You are on page 1of 2

Prova 6 ano 01 - Antes mesmo de saber escrever, o homem expressou e interpretou o mundo em que vivia pela linguagem da arte.

Utilizando-se de pigmentos naturais o homem pr-histrico registrou a expresso dos movimentos dos mamutes, bises e outros animais. Esses registros so identificados como: A) Arte clssica B) Arte moderna C) Arte renascentista D) Arte bizantina E) Arte rupestre 2) As tumbas dos primeiros faras (1 monumento funerrio) eram rplicas de suas casas, onde inicialmente construes retangulares mais simples eram utilizadas para o sepultamento de pessoas com menor importncia social. Assinale a alternativa CORRETA com o nome dado a estas construes morturias: a) Pirmides. b) Mastabas. c) Sarcfago. d) Catacumbas. e) Hipogeus.

3) (UFPE) Na Pr-Histria encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta caractersticas das atividades do homem na fase neoltica? a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obteno de alimentos e abrigo. c) Os homens no sabiam a controlar o fogo. d) Os homens conheciam uma economia comercial e j praticavam os juros. e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos. 4. (ENEM- 2007)

A pintura rupestre acima, que um patrimnio cultural brasileiro, expressa: a) O conflito entre os povos indgenas e os europeus durante o processo de colonizao do Brasil. b) A organizao social e poltica de um povo indgena e a hierarquia entre seus membros. c) Aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pr-histria do Brasil. d) Os rituais que envolvem sacrifcios de grandes dinossauros atualmente extintos. e) a constante guerra entre diferentes grupos paleondios da Amrica durante o perodo colonial.

5) Eram usados como pigmentos na arte pr-histrica: a) Tinta guache e Sangue de animais. b) Cera e Sumo de flores. c) Sangue e carvo. d) Pedras e giz. e) Pedras e ceras. 6) A religiosidade uma caracterstica muito relevante no estudo da arte na pr-histria . Que item atesta esta realidade e justifica a arte rupestre? a) As pinturas serviam de decorao das cavernas para os deuses. b) Os homens cultuavam seus deuses a todo o momento em suas pinturas. c) Era parte de um processo de magia para interferir na captura de animais. d) Havia a inteno imediata do artista em criar uma arte decorativa e religiosa. e) Os artistas pr-histricos seguiam uma srie de regras em suas obras. 8) As cores quentes so: a) azul, amarelo e verde. b) vermelho, verde e azul. c) azul, vermelho e amarelo. d) amarelo, vermelho e laranja. e) amarelo, vermelho e violeta. 9) As cores frias so: a) azul, amarelo e verde. b) vermelho, verde e azul. c) azul, verde e violeta. d) amarelo, vermelho e laranja. e) azul, laranja e violeta. 10)Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabea, suas pernas e seus ps eram vistos de perfil. Assinale a alternativa CORRETA que contm o nome dessa lei: a) Lei da modernidade b) Lei da frontalidade c) Lei da mortalidade d) Lei da lateralidade e) Lei da naturalidade

You might also like