You are on page 1of 68

CRIMES DE TRNSITO

Prof Morishita
1

Cdigo de Trnsito Brasileiro


Lei n 9.503/97

CLASSIFICAO DE LUIZ FLVIO GOMES

NO TRNSITO apesar de serem praticados

quando da circulao de pessoas e veculos, no envolve as condutas previstas no CTB. Aplicam-se outros tipos penais.
DE TRNSITO envolve veculo automotor

(normalmente) e incide o CTB. No basta que o fato ocorra no trnsito.


EM TRNSITO ocorre quando envolve mais

de dois pases.

Generalidades

Art. 291. Aos crimes cometidos na direo de veculos automotores, previstos neste Cdigo, aplicam-se as normas gerais do Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Penal, se este Captulo no dispuser de modo diverso, bem como a Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995, no que couber. 1o Aplica-se aos crimes de trnsito de leso corporal culposa o disposto nos arts. 74, 76 e 88 da Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995, exceto se o agente estiver: I - sob a influncia de lcool ou qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia; II - participando, em via pblica, de corrida, disputa ou competio automobilstica, de exibio ou demonstrao de percia em manobra de veculo automotor, no autorizada pela autoridade competente; III - transitando em velocidade superior mxima permitida para a via em 50 km/h (cinqenta quilmetros por hora). 2o Nas hipteses previstas no 1o deste artigo, dever ser instaurado inqurito policial para a investigao da infrao penal.

Generalidades
APLICAO DA L. 9099/95 Crime de menor potencial ofensivo so todas as contravenes penais e os crimes cominados abstratamente com pena mxima no superior a 2 anos (art. 61) CRIMES EM QUE COMPETENTE O JECRIM: 303, caput; 304; 305; 307; 308; 309; 310; 311; e 312. Portanto, o JECRIM no competente para julgar o delito subsumido no Art. 302; 303, par. nico; e 306.

CRIMES QUE SE APLICAM OS ARTS. 74 (composio civil dos danos), 76 (Transao Penal) e 88 (necessidade de representao) da L. 9099/95: No se aplicam ao art. 302.

Generalidades
Art. 74, L. 9099 COMPOSIO CIVIL DOS DANOS. Se h composio civil dos danos, antes do recebimento da

denncia, h renncia do autor - caso de APP CONDICIONADA (Art. 303 CTB - leso corporal).
Art. 76, L. 9099 TRANSAO PENAL (penas restritivas

de direito ou multa). Possvel quando no caso de arquivamento.


Art. 88, L. 9099 NECESSIDADE DE REPRESENTAO

(Art. 303 CTB -leso corporal)

Generalidades
Penas restritivas de direito (CPB):
Art. 43. As penas restritivas de direitos so: I - prestao pecuniria; II - perda de bens e valores; III - (VETADO) IV - prestao de servio comunidade ou a entidades pblicas; V - interdio temporria de direitos; VI - limitao de fim de semana.

Generalidades
CRIMES EM QUE SE APLICAM A SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO
Art. 89, L. 9099/95 e Art 77 CPB: todos, exceto o Art. 302 CTB. (crime em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano). Suspenso se d por 2 a 4 anos.

Generalidades
CRIMES DE APP INCONDICIONADA E CRIMES DE APP

CONDICIONADA
APP INC todos, exceto 303 CTB. APP COND 303. (Art 88 da 9099) Art. 88. (9099/95) Alm das hipteses do Cdigo Penal e da

legislao especial, depender de representao a ao penal relativa aos crimes de leses corporais leves e leses culposas
Prazo para representao: Art. 38. (CPP) - Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou

seu representante legal, decair no direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime

Generalidades
PERDO JUDICIAL (art. 121, par 5. e 129,

par 8., ambos do CPB)


Aplica-se subsidiariamente as regras gerais do

CPB. Portanto, possvel a sua aplicao nos delitos do art. 302 e 303 do CTB (jurisprudncia pacificada e doutrina majoritria Damsio, Andreucci, Capez etc).
Situao: conseqncias da infrao atingirem o

prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria.

Generalidades
Obs: Lei 12.403 de 4 de maio de 2011 Alterou o CPP Art. 322. A autoridade policial somente poder conceder fiana nos casos de infrao cuja pena privativa de liberdade mxima no seja superior a 4 (quatro) anos.

