You are on page 1of 18

Neste captulo, contamos com a colaborao do Eng. Agrnomo Mauro F. Meza Montalvo.

O trator presta servios inestimveis ao homem do campo mas tambm fonte de muitos acidentes, alguns dos quais conduzem a morte do operador e de terceiros. O uso indevido do trator agrcola pode ocasionar riscos de acidentes de tres naturezas:

relacionados ao terreno onde opera (AMBIENTE); provocados pelo trator em si (AGENTE); e/ou pela impercia ou desconhecimento do operador (HOMEM).

FATORES HUMANOS NOS ACIDENTES


Na maioria das ocorrncias o acidente a evidncia do erro humano. Quase sempre o erro humano resulta em custosos danos ao equipamento e na perda de tempo para os reparos. Uma mquina pode ser reparada ou substituda; o que nem sempre possvel quando o erro causa um dano ao corpo humano. Os principais fatores que causam esses rros so:

falta de ateno fadiga preocupao falta de treinamento incompatibilidade homem-mquina outros

As limitaes humanas que influem nos acidentes podem ser classificadas em:

Fsicas Fisiolgicas e Psicolgicas.

Fatores Fsicos:
As caractersticas fsicas ou as limitaes de uma pessoa, podem ser comparadas s especificaes de projeto de uma mquina --- seu tamanho, peso, potncia, voltagem, etc. --- coisas que no so mudadas facilmente. Se voc reconhece as suas limitaes fsicas e trabalha dentro delas, voc ter menos acidentes do que algum que tenta trabalhar alm dos seus limites. Assim voc ter melhor controle do ambiente e da mquina que voc opera. Voc ser capaz de evitar acidentes mais facilmente. Fora

Algumas pessoas so mais fortes do que outras. Um homem pode ser capaz de mover uma escada pesada com segurana, mas isso pode ser perigoso para algum mais baixo ou mais fraco, com o risco de atingir uma segunda pessoa. Conhea os seus limites de fora e pea ajuda se precisar ! Os msculos representam cerca de 45% do peso do corpo. Quando em trabalho, eles convertem a energia qumica dos alimentos em energia mecnica. A quantidade de energia utilizada, depende do tamanho e estado atual dos msculos, do suprimento de sangue, temperatura, respirao e do tipo de trabalho executado. Uma estimativa prtica da habilidade humana de trabalhar continuamente de cerca de 1/10 a 1/5 HP (cavalos de fora = Horse Power, em Ingls). Precisa-se de 1/10 HP para acender uma lmpada incandescente de 75 watt. Para trabalhar com segurana, evite a fadiga muscular: 1 - Trabalhe em posio confortvel. Quando o assento est alto, a presso nos msculos da coxa podem provocar caimbras. 2 - Opere dentro das suas limitaes. No exija demais dos seus msculos. As mquinas simples, como as alavancas e chaves de boca, foram criadas justamente para multiplicar a fora do homem: use-as sempre que precisar. 3 - Mantenha-se em movimento constante. O movimento do corpo no trabalho dinmico ajuda a circulao sangunea, exercita uma grande variedade de msculos e mais indicado do que o trabalho parado ou com menos movimento. 4 - Faa pausas frequentes e curtas. Elas so mais eficazes na recuperao das energias, do que as longas e raras. Tempo de reao O tempo de reao ou reflexo do indivduo tem incio com uma mensagem enviada ao crebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reao fsica. Por exemplo, quando o tratorista avista um obstculo (a mensagem), isso registrado no crebro e resulta numa reao ao perigo: numa freiada, desvio do obstculo ou outra manobra apropriada. Para que o crebro receba a mensagem e diga ao corpo para executar uma ao leva tempo --- o tempo de reao. O melhor tempo de reao do homem lento, quando comparado com a alta velocidade da mquina. O tempo de reao humana de cerca de 1/3 de segundo, sob condies ideiais. Vide a figura abaixo:

