You are on page 1of 7

A Mordomia Crist

servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu como bons administradores da graa de Deus em suas mltiplas formas. !edro ". #

Ano da $%panso e !reservao

A Doutrina Bblica da Mordomia Crist (1 Cr 29. 09-14)


Introduo
A mordomia, palavra que originou do grego, oi&onomia e significa administrao de um lar. ' uma doutrina ampla mente ensinada nas $scrituras e pressup(e a verdade de que tudo e%iste a Deus, que por sua bondade permite que se)amos mordomos de sua criao. A id*ia comum de mordomia * encontrada em v+rias passagens do ,ovo -estamento, especialmente nas par+bolas dos -alentos e das Minas . Mt./0. " . 1# e 2c 3. 4/5, respectivamente. Ambas afirmam que recebemos de Deus algo a ser administrado e, posteriormente devemos l6e prestar contas. 7 8en6or que nos outorga dos seus bens e rique9as, 6aver+ de um dia compensar trabal6o e a dilig:ncia, e ou condenar a indol:ncia e a improdutividade dos seus servos. ,os dias atuais tem 6avido grande :nfase na mordomia dos bens e, certamente essa :nfase * verdadeira. Contudo, no devemos permitir que isso obscurea o fato de que a mordomia b+sica do cristo * a do $vangel6o, e abrange toda sua vida e no somente o modo como ele utili9a o seu din6eiro. , a campan6a deste m:s comearemos por recon6ecer que a mordomia * uma doutrina fundamentada na b;blia e, enfocaremos que ela alcana os diversos aspectos da vida do crente, incluindo o seu ser, seu corpo, sua fam;lia, suas 6abilidades e aptid(es, seu tempo e, tamb*m, seus bens, pois tudo que somos e temos recebemos das graciosas mos do criador e precisamos responsavelmente fa9er o mel6or que pudermos a fim de glorific+4lo e servi4lo fielmente, pois um dia teremos que a)ustar contas com $le.

C M!"##$D#$D

A M "D M%A C"%&'(

. . A id*ia de mordomia pressup(e a administrao de recursos que recebemos das mo do sen6or . Mt. /0. "< ./ . =uando a palavra * usada em seu sentido corriqueiro, refere4se > administrao dos dons de Deus, especialmente > pregao do $vangel6o . Co. #3. 5< .1 . ,o conte%to b;blico e cristo. Mordomia refere4se > consci:ncia que o crente deve ter de que tudo que possui vem de Deus ." 4 !ortanto, somos mordomos e no donos . 2c 3. 1< .0 4 ,a qualidade de mordomos requer4se que se)amos fi*is, visto que deveremos prestar contas na proporcionalidade do que tivermos recebido . Co. #". #/< .? . Conclu;mos, ento, que a nossa vida e os seus valores devem ser vividos e administrados da perspectiva de Deus.

BA&#& B)B*%CA& DA M "D M%A C"%&'( 1 !+dro. 04. 10,

/. . A @;blia afirma que todo crente, tem pelo menos um dom, que deve ser administrado para a glAria de Deus e o servio mtuo no corpo de Cristo< /./ 4 Bica devidamente estabelecido que tudo pertence ao sen6or, pois que $le * o criador de todas as coisas . 8l. /". < /.1 . A doutrina b;blica da criao, conforme encontrada no livro de C:nesis fa9 do 6omem respons+vel pela preservao da criao de Deus na qualidade de mordomo . Cn. ./3< Dt./#. 3< /." . A doutrina da mordomia crist prov: os princ;pios b+sicos para a vida do crente, dando l6e maior perspectiva da e%ist:ncia no seu dia a dia< /.0 . A Doutrina b;blica da mordomia dignifica o crente > medida que o torna deposit+rio das rique9as de Deus e parceiro do governo divino sobre o universo< /.? A convico de que tudo pertence ao sen6or enc6e4nos de rever:ncia a Deus, mesmo quando lidamos com as coisas comuns da vida< /.5 . =uando temos essa consci:ncia, vivemos a partir do ponto de vista de Deus, recon6ecendo s 8ua soberania e agimos como mordomos de tudo quanto possu;mos.

.#"DAD#& #$&%$ADA& !#*A D /'"%$A DA M "D M%A C"%&'(

1. . 7s dons so diversos e distribu;dos conforme a capacidade de cada servo . Mt. /0. 0< 1./ . Dma ve9 que os dons, recursos e talentos so recebidos ningu*m deve se orgul6ar por t:4los, mas trabal6ar a fim de cumprir suas finalidades< 1.1 . na qualidade de mordomos devemos estar mais preocupados com a compet:ncia em administrar os bens recebidos do que com a fama. 1." . 7 crit*rio de qualificao no uso dos dons e recursos recebidos * a cada um segundo a sua capacidade< 1.0 . Certamente, Deus no tenta colocar um lago dentro de um balde<

1.? . -odos quantos tem capacidade maior recebem mais do 8en6or, e tem um privil*gio maior quanto ao servir, e maior responsabilidade em ser fiel< 1.5 . 7 que Deus 6aver+ de recompensar, no * capacidade intelectual, ou se fomos bril6antes e populares, mas a fidelidade e devoo na mordomia e dons e talentos recebidos< 1.E . -en6amos em mente que o 8en6or, que * o dono e soberanamente distribui dos seus bens, no aceitar+ rendimento inferior a ##F respeitada a proporo que cada um tiver recebido.

Concluso:

7 verdadeiro motivo para servirmos e sermos frut;feros no servio que prestamos ao 8en6or * proporcional > afeio que temos por $le, pois a diferena entre sentir vergon6a ou orgul6o da condio de servo, depende daquele a quem se serve. 7 8en6or a que servimos * o criador e mantenedor do universo. -en6amos, portanto, grande orgul6o de servi4lo, trabal6ando diligentemente a fim de sermos mordomos operosos e frut;feros, multiplicando os talentos que dG$le recebemos a fim de sermos recompensados por $le na sua vinda.

