceedings of international colloquium in philosophy of science. London: Cambridge University Press, 1970a. _______. Second thoughts on paradigms. In: Suppes, P . (ed.), The structure of scietific theories. Urbana: 1970b. Lakatos, I. Falsification and the methodology on scientific research programmes. In: Lakatos, I.; Musgrave, A. Criticism and the growth of knowledge: proceedings of international colloquium in philosophy of science. London: Cambridge University Press, 1970. _______. A histria da cincia e suas reconstrues racionais. So Paulo: Edies 70, 1999. Latsis, S. J. Method and appraisal in economics. New York: Cambridge University Press, 1976. Lawson, T. Reorienting economics. London: Routledge, 2003.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

Como os Economistas Discordam

403

Loasby, B. J. Public science and public knowledge. Research in the History of Economic Thought and Methodology, v. 4, 1986. Mki, U. Social conditioning of economics. In: De Marchi, N., Post-Popperian methodology of economics: recovering pratice. Boston: Kluwer, 1992. Mastermann, M. The nature of a paradigm. In: Lakatos, I.; Musgrave, A., Criticism and the growth of knowledge: proceedings of international colloquium in philosophy of science. London: Cambridge University Press, 1970. Myrdal, G. Value in social theory: a selection of essays on methodology. London: Routledge & Kegan Paul, 1958. Paula, J. A. et al. Naes e estilos de economia poltica. Textos para Discusso, n. 160. Cedeplar/UFMG, 2001. Paula, J. A. Walras no Journal des conomistes: 1860-65. Revista Brasileira de Economia, v. 56, n. 1, 2002. Peacock, M. Explaining theory choice: an assessment of the critical realist contribution to explanation in science. Journal for the Theory of Social Behaviour, v. 30, n. 3, 2000. _______. No methodology without ontology! Reorienting economics. Journal of Economic Methodology, v. 11, n. 3, 2004. Peters, F. E. Termos filosficos gregos. (trad. port.). 2a Edio. Lisboa: Fundao C. Gulbekian, 1983. Popper, K. R. The logic of scientific discovery. New York: Harper Torch Books, 1968. Robinson, J. Filosofia econmica. Rio de Janeiro: Zahar, 1964. Schumpeter, J. A. Histria da anlise econmica. vol. 1. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964. Shapin, S. History of science and its sociological reconstructions. History of Science, v. 20, 1982. Stengers, I. A inveno das cincias modernas. So Paulo: Editora 34, 2002. Viera, J. G. S.; Fernandez, R. G. A estrutura das revolues cientficas na economia e a revoluo Keynesiana. 2004. Mimeografado. Viskovatoff, A. Rationalism and mainstream economics. Journal of Economic Methodology, v. 10, n. 3, 2003. Whitley, R. The intellectual and social organization of the sciences. Oxford: Oxford University Press, 1984.

Est. econ., So Paulo, 37(2): 373-403, abr-jun 2007

You might also like