You are on page 1of 27

Eletricidade II

Sumrio
1.0 Conceitos gerais sobre Magnetismo .................................................................................. 3 2.0 - Campo Magntico gerado por corrente eltrica ................................................................ 3 3.0 A natureza dos materiais magnticos ............................................................................... 6 5.0 Induo Eletromagntica ................................................................................................ 10 6.0 Gerao de Corrente Alternada ...................................................................................... 12 7.0 Indutncia Magntica (L) ............................................................................................... 14 8.0 Acoplamentos Magnticos .............................................................................................. 19 9.0 Impedncia (Z) ................................................................................................................ 21

Eletricidade II

1.0 Conceitos gerais sobre Magnetismo


1.1 Introduo O magnetismo uma forma de energia apresentada apenas por alguns materiais, tais como, ferro, nquel, ao, cobalto,... Dentre outras propriedades, os corpos com magnetismo apresentam a propriedade de atrair outros corpos. Os corpos que apresentam magnestismo so denominados de ims. Um im pode ser temporrio ou permanente. Um im temporrio aquele que apresenta suas propriedades magnticas durante um determinado intervalo de tempo. Um im permanente formado por um composto de ferro encontrado com facilidade na natureza conhecido como magnetita. Os ims so cercados por linhas de fora magnticas que saem do plo norte para o plo sul do im. No seu interior essas linhas no se cruzam, ou seja, so paralelas. Essas linhas formam um estado de fora em torno do im que chamamos de campo magntico. Atrao e repulso entre ims Plos de nomes iguais repulso Plos de nomes diferentes - atrao

2.0 - Campo Magntico gerado por corrente eltrica


2.1 A experincia de Oersted Foi o fsico dinamarqus Hans Christian Oersted que observou pela primeira vez, por volta do ano de 1820, que a corrente eltrica gera campos magnticos. Ele verificou que quando um circuito alimentado, uma bssola colocada nas proximidades desse circuito sofre sua influncia, desviando seu ponteiro para outra posio. Com o condutor disposto paralelamente ao ponteiro da bssola, que at ento estar indicando a direo do campo magntico da Terra, fechamos a chave S e observamos que quanto maior for a corrente fornecida pela fonte, maior ser o deslocamento do ponteiro da bssola em relao ao condutor.

2.2 A Regra de Ampre Depois da descoberta de Oersted, o cientista francs Andr Marie Ampre identificou a configurao do campo magntico em torno do condutor. Utilizando-se de uma folha de papel atravessada ao meio por um fio percorrido por corrente eltrica, Ampre jogou limalha de ferro sobre o anteparo de papel que, ento, adquiriu a forma de crculos concntricos, ocorrendo uma concentrao maior prximo ao fio condutor. Ampre tambm descobriu a relao entre o sentido da corrente e o sentido das linhas de fora, propondo uma regra para sua determinao. Em sua homenagem essa regra foi chamada de regra de Ampre tambm conhecida como regra da mo direita, expressando o sentido convencional da corrente. Segundo a regra, para se determinar o sentido das linhas de fora em torno do condutor, basta envolv-lo com os dedos da mo direita, estando o polegar a indicar o sentido da corrente. Com isso os dedos indicam o sentido das linhas de fora.

Eletricidade II

Se quisermos demonstrar um condutor segundo sua seo transversal, podemos utilizar a seguinte conveno para indicar o sentido da corrente no mesmo: crculo com um ponto corrente saindo crculo com um X corrente entrando

2.3 Intensidade de Campo Magntico (H) Na experincia de Ampre a limalha de ferro se distribuiu sob a forma de crculos concntricos, ocorrendo uma concentrao maior de limalha prximo ao fio condutor. Isso sugere que a intensidade de campo deve variar com a distncia em relao ao fio. Podemos afirmar que: A intensidade de campo magntico num determinado ponto diretamente proporcional intensidade de corrente no condutor e inversamente proporcional da distncia do centro do condutor ao ponto considerado.

H = __i___ 2r
Onde: H => intensidade de campo (A / m) I => intensidade de corrente (A) r => raio do campo at o centro do condutor (m) 2.4 Intensidade de campo no centro de uma espira

H = __I___ 2r
Onde: H => intensidade de campo (A / m) I => intensidade de corrente (A) R => raio da espira (m) Para se determinar o sentido do campo no interior de uma espira, utiliza-se tambm a regra da mo direita aplicada qualquer parte da espira. Nesse caso seguimos a corrente contornando a espira com os quatro dedos tendo o polegar apontando o sentido do campo. 2.5 Intensidade de campo no interior de um solenide Um solenide ou bobina, conseguido com a disposio de vrias espiras em srie lado lado. Por essa razo, o campo magntico de um solenide o resultado da contribuio de diversas espiras individualmente. O sentido do campo magntico pode ser determinado pela regra da mo direita para espiras e bobinas resultando em um campo uniforme. A densidade das linhas de fora diminui a partir das bordas da bobina; o que nos leva a concluir que o campo mais intenso na parte interna.

Eletricidade II

Para se determinar a intensidade de campo no interior do solenide, calcula-se:

H = ___N i_____ 4R2 + l2


Onde: H => intensidade de campo magntico (A / m) N => n de espiras do solenide i => intensidade de corrente (A) R => raio do solenide (m) l => comprimento do solenide (m)

2.5.1 Casos particulares: a) Solenide muito longo comprimento maior que o raio (L > R)

H = _N i_ l
b) Solenide muito curto raio maior que o comprimento (R > L)

H = __N i__ 2r
c) Solenide toroidal espiras enroladas em anel magntico

H = __N i__ 2R

Exerccios propostos 01) Com um condutor de 2m de comprimento faz-se uma espira circular com 0,3m de raio. Qual a intensidade de campo magntico (H) em seu interior se aplicarmos uma corrente de 3A?

02) Em um solenide de 300 espiras, com 2cm de raio e 15cm de comprimento aplicada uma corrente de 2 A. Determine a intensidade de campo magntico (H) em seu interior:

Eletricidade II
03) Um solenide toroidal com 10cm de raio possui 600 espiras. Determine a corrente necessria para que em seu interior o campo magntico (H) seja igual a 1000 A/m:

04) Determine a intensidade de campo magntico em um solenide toroidal com raio de 5 cm que atravessado por uma corrente de 2 A.