Da ilustrao acima concluimos que: a) a reao do tratorista sbrio dar tempo para evitar o perigo, parando tempo; b)no caso do tratorista cansado, o longo tempo de reao, far com que pare o trator quase em cima do obstculo; e c)o tratorista doente, embreagado ou intoxicado, no evitar um acidente (s vezes) grave. Pense em como voc reagiria s vrias situaes de emergncia, antes que seja submetido a elas. Isso pode ajud-lo a reagir mais rpido nessa emergncia. Sabendo que o cansao e o lcool, por exemplo, diminuem o seu tempo de reao, evite-os quando for dirigir o trator. Peso e tamanho

A estatura de uma pessoa geralmente determina os tipos de trabalho que ela pode realizar com segurana. Considere as diferenas em tamanho do corpo de um jquei e de um jogador de basquete. Embora esses sejam os casos extremos, ningum se ajusta exatamente s dimenses mdias. porisso que os assentos de muitas mquinas so ajustveis. Esteja certo de manter o seu ajustado -- para voc. Assim voc ficar mais confortvel, eficiente e alerta. O painel de controle e a localizao dos comandos tm um efeito significativo no seu desempenho e segurana na conduo da mquina.

Idade As habilidades fsicas variam com a idade, atingindo geralmente o ideal entre 25 e 30 anos e, a partir da, diminuindo progressivamente. Assim, a viso, a audio e a fora fsica diminuem com a idade. Em estudo realizado nos Estados Unidos, ficou provado estatisticamente que, entre os jovens menores de 16 anos e os idosos maiores de 65 anos de idade, ocorrem a maioria dos acidentes com equipamento agrcola. Viso

Mais de 90% do nosso trabalho controlado pelos olhos. Contudo ela tem as suas limitaes e necessita de proteo e de cuidados. A boa viso depende:

da intensidade de luz adequada ao tipo de trabalho do tamanho visvel do objeto focalizado da cor e contraste do objeto e o fundo da estabilidade do objeto focalizado e da claridade e nitidez do objeto.

Fatores Fisiolgicos:
Nosso corpo tem certas caractersticas e limitaes de ordem fisiolgica. Algumas delas so: tono muscular e fora; eficincia metablica (quanto de alimento usado para faz-lo funcionar); sua resistncia a certas doenas; e as horas de sono e de descanso que so exigidos pelo seu corpo. Limitaes fisiolgicas como essas so comparveis ao desempenho de uma mquina: quanto de combustvel ela consome; a temperatura de operao; as ligaes do sistema eltrico; etc. Estas limitaes variam muito entre as diferentes pessoas e podem variar, na mesma pessoa, de dia para dia. Os limites fisiolgicos so afetados por:

fadiga drogas, lcool e fumo produtos qumicos (agrotxicos) doenas e condies ambientais: temperatura, umidade, vibrao, rudo, poeira, etc.

Fatores Psicolgicos:
A segurana e o desempenho pessoal dependem grandemente dos fatores psicolgicos. Neste aspecto, as pessoas so muito diferentes das mquinas. O homem tem emoes e sentimentos --- as mquinas no. Os problemas psicolgicos resultam de uma srie de situaes:

conflitos pessoais --- confuso e incerteza na mente do indivduo tragdia pessoal --- a perda de um amigo ou parente problemas interpessoais --- problemas em casa, atrito entre pessoas problemas profissionais --- dificuldades no servio dificuldades financeiras a insegurana (ou introverso) --- impede o indivduo de solicitar informaes que seriam teis preveno de acidentes.

Os resultados dos problemas emocionais --- que causam reaes de clera, retaliao, desateno a detalhes, como no observar avisos importantes (as placas de sinalizao, por exemplo) --- criam situaes de acidentes. Os riscos relacionados com o HOMEM que opera o trator dizem respeito ao desconhecimento da mquina em si ou imprudncia, motivada muitas vezes pela autoconfiana. Isto confirma a definio de Acidente: que a evidncia do erro humano. Vejamos alguns exemplos: 1 - Acessar o trator pelo lado esquerdo, pois os controles do hidrulico, o acelerador de p e os freios esto localizados no lado direito, evitando-se assim esbarrar acidentalmente nos pedais e alavancas. 2 - Antes de dar partida, coloque todos os controles de marcha e alavancas do hidrulico no ponto neutro. Ajuste o assento do veculo, de maneira a realizar o seu trabalho, comodamente. No d partida, antes de testar os controles. Veja se no h pessoas (ou obstculos) prximos ao trator, quando voc for coloc-lo em funcionamento.