#0#"C#$D

A M "D M%A $A& D%1#"#$'#& 2"#A& DA .%DA ("m 12.9-13, 14.2.1-4)

Introduo:
$ntendemos pelas $scrituras 8agradas que a proposta que recebemos no $vangel6o * abrangente e inclui as diferentes +reas da vida do crente. Conquanto Hesus nos salva para irmos para os c*us, o $vangel6o nos capacita a vivermos vitoriosamente em todas as +reas da nossa vida. Dma ve9 que aceitamos que Deus * 8en6or absoluto sobre todas as coisas, precisamos e%ercer a mordomia crist nos diversos aspectos da nossa e%ist:ncia no mundo. A f* que professamos afeta toda nossa vida e, portanto, desafiados pela palavra de Deus a coerentemente refletirmos na vida o poder transformador do $vangel6o de graa de Deus, a fim de que no 6a)a nen6uma +rea da nossa vida que este)a fora do alcance do e%erc;cio da f* que professamos.

1- A M "D M%A D

C "!

1 Co. -.15617, 5.19

. . Devemos encarar o nosso corpo como uma d+diva divina< ./ . Deus valori9a o nosso corpo, visto ter providenciado a restaurao plena dos crentes quando da glorificao< .1 4 7 corpo foi criado por Deus para ser morada e casa da alma e do esp;rito 4 -s. 0./1<

." . ,osso corpo * templo do $sp;rito 8anto, portanto, devemos mant:4los santo para que Deus ten6a pra9er em permanecer em nAs . Co. ?./#.

A M "D M%A DA A*MA # D

#&!8"%'

/. . Da mesma forma que cuidamos do corpo f;sico, devemos 9elar da alma e do esp;rito< /./ . Cuardamos o nosso corao, a fim de que ele no se)a invadido por maus pensamentos< /.1 . do corao procedem as fontes da vida, por isso precisamos mant:4lo protegido . !v "./1< /." 4 !recisamos alimentar o nosso esp;rito com coisas e%celentes e com a !alavra de Deus . 8l. 3. < /.0 4 $levarmos a nossa alma a Deus atrav*s da orao, a fim de que se)amos fortalecidos no 6omem interior . $f. 1. ?< /.? . 7cuparmos nossa mente e corao com as coisas de Deus, para que o mal no encontre terreno em nAs.

A M "D M%A D

'#M!

#9. :.1:615

1. . 7 tempo * um tesouro que Deus distribui a todos igualmente< 1./ 4 Como d+diva de Deus o tempo deve ser devidamente utili9ado e sabiamente aproveitado< 1.1 . !recisamos aprender com Mois*s a contar o tempo, os dias a fim de que alcancemos cora(es s+bios . 8l 3#. /< 1." . Devemos gerenciar satisfatoriamente o nosso tempo, para aproveitarmos as oportunidades da vida< 1.0 4 7 tempo * um dos grandes tesouros que Deus nos deu, e precisamos e%ercer controle sobre ele, como s+bios mordomos< 1.? . Aproveitarmos mel6or nosso tempo a fim de termos tempo para Deus e sua 7bra< 1.5 . Deus nos deu /" 6oras a cada dia e, >s ve9es temos tempo para tudo, menos para investimos no crescimento espiritual< 1.E . A mordomia do tempo, certamente passa pela pontualidade nos compromissos, especialmente no que di9 respeito ao culto sagrado. 8e verdadeiramente amamos a Deus, procuraremos dar a $le tempo de qualidade quando comparecermos em 8ua casa.

A M "D M%A $A 1AM8*%A 1 !+. 4.10

". . A fam;lia * o pro)eto piloto de Deus e a ela devemos empen6ar tudo desvelo e apreo< "./ . De todas as a(es de Deus no tempo e no espao, a nica que antecede ao pecado * a instituio da fam;lia . Cn. /. E4/"< ".1 . $%ercer a mordomia na fam;lia e%ige que priori9emo4la como nossa primeira arena de atuao crist< "." . ,en6um sucesso com profissional, ou meso como obreiro na casa do Mestre, no compensar+ o fracasso no lar< ".0 . 7s crentes devem lutar a fim de ser modelo de beno familiar para a sociedade< ".? . !ais e fil6os devem viver em 6armonia cumprindo os preceitos divinos, no sentido de fa9erem o mel6or nos seus respectivos pap*is< ".5 . I medida que cada crente e%erce a mordomia crist na fam;lia, teremos igre)as mais operantes, que por sua ve9, atuaro mais transformadoramente na sociedade.

A M "D M%A DA& A!'%D;#& # <AB%*%DAD#& $A'/"A%& ("m 12.--3,)

0. . -odos nAs temos uma aptido que pode ser colocada a servio do 8en6or<

0./ . Como crentes no 8en6or Hesus precisamos entender que o minist*rio cristo e%trapola os limites da instituio religiosa< 0.1 . =uando tivermos cristos atuando nas diferentes +reas profissionais e, efetivamente e%ercendo o seu poder de influenciar, mudaremos em alguma dimenso os valores da sociedade. 0." . I medida que e%ercemos a mordomia crist na +rea das 6abilidades e dotes naturais conseguiremos descongestionar o camin6o do minist*rio ligado > instituio e ao plpito< 0.0 . =ue Deus nos d: a compreenso de que podemos e%ercer o minist*rio, sem necessariamente estarmos atrelados ao plpito, mas entendermos que podemos usar nossas aptid(es e dons materiais a servio do 8en6or e do 8eu reino.

You might also like