05) Que corrente ser necessria para que se tenha um campo magntico de 1000 A/m em um solenide toroidal de 2 cm de raio e 125 espiras?

3.0 A natureza dos materiais magnticos


3.1 Induo magntica () Suponha um campo magntico H, uniforme, no vcuo. Se jogarmos uma barra de ferro desmagnetizada em seu interior, ocorrer uma orientao dos domnios magnticos no material. A barra, agora magnetizada, assume comportamento de um m, apresentando portanto seu prprio campo magntico, que chamaremos de campo M ou magnetizao. Como conseqncia, haver uma resultante entre o campo H inicial e o campo magntico induzido na barra de ferro (campo M). Observamos que internamente barra as linhas de fora tm sentidos coincidentes; enquanto que fora dela, os sentidos so exatamente opostos ou formam ngulo entre si. Resumindo, ao colocarmos uma barra de ferro em um campo H a orientao magntica produz um campo M. A esse novo valor de campo produzido pela soma do campo H com o campo M, d-se o nome de induo magntica ou campo . Logo: induo magntica o campo magntico efetivo em um determinado meio. Observa-se que o campo a grandeza mais importante, pois obtido pela soma das outras duas, H e M. Poderamos dizer, ento que = H + M. Nesse caso, em um meio sem a presena de material magnetizvel o campo M seria nulo e, portanto, e H teriam o mesmo valor. Infelizmente essa relao no em todo verdadeira; isto porque foi atribudo ao campo uma unidade diferente da unidade de H e M, ou seja, enquanto H e M so medidos em A / m, possui como unidade o Tesla (T) no sistema internacional de unidades.

3.2 Fluxo Magntico ( ) O fluxo magntico representa a quantidade total de linhas de fora que atravessam uma determinada superfcie perpendicular ao campo magntico. As unidades para medio do fluxo magntico so o Maxwell e o Weber. Um Maxwell corresponde a uma linha de 8 fora e um Weber a 1 x 10 Maxwell, ou linhas de fora. Como a induo magntica diretamente proporcional concentrao de linhas de fora 2 por m , existe uma relao entre fluxo magntico e induo magntica ():

= _ _ S
Onde: => induo magntica em Tesla (T) => fluxo magntico em Weber (Wb) 2 S => rea perpendicular ao fluxo (m )

Eletricidade II
2 Uma outra maneira de expressar a grandeza do fluxo magntico em Maxwell por cm , 8 2 tambm chamado de Gauss. Considerando que 1 Weber equivale 1 x 10 Maxwell e que 1 m 4 2 corresponde a 1 x 10 cm , podemos dizer que: 8 1 Weber = 1 x 10 Maxwell 2 4 2 m 1 x 10 cm 4 e que 1 Weber = 1 x 10 Maxwell 2 2 m cm

4 Conclui-se ento que 1 Tesla = 1 x 10 Gauss. 3.3 Permeabilidade Magntica () Quando se fala em permevel, logo associamos algo que permite a passagem. Por exemplo: um solo permevel aquele que absorve rapidamente a gua, ou seja, deixa o fluxo de gua passar atravs dele. A permeabilidade magntica expressa a facilidade que um material magntico oferece passagem das linhas de fora. Sob a tica da permeabilidade, podemos dizer que o ferro possui maior permeabilidade que o vcuo. Por essa razo as linhas de fora se concentram facilmente em torno do ferro e no fora dele. Matematicamente a permeabilidade magntica, representada por , definida como a relao entre o campo e o campo H.

= _ _ H
A unidade de medida da permeabilidade magntica o Henry por metro (H / m) 3.3.1 Permeabilidade do Vcuo (0) Para o vcuo e H tem o mesmo valor, apesar de expressos em unidades diferentes. Por essa razo, para relacionar e H em suas respectivas unidades a permeabilidade do vcuo dada por:

0 = 4 x 10 7 H / m
Para efeitos prticos a permeabilidade do ar considerada igual a do vcuo.

3.3.2 Permeabilidade Relativa (R) A permeabilidade relativa a razo entre a permeabilidade do material e a permeabilidade do vcuo, sendo portanto adimensional.

R = __ 0
A permeabilidade relativa de material ferromagntico no constante. Depende do valor de campo aplicado. Normalmente se utilizam os valores de permeabilidade relativa mxima e inicial para caracterizar um material ferromagntico. Veja a tabela com alguns valores abaixo: Material Ao - silcio 78 permalloy Supermalloy Ferrite Ni R inicial 7.500 8.000 100.000 2.500 R mxima 55.000 100.000 1.000.000 5.000

Eletricidade II

Exerccios propostos 01) Qual a induo magntica em um circuito que tem um fluxo de 10Wb em uma rea 2 perpendicular ao fluxo de 0,25m ?

02) Em um cilindro de ao com 20 cm de comprimento e 3 cm de raio, so enroladas duas espiras de fio de cobre. Sendo a permeabilidade relativa do cobre igual a 3000, calcule a induo magntica (B) no cilindro quando for aplicada uma corrente de 5 A:

03) Um solenide toroidal com 20 cm de raio interno, 25 cm de raio externo e 5 cm de espessura, possui 1000 espiras por onde circula uma corrente de 6 A. Sabendo-se que sua induo magntica (B) de 0,9 T, determine: a) o fluxo magntico produzido Material Didtico b) a permeabilidade relativa do material 4.0 Clculo de circuitos magnticos 4.1 Circuito Magntico Uma bobina com ncleo de ar alimentada por corrente eltrica, gera um campo magntico H cujas linhas de fora se distribuem simetricamente em relao ao seu eixo por todo o espao ao seu redor. Essa distribuio de linhas ocorre devido sobreposio do campo produzido em cada partcula do condutor que constitui a bobina e, portanto, sua configurao s se altera atravs de uma mudana na geometria da bobina. Se essa bobina for enrolada sobre um ncleo fechado, seu campo H ser capaz de induzir um campo M atravs do percurso ferromagntico. Esse campo gera um fluxo magntico atravs do ncleo, que se sobrepe ao fluxo gerado pelo campo H. Como o fluxo magntico gerado pela magnetizao M infinitamente maior que o fluxo gerado pelo campo H da bobina, para efeito de aplicaes prticas, este ltimo desprezado. Assim, considera-se um fluxo homogneo atravs do percurso constitudo pelo material ferromagntico. Dessa forma podemos dizer que: Um circuito magntico um percurso definido para o fluxo magntico, normalmente constitudo de material ferromagntico. 4.2 Fora magnetomotriz (fmm) Em um circuito eltrico srie contendo apenas uma fonte e um fio condutor comprido interligando os terminais dessa fonte, a corrente que atravessa o fio dada pela Lei de Ohm:

i = _V_ R

R = _ l_ S

Se ao invs da resistividade () usarmos a condutividade (g) na equao da resistncia do fio teremos:

