You are on page 1of 64

1 Princpios Gerais

1.1 Problemas ambientais


A Comisso das Comunidades Europeias diz no seu Livro Verde sobre a poltica integrada do produto: Todos os produtos e servios tm um impacto ambiental, durante a sua produo, utilizao ou descarte (ciclo de vida). Uma variedade de problemas ambientais afeta atualmente nosso planeta. Os problemas ambientais, tais como o efeito de estufa, a acidificao, a ecotoxicidade e assim por diante, podem ser divididos em trs categorias principais:

deteriorao dos ecossistemas impactos diretos sobre a sade humana e o esgotamento de matrias-primas, recursos e espao fsico.

Problemas ambientais podem agir em diferentes escalas:


local: problemas que surgem nas imediaes de uma fbrica, estrada ou um aterro; regional: problemas que ocorrem em escala regional, por exemplo, um perodo de poluio do ar em uma regio industrial; continental: problemas que se tornam evidentes em uma escala continental, por exemplo, a acidificao na Europa; global: problemas que agem em escala mundial, como a mudana climtica.

Se voc tem um bom conhecimento de problemas ambientais voc pode continuar, caso contrrio, pode aprender mais sobre eles: A deteriorao dos ecossistemas Efeito estufa Acidificao Eutrofizao Ecotoxicidade Impactos diretos na sade humana Toxicidade humana Diminuio do Oznio Smog de vero Smog de inverno Esgotamento de recursos Esgotamento de recursos no renovveis Esgotamento de matrias primas renovveis

1.1.1 Efeito Estufa


A temperatura da Terra determinada atravs de um equilbrio entre a radiao captada pelo calor do Sol e a radiao infravermelha emitida pela Terra. O calor recebido limitado pelo reflexo das superfcies cobertas por neve, pelas nuvens e pela poeira fina emitida por vulces e pela atividade industrial. A terra irradia quase a mesma quantidade de calor que recebe, portanto, mantm uma temperatura constante. A quantidade de radiao da Terra que escapa para o espao reduzida por vrios gases na atmosfera que absorvem os raios infravermelhos. O aumento das concentraes desses gases est levando ao aquecimento global, resultando em um maior efeito estufa. Os mais importantes gases do aquecimento global so o vapor de gua (H2O), dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O) e os clorofluorcarbonos (CFCs). O efeito estufa essencial para a vida na Terra. Sem ele, ela seria cerca de 30 C mais fria. Est claro que as atividades humanas esto alterando este efeito. A concentrao de dixido de carbono na atmosfera aumentou consideravelmente desde 1800. A expectativa de que esta concentrao seja o dobro por volta de 2020, em comparao com a concentrao no incio da industrializao. Um aumento de 3 - 5 na temperatura esperado na Europa por volta do ano de 2030. Esse rpido aumento de temperatura pode gerar consequncias graves para muitos ecossistemas. O efeito estufa um efeito global, no faz diferena onde se originam as emisses, elas afetam o mundo inteiro. S se combate o fenmeno se for abordado em mbito internacional. H um pouco de confuso sobre os termos que descrevem este problema ambiental: efeito estufa descreve o real processo de aumento da temperatura, Aquecimento Global e Mudanas Climticas descrevem o resultado desse processo.

1.1.2 Acidificao
Vrias atividades humanas fazem com que substncias cidas sejam emitidas para a atmosfera, tornando-a mais cida. Ento a chuva, contendo esses cidos, poluir o solo. As principais causas de acidificao so o SOx, o NOx e o NH3. Visto que o petrleo e o carvo tm um alto teor de enxofre, eles geram SOx quando queimados. O NOx originase a altas temperaturas, especialmente em motores de combusto. O NH3 produzido principalmente por atividades agrcolas. A acidificao causa srios danos s florestas, especialmente as em solo arenoso ou rochoso, e vida em lagos e rios. A acidificao do solo leva indiretamente a novos danos, j que faz com que substncias qumicas sejam dissolvidas, como o alumnio, que

est presente no solo normalmente como um elemento vestigial. Vrias dessas substncias so txicas para as plantas e animais. As Florestas no morrem como resultado da acidificao em si, mas a partir das substncias txicas dissolvidas. A vulnerabilidade do solo depende em grande parte de sua composio. O solo arenoso mais vulnervel do que o argiloso. A acidificao um problema continental tpico. Neutralizar esse problema relativamente simples e requer, por exemplo, que sejam usados combustveis com baixo teor de enxofre.

1.1.3 eutrofizao
Vrias substncias que entram no meio ambiente devido atividade humana agem como uma espcie de fertilizante. Em outras palavras, elas estimulam o crescimento das plantas. Isso no um problema se as quantidades fornecidas forem pequenas. Muito fertilizante, no entanto, causa, por exemplo, um aumento da populao de algas em rios e lagos. O excesso de algas na gua causa falta de oxignio e, consequentemente, a morte de peixes. Em terra, espcies de plantas raras esto desaparecendo de solos antes estreis, no fertilizados. O resultado que a biodiversidade pode diminuir consideravelmente. A eutrofizao um problema regional e fluvial. Seu combate normalmente abrange um determinado rio, regio ou mar. A eutrofizao tem muito em comum com a acidificao. As substncias cidas tambm atuam como alimentos para plantas, e normalmente so os ingredientes principais de fertilizantes artificiais. Alm destas substncias, o fosfato (sob a forma de ons de fosfato) tambm contribui substancialmente para a eutrofizao.

1.1.4 Ecotoxicidade
Muitos dos produtos que usamos todos os dias podem conter, ou foram fabricados com substncias qumicas, de uma forma ou de outra. Uma grande variedade de produtos qumicos conhecida como txica e persistente, e de bioacumulao (concentra-se em organismos vivos) no meio ambiente. Enquanto muitos produtos qumicos (por exemplo, certos metais) so essenciais vida, as concentraes excessivas ou exposio podem ser txicas para organismos, e tambm para outros animais e mesmo seres humanos. A ecotoxicidade relaciona-se com vrios, e muito diferentes efeitos que as substncias txicas tm sobre os ecossistemas. Em muitos casos, essas substncias tambm so txicas para os seres humanos. Algumas tendem a acumular-se na cadeia alimentar e por espcies especficas de animais em perigo. Isso se aplica a vrios pesticidas, PCBs e metais pesados como o chumbo (Pb), o Cdmio (Cd) e o Mercrio (Hg). O uso de pesticidas tem causado a extino de diversas espcies de aves em muitos pases, especialmente as de rapina, que esto no topo da cadeia alimentar.

1.1.5 Toxicidade humana


Muitas substncias txicas, tais como metais pesados e substncias cancergenas, causam dano direto aos seres humanos. A sade humana tambm prejudicada pelo buraco na camada de oznio e pela poluio do ar. O significado de toxicidade: Vrios fatores influenciam a periculosidade de uma substncia:

Concentrao

a maior parte das substncias perigosa apenas se estiverem presentes numa determinada concentrao. Abaixo deste nvel (o denominado nvel sem efeito) elas no so problemticas para certas substncias, a exposio a um nvel elevado de concentrao em um curto perodo de tempo menos perigosa do que uma exposio prolongada em baixas concentraes. Isso particularmente verdadeiro quando se trata de substncias cancergenas que se acumulam no organismo. o modo que as pessoas esto expostas a uma substncia. Algumas so perigosas apenas se inaladas j que causam doenas pulmonares, no caso de outras, o contato com a pele mais perigoso.

Exposio

Cintica

Susceptibilidade algumas pessoas, s vezes, esto mais em risco que outras, como por exemplo, mulheres grvidas e pessoas com asma. Longevidade outro fator determinante a facilidade com que uma substncia decomposta e o quo facilmente ela reage com outras substncias qumicas para formar outros compostos. Muitos produtos qumicos so rapidamente decompostos na atmosfera, em especial sob o efeito da luz do sol e do oznio. A atmosfera tem uma forte capacidade de autopurificao. Esse processo de decomposio significa que muitas das substncias que so perigosas em ambientes fechados praticamente no apresentam nenhum problema ao ar livre.

1.1.6 Reduo da Camada de Oznio


O buraco na camada de oznio: alm do calor e da luz, o Sol tambm emite radiao UV e raios-X para a Terra em quantidades que seriam extremamente perigosas se ela no tivesse um escudo natural. Essa blindagem formada por uma camada (estratosfera), localizada a 10 a 50 quilmetros acima da superfcie da Terra. A estratosfera contm oznio, que absorve algumas das formas mais perigosas de radiao solar. O oznio composto por trs tomos de oxignio (o oxignio normal composto por dois). A radiao solar provoca constantemente a dissociao do oznio em tomos de oxignio, ainda que a radiao em si tambm seja uma fonte constante de formao de

oznio. A espessura da camada de oznio pode ter um alto percentual de variao dirio. Uma camada de oznio fina aumenta o risco de cncer de pele. A camada de oznio afetada pelas substncias halogenadas, tais como o cloro (Cl), o flor (F), e os compostos de bromo (Br). Em circunstncias especficas, por exemplo, sobre a superfcie de cristais de gelo, o oznio rapidamente decomposto com presena de halognio. Esses cristais de gelo so abundantes na regio polar, especialmente prximo ao polo Sul, onde h intensa diminuio da camada de oznio, em particular, na primavera. tomos de cloro e bromo podem acabar nas camadas mais altas da atmosfera devido ao processo extremamente lento de difuso de compostos estveis, como dos CFCs e do tricloroetileno. Essas substncias so utilizadas na fabricao de espumas de plstico, como solventes, e em geladeiras e refrigeradores. A deteriorao da camada de oznio tipicamente um problema global, no importa onde as emisses ocorram.

1.1.7 Smog de Vero


O Smog de Vero causado exatamente pelo oposto do que causa o buraco de oznio: um excesso de oznio, mas na superfcie da terra. O oznio estratosfrico a camada de oznio tem uma funo muito til, bloquear a radiao ultravioleta perigosa; o oznio troposfrico muito baixo na atmosfera particularmente perigoso. O oznio uma substncia muito corrosiva nesse nvel. um forte oxidante capaz de danificar praticamente qualquer material. Essa corrosividade tambm pode afetar o tecido pulmonar de seres humanos e outros animais, resultando em srios problemas de sade para pacientes com asma, crianas e idosos, em particular. O Oznio pode causar tambm srios danos s plantas. O Smog de vero ocorre em determinadas pocas do ano devido a uma reao complexa na qual uma combinao de hidrocarbonetos (CxHy), xidos de nitrognio (NOx) e luz solar leva formao de oznio. Os hidrocarbonetos so emitidos por veculos a motor, e pela evaporao de solventes e determinados processos industriais.

1.1.8 Smog de Inverno


O termo smog nasceu no Reino Unido, pela associao das palavras smoke (fumaa) e fog (nevoeiro), causada pela alta poluio gerada pelo carvo para aquecimento domstico. No Inverno de 1952, aproximadamente 4.000 pessoas morreram em Londres, por causa do smog. Hoje em dia, episdios de smog provocados por carbono so muito mais raros e as emisses de SO2 tm uma tendncia a diminuir. Os setores responsveis por esse tipo de poluio so o da produo de energia e da indstria de converso. Episdios de smog causados por carbono ainda aconteceram em metrpoles do Leste Europeu, sia e Amrica Latina.

O Smog de inverno produzido por todas as substncias emitidas na atmosfera, como algumas matrias especficas, aerossis, vapores, gases e misturas, produzidas por atividades humanas. As condies atmosfricas de inverno (baixa temperatura e situao desfavorvel de disperso nas camadas mais baixas) causam a permanncia dessas substncias na baixa atmosfera. Atualmente, o smog de inverno produzido principalmente por determinadas matrias, poeira (com dimetro inferior 10 micrmetros, PM10) e xidos de nitrognio (NOx) na atmosfera, geradas pelo trfego de veculos e atividades menores de aquecimento domstico e de produo. O smog de inverno um problema regional.

1.1.9 Esgotamento de recursos no renovveis


Existem vrios tipos de esgotamento: esgotamento dos minerais; esgotamento de combustveis fsseis e urnio; esgotamento de materiais renovveis e no renovveis. Os minerais so encontrados em quantidades extraveis em apenas poucos locais na terra. Em algum momento, eles se tornaro escassos e podem at se esgotarem, mas nunca desaparecero totalmente da Terra, em teoria, jamais podero se esgotar. Minrios podem se esgotar, mas minerais no. Em teoria, todos os minerais so recuperveis, mas na prtica difcil recicl-los totalmente. O tamanho da reserva no sempre o fator limitante. Muitas delas no podem ser usadas porque esto localizadas em um local de preservao ambiental. O termo quantidade extravel depende em grande medida do preo. Quanto maior o preo no mercado mundial, mais econmico usar um minrio de grau inferior, mas a um preo ambiental superior. As mesmas regras gerais se aplicam aos combustveis fsseis. No entanto, os combustveis podem acabar. A primeira lei da termodinmica estabelece que a energia no pode simplesmente desaparecer; no entanto, pode ser convertida em calor to baixo que a recuperao de energia torna-se impossvel. Alm disso, uma verdadeira falta de energia tornar a recuperao de minerais impossvel.

1.1.10 Esgotamento de recursos renovveis


Em teoria, as matrias-primas renovveis no so esgotveis; na prtica, no entanto, elas so. Se a demanda por madeira exceder o nvel de produo, as florestas desaparecero e a madeira acabar. O mesmo se aplica s fontes de energia renovveis como a elica e a hidrulica. Rios e locais de muito vento podem fornecer apenas uma quantidade limitada de energia.

A capacidade terica no o fator limitante aqui. A deteriorao dos ecossistemas como resultado do desmatamento e da extrao de energia hidrulica e elica o fator determinante para a disponibilidade dessas matrias-primas.

1.2 Abordagem do ciclo de vida


Nas ltimas dcadas, mtodos diferentes foram aplicados para enfrentar os problemas ambientais. Agora, podemos olhar como foi o longo caminho para chegarmos abordagem do ciclo de vida.

No incio da era industrial, quando os primeiros impactos ambientais dos processos de produo foram notados, pensava1- A soluo se que a soluo era reduzir a concentrao das substncias tubulao e chamins nocivas. Ao invs de liberarem as emisses perto de onde seres humanos residiam, foram construdas tubulaes e chamins. Mais tarde, percebeu-se que as consequncias das emisses ainda continuavam, mesmo sem terem um impacto agudo em seres humanos. As emisses e efluentes comearam a ser tratados com filtros, tratamentos qumicos ou combusto. Os resduos de processos tornaram-se menos perigosos, mas grandes quantidades deles eram produzidas.

2 - Soluo fim-dalinha

O prximo passo em direo ao ecologicamente correto foi fazer 3 - Soluo Processo o processo em si mais limpo e eficiente, para reduzir a limpo quantidade de resduos enviados para aterros e diminuir a extrao de matrias-primas a partir de recursos no renovveis. Ao invs dessa perspectiva de processo, agora mais comum ter uma perspectiva de produto no trabalho ambiental. Para muitos produtos, o maior impacto ambiental no vem da produo. Por exemplo, um carro tem maior impacto sobre o meio ambiente durante os anos em que usado pelo proprietrio, devido ao consumo de combustvel. Para torna-lo mais ecolgico, no lucrativo tornar o processo mais limpo se o consumo de combustvel durante o uso no for resolvido.