Generalidades
PENAS ESPECFICAS DO CTB SUSPENSO DA CNH OU PROIBIO Art. 292. A suspenso ou a proibio de se obter a permisso

ou a habilitao para dirigir veculo automotor pode ser imposta como penalidade principal, isolada ou cumulativamente com outras penalidades.
Art. 293. A penalidade de suspenso ou de proibio de se

obter a permisso ou a habilitao, para dirigir veculo automotor, tem a durao de 02 meses a 05 anos.
Art. 294. Em qualquer fase da investigao ou da ao penal,

havendo necessidade para a garantia da ordem pblica, poder o juiz, como medida cautelar, de ofcio, ou a requerimento do Ministrio Pblico ou ainda mediante representao da autoridade policial, decretar, em deciso motivada, a suspenso da permisso ou da habilitao para dirigir veculo automotor, ou a proibio de sua obteno.

Generalidades
Art. 295. A suspenso para dirigir veculo

automotor ou a proibio de se obter a permisso ou a habilitao ser sempre comunicada pela autoridade judiciria ao Conselho Nacional de Trnsito CONTRAN, e ao rgo de trnsito do Estado em que o indiciado ou ru for domiciliado ou residente.
Art. 296. Se o ru for reincidente na prtica de

crime previsto neste Cdigo, o juiz aplicar a penalidade de suspenso da permisso ou habilitao para dirigir veculo automotor, sem prejuzo das demais sanes penais cabveis.

Generalidades
MULTA REPARATRIA Art. 297. A penalidade de multa reparatria consiste no

pagamento, mediante depsito judicial em favor da vtima, ou seus sucessores,de quantia calculada com base no disposto no 1 do art. 49 do Cdigo Penal, sempre que houver prejuzo material resultante do crime. (mnimo de 10, mximo de 360 dias-multa) 1 A multa reparatria no poder ser superior ao valor do prejuzo demonstrado no processo. 2 Aplica-se multa reparatria o disposto nos arts. 50 a 52 do Cdigo Penal.(deve ser paga em 10 dias, podendo ser parcelada; dvida de valor e pode ser suspensa se sobrevier doena mental) 3 Na indenizao civil do dano, o valor da multa reparatria ser descontado.

Generalidades

CIRCUNSTNCIAS AGRAVANTES Art. 298. So circunstncias que sempre agravam as penalidades dos crimes de trnsito ter o condutor do veculo cometido a infrao: I - com dano potencial para duas ou mais pessoas ou com grande risco de grave dano patrimonial a terceiros; II - utilizando o veculo sem placas, com placas falsas ou adulteradas; III - sem possuir Permisso para Dirigir ou Carteira de Habilitao; IV - com Permisso para Dirigir ou Carteira de Habilitao de categoria diferente da do veculo; V - quando a sua profisso ou atividade exigir cuidados especiais com o transporte de passageiros ou de carga; VI - utilizando veculo em que tenham sido adulterados equipamentos ou caractersticas que afetem a sua segurana ou o seu funcionamento de acordo com os limites de velocidade prescritos nas especificaes do fabricante; VII - sobre faixa de trnsito temporria ou permanentemente destinada a pedestres.

Generalidades
Art. 301. Ao condutor de veculo, nos casos de acidentes de trnsito de que resulte vtima, no se impor a priso em flagrante, nem se exigir fiana, se prestar pronto e integral socorro quela.

Agepol 2013
1. Ao condutor de veculo, nos casos de

acidentes de trnsito de que resulte vtima, no se impor a priso em flagrante, nem se exigir fiana, se (A) tentou a todo custo evitar o acidente. (B) confessou a autoria autoridade policial. (C) no teve a inteno de causar o acidente. (D) prestou pronto e integral socorro vtima. (E) evadiu-se do local do acidente para descaracterizar o flagrante.

Crimes de Trnsito
Art. 302. Praticar homicdio culposo na direo de veculo

automotor: Penas - deteno, de dois a quatro anos, e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. Pargrafo nico. No homicdio culposo cometido na direo de veculo automotor, a pena aumentada de um tero metade, se o agente: I - no possuir Permisso para Dirigir ou Carteira de Habilitao (art 162-I); II - pratic-lo em faixa de pedestres ou na calada; III - deixar de prestar socorro, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, vtima do acidente (art. 176-I); IV - no exerccio de sua profisso ou atividade, estiver conduzindo veculo de transporte de passageiros.

