You are on page 1of 84

MANUAL DE

IMPRESSO FLEXOGRFICA

NDICE
APRESENTAO INTRODUO FLEXOGRAFIA DESIGN ARQUIVOS DIGITAIS FRMA DE IMPRESSO FITAS DUPLA-FACE PARA MONTAGEM DE CLICH MONTAGEM DE CLICHS ANILOX TINTAS DE IMPRESSO SUBSTRATOS DE IMPRESSO IMPRESSO LEGISLAO SOBRE EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI) ESCALA PARA AVALIAO DAS VARIVEIS DA IMPRESSO FLEXOGRFICA BIBLIOGRAFIA E REFERNCIAS GRUPO ELABORADOR 4 5 6 7 8 17 24 30 46 52 61 67 70 72 76 78

APRESENTAO
Fruto de um trabalho coletivo, este manual foi discutido e elaborado por um grupo de tcnicos, membros da Comisso de Estudo de Processos em Flexograa do ONS-27 da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). O Organismo de Normalizao Setorial conado pela ABNT ABTG (Associao Brasileira de Tecnologia Grca) para coordenar as atividades de normalizao do mercado grco brasileiro e participar das discusses internacionais das Normas pertinentes ao setor. A ABNT a representante ocial do Brasil na ISO (Organizao Internacional de Normalizao), cuja misso promover o estabelecimento de normas e padres globalmente aceitos, com o objetivo de facilitar a troca internacional de bens e servios e auxiliar o intercmbio intelectual, cientco, tecnolgico e econmico entre as naes. As normas tcnicas, tanto internacionais como nacionais, contm especicaes tcnicas, critrios, regras e denies de caractersticas que garantem que materiais, produtos, processos e servios atendem aos objetivos a que se propem. Na rea grca, essas normas denem desde especicaes para insumos at critrios de qualidade para produtos nalizados. Este manual rene informaes baseadas em Normas e documentos tcnicos em linguagem simples, e procura auxiliar os gestores na adoo de prticas para padronizao do sistema de impresso exogrca. Esta primeira verso do manual est sujeita a correes e atualizaes conforme seja necessrio.

INTRODUO
A indstria exogrca nacional sofreu, nos ltimos anos, uma grande transformao em sua tecnologia e nas exigncias quanto ao nvel de qualidade dos seus produtos. Isso exigiu que as empresas modicassem o seu padro de trabalho e buscassem padronizar os seus procedimentos e processos para facilitar sua atuao no mercado. Este manual apresenta um conjunto de informaes prticas, sobre os principais assuntos relacionados impresso exogrca que impactam na qualidade de impresso. importante destacar que este manual foi desenvolvido de acordo com diversas normas internacionais, em especial a ABNT NBR ISO 12647-6. As referncias bibliogrcas destas normas podem ser encontradas na seo especca.

1 FLEXOGRAFIA
Flexograa um sistema de impresso grca em que a frma (clich de borracha ou fotopolmero) relevogrca. So usadas tintas lquidas, base de gua ou solvente, curadas por luz UV (ultravioleta) ou EB (Electron Beam). Uma de suas virtudes a exibilidade para imprimir em variados suportes, de diferentes durezas e superfcies. Esta tecnologia usada para imprimir em diferentes lmes plsticos e papis: etiquetas, embalagens, faixas promocionais, copos descartveis, toalha de papel, papel pautado, papel para presente, sacolas, sleeves, jornais etc. Sua principal aplicao no mercado de embalagens alimentcias. Desde sua criao, e especialmente dos anos 1990 at os dias de hoje, esta tecnologia tem evoludo constantemente. Os clichs, que antigamente eram de borracha, entalhados manualmente ou feitos em formas de zinco e baquelite, hoje so compostos de fotopolmero e gravados com diferentes mtodos. As tas dupla face eram de tecido (conhecidas como esparadrapo industrial) e, com o fotopolmero, passaram a ser de espuma ou polister. Os sistemas de entintamento evoluram de doctor roll para doctor blade e encapsulado. As tintas que hoje so coloridas com pigmentos orgnicos eram produzidas com corantes base de anilina. Outros acessrios tambm tiveram melhorias, tais como o anilox, cilindro porta clich e camisa, bem como as mquinas, que evoluram muito. Essas mudanas, entre outras, trouxeram para o setor maior qualidade no resultado impresso, diminuio do tempo de acerto e processo, melhor repetibilidade e reduo de perdas permitindo a conquista de fatias de mercado que antigamente eram monopolizadas por outras tecnologias de impresso. Hoje a exograa est melhor do que nunca! Mesmo com todas estas melhorias, a impresso digital comeou a conquistar partes do mercado de exograa, especialmente banda estreita e pequenas tiragens. Cabe aos prossionais atentar para a qualidade de seus impressos e procedimentos, garantindo seu espao no mercado.

2 DESIGN
comum que cheguem clicheria arquivos feitos com caractersticas e parmetros de impresso de offset. Eles so enviados s clicherias, por exemplo, com fontes com tamanho menor que o mnimo aceitvel e linhas muito nas. Desta maneira a maior diculdade que a clicheria enfrenta adequar a arte para o processo de produo, dentro dos parmetros do convertedor e do resultado nal esperado pelo cliente. Para que estes problemas sejam amenizados, necessria a padronizao de todo o processo, comeando pela elaborao da arte com caractersticas adequadas ao processo exogrco. O departamento de design tem como uma de suas funes orientar a criao do projeto, do desenvolvimento dos arquivos eletrnicos at a recepo do produto nal pelo cliente. O designer atua da melhor maneira possvel, visando qualidade, velocidade de produo e at mesmo reduo de custos. Para que isso ocorra necessria a compreenso bsica dos requisitos exigidos pela exograa. Alm disso, o contato do designer com todos os envolvidos no processo, da pr-impressao impresso, amplia o conhecimento das capacidades do sistema. Os convertedores e clicherias j se mantm em contato, mas o resultado poderia ser ainda melhor com a participao do designer. Entre tantas especicaes, a exograa vem ganhando espao nos ltimos anos. O uso de embalagens como veculos de informao deixou de ser algo inovador e transformou-se em imprescindvel. Isto evidencia o quanto importante que o designer tenha conhecimento, mesmo que bsico, das capacidades tcnicas da exograa.

3 ARQUIVOS DIGITAIS
Hoje a maioria dos originais chega na grca em arquivos digitais. Estes arquivos contm imagens, textos e/ou elementos vetoriais. E estes tem de passar por uma analise para identicar possveis problemas e adequao com o processo exograco, para isto: Crie uma lista com tudo que precisa ser vericado em um arquivo digital. Como dimenses, nmero de cores, resoluo das imagens, links em anexo, fotes, cdigo de barras,etc. No caso de arquivos fechados existem programas que oferecem opes de vericao automtica, chamada preight. Este recurso ajuda bastante, mas no substitui um operador com experincia. ARQUIVOS ABERTOS OU FECHADOS Arquivos abertos costumam estar nos formatos nativos dos softwares CorelDraw, Adobe InDesign ou Adobe Illustrator. Alguns elementos nestes arquivos (imagens, normalmente) no vm embutidos, mas esto apenas linkados ou seja, vinculados a arquivos externos. Por isso, ao receber um arquivo aberto, muito importante observar se todos os arquivos linkados foram enviados junto. Os arquivos fechados so os PDFs, e dependendo da conguo que foram fechados ele no editvel. Porm, eles j trazem todos os links embutidos nele. Mesmo assim, esses originais tambm precisam ser analisados com muito cuidado para garantir que no haja defeitos que podem prejudicar o resultado nal. FONTE Textos, a princpio, so compostos por arquivos de fontes que precisam ser enviados junto com o arquivo principal. Uma opo para evitar problemas transformar as fontes em curva, ou seja, transform-las em objetos vetoriais.
8

Preste ateno s cores dos textos. Fontes reticuladas podem apresentar defeitos ao serem impressas ou dicultar o registro. Algumas cores, quando impressas sobre chapados, podem precisar de ajustes de trapping, nockout. preciso analisar caso a caso. Recomenda-se a utilizao de texto com tamanho de fonte superior a 4 pontos (vide tabela), especialmente quando for texto em negativo. Tambm se pode usar fonte em negrito para textos em negativo, porm evitando-se as fontes com serifas.

Tamanho mnimo de fonte


Positivo Seguimento
Banda Larga Papel em Geral Papelo Ondulado

Negativo
Serifa (Times) 10 pt. 10 pt. 8 pt. 8 pt. 12 pt. 18 pt. 12 pt. 10 pt. 8 pt. 8 pt. Sem Serifa (Helvtica) 8 pt. 8 pt. 6 pt. 6 pt. 10 pt. 12 pt. 10 pt. 8 pt. 6 pt. 6 pt.

Substrato
Todos Branco Coated

Serifa (Times) 8 pt. 8 pt. 6 pt. 6 pt. 8 pt. 10 pt. 8 pt. 8 pt. 6 pt. 6 pt.

Sem Serifa (Helvtica) 6 pt. 6 pt. 4 pt. 4 pt. 6 pt. 8 pt. 6 pt. 6 pt. 4 pt. 4 pt.

Carto Sacola de Papel

Todos Coated Uncoated

Filmes Flexveis

Todos Todos

Banda Estreia

Papel Filme

Todos Todos

LINHAS Evite o uso de os com menos de 0,1 mm. A linha na isolada durante a confeco da forma de impresso ou durante a impresso pode imprimir de modo irregular devido falta de apoio. Linhas em negativo inferiores a 0,15 mm podem desaparecer.