4 - Perspectiva de produto

O ciclo de vida de um produto composto por diferentes fases; extrao de matriasprimas, produo, utilizao, reciclagem/aterro e transportes. Em um mundo ideal, um produto poderia ser fabricado inteiramente com material reciclado de produtos usados. Nesse caso, the loop would be closed (ou seja, o ciclo perfeito); sem recursos naturais extrados e nenhum material enviado para aterros ou lanado como emisso; as etapas 2, 3 e 4 na figura abaixo seriam repetidas continuamente. O nico insumo necessrio seria a energia consumida

1.3 Poltica de produto integrado


Um resultado da evoluo da poltica ambiental na abordagem de ciclo de vida a poltica de produto integrado (IPP), adotada pela Unio Europeia. A IPP parte integrante da estratgia de desenvolvimento sustentvel da Unio Europeia. POR QUE PRECISAMOS DE UMA DIMENSO DE PRODUTO PARA A POLTICA AMBIENTAL? A quantidade total de produtos est aumentando Maior rendimento disponvel significa que mais produtos podem ser adquiridos. Por exemplo, onde antes uma casa teria um telefone de linha fixa, agora muitas vezes tem vrias extenses por toda a casa. O tamanho mdio das moradias tambm est diminuindo, o que muitas vezes pode levar a maior duplicao de certos produtos de uso domstico. Isso significa que existem nmeros maiores dos mesmos produtos e que eles esto se tornando mais difusos. Qualquer poltica de produto, portanto, deveria visar reduzir os impactos ambientais do aumento das quantidades de produtos. A variedade de produtos e servios est aumentando Produtos bsicos agora vm em muitas verses diferentes. Por exemplo, existem diferentes tipos de telas de televiso (tubo catdico, LCD ou plasma). Qualquer poltica de produto tem de ser flexvel para lidar simultaneamente com diferentes variaes do produto. A Inovao cria constantemente novos tipos de produtos Por exemplo, nos ltimos 20 anos houve uma troca, dos toca discos aos leitores de CD, e agora os leitores de DVDs podem suplant-los. Esses ciclos de inovao de componentes podem ser ainda mais curtos. O rpido desenvolvimento de processadores de computador mais poderosos a prova disso. Uma poltica de produto tem que usar essa criatividade em benefcio do ambiente, bem como da economia. Os produtos so comercializados globalmente O mercado nico e a reduo multilateral das barreiras comerciais e de investimento tm contribudo para uma economia mais global, em que mercadorias provenientes de muitos pases so comercializadas internacionalmente. A origem dos produtos disponveis em

nossas lojas tornou-se significativamente mais diversificada. Uma poltica de produto tem de levar em conta a natureza global do comrcio e estar em conformidade com acordos internacionais, como as regras da Organizao Mundial do Comrcio. Os produtos esto se tornando mais complexos Isso significa que o conhecimento sobre o produto cada vez mais est concentrado nas mos daqueles que so responsveis pela sua concepo. muito difcil para os reguladores, e muito mais para o pblico em geral, ter alguma ideia realista de quais mudanas tcnicas so realizveis. Por essa razo, qualquer poltica de produto deve assegurar que os produtores e designers tornem-se mais responsveis para assegurar que seus produtos cumpram e concordem com critrios sobre sade, segurana e ambiente. O produto pode ser projetado perfeitamente, mas o uso e o descarte inadequados podem causar impactos ambientais significativos Apesar de ser possvel projetar produtos que causem o menor impacto ambiental possvel, os consumidores podem us-los de uma forma no ecolgica. Por exemplo, o uso de lmpadas economizadoras de energia traz benefcios ambientais considerveis, mas estes s podem ser plenamente alcanados se elas forem desligadas quando no estiverem em uso. Da mesma forma, se os produtos forem descartados indevidamente, o designer do produto no pode ser considerado responsvel pelo dano ambiental causado. Os produtos agora envolvem uma variedade maior de agentes em todo o seu ciclo de vida Sua complexidade crescente e os processos da globalizao significam muitos agentes diferentes envolvidos com um produto durante todo seu ciclo de vida. A Poltica de produto deve ser capaz de lidar com muitos agentes diferentes. Ela tambm deve levar em conta o fato de que um produto pode ser montado, comercializado ou usado h muitos quilmetros de distncia em diferentes conjuntos de valores sociais. Portanto, difcil para um agente em um estgio no ciclo de vida do produto ter uma ideia clara de quais problemas potenciais h em outros. As condies sob as quais os nossos produtos so produzidos podem ser desconhecidas. Portanto, a poltica deve contribuir para melhorar os fluxos de informao ao longo da cadeia de abastecimento.

1.3.1 Os 5 princpios principais da IPP


A abordagem IPP, que se desenvolveu gradualmente durante a ltima dcada, agora reconhecida como uma forma potencialmente eficaz de lidar com a dimenso ambiental dos produtos. A IPP pode ser considerada como uma fora motriz para o uso da LCA. A abordagem IPP baseia-se em cinco princpios fundamentais:

Conceito de ciclo de vida

Considera o ciclo de vida do produto e tem como objetivo a reduo de seus impactos ambientais cumulativos - do bero sepultura. Assim tambm pretende impedir que partes individuais do ciclo de vida sejam abordadas de uma maneira que resultaria somente em carga ambiental deslocada para outra parte. Olhando todo o ciclo de vida do produto, de forma integrada, IPP tambm promove a coerncia da poltica, incentiva medidas para reduzir impactos ambientais no ponto do ciclo de vida onde so propensos a serem mais eficazes na reduo do impacto ambiental e na reduo de custos para empresas e sociedade. Trabalhando com o mercado

Criao de incentivos para que o mercado se mova em uma direo mais sustentvel, incentivando a oferta e a procura de produtos mais ecolgicos. Isso premia as empresas inovadoras, com viso de futuro e comprometidas com o desenvolvimento sustentvel.

Envolvimento das partes interessadas

Pretende incentivar todos aqueles que entram em contato com o produto (ou seja, indstria, consumidores e governo) para atuar em sua esfera de influncia e incentivar a cooperao entre as diferentes partes interessadas. A Indstria pode olhar como melhor integrar aspectos ambientais na concepo dos produtos, enquanto os consumidores podem avaliar como comprar produtos mais ecolgicos e como melhor utiliz-los. Os governos podem definir condies nos quadros econmico e jurdico para toda economia nacional e tambm agir diretamente nos mercados, como por exemplo, comprando produtos ecolgicos.

Melhoria contnua

Melhorias podem ser feitas muitas vezes para diminuir os impactos ambientais de um produto durante seu ciclo de vida, seja na concepo, fabricao, utilizao ou descarte, tendo em conta os parmetros definidos pelo mercado. A IPP visa uma melhoria contnua ao invs de definir um limite exato para ser atingido. Como resultado, as empresas podem definir seu prprio ritmo e concentrar-se nas melhorias de custo mais eficiente. Uma variedade de instrumentos de poltica A abordagem da IPP requer uma srie de instrumentos diferentes pois h uma variedade de partes interessadas disponveis e de diferentes produtos envolvidos. Esses instrumentos variam de iniciativas voluntrias de regulamentaes em escala local internacional. Na IPP, a tendncia claramente trabalhar com abordagens voluntrias, embora medidas obrigatrias tambm possam ser necessrias. O fator determinante a eficcia da ferramenta em atingir o resultado desejado em matria de desenvolvimento sustentvel.

2 Introduo LCA
2.1 O que a avaliao do ciclo de vida?
A anlise de ciclo de vida (LCA) estuda os aspectos ambientais de um produto ao longo de sua vida til, do bero sepultura. Consiste em todos os processos que se relacionam com o funcionamento de um produto: desde a extrao de matrias-primas produo, uso e manuteno do produto para a reutilizao e o descarte de todos os resduos finais. Os impactos ambientais de todo o ciclo de vida so formados por todas as extraes do meio ambiente (entrada) e emisses para o ambiente (sada). A LCA tambm pode ser usada para estudar o impacto de ciclo de vida de um servio. Aqui, a palavra produto usada para simplificar. O consumidor usa produtos e servios, mas ele no est sempre ciente de seus impactos ambientais. Todo dia voc acende as luzes de sua casa. Voc realmente percebe que est indiretamente queimando leo, produzindo CO2, SOx, e contribuindo para o efeito estufa e a acidificao? Todos os dias voc recolhe seu prprio lixo e talvez at mesmo os separe (plstico, vidro, alumnio e papel). Voc sabe que a atividade de reciclagem de resduos tambm causa um impacto ambiental?

A LCA avalia o impacto sobre o meio ambiente usando categorias de impacto. Elas descrevem os efeitos de produtos e servios no meio ambiente. O efeito sobre o meio ambiente em cada categoria quantificado atravs de indicadores de categoria que podem incluir, por exemplo, a liberao do prton (H+aq) no caso de acidificao, ou radiao infravermelha (W/m2), no caso do aquecimento global. A funo de um produto muitas vezes quantificada em uma unidade funcional para avaliar o desempenho ambiental como impacto/funo.

2.1.1 Aplicaes de LCA


Voc pode usar a LCA para: descrever o impacto ambiental total de um produto; comparar os impactos ambientais dos diferentes produtos que tm a mesma funo; identificar o impacto ambiental mais dominante ou prejudicial em um ciclo de vida do produto; auxiliar na concepo de novos produtos ou servios; conduzir a orientao estratgica de desenvolvimento.

Exemplos de como tirar proveito da LCA Se voc acha que sua tinta base de gua tem um impacto ambiental menor do que a tinta base de solvente orgnico dos seus concorrentes voc tem que provar isso: a LCA pode ajud-lo. Se voc deseja alterar alguns materiais na fase de manufatura do seu carro, mas quer saber qual ser o impacto ambiental dessa modificao: a LCA pode ajud-lo. Ao selecionar entre dois produtos concorrentes, pode parecer que a opo 1 melhor para o meio ambiente porque gera menos resduos do que a opo 2. No entanto, aps a realizao de uma LCA pode ser determinado que, na verdade, a primeira opo cria maiores impactos ambientais do bero sepultura, quando medida em todos os trs meios (ar, gua, terra), por exemplo, pode causar mais emisses qumicas durante a fase de manufatura. Portanto, o segundo produto pode na verdade ter um impacto ambiental menor do que o primeiro. Se voc quiser usar a LCA para apoiar uma afirmao comparativa que seja divulgada ao pblico, deve efetuar-se uma reviso crtica por uma entidade externa. O estudo ter um foco diferente dependendo de como os resultados sero usados. Voc deve definir claramente o seu objetivo e escopo para garantir que o esforo seja direcionado corretamente. Portanto, uma fase muito importante do estudo.

2.1.2 Avaliao da avaliao de impacto

A LCA avalia o impacto sobre o meio ambiente usando as categorias de impacto. Elas descrevem os efeitos de produtos e servios sobre o meio ambiente. O efeito sobre o meio ambiente em cada categoria quantificado atravs de indicadores de categoria que podem incluir, por exemplo, a liberao do prton (H+aq) no caso de acidificao ou radiaes infravermelhas (W/m2) no caso do aquecimento global. A funo de um produto muitas vezes quantificada em uma unidade funcional para avaliar o desempenho ambiental como impacto/funo.

2.2 Histria e desenvolvimento


De onde veio a LCA? Como todas as boas ideias, ela provavelmente iniciou-se em vrios lugares diferentes, de maneiras diferentes. Agora, ns fornecemos uma breve histria dela.

Os primeiros anos (19601980)

A anlise do inventrio do ciclo de vida teve o seu incio na dcada de 1960. Os primeiros estudos para averiguao dos aspectos do ciclo de vida de produtos e materiais focavam em questes como eficincia energtica, consumo de matrias-primas e, em certa medida, descarte de resduos.

Em 1969, por exemplo, a Coca-Cola financiou um estudo para comparar o consumo de recursos e as liberaes no meio ambiente, associados com recipientes de bebidas. Enquanto isso, na Europa, uma abordagem de inventrio semelhante estava sendo desenvolvida, mais tarde conhecido como o EcoBalance (equilbrio ecolgico). Inicialmente, o consumo de energia foi considerado uma prioridade maior do que os resduos e despejos. Devido a isso, havia pouca diferena, naquele momento, entre o desenvolvimento do inventrio e a interpretao dos impactos totais associados. Mas aps a diminuio da crise do petrleo, os problemas de energia diminuram consideravelmente. Embora o interesse na LCA continuasse, as ideias avanaram um pouco mais devagar. No foi at os meados dos anos oitenta e incio dos noventa que uma verdadeira onda de interesse na LCA varreu uma gama muito mais ampla de indstrias, estabelecimentos de design e varejistas, pegando muitos de surpresa. Quando os resduos slidos tornaram-se um problema mundial, em 1988, a tcnica de anlise de inventrio de Crescimento e ciclo de vida novamente surgiu como uma ferramenta para analisar adolescncia os problemas ambientais. A metodologia para a anlise de inventrio (1980-1990) de ciclo de vida foi novamente sendo melhorada. Uma ampla base de consultores e o Instituto de pesquisa na Amrica do Norte e na Europa tm expandido e refinado a metodologia. Apesar de quase trs dcadas de desenvolvimento, a LCA ainda uma ferramenta de jovem. O rpido aumento do interesse em avaliaes do bero sepultura de materiais e produtos do final da dcada de 1980 e incio dos anos 90, permitiu que a Cpula da Terra da ONU em 1992 causasse um aumento significativo das opinies que diziam que as metodologias de avaliao de ciclo de vida estavam entre as mais promissoras novas ferramentas para uma ampla gama de tarefas de gesto ambiental. Ento, onde estamos agora? Embora o ritmo de desenvolvimento esteja mais devagar, a metodologia est comeando a consolidar-se - movendo o campo em direo a uma maturidade muito aguardada.

Maturidade (1990-hoje)

Se voc quiser estudar a histria da LCA profundamente, sugerimos que leia o documento Life Cycle Assessment (LCA) - A guide to approaches, experiences and information sources disponvel no site: http://reports.eea.eu.int/ (palavra-chave: LCA)

2.3 A LCA e a padronizao ISO 14040


Benefcios da padronizao: a anlise de ciclo de vida pode ser feita de inmeras maneiras. Os resultados de diferentes LCAs seriam muito difceis de serem interpretados se cada uma tivesse um formato ou contedos diferentes, e, no seria possvel fazer uma reviso justa para garantir a qualidade. A padronizao uma exigncia para a comparabilidade e compreenso dos resultados entre empresas e pases. Ela tambm ajuda a criar uma nomenclatura comum dos termos centrais. Sem a padronizao, h tambm o risco de uma empresa

no querer mostrar o cenrio real, excluindo as reas menos lisonjeiras para ela em seu estudo. A Organizao Internacional para Padronizao (http://www.iso.ch) uma federao mundial de organismos nacionais de padronizao. A srie ISO 14000 uma padronizao de gesto ambiental foi publicada no incio de 1996. A srie de normas ISO 14040 a parte que descreve a LCA.

2.3.1 Srie ISO 14040


A ISO (International Organization for Standardization ) publicou, recentemente, edies melhoradas de seus padres de avaliao de ciclo de vida (srie ISO 14040) projetado para destacar os problemas ambientais e reas de melhoria na produo e utilizao de produtos. As novas normas facilitaro o processo de avaliao dos impactos que um produto tem sobre o meio ambiente ao longo de toda a sua vida, assim, incentivando o uso eficiente dos recursos e diminuindo perdas. ISO 14040:2006 e ISO 14044:2006: substituem as anteriores (14040:1997 ISO, ISO 14041:1999, 14042:2000 ISO e ISO 14043:2000). As novas edies foram atualizadas para melhorar a legibilidade; os requisitos e o contedo tcnico so os mesmos, apenas erros e inconsistncias foram corrigidos. ISO 14040:2006, gesto ambiental avaliao do ciclo de vida princpios e estrutura: fornece uma viso clara sobre as prticas, aplicaes e limitaes da LCA para uma ampla gama de usurios potenciais e partes interessadas, incluindo aqueles com um conhecimento limitado de avaliao do ciclo de vida. ISO 14044:2006, gesto ambiental avaliao do ciclo de vida requisitos e diretrizes: foi projetado para a preparao, conduo e anlise crtica do inventrio do ciclo de vida. Tambm proporciona orientao sobre a fase de avaliao de impacto da LCA e da interpretao dos seus resultados, bem como sobre a natureza e qualidade dos dados coletados. A estrutura ISO da LCA est organizada em quatro fases: 1. Meta e definio de escopo 2. Anlise de inventrio 3. Avaliao de impacto de ciclo de vida 4. Interpretao de ciclo de vida Os princpios e estruturas gerais esto descritos na norma ISO 14040:2006.

A estrutura mostra as relaes entre as diferentes fases:

A ISO/TS 14048:2002 descreve o formato de documentao de dados.

2.3.2 Meta e definio de escopo


A norma afirma que a meta e o escopo devem ser compatveis com a aplicao pretendida da LCA. A LCA comea com a definio da meta e do escopo, mas como a LCA um processo iterativo, eles podem ser refinados mais tarde no processo. Nesta etapa, voc deve identificar quais os tipos de pergunta que voc deseja responder: Voc compara produtos ou quer relacionar seu produto com um padro (como uma rotulagem ambiental)? Voc est planejando melhorar um produto ambientalmente ou vai criar um completamente novo? Quer respostas a perguntas estratgicas relacionadas a onde sua empresa situa-se no mercado? Voc simplesmente quer obter informaes sobre seu produto? Esse um passo muito importante na realizao de uma LCA.