Auxiliar de papiloscopista 2013


2. O Cdigo de Trnsito Brasileiro consigna,

entre outros, o crime de (A) praticar homicdio culposo na direo de veculo automotor. (B) praticar homicdio doloso na direo de veculo automotor. (C) roubar ou furtar placas de veculos. (D) subtrair veculo na via pblica para fins de venda de suas peas. (E) praticar leso corporal dolosa na direo de veculo.

Crimes de Trnsito
Art. 303. Praticar leso corporal culposa na

direo de veculo automotor:


Penas - deteno, de seis meses a dois anos e

suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor.


Pargrafo nico. Aumenta-se a pena de um

tero metade, se ocorrer qualquer das hipteses do pargrafo nico do artigo anterior.

Crimes de Trnsito
Art. 304. Deixar o condutor do veculo, na ocasio do

acidente, de prestar imediato socorro vtima, ou, no podendo faz-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxlio da autoridade pblica:
Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa, se o

fato no constituir elemento de crime mais grave.


Pargrafo nico. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veculo, ainda que a sua omisso seja suprida por terceiros ou que se trate de vtima com morte instantnea ou com ferimentos leves.

Crimes de Trnsito
Art. 305. Afastar-se o condutor do veculo do local do acidente, para fugir responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuda:
Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa.

Crimes de Trnsito

Art. 306. Conduzir veculo automotor com capacidade psicomotora alterada em razo da influncia de lcool ou de outra substncia psicoativa que determine dependncia: (Lei n 12.760, de 2012) Penas - deteno, de seis meses a trs anos, multa e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. 1o As condutas previstas no caput sero constatadas por: I - concentrao igual ou superior a 6 decigramas de lcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de lcool por litro de ar alveolar; ou II - sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alterao da capacidade psicomotora. 2o A verificao do disposto neste artigo poder ser obtida mediante teste de alcoolemia, exame clnico, percia, vdeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos, observado o direito contraprova. 3o O Contran dispor sobre a equivalncia entre os distintos testes de alcoolemia para efeito de caracterizao do crime tipificado neste artigo.

Crimes de Trnsito
TOLERNCIA

INFRAO

INFRAO + CRIME Art 306

AR

At 0,04 mg/l

De 0,05 mg/l a 0,33 mg/l

0,34 mg/l

SANGUE

0,0 dg/l

De 0,01 dg/l a 5,99 dg/l

6 dg/l

Crimes de Trnsito
Art. 307. Violar a suspenso ou a proibio de

se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor imposta com fundamento neste Cdigo: Penas - deteno, de seis meses a um ano e multa, com nova imposio adicional de idntico prazo de suspenso ou de proibio. Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre o condenado que deixa de entregar, no prazo estabelecido no 1 do art. 293 (48 h), a Permisso para Dirigir ou a Carteira de Habilitao.

Crimes de Trnsito
Art. 308. Participar, na direo de veculo

automotor, em via pblica, de corrida, disputa ou competio automobilstica no autorizada pela autoridade competente, desde que resulte dano potencial incolumidade pblica ou privada: Penas - deteno, de seis meses a dois anos, multa e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor.

Crimes de Trnsito
Art. 309. Dirigir veculo automotor, em via pblica, sem a devida Permisso para Dirigir ou Habilitao ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano:
Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa.

Crimes de Trnsito
Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direo

de veculo automotor a pessoa no habilitada, com habilitao cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de sade, fsica ou mental, ou por embriaguez, no esteja em condies de conduzi-lo com segurana: (Art 163, 164 e 166)
Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou

multa.

Crimes de Trnsito
Art. 311. Trafegar em velocidade incompatvel

com a segurana nas proximidades de escolas, hospitais, estaes de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentao ou concentrao de pessoas, gerando perigo de dano:
Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou

multa.