R = _l__ gs

pois

= _ 1_ g 8

Eletricidade II

Essa breve anlise do que ocorre em um circuito eltrico serve de base para o estudo do circuito magntico. Os circuitos magnticos so constitudos de material ferromagntico que oferecem um caminho de fcil transposio ao fluxo magntico. Podemos comparar os circuitos magnticos com os circuitos eltricos por analogia. Por exemplo, no circuito eltrico circula corrente eltrica, que na verdade um fluxo de cargas eltricas. No circuito magntico o fluxo magntico que circula. Portanto a corrente eltrica e o fluxo magntico so grandezas anlogas. No circuito eltrico quem gera a corrente a fora eletromotriz (fem). No circuito magntico a grandeza anloga chamada de fora magnetomotriz (fmm). Sabemos que o fluxo magntico de uma bobina gerado atravs de uma corrente eltrica e que quanto maior o seu valor e maior o nmero de espiras, maior ser o fluxo magntico. Logo a fora magnetomotriz ser proporcional ao nmero de espiras e a intensidade de corrente que passa por elas. Podemos dizer que: A fora magnetomotriz a grandeza responsvel pela criao do fluxo magntico em um circuito magntico.

fmm = N i
Onde: fmm => fora magnetomotriz (A) N => nmero de espiras i => intensidade de corrente (A) 4.3 Relutncia magntica (R) Os circuitos magnticos apresentam uma facilidade muito grande passagem do fluxo magntico. Mesmo assim eles no so perfeitos. Assim como o cobre, por exemplo, conduz muito bem a corrente eltrica e, no entanto, apresenta uma resistncia, os circuitos magnticos tambm apresentam uma oposio passagem do fluxo. Essa oposio chamada Relutncia magntica. R= L_ S

Onde: R => relutncia magntica (A / Wb) l => comprimento mdio do circuito magntico (m) => permeabilidade do material que constitui o ncleo da bobina (H / m), sendo calculada por = 0 x R 2 S => rea de seo transversal do ncleo (m ) 4.4 Lei de Ohm para circuitos magnticos Podemos ainda, por analogia, chegar uma relao entre o fluxo, a fmm e a relutncia magntica. No circuito eltrico a Lei de Ohm estabelece a seguinte relao:

i = fem R Ento, usando as grandezas anlogas do circuito magntico, temos: = fmm R Onde: => fluxo magntico (Wb) fmm => fora magnetomotriz (A) R => relutncia magntica (A / Wb)

Eletricidade II
Podemos obter mais uma equao para a fora magnetomotriz a partir da equao de campo H para um solenide toroidal:

H = _N I _ => L

HL=NI

=> N I = fmm

Logo: fmm

=HI

Exerccios propostos 01) Quantas espiras so necessrias para que em uma bobina seja estabelecido um fluxo de 0,5Wb quando ela atravessada por uma corrente de 5A? A relutncia desse circuito de 500 A/Wb.

02) Que corrente ser necessria para que um solenide de 800 espiras produza um fluxo de 0,5 Wb em um circuito magntico com relutncia de 500 A/Wb?

5.0 Induo Eletromagntica


5.1 Lei de Faraday Depois que Oersted demonstrou em 1820 que correntes eltricas geram campos magnticos, Michael Faraday, um cientista ingls, manifestou sua convico de que poderia atravs de campos magnticos produzir correntes eltricas. Faraday s obteve sucesso em 1831, aps dez anos de trabalho. Ele utilizou um circuito magntico com dois enrolamentos, uma bateria e um galvanmetro, que um dispositivo que acusa pequenas correntes. Ele percebeu que ao alimentar o circuito eltrico o ponteiro do galvanmetro deflexionava para um lado, indicando que uma corrente eltrica passava por ele. No entanto esta deflexo era momentnea e, mesmo estando o circuito eltrico fechado, o galvanmetro nada indicava.

Como a bobina onde est ligado o galvanmetro um circuito eltrico completamente independente do circuito que contm a fonte CC, Faraday concluiu que finalmente havia gerado corrente eltrica atravs do magnetismo, mesmo que momentaneamente.