2.3.3 Anlise de inventrio


Os formulrios de anlise de inventrio so o corao da LCA e iro consumir a maior parte do tempo. Voc precisa descrever o fluxograma de processo, coletar e processar os dados. Fluxograma do processo: um sistema de produo composto por processos de unidade que so conectados com fluxos intermedirios. O processo de

unidade a menor parte de um sistema de produto para o qual os dados so coletados. Exemplos: os processos de produo individual, linhas de produo, sistemas de bero-aporto para componentes, transportes etc.

Colete os dados: as categorias de dados so fluxos de entrada e sada de um sistema de produto ou processo de unidade. Exemplos: recursos, produtos, energia, matriasprimas, emisses, resduos, etc. As categorias facilitam o gerenciamento dos dados coletados. Processe os dados: ISO 14041:1998 tambm trata da anlise de inventrio e descreve como coletar e processar dados. A coleta de dados , geralmente, o recurso que mais consome tempo na LCA. A documentao da coleta de dados vai garantir a qualidade dos resultados e tambm pode dar a capacidade de reutilizao desses dados coletados. O resultado o inventrio de ciclo de vida (LCI), uma lista de todas as entradas e sadas relevantes do sistema estudado.

2.3.4 Avaliao de impacto de ciclo de vida


A norma descreve como examinar o impacto ambiental de um sistema de produto a partir da perspectiva ambiental escolhida. A avaliao de impacto uma ferramenta para relacionar o resultado de uma anlise de inventrio aos problemas ambientais. Geralmente, o processo de inventrio gera uma longa lista de substncias que podem ser difceis de interpretar. Na etapa de avaliao de impacto voc ir converter a longa lista de substncias, obtidas no inventrio, em um perfil ambiental.

2.3.5 Interpretao de ciclo de vida


Na etapa anterior, de inventrio e avaliao de impacto, voc obteve o inventrio e o perfil ambiental. Agora voc tem de reportar e interpretar esses resultados. Na interpretao voc deve estruturar seus resultados (por exemplo, em tabela ou grfico...) de uma forma que ajude a identificar as questes significativas, voc deve avaliar a qualidade dos resultados e, em seguida, obter concluses e recomendaes.

A norma descreve como as concluses da anlise do inventrio e a avaliao de impacto so combinadas, de modo consistente com a meta e o escopo definidos, a fim de chegar a concluses e recomendaes.

3 Como conduzir uma LCA com a eVerdEE


3.1 Introduo
Em primeiro lugar, voc deve definir o que voc quer estudar e por qu. muito importante ter uma ideia clara, caso contrrio a seguinte anlise poder ser complicada... E, s vezes, sem resultado significativo. Comece decidindo o ttulo e, se voc quiser, uma breve descrio do seu projeto. Ento voc far a primeira escolha: QUAL A SUA META? Parece simples, mas extremamente importante. A definio da meta um ponto de partida essencial. Ela determinar as decises que voc tomar ao longo de toda a anlise eVerdEE. Voc deve escolher a partir de diferentes direes para no se perder. As opes predefinidas da definio do estudo podem ajud-lo a escolher uma meta adequada para seu projeto:

Avaliao preliminar do desempenho ambiental do produto Selecione esta opo se voc pretende usar o estudo como contribuio para um relatrio ambiental ou material promocional da empresa

Identificao de oportunidades de melhoria do produto Selecione esta opo se quiser identificar os passos crticos do ciclo de vida do produto e para apoiar a remodelao dele, tendo as consideraes ambientais levadas em conta; ou para identificar as melhorias que podem ser introduzidas no ciclo de vida do seu produto para oferecer suporte a um sistema de gesto ambiental.

Comparao de produtos similares

Selecione esta opo se a sua inteno comparar o seu produto com o de um concorrente, ou com um produto padro que execute funo similar; ou se deseja levar em considerao um material ou aspectos ambientais do componente, ao selecionar um fornecedor.

Ajuda!!! Durante todo o estudo, existem links para o sistema de ajuda online de cada tela da anlise:

Um link para uma descrio sobre o que voc tem que fazer a partir de um ponto de vista processual (ex.: defina a meta do seu estudo). Esses links no lidam com a explicao de termos metodolgicos. Um link para uma descrio que o ajudar a entender o que tem de ser feito partir de um ponto de vista metodolgico. Esses links contm: o uma explicao relacionada com o ato processual; o uma descrio de o que voc tem que considerar e o que voc tem que coletar; o alguns exemplos de estudos de caso;

Links para descries de termos bsicos e conceitos do procedimento eVerdEE. Antes de comear a conhecer eVerdEE, necessrio entender alguns conceitos bsicos da avaliao ambiental com a abordagem de ciclo de vida. Seu produto tem caractersticas diferentes: ele tem uma massa, um volume, uma superfcie, um tempo de vida, etc. Todas essas caractersticas juntas resultam na funo do produto. Voc precisa definir uma unidade dessa funo: a unidade funcional. Alguns exemplos ajudam a compreender melhor o conceito anterior: Vamos considerar uma garrafa de bebida, feita de PET: ela tem uma massa, um volume, uma durabilidade e outras caractersticas tcnicas, para garantir de que a bebida (como gua mineral) esteja seguramente contida nela, e que possa ser distribuda, vendida e consumida por pessoas, que, por exemplo, vivam na Itlia. Essa sua funo. Ns poderamos escolher como unidade funcional, a funo que garantida por: uma garrafa PET 6 garrafas (embaladas juntas) todas as garrafas de PET produzidas por um fabricante especfico (como uma fbrica italiana) em um ano O nmero de garrafas necessrias por pessoa por ano, baseado no consumo anual mdio de gua mineral na Itlia. Aps definir a unidade funcional, voc ter de determinar a quantidade de produto necessrio para cumprir essa funo. O resultado dessa quantificao o fluxo de referncia. Por exemplo: Se escolhermos a funo de uma garrafa PET, o fluxo de referncia ser a massa de uma garrafa PET somada massa relacionada de embalagens PE secundrias. Se analisarmos 6 garrafas, o fluxo de referncia ser 6 vezes maior. Um fabricante italiano produz milhares e milhares de garrafas por ano: o fluxo de referncia ser a massa de todas essas garrafas e materiais de embalagem.

Se a unidade funcional refere-se ao consumo de gua mineral por ano por pessoa na Itlia (cerca de 170 litros), o fluxo de referncia de 115 garrafas PET contendo 1,5 litros de gua (incluindo embalagens secundrias). O objetivo principal de uma unidade funcional fornecer um fluxo de referncia para que todos os dados coletados na fase de inventrio sejam relacionados. Isso significa que todos os dados usados para realizar um estudo devem ser calculados para representar esse fluxo, e todos os resultados sero relacionados a ele. Ao comparar produtos, a definio da unidade funcional (e do fluxo de referncia) particularmente importante: se quisermos comparar uma garrafa PET a uma de vidro, a melhor unidade funcional poderia estar relacionada ao consumo anual por pessoa de gua mineral em Itlia. Neste caso, o fluxo de referncia de 172 garrafas de vidro contendo 1 litro de gua cada (incluindo embalagens secundrias). Agora que voc tem as suas metas, sua unidade funcional e o fluxo de referncia, necessrio definir os limites do seu sistema. Na definio dos limites do sistema, voc deve selecionar quais processos/operaes (ex.: fabricao de materiais, transporte, produo de energia etc.) e fluxos (emisses, resduos etc.) que sero levados em conta no estudo. O procedimento de inventrio abrange quatro fases principais:

Na definio de estudo voc deve escolher uma das trs opes que iro definir os limites do sistema Essa escolha adequada para o estudo de um componente usado em um produto ou em um estudo de um produto at o porto da fbrica. Exemplo: O produtor de tampas de garrafa (plsticas ou metlicas) quer investigar o produto at a sada do porto da fbrica

1. do o bero ao produto acabado: fases de pr-manufatura e manufatura includas.

2. do bero ao mercado: fase de prmanufatura, manufatura, embalagem e distribuio includas.

Como a opo do bero at o produto acabado, esta escolha adequada para o estudo de um componente usado em um produto ou o estudo de um produto at o porto da fbrica, mas aqui a embalagem e entrega (do fornecedor ao cliente) tambm so levadas em conta. Exemplo: O produtor de tampas de garrafa (plsticas ou metlicas) quer investigar o produto, incluindo os impactos relativos sua escolha de materiais de embalagem e transporte para o cliente.

3. do bero sepultura: todos o ciclo de vida includo: pr-manufatura, manufatura, embalagem e distribuio, uso e fim da vida.

Exemplo: Esta opo adequada para o estudo de garrafas PET, da extrao de matrias-primas at o fim da vida (com recuperao ou no) do produto.

3.2 Inventrio
Aps a definio de estudo, voc pode iniciar o inventrio. O inventrio lista todas as entradas e sadas dentro do limite de sistema escolhido para o estudo. Ele pode ser dividido em entradas e sadas para cada uma das etapas do ciclo de vida, tais como a de manufatura. Isso significa descrever em detalhes todas as fases do ciclo de vida includas no estudo. Escrever o inventrio a parte mais demorada de uma LCA, pois h vrias informaes que precisam ser encontradas. Exemplos: vrias etapas de inventrio (por exemplo, consumo de material, consumo de energia, emisses atmosfricas na fase de manufatura do ciclo de vida); muitos itens de inventrio por etapas (por exemplo, consumo de eletricidade e consumo de energia trmica na fase de inventrio consumo de energia na fase de manufatura do ciclo de vida).

O software ir gui-lo passo a passo atravs do procedimento de ciclo de vida. Antes de comear, voc dever ter as seguintes informaes em mos: escolher um item do banco de dados correspondente ao item de inventrio; coletar dados quantitativos sobre consumo e emisses: ateno especial, pois todos os dados inseridos para o procedimento devem ser calculados para representar o fluxo de referncia; avaliar a qualidade dos dados fornecidos

O sistema de produto cheio de diferentes tipos de materiais (metais, plsticos, produtos qumicos etc.), fontes de energia (eletricidade, combustveis etc.), processos de transporte (trens, caminhes, etc.), emisses orgnicas e inorgnicas atmosfricas e hdricas, e resduos. Durante o inventrio, voc tem que procurar e escolher esses itens no banco de dados eVerdEE. O banco de dados contm muitos itens, ento voc tem uma boa chance de encontrar o que voc precisa. No mandatrio conhecer esse banco de dados detalhadamente, j que a eVerdEE indicar as partes mais adequadas ao seu produto nas diferentes etapas do inventrio. Mas uma breve descrio do banco de dados pode ajud-lo a entender o significado de toda anlise e dos resultados: O banco de dados uma matriz. Cada linha est relacionada a um item: um material, uma fonte de energia, um processo de transporte, uma substncia qumica etc.

As clulas contm indicadores quantitativos, que descrevem o impacto ambiental associado com a produo de materiais, fontes de energia ou processos de transporte, etc. ou pela emisso atmosfrica ou hdrica das substncias. Ento tenha em mente que quando um item do banco de dados selecionado, o impacto ambiental associado aos processos industriais ou substncias qumicas selecionados considerado.

(Nota: os valores dos indicadores do exemplo de banco de dados no so reais) Esta parte ser examinada mais detalhadamente na seo de inventrio. Durante o inventrio, h outra tarefa: documentar a qualidade dos dados: O que voc encontra no banco de dados (um material, uma fonte de energia, etc.) pode no ser totalmente adequado a sua realidade. Ser preciso documentar se encontrou o item verdadeiro ou similar. Os dados quantitativos de seu inventrio podem basear-se em estimativas, clculos e medidas diretas. Voc precisar documentar se eles so precisos ou imprecisos. Em algumas etapas do inventrio ser necessrio documentar se voc foi capaz de descrever a fase do ciclo de vida completa, ou se os dados esto incompletos. O sistema de ajuda online pode ser um apoio bastante til durante a documentao da qualidade dos dados. Vocs, praticantes da LCA, so os contadores do meio ambiente... Prof. Luigi Bruzzi, Universidade de Bolonha O objetivo principal da seo Inventrio oferecer uma descrio tcnica detalhada da anlise de inventrio dentro da ferramenta eVerdEE. A seo descreve:

o banco de dados do eVerdEE: sua estrutura, o sistema de documentao e o contedo correspondente aos itens de inventrio; a estrutura de todo o processo de inventrio; as unidades utilizveis durante o inventrio; alguns pontos crticos do inventrio: clculo de fluxo de referncia, alocao e problemas de reutilizao; a documentao da qualidade dos dados; o sistema de ajuda online da ferramenta.

Esta seo pretende dar uma introduo geral do inventrio eVerdEE; para ter um apoio especfico e alguns exemplos prticos durante um estudo, altamente recomendvel consultar o sistema de ajuda online, disponvel como um link na tela. O inventrio lista todas as entradas e sadas dentro do limite do sistema escolhido para o estudo. Ele pode ser dividido em entradas e sadas para cada uma das etapas do ciclo de vida, tais como a manufatura. Isso significa que voc ter que descrever detalhadamente todas as fases do ciclo de vida includas no estudo. A eVerdEE ir gui-lo passo a passo ao longo do procedimento de ciclo de vida. O software ir gui-lo passo a passo atravs do procedimento de ciclo de vida. Antes de comear, voc dever ter as seguintes informaes em mos: escolher um item do banco de dados correspondente ao item de inventrio; coletar dados quantitativos sobre consumo e emisses: ateno especial, pois todos os dados inseridos para o procedimento devem ser calculados para representar o fluxo de referncia; avaliar a qualidade dos dados fornecidos.

3.3 Banco de dados


Durante todo o processo de inventrio, voc deve escolher os itens do banco de dados. importante compreender sua estrutura e contedo para garantir o uso correto e eficiente. Os seguintes tipos de item esto disponveis no banco de dados: Materiais e produtos semiacabados: Processos de produo de materiais e produtos semiacabados so classificados em categorias que incluem produtos qumicos, materiais de construo, metais ferrosos, metais no ferrosos, alimentos e bebidas, vidro e cermica, papel e papelo, plsticos e polmeros, txteis e madeira. Tambm se classificam aqui os recursos naturais (gua e minerais). Materiais individuais classificam-se em subcategorias dentro de cada categoria, por exemplo, materiais no ferrosos so subclassificados em ligas, alumnio, cromo, cobre, chumbo, mangans etc. No inventrio, voc deve definir a categoria e subcategoria do produto e, em seguida, escolher o item em si.

Componentes: Os processos de produo e montagem de componentes so classificados em categorias, incluindo componentes de construo, eletrodomsticos, equipamentos eltricos e eletrnicos, fixadores, revestimentos de piso, moblia, maanetas, fechaduras e dobradias, maquinrio, partes mecnicas, torneiras e vlvulas. Componentes individuais so classificados em subcategorias dentro de cada categoria, por exemplo, a moblia subclassificada em moblia de cozinha, cadeiras e mesas de escritrio, quarto domstico etc. No inventrio, voc deve definir a categoria e subcategoria do produto e, em seguida, escolher o item em si.

Processos de fabricao: Os processos de fabricao so classificados em categorias, fundio e juno, usinagem ou corte, tratamento de superfcie, tratamento trmico e outros. Processos individuais classificam-se em subcategorias dentro de cada categoria, por exemplo, os tratamentos de superfcie so subclassificados em revestimento, gua-forte, polimento e outros. No inventrio, voc deve definir categoria e subcategoria do produto e, em seguida, escolha o item em si. Materiais de embalagem: Os processos de produo dos materiais de embalagem so classificados em categorias, que incluem vidro, metais, papel e papelo, plsticos e polmeros e madeira. No inventrio, voc deve definir a categoria e, em seguida, escolher o item em si. Energia: Processos de produo de vrios tipos de energia so classificados em categorias, incluindo biomassa, eletricidade, combustveis fsseis, vapor. No inventrio, voc deve definir a categoria e, em seguida, escolher o item em si. Transportes: Os processos de transporte so classificados em categorias, que incluem carros, avies, embarcaes de navegao interior e martimas, trens e caminhes. No inventrio, voc deve definir a categoria e, em seguida, escolher o item em si. Emisses atmosfricas: As substncias emitidas no meio ambiente (dixido de carbono, metano, dixido de enxofre etc.) no so classificadas em categorias. No inventrio, voc deve escolher o item de uma lista nica. Emisses hdricas:

As substncias emitidas no meio ambiente (amnia, fosfato, etc.) e as medies analticas (como BOD, COD etc.) no tm qualquer classificao. No inventrio, voc deve escolher o item de uma lista nica. O banco de dados inclui itens como materiais e produtos semiacabados, componentes, processos de fabricao, materiais de embalagem, energia, transportes, emisses atmosfricas e emisses hdricas. Durante o inventrio, voc pode escolher o item mais adequado atravs da seleo de: uma categoria; uma subcategoria (somente se voc est procura de um material, produto semiacabado, componente ou processo de fabricao); o item individual.