Crimes de Trnsito
Art. 312. Inovar artificiosamente, em caso de acidente

automobilstico com vtima, na pendncia do respectivo procedimento policial preparatrio, inqurito policial ou processo penal, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, a fim de induzir a erro o agente policial, o perito, ou juiz:
Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa. Pargrafo nico. Aplica-se o disposto neste artigo, ainda que no iniciados, quando da inovao, o procedimento preparatrio, o inqurito ou o processo aos quais se refere.

Investigador 2012/2013

3. Com relao aos crimes em espcie previstos no Cdigo de Trnsito Brasileiro, correto afirmar que (A) no ser considerado crime a mera conduta de afastar-se o condutor do veculo do local do acidente, para fugir responsabilidade civil que lhe possa ser atribuda. (B) no homicdio culposo cometido na direo de veculo automotor, a pena aumentada se o agente, no exerccio de sua profisso ou atividade, estiver conduzindo veculo de transporte de passageiros. (C) ser considerado crime participar, na direo de veculo automotor, em via pblica, de corrida, disputa ou competio automobilstica no autorizada pela autoridade competente, mesmo que no resulte dano potencial incolumidade pblica ou privada. (D) crime conduzir veculo automotor, na via pblica, estando com concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 2 (dois) decigramas, ou sob a influncia de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia. (E) o juiz deixar de aplicar a pena no crime de omisso de socorro se restar provado que a omisso foi suprida por terceiros ou que se tratou de vtima com morte instantnea ou com ferimentos leves.

LEI DE ACESSO INFORMAO


Lei n 12.527 de 18/11/2011 e Decreto Estadual n 58.052 de 16/05/2012

32

Art. 1o Esta Lei dispe sobre os procedimentos a serem observados pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, com o fim de garantir o acesso a informaes previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do 3 do art. 37 e no 2 do art. 216 da Constituio Federal.

33

Art. 3o Os procedimentos previstos nesta Lei

destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso informao e devem ser executados em conformidade com os princpios bsicos da administrao pblica e com as seguintes diretrizes: I - observncia da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceo; II - divulgao de informaes de interesse pblico, independentemente de solicitaes; III - utilizao de meios de comunicao viabilizados pela tecnologia da informao; IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparncia na administrao pblica; V - desenvolvimento do controle social da administrao pblica.

34

4. Os procedimentos previstos na Lei n.

12.527/2011 destinam-se a assegurar


(A) o direito objetivo de acesso aos rgos pblicos.
(B) o direito fundamental de acesso informao. (C) o sigilo das informaes pblicas. (D) o sigilo das entidades privadas sem fins

lucrativos.

35

5. De acordo com o que dispe a Lei n. 12.527/11, os

procedimentos nela previstos destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso informao e devem ser executados em conformidade com os princpios bsicos da administrao pblica e, entre outras, com a seguinte diretriz:
(A) trabalho incansvel do administrador pblico para

evitar o controle social da administrao pblica.


(B) divulgao de todo o tipo de informao, pblica ou

privada, desde que solicitada.


(C) vedao da utilizao dos meios de comunicao

eletrnicos para transmisso das informaes de interesse pblico.


(D) proibio da transparncia na administrao pblica.
(E) observncia da publicidade como preceito geral e do

sigilo como exceo.


36

6. Os procedimentos previstos na Lei de Acesso

Informao devem ser executados em conformidade com os princpios bsicos da administrao pblica e, dentre outras, com a seguinte diretriz: (A) observncia do sigilo como preceito legal. (B) observncia da publicidade como exceo. (C) fomento ao desenvolvimento social. (D) desenvolvimento do controle social da administrao pblica.

37

Art. 4o Para os efeitos desta Lei, considera-se:

I - informao: dados, processados ou no, que

podem ser utilizados para produo e transmisso de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; II - documento: unidade de registro de informaes, qualquer que seja o suporte ou formato; III - informao sigilosa: aquela submetida temporariamente restrio de acesso pblico em razo de sua imprescindibilidade para a segurana da sociedade e do Estado; IV - informao pessoal: aquela relacionada pessoa natural identificada ou identificvel;
38

7. Para efeitos da Lei n. 12.527/11 Lei de Acesso

Informao, considera(m)-se como informao(es) sigilosa(s)


(A) aquela relacionada pessoa natural identificvel.
(B) os dados processados, que s podem ser utilizados

para produo de conhecimento e transmisso em qualquer meio, suporte ou formato.