Menor espessura de linhas recomendadas para exograa

Seguimento
Banda Larga Papel em Geral Carto Ondulado

Substrato
Todos Branco Couche Branco

Positivo
0,10 mm 0,30 mm 0,20 mm 0,10 mm 0,10 mm 0,10 mm 0,10 mm 0,10 mm 0,10 mm

Negativo
0,15 mm 0,50 mm 0,30 mm 0,15 mm 0,15 mm 0,15 mm 0,10 mm 0,10 mm 0,10 mm

Sacola de Papel

Couche Offset

Filmes Flexveis Banda Estreia Papel Filmes Flexveis Envelope

Todos Todos Todos Todos

VETORES Vetores Sempre que possvel, a arte deve ser vetorizada (em curvas) e/ou possuir texto editvel para que no haja problemas de resoluo. A vetorizao feita em softwares vetoriais como Adobe Illustrator e CorelDraw. Vetores so linhas que denem as formas e podem ser facilmente manipuladas e ajustadas por pontos (ns). As cores podem ser aplicadas facilmente na arte vetorial. A espessura pode ser aumentada facilmente, no importando o tamanho em que a arte ser impressa. A captura e a edio de textos tambm podem ser feitas com facilidade. IMAGEM Uma imagem formada por quadrados chamados pixels e cada pixel constitudo por um certo nmero de cores (normalmente nas escalas RGB ou CMYK). Estas cores so identicadas como canais. A resoluo de uma imagem determinada pelo nmero de pixels dentro de uma polegada (pixels
10

por polegada PPI, ou tambm ponto por polegada DPI). Existem vrias maneiras de salvar os arquivos que so criados com um certo nmero de canais, resolues e espao de cor. Esta uma das causas de problemas de reproduo e baixa qualidade das imagens. Segue abaixo um resumo dos tipos de arquivos normalmente utilizados. BITMAP So arquivos de imagens compostos por pixels com apenas duas informaes de cores, preto ou branco. Estes tem de estar em uma resoluo alta para carem ntidos na forma nal. Normalmente entre 600 e 1200 dpi. Tons de cinza Arquivos grayscale so compostos de pixels entre 1 e 256 tons de cinza. como ver uma imagem fotogrca em preto e branco. A imagem devem ter no mnimo 300 ppi e ser utilizada em 100% do tamanho. Ns escolhemos uma resoluo de tela de 1,5 vezes a lineatura de impresso para uma congurao mnima. CMYK (QUADRICROMIA) Os arquivos de imagem CMYK so compostos de pixels com quatro canais de cores (cian, magenta, amarelo e preto) e podem representar de 1 a 256 tons. A resoluo das imagens CMYK deve ter um mnimo 300 dpi se a imagem for utilizada em 100% do tamanho. Ns escolhemos uma resoluo de tela de 1,5 vezes a lineatura de impresso para uma congurao mnima. Uso mais comum: imagens fotogrcas e ilustraes em cores. RGB Arquivos de imagem RGB (vermelho, verde, azul) so os arquivos de cores naturais para a medio de cor da luz. Existem trs canais de 8 bits de vermelho, verde e azul (RGB). Mquinas fotogrcas digitais e monitores exibem em RGB. Imagens em RGB so vibrantes e mais precisas na cor. No entanto, no podemos imprimir RGB por se tratar de um espao de cor de sntese aditiva. Para impresso, usamos a tinta que funciona em um espao de cor
11

subtrativo (CMYK e todas as cores especiais). Arquivos RGB devem ser convertidos para CMYK e/ou cores especiais para imprimir. A alterao/perda de cor pode (e provavelmente ir) ocorrer devido s gamas diferentes. Requisitos de resoluo: em nosso uxo de trabalho, imagens RGB deve ter 300 dpi se a imagem for utilizada em 100% e de sada de lme em uma lineatura de 150 lpi. Uso mais comum: imagens fotogrcas e ilustraes em cores vistas em um monitor (e internet). RETCULA A imagem quando impressa composta por pontos. Esses pontos so chamados de retculas. Atravs das retculas e suas caractersticas como, tamanho e quantidade, que o olho humano consegue visualizar as variaes de tonalidade da imagem. Existem duas principais classicaes para retculas, Amplitude Modulada (AM) e Frequncia Modulada (FM): Retcula AM Chamada tambm de retcula convencional, ocorre em imagens quando composta por pontos que variam na sua amplitude, ou seja, em seu tamanho e mantm espaamento constante entre eles. Resulta na sensao de reas mais escuras quando h pontos maiores e reas mais claras quando h pontos menores. Em tons de cinza, quando variam na imagem sutilmente, resultam em reas mais homogneas. Retcula FM Chamada tambm de retcula estocstica, a variao de tonalidade da imagem atravs da quantidade de pontos. Os pontos no variam em seu dimetro, mas sim no espaamento entre eles, quanto mais prximos e mais pontos localizados em um determinado local da imagem mais escura ser e vice-versa. recomendada em reas com muitos detalhes, porm no recomendada para exograa, pois propicia ao acmulo de tinta nas rea de mximas, entupindo os alvolos do anilox. Outro mtodo poder ser aplicado, a retcula hbrida, a mescla da retcu12

la convencional com a estocstica. Na retcula hbrida utiliza-se a FM nas reas de mnimas e com altas luzes e AM nas reas de mximas e meio-tom. Utiliza-se cerca de 3% a 10% da FM e o restante AM. As retculas tambm so chamadas de ponto de meio-tom. O ponto adequado para exograa o ponto redondo, devido sua forma no propenso ao acmulo de tinta entre os pontos, at ameniza o aumento dos tons, mesmo no sendo bem aplicado nos detalhes. Atualmente com as novas tecnologias de copia de clich existem outras possibilidades de reticulagem inclusive a mistura destas, como exemplo a retcula hbrida (ponto redondo nos meios tons e estocstica nas reas de mnima) podem desaparecer.

Retculas AM ( esquerda) e FM ( direita).

INCLINAO Para oferecer a iluso de tom contnuo ao olho humano, as linhas de pontos formados por cada cor da quadricromia devem estar dispostas em uma inclinao, ou seja, um ngulo especco. A sobreposio dessas retculas forma um padro simtrico, que chamamos de rosetas. Se as inclinaes forem utilizadas de maneira incorreta ou se ocorrer um desalinhamento dos pontos, a roseta ser distorcida, formando um efeito indesejado chamado de moir (l-se: moar). Para evitar o moir, a retcula de cada uma das cores deve ter pelo menos 30 de diferena entre si. Porm, como isso no possvel na
13

utilizao de quatro cores, o amarelo ca com a diferena de 15 por ser a cor mais clara e, portanto, a menos perceptvel. Na exograa existe uma diferena gradual nas inclinaes dos ngulos, um acrscimo de 7,5 no padro da impresso offset que no mnimo de 30 exceto o amarelo que 15 por ser uma cor clara. Sendo ento, cyan: 7,5; preto: 37,5; magenta: 67,5; amarelo: 82,7. Essa diferena na exograa ocorre pela proximidade de inclinao dos ngulos de gravao do anilox com os do clich.

14

Exemplos de imagens com ou sem moir (ou seja, com a inclinao errada ou correta):

Imagem com uso de inclinao errada: ocorrncia do moir

Imagem com uso de inclinao certa: no h moir

Nmero de Cores
Seguimento
Banda Larga Papel em Geral Carto Ondulado

Substrato
Todos Branco Couche Branco

Nmero de Cores
4 A 8 CORES 4 A 6 CORES 4 A 6 CORES 4 A 6 CORES 4 A 6 CORES 4 A 6 CORES 6 CORES 6 CORES 4 CORES

Sacola de Papel

Couche Offset

Filmes Flexveis Banda Estreia Papel Filmes Flexveis Envelope

Todos Todos Todos Todos

15

LINEATURA a quantidade de linhas de pontos contidas em um centmetro (cm) ou em polegada linear (LPI). Est diretamente relacionada com a denio e nitidez da imagem. A lineatura ideal depende do tipo de substrato, sistema de impresso, tipo de mquina e aplicao (comercial, embalagem, etc), entre outros fatores. Por exemplo: um outdoor, imagem grande que ser vista a distncia, ter pontos maiores e, logo, menos linhas por centmetro. J uma embalagem, cujos detalhes sero vistos de perto, precisa de uma lineatura maior (mais linhas por centmetro). Em exograa, as lineaturas mais utilizadas esto entre 26 a 70 l/cm.

Imagem com baixa lineatura

Imagem com alta lineatura

16

4 FRMA DE IMPRESSO
DUREZA E ESPESSURA, ALTURA DO RELEVO As espessuras disponveis no Brasil so: 0,76 / 1,14 / 1,70 / 2,84 / 3,94 / 5,00 e 6,35 mm. Clichs com espessura de 0,76 mm apresentam uso mais restrito devido s limitaes de manuseio, o que poder causar mais vincos, rasgos e desprendimento das reas de grasmo, em funo da ausncia de piso. J clichs com espessura de 1,14 mm so amplamente utilizados nos segmentos de lmes exveis e papel, devido maior qualidade de impresso e por no causar os problemas de clichs mais nos. Por este motivo, o segmento de etiquetas e rtulos est gradativamente migrando de 1,70 mm para 1,14 mm. Clichs com espessura de 2,84 mm ainda so utilizados para impresso de lmes exveis e papel. Clichs de 3,94 mm so mais indicados para impresso de ra, havendo, contudo, uma migrao para 2,84 mm. As espessuras de 5,00 mm e 6,35 mm so exclusivamente para uso no segmento de papelo ondulado, e os respectivos clichs so sempre de baixa dureza. H uma tendncia por parte do segmento de papelo ondulado, para trabalhos de cromia, de usar clichs de 2,84 mm calados com mantas de borracha de baixa densidade especcas para esta aplicao. Dureza Fato , quanto menor a espessura do clich mais alta a sua dureza. Distinguem-se trs classes de dureza: Alta (Dureza Nominal 60 a 90 Shore A, correspondente a espessura de 2,84 mm a 0,76 mm); Mdia (Dureza Nominal 50 a 74 Shore A, correspondente a espessura
17

de 2,84 mm a 1,14 mm); e Baixa (Dureza Nominal 30 a 40 Shore A, correspondente a espessura de 6,35 mm a 2,84 mm). A relao para anlise da escolha da dureza seria que, quanto menor a dureza maior a transferncia de tinta (chapados), porm apresenta-se maior ganho do ponto. J quanto maior a dureza menor a transferncia de tinta, porm apresenta-se menor ganho do ponto (cromia). Relevo (altura do grasmo em relao ao piso) A altura do relevo determinada pela espessura do clich e do tipo de trabalho sendo impresso. Trabalhos de cromias exigem relevos mais rasos, j trabalhos de traos permitem relevos mais altos. Valores tpicos esto apresentados na tabela abaixo.

