You are on page 1of 2

Disciplina de Didtica Geral Profa.

Deuzilene Marques Jos Tarcsio Borges Bezerra Neto - 201310650284 O CAMPO TERICO-INVESTIGATIVO E PROFISSIONAL DA DIDTICA

1- Comente sobre as hipteses apresentadas pelo autor sobre o enfraquecimento do campo disciplinar e investigativo da didtica. A primeira hiptese, certo, que a discordncia em relao a objetivos e funes da escola se projeta no planejamento de aes voltadas para a organizao do sistema escolar, nos currculos das escolas e da formao profissional de professores, na organizao e funcionamento das escolas, por causa da internacionalizao das polticas educacionais e de ideias surgidas no estrangeiro no campo da educao. A segunda hiptese refere-se tendncia no campo das polticas educacionais e no prprio campo cientfico da educao do predomnio das anlises externas (sociopolticas, institucionais e organizacionais) sobre as internas (referentes ao trabalho pedaggico-didtico na escola e na sala de aula). Isso ocorre uma desvalorizao da pesquisa especifica sobre as aprendizagens e prticas de sala de aula. A terceira hiptese a crescente depreciao do pedaggico e do didtico no meio acadmico e institucional reflete-se na desvalorizao da pesquisa especfica sobre aprendizagens e prticas de sala de aula. A escassa pesquisa de questes propriamente pedaggico-didticas se reflete no enfraquecimento do campo terico e da pesquisa em pedagogia e didtica.

2- Dos conceitos de didtica apresentado pelo autor qual deles coaduna com seu entendimento sobre a didtica? A questo campo do didtico se resolve, em primeira instncia, pelo papel do ensino em criar as condies para assegurar a relao do aluno com um saber (mediao, compartilhamento de significados), levando a uma mudana qualitativa nas relaes com esse saber (transformao das relaes que o aluno mantm com os saberes), promovendo o desenvolvimento humano, ou seja, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratgias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP a todo momento (Teoria de Vygotsky). Construindo seu conhecimento individual e em grupo.

3 Quais as antinomias identificadas pelo autor no campo pedaggico didtico? A primeira a fragmentao entre os conceitos de ensino e aprendizagem, refere-se analise do papel da didtica nos cursos de formao de professores das sries iniciais (pedagogia), mostrando que nas ementas dessa disciplina o foco predominante o ensino, geralmente no seu aspecto prtico, pois em boa parte das ementas prevalece o trabalho com os elementos do plano de ensino. A segunda antinomia refere-se presena bastante frequente nos documentos oficiais de polticas curriculares, da centralidade nos interesses e necessidades do aluno x centralidade no conhecimento e na aprendizagem. Trata-se nesta antinomia do reaparecimento das polticas educacionais transnacionais, agora na sala de aula, em que o papel da escola voltado para o conhecimento substitudo pelo atendimento s necessidades dos alunos, definidas em termos de competncias e resultados mensurveis, portanto, baseado no aluno, o que chamo de currculo instrumental. A terceira antinomia identifica um problema crucial no campo didtico: a separao contedo/mtodo da cincia/metodologia do ensino. Esta tripla separao acontece de modo distinto nos cursos de licenciatura para as sries iniciais (pedagogia) e nos cursos de licenciatura para as sries subsequentes. A quarta a fragmentao entre o conhecimento do contedo (conhecimento disciplinar) e o conhecimento pedaggico do contedo (didtica e didticas disciplinares). Refere-se especificamente a dois dos mais essenciais saberes profissionais do professor: o domnio do contedo e o domnio das formas de introduzir o aluno nesse contedo. A quinta antinomia refere-se a um descuido renitente no campo pedaggico, ou seja, a desconexo (ou distores) entre aspectos sciopolticos-culturais e aspectos pedaggico-didticos implicados no ensino e aprendizagem. 4 Comente sobre um aspecto que contribuir com o fortalecimento da didtica como disciplina e como campo de investigao. Existe uma escassa presena, no conjunto da investigao no campo da educao, de pesquisas e produes acadmicas voltadas para a escola, o ensino, o trabalho com os contedos, as metodologias de ensino, ou seja, a pesquisa voltada para a sala de aula. Acredito que, conhecendo melhor o aluno individualmente e de forma social (dificuldades de modo geral, como traumas) faz com que desenvolva mais seu processo cognitivo e ser mais fcil aplicar todos os aspectos citados acima, fortalecendo assim a didtica nas escolas.

You might also like