10

Eletricidade II

Faltava descobrir porque essa corrente s aparecia nos momentos em que se acionava e desacionava o circuito eltrico. Analisando o que ocorria com seu circuito magntico, Faraday descobriu o mistrio: no instante em que o interruptor acionado, a corrente eltrica que circula pelo enrolamento conectado fonte, que chamaremos de enrolamento primrio, produz um fluxo que fica confinado no circuito magntico. O sentido desse fluxo determinado pela regra da mo direita para bobinas. Esse fluxo magntico acaba passando por dentro do enrolamento ao qual est conectado o galvanmetro, que chamaremos de enrolamento secundrio. Poderamos ento concluir que o fluxo magntico a causa da gerao de corrente no enrolamento secundrio. Entretanto isto no pode ser verdade, uma vez que passado o instante inicial durante o qual a chave est sendo fechada, deixa de existir corrente, muito embora o fluxo magntico continue existindo. O galvanmetro s volta a acusar passagem de corrente no instante em que a chave desligada. Como a corrente no galvanmetro s surge nos instantes nos quais o circuito eltrico do primrio acionado e desacionado e, nesses instantes o fluxo magntico est variando, conclumos que essa variao de fluxo a causa do surgimento de corrente na bobina secundria. Portanto no o fluxo magntico o responsvel pela corrente induzida, mas sim a sua variao. Podemos ento enunciar o princpio que ficou conhecido como Lei de Faraday: Toda vez que um condutor fica sujeito a uma variao de fluxo magntico, nele se estabelecer uma fora eletromotriz, enquanto durar essa variao. fem = - N t Onde: fem => fora eletromotriz induzida (V) => variao do fluxo magntico (Wb) t => variao de tempo do fluxo (s) N => nmero de condutores ou espiras Obs.: O sinal negativo da equao demonstra a oposio do induzido ao indutor. 5.2 Fora eletromotriz de movimento No dispositivo utilizado por Faraday, a variao do fluxo ocorria devido ao surgimento ou extino de corrente na bobina primria. No entanto, existem outras formas de se variar o fluxo sobre um condutor. Uma dessas formas se d quando o condutor se move no interior de um campo magntico constante, atravessando suas linhas de fora. Um terceiro tipo de variao de fluxo seria uma combinao dos dois primeiros, ou seja, um condutor em movimento dentro de um campo magntico varivel. Seja, ento, um condutor de comprimento L, perpendicularmente s linhas de um campo se deslocando a uma velocidade v. Aplicando-se a Lei de Faraday, teremos: fem = - N t fem = - l S t fem = - l x t Logo: => = S => N=l

=>

S = l x

=>

x_ = v t

fem = B l v
fem => fora eletromotriz induzida (V) => induo magntica (T) l => comprimento do condutor que corta as linhas (m) v => velocidade do condutor (m / s)

Onde:

11

Eletricidade II

6.0 Gerao de Corrente Alternada


6.1 O Gerador elementar Uma aplicao bastante interessante da Lei de Faraday o Gerador elementar. Esse o nome dado ao mecanismo bsico com o qual se consegue gerar corrente alternada senoidal. Trata-se de uma espira que gira no interior de um campo magntico.

Ao efetuar o movimento de rotao, os lados da espira cortam as linhas de fora e, conseqentemente, neles surgem tenses induzidas. O valor dessas tenses depende da posio em que se encontra a espira. Vamos identificar a posio da espira atravs de um ngulo que chamamos de alfa (). Esse ngulo formado entre a velocidade tangencial da espira (v) e o vetor campo (). A velocidade tangencial depende do nmero de rotaes por minuto (rpm) com que a espira est girando e do seu raio. Portanto, para um determinado gerador, a velocidade tangencial uma constante. Entretanto a componente da velocidade perpendicular ao campo no permanece constante, mas varia em funo do ngulo . Uma anlise quanto a polaridade da fora eletromotriz gerada em cada lado da espira nos mostra que a fora eletromotriz total gerada na espira, corresponde soma das foras eletromotrizes geradas em cada lado da espira em diferentes ngulos. Portanto a fora eletromotriz total gerada na espira dada por:

fem = B l v sen
Onde: fem => fora eletromotriz induzida (V) => induo magntica (T) l => comprimento ativo da espira (m) v => velocidade tangencial da espira (m / s) => ngulo entre o campo e a velocidade tangencial

Obs.: Entende-se por comprimento ativo da espira, a soma dos comprimentos de cada lado da espira que fica sujeito ao campo, no contando portanto os comprimentos que no so cortados por linhas de fora. Assim, da frmula obtida para o gerador elementar, observamos que a fora eletromotriz depende no s de fatores intrnsecos ao gerador (, L, v), como tambm da posio relativa da espira no instante considerado, que determinado pelo ngulo . Vamos, ento, analisar a fora eletromotriz produzida em diferentes posies da espira e evidenciar, atravs de clculos, a natureza senoidal da tenso obtida.

12

Eletricidade II

Usando a frmula e = B l v sen , obtemos os seguintes valores de tenso induzida: = 0 = 90 = 180 = 270 = 360 => e = 0V. => e = tenso mxima. => e = 0V. => e = tenso mxima. => e = 0V.

Com os valores acima, podemos traar o grfico da tenso e em funo do ngulo : 6.2 Lei de Lenz A causa do aparecimento de uma corrente induzida em um circuito condutor fechado a variao do fluxo magntico, conforme a Lei de Faraday. O fluxo magntico pode variar em um circuito fechado devido ao movimento relativo entre esse circuito e um campo magntico constante. O fluxo pode tambm mudar devido as variaes que a corrente que lhe d origem sofre. Nesse caso dizemos que o fluxo varivel no tempo. Dessa forma a Lei de Lenz estabelece que: Os efeitos da corrente induzida se opem s causas que a originam. 6.3 Defasagem entre tenso e corrente induzidas Quando o fluxo varia senoidalmente, a fora eletromotriz induzida tambm senoidal. Como o fluxo produzido diretamente pela corrente eltrica, tanto a corrente como a tenso deveriam se apresentar em fase. No entanto no o que acontece, na prtica.

Analisando o grfico acima, conclumos que h uma defasagem de 90 entre a tenso (linha cheia que se encontra adiantada) e a corrente (linha tracejada que se encontra atrasada). Isso acontece porque uma bobina atrasa a corrente alternada em 90 em relao tenso.

13

Eletricidade II
Vamos analisar esse fenmeno aplicando em uma bobina uma tenso senoidal.

Admitindo-se que se trata de uma bobina ideal, ou seja, resistncia interna nula, a corrente deveria assumir um valor tendendo ao infinito, pois I = V / R (Lei de Ohm). Observa-se experimentalmente que no isso que ocorre. A corrente assume valores razoavelmente baixos, o que nos leva a concluir que existe algo mais que limita a corrente e que no a resistncia eltrica. Ocorre pois que, a corrente alternada ao circular pela bobina produz nela um fluxo tambm alternado que, pela Lei de Faraday, induz uma fora eletromotriz na bobina. Essa fora eletromotriz, pela Lei de Lenz, tem polaridade tal que a corrente que ela tende a produzir se ope a corrente que deu origem a ela. Supondo que a polaridade instantnea da tenso aplicada seja positiva no terminal superior da gente, a fora eletromotriz na bobina tambm ter polaridade instantnea positiva em seu terminal superior. Sendo assim, a tenso aplicada v produz uma corrente I no sentido horrio, enquanto a fora eletromotriz da bobina e produz uma corrente I no sentido anti-horrio. A corrente resultante na bobina a subtrao das duas correntes e tem sentido horrio, nesse exemplo. Caso a corrente induzida assumisse o mesmo valor da corrente aplicada, a corrente resultante seria nula. Logo: a corrente est atrasada em 90 em relao tenso aplicada.