O lugar onde o trator ligado, se for galpo, deve ter boa ventilao. A fumaa do escapamento (Monxido de Carbono), em lugares fechados, pode at levar pessoas morte.

No deixe as chaves no contato. 3 - Sempre que possvel, trafegue nas estradas com os pedais de freio unidos para que, quando acionados, freiem as duas rodas trazeiras por igual. Destrave quando for trabalhar no campo, para facilitar as manobras de volta. Estacionar sempre o trator com os pedais unidos e travados e com o estrangulador puxado. No descanse o p sobre o pedal da embreagem, pois isto acarretar um desgaste prematuro da embreagem. Nas manobras em campo de terra solta, fazer uso dos freios para auxiliar a direo, porm sem exageros. No deixe: terra, graxa, barro ou qualquer outro material escorregadio acumulado na plataforma, estribos ou pedais do trator. Calce e freie o veculo, quando estiver parado, tanto em descidas como em subidas. Pare e freie o trator, antes de descer dele. 4 - Ao trabalhar em terrenos declivosos, deve-se observar: a) no efetuar mudanas de marcha com o trator em movimento, especialmente em subidas e descidas ou tracionando cargas;

b) no descer declives com o pedal da embreagem pressionado ou com o cmbio em ponto morto;

c) nas descidas, usar sempre a mesma marcha que seria usada para vencer o aclive;

d) calce e freie o trator, e retire as chaves da ignio quando estiver parado, tanto em descidas como em subidas;

e) nas subidas pronunciadas (mais de 12% de declive), recomenda-se faz-lo em marcha-a-r, por questes de segurana. 5 - No trabalhe prximo a barrancos ou valas profundas, pois poder haver desmoronamento ou deslizamento.

No caso de choque ou tombamento, desligue imediatamente o motor pois, do contrrio, poder haver incio de incndio. Ao trabalhar em terrenos acidentados, afaste as rodas trazeiras do trator, aumentando a distncia entre elas. Isso evita seu tombamento lateral. No passe sobre terreno acidentado, obstculos, rochas, valetas, etc.; o trator poder tombar e causar acidentes. Ao desengatar mquinas e implementos de um trator, principalmente em subida, verifique se os mesmos esto corretamente calados. Para trabalhar com segurana, perto de barrancos ou valas, mantenha uma distncia de pelo menos, a altura do barranco ou vala, entre o trator e o incio da ribanceira. Utilizar sempre a barra de trao para reboque, e nunca o brao superior do hidralico (3o. ponto). Necessitando fazer qualquer servio no implemento que esteja acoplado ao engate de 3 pontos do sistema hidrulico do trator, deve-se colocar um cavalete para escorar o mesmo. No confiar no sistema hidrulico. Ao trabalhar com implementos pesados, use pesos na parte dianteira do trator, nas rodas ou no chassis. Isso evita o empinamento. Quando for puxar mquinas, caminhes, etc., verifique se o cambo est bem fixo em ambos os veculos. No faa rebocamentos com correntes ou cabos de ao pois, se o veculo atolado sair de uma vez, fatalmente ir atropelar o trator que o est rebocando. Em caso de atolamento do trator, no utilize toras na frente das rodas (atoladas), pois elas podem ser lanadas pelo movimento das rodas, nas costas do tratorista. 6 - Quando estiver usando roupas soltas ou folgadas, no se aproximar de polias ou do eixo da TDP, quando estes estiverem em movimento. Desligar sempre o eixo da tomada de potncia quando for inspecionar a mesma, principalmente quando esta estiver com implementos acoplados ao trator. Ao usar implementos movidos pela tomada de fora do trator, coloque a proteo adequada. Nunca trabalhe sem ela ! Antes de ligar a tomada de fora verifique, com as mos, se esta proteo gira livremente. Quando no for mais utilizar a tomada de fora, recoloque sua tampa de proteo. No faa nenhuma espcie de manuteno, enquanto o motor estiver funcionando. 7 - No improvisar "macacos" para consertos ou reparos e nem para erguer ou abaixar tratores ou mquinas agrcolas. Ao parar o trator com implementos acoplados ao sistema de levante hidrulico, abaixar o hidrulico.

