You are on page 1of 11

TCNICAS CONTEMPORNEAS PARA FLAUTA DOCE ( Baseado no livro "The Modern Recorder Player " Vol III de Walter

van Hauwe ) 1. DEDOS 1- GLISSANDOS


Transformar timbres e dinmicas do som Controlar os movimentos do corpo relaxamento Controlar o aparelho respiratrio e fonador

H 5 maneiras de execuo:
VANTAGENS Movimentando o pulso lateralmente ( Dedos saem um por um ) Movimentando os dedos Levantando lentamente do furo Sentido Norte Sul Esticando os dedos Girando a flauta ( Sentido Leste / Oeste ) Movimentando o pulso verticalmente Dedo sempre em contato com o furo Descida fcil Dedo sempre em contato com o furo Descida fcil Abrindo e fechando o polegar Dedos nos furos Subida e descida fceis Somente pp Posies graves Mos desconfortveis Dedos duros Mais Seguro Pequenos intervalos Sons suaves DESVANTAGENS Volta do pulso Volta do dedo

Dicas para mudana de registro:

Sair do furo

Entrar no furo

2- ILUSO DE DINMICA Glissandos combinados com presso do ar, causando efeitos de dinmica.

Diminuendo - reduzir a quantidade de sopro compensando com um glissando ascendente Crescendo - aumentar a quantidade de sopro compensando com um glissando descendente.

3- DEDILHADOS ALTERNATIVOS Comear da nota superior e adicionar dedos para chegar a sua frequncia original. Obs: o timbre tambm altera.

4- MICRO-INTERVALOS Dedilhados alternativos so mais seguros do que glissandos.

5- COMBINAES DE INTERVALOS RPIDOS E IRREGULARES Dividir em subgrupos de trocas confortveis de dedos.

6- VIBRATO DE DEDO Vibrar adicionando algum dedo alternativo. Prestar ateno em 03 aspectos:
Velocidade

movimentos lentos. movimentos rpidos: utilizar dois ou mais dedos. quanto maior o mbito, menor a velocidade (para evitar um trmolo) pode se fazer o mbito no sentido ascendente movimentando a falangeta de um dedo especfico. depende do registro, da posio da nota principal, da quantidade de dedos livres para mover e da quantidade de furos disponveis para "vazar".

mbito

Volume

7- VIBRATOS ESPECIAIS
Vibrato com o lbio da flauta

com a mo esquerda com a mo direita quando a esquerda estiver ocupada com os dedos para certos efeitos. balanar os braos e relaxar totalmente o lbio. mais efetivo na regio grave. inserir uma vareta pelo furo n 8. cabea da flauta + palma da mo.

Vibrato de brao

Vibrato de furo Vibrato de palma

8- EFEITOS EXTRAORDINRIOS
Golpe de dedo Outro tipo de trinado

golpear forte o dedo no furo sem sopro (dedo percussivo) escorregar muito rapidamente o dedo 4 e polegar direito sobre algum furo adquirindo um som parecido ao de um transmissor de ondas curtas.

2. RESPIRAO 1- RESISTNCIA EXTRA


Sistema frontal e lateral separado. Prticas independentes. Alcanar limites com som liso e estvel.

2- A GLOTE

No tensionar a garganta com exceo de ataques explosivos em T, K, etc , fechando a glote e utilizando somente o ar armazenado na boca.

Usar a glote para controlar a dinmica, quantidade de ar, etc...

3- VIBRATOS EXTREMOS
Normais Altos Baixos

mover a laringe. utilizar msculos frontais, bochecha e at o corpo. tensionar a laringe (vibrato rpido por ex.). ie ie ie com a parte anterior da lngua quase cortando o som.

4- MULTIFNICOS

Emitir vrias notas ao mesmo tempo atravs de dedilhados especficos e quantidade de ar. Com sua construo cnica invertida, a flauta doce menos flexvel que outros instrumentos de sopro, e sempre encontramos dificuldades na emisso precisa de um multifnico. Influncias: quantidade de ar, tamanho do canal de ar, tamanho dos furos e tamanho do instrumento, articulao, umidade do canal e temperatura do instrumento. Funciona melhor nos instrumentos graves. Paradoxo: som agressivo no produzido por sopro forte. Polegar fechado tem melhores resultados. Ataques em D, L, H e vocais (glote): bons resultados.

Alguns multifnicos: Obs. Os nmeros em negrito significam meio furo


01235678 0123467 012456 0123567 01256 0 1 2 4 5 6 7 (7) (p) (mf) (mp) (mp)

013456 023 012345678 012345678 0 1 2 3 4 5 6 (6) 8 0123458 01234678 01234567 0123456 0123457 (mf) (pp) (pp) (p) (p) (p)

5- HARMNICOS

Possvel somente em algumas notas: De 0 1 2 3 a 2 3 4 5 6. Soprar cada vez menos at alcanar o harmnico e sustentar com uma estvel e fina corrente de ar. Melhor em Baixos e Tenores.