Exerccios propostos 01) Determine a fem mdia induzida em uma bobina de 800 espiras que tem seu fluxo variado de 10mWb em 0,1s.

02) Uma gerador elementar tem uma bobina de 10 cm de comprimento que gira em torno de um campo de 0,2 T com velocidade de 100m/s. Determine a mxima tenso gerada.

7.0 Indutncia Magntica (L)


7.1 Definio A indutncia, tambm chamada de coeficiente de auto-induo ou auto- indutncia, uma grandeza que caracteriza uma bobina ou solenide, definida como: A razo entre o nmero de enlaces de fluxo por unidade de corrente. L=N I Onde: L => indutncia em Henry (H) N => nmero de vezes que o fluxo enlaa a corrente => fluxo magntico (Wb) I => corrente (A)

14

Eletricidade II
Obs.: Entende-se por enlace de fluxo a quantidade de espiras percorridas pela corrente em uma bobina ou solenide. Quando se trata de uma nica espira, o fluxo total gerado enlaa uma nica vez a corrente.

Ao considerar na frmula que o fluxo total () que atravessa o interior da bobina, devemos estar cientes de que isto apenas uma aproximao da realidade, pois na maioria das situaes prticas o total de fluxo depender da geometria da bobina. Considerando que a corrente que percorre a bobina seja varivel, o fluxo produzido ser tambm varivel. Dessa forma, mantendo-se constante o nmero de espiras da bobina, podemos determinar a indutncia como: L = N _ I Onde: => variao do fluxo magntico (Wb) I => variao de corrente (A) N => nmero de espiras constante Valores tpicos de indutncia podem variar desde alguns micro-henry (H) at algumas dezenas de Henries. Por exemplo, as bobinas de um pequeno transformador podem apresentar uma indutncia alta, enquanto as bobinas retas com nmero de espiras em torno de 1000 e com ncleo de ar podem apresentar apenas alguns milihenry (mH). 7.2 Fatores que influenciam na indutncia de uma bobina Considerando que o fluxo magntico devido ao campo e este ltimo, salvo os ms permanentes, criado pela corrente eltrica, podemos dizer que h uma dependncia explcita do fluxo com a corrente. Mais precisamente, o fluxo magntico diretamente proporcional corrente. Em meios como o vcuo ou o ar, essa dependncia linear, ou seja, se a corrente aumenta em uma bobina o fluxo magntico aumenta na mesma proporo. Entretanto, em material ferromagntico essa dependncia no linear. Por exemplo, em uma bobina de 10 espiras com ncleo de ar, o fluxo gerado por uma corrente de 1 Ampre 1 Wb. Logo a indutncia ser 10 H. Se a corrente dobrar de valor, sabemos que o fluxo tambm dobrar, mas a indutncia permanecer a mesma. Por outro lado, se essa mesma bobina estiver enrolada em um ncleo ferromagntico, quando a corrente assumir determinado valor, teremos a indutncia calculada por: L = N / I. Se a corrente dobrar de valor o fluxo aumentar mas no na mesma proporo, ou seja, no dobrar de valor, pois no se trata de uma relao linear. Dessa forma podemos dizer que a indutncia varia conforme a corrente aplicada em meios ferromagnticos.

Considera-se que a indutncia de uma bobina com N espiras em material ferromagntico pode ser dezenas de vezes superior a uma outra bobina com N espiras em ncleo de ar e mesma indutncia. Em situaes prticas, onde se deseja indutncia elevada, mas com valor constante, usa-se ncleo ferromagntico com um pequeno entreferro. Isto torna a dependncia do fluxo com a corrente eltrica praticamente linear.

15

Eletricidade II
Pela definio de indutncia, ou seja, nmero de enlaces de fluxo por unidade de corrente, podemos esperar que o nmero de enlaces de fluxo seja diferente para bobinas com geometrias diferentes, mesmo com igual nmero de espiras. Obviamente, o nmero de espiras tambm modifica o nmero de enlaces de fluxo. Quanto corrente, se a bobina for feita em ncleo de ar, seu valor no interfere no nmero de enlaces de fluxo por unidade de corrente, visto que uma variao no valor da corrente se reflete diretamente em uma mesma variao de fluxo magntico. Entretanto, em se tratando de ncleos ferromagnticos, essa proporcionalidade no se verifica; inclusive bobinas com ncleos ferromagnticos de natureza diferente apresentaro diferena na relao entre fluxo e corrente. Podemos concluir que para bobinas com ncleo de ar, a indutncia depende apenas da sua forma geomtrica e de seu nmero de espiras. Para bobinas com ncleo ferromagntico, alm da forma geomtrica e do nmero de espiras, a indutncia depende tambm do material empregado; mais especificamente da curva magnetizante do material constituinte do ncleo. Podemos, ento, enumerar os fatores que influenciam na indutncia em: Nmero de espiras da bobina Formato no qual as espiras so enroladas rea de seco transversal da espira Comprimento da bobina Dimetro da bobina Tipo de ncleo (ar ou ferromagntico) Espessura do fio empregado Permeabilidade do ncleo, etc. Assim, o comportamento do fluxo frente a corrente passa a ser um misto entre a bobina com ncleo ferromagntico fechado e bobina com ncleo de ar. 7.3 Tipos de bobinas ou indutores 7.3.1 Indutor toroidal _ podemos deduzir a equao da indutncia de um toroide utilizando algumas equaes j conhecidas. Considere um toroide com raio mdio R, nmero de espiras N uniformemente distribudas ao longo de seu comprimento e seco transversal circular S. Conforme j visto anteriormente, o campo H de um toroide calculado por H = N I / 2 R. Sendo o ncleo de material ferromagntico onde possa ser considerada uma permeabilidade magntica teremos um campo B dado por: B = I / 2 R. O fluxo magntico que atravessa a seco S, conforme a equao = B S, ser dado por: = N I S / 2 R. A indutncia para o toroide, dada pela equao L = N / I, pode finalmente ser obtida como: 2 L = N S_ 2r