(C) aquela submetida temporariamente restrio de

acesso pblico em razo de sua imprescindibilidade para a segurana da sociedade e do Estado.


(D) aquela de qualidade da informao no modificada,

inclusive quanto origem, trnsito e destino.


(E) aquela pertinente administrao do patrimnio

pblico, utilizao de recursos pblicos, licitao e contratos administrativos.


39

Art 4 V - tratamento da informao: conjunto de aes referentes

produo, recepo, classificao, utilizao, acesso, reproduo, transporte, transmisso, distribuio, arquivamento, armazenamento, eliminao, avaliao, destinao ou controle da informao; VI - disponibilidade: qualidade da informao que pode ser conhecida e utilizada por indivduos, equipamentos ou sistemas autorizados; VII - autenticidade: qualidade da informao que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivduo, equipamento ou sistema; VIII - integridade: qualidade da informao no modificada, inclusive quanto origem, trnsito e destino; IX - primariedade: qualidade da informao coletada na fonte, com o mximo de detalhamento possvel, sem modificaes.

Art. 5o dever do Estado garantir o direito de acesso informao, que ser franqueada, mediante procedimentos objetivos e geis, de forma transparente, clara e em linguagem de fcil compreenso.

Art. 7 5o Informado do extravio da informao

solicitada, poder o interessado requerer autoridade competente a imediata abertura de sindicncia para apurar o desaparecimento da respectiva documentao.

42

8. De acordo com o disposto, expressamente, na Lei

Federal n.o 12.527/2011 (Lei de Acesso Informao), se depois de solicitar a informao, o interessado souber que houve o extravio da informao solicitada,
(A) poder pedir indenizao autoridade administrativa

competente.
(B) poder requerer autoridade competente a imediata abertura de sindicncia para apurar o desaparecimento da respectiva documentao.
(C) dever providenciar dados e documentos que tiver e

fornec-los autoridade competente para restituio da respectiva informao.


(D) dever requerer judicialmente a restituio da

informao.
(E) poder requerer a abertura de processo administrativo

para punio do responsvel e obteno de respectiva indenizao por danos morais.

43

Art. 10. Qualquer interessado poder apresentar

pedido de acesso a informaes aos rgos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legtimo, devendo o pedido conter a identificao do requerente e a especificao da informao requerida.
1o Para o acesso a informaes de interesse

pblico, a identificao do requerente no pode conter exigncias que inviabilizem a solicitao.


2o Os rgos e entidades do poder pblico devem

viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus stios oficiais na internet.
3o So vedadas quaisquer exigncias relativas aos

motivos determinantes da solicitao de informaes de interesse pblico.


44

9. Em relao ao pedido de acesso informao,

correto afirmar que (A) o cidado poder apresentar um pedido de acesso informao sem necessidade de se identificar. (B) o cidado interessado dever apresentar os motivos determinantes do pedido. (C) so vedadas quaisquer exigncias relativas aos motivos determinantes da solicitao de interesse pblico. (D) o poder pblico no deve autorizar ou conceder o acesso imediato informao se no forem apresentados os motivos determinantes do pedido.
45

Art. 11. O rgo ou entidade pblica dever autorizar ou

conceder o acesso imediato informao disponvel. 1o No sendo possvel conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o rgo ou entidade que receber o pedido dever, em prazo no superior a 20 (vinte) dias: I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reproduo ou obter a certido; II - indicar as razes de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou III - comunicar que no possui a informao, indicar, se for do seu conhecimento, o rgo ou a entidade que a detm, ou, ainda, remeter o requerimento a esse rgo ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informao. 2o O prazo referido no 1o poder ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual ser cientificado o requerente.

10. Com relao Lei n. 12.527/2011, que regula o acesso

a informaes previsto no inciso XXXIII do art. 5., no inciso II do 3. do art. 37 e no 2. do art. 216 da Constituio Federal, correto afirmar que (A) poder ser negado acesso informao necessria tutela administrativa de direitos fundamentais. (B) poder ser negado acesso informao necessria tutela judicial de direitos fundamentais. (C) o rgo ou entidade pblica dever autorizar ou conceder o acesso imediato informao disponvel. (D) a classificao do sigilo de informaes no grau de ultrassecreto de competncia de todas as autoridades que exeram funes de direo, comando ou chefia. (E) no direito do requerente obter o inteiro teor de deciso de negativa de acesso, por certido ou cpia.