6- RESPIRAO CIRCULAR Fechando a parte anterior da lngua e a glote, respirar enquanto esvazia-se o ar contido na boca. Respira-se rapidamente e abaixa-se a lngua para encher as bochechas novamente.

3. CANTO EM "HUM" (cantarolar)

Cantarolando: cantar com a boca um pouco aberta deixando escapar uma pequena corrente de ar (sopro). A posio da garganta e cordas vocais devem funcionar como no falsete. Cantarolando em harmonia com a flauta doce: ao tocar, uma pequena quantidade de ar escapa pelo nariz. Manter a voz "nasal", controlando a intensidade.

Consonncia X Dissonncia: ao lidar com 2 vozes temos que nos preocupar com as relaes horizontais e verticais. Outro tipo de vibrato: cantar um glissando sutil produzindo batimentos com a nota da flauta. ( vibratos/pulsos ).

Algumas aplicaes avanadas: consertar afinaes da flauta, quando houver dinmica, atravs dos dedos (escorregando ou acrescentando dedos).

4. ARTICULAO 1 FLUTTER TONGUE (FRULATO) Produzido pela agitao da ponta da lngua contra o palato numa velocidade extremamente rpida. Duas foras opostas envolvidas: a flutuao alta da ponta da lngua contra a fora baixa da presso de ar. Trabalhar "TDIBO" com a ponta da lngua e resto em posio alta.

Observaes:

presso de ar firme. corrente de ar "alta" (nasal), mas com o nariz fechado. laterais da lngua altas (perto dos molares superiores). meio da lngua relaxado. ponta da lngua enrolada. lbios relaxados. pequenos ajustes, se necessrio. variante tensionando e relaxando a lngua

2 GUTTURAL FLUTTER (AGITAO GUTURAL) Produzido pela vibrao da garganta como um H raspado, menos flexvel que o flutter. Pode-se combinar FLUTTER TONGUE com GUTTURAL FLUTTER, produzindo um som severo, duro, porm suave e misterioso.

3 ALGUNS EFEITOS ESPECIAIS

Slap tongue (lngua palmada ou lngua percussiva). Produzida pela pequena "exploso" de lngua e dinmica, e seu efeito na msica pode ser bastante dramtico. Com a glote fechada, posicionar a lngua curvada no cu da boca (posio fetal) e articular um T saindo como uma palmada desta posio utilizando o ar debaixo da lngua. T K (slap tongue conjunto com K explosivo). Posicionar a lngua imediatamente aps o K Ataques com P . Pequenas rajadas produzidas pela consoante P . Ataque glotal: fechando a vula e abrindo-a rapidamente, produzindo um estalo de garganta. til para o ataque com notas cantaroladas.

5. APNDICE 1- RUDOS DE SOPRO Com uma flauta bem chiada possvel passar de uma nota com chiado para somente o chiado.
Soprando fora do bocal

virar a flauta em direo ao peito e soprar transversalmente. virar a flauta para a esquerda ou direita soprando-se como uma "quena". encaixar o bocal nos dentes frontais deixando-se escapar o ar pelas laterais da boca trabalhar com uma sada de ar bem estreita (biquinho).

Soprando longe do bocal Usar um palito de fsforo ou pedao de papel no canal do bocal (apesar de influenciar na afinao). Extremos de sopro

produo de rudo / tom pelo aumento extremo da quantidade de ar.

2 DINMICA
Diminuendo extremo nas notas graves (pelo polegar)

diminuir a quantidade de ar e compensar com o vazamento sutil de ar do dedo 0 dobrando-se a falangeta. para notas onde utiliza-se somente uma mo, a mo livre fecha o lbio com um dedo enquanto compensa-se a afinao deslizando-se um dedo da outra mo.

Diminuendo extremo (pelo lbio do bocal)

3 ALGUNS TRUQUES Influenciando a afinao:


para se aumentar a afinao (ex. 440 para se diminuir a afinao (ex. 440 444 Hz) 436 Hz )

pode-se serrar a flauta. cobrir o lbio da flauta parcialmente com um dedo. fixar uma borracha na borda superior do lbio da flauta. fixar uma massa no lbio (som mais fraco). cobrir com um tecido fino o canal de ar (som mais suave ).

Extras no convencionais:

como flauta transversal soprando-se em um furo como embocadura. como trompete usando-se o furo 8 como boquilha. como percusso em geral (golpeando-se, friccionando materiais nos furos). como transmissor de ondas curtas movendo-se todos os ded

You might also like