Relao entre espessura do clich, altura do relevo e altura do piso


Espessura do Clich (mm) 0,76 1,14 1,70 2,84 3,94 5,00 6,35 Altura do Relevo (mm) 0,60 0,50 a 0,70 0,70 a 0,90 0,90 a 1,20 1,50 a 1,90 2,00 a 2,80 2,00 a 3,10 Altura do Piso (mm) 0,16 0,44 a 0,64 0,80 a 1,00 1,64 a 1,94 2,04 a 3,00 2,20 a 3,00 3,25 a 4,15

Nota: as informaes apresentadas so baseadas em experincias prprias e dados divulgados pelas empresas DuPont, Flint e MacDermid.

18

LIMPEZA E CONSERVAO O clich de fotopolmero apresenta diversas vantagens em relao aos antigos clichs de borracha. Ele oferece melhor qualidade de imagem e maiores tiragens, contanto que certos cuidados sejam tomados. A limpeza adequada fundamental: a economia feita com o uso de solventes inadequados e mais baratos se transforma em grande prejuzo quando o clich atacado quimicamente e se deteriora. A limpeza deve ser feita sempre com o solvente utilizado na prpria tinta, pois, alm facilitar a remoo dos resduos, garante que o solvente compatvel com o clich. Se a tinta for base de gua, utilizar gua para a limpeza enquanto a tinta estiver mida. Depois de seca, utilizar uma soluo de limpeza apropriada (com pH acima de 7). H um teste simples e sem maiores custos que indica se existe incompatibilidade entre a tinta e solventes utilizados e o clich: Corte um clich j substitudo em tiras e faa dois anis com esse material; Deixe um anel em um pequeno recipiente contendo tinta pura e o outro em um recipiente com solvente puro; Aps algumas horas observe se houve inchamento, mudana de cor ou descolamento. A ocorrncia de qualquer uma dessas reaes, ou mais de uma combinadas, indica incompatibilidade com o clich. Neste caso, interrompa o uso destes produtos e substitua-os por qumicos compatveis. Para limpar o clich utilize uma escova macia para remover principalmente a tinta que penetra nos textos negativos (vazados) e nas letras pequenas. No se esquea de limpar os dois lados do clich com o mesmo cuidado. J existem tambm mquinas de limpeza especcas para esse processo.
NUNCA:
Deixe a tinta secar completamente sobre o clich. Aproveite as paradas da mquina para limpar o excesso de tinta; Use acetato, tolueno ou outros produtos agressivos; Deixe o clich imerso em qumicos para limpeza; Use toalha industrial, estopa ou escova de cerdas duras.

19

OZNIO O oznio tambm um dos principais inimigos dos fotopolmeros. A exposio ao oznio pode deixar o clich com alguns pontos ou pequenos furos. Um clich nesse estado se torna inutilizvel, j que no h recuperao e esses defeitos sero impressos. Ambientes com concentrao de oznio a partir de 50 ppm (partes por milho) so perigosos para o clich. O oznio existe naturalmente na atmosfera, pois criado pela ao da luz ultravioleta em oxignio. Ele tambm formado por motores e equipamentos eltricos. Em empresas que extrusam os seus prprios lmes, o gs oznio formado em largas pores ao redor do tratamento corona. Ele levado pelo sistema de ventilao at a impressora e entra em contato com o clich. Para evitar isso, as extrusoras devem ser mantidas em ambiente fechado, distantes da sala de impresso. Outra opo montar um sistema de ventilao e exausto que direcione o uxo de ar no sentido da impresso para a extruso e nunca o contrrio. Existem sprays no mercado que podem ser aplicados sobre o clich e o protegem do oznio. Destes, o que tem apresentado melhores resultados com menor custo o silicone. Aplique o leo de silicone aps a completa limpeza do clich. LUZ Por ser feito de fotopolmero, o clich sensvel luminosidade. Por isso no deve car exposto luz do sol ou de lmpadas frias. Para proteger o clich envolva o cilindro com papel tipo kraft, TNT (tecido no tecido) preto ou embalagens especcas materiais que so opacos e impedem a ao da luz. Esse cuidado deve ser tomado durante todo o processo: desde a montagem do clich no cilindro, nas pausas durante a impresso, de um dia para o outro e aps a sada da mquina. Observao: no envolva os clichs em plstico, para no impedir a evaporao dos solventes impregnados.
20

Sempre que possvel utilize lmpadas de segurana amarelas ou aplique ltros sobre as lmpadas frias, evitando as emisses de raios ultravioletas. ARMAZENAMENTO Os clichs podem ser armazenados montados nos cilindros ou desmontados, em posio horizontal ou vertical. Observe, no entanto, que trao e excesso de peso so prejudiciais. A rea de armazenamento do clich deve estar distante das fontes de oznio, ter uma temperatura ambiente entre 25C e 38C e estar protegida da luz do sol. CONFECO DE CLICH DE FOTOPOLMERO ANALGICO, DIGITAL E HBRIDO As etapas de fabricao compreendem: Exposio pelo verso (com lmpadas ou leds UVA - Luz Ultravioleta). Tem como nalidade a formao da base (piso) do clich. A correta relao base / relevo importante. Um relevo muito alto pode comprometer a estabilidade das linhas e dos pontos da retcula do grasmo. Um relevo muito baixo pode provocar entupimento durante a impresso. Recomendaes sobre valores de base e relevo ideais podem ser obtidas com os respectivos fabricantes de chapas. Exposio Principal (com lmpadas ou leds UVA - Luz Ultravioleta). Tem por nalidade formar o grasmo. No caso do clich analgico, colocado um fotolito de lme mate sobre a chapa a ser exposta. No caso do clich digital, a sua camada LAM (Laser Ablation Masking) previamente queimada por um laser. Tipos diferentes de expositoras podem inuenciar na formao do ponto de reticula. A laminao de uma membrana sobre a chapa, aps sua camada LAM ter sido queimada pelo laser, outra tecnologia para se obter um ponto de retcula com topo plano. No caso do clich hbrido, laminada uma pelcula, reproduzindo-se um fotolito sobre a chapa a ser exposta.
21

Processamento (revelao, gravao). Tem como nalidade a remoo do fotopolmero no exposto luz UVA (no polimerizado/no endurecido), resultando numa imagem em relevo (3-D). De acordo com o tipo de chapa, o processamento feito com solvente, gua ou tecnologia trmica seca. Pr-secagem e inspeo (aplicada somente em clichs processados com solvente ou gua). Consistem em examinar a superfcie do clich para garantir que no haja defeitos ou resduos de polmero. Se necessrio, limpar cuidadosamente com solvente fresco ou soluo aquosa. Secagem (aplicada somente em clichs processados com solvente ou gua). No caso de clich processado com solvente, a nalidade secar e retirar/ eliminar o solvente que incorporado/absorvido pela parte polimerizada durante o processamento (revelao, gravao). No caso de clich processado com gua, a nalidade unicamente a de secar o mesmo, j que a gua no penetra na parte polimerizada. Estabilizao (aplicada somente em clichs processados com solvente). Aps a secagem, o clich contm ainda resduos de solvente e apresenta inchao. necessrio um tempo de descanso para a evaporao dos resduos de solvente e a volta espessura nominal. Acabamento (com lmpadas UVC - Luz Ultravioleta Germicida). Tem por nalidade eliminar a pegajosidade (tack) do clich. Ps-exposio (com lmpadas ou leds UVA - Luz Ultravioleta). Tem como nalidade promover a polimerizao total de clich, aumentando sua vida til. Nota: O tempo de cada etapa descrita acima, varia de acordo com as caractersticas das respectivas chapas e das configuraes dos equipamentos. Direct Engraving (Gravao Direta com Laser) Neste tipo de fabricao, o laser grava diretamente o polmero, removendo as reas de no-imagem. Este processo no requer etapas adicionais.

22

Clculo de distoro O clich feito em mquinas planas, mas aplicado em um cilindro, logo sofre uma distoro no sentido longitudinal, deixando a imagem impressa mais alongada. Para evitar este efeito necessrio aplicar uma compensao na imagem, na pr-impresso. Para calcular esta compensao usa-se a seguinte frmula: DI = DPC +2 x (EC+EDF) / DPC +2x (EDF+EP) Onde: DI: Distoro da Imagem DPC: Dimetro do Porta Clich EC: Espessura do Clich EDF: Espessura da Dupla Face EP: Espessura do Polister ATENO Para garantir que os resultados sejam obtidos, confirme os valores das variveis com os respectivos fabricantes. Para adaptar o valor de DI para percentual, utilize a seguinte frmula: Reduo em % = (DI-1) x 100 O arquivo final deve ser achatado, ou seja, a sua dimenso longitudinal deve ser reduzida dentro deste valor. EXEMPLO: Imagem original: 100mm DI calculado: 4% 100 mm 4% = 100 mm 4 mm = 96 mm Logo, a imagem a ser gravada na frma deve medir, na verdade, 96mm.