8 - No transportar pessoas ("caronas") sobre o trator, a no ser que haja lugar adequado, oferecendo segurana aos passageiros e ao tratorista.

Os tratores mais modernos, como o da foto ao lado, da Caterpillar, possuem um segundo assento, para treinamento em servio e, tambm, cintos de segurana. Observe, tambm, que a cabine fechada e envidraada, proporcionando conforto trmico (ar condicionado), acstico (diminui ruido do motor) e ambiental (sol, poeira, chuva, etc.). 9 - Utilizar durante a jornada de trabalho, equipamento de proteo individual - EPI (protetor auricular), que pode ser um abafador de rudo tipo "concha", como o de insero no ouvido, tipo plug (protetor auditivo de espuma moldvel com cordo). H Normas (NR15 - Anexo 1) que regulamentam o tempo de trabalho, de acordo com o nvel de rudo do trator. E lembre-se de que, quanto mais velho for o trator, mais barulho ele faz. 10 - S verifique o nvel da soluo da bateria com lanterna ou luz do sol. No use chamas para iluminar e nem fume prximo bateria pois elas contm cido sulfrico e gases explosivos (Hidrognio) ! A exploso pode resultar de fascas, chamas ou ligaes erradas dos cabos. Nunca colocar objeto metlico sobre a bateria, o que poder provocar um curto-circito e/ou exploso da mesma. Antes de consertar o sistema eltrico ou fazer uma reviso geral, veja se os cabos da bateria j foram desligados. E se no foram, desligue-os. Tomar cuidado para no ingerir, derramar na pele, nos olhos ou nas roupas, o lquido contido no interior das baterias (cido sulfrico) , que pode ocasionar graves queimaduras. 11 - Ao retirar a tampa do radiador (depois de esfriado o motor), deve-se gir-la at a 1a. posio, para aliviar a presso do sistema; em seguida, gir-la para o 2o. estgio, s ento retirando a tampa. Tal procedimento se deve ao fato de que o lquido arrefecedor do radiador poder transbordar sob alta presso. Se a tampa for removida rapidamente, ocasionar graves queimaduras. 12 - No dirigir em velocidades excessivas, pois o trator, como o seu nome indica, foi projetado para tracionar. Reduzir a rotao do motor ao efetuar as curvas nas cabeceiras do campo. No usar a embreagem para

diminuir a velocidade. Antes de trafegar em auto-estrada, verifique se o trator est em boas condies: sistema de iluminao, freios travados, etc. Lembrete: Para reduzir a velocidade do veculo nas curvas, no use a embreagem. Diminua a acelerao do motor. 13 - Ao interromper um trabalho, ainda que por pouco tempo, apie o implemento no solo. Durante as manobras com implementos rebocados (como o da foto), no faa curvas muito fechadas, pois o implemento poder danificar a roda trazeira. Um implemento bem regulado e bem conservado, tem seu peso suficiente. Por isso, no deixe que pessoas subam no implemento para servirem de contrapeso.Use sacos de areia para servir de contrapeso. Preste muita ateno aos obstculos existentes nos lugares de trabalho. Eles podem danificar o implemento e provocar o tombamento do trator. Lembrete: Nunca d carona sobre o implemento !

O risco relacionado ao AMBIENTE onde opera o trator diz respeito:


Acionamento do motor em ambientes fechados; Piso contendo leo derramado e graxa; e Operao em terrenos declivosos ou com depresses.

Quando o motor ligado em ambientes fechados, como as oficinas e galpes, desprende monxido de carbono e outros gases txicos, que podem envenenar quem estiver no recinto. O piso onde guardado o trator, deve ser mantido livre de leo derramado e de graxas, que podem provocar escorreges e contuses, devido a quedas. Cuidado ! Pisos oleosos e molhados so escorregadios e os trapos sujos de graxa so materiais fceis de provocar incndio. Ateno, tambm, com as poas de gua, quando voc trabalhar com equipamentos eltricos. A operao de tratores em terrenos muito inclinados, pode provocar o seu tombamento, pois o centro de gravidade dessas mquinas muito alto. Outros cuidados que o tratorista deve ter ao operar em terrenos inclinados so: 1 - A utilizao correta das marchas ajuda os freios a conter o trator em descida, principalmente quando engatado de implemento, carreta, etc.