As excees so emisses atmosfricas e hdricas, estas no so classificadas e podem ser selecionados diretamente sem uma definio de categoria ou subcategoria.

A pesquisa e a seleo do item mais apropriado do banco de dados so facilitadas pela documentao adicional disponvel para cada item: Sinnimos: registram quaisquer outros nomes por que o item (por exemplo, um material, uma substncia) conhecido. Descrio tcnica: uma breve descrio do processo a que o item se refere. Informaes gerais: fornece informaes sobre como usar o item, recomendaes sobre a sua aplicabilidade, limitaes conhecidas etc. Isso til para alertar o usurio sobre certos aspectos do item que devem ser considerados antes de us-lo em um estudo eVerdEE. Declarao de qualidade de dados: fornece informaes que podem indicar pontos fortes e/ou deficincias na qualidade dos dados ou dificuldades de interpretao ou utilizao dos dados.

A documentao adicional muito til para localizar e selecionar os itens de banco de dados mais adequados. Sua consulta tambm ajuda a compreender mais claramente o que significa um item e que aspectos podem ser includos e excludos pela sua seleo.

3.4 O processo de inventrio


Na fase de pr-manufatura, voc tem que inserir dados sobre os materiais e produtos semiacabados consumidos na produo de seu produto e/ou componentes de que ele composto. (Produtos semiacabados so aqueles que passaram por algum processamento, mas que necessitam de outros antes de estarem prontos para uso. Componentes so produtos de um nico ou mltiplos materiais que no precisam de processamento adicional antes de serem montados no produto final):

Em primeiro lugar, voc tem a possibilidade de selecionar materiais e produtos semiacabados no banco de dados e definir sua quantidade. Na prxima etapa voc pode procurar por componentes presentes no banco de dados e definir sua quantidade. possvel que voc no consiga localizar um componente que voc precise no banco de dados. Neste caso, a ferramenta oferece a seguinte soluo: voc pode criar um novo componente, definindo todos os materiais e/ou produtos semiacabados (selecionado do banco de dados e quantificado) que constituem o seu componente.

Para cada material, produto semiacabado e componente, que voc pode definir e estabelecer um nome, que aparecer na fase de interpretao e facilitar o entendimento dos resultados. Pela definio de materiais, produtos semiacabados e componentes cujos processos de produo so includos na anlise. Alm disso, voc tambm pode inserir dados sobre a embalagem e o transporte do fornecedor para a planta de manufatura do produto: Selecione os materiais de embalagem no banco de dados para cada material/produto semiacabado/componente e defina suas quantidades. (Lembre-se de que voc s pode selecionar dois materiais de embalagem para o acondicionamento de um material/produto semiacabado/componente); Selecione os processos de transporte do banco de dados para cada material, produto semiacabado e componente e defina as distncias. (Lembre-se que voc s pode selecionar dois processos de transporte para o transporte de um material/produto semiacabado/componente). Na fase de pr-manufatura do procedimento de inventrio voc tem que coletar e inserir dados sobre os materiais, produtos semiacabados e componentes que entram na planta de manufatura e compem o seu produto: eles tm que ser selecionados diretamente do banco de dados ou um novo componente pode ser criado pela definio de seus materiais; Seus materiais de embalagem e transporte para a fbrica podem ser definidos pela seleo dos itens apropriados do banco de dados. Na fase de pr-manufatura voc j definiu todos os materiais, produtos semiacabados e componentes que compem o produto na planta de manufatura.

Agora, na fase de manufatura, voc tem que coletar dados sobre outros consumos, emisses e processos adicionais que so necessrios para fabricar o produto final. A embalagem do produto ainda no includa.

Em primeiro lugar voc tem definir todos os materiais consumidos na planta de manufatura que no fazem parte do produto final, mas so essenciais para o processo de produo. Esses materiais auxiliares podem incluir lubrificantes, solventes para remoo de graxa, limpeza de roupas etc. Voc pode selecion-los do banco de dados e definir suas quantidades. Os materiais de embalagem e processos de transporte desses materiais auxiliares tambm podem ser selecionados do banco de dados. Voc pode selecionar os diferentes tipos de energia utilizados para a manufatura do produto (eletricidade, vapor, combustveis etc.) e definir suas quantidades. As emisses atmosfricas e hdricas podem ser sadas das plantas de fabricao. Elas podem ser selecionadas no banco de dados. Lembre-se de que elas devem sempre estar correlacionadas a sua concentrao e ao volume de ar emitido ou guas residuais descarregadas! O inventrio de resduos (slidos ou lquidos) produzido na planta de manufatura requer uma classificao de acordo com o Catlogo Europeu de Resduos (DIR 2000/532/CE): perigosos e no perigosos. Para ambas as categorias, voc deve indicar se os resduos so recuperados (por exemplo, tratados em reciclagem ou recuperao energtica), ou so enviados para descarte. Note que os tipos de resduos no devem ser selecionados no banco de dados! Voc s precisa quantificar os seguintes quatro tipos de escoamento dos resduos da fbrica:

resduos perigosos destinados recuperao; resduos perigosos destinados ao descarte; resduos no perigosos destinados recuperao; resduos no perigosos destinados ao descarte. Se qualquer estgio da produo de seu produto for externo planta de manufatura e ao produto, ou se partes dele devem ser movidas de um local para outro, voc deve levar isso em conta nesta etapa do inventrio: Voc deve informar os dados sobre os processos de transporte (selecionados do banco de dados) quantificando distncias percorridas e peso movido. Voc j acrescentou dados sobre materiais, consumos de energia, emisses de todos os processos que ocorrem dentro de sua planta de manufatura. Na ltima etapa do inventrio da fase de manufatura, voc tem a oportunidade de incluir tambm os processos que voc no sabe em detalhes porque eles ocorrem fora da planta. Selecione os processos de fabricao a partir do banco de dados e quantifique-os. Se a embalagem for necessria, selecione os materiais de embalagem correspondentes e defina suas quantidades. Na fase de produo do processo de inventrio voc deve coletar dados sobre: a planta de manufatura, incluindo o consumo de materiais auxiliares e energia, emisses atmosfricas e hdricas, e produo de resduos; processos fora da planta de manufatura, incluindo o transporte necessrio e outros processos de fabricao.

A embalagem do produto final necessria para garantir a sua conteno, proteo, manuseio, entrega e apresentao das mercadorias para a sua distribuio a varejistas e consumidores finais. Essa a razo por que estes dois aspectos - embalagem e distribuio - esto correlacionados dentro de uma nica fase de ciclo de vida.

Em primeiro lugar voc precisa selecionar no banco de dados todos os materiais de embalagem utilizados para a distribuio do produto e definir a quantidade

deles. Voc tambm tem a possibilidade de descrever o transporte desses materiais de embalagem dos fornecedores planta de embalagens (provavelmente dentro da planta de manufatura): selecione os processos de transporte no banco de dados e defina as distncias. Os materiais de embalagem so removidos do produto quando ele chega ao seu destino intermedirio e/ou final (varejistas e consumidores finais). Esses materiais de embalagem podem ser reutilizados ou tornam-se resduos destinados para o processo de descarte ou recuperao (por exemplo, reciclagem ou recuperao de energia). De modo similar classificao de resduos em fase de manufatura, voc tem que classificar e quantificar os resduos derivados de materiais de embalagem (como: 1. resduos perigosos destinados recuperao; 2. resduos perigosos destinados ao descarte; 3. resduos no perigosos destinados recuperao; 4. resduos no perigosos destinados ao descarte). O transporte para a distribuio do produto pode ser descrito pela seleo dos processos de transporte do banco de dados, quantificando o peso movido e as distncias percorridas. A distribuio do produto s vezes requer consumo de energia, para refrigerao ou transporte (com energia eltrica) do produto. Selecione essas fontes de energia do banco de dados e quantifique-as. (No defina o consumo de combustvel para os processos de transporte porque eles foram considerados pela seleo de processos de transporte na etapa anterior do inventrio). O produto final deve ser embalado e distribudo para uso. Os seguintes aspectos devem ser considerados: consumo de embalagens, incluindo o transporte para os fornecedores; fim da vida til desses materiais de embalagem, ou seja: eliminao e/ou recuperao; processo de transporte para a distribuio do produto; outras fontes de energia consumidas durante a distribuio.

Depois de chegar ao destino final e ser desembalado, o produto vai ser utilizado e/ou consumido durante sua vida til. Aps o uso, o produto atinge o seu fim de vida, chegando ao ponto de recuperao ou descarte. As seguintes etapas de inventrio devem ser descritas como a fase de utilizao do produto:

Todos os materiais e produtos semiacabados consumidos durante a fase de utilizao devem ser selecionados do banco de dados e quantificados. Qualquer material de embalagem deve ser selecionado e quantificado, tambm. A ferramenta lista automaticamente todos os componentes do produto selecionado e/ou criado na fase de pr-manufatura. Voc pode selecionar outros componentes do banco de dados ou criar novos componentes. Em seguida, voc deve quantificar o consumo de cada componente durante a utilizao do produto, por exemplo, para reparo e manuteno. Qualquer material de embalagem e o transporte para o local de utilizao do produto tambm devem ser selecionados e quantificados. Diferentes tipos de energia podem ser consumidos durante a utilizao de um produto: podem ser selecionadas do banco de dados e quantificadas. As Emisses atmosfricas e hdricas podem ser fluxos de sada da utilizao do produto e podem ser selecionadas do banco de dados. Lembre-se que elas devem sempre ser correlacionadas com a sua concentrao e o fluxo de volume de resduos gasosos e hdricos. O inventrio de resduos (slidos ou lquidos) produzido na fase de utilizao requer a mesma classificao e quantificao da fase de manufatura (1. resduos perigosos destinados recuperao; 2. resduos perigosos destinados ao descarte; 3. resduos no perigosos destinados recuperao; 4. resduos no perigosos destinados ao descarte). Os processos de transporte podem ser necessrios durante a fase de utilizao: eles podem ser descritos atravs da seleo do processo de transporte no banco de dados, e da quantificao do peso transportado e as distncias. A anlise do fim de vida muito simplificada dentro da ferramenta eVerdEE. Voc deve quantificar os resduos decorrentes do fim de vida do seu produto. Os resduos devem ser classificados e quantificados de acordo com a abordagem descrita anteriormente:

resduos destinados recuperao; resduos destinados ao descarte; resduos destinados recuperao; resduos no perigosos destinados ao descarte.

A utilizao de um produto durante seu ciclo de vida exige que os seguintes aspectos sejam considerados: consumo de materiais, produtos semiacabados, componentes e energia; emisses atmosfricas e hdricas, e produo de resduos; processos de transporte. O fim de vida dos produtos tratado pela eVerdEE de um modo simplificado: os resduos derivados do produto devem ser classificados e quantificados. Durante o procedimento de inventrio, os valores quantitativos devem estar relacionados s unidades de medida. Para cada item de inventrio possvel selecionar de uma lista de unidades que facilitam o uso das mais apropriadas Os materiais e produtos semiacabados podem ser quantificados como massa (mg, g, kg, ton) ou volume (litro, m3). Os componentes podem ser quantificados como massa (mg, g, kg, t). Os materiais de embalagem podem ser quantificados como massa (mg, g, kg, t). Os processos de manufatura podem referir-se a massa (mg, g, kg, t), volume (litros, m3), superfcie (cm2, m2) ou partes do produto tratado. A energia pode ser definida como a massa (mg, g, kg, t) ou volume (litros, m3) de combustvel consumido, ou diretamente em MJ, kWh, kcal. Os processos de transporte so definidos pela massa do produto transportado (mg, g, kg, t) e a distncia expressa em km. As emisses atmosfricas e hdricas so definidas pela concentrao da emisso (mg/l, ppb, mg/l, ppm, g/l, ppt, kg/m3) e o volume de emisses gasosas e guas residuais, expresso em m3. Os resduos podem ser quantificados como massa (mg, g, kg, t). Aps a seleo de um item de banco de dados, a ferramenta automaticamente torna disponvel todas as unidades que podem ser usadas para o valor quantitativo. Sua tarefa selecionar a unidade mais apropriada que satisfaa seu caso.

3.3 Interpretao
Quando o inventrio estiver pronto, a eVerdEE calcula os resultados e diferentes oferece possibilidades de interpretao. Em primeiro lugar, ela calcula a soma dos valores do diferentes (lembre-se do banco de dados) multiplicados pelos dados quantitativos importados. Ento, so apresentados em uma matriz. Clicando nas clulas da matriz possvel ir para os sub-nveis do sistema da matriz e compreender as contribuies que dados individuais fazem nos valores totais.

Desta forma, possvel determinar quais itens do inventrio so mais significativos em relao ao indicador ambiental analisado. O grfico alvo (target-plot) permite comparaes entre projetos de diferentes produtos e mostra se houve melhoria do produto. O grfico (plot) construdo usando os 12 indicadores ambientais da matriz ao redor da circunferncia de um ciclo. Um produto melhor se ele tiver mais pontos em direo ao centro do ciclo. A documentao de dados de inventrio pode ser avaliada para que voc tenha uma viso geral da integralidade do estudo e da qualidade dos dados (adequao e preciso) com impacto ambiental significativo.

3.4 Dificuldades e solues


Durante o inventrio, calcule todos os valores quantitativos para representar o fluxo de referncia. No coisa fcil e requer alguns clculos manuais. Devido a grande variabilidade relativa disponibilidade de dados brutos, impossvel definir regras gerais sobre como fazer estes clculos. (E essa a razo por que a ferramenta no pode fazlos automaticamente). Para ser capaz de fazer estes clculos extremamente importante entender muito bem o que so a unidade funcional e o fluxo de referncia de seu estudo. O sistema de ajuda online (descrito posteriormente) pode ser muito til, pois descreve exemplos prticos deste clculo para vrias etapas do inventrio. Alguns erros tpicos podem ser evitados durante esses clculos, levando os seguintes aspectos em considerao:

Na fase de utilizao, voc deve calcular a quantidade de materiais, produtos semiacabados, componentes, energia, resduos e o volume de emisses gasosas e hdricas, tendo em conta a vida til do produto definido na unidade funcional. H alguns dados que no precisam ser calculados para representar o fluxo de referncia:

Ao criar um novo componente na fase de pr-manufatura, selecione seus materiais e produtos semiacabados e calcule sua quantidade para uma pea do componente. (Somente o nmero de componentes deve ser calculado para o fluxo de referncia). Concentraes de emisses atmosfricas e hdricas descrevem pontos de emisso nas fases de manufatura e de utilizao. (Somente o volume de emisses gasosas e residuais hdricas deve ser calculado para o fluxo de referncia). Distncias de processos de transporte no so influenciadas pelo fluxo de referncia.

Se um processo de ciclo de vida produz mais coprodutos, voc precisar atribuir a proporo correta de entradas de processo e emisses para o produto em estudo. Esse procedimento chamado de alocao:

A alocao pode ser evitada descrevendo-se o processo de produo mais detalhadamente, especificando-se as somente as entradas e emisses especficas relevantes ou irrelevantes ao produto em estudo. Quando a alocao no puder ser evitada, as entradas ao sistema e as emisses oriundas dele devem ser particionadas entre seus diferentes coprodutos. O critrio mais comum consiste na alocao na base de massa, particionando entradas e emisses nas bases de massas dos coprodutos. Lembre-se de que a alocao introduz uma incerteza adicional e, sempre que possvel, deve ser evitada. Normalmente voc ter problemas de alocao na fase de manufatura, se ela tiver mais coprodutos e dados separados de entradas e emisses no disponveis. Em outras fases de ciclo de vida, a coleta de dados especficos sobre o produto geralmente mais fcil. Utilize o sistema de ajuda online que mostra exemplos sobre como resolver problemas de alocao para muitas etapas de inventrio. Pode ocorrer a reutilizao de materiais de resduos (na manufatura e nas fases de utilizao) e/ou peas do produto na fase de final de vida. A eVerdEE no tem nenhuma funo especfica para lidar com a reutilizao. Sem qualquer seleo de itens do banco de dados e quantificao, a reutilizao considerada como uma operao com zero de impacto ambiental. Vamos imaginar um inventrio perfeito: voc encontrou todos os itens necessrios no banco de dados; voc foi capaz de mensurar e calcular valores quantitativos exatos, logo seu inventrio est preenchido completamente. Infelizmente, esse cenrio mais um sonho que a realidade:

O banco de dados eVerdEE contm um nmero enorme de itens para diversos setores industriais, mas impossvel ter um banco de dados universal com indicadores ambientais de ponta no atual inventrio de ciclo de vida. Talvez no seja possvel encontrar um item totalmente adequado para o que voc precisa. A coleta de dados quantitativos exatos requer recursos considerveis em termos de tempo e custo. Por causa desses obstculos, voc pode ter de fazer estimativas ou clculos tericos que representam sua realidade. s vezes, a falta de itens de banco de dados adequados ou dados quantitativos pode impossibilitar o preenchimento de uma etapa de inventrio inteira, o que ter impacto sobre a integralidade do estudo.