23

5 FITAS DUPLA-FACE PARA MONTAGEM DE CLICH


Existem dois tipos de ta dupla-face, com diferentes funes: acolchoada e rgida. FITAS RGIDAS As tas dupla-face rgidas tm a funo apenas de xao do clich, no inuenciando na impresso. Estas tas podem ser feitas de polister, vinil, tecido ou papel e so encontradas em diversas medidas. FITAS ACOLCHOADAS Objetivo Padronizar a especicao de ta dupla-face acolchoada, considerando propriedade quantitativa para melhor parametrizao do uso do produto. Descrio A ta dupla-face acolchoada (vide ilustrao abaixo) para montagem de fotopolmero em impresso exogrca um dos principais insumos usados no processo.

Liner (papel ou lme) Adesivo para clich Polister Espume de Polietileno/Polipropileno Adesivo para o porta-clich

24

O liner tem a funo de no permitir que a dupla-face cole sobre si mesma. A dupla-face possui dois adesivos distintos: o primeiro tem caractersticas prprias para produzir uma boa xao do clich, permitindo sua retirada aps o uso sem danic-lo; o segundo viabiliza a xao no porta-clich evitando o descolamento durante a impresso. O polister tem a funo de dar estabilidade dimensional espuma acolchoada. A espuma de polietileno/polipropileno dene as caractersticas tcnicas da ta (dureza, resilincia etc). Cuidados no uso O lado com adesivo exposto (lado do cilindro porta-clich) deve, sempre, ser colado primeiro. Depois da remoo do liner, colar o clich. Caso bolhas se formem durante o processo de montagem, nunca furar a ta, pois o polister ser danicado causando problemas de impresso. O correto retirar a ta e refazer a montagem. Evite fazer janelas para enxertos, pois isso tambm danica o polister. Alm de manter o fotopolmero xado durante todo processo de impresso, a funo da dupla-face controlar a transferncia de tinta para o substrato. A quantidade de tinta transferida est relacionada resilincia da espuma, que nada mais que a capacidade de compresso/deexo deste material. Esta propriedade a mais relevante para determinar qual ta deve ser utilizada para o tipo de trabalho a ser impresso (retcula, misto ou chapado/trao). A tabela 1 (abaixo) mostra a relao da fora de compresso/deexo da ta acolchoada x trabalho a ser impresso, a qual deve ser usada como especicao para escolha adequada do produto, seja em termos de compresso/ deexo de 10% a 25%.

25

Fora de compresso/deexo
Fora de Compresso/Deflexo 10% Compresso KPa 240 205 180 105 85 70 55 35 Fora de Compresso/Deflexo 25% Compresso KPa 415 345 275 205 170 140 105 70 Tipo de impresso Nomenclatura Usual

100% chapado 80% chapado 20% retcula 60% chapado 40% retcula 50% chapado 50% retcula 40% chapado 60% retcula 20% chapado 80% retcula 10% chapado 90% retcula 100% retcula

Alta densidade

Baixa densidade

26

Dupla-Face Acolchoada
10% de Pontos 40% Meio-tom Chapado Texto Positivo Densidade Alta Densidade Mdia Alta Densidade Mdia Densidade Mdia Baixa Densidade
Baixa Densidade

Caractersticas
Chapados e Fundos Traos Alta Transfncia de Tintas Chapados e Fundos Traos Meio-tom Impresso Mista Trao e Cromia

Boa Definio para Imagem com Pequenas reas de Chapado


Ideal para Cromia

A dupla-face de espuma tambm possui outras propriedades que esto relacionadas ao tipo de impresso como densidade (kg/m3) e dureza (shore A), porm estas no valem como especicao para denio da ta para impresso de um determinado trabalho. Estas propriedades podem variar, dependendo das matrias-primas empregadas na construo do produto, e ocasionar uma escolha errada da dupla-face para o trabalho de impresso, gerando resultados insatisfatrios. As mesmas devem ser usadas apenas como orientao, no servindo como especicao. Alm das propriedades citadas acima, na especicao da ta dupla-face de espuma consta a espessura e fora de adeso no porta-clich e fotopolmero. Em relao espessura, a qual referenciada no mercado como ta de 0,38 mm e 0,50 mm, a especicao correta de 0,43 mm e 0,56 mm, respectivamente. A variao aceitvel, sem prejudicar a performance da impresso,
27

de 0,04 mm. A nomenclatura usual de mercado vale para a espessura da ta durante o trabalho de impresso, ou seja, recebendo presso no conjunto impressor quando montada sobre o porta-clich e no para m de especicao. Para a especicao de fora de adeso, inicialmente, necessrio compreender que a ta dupla-face acolchoada possui adesivos diferentes (como mostrado na imagem 2), sendo que o lado protegido por liner desenvolvido especicamente para xao do fotopolmero e o lado sem proteo exclusivo para xao no porta-clich, seja o cilindro de ao ou camisa. Isto necessrio para que seja obtida a fora de adeso adequada em cada uma dos substratos, que possuem energia supercial distintas. A energia supercial a propriedade que cada material possui, que est diretamente relacionada capacidade de permitir a uidez do adesivo atravs da superfcie, determinando a fora de atrao e fora de adeso. Quanto maior a energia supercial, maior a uidez do adesivo e, consequentemente, mais forte ser a adeso. Nota: a metodologia de teste usada para medir a fora de adeso da ta dupla-face a ASTM D-3330 Modicada. Para obter a fora de adeso projetada pelo fabricante da ta duplaface no processo de impresso e, consequentemente, no ter problemas de baixa ou alta adeso no porta-clich e/ou fotopolmero, necessrio que os substratos estejam devidamente limpos e secos antes de fazer as colagens. Desta forma de fundamental importncia que ambos os substratos citados passem por um processo de limpeza com lcool isoproplico ou solvente apropriado para remoo de todos contaminantes, como resduos de tinta, resduos de solvente, resduos de fotopolmero, poeira, retardador de tinta, entre outros que podem interagir com o adesivo da dupla-face causando queda ou aumento da fora de adeso, o que no planejado pelo fabricante. A queda na fora de adeso pode causar o levantamento de borda do clich durante a impresso e/ou aparecimento de bolhas de ar sob o clich. Em ambos os casos seria necessrio parar a impressora e fazer a colagem do clich para eliminar o problema, o que representaria perda de produtividade no processo. Os problemas podem ser outros no caso do aumento da fora de adeso por causa dos contaminantes, como: diculdade para desmontagem do clich, que pode ocasionar vincos ou rasgos no fotopolmero; perda do material, aumen28

tando os custos com gravao de placas; ou transferncia de adesivo para o fotopolmero, gerando aumento da mo de obra para limpeza da placa. No pargrafo acima foi comentado sobre levantamento de borda ocasionado por baixa adeso do clich ta pela presena de contaminantes que reduzem a adeso, porm este fenmeno tambm pode acontecer por decincia coesiva do adesivo. A coeso a fora interna do adesivo que, neste caso, pode no resistir ao efeito memria do clich, ocasionando um alongamento do adesivo e a consequente descolagem da borda da placa. A fora de adeso da ta dupla-face ser tratada neste documento apenas como informativo, mas pode ser classicada como de baixa ou alta adeso para o lado protegido com liner (lado para xao do fotopolmero) para melhor denio de qual produto usar em funo da caracterstica do processo e materiais empregados. Direcionamento do lado para xao do fotopolmero:

Fita com baixa adeso:

Clichs mais finos (0,76 mm e 1,14 mm) Clichs grandes Com selagem de borda com fita ou primer Porta-clich de dimetro grande

Fita com alta adeso:

Clichs mais espessos (1,7 e 2,8 mm) Clichs pequenos Sem selagem de borda com fita ou primer Porta-clich de pequeno dimetro

Estocagem Para melhor desempenho da ta dupla-face, ela deve ser estocada em ambiente com temperatura de 20C a 25C e 40% a 60% de umidade relativa. As caixas com as tas devem ser armazenadas na posio horizontal. Caso o armazenamento da ta no seja em sua caixa de origem, o ideal que permanea em posio vertical.

29

6 MONTAGEM DE CLICHS
A montagem dos clichs uma das etapas mais importantes no processo de impresso exogrca, pois diminui o setup e proporciona um timo impresso. Consiste em xar os clichs sobre os cilindros porta clichs utilizando uma ta dupla face e as duas formas mais comuns so a manual e a ptica (utiliza um equipamento de montagem). A marca de registro mais utilizada no mercado o micro ponto com dimetro de 0,3mm. MONTAGEM MANUAL chamada montagem manual o ato de xar o clich sem auxlio de um equipamento ou cmeras. Este mtodo depende exclusivamente da destreza e da acuidade visual do operador. Apesar de ser a forma predominante, no proporciona uma boa colagem por no ter preciso. Deve ser realizada sobre uma bancada munida de mancais ou apoios e o ambiente deve ter tima iluminao. Problemas como desalinhamento das placas em relao ao eixo do cilindro porta clich e bolhas sob o clich so comuns.

Montadora de clich manual

30

MONTAGEM POR MICROCMERAS Este mtodo utiliza um equipamento provido de duas ou mais cmeras, escala milimtrica e suporte para posicionamento do cilindro porta clich. As cmeras ampliam os micropontos e o risco guia do cilindro de forma signicativa, permitindo um perfeito posicionamento das chapas. Alguns modelos tm a opo de salvar o posicionamento das cmeras para uma futura montagem. o melhor meio de montagem de clichs que existe atualmente, o equipamento tem custo elevado, porm diminui o setup que o grande vilo que onera a produo.