2 - Ao desengatar mquinas e implementos de um trator, principalmente em subida, verifique se os mesmos esto corretamente calados;

3 - Afaste as rodas trazeiras do trator, aumentando a distncia entre elas, para evitar o tombamento lateral;

4 - Nunca use o ponto morto, principalmente em descidas;

5 - Utilize a embreagem de forma suave e devagar, especialmente em subidas;

6 - No passe a marcha durante uma subida ou descida, mas sim antes de inicilas;

7 - Calce e freie o trator, quando estiver parado, tanto em descidas como em subidas;

8 - No caso de choque ou tombamento, desligue, imediatamente, o motor. Caso contrrio, poder haver incio de incndio;

9 - No trabalhe prximo a barrancos ou valas profundas. Se tiver de faz-lo, mantenha uma distncia de, pelo menos, a altura do barranco ou vala, entre o trator e o incio da ribanceira.

O trator uma mquina que, por si s, a causa de rudos e vibraes, que agindo sobre o operador em jornadas prolongadas, entorpea os sentidos, retardando as reaes do tratorista e provocando acidentes. As partes do trator responsveis por rudos so: o escapamento de gases, o motor, a ventoinha e os implementos, nesta ordem. A NR-15 - ANEXO No. 1 apresenta os seguintes LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE [em dB (A)], ou seja, a mxima exposio diria permissvel: 85 dB ---> 8 horas 86 dB ---> 7 horas 87 dB ---> 6 horas 88 dB ---> 5 horas 89 dB ---> 4 horas e 30 minutos 90 dB ---> 4 horas 91 dB ---> 4 horas 92 dB ---> 3 horas 93 dB ---> 2 horas e 40 minutos 94 dB ---> 2 horas e 15 minutos 95 dB ---> 2 horas 96 dB ---> 1 hora e 45 minutos 98 dB ---> 1 hora e 15 minutos 100 dB ---> 1 hora 102 dB ---> 45 minutos 104 dB ---> 35 minutos 105 dB ---> 30 minutos 106 dB ---> 25 minutos 108 dB ---> 20 minutos 110 dB ---> 15 minutos 112 dB ---> 10 minutos 114 dB ---> 8 minutos

115 dB ---> 7 minutos. No permitida exposio a nveis de rudo acima de 115 dB(A) para indivduos que no estejam adequadamente protegidos. Quando no for possvel a utilizao da CONCHA ACSTICA ou do trator com CABINE ENVIDRAADA, o tratorista deve usar, pelo menos, o Protetor Auditivo de Espuma Moldvel com Cordo.

ACIDENTES COM TRATORES E A ESTRUTURA DE PROTEO NA CAPOTAGEM

Ila Maria Corra Rosa Yasuko Yamashita

Tratores agrcolas no so veculos de alta velocidade, mas, em geral, necessitam de grande potncia e peso para bom desempenho das funes para as quais so destinados. Os principais riscos que podem ocorrer durante atividades envolvendo trator so: tombamento e/ou capotagem lateral, tombamento e/ou capotagem para trs, aprisionamento por peas mveis, queda do operador. O operador pode ainda estar sujeito a adquirir doenas, como perda auditiva devido ao rudo excessivo do trator; a problemas de coluna em decorrncia da inadequao do posto de operao, a problemas gastrintestinais pela exposio excessiva a vibraes verticais. O tombamento resultado da perda de estabilidade do trator o que est relacionado distncia entre eixos e bitola utilizada. Assim, o uso de tratores estreitos oferece maior risco que os tratores convencionais. O tombamento lateral pode ocorrer em trabalhos realizados em terrenos inclinados, queda de roda em buraco no terreno, afundamento das rodas traseiras na lama, deslocamento e frenagem brusca em alta velocidade, presena de pedras e outros obstculos que se encontrem no percurso do trator. J o tombamento para trs normalmente ocorre quando so tracionados implementos fora da barra de trao, utilizados pontos de engate muito elevados, tentativas de puxar tocos ou outros objetos fixos com marcha para frente e carga acima do peso do trator. O tombamento para trs ocorre de forma to rpida que o condutor muitas vezes no consegue evit-lo. Tais situaes so potencializadas quando os tratores so desprovidos de requisitos de segurana e apresentam precria manuteno (por ex., problema no sistema de freio, estrutura de proteo na capotagem (EPC) danificada). Cuidados durante a operao do trator so fundamentais para prevenir acidentes, entretanto, o trator uma mquina naturalmente perigosa, sendo s vezes, difcil evitar o