7.3.2 Indutor reto _ para um solenide reto de comprimento l e seco circular de raio R, com uma nica camada de espiras, podemos obter a indutncia atravs da seguinte equao: 2 2 L = 1,26 N r _ 6 l x 10

16

Eletricidade II

A equao acima s vlida para bobinas com ncleo de ar. Caso um ncleo de material ferromagntico seja introduzido no interior da bobina, teremos um aumento significativo no valor da indutncia. Entretanto, no podemos prever o valor exato da indutncia pela simples substituio da permeabilidade do ar, que aproximadamente igual 0, pela permeabilidade do material do ncleo na frmula. Isso porque apenas parte do caminho do fluxo magntico seria feito pelo material ferromagntico (apenas no interior da bobina). O restante do caminho seria feito pelo ar, o que o torna um caminho mosto. Mesmo para o ncleo de ar, a equao acima no fornece o valor exato da indutncia, por ser uma frmula aproximada baseada em experimentos de laboratrio. Pode haver variaes no valor da indutncia dependendo do dimetro do fio utilizado e das propores entre o comprimento e o raio da bobina. 7.4 Indutncia Mtua (M) O nmero que exprime a possibilidade que um condutor tem de induzir em outro uma fora eletromotriz chamado de coeficiente de indutncia mtua (M) do par de condutores. Existe uma indutncia mtua de 1 Henry entre dois condutores, sempre uma fora eletromotriz de 1V for induzida em um deles na razo de 1 Ampre por segundo. Suponhamos que uma corrente I esteja produzindo um fluxo na bobina L1 e que essa corrente seja variada de seu valor mximo at zero. Isso far com que o fluxo magntico tambm varie de seu valor mximo at zero, produzindo uma fora eletromotriz tambm varivel na bobina L2.

A indutncia mtua entre duas bobinas depende da auto-indutncia de cada uma delas e da frao do fluxo magntico, produzido por uma delas, que aproveitado pela outra. Chamamos de coeficiente de acoplamento (K), percentagem do fluxo produzido por uma das bobinas que aproveitada pela outra, ou seja, que vai influenciar na produo de uma fora eletromotriz induzida na outra bobina. Por definio, podemos dizer que: Coeficiente de acoplamento a razo entre o fluxo mtuo e o fluxo total produzido em um circuito magntico. O acoplamento magntico (ligao entre dois circuitos por meio de um campo magntico) depende da distncia entre as duas bobinas e da posio de uma em relao outra. O coeficiente de acoplamento sempre menor que 1 e pode ser nulo (se uma bobina no estiver submetida ao campo magntico da outra, ou se o enrolamento estiver colocado em ngulo reto com o campo indutor).

17

Eletricidade II

Podemos calcular a indutncia mtua entre duas bobinas pela seguinte equao: _____ M = K L1 L2 Onde: M => coeficiente de mtua indutncia (H) K => coeficiente de acoplamento L1 => indutncia da bobina 1 (H) L2 => indutncia da bobina 2 (H)

7.5 Associao de indutncia A associao de indutores deve ser considerada sob dois aspectos: sem indutncia mtua e com indutncia mtua. 7.5.1 Associao em srie Na associao em srie sem indutncia mtua, as bobinas esto dispostas de tal modo que o campo magntico de uma no induz fora eletromotriz na(s) outra(s). Como esto em srie, a mesma corrente fluir em todas e elas estaro sujeitas a mesma variao de corrente. Logo, o valor da indutncia total equivalente ser: LT = L1 + L2 + L3 + ... Ln

Na associao em srie com indutncia mtua, os campos magnticos das bobinas esto interagindo entre si, influenciando nas foras eletromotrizes produzidas em cada bobina. Logo, o valor da indutncia total equivalente ser: LT = L1 + L2 +/- 2M (onde M o valor de indutncia mtua entre duas bobinas).

7.5.2 Associao em paralelo Na associao em paralelo sem indutncia mtua no h acoplamento magntico entre as bobinas e a fora contra-eletromotriz induzida ser a mesma em todas elas. Cada bobina do circuito apresentar uma razo da variao de corrente diferente (exceto se todas possurem o mesmo valor de indutncia). Logo, o valor da indutncia total equivalente ser: _1_ _= LT _1 _ + _1_ _ + _1_ _ ..._1_ L1 L2 L3 Ln

18

Eletricidade II
Na associao em paralelo com indutncia mtua, os campos magnticos esto acoplados e, portanto deve se levar em considerao o coeficiente de mtua indutncia. Logo, a indutncia total equivalente ser: LT = 2 L1 L2 M __ L1 L2 +/- 2M

Exerccios propostos 01) Duas bobinas de 3mH e 6mH so colocadas em paralelo. Calcule a indutncia total sem indutncia mtua.

02) Cite 3 fatores que influenciam na indutncia de uma bobina.

03) Qual a indutncia mtua entre duas bobinas de 2mH e 8mH com coeficiente de acoplamento de 0,95.