Preparao da montadora para montagem do clich

31

FAZENDO A MONTAGEM Para fazer a montagem dos clichs, deve-se limpar os cilindros porta clichs e a base das chapas com lcool isoproplico para eliminar sujeiras e gordura.

Limpeza da camisa

Limpeza do verso so clich 32

A ta dupla face sempre deve ser aplicada sobre o cilindro porta clich e recomendvel o uso de uma esptula plstica. Devem ser eliminadas quaisquer rugas e bolhas.

Colocao da ta dupla-face

Aps esta etapa deve-se retirar o liner, dividi-lo em duas partes iguais e aplic-las sobre o cilindro deixando um espao de 5 cm entre as metades, na regio do risco do porta clich onde sero posicionados os micro pontos. Este procedimento permite reposicionar a chapa quantas vezes for preciso sem danic-la, at que os micropontos estejam alinhados de forma precisa.

33

Posicionar a placa alinhando os micropontos sobre a linha e x-la.

34

Retirar o liner e com o auxlio de um rolinho de borracha macio, eliminar bolhas garantindo uma perfeita colagem da chapa.

Aplicar uma ta adesiva nas bordas do clich para evitar a penetrao de solvente e tinta por baixo da chapa, evitando assim o levantamento do clich durante a impresso.

35

Repetir o processo para todas as chapas do trabalho.

36

DESMONTAGEM Na desmontagem puxar a chapa sem esmagar o grasmo, puxando a mesma formando um ngulo tangencial ao cilindro. No puxar a chapa juntamente com a ta dupla face, isto poder formar vincos, pois o adesivo do lado do porta clich tem maior fora de adeso.

37

PR MONTAGEM PARA PAPELO ONDULADO A pr-montagem a etapa em que o clich criteriosamente xado diretamente sobre uma manta de polister, sendo essa manta utilizada para xar o material na impressora.

38

Clich xado sobre o cilindro porta clich

Montagem do clich sobre a superfcie de polister

Essa xao pode ser feito de duas formas: UTILIZANDO COLA A BASE DE SOLVENTE ORGNICO (COLA DE SAPATEIRO) O pr-montador lixa a superfcie do polister e tambm no dorso do clich, criando microssuras para que ocorra uma melhor xao das partes.
39

5
1 Etapa: lixar a base de polister; 2 Etapa: lixar o verso do clich; 3 Etapa: aplicar cola no polister; 4 Etapa: aplicar cola no verso do clich; 5 Etapa: fazer a xao das duas peas.

40

UTILIZANDO FITA DUPLA-FACE: Geralmente utilizada ta dupla-face rgida (espessura 0,10 mm) de polister. Ao se aplicar a ta tenha certeza que ambos os materiais estejam isentos de impurezas. A vantagem do uso das tas dupla-face a regularidade na colagem, j que no h o risco de formao de grumos, como ocorre com a cola de sapateiro.

1 Etapa: aplicao da ta dupla-face no verso do clich; 2 Etapa: aplicao do clich sobre a base de polister.

41

Para os dois tipos de xao o pr-montador faz a conferncia do registro atravs de uma prova.

1 Etapa: aplicao da tinta sobre a superfcie do clich; 2 Etapa: transferncia manual da tinta para o papel de cpias; 3 Etapa: conferncia da impresso.

42

ACOLCHOADO PARA CORRUGADOS Descrio Trata-se de uma espuma compressiva a base de poliuretano, formado por clulas abertas, que oferece absoro de energia (impacto), atuando como redutor de presso e amortecedor para os clichs de impresso em papelo ondulado. Finalidade A utilizao da manta acolchoada possui como objetivo reduzir o efeito de marca de costela (Wash Boarding), devido ondulao do papelo, melhorando a qualidade da impresso.

Nova proposta com aplicao do acolchoado:

Sem acolchoado

Com acolchoado

43

Sem acolchoado

Com acolchoado

Nova proposta com aplicao do acolchoado:

44

Quando se utiliza o acolchoado deve-se fazer uma adequao na espessura do clich, pois a maioria das impressoras para papelo est congurada para aplicao de clich mais espesso (5,00 / 6,30mm). O clculo deve ser: As espessuras de clich, bem como do acolchoado devero ser vericadas com os fornecedores.

Espessura do acolchoado

Espessura do clich atual

Espessura do novo clich

As espessuras de clich, bem como do acolchoado devero ser vericadas com os fornecedores.

45

7 ANILOX
Atualmente as mais importantes variveis do sistema exogrco esto relacionadas ao lme de tinta aplicado. O anilox por sua vez est diretamente ligado a esta varivel, pois sua funo determinar a pelcula de tinta a ser depositada sobre o clich. Por isso, muitos o consideram a alma deste processo. Quanto mais preciso for o lme de tinta depositado na superfcie do clich, melhor. Para determinar a escolha do anilox pode-se fazer um teste utilizando vrias lineaturas em um nico cilindro. Esse teste conhecido como teste de Banda. Outra forma observarmos alguns itens que so de extrema importncia. So eles: LINEATURA Est relacionada com a denio da imagem. H confuso, visto que o anilox s vezes especicado em linhas/polegada e, em outras vezes, em linhas/cm (100 lpc = 254 lpi); CAPACIDADE VOLUMTRICA dada em BCM (Bilhes de Micras Cbicas por polegada quadrada) ou em cm3/m2. Ela est relacionada ao volume de tinta a ser depositado na superfcie do clich. NGULO DE GRAVAO Existem cilindros anilox com 30, 45 e 60. Porm, convencionou-se utilizar apenas o ngulo de 60 na exograa. Nesse ngulo, e com formato hexagonal, a clula comporta mais tinta e, ao mesmo tempo, transfere melhor a camada de tinta para a superfcie do clich. importante evitar a coincidncia da angulao da gravao do cilindro anilox com o do clich para prevenir o efeito moir.
46

DIMETRO DO MENOR PONTO DO CLICH Medido em microns, esse dimetro informao fundamental para denir qual congurao de anilox ser usada. TIPOS DE ANILOX Gravados mecanicamente e cromados Cilindro fabricado atravs de esmagamento com uma ferramenta especial (mill ou m). A ferramenta forada sobre a superfcie de ao ou cobre do cilindro cromado posteriormente, para evitar o desgaste durante a impresso. Gravados mecanicamente e revestidos com cermica Cilindros gravados mecanicamente, revestidos com spray de plasma cermico, para aumentar a sua vida til em produo. Tm pouca utilizao no mercado. por no ter preciso. Deve ser realizada sobre uma bancada munida de mancais ou apoios e o ambiente deve ter tima iluminao. Problemas como desalinhamento das placas em relao ao eixo do cilindro porta clich e bolhas sob o clich so comuns.

47

Cilindros gravados qumica e eletronicamente As gravaes qumica e eletrnica possuem pequena representatividade, e seus procedimentos so similares aos de obteno do cilindro frma para Rotogravura. Na gravao qumica, o cilindro gravado por corroso, utilizando soluo qumica alcalina. Depois, ele revestido por uma camada de cromo. O formato das clulas deste tipo de gravao ser sempre quadrangular. A gravao eletrnica feita pela inciso de diamante. O cabeote de gravao apresenta frequncia de movimentos por volta de 4.000 clulas por segundo. Depois de gravado, este cilindro tambm recebe revestimento de cromo. O formato de clula deste tipo de gravao piramidal. Observao: Nestes dois sistemas pode ser feito revestimento de cermica, o que aumenta ainda mais o tempo de vida til do cilindro, melhorando o resultado em mquina. Revestidos com cermica e gravados a laser As clulas so gravadas na cermica com laser CO2 ou YAG, que literalmente vaporiza o revestimento, obtendo clulas extremamente precisas.

48

ANILOX SLEEVE Composto de bra especial, bra de vidro, seda, polmero amortecedor e base metlica. um cilindro oco que montado em mandril de ao ou ao carbono. Ele mais leve e, por isso, tem manuseio e armazenagem mais fceis. Presso ideal para acomodar o sleeve (camisa) sobre o mandril: 6 bar (6,12 kgf/cm). Tipos de clulas Piramidal Tronco piramidal Hexagonal Helicoidal RELAO LINEATURA X INCLINAO DO NGULO Conforme o ngulo da retcula e a lineatura escolhida, dois problemas bsicos podem interferir na qualidade de impresso com relao ao anilox. So eles: Moir

O ngulo da retcula do clich est a menos que 15 de diferena do ngulo do anilox (60);
Impreciso dos pontos da retcula e facilidade de entupimento

Para evitar isso necessrio analisar a correta correspondncia entre o ponto gravado e as clulas do anilox. Normalmente usa-se pelo menos 5 clulas de tinta do anilox para cada ponto do clich, atentando para a capacidade volumtrica (BCM).