Esses problemas so especficos para cada item de inventrio e podem ser resolvidos de maneiras diferentes. A ferramenta de eVerdEE oferece um sistema de documentao muito simplificado: ela garante que a qualidade dos dados pode ser controlada na fase de interpretao dos resultados e uma viso geral da integralidade de estudo pode ser verificada. Adequao: Cada item selecionado do banco de dados pode ser documentado como real ou similar. Sua deciso depende do objetivo de seu estudo e a representatividade do item selecionado. A documentao dos itens de banco de dados selecionados pode ajudar muito a entender quo prxima ela est de sua realidade.

Preciso: Cada dado quantitativo em seu inventrio deve constar como preciso ou impreciso. sua tarefa de avaliar a preciso dos dados obtidos por medies diretas (atualizadas ou no), clculos ou estimativas. Integralidade: Em determinados pontos durante o inventrio (geralmente aps cada etapa de inventrio) voc ser solicitado a documentar se sua coleta de dados foi completa ou incompleta. Como voc pode ver, a documentao da qualidade dos dados geralmente um processo bastante subjetivo e depende da meta do seu estudo. No obrigatria a utilizao desse sistema de documentao: a no documentao definida como padro. De qualquer forma, ela recomendada se voc quiser ter um estudo bem completo, transparente e reprodutvel. Em cada etapa de inventrio, voc tem a possibilidade de fazer anotaes. Elas sero salvas e podem ser consultadas durante a interpretao final dos resultados. Essa funo pode ser usada para anotaes provisrias, para lembr-lo de certos dados ausentes ou trabalho ainda por fazer, ou para a documentao final em matria de qualidade de dados (por exemplo, a descrio de clculos ou estimativas). J mencionamos o sistema de ajuda online, onde voc pode encontrar exemplos prticos de como resolver problemas, tais como clculos para o fluxo de referncia ou alocao. Mas o sistema de ajuda online oferece muito mais: Antes de iniciar seu estudo voc pode baixar: Uma tabela onde todos os dados a serem recolhidos esto resumidos. O principal objetivo desse documento dar uma viso geral dos requisitos de dados da anlise eVerdEE. Uma lista completa dos itens presentes no banco de dados eVerdEE. Serve para dar uma viso geral do contedo do banco de dados e facilitar a busca e a seleo dos itens mais adequados durante o procedimento de inventrio.

Durante todo o estudo - estudo de definio, inventrio e interpretao - existem links para o sistema de ajuda online em cada tela de anlise: Um link para uma descrio sobre o que voc tem que fazer de um ponto de vista processual (tais como Definir o fluxo de referncia e escrever suas anotaes, Escolher o tipo de estudo, selecionar os materiais a partir de banco de dados, Selecionar o grau de adequao dos dados escolhidos Selecionar o grau de preciso dos dados quantitativos). Esses links no lidam com a explicao de termos metodolgicos. Um link para uma descrio que ajuda a entender o que precisa ser feito a partir de um ponto de vista metodolgico. Esses links contm: uma explicao da etapa processual relacionada; uma descrio de o que voc tem que considerar e o que voc tem que coletar; alguns exemplos de estudos de caso; links para descries de termos bsicos e conceitos do procedimento eVerdEE.

O inventrio eVerdEE foi simplificado na medida do possvel, no caso de uma ferramenta que lida com temas complexos como a anlise ambiental com a abordagem de ciclo de vida e geralmente aplicvel para cada tipo de produto. H alguns aspectos que requerem de voc um trabalho mais exigente como: clculos de dados quantitativos para o fluxo de referncia, evitar ou lidar com problemas de alocao, documentao da qualidade dos dados. importante estar ciente dessas dificuldades e prestar mais ateno s suas solues. O sistema de ajuda online - disponvel a partir de cada tela do procedimento eVerdEE ir apoi-lo nessa tarefa.

3.5 Operaes com inventrio


Depois de definir um novo estudo, o procedimento de inventrio deve ser seguido passo a passo, e impossvel ignorar qualquer etapa dele (se voc no tem dados para uma etapa de inventrio, s ser possvel pul-la depois de documentar sua incompletude). Por outro lado, o estudo e seu inventrio podem ser suspensos e, em seguida, retomados, copiados, modificados, exportados e importados; muitas operaes so possveis para ajudar o seu trabalho. Retomar e concluir um estudo Geralmente no vivel concluir todo o procedimento de inventrio sem qualquer interrupo. Por essa razo, possvel suspender um estudo em qualquer etapa do inventrio e retom-lo mais tarde, quando for possvel continu-lo. Ao abrir seu estudo voc ter automaticamente levado para a etapa de inventrio onde voc havia parado.

Fazer uma cpia - criar uma variante O objetivo do seu estudo pode ser a anlise das diferentes oportunidades de melhoria de um produto em comparao com produtos similares. Para atingir essas metas, voc deve ser capaz de criar e comparar mais cenrios de inventrio. Geralmente, esses cenrios so bastante semelhantes e voc ter que coletar dados diferentes em apenas algumas etapas de inventrio. No faria sentido iniciar um novo estudo e redefinir as mesmas etapas de inventrio. Para evitar esse trabalho, possvel copiar o inventrio concludo, efetuando as alteraes e criando um novo cenrio. As seguintes operaes devem ser feitas:

o Pedir a criao de uma nova variante e selecionar o estudo de referncia concludo, o A meta, a unidade funcional e os limites do sistema no so alterveis, eles permanecem iguais, conforme definido no estudo de referncia. Isso garante a comparabilidade dos dois estudos. Voc deve apenas definir um ttulo, um breve resumo e um fluxo de referncia da nova variante. o Voc pode entrar no processo de inventrio e segui-lo passo a passo. Aqui voc encontrar todos os dados definidos no estudo de referncia e modific-los se necessrio. o Uma variante pode tambm ser suspensa e retomada. Modificar um estudo ou uma variante

Quando voc j tiver concludo o seu estudo de referncia e suas variantes voc ainda pode modific-los. As prximas operaes devem ser seguidas: o Pea a modificao de um estudo de referncia ou de uma variante e selecioneo(a). o Uma tabela aparecer, listando a definio de estudo e todas as etapas de inventrio. Atravs dessa tabela, voc pode ir diretamente etapa processual onde deseja fazer suas modificaes. o Tenha na mente que se voc for definio de estudo de um estudo de referncia e modific-la, quaisquer definies de estudo de suas variantes sero modificadas automaticamente, tambm. (Exceto se os dados originais na variante j tivessem sido alterados). o Quando voc for a um passo de inventrio, as seguintes operaes so possveis: se nenhum dado foi definido na etapa de inventrio voc pode faz-lo, os dados existentes (itens de banco de dados e valores quantitativos) podem ser modificados, mais dados podem ser adicionados, os dados existentes podem ser excludos.

Preste muita ateno quando modificar os dados de inventrio de um estudo completo ou variante. recomendvel consultar o sistema de ajuda online que lhe dar as informaes exatas sobre como proceder e evitar erros. Exportao e importao de um estudo ou uma variante possvel exportar e importar um estudo (o inventrio e a definio de estudo) atravs de um formato de arquivo xml. Essa funo facilita a informao e intercmbio de dados entre os usurios eVerdEE. Existem vrias operaes que auxiliam o seu trabalho dirio com a ferramenta de eVerdEE: voc pode suspender, retomar, modificar e exportar/importar seu estudo. Se voc deseja criar e analisar cenrios de inventrio similares, voc pode fazer cpias de seu estudo e modificar essas variantes

3.6 Exerccios

A. O fluxo de referncia de seu estudo de 1 m3 de madeira do painel. A produo anual de painel de madeira na planta de 400.000 m3 por ano. O consumo de adesivo 35.000 toneladas/ano. Na fase de pr-manufatura, voc tem que definir a quantidade do item selecionado do banco de dados adesivo de ureiaformaldedo. B. Seu produto uma mesa de escritrio com 4 pernas de ao. O fluxo de referncia definido como um escritrio com 3 mesas, 3 cadeiras e 1 armrio. Voc deve encontrar o item de banco de dados correto para a definio de mesa com ps de ao. Que nmero dever ser inserido?

Sua empresa produz uma mdia de 10.000 rdios por ano e o fluxo de referncia para seu estudo um rdio. Cada rdio contm uma placa de circuito impresso. A fbrica usa 20 litros de fluxo de solda por ano para o processo de montagem de placa de circuito impresso. Na eVerdEE, quanto fluxo deve voc alocar para a produo de um rdio? 20 litros/10.000 rdios = 0,002 litros/rdio C. O fluxo de referncia uma mesa de escritrio. Sua montagem feita na planta de manufatura por mquinas que tem 50 kWh de potncia consumida. A montagem de 20 mesas requer 30 minutos. Qual o valor que voc deve inserir para consumo de energia na fase de manufatura? D. Um ponto de emisso de gases de sua planta tem uma vazo de 20.000 m3/h. A concentrao de SO2 20 mg/m3 de emisses. A produo diria de 20 horas, sendo 150 produtos por dia. O que voc deve inserir como o volume das emisses gasosas e concentrao de SO2 se o fluxo de referncia 1 produto? E. Uma planta de manufatura tem dois produtos principais: ma (100 toneladas/ano) e peras (200 toneladas/ano) congeladas e embaladas. A produo anual de resduos de cerca de 1.500 kg (resduos no perigosos) e 70% recuperado atravs do envio para reciclagem. O fluxo de referncia de 10 kg de mas. Que quantidade que voc deve inserir como resduos para recuperao e resduos para descarte? F. Voc consome 5 kg de detergente para a limpeza de produtos finais na sua planta de manufatura. Voc usa seu prprio caminho e vai ao seu fornecedor

de detergente que est situado a 125 km de seu local. Que distncia que voc deve inserir para o transporte desse material auxiliar? Voc produz 3 tipos de produto e apenas 20% de detergente consumido para o produto em estudo. G. A manuteno de uma janela de madeira requer o redesenho da moldura de madeira a cada 5 anos. Cada vez que isso acontece 0,5 kg de tinta consumido. A vida til da janela de cerca de 15 anos. Quais so os dados numricos que voc deve inserir como consumo de tinta na fase de utilizao? H. Voc calculou que h cerca de 70 litros de emisses de resduos hdricos ligados ao uso de seu produto. Mas voc no pode inserir esse nmero na eVerdEE porque a unidade predefinida apenas em m 3. Que nmero voc deve inserir?

SOLUES Exerccio A. 35.000 / 400.000 = 0,0875 toneladas de adesivo para a produo de 1 m3 de painel de madeira (voc tambm pode inserir 87,5 kg) Exerccio B. 3 * 4 = 12 peas de pernas de ao Exerccio C. 30 min = 0,5 h (50 * 0,5) / 20 = 1,25 kWh para a montagem de uma mesa de escritrio Exerccio D. (20.000 * 20) / 150 = 2.666,67 m3 de emisses gasosas para 1 produto a concentrao de SO2 de: 20 mg/m3 Exerccio E. [1.500 / (100.000 + 200.000)] + * 10 * 0,7 = 0,035 kg de resduos para recuperao [1.500 / (100.000 200.000)] + * 10 * 0,3 = 0,015 kg de resduos para descarte Exerccio F. 125 * 2 = 250 km (devido viagem de volta)

Exerccio G. A moldura da janela pintada duas vezes durante o seu uso: uma vez depois de cinco anos e, em seguida, novamente cinco anos aps isso (e no pintada novamente antes de ela ser descartada). O consumo de tinta : 0,5 * 2 = 2 kg Exerccio H. 70 / 1.000 = 0,07 m3

3.7 Interpretao de matriz


Quando o inventrio de um estudo concludo voc pode ver os resultados. A primeira imagem que aparece uma matriz, o primeiro nvel interpretao dos resultados. As colunas da matriz representam as quatro fases principais do ciclo de vida: Prmanufatura, manufatura, embalagem & distribuio e utilizao & final de vida. Uma coluna adicional, a Total, representa o ciclo de vida do produto. As linhas esto relacionadas aos indicadores ambientais; h doze com suas respectivas unidades de medida: Consumo de recursos minerais (kg de antimnio equivalente) Consumo de biomassa (kg) Consumo de gua doce (m3) Consumo de energia no renovvel (MJ) Consumo de energia renovvel (MJ) Mudana climtica (kg de CO2 equivalentes) Acidificao (kg de SO2 equivalentes) Eutrofizao (kg de PO4 equivalentes) Oxidao fotoqumica (kg de etileno equivalente) Diminuio da camada de oznio (kg de CFC-11 equivalentes) Produo de resduos perigosos (kg) Produo total de resduos (kg)

Se voc no for um praticante de LCA alguns desses indicadores podem ser desconhecidos. Se quiser saber mais sobre eles, leia o sistema de ajuda online (disponvel como um link na tela) onde voc encontrar descries detalhadas. Nas clulas da matriz, voc encontrar os valores absolutos de soma de indicadores ambientais para cada fase do ciclo de vida e para todo o ciclo de vida. Preste ateno, pois somente valores absolutos dentro da mesma linha podem ser comparados, valores de linhas diferentes no podem ser comparados. (Em outras palavras: no possvel uma comparao de valores absolutos de dois indicadores ambientais diferentes. Voc s pode comparar valores de diferentes fases do ciclo de vida dentro de um indicador ambiental).

A interpretao de valores absolutos facilitada pela capacidade de calcular os percentuais de contribuio de fases do ciclo de vida com o valor total. Usando esse formato, os valores de todo o ciclo de vida so normalizados para 100% e as outras clulas da matriz descrevem valores percentuais de cada fase do ciclo de vida. Existem algumas substncias que so emitidas para o ar ou a gua, mas seu impacto ambiental no descrito por qualquer um dos indicadores. Tomemos as emisses de metal pesado (cdmio, mercrio, chumbo, etc.) da planta de manufatura ou durante o uso do produto, por exemplo. Estas substncias podem ser selecionadas a partir do banco de dados eVerdEE e definidas no mbito de procedimento de inventrio, mas no h um indicador ambiental existente, que descreva seu impacto txico em seres humanos e no ambiente de forma confivel. Devido a essa falta de indicadores apropriados, essas substncias so descritas em uma matriz separada, a matriz de outras emisses. As fases do ciclo de vida e o ciclo total de vida tambm esto relacionados s colunas de matriz no presente caso. As linhas da matriz representam as seguintes substncias: Emisses atmosfricas: monxido de carbono cdmio partculas mercrio nquel chumbo benzopireno

Emisses hdricas: AOX BOD COD cdmio mercrio nquel chumbo

As clulas da matriz contm os valores absolutos dessas emisses em cada fase do ciclo de vida expressa em kg. Tambm possvel a apresentao da contribuio percentual das fases do ciclo de vida para o ciclo de vida total. A interpretao da matriz de indicadores ambientais e outras emisses atmosfricas e hdricas oferecem uma viso geral do desempenho ambiental do ciclo de vida do seu produto: os valores absolutos de todo o ciclo de vida e das principais fases do ciclo de vida fornecem a quantificao numrica do desempenho ambiental em unidades especficas de medida; as contribuies percentuais das principais fases do ciclo de vida em relao aos valores totais (normalizados a 100%) facilitam a identificao de como os impactos ambientais so distribudos ao longo do ciclo de vida do produto.