8.0 Acoplamentos Magnticos


8.1 O Transformador O transformador um dispositivo eltrico constitudo, basicamente, por um ncleo de ferro laminado no qual so enroladas duas bobinas, que originam os enrolamentos primrio (entrada) e secundrio (sada). Sob o ponto de vista eltrico, os enrolamentos so circuitos independentes. No entanto, magneticamente, esto acoplados pelo ncleo de ferro. Aplicando-se uma corrente alternada no primrio, forma-se ao redor do mesmo um campo magntico varivel, que se expande e se contrai de acordo com a variao da componente aplicada, produzindo uma tenso neste enrolamento, denominada fora eletromotriz de auto induo. O campo magntico, quando em expanso, enlaa a segunda bobina e produz na mesma uma tenso denominada fora eletromotriz de induo mtua (condio em que dois circuitos compartilham a energia aplicada em um deles). 8.2 Relaes fundamentais no transformador ideal Matematicamente, podemos demonstrar as relaes que existem entre tenso, corrente e o nmero de espiras entre primrio e secundrio, pela expresso a seguir: _Np_ = _Vp_ = Ns Vs _Is_ Ip

Onde: Np => nmero de espiras do enrolamento primrio Ns => nmero de espiras do enrolamento secundrio Vp => tenso em volts no enrolamento primrio Vs => tenso em volts no enrolamento secundrio Ip => corrente em Ampere no enrolamento primrio Is => corrente em Ampere no enrolamento secundrio

19

Eletricidade II
Obs.: As correntes esto entre si inversas em relao ao nmero de espiras e sofrem transformaes opostas em relao s tenses, sendo este efeito justificado pelo princpio chamado Conservao da Energia, onde a potncia eltrica aplicada ao primrio (Vp x Ip) igual a potncia eltrica gerada no secundrio (Vs x Is). 8.3 Tipos de transformador A classificao dos transformadores feita a partir da relao existente entre o nmero de espiras do enrolamento primrio e o nmero de espiras do enrolamento secundrio, como se segue: 1) Se Np > Ns => Vp > Vs => Ip < Is => abaixador de tenso e elevador de corrente

2) Se Np < Ns => Vp < Vs => Ip > Is => elevador de tenso e abaixador de corrente 3) Se Np = Ns => Vp = Vs => Ip = Is => transformador isolador. Exemplo: Seja um transformador com 500 espiras no primrio e 1000 espiras no secundrio. Ao se aplicar uma tenso de 100V no primrio, qual ser a tenso obtida no secundrio?

_Np_ = _Vp_ => 500_ = 100 200V NS Vs 1000 Vs

Vs =

8.4 Perdas no transformador No transformador Real as perdas so bastante reduzidas, proporcionando um rendimento superior a 90%, condicionando somente que o material empregado no ncleo seja de boa qualidade. No entanto algumas perdas so considerveis, como: a) Perdas no cobre ocorre devido ao aquecimento nos enrolamentos pelo efeito trmico da corrente (efeito joule), acarretando perda de energia eltrica transformada em calor. b) Perda por histerese o campo magntico muda de sentido de acordo com a variao da componente AC aplicada ao primrio; logo o ncleo dever ser repolarizado nesta situao. A reduo do consumo de energia na repolarizao do ncleo torna-se vivel, caso o ferro empregado permita essa modificao rapidamente, do contrrio ocorrer perda na transferncia de energia pelo efeito histerese. c) Perda por corrente parasita (corrente de Foucault) o campo magntico transferido ao secundrio age no ncleo, induzindo no mesmo uma corrente eltrica (corrente parasita). Essa corrente no pode ser eliminada, no entanto, possvel minimizar o seu valor atravs da laminao do ncleo. Esta tcnica proporciona uma rea de seco transversal menor, reduzindo a tenso induzida efetiva atravs do aumento da indutncia da bobina e diminuindo a intensidade de corrente parasita no ncleo.

20

Eletricidade II

Exerccios propostos 1) Um transformador ideal tem um primrio com 100 espiras e atravessado por uma corrente de 100mA quando aplicado uma tenso de 120 V. Qual a tenso, corrente e impedncia do secundrio? Considere o nmero de espiras do secundrio igual a 20.

2) Um transformador ideal tem uma relao de espiras 1:10 e aplicado uma tenso no primrio de 12 V com uma corrente de 0,5 A. Determine a tenso, corrente e impedncia do secundrio.

9.0 Impedncia (Z)


9.1 Reatncia Indutiva (XL) Define-se como reatncia indutiva a oposio variao de corrente alternada provocada pela indutncia de uma bobina. A reatncia indutiva expressa em Ohms e, alm de limitar o valor de corrente em um circuito, faz com que a corrente se atrase em relao tenso. O clculo do valor de reatncia indutiva de uma bobina em um circuito C A dado pela equao:

XL = 2 f L
Onde: XL => reatncia indutiva () f => freqncia alternada (Hz) L => indutncia da bobina (H) Examinando a equao dada, verificamos que a freqncia da corrente alternada e a reatncia indutiva so grandezas diretamente proporcionais, ou seja, quando a freqncia aumenta, a reatncia tambm aumenta. Por essa razo as bobinas so comumente usadas para impedir a entrada de corrente alternada em determinados circuitos, enquanto deixam livre a corrente contnua.

21

Eletricidade II
9.2 Reatncia Capacitiva (XC)

Define-se como reatncia capacitiva a oposio variao de tenso alternada provocada pela capacitncia de um capacitor. A reatncia capacitiva expressa em Ohms e, alm de limitar o valor da tenso alternada em um circuito, faz com que ela se atrase em relao corrente. O valor de reatncia capacitiva que um capacitor apresenta em um circuito, dado pela equao: XC = ___1___ 2fC Onde: XC => reatncia capacitiva () f => freqncia alternada (Hz) C => capacitncia (F)

9.3 Impedncia em srie 9.3.1 Circuito RL srie Em todo circuito RL em srie, a impedncia total o efeito combinado da resistncia do circuito (R) com a reatncia indutiva da bobina (XL). Como a bobina atrasa a corrente em 90, o vetor que representa a tenso sobre a bobina (VL) e o vetor que representa a tenso sobre o resistor (VR), tendem a ficarem defasados em 90. Dessa forma a tenso total no circuito ser a soma algbrica das tenses VR e VL. 2 2 = R + XL _________ 2 2 Z = R + XL Z 2 Onde: Z => impedncia () R => resistncia () XL => reatncia indutiva ()

VG

2 2 2 2 = VR + VL => VG = VR + VL

22

Eletricidade II
9.3.2 Circuito RC srie Em todo circuito RC em srie, a impedncia total o efeito combinado da resistncia do circuito (R) com a reatncia capacitiva do capacitor (XC). Como o capacitor atrasa a tenso em 90, o vetor que representa a tenso sobre o capacitor (VC) e o vetor que representa a tenso sobre o resistor (VR), tendem a ficarem defasados em 90. Dessa forma a tenso total do circuito ser a soma algbrica das tenses VR e VC. 2 2 = R + XC _________ 2 2 Z = R + XC Z 2 Onde: Z => impedncia () R => resistncia () XC => reatncia capacitiva ()