49

RELAO ANILOX X DUREZA DO ROLO DE BORRACHA Para equipamentos que ainda possuem o sistema convencional, necessrio associar a lineatura do anilox com a dureza do tomador (doctor roll). Por ex.: para uma imagem chapada, o anilox utilizado dever ter uma lineatura entre 60 lpc e 120 lpc e, a dureza do rolo dever ser de 65 Shore A. Cuidados na limpeza

O solvente da prpria tinta indicado; Cuidado com estopas ou panos industriais, pois podem conter limalhas de ao que riscam a superfcie do cilindro; No recomendado limpar com a mquina em movimento; Jamais lixar, raspar ou agredir o anilox; A limpeza mais eciente realizada com a utilizao de produtos qumicos apropriados ou ainda os processos laser e ultrassom; A aferio peridica da capacidade volumtrica utilizando equipamentos adequados (consulte o seu fornecedor). Esse procedimento ir garantir a transferncia do volume correto de tinta. A limpeza deve ser feita periodicamente. A regularidade deve ser adequada ao uso do cilindro.
50

Na mquina impressora

No deixe a tinta secar no cilindro; Nas paradas de mquina mantenha o sistema de bateo sempre ligado; No exagere na presso do sistema de raspagem; Utilize ltros de tintas com elemento magntico para reter partculas metlicas; As lminas devem ser trocadas logo depois que o rebaixo estiver gasto; Cuidado com ferramentas que podem cair sobre o anilox.
Durante o manuseio

Proteja o cilindro ao remov-lo da impressora; No envolva o cilindro com nenhum tipo de plstico ou com papelo; Lembre-se: quedas, mesmo com o cilindro protegido, podem entortar o eixo; Nunca guard-los sujos de tinta ou molhados com gua.
NOVAS TECNOLOGIAS

Tecnologia de Transferncia Gentica a gravao de pers planos e lisos, deixando um uxo de tinta livre, porm controlado e uniforme. Com relao geometria, os canais desta tecnologia so mais rasos e suas paredes menos espessas. Essa congurao geomtrica promove uma superfcie de transferncia maior e diminui a tenso da tinta. O laser YAG na forma de pulso, utilizado no sistema convencional, forma clulas assimtricas. J o mesmo laser, s que com feixe constante, remove a cermica formando canais. A troca do sistema convencional pelo sistema de transferncia gentica envolve alteraes em todas as outras variveis que devem ser adequadas ao novo processo (tintas, tas dupla-face, clich etc).
51

8 TINTAS DE IMPRESSO
Tintas so misturas homogneas estveis, compostas por uma frao slida (resina, pigmento e aditivos) dissolvidas em um composto lquido (solventes orgnicos ou gua), que forma uma pelcula aderente superfcie do substrato. Quando transferida a um substrato por meio de uma na pelcula, se torna termoxa ou termoplstica aps a cura/secagem. As tintas so formadas por, dependendo de sua composio e aplicao, resinas (aglutinante), pigmentos ou corantes (agentes de cor), solventes, aditivos e produtos auxiliares. RESINAS So compostos polimricos naturais ou sintticos, slidos de estrutura complexa que, na tinta, tm a funo de dispersar os pigmentos e formar uma na pelcula aplicada sobre um substrato. As resinas utilizadas nas tintas possuem caractersticas como resistncia qumica e fsica, brilho do lme, exibilidade, dureza (ponto de fuso), adeso e xao da pelcula de tinta sobre o substrato. As mais utilizadas para tintas de impresso so: nitrocelulsica, maleica, melamnica, fumrica, poliamdica, poliuretnica, acrlica, cetnica entre outras. Resina nitrocelulose Obtida da reao de celulose (algodo) com cido ntrico em soluo com cido sulfrico, estas resinas so utilizadas em tintas lquidas. As propriedades apresentadas pela resina nitrocelulsica so adeso, baixo custo, compatibilidade com outras resinas, boa secagem. Esta a resina base para maioria das tintas exogrcas, que pode ser modicada com outros tipos de resinas para obter as caractersticas fsico/qumicas desejadas (resistncia gua, leo, lcalis, temperatura etc). Resina maleica/ fumrica Resina produzida da reao do anidrido maleico/fumrico com o breu, ou com um cido tereftlico e um poliol. Utilizadas em combinao com outras
52

resinas, especialmente a nitrocelulose, em tintas lquidas. Suas propriedades so dureza, brilho e alta adeso; ela tambm melhora a printabilidade. Resina poliamida Obtida da reao de policondensao de cidos carboxlicos com diaminas. Propriedades como alto brilho, adeso, baixa resistncia s altas temperaturas (selagem e cozimento), boa resistncia gua e s baixas temperaturas, so caractersticas desta resina. Resinas poliuretnicas Obtidas atravs da reao de poli-condensao de um poliol com um isocianato. As propriedades oferecidas por estas resinas so resistncia qumica, adeso e boa resistncia alta temperatura. Resinas cetnicas So obtidas de reaes entre cetonas cclicas e formaldedo (formol). Possui estabilidade em sua estrutura, por ser saturada. As caractersticas destas resinas so a alta transparncia, alto brilho, secagem, exibilidade e melhora da printabilidade. Resinas acrlicas Obtidas da reao de polimerizao do metilmetacrilato em reaes de adio. Possui alto brilho, resistncia qumica e adeso. Resinas melamnicas So obtidas a partir da melamina e do formaldedo. Suas caractersticas so alta resistncia trmica, dureza, resistncia qumica e fsica. Resinas para tintas UV e EB As resinas para UV e EB diferem das demais pelo seu tamanho de cadeia do polmero e reatividade, so chamadas de oligmeros. As mais utilizadas so as derivadas do polister, do acrlico e do poliuretano.

53

PIGMENTOS So substncias insolveis ao meio em que esto aplicadas, podendo ser naturais ou sintticos e, so responsveis pela cor (intensidade, tonalidade etc.), poder de cobertura e solidez luz. Os tipos utilizados em tintas podem ser classicados em inorgnicos ou orgnicos (brancos, pretos, coloridos e metlicos). Pigmentos inorgnicos So extrados da natureza na forma de minerais (xidos, sais e complexos de metais, normalmente de transio) ou so sintetizados (reaes qumicas). Os pigmentos brancos podem ser o dixido de titnio (TiO2), xidos de alumnio etc. Os coloridos so xidos, cromatos, compostos de coordenao de metais de transio (complexos), entre outros. Nesta classicao, tambm se encontram os pigmentos metlicos. Alguns pigmentos inorgnicos esto entrando em desuso devido concentrao de metais pesados, como chumbo, brio etc. Pigmentos orgnicos Obtidos atravs de snteses (reaes qumicas), a partir de derivados do petrleo, como o alcatro de hulha. Podem possuir em sua estrutura metais como o brio, clcio ou cobre. Por exemplo, azul ftalocianina, amarelo de benzidina, vermelho de lithol, negro-de-fumo etc. Comparativo entre pigmentos inorgnicos e orgnicos
Inorgnicos Alto peso especfico Opacos Refletem a luz Mdia intensidade Boa solidez luz Baixa absoro de leo Orgnicos Baixo peso especfico Transparentes Permite a passagem da luz Boa intensidade Solidez luz varivel Alta absoro de leo

54

Pigmentos brancos

Um dos pigmentos brancos mais utilizados o dixido de titnio. Obtido do minrio anastsio ou rutilo. Estes pigmentos possuem caractersticas como alta opacidade, alto ndice de refrao, brilho (rutilo), amarelado (anastsio), inrcia qumica e abraso.
Pigmentos pretos

O principal exemplo o negro-de-fumo, obtido atravs da queima incompleta de derivados do petrleo. Este pigmento possui partculas diminutas, com isso oferece um maior poder de cobertura. Outras caractersticas so: inrcia qumica e alta solidez luz.
Pigmentos metlicos

So pigmentos inorgnicos de alumnio, lato ou cobre, que do uma aparncia metlica s tintas. Problemas como instabilidade, coeso e sedimentao podem ocorrer com este tipo de pigmento.
CORANTES

So substncias orgnicas solveis no solvente da tinta. Tm a mesma funo do pigmento, porm possuem menor solidez luz e maior poder tintorial.
Corantes bsicos

As anilinas so os corantes mais conhecidos, e possuem na estrutura orgnica tomos de nitrognio. O arranjo e a estrutura das cadeias denem os corantes.
Corantes uorescentes

So solues fracas de corantes bsicos (por exemplo: vermelho, amarelo e azul) dissolvidos em uma resina. Devido sua composio qumica, baixa concentrao de cor e alta solubilidade, sob a luz UV e visvel, se tornam uorescentes e brilhantes.
55

Comparativo entre corantes e pigmentos


Propriedades Cor Resistncia luz Resistncia ao sangramento Resistncia qumica Resistncia ao calor Transparncia Reologia Corantes Forte e brilhante Fraca Fraca Fraca Fraca mdia Boa Boa Pigmentos Varia de forte a fraca Forte* Mdia excelente Mdia excelente Mdia excelente Boa Fraca boa

* Existem pigmentos que possuem baixa resistncia luz, embora esta seja maior do que a resistncia de um corante.

Resistncia luz
Grau de solidez luz 1 2 3 4 5 6 7 8 Tempo de exposio outdoor (em dias) 4 14 28 70 100 140 160 360

56

SOLVENTES So substncias lquidas volteis, que promovem solues homogneas com os componentes neles dissolvidos. Devem ser observados os seguintes parmetros para o uso do solvente adequado: seu poder de solvncia, sua velocidade de evaporao, seu odor caracterstico, seu custo e segurana. A classicao do solvente pode ser de acordo com a solubilidade da resina ou pela evaporao. Os solventes, quando classicados de acordo com a solubilidade da resina, podem ser: Verdadeiros: solubilizam a resina; Co-solventes: solubilizam parcialmente a resina; Diluentes: no solubilizam a resina. A classicao quanto evaporao pode ser: Leves: P.E. < 100 C; Mdios: 120 C > P.E. > 100 C; Pesados: P.E. > 120 C. Alcois Os lcoois so os solventes mais comuns em tintas lquidas, o metanol um timo solvente da resina nitrocelulose, porm txico. O etanol (lcool etlico) solubiliza parcialmente as resinas, porm no txico. O lcool isoproplico ou propanol possui baixo poder de solvncia; utilizado junto com o etanol para controlar a secagem. steres Os acetatos de etila e de isopropila so amplamente utilizados nas tintas lquidas para rotogravura e exograa, como aceleradores da secagem. O acetato de n-propila possui uma taxa de evaporao igual ao etanol, sendo utilizado nas mesmas aplicaes. Os steres so aplicados em exograa em pequenas propores, pois podem agredir o clich.