acidente por tombamento. Para essa eventualidade, pode-se pelo menos minimiz-lo com a presena da estrutura de proteo na capotagem.

A estrutura de proteo na capotagem (EPC) uma estrutura montada sobre o trator com a finalidade de proteger o condutor em caso de capotagem do trator durante a sua utilizao normal, garantindo um espao seguro para o operador. Assim, ela deve ser construda de maneira que resista ao impacto do tombamento sem sofrer deformaes que atinjam a zona de segurana destinada ao operador.

ACIDENTES COM TOMBAMENTO E/OU CAPOTAGEM Apesar de no existir estatsticas sistemticas da ocorrncia de acidentes, diversas citaes bibliogrficas ao longo dos anos mencionam que expressivo o ndice de acidentes com tratores:

a) 70% dos acidentes so relacionados capotagem (Rodrigues & Silva, 1986); b) Metade dos acidentes fatais na Espanha devido ao tombamento de tratores (Mrquez, 1995); c) 59,8% dos acidentes so capotagem (Debiasi, 2002); d) 47,8% dos acidentes com tratores so relacionados ao tombamento (Corra & Ramos, 2002) e) Acidentes com tratores foram a principal causa de morte (31% dos acidentes rurais) em Queensland no perodo de 1990-98, sendo 45,5% devido ao tombamento (Ferguson, 1999 citado por Pope, 2000). f) Cerca de 250 pessoas morrem todo ano nos EUA em decorrncia do envolvimento de tratores em capotagem, aprisionamento e colises em estradas (Schenker, 2004).

Para quem pensa que os acidentes com tratores agrcolas coisa muito distante, de ocorrncia apenas no passado ou que acontece longe de seu meio de convvio, basta procurar na internet, relatos dos acidentes divulgados em peridicos locais. Destacam-se a seguir alguns desses casos. So todos recentes e ocorreram com pessoas jovens e velhas, com tratores de diferentes marcas, em vrios municpios brasileiros e em diferentes situaes. 1) Trabalhador rural morre esmagado por um trator: em acidente ocorrido em 19/05/05 um jovem de 25 anos no municpio de Verssimo (MG), morre vtima de capotagem do trator. Na ocasio a vtima conduzia um trator Massey Ferguson, puxando uma carretinha com a qual iriam buscar lenha. Quando o trator se aproximou de uma descida muito ngreme da estrada vicinal, o jovem comeou a descer bem devagar, utilizando a primeira marcha. Neste momento, seu companheiro resolveu descer, aproveitando que o trator estava bastante lento. Ele ento presenciou o trator descendo descontrolado cerca de 100 metros capotando vrias vezes at cair em uma vala atingindo o operador. 2) Trator esmaga o trabalhador: um agricultor de 63 anos morreu esmagado pelo trator que ele prprio conduzia. O acidente ocorreu em 16/02/2006 em Tubaro (SC). Segundo populares, o agricultor tentava subir um barranco, mas o trator virou. Ele caiu e foi esmagado. Quando os bombeiros chegaram ao local, o agricultor j estava morto. 3) Acidente com trator mata tratorista: um tratorista de 63 anos morreu quando o trator em que trabalhava tombou em cima dele. O acidente aconteceu em 17/02/07 na Fazenda Boa Esperana, na zona rural do distrito de Monte Verde Paulista, em Cajobi (SP). Segundo consta, o tratorista trabalhava com o trator roando o pomar, quando o veculo caiu em uma vazante de um aude, e acabou tombando. Com isso, a capota do trator caiu sobre a cabea do agricultor, que no resistiu e acabou falecendo no local.