Art. 13. Quando se tratar de acesso informao contida em documento cuja manipulao possa prejudicar sua integridade, dever ser oferecida a consulta de cpia, com certificao de que esta confere com o original.

11. Nos termos do que dispe a Lei Federal n. 12.527/2011

(Lei de Acesso Informao), quando se tratar de acesso informao contida em documento cuja manipulao possa prejudicar sua integridade, (A) o interessado dever obter deciso judicial que lhe autorize o acesso. (B) o prprio interessado poder extrair cpia do documento, as suas prprias expensas e sob sua responsabilidade, devendo assinar declarao de que restituir o documento em perfeitas condies. (C) dever ser negado o acesso ao interessado. (D) dever ser oferecida a consulta de cpia, com certificao de que esta confere com o original. (E) o interessado poder ter acesso direto ao documento que contm a informao, sem qualquer restrio, mas no poder obter cpia.

Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a

informaes ou s razes da negativa do acesso, poder o interessado interpor recurso contra a deciso no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua cincia. Pargrafo nico. O recurso ser dirigido autoridade hierarquicamente superior que exarou a deciso impugnada, que dever se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

50

12. O interessado que tiver indeferido seu pedido de

acesso a informaes poder (A) interpor recurso no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua cincia. (B) interpor recurso no prazo de 15 (quinze) dias a contar da sua cincia. (C) interpor recurso no prazo de 05 (cinco) dias, se a informao for sigilosa. (D) interpor recurso dirigido mesma autoridade que impugnou o pedido.

51

13. Joo, interessado em obter informaes sobre o

andamento de um pedido de interesse geral junto Secretaria da CETESB, informado pelo funcionrio que no poder ter acesso informao requerida. Nesse caso, o que poder fazer Joo? (A) Conformar-se com a deciso, uma vez que o pedido referese a um interesse geral de carter sigiloso. (B) Recorrer da deciso, encaminhando o requerimento para o funcionrio que o atendeu, no prazo de 03 (trs) dias. (C) Recorrer da deciso no prazo de 10 (dez) dias a contar da cincia da negativa do acesso informao. (D) No recorrer da deciso, uma vez que a informao requerida est contida em documento cuja manipulao poder prejudicar sua integridade. (E) Encaminhar novo requerimento de solicitao de acesso mesma informao, dirigido autoridade hierarquicamente superior ao funcionrio que exarou a deciso impugnada.

52

Art. 24. A informao em poder dos rgos e entidades pblicas, observado o seu teor e em razo de sua imprescindibilidade segurana da sociedade ou do Estado, poder ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 1o Os prazos mximos de restrio de acesso informao, conforme a classificao prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produo e so os seguintes: I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos. 2o As informaes que puderem colocar em risco a segurana do Presidente e Vice-Presidente da Repblica e respectivos cnjuges e filhos(as) sero classificadas como reservadas e ficaro sob sigilo at o trmino do mandato em exerccio ou do ltimo mandato, em caso de reeleio. 3o Alternativamente aos prazos previstos no 1o, poder ser estabelecida como termo final de restrio de acesso a ocorrncia de determinado evento, desde que este ocorra antes do transcurso do prazo mximo de classificao. 4o Transcorrido o prazo de classificao ou consumado o evento que defina o seu termo final, a informao tornar-se-, automaticamente, de acesso pblico. 5o Para a classificao da informao em determinado grau de sigilo, dever ser observado o interesse pblico da informao e utilizado o critrio menos restritivo possvel, considerados: I - a gravidade do risco ou dano segurana da sociedade e do Estado; e II - o prazo mximo de restrio de acesso ou o evento que defina seu termo
final.