57

Cetonas Os solventes destes grupos so a propanona, comercialmente chamada de acetona, o metil-etil-cetona (MEK) e o metil-isobutil-cetona (MIBK). So solventes leves, com forte odor caracterstico. Esto atualmente em desuso. Hidrocarbonetos alifticos e aromticos Dentre estes, destacam-se o heptano, o toluol e o xilol. Estes solventes tm aplicaes restritas, por exemplo, os solventes alifticos (hexano, heptano e octano, nafta) so utilizados misturados em tintas pastosas, j os solventes aromticos foram aplicados apenas em tintas para rotogravura, pois estes solventes so incompatveis com clichs, blanquetas e rolos de borracha. Atualmente o uso dos solventes alifticos e aromticos est sendo restringido devido ao odor residual e toxicidade que apresentam. Glicis (polilcoois) So solventes com baixa taxa de evaporao, por isso so aplicados como retardadores nas tintas lquidas. Os mais conhecidos so o etil-glicol (em desuso) e o butil-glicol. Estes solventes esto sendo restringidos, devido ao seu odor residual e pela toxicidade que apresentam, sendo substitudos por teres derivados de glicis (menos txicos), entre eles esto o etileno-glicol etil ter e o propileno-glicol monoetil ter, sendo encontrados no mercado com nomes comerciais como: Celosolve e Dowanol. Estes solventes devem ser utilizados em pequena quantidade. Por serem de evaporao lenta, podem car retidos na tinta, causando odor residual, blocagem, falhas de laminao etc. gua Aplicada em tintas para papel, as conhecidas tintas base dgua. A gua utilizada como diluente e solvente, em conjunto com outros solventes mais leves, por exemplo, o etanol, para diluir suspenses (ltex) acrlicas. As tintas base gua trabalham com um pH acima de 7, e quando este meio se torna cido (pH < 7) a tinta empasta (coalha). Para evitar este efeito so aplicados estabilizantes amoniacais.

58

FLUXO DE FABRICAO As tintas lquidas so produzidas para os sistemas de impresso rotogrco, exogrcos e serigrcos, nos quais a secagem ocorre por evaporao do solvente. Por serem sistemas de impresso rotativos de alta velocidade, as tintas utilizam solventes volteis. As tintas lquidas seguem um uxo, que pode ser resumido em: Obteno da resina; Preparao do veculo: mistura da resina com solvente; Homogeneizao ou mistura: mistura do veculo com pigmentos e aditivos; Moagem ou disperso: quebra dos aglomerados de pigmentos; Filtrao: remoo de sujeira e partculas indesejveis; Controle de qualidade: verificao com as especificaes; Embalagem. VISCOSIDADE DA TINTA Viscosidade de tinta em mquina A viscosidade pode ser denida como o estado de uma substncia, uida ou semi uida, que, em razo do esfregamento interno das suas diferentes camadas entre si, apresenta maior ou menor diculdade de escoamento, como j foi denido. A viscosidade pode ser entendida como a medida de atrito entre as camadas internas de um uido. No rpido nem fcil medir a viscosidade. Por isso foi desenvolvido um mtodo comparativo para medio. Consiste em marcar o tempo de escoamento de determinado volume de tinta atravs de um orifcio de dimetro conhecido. A unidade de medida o segundo. Este sistema de medio utilizado em produo e os viscosmetros mais comuns so o copo FORD-4 e o copo ZAHN-2, com medio por processo manual.

59

A viscosidade em funo da temperatura Quanto maior a temperatura, menor a viscosidade. Maior viscosidade signica escoamento mais lento, logo, maior tempo em segundos; menor viscosidade, menor tempo em segundos. Outro fator importante para o controle de viscosidade a taxa ou velocidade de evaporao do solvente. O solvente no deve evaporar muito rpido, para que a tinta no que seca no interior dos alvolos, nem muito lentamente para que no ocorra blocagem. Por necessidade fsica, a viscosidade das tintas exogrcas baixa - 20 a 35 em copo ZAHN-2. Isto permite que a tinta ua rapidamente e uniformemente do alvolo para o substrato de impresso. A viscosidade correta funo da largura dos alvolos, do diferencial de profundidade dos alvolos, da velocidade da impressora, da taxa de evaporao dos solventes, da distncia entre a racle e o ponto de impresso e da anidade e absoro do substrato. Em trabalhos crticos, somente uma estreita faixa de valores de viscosidade produzir um bom resultado. Uma viscosidade muito elevada impede o correto preenchimento dos alvolos e uma adequada transferncia para o substrato no ponto de impresso, devido ao efeito de tenso supercial criado nas paredes do alvolo, ocasionando problemas como: entradas de faca, reticulagem e perda de detalhes nas reas de mnima. De outro lado, tintas com viscosidade muito baixa tambm levam a uma printabilidade ruim. Neste caso, as tintas tendem a deixar os alvolos muito rapidamente, reproduzindo bem as regies de mnimas, enquanto liga os pontos nas regies de mxima, produzindo efeito indesejvel. Um dos piores efeitos a marmorizao, onde estrias de cores claras e escuras aparecem na rea impressa. Alm disso, com tintas de baixa viscosidade pode ocorrer a sedimentao dos pigmentos e vernizes, que so mais pesados, acarretando considervel perda de fora.

60

9 SUBSTRATOS DE IMPRESSO
Os substratos de impresso consistem em todos os materiais que sero utilizados como suporte para imprimir. Dentre estes esto os papis, plsticos e metais (alumnio e folha de andres). Estes podem ser classicados como celulsicos, plsticos e metais. CELULSICOS OU PAPIS O papel consiste em um conjunto de bras vegetais (celulose) entrelaadas, que forma uma folha com caractersticas prprias de absoro, lisura, gramatura, espessura, de acordo com sua fabricao. As bras de celulose so obtidas de rvores, que, no Brasil, vm normalmente do eucalipto ou do pinheiro. A madeira, na forma de cavacos (pequenos fragmentos), passa por processos fsicos e qumicos, que envolvem etapas de separao por eliminao de lignina, lavagem e branqueamento. Todo este uxo chamado de polpao. A formao da folha acontece na mquina de papel, onde a sequncia de operaes resumida na preparao e aditivao da massa, formao da folha na tela formadora, drenagem e eliminao de gua por prensagem, secagem da folha, ajuste de espessura e lisura na calandragem e embobinamento. De maneira geral, os papis oferecem caractersticas como boa resistncia trao, baixo alongamento, opacidade, printabilidade e porosidade. Estas caractersticas variam de acordo com o tipo de papel e da fabricao do mesmo. Tipos de papis Offset: produzido com pasta qumica branqueada, com gramaturas de 60g/m2 a 150g/m2. Normalmente encontrado em miolo de livros. Apergaminhado: fabricado com pasta qumica branqueada, com acabamento supercial nos dois lados. Utilizados para cadernos e envelopes.
61

Produzido com gramaturas de 50 a 90g/m2. Couch: consiste em um papel base, revestido com camada de pigmentos e ligante (ltex), podendo receber cobertura em um ou nos dois lados. O tipo de acabamento pode ser brilhante, fosco ou com textura. Produzido com gramaturas de 70g/m2 a 270g/m2. Utilizado em trabalhos com maior qualidade, tais como catlogos, livros, revistas e rtulos. LWC (Low Weight Coated): papel com revestimento de baixa gramatura, fabricado com pasta mecnica e qumica, utilizado na impresso de revistas e catlogos. Imprensa: papel utilizado na impresso de jornais e peridicos. Fabricado com pasta mecnica ou quimimecnica, com gramaturas de 45g/m2 a 56g/m2. Monolcido: papel fabricado com pasta qumica, que recebe acabamento especial em um lado da folha. Fabricado com gramaturas de 60g/ m2 a 90g/m2. Utilizado em sacolas, rtulos e papel fantasia. Kraft: papel com alta resistncia mecnica, de colorao parda (podendo ser branqueado), com gramatura de 30g/m2 a 90g/m2. Utilizado como papel de embrulho, sacolas e capas de papelo ondulado. Papelo ondulado: constitudo de, ao menos, dois elementos (capa e miolo), formando uma estrutura com elevada resistncia. Tambm chamado de corrugado, o papelo ondulado pode ser classicado pelo tipo de onda e por nmero de paredes. Utilizado, normalmente, como embalagem de transporte, na forma de caixas. Carto: formado por pasta qumica branqueada, constitudo por uma base revestida com uma folha. Os cartes formados por duas camadas so conhecidos como duplex, e os de trs camadas, triplex. As gramaturas variam de 200g/m2 a 600g/m2. So utilizados para a produo de embalagens. Celofane: Polmero obtido da celulose regenerada, em processo qumico complexo, possui como caractersticas resistncia mecnica, estabilidade trmica, higroscpia e transparncia. As aplicaes envolvem algumas embalagens ou como embrulho.
62