4) Mquina tombou e atingiu a cabea da vtima: um agricultor de 37 anos morreu depois de um acidente envolvendo um trator, em Baro de Cotegipe (RS). O acidente aconteceu em 05/07/08 quando o agricultor dirigia a mquina agrcola usada para distribuir adubo orgnico na propriedade. O trator atolou e, o

agricultor tentou puxar a mquina com outro trator menor, usando um cabo. Durante a ao, entretanto, o cabo se rompeu e o trator tombou, atingindo a cabea do agricultor que no resistiu ao traumatismo craniano e morreu horas depois. 5) Acidente com trator mata adolescente: um adolescente de 15 anos morreu no dia 25/06/2008 em um acidente de trnsito no interior de Vacaria (RS) quando o trator que era conduzido pelo seu cunhado, de 26 anos, tombou na localidade de Estrada do Refugiado. O operador no tinha carteira de motorista e havia bebido. O veculo teria derrapado e tombado esquerda da estrada de cho batido. O adolescente era transportado no estribo do trator marca Valtra BF75 e teria sido jogado para longe do veculo e batido a cabea na queda.

6) Trator capota e mata agricultora: Operador de 39 anos, conduzia o trator Yanmar, modelo 1050D, e levava sobre um dos pra-lamas laterais sua esposa do dia 10/05/08. Como a mquina agrcola no possui faris, o condutor no percebeu uma extensa vala, localizada nas proximidades do porto de entrada do stio, em Itupeva (SP) onde trabalha e capotou. Por muito pouco o operador no esmagado pelo pesado trator. Sua esposa de 31 anos, no teve a mesma sorte. Ela foi atingida em cheio e teve morte instantnea. 7) Jovem morre esmagado por trator: a Polcia de Cabreva (SP) registrou, pela manh do dia 29/07/08, um caso de acidente que terminou com a morte de um jovem de 25 anos. Segundo a Polcia Militar, o rapaz estava trabalhando com um trator da marca Agrale, para retirada de uma rvore. Durante a operao de remoo do tronco, o trator em que estava acabou virando e o jovem ficou prensado sob a mquina.

Tipos de EPC So trs os tipos de EPC:

a) EPC de dois pontos de fixao ou dois pilares: Tambm denominada arco de segurana, constitui-se de um elemento estrutural fixo ao trator em dois pontos resistentes no chassis, frente ou atrs do operador. b) EPC de quatro pontos de fixao ou quatro pilares: Constitui-se de um conjunto de barras resistentes que se fixam frente e atrs do operador em quatro pontos de apoio no trator. c) Cabine de segurana: Conjunto de elementos resistentes semelhantes EPC de 4

pontos, sobre os quais so feitos recobrimentos para proteger o operador do sol, poeira, chuva, calor e frio.

EPC de 2 pontos

EPC de 4 pontos

Cabine de segurana

Dos trs tipos o mais eficiente a cabine de segurana, pois alm da segurana oferece conforto ao operador. A EPC de dois pontos de fixao, geralmente utilizada em tratores estreitos ou de pequeno porte, a que tem merecido maior desenvolvimento tecnolgico para adequar o uso do trator s necessidades particulares como em parreirais cultivados em carramancho, pomares e edificaes para confinamento de animais. uma alternativa interessante para adaptar em tratores velhos que permitam este tipo de EPC. Alguns projetos de EPC de dois pontos so constitudos de barras dobrveis de modo que ao operar em culturas de baixo vo livre o operador tenha a opo de abaix-la.

O que acontece, entretanto, que muitos operadores no retornam a estrutura posio original quando executando outras tarefas ou deslocando-se em estradas. Desta forma ficam expostos gravidade de um acidente por tombamento. Para evitar este problema h um estudo de POWERS et al. (2001) denominado NIOSH AutoROPS que consiste de uma estrutura telescpica que fica normalmente abaixada e est ligada a um sensor que monitora o ngulo de operao do trator. Se uma condio de tombamento detectada pelo sensor a EPC retrada se estende e trava na posio vertical antes de tocar o solo. preciso ressaltar, porm, que qualquer que seja o tipo de EPC utilizada a proteo do operador s ser garantida com o uso de cinto de segurana que tambm deve estar presente no trator que disponha de estrutura de proteo na capotagem.

You might also like