Art. 32. Constituem condutas ilcitas que ensejam

responsabilidade do agente pblico ou militar:


I - recusar-se a fornecer informao requerida nos termos

desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornec-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa;
II - utilizar indevidamente, bem como subtrair, destruir,

inutilizar, desfigurar, alterar ou ocultar, total ou parcialmente, informao que se encontre sob sua guarda ou a que tenha acesso ou conhecimento em razo do exerccio das atribuies de cargo, emprego ou funo pblica;
III - agir com dolo ou m-f na anlise das solicitaes de

acesso informao;

54

IV - divulgar ou permitir a divulgao ou acessar ou

permitir acesso indevido informao sigilosa ou informao pessoal; V - impor sigilo informao para obter proveito pessoal ou de terceiro, ou para fins de ocultao de ato ilegal cometido por si ou por outrem; VI - ocultar da reviso de autoridade superior competente informao sigilosa para beneficiar a si ou a outrem, ou em prejuzo de terceiros; e VII - destruir ou subtrair, por qualquer meio, documentos concernentes a possveis violaes de direitos humanos por parte de agentes do Estado.

55

1o Atendido o princpio do contraditrio, da ampla

defesa e do devido processo legal, as condutas descritas no caput sero consideradas:


I - para fins dos regulamentos disciplinares das Foras

Armadas, transgresses militares mdias ou graves, segundo os critrios neles estabelecidos, desde que no tipificadas em lei como crime ou contraveno penal; ou
II - para fins do disposto na, e suas alteraes, infraes

administrativas, que devero ser apenadas, no mnimo, com suspenso, segundo os critrios nela estabelecidos.
2o Pelas condutas descritas no caput, poder o militar

ou agente pblico responder, tambm, por improbidade administrativa, conforme o disposto nas Leis 1.079, de 10 de abril de 1950 , e 8.429, de 2 de junho de 1992.

56

14. Conforme dispe a Lei n. 12.527/11, agir com

dolo ou m-f na anlise das solicitaes de acesso informao ensejar ao agente pblico que praticar a conduta ilcita a pena de, (A) no mnimo, suspenso. (B) no mximo, multa. (C) no mximo, advertncia. (D) no mximo, repreenso. (E) no mnimo, dispensa.

57

15. O agente pblico que destruir ou subtrair, por

qualquer meio, documentos concernentes a possveis violaes de direitos humanos (A) estar sujeito a pena de, no mximo, multa. (B) estar sujeito a pena de, no mnimo, suspenso e responder por improbidade administrativa. (C) estar sujeito a pena de, no mnimo, advertncia, mas no responde por improbidade administrativa. (D) estar sujeito a pena de, no mximo, advertncia e cumulada com multa. (E) no responde por improbidade administrativa, pois o ato no se configura como uma conduta ilcita.
58

Decreto 58.052/12 Artigo 14 - O pedido de informaes dever ser

apresentado ao Servio de Informaes ao Cidado - SIC do rgo ou entidade, por qualquer meio legtimo que contenha a identificao do interessado (nome, nmero de documento e endereo) e a especificao da informao requerida.

59

16. De acordo com o decreto 58.052 de 16/05/2012

do Estado de So Paulo, que regulamenta a Lei n. 12.527/11 Lei de Acesso Informao, o pedido de informaes deve ser encaminhado: (A) a imprensa Oficial do Estado (B) ao Servio de Informaes ao Cidado - SIC do rgo ou entidade (C) as Comisses de Avaliao de Documentos de Arquivo (D) ao rgo Corregedor (E) a Defensoria Pblica

60

Decreto 58.052/12 Artigo 19 - No caso de indeferimento de acesso aos documentos, dados e informaes ou s razes da negativa do acesso, bem como o no atendimento do pedido, poder o interessado interpor recurso contra a deciso no prazo de 10 (dez) dias a contar de sua cincia. Pargrafo nico - O recurso ser dirigido apreciao de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior que exarou a deciso impugnada, que dever se manifestar, aps eventual consulta Comisso de Avaliao de Documentos e Acesso - CADA, a que se referem os artigos 11 e 12 deste decreto, e ao rgo jurdico, no prazo de 5 (cinco) dias.