3.8 Identificao de questes significativas


Aps ter analisado o primeiro nvel de interpretao dos indicadores ambientais, agora possvel identificar as questes significativas do ciclo de vida do produto, ou, em outras palavras; entender quais etapas de inventrio e itens individuais so responsveis por quaisquer impactos ambientais: O primeiro passo sempre escolher o tipo de indicador em que voc est interessado (por exemplo, voc deseja analisar de onde vem o maior impacto para mudana climtica). Depois de escolher uma linha de um indicador, voc pode identificar facilmente a fase do ciclo de vida com o maior valor absoluto (ou percentual de contribuio, se voc escolher esta opo). Clicando na clula da matriz identificada, uma nova tabela aparecer com mais detalhes sobre a fase do ciclo de vida selecionado. Essa tabela o segundo nvel de interpretao dos resultados. Ela est sempre relacionada a um indicador ambiental especfico e a uma fase do ciclo de vida. A tabela lista: todas as etapas de inventrio da fase de ciclo de vida; os valores absolutos do indicador ambiental especfico em cada etapa de inventrio; a contribuio percentual de cada etapa de inventrio em relao ao valor total da fase do ciclo de vida.

Dessa forma, a visualizao do segundo nvel ajuda a identificar o passo mais importante do inventrio de uma fase do ciclo de vida relacionada com um indicador especfico. Clicando nessa etapa do inventrio, uma nova tabela aparecer, o terceiro nvel de interpretao dos resultados. Essa tabela sempre especfica a uma etapa de inventrio de uma fase do ciclo de vida e a um indicador ambiental. Ela lista: o inventrio de todos os itens que so definidos dentro da etapa de inventrio; valores absolutos do indicador ambiental especfico para cada item de inventrio; a contribuio percentual de cada item de inventrio e o valor total da fase do ciclo de vida; informaes sobre a qualidade dos dados de cada item de inventrio: sua adequao e preciso conforme documentado durante o procedimento de inventrio. Neste ponto, voc ser capaz de definir quais itens de inventrio do ciclo de vida do produto so os mais significativos em relao ao indicador ambiental analisado. Alm disso, voc pode verificar diretamente a qualidade dos dados desses itens. A interpretao de qualidade de dados tambm suportada por uma mensagem automtica de aviso que indica como a confiabilidade e a transparncia dos resultados podem ser melhoradas.

A eVerdEE permite que voc analise a matriz de primeiro nvel de indicadores mais detalhadamente, a fim de identificar os problemas mais significativos para cada indicador ambiental. Isso devido a um sistema de dois nveis de navegao que permitem analisar as etapas de inventrio e itens dentro de cada fase do ciclo de vida. Essa anlise dos resultados pode garantir um conhecimento detalhado de um ciclo de vida do produto para compreender melhor os impactos ambientais dos aspectos diferentes do ciclo de vida. Na verso atual do eVerdEE este tipo de anlise no possvel com a matriz de outras emisses.

3.9 Comparao de diferentes cenrios


Voc pode comparar o desempenho ambiental de dois sistemas que tm a mesma unidade funcional. Duas situaes diferentes onde voc pode querer fazer uma comparao so quando: os dois inventrios que tm que a mesma unidade funcional esto concludos e voc deseja comparar seus resultados; Depois de identificar as questes mais significativas em um estudo de referncia, uma nova variante foi criada para introduzir alguns cenrios de melhoria, e voc quer comparar os resultados. Os resultados totais para cada indicador ambiental so dados para todo o ciclo de vida de cada estudo. A eVerdEE, em seguida, ir calcular o percentual de diferena entre os resultados dos dois inventrios para cada indicador ambiental, usando a seguinte frmula: diferena percentual = [VALOR1-VALOR2] / [VALOR1] * 100 Se voc estiver realizando uma comparao entre cenrios de melhoria, o VALOR2 refere-se variante e VALOR1 ao estudo de referncia. A parte negra no target-plot (grfico alvo), rotulada de 0%, representa os valores indicadores para o estudo de referncia. A eVerdEE indica melhorias ou deterioraes plotando pontos azuis sobre o target-plot (grfico alvo). Um ponto azul numa faixa verde indica uma melhoria, com o mximo de aperfeioamento (-100%) plotado na faixa verde mais interna. Quanto mais prximo o ponto azul estiver do centro, maior a melhoria. Um ponto azul numa faixa vermelha indica uma deteriorao. Uma deteriorao de 100% mostrada por um ponto azul na faixa vermelha mais externa, rotulada de 100%. Quanto mais prximo o ponto azul estiver da faixa mais externa, maior a deteriorao. A eVerdEE mostra uma deteriorao superior a 100%, traando um ponto vermelho no limite exterior do grfico alvo. O grfico alvo permite comparaes entre projetos de produtos diferentes e mostra se o produto melhorou.

3.10 Interpretao da qualidade dos dados


Um estudo LCA no termina com a interpretao dos resultados numricos. Algumas questes importantes tm de ser respondidas: Qual a confiabilidade dos resultados finais?

Qual a qualidade do estudo geral? Onde e como posso melhorar a qualidade dos dados? A ferramenta eVerdEE oferece duas verificaes para fornecer algumas respostas: 1. Verificao de significncia Se um item de inventrio tem uma contribuio significativa para os resultados totais, sua qualidade deve ser to alta quanto possvel. Caso contrrio, a sua baixa qualidade torna a confiabilidade do estudo inteiro questionvel. A eVerdEE capaz de listar automaticamente todos os itens de inventrio, tendo 40% (ou mais) de contribuio para o resultado total. Isso significa que um grau de incerteza dos dados pode influenciar significativamente os resultados finais do estudo. (por exemplo, se tais dados esto fora em 25%, o resultado total seria de 10%) Essa lista indica sempre a fase de ciclo de vida e a etapa de inventrio onde se utilizou o item de inventrio significativo; o indicador ambiental, cujos resultados finais so influenciados significativamente pelo item de inventrio; os valores absolutos e o percentual de contribuio para os valores totais do item de inventrio sobre o indicador ambiental; informaes sobre a qualidade dos dados do item de inventrio: sua adequao e preciso de acordo como ele foi documentado durante o inventrio. A interpretao da qualidade de dados tambm suportada por uma mensagem automtica de aviso que indica como podem ser melhoradas a confiabilidade e a transparncia dos resultados. De acordo com a verificao de significncia, voc ser capaz de avaliar a qualidade dos dados de inventrio mais significativos e ter uma lista de priorizao de como melhorar a qualidade deles. 2. Verificao de integralidade Voc pode facilmente verificar a integralidade de seu inventrio e entender onde voc deve melhorar nesse aspecto. A eVerdEE pode apresentar uma matriz de inventrio automaticamente: colunas que representam as fases principais do ciclo de vida (pr-manufatura, manufatura etc.), linhas que representam as etapas de inventrio (materiais e produtos semiacabados, energia, transporte etc.). As clulas da matriz indicam se as etapas de inventrio dentro das fases do ciclo de vida foram concludas ou no, de acordo com a documentao durante o procedimento de inventrio. Com essa matriz, voc ter uma viso geral sobre a integralidade do estudo. Em cada clula da matriz, voc tambm recorrer s anotaes que voc fez durante o inventrio sobre a integralidade das etapas.

As verificaes de significncia e integralidade podem oferecer uma anlise rpida da qualidade de todo o estudo. Elas indicam onde e como melhorar a confiabilidade de seu estudo.

3.11 Operaes com resultados


possvel exportar e importar a resultados de interpretao atravs de um arquivo de formato xml. Essa funo facilita as informaes e o intercmbio de dados entre os usurios da eVerdEE. NO DISPONVEL AINDA Um relatrio com um formato predefinido pode ser automaticamente carregado e impresso. NO DISPONVEL AINDA

4 Como usar resultados de LCA 4.1 Introduo


As metodologias de LCA foram originalmente desenvolvidas para criar ferramentas de suporte para tomadas de decises, para fazer a distino entre produtos, sistemas de produtos ou servios em mbitos ambientais. Durante a evoluo da LCA, uma srie de aplicativos relacionados surgiu, dos quais damos alguns exemplos abaixo: Melhoria e desenvolvimento de produto A LCA pode ser incorporada fase de projeto. Mercadologia Por exemplo, a rotulagem ambiental (ex.: declarao de produto ambiental), muitas vezes exige a LCA. Planejamento estratgico A LCA pode identificar a diferena de retorno de diferentes alternativas de investimento e facilitar a conformidade da empresa com futuras legislaes. Elaborao de polticas pblicas A poltica de produto integrado refere-se ao conceito de ciclo de vida. Nas prximas pginas voc encontrar uma descrio de cada tipo de aplicao.

4.2 Desenvolvimento de produto

Usar a LCA no desenvolvimento de produtos uma escolha bvia, pois uma grande parte dos futuros impactos ambientais dos produtos determinada durante a fase de projeto e construo. Ao incorporar a LCA na fase de projeto, as empresas tm a possibilidade de evitar ou minimizar impactos previsveis sem comprometer a qualidade geral do produto. Na fase de ideia, h possibilidades quase ilimitadas no que se diz respeito ao projeto, escolha de materiais, funo etc. O nmero de opes diminui ao longo do processo de desenvolvimento.

Para produtos individuais, como embalagem, possvel aplicar uma LCA detalhada e quantitativa visto que as informaes sobre a maioria dos materiais mais comumente usados esto disponveis. Para produtos mais complexos, o nmero de possibilidades muito alto e como o banco de dados sobre materiais exticos limitado, a aplicao de LCAs quantitativas e detalhadas para tais produtos pode revelar-se muito dispendiosa e ao mesmo tempo no muito precisa. Nesses casos, as LCAs conceituais ou simplificadas podem ser mais teis nas fases iniciais de desenvolvimento do produto, possivelmente sob a forma de ferramentas de ciclo de vida (por exemplo, listas de verificao e regras de projeto). Para melhoria de produtos existentes, o uso da LCA pode tornar-se mais fcil (uma LCA simplificada), porque possvel realizar uma do produto (de referncia) antigo com um ciclo de vida bem conhecido e usar os resultados para identificar onde esto os hot spots ambientais Nesse caso, a interpretao e a coleta de dados geralmente consomem muito menos recursos, e os resultados podem ser comunicados aos clientes em termos de melhoria ambiental absoluta.

4.3 Mercadologia
A mercadologia a maneira tradicional de comunicar as propriedades e recursos do produto que so consistentes com as demandas e expectativas do consumidor. Como o nvel de conscincia ambiental crescente, a ateno para as propriedades ambientais dos bens e servios tambm aumenta. Isso est sendo usado (e abusado) por

muitas empresas, na tentativa de aumentar a cota de mercado e o desenvolvimento de critrios e diretrizes para a mercadologia ambiental tm uma alta prioridade. Podem distinguir-se pelo menos quatro tipos diferentes de mercadologia ambiental: Rotulagem ambiental Declaraes ambientais Declaraes ambientais Mercadologia de organizao

Mercadologia da organizao: A clssica mercadologia de desempenho ambiental tem sido orientada, principalmente, para produtos como descrito anteriormente. No entanto, com o nmero crescente de empresas ganhando a certificao ISO 14001 e EMAS, algumas iniciativas de mercadologia esto sendo dirigidas no sentido das capacidades ambientais da empresa por si s. Como as organizaes implementam as polticas necessrias para a certificao, tambm so incentivadas a formalizar a implementao de procedimentos de LCA e conceito de ciclo de vida atravs de um sistema de gesto ambiental (EMS). A norma ISO 14001 afirma na seo A4.2.1 Aspectos ambientais que: O processo destina-se a identificar atividades ambientais significativas associadas a atividades, produtos e servios e no deve exigir uma avaliao detalhada do ciclo de vida. As organizaes no devem avaliar a entrada de cada produto, componente ou matria-prima. Elas podem selecionar categorias, produtos ou servios para identificar os aspectos mais susceptveis de criar um impacto significativo. O EMAS no estabelece nenhum vnculo explcito LCA e existem algumas diferenas bsicas: EMAS um sistema de gerenciamento baseado no local, enquanto a LCA orientada ao produto. O EMAS tambm enfocam a melhoria ambiental contnua, no impactos reais ou potenciais. H, no entanto, uma conexo implcita entre o EMAS e a LCA em que os lugares participantes so encorajados a pensar de forma holstica sobre suas atividades, mas no h diretrizes sobre quais dimenses de tempo ou espao so adequadas do ponto de vista da assistncia ao produto. Como a LCA ser implementada em gesto ambiental ainda no est claro. Uma escolha bvia seria tornar a LCA um produto tpico na gama de produtos da empresa e us-la como ponto de partida para discusses com fornecedores e informaes aos clientes.

4.3.1 Rotulagem ambiental de (rotulagem ISO tipo i)


Um rtulo ambiental (chamado de Rtulo ecolgico) pode ser visto como um selo de aprovao para produtos ecolgicos e, portanto, pode ser atraente para fins de mercadologia. Os rtulos ecolgicos transmitem informaes ao consumidor de uma forma simples e objetiva, permitindo aos indivduos incluir as preocupaes ambientais em suas prprias decises, juntamente com consideraes sobre, por exemplo, a economia e a qualidade. Em muitos sistemas de rotulagem, os critrios para um determinado produto so definidos e revistos usando-se informaes de LCA.

O objetivo geral dos regimes de rotulagem ambiental nacional e internacional produzir produtos com menos impactos ambientais. O sucesso de um regime de rotulagem ecolgica, portanto, depende, em certa parte, do nmero de grupos de produtos com um rtulo ecolgico. (Para mais detalhes, consulte o site do rtulo ecolgico da Unio Europeia).

4.3.2 Declaraes ambientais de (rotulagem ISO tipo II)


Uma declarao ambiental definida pela ISO como: Rtulo ou declarao que indica os aspectos ambientais de um produto ou servio que pode assumir a forma de afirmaes, smbolos ou grficos no produto ou nos rtulos de embalagem, literatura de produto, boletins tcnicos, propaganda, publicidade ou aplicaes similares. ISO/DIS 14021 e CD/ISO 14022 As declaraes ambientais costumam ser unidimensionais e relacionadas com a questo ambiental do ano ou ms, por exemplo, gasolina sem chumbo, detergente sem fosfato, spray de cabelo sem CFC etc. Muito poucos desses crditos ambientais so baseados em uma LCA, e em muitos casos, a alegao centra-se sobre questes irrelevantes, ao no abordar as questes que so importantes em uma perspectiva de ciclo de vida. O uso de declaraes ambientais provavelmente diminuir juntamente com a crescente conscincia ambiental do consumidor e a introduo de mtodos formais para comercializao de produtos ecolgicos.

4.3.3 Declaraes ambientais de (rotulagem ISO tipo III)


A mais recente proposta de ISO para uma definio de rtulos ambientais ou declaraes ISO TR 14025 (uma pr-norma da srie ISO 14000). A comunicao de uma declarao ambiental do produto pode assumir a forma de instrues, smbolos ou grficos sobre o produto ou pacote de etiquetas, literatura de produto, boletins tcnicos, propaganda, publicidade, etc. ISO TR 14025 As declaraes ambientais de produto (chamadas de EPD) fornecem informaes baseadas em uma LCA normalizada em um produto ou um servio, por meio de diagramas, apresentando um conjunto de indicadores ambientais relevantes (aquecimento global, consumo de recursos, resduos, etc.), acompanhada de uma interpretao das informaes. A EPD pode ser uma ferramenta em ecomercadologia para transferir os resultados de uma investigao do ciclo de vida de um produto (seja como um inventrio ou avaliao de ciclo de vida) para o processo de deciso individual do consumidor. Se um

conceito similar desenvolvido, a definio de declaraes ambientais poderia ser Produto quantificado com rtulos de informaes em que os resultados de uma LCA so relatados em um conjunto de ndices pr-estabelecidos. A ideia geral dar uma apresentao (grfica) de um nmero pr-definido de impactos ambientais, por exemplo, usando uma barra de diagrama. A principal diferena em relao aos rtulos ecolgicos que declaraes ambientais so neutras, ou seja, no contm nenhuma informao sobre se o produto pior ou melhor do que outros produtos que satisfazem o mesmo servio. Por outro lado, duas (ou mais) declaraes ambientais podem ilustrar a diferena real entre produtos, e para os consumidores ambientalmente conscientes, isso pode ser um complemento valioso para escolher apenas entre esses produtos rotulados. Uma apresentao grfica pode ser muito adequada para essa finalidade, mas deve-se ter muito cuidado para evitar a possibilidade de erros de interpretao, especialmente quando o consumidor estiver comparando produtos diferentes. O uso da LCA, portanto, um pr-requisito para declaraes ambientais. Os esforos de normalizao foram iniciados pela ISO (ISO T 207/SC3/WG 1) e incluem requisitos em metodologia, transparncia, reviso externa, afirmaes comparativas, componentes de rotulagem, diretrizes administrativas e procedimentos que regem o credenciamento e conduta de praticantes de rotulagem Tipo III. Enormes quantidades de informao seriam o obstculo principal para o sucesso das declaraes ambientais, por exemplo, uma LCA inteira transmitida em apenas uma imagem que pode ser entendida pelo consumidor. Em primeiro lugar, necessrio muito trabalho para estabelecer avaliaes do ciclo de vida de uma vasta gama de produtos de consumo de diversos fornecedores. Em segundo lugar, provavelmente exigir um consumidor altamente informado para compreender e usar a declarao ambiental, e o sucesso das declaraes ambientais, portanto, depende de esforos educacionais, bem como a documentao ambiental real. Para informaes sobre uma das mais famosas declaraes ambientais (regime de rotulagem ISO tipo III), visite o website.