VG

2 2 2 2 = VR + VC => VG = VR + VC

O ngulo de defasagem entre tenso e corrente, em ambos os casos, pode ser expresso pela Lei dos Co-senos: Arccos = _R_ Z

9.3.3 Circuito LC srie Em todo circuito LC em srie, a impedncia total do circuito o efeito combinado da reatncia indutiva (XL) com a reatncia capacitiva (XC). Como a bobina atrasa a corrente em 90 e o capacitor atrasa a tenso em 90, a tenso total nos terminais do circuito a diferena de tenses nos terminais de cada componente. Z = XL XC (se XL > XC => impedncia indutiva) Ou Z = XC XL (se XC > XL => impedncia capacitiva)

VG = VL VC => VG = VC VL 9.3.4 Circuito RLC srie Em todo circuito RLC srie, a impedncia total o efeito combinado da impedncia RL com a impedncia RC. Dessa forma, a tenso total nos terminais do circuito a soma algbrica da tenso nos terminais do resistor, mais a diferena da tenso nos terminais do circuito LC. _____________ 2 2 2 2 2 Z = R + (XL XC) ou Z = R + (XL XC) (se XL > XC) _______________ 2 2 2 2 2 Z = R + (XC XL) ou Z = R + (XC XL) (se XC > XL)

23

Eletricidade II

2 2 2 2 VG = VR + (VL VC) => VG = VR + (VC VL) Obs.: Em todos os casos de impedncia em srie, o valor do mdulo da corrente o mesmo para toda malha do circuito, mas os valores de tenso podero ser diferentes para cada ponto considerado no circuito. Portanto, so vlidas todas as regras da 1 Lei de Ohm. 9.4 Impedncia em paralelo 9.4.1 Circuito RL paralelo Em todo circuito RL em paralelo, a tenso a mesma para cada componente do circuito, mas as correntes podem ser diferentes. Como a bobina atrasa a corrente em 90 em relao tenso, a impedncia total do circuito ser a resultante vetorial entre a corrente no resistor (0) e a corrente na bobina (- 90). Z= __R x XL _ 2 2 R + XL

9.4.2 Circuito RC paralelo Em todo circuito RC em paralelo, a tenso a mesma para cada componente do circuito, mas as correntes podem ser diferentes. Como o capacitor atrasa a tenso em 90 em relao corrente, a impedncia total do circuito ser a resultante vetorial da corrente no resistor (0) e a corrente no capacitor adiantada em 90. Z= R x XC _ 2 2 R + XC

24

Eletricidade II

9.4.3 Circuito LC paralelo Em todo circuito LC em paralelo, a intensidade de corrente total a diferena entre as correntes na bobina (IL) e no capacitor (IC). Como estas correntes se encontram defasadas em +90 e 90, a impedncia ser a resultante vetorial entre a maior e a menor. Z= XL x XC _ XL XC ou Z= XC x XL _ XC XL

9.4.4 Circuito RLC paralelo Em todo circuito RLC em paralelo, a impedncia total dada pelo inverso da admitncia. Para este caso, especificamente, fica mais fcil se trabalhar com os clculos de admitncia (inverso da impedncia), condutncia (inverso da resistncia) e suscetncia (inverso da reatncia). ______________ 2 2 Y = G + (Sl Sc)

Z=1/Y

=>

2 2 2 Y = G + (Sl Sc)

ou

Onde: Z => impedncia do circuito em ohm () Y => admitncia do circuito em siemens (S) G => condutncia do circuito em siemens (S) Sl => suscetncia indutiva em siemens (S) Sc => suscetncia capacitiva em siemens (S)

Exemplo: Calcular a impedncia de um circuito RLC em paralelo formado por um resistor de 200, um capacitor com reatncia capacitiva de 20 e um indutor cuja reatncia de 50. G = 1 / R = 1 / 200 = 0,005 S Sc = 1 / XC = 1 / 20 = 0,05 S Sl = 1 / XL = 1 / 50 = 0,02 S ___________________ 2 2 Y = 0,005 + (0,05 0,02) = 0,03 S Z = 1 / Y = 1 / 0,03 = 33,33 .

25

Eletricidade II

Exerccios propostos

01) Uma bobina ligada em srie com um chuveiro eltrico de 3600 Watts para reduzir a potncia aplicada em seus terminais. A tenso aplicada ao conjunto de 120 volts e a tenso somente no chuveiro de 96 volts. Determine a d.d.p. nos terminais da bobina:

02) Qual a reatncia indutiva de um indutor de 5mH ligado a uma fonte de 120V, 50Hz?

03) Qual a reatncia capacitiva de um capacitor de 100F que est ligado a uma fonte de 220V, 50Hz?

04) No circuito abaixo, determine a corrente consumida. R = 40 e XL = 30

Vg = 120 V

05) Em um circuito LC srie qual a impedncia vista pela fonte considerando XL = 50 e XC = 40.

06) Um circuito RLC srie contem uma resistncia de 10 , uma reatncia indutiva de 30 e uma reatncia capacitiva de 70 . Qual a impedncia deste c ircuito?

07) Na questo anterior qual a corrente que circular pelo circuito quando alimentado por 220V?

26

Eletricidade II

08) Em um circuito RL paralelo com uma resistncia de 20 e uma reatncia indutiva de 30, qual a sua impedncia?

09) Em um circuito RC paralelo com uma resistncia de 20 e uma reatncia indutiva de 40, qual a sua impedncia?

10) Na questo anterior qual a corrente que circular quando for aplicada uma tenso de 120V?

11) Sobre o circuito abaixo, responda as prximas questes.

a.

qual a admitncia de um circuito RLC em paralelo formado por um resistor de 200, um capacitor com reatncia capacitiva de 20 e um indutor cuja reatncia de 50.

b.

Calcule a impedncia desse circuito.

c.

Calcule a corrente total quando o circuito alimentado por 120V.

27

You might also like