61

Decreto 58.052/12
Artigo 20 - Negado o acesso ao documento, dado e informao

pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica Estadual, o interessado poder recorrer Corregedoria Geral da Administrao, que deliberar no prazo de 5 (cinco) dias se: I - o acesso ao documento, dado ou informao no classificada como sigilosa for negado; II - a deciso de negativa de acesso ao documento, dado ou informao, total ou parcialmente classificada como sigilosa, no indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido o pedido de acesso ou desclassificao; III - os procedimentos de classificao de sigilo estabelecidos na Lei federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, no tiverem sido observados; IV - estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos na Lei federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011.
62

1 - O recurso previsto neste artigo somente

poder ser dirigido Corregedoria Geral da Administrao depois de submetido apreciao de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior quela que exarou a deciso impugnada, nos termos do pargrafo nico do artigo 19 deste decreto. 2 - Verificada a procedncia das razes do recurso, a Corregedoria Geral da Administrao determinar ao rgo ou entidade que adote as providncias necessrias para dar cumprimento ao disposto na Lei federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, e neste decreto.

63

Artigo 21 - Negado o acesso ao documento, dado ou

informao pela Corregedoria Geral da Administrao, o requerente poder, no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua cincia, interpor recurso Comisso Estadual de Acesso Informao, de que trata o artigo 76 deste decreto.

64

17. De acordo com o Decreto 58.052 de 16/05/2012 do Estado de So Paulo, ocorrendo a negativa de acesso ao documento, o interessado poder interpor recurso. Desta forma correto afirmar que: (A) O recurso ser dirigido apreciao de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior que exarou a deciso impugnada, que dever se manifestar, sem eventual consulta Comisso de Avaliao de Documentos e Acesso CADA (B) Negado o acesso ao documento, dado e informao pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica Estadual, o interessado poder recorrer Corregedoria Geral da Administrao, que deliberar no prazo de 10 (dez) dias (C) Negado o acesso ao documento, dado ou informao pela Corregedoria Geral da Administrao, o requerente poder, no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua cincia, interpor recurso Comisso Estadual de Acesso Informao

(D) Negado o acesso ao documento, dado ou informao pela Corregedoria Geral da Administrao, o requerente poder, no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua cincia, interpor recurso Comisso de Avaliao de Documentos e Acesso
(E) Dever recorrer ao Poder Judicirio no havendo qualquer possibilidade de interposio de recurso junto ao rgo da administrao pblica.
65

Artigo 31 - Os documentos, dados e informaes sigilosas em poder de rgos e entidades da Administrao Pblica Estadual, observado o seu teor e em razo de sua imprescindibilidade segurana da sociedade ou do Estado, podero ser classificados nos seguintes graus: I - ultrassecreto; II - secreto; III - reservado. 1 - Os prazos mximos de restrio de acesso aos documentos, dados e informaes, conforme a classificao prevista no "caput" e incisos deste artigo, vigoram a partir da data de sua produo e so os seguintes: 1. ultrassecreto: at 25 (vinte e cinco) anos; 2. secreto: at 15 (quinze) anos; 3. reservado: at 5 (cinco) anos. 2 - Os documentos, dados e informaes que puderem colocar em risco a segurana do Governador e Vice-Governador do Estado e respectivos cnjuges e filhos (as) sero classificados como reservados e ficaro sob sigilo at o trmino do mandato em exerccio ou do ltimo mandato, em caso de reeleio. 3 - Alternativamente aos prazos previstos no 1 deste artigo, poder ser estabelecida como termo final de restrio de acesso a ocorrncia de determinado evento, desde que este ocorra antes do transcurso do prazo mximo de classificao. 4 - Transcorrido o prazo de classificao ou consumado o evento que defina o seu termo final, o documento, dado ou informao tornar-se-, automaticamente, de acesso pblico. 5 - Para a classificao do documento, dado ou informao em determinado grau de sigilo, dever ser observado o interesse pblico da informao, e utilizado o critrio menos restritivo possvel, considerados: 1. a gravidade do risco ou dano segurana da sociedade e do Estado; 2. o prazo mximo de restrio de acesso ou o evento que defina seu termo final.

18. Os documentos, dados e informaes

sigilosas em poder de rgos e entidades da Administrao Pblica Estadual, observado o seu teor e em razo de sua imprescindibilidade segurana da sociedade ou do Estado, podero ser classificados, nos termos do Decreto n. 58.052/2012, nos seguintes graus: (A) ostensivo, secreto e reservado. (B) reservado, secreto e normal. (C) normal, reservado e ostensivo. (D) secreto, reservado e urgente. (E) ultrassecreto, secreto e reservado.

Boa Sorte!

68

You might also like