4.3.4 Sistemas de gesto ambiental


A mercadologia clssica de desempenho ambiental tem sido orientada principalmente para produtos, como descrito anteriormente. No entanto, com o nmero crescente de empresas, recebendo certificao ISO 14001 e EMAS, algumas iniciativas de mercadologia esto sendo dirigidas no sentido das capacidades ambientais da empresa por si s. Vistos que as organizaes implementam as polticas necessrias para a certificao, elas tambm so incentivadas a formalizar a implementao de procedimentos de LCA e conceito de ciclo de vida atravs de um sistema de gesto ambiental (EMS). ISO 14001 afirma na seo A4.2.1 Aspectos ambientais que:

O processo destina-se a identificar atividades ambientais significativas associadas a atividades, produtos e servios e no deve exigir uma avaliao detalhada do ciclo de vida. As organizaes no devem avaliar a entrada de cada produto, componente ou matria-prima. Elas podem selecionar categorias, produtos ou servios para identificar os aspectos mais susceptveis de criar um impacto significativo. O EMAS no estabelece nenhum vnculo explcita com a LCA e existem algumas diferenas bsicas: EMAS um sistema de gerenciamento baseado no local, enquanto a LCA orientada ao produto. O EMAS tambm enfocam a melhoria ambiental contnua, no impactos reais ou potenciais. H, no entanto, uma conexo implcita entre o EMAS e a LCA em que os lugares participantes so encorajados a pensar de forma holstica sobre suas atividades. Atualmente no h normas e regulamentos aprovados, mas existe um projeto de relatrio tcnico da UNI (organizao italiana de normalizao), sobre uma nova ferramenta: POEMS, sistemas de gesto ambiental orientada ao produto. Esse sistema tem o objetivo de unir a flexibilidade de sistemas de gesto ambiental orientada a processos (EMAS, ISO 14001) com os recursos de rotulagem ambiental orientada ao produto (rtulo ecolgico, EPD, ecc.). Um POEM um sistema de gesto ambiental (ISO 14001) muito semelhante aos sistemas de qualidade (ISO 9001), mas se aplica a um nico produto ou servio. O POEMS baseia-se na avaliao de ciclo de vida (LCA) do produto/servio e no exige o respeito de critrios ecolgicos (tal como o rtulo ecolgico e o rtulo ambiental tipo I). O POEMS visa estender a melhoria contnua de desempenhos ambientais da fase de manufatura a todo o ciclo de vida do produto (incluindo a extrao de matrias-primas, transporte de material, distribuio e utilizao, descarte final do produto, etc.). O POEMS tem uma abordagem de ciclo de vida em conformidade com a atual poltica europeia sobre o desenvolvimento sustentvel. Um POEMS requer a publicao de um relatrio do produto ambiental (PER) para comunicar os dados ambientais (de forma semelhante EPD) e para ser usado no GPP (Green Public Procurement) ou em aplicativos de B2B (business to business). Quando o produto ou o servio identificado, as etapas para realizao de um POEMS so: Realizar uma LCA do produto/servio Implementar um sistema de gesto ambiental orientada ao produto Produzir um documento de comunicao ambiental (relatrio ambiental do produto) O modelo POEMS foi aplicado a alguns produtos de moblia de madeira (cadeia de produtos de moblia de escritrio e cozinha) no contexto do projeto europeu LAIPP. Referncias tcnicas, informaes e suporte a empresas e consultores para a implementao de um POEMS esto disponveis no site (http://www.laipp-eu.com/).

4.4 Planejamento estratgico


A integrao dos aspectos ambientais no planejamento estratgico de negcios est se tornando uma caracterstica comum em muitas empresas. O tratamento das questes

ambientais muitas vezes formalizado em um esquema de gesto ambiental como o EMAS (sistema de gesto e auditoria ambiental) ou a norma ISO 14001, mas muitas empresas ainda lidam com as questes numa base de caso a caso. Existem vrios fatores de motivao por trs da deciso de integrar as questes ambientais, muitos dos quais esto inter-relacionados, por exemplo: As exigncias do consumidor Conformidade com a legislao Necessidades da comunidade para a melhoria do meio ambiente Segurana de abastecimento Oportunidades de mercado e produto

O desempenho ambiental est mudando, de uma propriedade obrigatria de muitos produtos (todos os requisitos regulamentares devem ser preenchidos) para uma propriedade de forte posicionamento no mercado. A LCA - ou, talvez, a prpria abordagem de ciclo de vida - , neste contexto, uma ferramenta muito importante. Pode ser usada tanto em relao aos produtos existentes (eles cumprem as exigncias ambientais atuais e futuras dos consumidores?) quanto para identificar segmentos de mercado a serem abertos para produtos ecolgicos. As informaes da LCA podem formar tomadores de decises com uma compreenso ambiental dos prs e contras dos seus produtos e servios. O desafio para os praticantes de LCA internos e externos em uma empresa apresentar os resultados de um estudo de LCA de uma forma que possa ser totalmente compreendida pelo alto escalo. Muitos gerentes de negcios no tm informaes suficientes sobre questes ambientais, como ecologia e modelagem ambiental; portanto, os programas educacionais deveriam incluir a alta gesto, bem como outros funcionrios em todos os nveis. 4.5 De polticas pblicas O desenvolvimento sustentvel foi includo como um item importante na maioria das agendas governamentais desde a Cpula do Rio de 1992. A LCA ou uma abordagem de ciclo de vida deve ser usada para garantir que as aes para um futuro mais sustentvel tero o efeito desejado. A LCA como uma ferramenta especfica pode garantir isso em alguns casos, enquanto a LCA como uma abordagem ou ferramenta estratgica pode mostrar caminhos, mas no a resposta completa e, portanto, deve ser aplicada junto com outras ferramentas como avaliao de riscos, avaliao de impacto ambiental, anlise de custo-benefcio e outros. As principais aplicaes governamentais so: Poltica orientada ao produto Esquemas de depsito-retorno, incluindo polticas de gerenciamento de resduos Subsdios e impostos, Polticas gerais (processos orientados)

O papel do governo na poltica de produto , principalmente, facilitar e apoiar. Isso pode ser feito aumentando-se a informao disponvel para os consumidores individuais, institucionais e compradores governamentais.

5.5.1 Exemplo
Fornos e foges ecolgicos Em 1995, a EPA dinamarquesa iniciou um estudo para avaliar tecnologias de cozimento (gs/eletricidade, vidro cermica/induo) para determinar o qual teve o menor impacto ambiental. O estudo utilizava um fogo com placa superior de cermica de vidro como produto de referncia e investigou o resultado de possveis mudanas na tecnologia. Alguns dos resultados so de carter geral para um dispositivo de energia operando na Dinamarca: O consumo de energia na fase de utilizao respondeu por mais de 95% do consumo total de energia durante a vida til, Quase todos os impactos globais e regionais foram relacionados ao consumo de energia, enquanto os impactos locais estavam relacionados com a produo de matrias-primas, A tecnologia de gs foi menos exigente do que a de eletricidade em termos de consumo de energia primria, mas a de gs teve um impacto maior sobre ambientes fechados e a sade humana. A queima de gs gera maiores concentraes de dixido de azoto em cozinhas em grandeza similar a que causaria um aumento da incidncia de doenas respiratrias em crianas e asmticos. Portanto, uma tecnologia de gs com menos emisses de NO 2 e sem aumento de emisses de CO deve ser desenvolvida, Melhores padres de medio para eficincia em cozimento foram necessrios para comparar diferentes tecnologias, A maioria dos materiais em um fogo convencional reciclada na Dinamarca hoje. A cermica de vidro no reciclada, e futuros desenvolvimentos devem focar em tecnologias de reciclagem ou desenvolvimento de novos materiais para coberturas de fogo. A descoberta de que a tecnologia de gs pode ter um impacto maior sobre a sade humana no teria aparecido, se a avaliao tivesse sido baseada na metodologia de LCA convencional, por exemplo, usando fatores de equivalncia para impactos sobre a sade humana, ao invs de uma avaliao toxicolgica especfica. Isso enfatiza a necessidade de abordagens mais flexveis, nas quais o parecer de peritos pode desempenhar um papel importante na LCA.

5.5.2 Contratos pblicos ecolgicos


Atender aspectos ambientais em contratos pblicos e institucionais est se tornando uma prtica comum em muitos pases. Os contratos pblicos so responsveis por uma grande fatia do mercado global e, portanto, podem ser um fator importante no desenvolvimento e comercializao de produtos ecolgicos. Organizaes nacionais e supranacionais tm formulado polticas de contratos pblicos ecolgicos.

Nos casos em que existe um rtulo ecolgico oficial para o produto em questo a escolha bvia exigir produtos que satisfaam os critrios de rtulos ecolgicos. As organizaes de contratos pblicos, ento, podem fazer sua escolha sem avaliaes demoradas e comparaes de todas as ofertas recebidas. No entanto, como os critrios de rtulos ecolgicos s foram desenvolvidos para relativamente poucos grupos de produtos, geralmente necessrio escolher outra metodologia, se novos grupos de produtos tiverem de ser includos em programas para contratos pblicos ecolgicos. O grande problema nesse contexto desenvolver critrios que assegurem que os produtos tenham um bom desempenho ambiental e ao mesmo tempo dar aos responsveis uma ferramenta que lhes permite escolher entre uma srie de produtos com diferentes caractersticas ambientais.

5 Onde encontrar apoio


5.1 Suporte de informaes As informaes necessrias para o estudo especfico podem ser derivadas de diferentes fontes dentro da rea de investigao: Contedo do material Tempo de vida esperado Funo Matria-prima Consumo de energia Emisses Resduos e derramamento Fornecedores de matrias-primas e transportes Alternativa de cadeia de fornecimento Cenrios de utilizao Distribuio Questes importantes Cenrios futuros Dados mdios do segmento de negcio

Departamento de projetos

Gesto de produo

Departamento de compras

Departamento de mercadologia

Associao de indstrias

5.2 Suporte de competncia Fontes externas tambm podem fornecer suporte de competncia que ajuda o praticante de LCA inexperiente fazer uso eficiente dos recursos disponveis e evitar erros: Universidades Experincia terica de universidades

Conselho de discusso Experincias prticas Conselhos prticos Conselho de discusso Compartilhamento de dados Executar LCA completa sob orientao de um comissrio Fornecimento de dados Experincias prticas Conselhos prticos Conselhos de discusso Executar LCAs completas sob orientao de comissrio e um praticante experiente.

Estabelecimento de uma rede de competncia

Consultores especializados

Consultores tcnicos gerais

5.3 Ferramentas de suporte H vrias ferramentas que ajudam com o trabalho prtico do estudo de LCA. As normas ISO e outras diretrizes podem dar conselhos sobre como o trabalho pode ser realizado. Ferramentas de administrao de dados daro uma estrutura de gesto e documentao das informaes recolhidas no estudo Contm as especificaes e os critrios relevantes Para serem usadas consistentemente como regras e diretrizes. Garante que os estudos de LCA sejam feitos em conformidade com acordos internacionais Consideram o que est disponvel dentro do setor industrial e nos setores semelhantes Consideram o que est disponvel dentro do setor industrial e em setores semelhantes Uso de ferramentas apropriadas, com o objetivo de estudo.

As normas ISO

Guias e manuais Questionrios e outras ferramentas de administrao de dados Software e ferramentas de anlise

5.4 Referncias As sees a seguir do uma viso geral de algumas das mais importantes fontes de informao sobre LCA. A viso no completa, mas se destina como ponto de partida.

As fontes de informaes a seguir so descritas: Boletins e peridicos Livros, relatrios, procedimentos, etc. Softwares de LCA

5.4.1 Boletins e peridicos


Uma srie de peridicos e boletins com contedo de LCA surgiu durante os ltimos anos. A maioria das publicaes tem outras questes como contedo principal, por exemplo, rotulagem ambiental, gesto de resduos e tecnologias mais limpas, mas elas tambm dispem de notcias de LCA e/ou artigos sobre a LCA em uma base regular. Boletins e peridicos devem ser considerados como fontes de informaes principais para desenvolvimentos recentes devido ao seu curto tempo de produo. Boletins SETAC-Europe publicado bimestralmente e enviado a todos os membros da SETACLCA News Europa. O boletim gratuito e possvel a ser adicionado lista de discusso entrando em contato com SETAC-Europe, Av.E.Mounier 83, box 1, 1200 Bruxelas, Blgica Tel. +32-2-772.72.81, Fax +32-2770.53.86 ou e-mail para 100725.3525@compuserve.com. O editor Roland Clift, do Centro de Estratgia Ambiental, Universidade de Surrey, Tel. +44 1483 259 047, Fax +441483 259 394, EmailJ.Libaert@surrey.ac.uk. SETAC-US LCA News O boletim SETAC-US destaca temas ambientais, atividades SETAC, oportunidades de emprego e reunies de interesse. Uma seo especial dedicada LCA. O boletim bimestral enviado aos membros da SETAC, mas tambm pode ser encomendado por SETAC, 1010 North 12th Avenue, Pensacola, FL 32501-3370, E.U.A. Tel: +1 904-469-1500, Fax +1 904-469-9778, E-mail: setac@setac.org. O boletim (Janeiro de 1997 e adiante) est tambm disponvel na Internet: http://www.setac.org Contm principalmente informaes sobre notcias de embalagem da indstria de plsticos. publicado pela associao de fabricantes de plsticos na Europa (APME) e pode ser encomendado: APME, Av. E. Van Nieuwenhuyse 4, Box 3, B-1160 Bruxelas, Blgica Tel. (32-2) 672 82 59 Fax (32-2) 675 39 35. Para mais informaes:www.apme.org Publicado semestralmente pela Environment Canada, contm informaes sobre o desenvolvimento de ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida e de produto. O boletim gratuito e pode ser encomendado pelo Tel. 1-819-997-3060 ou Fax 1-819- 953-6881 ou Email kbrady@synapse.net. O boletim tambm est disponvel na Internet em http://www.ec.gc.ca/ecocycle/en/index.cfm

APME Communique

Ecocycle

EPA LCA O boletim da EPA LCA Project Update destina-se a fornecer Project Update informaes sobre projetos EPA em andamento relacionados LCA e atividades futuras. A editora a US Environmental Protection Agency (EPA) [Agncia de Proteo Ambiental], Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, Programa de Pesquisa LCA. O boletim est

disponvel na Internet e tambm pode ser recebido em verso impressa, enviando uma solicitao para Keith Weitz, Research Triangle Institute (E-mail: kaw@rti.org ou Fax +1-919-541-7155). Para mais informaes: http://www.epa.gov/ORD/NRMRL/lcaccess/resources.htm ESU-INFO O boletim publicado pelo grupo Energia-Materiais-Meio Ambiente (ESU - em alemo Gruppe Energie-Stoffe-Umwelt) na ETH na Sua. O boletim , a princpio, para clientes do koinventare von Energiesystemen, mas tambm contm informaes sobre novas publicaes e projetos. Informaes: Rolf Frischknecht, Institut fr Energietechnik na ETH em Zurique, Tel. +01 632 12 83 ou Email: frischknecht@iet.mavt.ethz.ch. Para mais informaes: http://www.fdsinfo.de/english/index.html um frum para cientistas desenvolvedores de metodologias de LCA, praticantes de LCA, gestores ambientais, agncias governamentais e outras instituies ecolgicas. A revista tem um ISSN 0948-3349. O editor-chefe Walter Klpffer, C.A.U. O peridico pode ser encomendado com Walter Klpffer, C.A.U. O peridico pode ser encomendado com Ecomed Publishers. Tel. +49-81 91-125-469, Fax +49-81 91-125-492. Para mais informaes: http://www.scientificjournals.com/sj/

Peridicos International Journal of Life Cycle Assessment

Environmental Impact Assessment Review

uma publicao trimestral para planejadores, engenheiros, cientistas, polticos e administradores empenhados em melhorar a teoria e a prtica de tomada de deciso ambiental. Lawrence Susskind editor snior e o peridico publicado pela Elsevier Science Publishing Co., Inc., 655 Avenue of the Americas, New York, NY 10010. Para mais informaes: http://www.environmental-center.com/magazine/elsevier/eia A ET&C uma publicao mensal da SETAC e distribuda gratuitamente a seus membros. Dedica-se a aprofundar conhecimentos cientficos e a divulgao de toxicologia de informao ambiental e qumica, incluindo a aplicao dessas cincias para avaliao de risco. Com a SETAC sendo o principal frum para o desenvolvimento da metodologia de LCA, o ET&C frequentemente apresenta artigos sobre a LCA. Pode ser encomendado com a SETAC PRESS, 1010 North 12 Avenue, Pensacola, FL 32501-3370, EUA. Tel: +1 904 469 1500, Fax: +1 904 469 9778, Email: setac@setac.org Internet: http://www.setac.org. Visa fornecer um meio para a divulgao de informaes precisas sobre o impacto e em curto prazo, bem como os efeitos de longo prazo do projeto e fabricao sobre o meio ambiente. publicado quatro vezes por ano pela ECM Press: PO Box 20959, Albuquerque, NM 87154-0959, USA. Na homepage http://www.ijecdm.com/ possvel ler resumos de artigos do peridico.

Environmental Toxicology and Chemistry (ET&C)

International Journal of Environmentally Conscious Design & Manufacturing

Journal of Cleaner Production

Este peridico trimestral visa estimular a inovao industrial, produtos novos e melhorados e a implementao de tecnologias de processo novas e limpas, bem como polticas governamentais e programas educacionais essenciais para assegurar o progresso contnuo em

direo sustentabilidade. O n de ISSN 0959-6526. Pode ser encomendado com Elsevier Science Ltd, The Boulevard, Langford Lane, Kidlington, Oxford OX5 1GB, UK. Fax: +44(0) 1865 843952. Homepage: http://www.elsevier.com Waste Peridico bimestral publicado pela ISWA, ou International Solid Waste and Management & Public Cleansing Association. Publica artigos sobre todos os aspectos da Research gesto de resduos slidos, mas o foco principal na discusso de solues para os problemas que surgem principalmente de resduos slidos urbanos e industriais. Editora: Academic Press, 24-28 Oval Road, London NW1 7DX, UK. Homepage: http://www.sagepub.co.uk/journalSociety.aspx?pid=105935&sc=1 Progress in Industrial Ecology - PIE

Contribui para a pesquisa internacional e prtica em ecologia industrial desenvolvimento sustentvel. Pretende estabelecer canais de comunica acadmicos, profissionais, acionistas da empresa e o governo, com uma ab interdisciplinar e internacional para os desafios da responsabilidade social e ambiental civil. Para obter informaes, voc pode contatar: Assistente de P Marjaana Lampinen, Instituto de Pesquisa de Cincias Sociais, Universidade de Kanslerinrenne 1 (Pinni B) FIN-33014 Universidade de Tampere, Finln mail: marjaana.lampinen@uta.fi Tel. A) +358-40-734 4256 Tel. B) +358-215 4076 Fa 3-215 6502 Internet: www.inderscience.com.

5.4.2 Livros, relatrios, procedimentos


O desenvolvimento e o uso da LCA tm sido documentados em um grande nmero de relatrios, livros e trabalhos de conferncias e workshops. Muitas publicaes devem ser consideradas como literatura cinza ou amarela, ou seja, tm sido publicadas sem uma reviso cientfica e sem possibilidades de identificao apropriada, como por exemplo, um nmero ISSN ou ISBN. Apesar dessas deficincias, as publicaes ainda tm informaes importantes e esto includas na viso geral. Environmental Assessment of Industrial Products. Edited by Wenzel H, Hauschild M and Alting L (1997). Volume 1: Tools and Case studies and Volume 2: Scientific Background. Chapman & Hall, London. Towards a methodology for life cycle impact assessment. Udo de Haes HA (ed.) (1996). Society of environmental Toxicology and Chemistry (SETAC) - Europe. Brussels. Miljvurdering af produkter (Environmental assessment of Products). Wenzel H, Hauschild M, Rasmussen E (1996). Dansk Industri. (em dinamarqus). ISBN 87-7810-542-0. Life cycle assessment and conceptually related programmes. Draft. de Smet B, Hemming C, Baumann H, Cowell S, Pesso C, Sund L, Markovic V, Moilanen T, Postlethwaithe D (1996). Life Cycle Assessment (LCA) - Quo vadis? Schaltegger S (ed.), Braunschweig A, Bchel K, Dinkel F, Frischknecht R, Maillefer C, Mnard M, Peter D, Pohl C, Ros M, Sturm A, Waldeck and Zimmermann P (1996). Swiss Priority Programme Environment of the Swiss National Science Foundation Synthesis. Birkhuser Verlag AG. Life Cycle Assessment as an Environmental systems analysis tool - with a focus on system boundaries. Finnveden G (1996). Licentiate thesis at Applied Electrochemistry, Department

of Chemical Engineering and Technology at Royal Institute of Technology, KTH, Stockholm. AFR, Swedish Environmental Protection Agency, Sweden. SETAC EUROPE LCA Screening and Streamlining Working Group. Final report, Draft 3. Christiansen K (ed.) (1996). Research needs in life cycle assessment for the EU ecolabelling programme. Udo de Haes HA, Bensahel J-F, Clift R, Griesshammer R and Jensen AA (1995). Groupe des Sages. Final report of second phase. Leiden LCA-Nordic Technical Reports No. 1 - 9. Lindfors L-G, Christiansen K, Hoffmann L, Virtanen Y, Juntilla V, Hanssen OJ, Rnning A, Ekvall T and Finnveden G (1995). TemaNord 1995:502. Copenhagen: Nordic Council of Ministers. ISBN 92 9120 608 3, ISSN 0908-6692. LCA-Nordic Technical Report No. 10 and Special Reports No. 1 - 2. Lindfors L-G, Christiansen K, Hoffmann L, Virtanen Y, Juntilla V, Hanssen OJ, Rnning A, Ekvall T and Finnveden G (1995). TemaNord 1995:503. Copenhagen: Nordic Council of Ministers. ISBN 92 9120 609 1, ISSN 0908-6692. Nordic Guidelines on Life-Cycle Assessment. Lindfors L-G, Christiansen K, Hoffmann L, Virtanen Y, Juntilla V, Hanssen OJ., Rnning A, Ekvall T and Finnveden G (1995). Nord 1995:20. Copenhagen: Nordic Council of Ministers. Miljanpassad produktudveckling (Environmentally Sound Product Development). Ryding S-O (1995). Industrifrbundet. (em sueco) Overview of the scientific peer review of the European life cycle inventory for surfactant production. Klpffer W, Griesshammer R, and Sundstrm G (1995). Tenside Surf.Det. 32(5):378-83. Life cycle assessment and treatment of solid waste.Proceedings of the international workshop September 28-29, Stockholm. Finnveden G, Huppes G (editors) (1995). AFRreport 98, Stockholm. Life cycle assessment. A comparison of three methods for impact analysis and evaluation. Baumann H and Rydberg T. J.Cleaner Prod. 2(1):13-20, 1994. Metoder, vurderingsgrundlag og fremgangsmde.Livscyklusvurdering af nye materialer (Methods, Assessment and Procedures. Life cycle assessment of new materials). Schmidt A, Christiansen K and Pommer K. (eds.) (1994). dk-TEKNIK, Sborg (em dinamarqus com sumrio em ingls). Allocation in LCA. Proceedings of the European Workshop on allocation in LCA at CML, Leiden 24-25 February, 1994. Huppes G and Schneider F (editors) (1994). CML, Leiden. ISBN 90-5191-078-9 (CML). Education, Inc., Wintergreen, Virginia, October 1992 Integrating impact assessment into LCA. Proceedings of the LCA symposium held at the fourth SETAC-Europe Congress 11-14 April 1994. Udo de Haes HA, Jensen AA, Klpffer W and Lindfors L-G (editors) (1994). SETAC, Brussels. Impact assessment within LCA. Grisel L, Jensen AA, Klpffer W (1994). Society for the Promotion of LCA Development (SPOLD), Brussels. Guidelines for the application of life cycle assessment in the EU ecolabelling programme. Udo de Haes HAU, Bensahel J-F, Clift R, Fussler CR, Griesshammer R and Jensen AA (1994). Groupe des Sages. Final report of the first phase. Leiden A Conceptual Framework For Life-Cycle Impact Assessment. Fava J, Consoli F, Denison R, Dickson K, Mohin T and Vigon B (1993). Workshop Report. SETAC and SETAC Foundation for Environmental Education, Inc., Sandestin, Florida USA, March 1993.

Guidelines for Life-Cycle Assessment: a Code of Practice. Consoli F, Allen D, Boustead I, de Oude N, Fava J, Franklin R, Jensen AA, Parrish R, Perriman R, Postlethwaite D, Quay B, Sguin J and Vigon B (eds.) (1993). Report of the workshop organised by SETAC in Portugal. Life cycle design guidance manual. Environmental requirements and the product system. Keoleian GA and Menerey D (1993). EPA600/R-92/226. USEPA, Cincinnati, Ohio. Weighing up the environmental balance. Anon (1993). APME/PWMI, Brussels. Ecoprofiles of the European polymer industry. Report 7 Principles of plastics recycling. Boustead I (1993). APME/PWMI, Brussels) Life cycle assessment: Inventory, classification, valuation, data bases. Workshop report from the workshop in Leiden 2-3 December 1991. (1992). SETAC-Europe, Brussels. Life-Cycle Assessment Data Quality. Fava J, Jensen AA, Lindfors L, Pomper S, de Smet B, Warren J and Vigon B. Workshop Report. SETAC and SETAC Foundation for Environmental Education, Inc., Wintergreen, Virginia, October 1992 Eco-balance methodology for commodity thermoplastics. Boustead I (1992). Brussels: APME/PWMI. Product life-cycle assessment: Inventory guidelines and principles. Batelle and Franklin Associates (1992). RREL, EPA/600/R-92/036. Product life cycle assessment - principles and methodology. Lindfors, L.G. (editor). Nord 1992:9. Nordic Council of Ministers, Copenhagen, 1992. Environmental life cycle assessment of products. Heijungs R, Guine JB, Huppes G, Lankreijer RM, Udo de Haes HA, Sleeswijk AW, Ansems AMM, Eggels PG, van Duin R, de Goede HP (1992). I Guide; II Backgrounds. CML, Leiden. Resource and environmental profile analysis: A life cycle environmental assessment for products and procedures. Hunt RG, Sellers JD and Franklin WE (1992). Environ Impact Assess Rev 12:245-269. Eco-balance methodology for commodity thermoplastics. Boustead I (1992). APME/PWMI, Brussels. A Technical Framework for Life-Cycle Assessment. Fava J, Denison R, Jones B, Curran MA, Vigon B, Selke S and Barnum J. SETAC and SETAC Foundation for Environmental Education, Inc., Washington, January 1991 Oekobilanz von Packstoffen Stand 1990. Habersatter, K. Schriftenreihe Umwelt. Nr. 132. BUWAL, Bern, 1991. Methodik fr ekobilanzen auf der basis ekologischer Optimierung. Ahbe S, Braunschweig A and Mller-Wenk (1990). Schriftenreihe Umwelt Nr. 133, BUWAL, Bern.

5.4.3 Softwares de LCA


Nome da Pequena ferramen Designao descrio ta LCA - Ferramentas de Software

Maiores informaes

Ferramenta detalhada de LCA (gesto de meta e http://www.gabi-software.de/ escopo, inventrio, avaliao de impacto e http://www.ikpgabi.uni-stuttgart.de/ GaBi 4 interpretao) e PE Europe gesto de LCA http://www.pe-europe.com/ DB, modelagem de LCA grfica, http://www.febe-ecologic.it abrangente funcionalidade suportada e DB Ferramenta de LCA detalhada; SimaPro possibilidade de PR Consultants http://www.pre.nl/simapro/ 5.1 criao de scripts para usurios inexperientes EcobilanFerramenta de http://www.ecobalance.com/ TEAM 4.0 PriceWaterhouseCoo LCA detalhada uk_team.php pers Umberto Ferramenta Institut fr 4.1 flexvel e verstil Umweltinformatik para LCA & http://www.umberto.de/english Anlise de Fluxo de Material Ferramenta eco Ferramenta LCA indicadora para computacional projetos ECO-it: com uso de banco http://www.pre.nl/eco-it.html ambientalmente de dados de eco amigveis - PR indicadores. Consultants Representao numrica e grfica dos impactos dos ECOScan Turtle Bay by TNO http://www.turtlebay.nl estgios de ciclo de vida diferente usando dados LCI Clculos Economic Inputecolgicos Output LCA at EIOLCA baseados em http://www.eiolca.net Carnegie Mellon tabelas de entrada University e sada. Banco de dados Delft University Clean contendo muitos Technology Institute materiais, IDEMAT Interduct http://www.io.tudelft.nl componentes e Environmental descries de Product Development processo. Em

conjunto com o Ecoscan, fornece os dados necessrios na ferramenta de LCA PTLaser Sylvatica Ferramentas similares LCA um mtodo qualitativo ou semiqualitativo, que serve para obter METuma viso global Matrix das entradas e sadas em cada estgio do ciclo de vida de produto . Avaliao do desempenho ambiental e opes de melhoria ambiental de ciclos de vida de produtos (definio de meta e escopo, inventrio, lista de verificao, VerdEE ENEA e ERVET banco de dados, matrizes, grficos alvo) + parte informativa contendo conhecimento preambular sobre questes ambientais e metodolgicas Software (prottipo) para apoio na tomada de decises estratgicas em design de produto, projeto grEEEn, grEEEn por exemplo, desenvolvedor de relacionadas com a software CIMA definio da estrutura de produto ou a seleo de materiais Ferramenta de descrio e AUDIT Graz, AUDIT avaliao Austria econmica e ecolgica dos fluxos http://www.sylvatica.com/ptlaser.htm

http://rel.casaccia.enea.it/ impreseambientali/ (veja LCA beni durevoli VerdEE)

http://www.grEEEn.it

de material e substncia

5.5 Glossrio
Refere-se variedade e a variabilidade entre organismos vivos e os complexos ecolgicos em que ocorrem. A diversidade pode ser definida como o nmero de itens diferentes e suas frequncias relativas. Na diversidade biolgica, esses itens so organizados em muitos nveis, variando de ecossistemas completos a estruturas bioqumicas que so a base molecular da hereditariedade. Assim, o termo engloba genes, espcies e ecossistemas diferentes. Representao quantificvel de uma categoria de impacto, por exemplo, radiao infravermelha (W/m2) no caso do aquecimento global. Modelo de impacto dos fluxos de entrada e sada sobre o meio ambiente. Entrada ou sada de um sistema de produto ou processo de unidade. Exemplos: recursos, energia, produtos, matriasprimas, emisses, resduos, etc. Fluxos de materiais que no so refinados, mas entram ou saem do sistema diretamente de/para a natureza, por exemplo, petrleo, ar, calor, minerais no refinados e tambm emisses e efluentes no tratados antes de serem lanados. Lista de valores efetivos de todos os problemas ambientais associados ao ciclo de vida do produto em considerao. A medida do desempenho funcional das sadas do sistema de produto. Classe que representa as questes ambientais as quais os resultados de inventrio de ciclo de vida podem estar atribudos, por exemplo, acidificao, eutrofizao, aquecimento global, toxicidade humana, destruio do oznio. Lista com dados sobre entradas e sadas do sistema estudado. Resultados da fase de inventrio. Uma lista de todas as entradas e sadas dos sistemas estudados antes da execuo da avaliao de impacto. Energia refinada ou fluxos de materiais, por exemplo, petrleo, eletricidade e outros produtos fabricados artificialmente. TS significa especificao tcnica. A TS um documento normativo aprovado pela maioria dos membros da ISO e vlido por 3 anos. Aps os 3 anos ele transformado em um padro oficial ou revogado.

Biodiversidade

Indicadores de categorias Modelo de caracterizao Categoria de dados

Fluxo elementar

Perfil ambiental Unidade funcional

Categoria de impacto

Inventrio LCI Fluxo no fundamental

TS

Unidade de processo

A menor parte de um sistema de produto para o qual os dados so coletados. Exemplos: processos de produo individual, linhas de produo, sistemas de bero-ao-porto para materiais especficos, transportes, etc.

You might also like