POLMEROS Grupo formado por macromolculas de elevada massa molecular, que conferem caractersticas variadas de acordo com o tipo de plstico como leveza, resistncia trao e ao rasgo, dureza e exibilidade, entre outras. Os plsticos so polmeros que podem ser moldados por calor e compresso. Polietileno (PE) Obtido pela polimerizao do etileno (C2H2), por mtodos que envolvem ou no os catalisadores. Os tipos de polietilenos so compreendidos em: PEBD polietileno de baixa densidade (densidade varia de 0,910 g/cm3 a 0,925 g/ cm3), PEMD polietileno de mdia densidade (0,926 g/cm3 a 0,940 g/cm3), PEAD polietileno de alta densidade (0,941 g/cm3 a 0,965 g/cm3) e PEBDL polietileno de baixa densidade linear. A variao de densidade permite que existam propriedades diversas para os polietilenos, especialmente aquelas relacionadas trao, alongamento, rasgo e perfurao. Caractersticas: resistncia mecnica (trao, perfurao e rasgo), barreira umidade (H2O), permeabilidade a gases (O2, CO2), resistncia qumica a cidos, resistncia a leos e gorduras, selabilidade a quente, baixa estabilidade trmica. Aplicao: sacolas de supermercado (PEBD e PEAD), embalagens para produtos secos e gros (arroz, feijo, acar), camada interna de diversas embalagens laminadas (caf a vcuo, longa vida, p para refresco, entre outros). Polipropileno (PP) Obtido da polimerizao do propileno (C3H6). De acordo com o mtodo de transformao, pode ser classicado como polipropileno mono-orientado (CPP) ou polipropileno bi-orientado (BOPP). Caractersticas: transparncia, brilho, resistncia trao (BOPP), resistncia gordura, barreira umidade, estabilidade trmica, permeabilidade a gases, selabilidade a altas temperaturas (CPP). No caso do BOPP, este pode ser produzido com vrias camadas, por coextruso, o que permite a aplicao como embalagem de chocolates e sorvetes.

63

Aplicaes: embalagens de massas desidratadas (macarro), bolos, salgadinhos (snacks), sorvetes, chocolates e biscoitos. Polister (PET) Obtido da policondensao de dicidos carboxlicos e polilcoois. O tipo mais conhecido o obtido do cido tereftlico e do etileno glicol, ao qual se d o nome do polmero de polietileno tereftlico ou politereftalato de etileno. Caractersticas: alta transparncia, alta resistncia trao, baixa resistncia ao rasgo, estabilidade trmica, resistncia qumica, resistncia a leos e gorduras, no selvel a quente, alto brilho. Aplicaes: camada de impresso em embalagens laminadas, garrafas de bebidas (refrigerantes e gua mineral), bandejas e blisters. Poliamidas (PA) Obtidas da policondensao de dicidos carboxlicos e diaminas, so classicados de acordo com a cadeia formada pelo cido e amina, por exemplo: PA6, PA6,6; e PA12. As poliamidas so conhecidas comercialmente como Nylon (DuPont) Caractersticas: capaz de absorver gua (higroscpia), resistncia mecnica (trao, rasgo, impacto), resistncia a leos e gorduras, no selvel a quente, barreira a gases (quando seco), permevel a gases (quando mido). Aplicaes: embalagens de embutidos (mortadelas, apresuntados, pats), camada de barreira a gases em estruturas coextrusadas (presunto, queijos amarelos). Poliestireno (PS) Obtido da poliadio de monmero estireno. Quando obtido com alta transparncia, na forma de chapas, este tipo de PS chamado de cristal. Na forma expandida chamado de Isopor (Basf). Caractersticas: rigidez, isolante trmico (expandido), brilho, transparncia, solvel em solventes polares e apolares. Aplicaes: bandejas para produtos refrigerados e fatiados (iogurte, car64

nes, laticnios, presunto), descartveis (copos, pratos, utenslios), blisters (comprimidos). Policloreto de vinila (PVC) Obtido da polimerizao do cloro-etileno (C2H3Cl). Caractersticas: rigidez, resistncia qumica, elasticidade (PVC plasticado), brilho, isolante, impermevel a gases e umidade. Aplicaes: lmes stretch (para alimentos em geladeira), camada barreira em lmes coextrusados. Na construo civil muito utilizado na forma de tubos e conexes. ALUMNIO um metal extrado da bauxita (minrio) e tratado para a obteno da alumina, que o hidrxido de alumnio hidratado. O alumnio reduzido para a forma metlica por mtodos de eletrlise. Caractersticas: estabilidade dimensional, barreira a gases e umidade, barreira luz, resistncia a leos e gorduras, baixa resistncia mecnica, baixa resistncia ao rasgo. Aplicaes: camada de impresso em tampas (iogurte, requeijo, manteiga), camada de barreira em embalagens laminadas e/ou pasteurizadas (longa vida, refrescos, sopas, pats). Na forma de chapas podem ser obtidas as latas para bebidas. RECICLAGEM A maior parte das embalagens pode ser reciclada, ou podem ser processadas para produo de outros materiais (sacolas, pentes etc.). Para tanto, o processo deve ser realizado de acordo com as caractersticas de cada material, sendo, assim, necessria a coleta seletiva. Hoje j possvel reciclar embalagens laminadas de vrios materiais diferentes, caso tpico das embalagens
65

longa vida (Tetrapak), porm, quanto mais camadas possuir a embalagem, mais cara ser sua reciclagem. Segue abaixo uma tabela dos materiais plsticos reciclveis, segundo sua classe, de acordo com a norma ABNT NBR 13230: Simbologia indicativa de reciclabilidade e identicao de materiais plsticos Simbologia, que indica o tipo de material plstico pelo nmero: Classicao das resinas plsticas, conforme ABNT NBR 13230:2008
Classe 1 2 3 4 5 Resina Plstica PET PEAD PVC e PVDC PEBD PP Aplicaes
Embalagens de refrigerantes, bandejas. Sacolas, frascos de produtos de limpeza, utenslios domsticos. Tubos e conexes, filmes stretch. Sacolas, embalagens de alimentos (feijo, arroz, acar). Embalagem de chocolate, sorvetes, balas, massas desidratadas, bandejas, frascos de produtos de limpeza e higiene (xampu). Isopor, bandejas, descartveis (copos, pratos, utenslios). Filmes de outros polmeros, laminados, camadas coextrusadas (PVDC, PA, EVOH, (EVA)

6 7

PS Outros

66

10 IMPRESSO
IMPRESSO Ato ou efeito de imprimir. Qualquer processo destinado a reproduzir, com ou sem tinta, sobre um suporte (papel, tecido, plstico, folha de andres, madeira etc.), textos e imagens gravados ou moldados em matrizes adaptadas a prensas dos mais diversos sistemas de impresso. As reprodues grcas podem ser obtidas nas mquinas impressoras com o contato direto da matriz com o suporte (impresso direta), essa uma das caractersticas da impresso em exograa.

Mquina de banda estreita

Mquina de banda larga 67

GANHO DE PONTO Ganho de ponto denido como o aumento ou deformao no ponto de retcula, ocorrido na impresso em relao ao original. As principais variveis envolvidas no surgimento do ganho de ponto so: as presses exercidas entre o clich e o substrato e/ou clich no anilox. Tambm pode ocorrer ganho do ponto devido alterao de viscosidade, escolha de dupla face, desgaste do clich ou absoro pelo substrato. Outras formas de ganho de ponto so derivadas dos equipamentos de impresso, onde a condio mecnica, tipo, modelo ou fornecedor, mesmo que em condies controladas, inuenciam na formao do ponto. Para essa situao deve ser feita uma curva de caracterizao da impressora, por meio da qual se descobre, atravs de um teste (TestForm), qual o ganho real do equipamento.

Exemplo de imagem com impresso normal 68

Exemplo de imagem impressa com ganho de ponto

GERENCIAMENTO DE CORES O gerenciamento de cores em exograa um processo complexo e especco. Este assunto sozinho poderia ser tema de muitas pginas. Por isso esta comisso optou por no entrar em maiores detalhes. importante, no entanto, que ele no seja deixado de lado. Para o correto encaminhamento do gerenciamento de cores e elaborao de provas adequadas deve-se seguir a Norma ABNT NBR ISO 12647-6, Tecnologia grca Controle de processo e separao de cores, prova e impresso Parte 6: Impresso exogrca.

69

11 LEGISLAO SOBRE EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI)


Segundo Norma Regulamentadora 06, considera-se Equipamento de Proteo Individual (EPI), todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. A legislao que trata de EPI no mbito da segurana e sade do trabalhador estabelecida pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). A Lei 6514, de dezembro de 1977, que o Captulo V da CLT, estabelece a regulamentao de segurana e medicina no trabalho. Equipamentos de proteo individual segundo setor

PROTETOR AURICULAR CONCHA

BOTINA COM BIQUEIRA DE AO

E.P.I

SAPATO DE SEG. SEM BICO DE AO M M M M

CRENE PROTETOR DE SEGURANA

PROTETOR AURICULAR PLUG

FUNO
Coord. Prod. Impressora Supervisor Prod. Embalagem Enc. Produo II Aux. Tcnico Administrativo Operador de Produo

L L L L P E C E N L L L

70

REDE DE CABELO (TOUCA) Q

CULOS DE SEGURANA

LUVA ANTI CORTE

EPIS DISPINVEIS

LUVA NITRLICA

TAREFAS A SEREM EXECUTADAS C Manusear materiais ou objetos cortantes, abrasivos ou perfurantes E - Contato c/ produtos qumicos (lquidos, gases, vapores, aerodispersides) L - Trabalhos em local com rudo excessivo M - Transitar pela rea produtiva N - Operaes que envolvam a projeo de material particulado P - Risco de queda de objetos sobre os ps Q - Trabalho com risco de agarramento dos cabelos

Tempo de vida til estimado

01 MS 03 MESES 08 MESES 12 MESES

71

12 ESCALA PARA AVALIAO DAS VARIVEIS DA IMPRESSO FLEXOGRFICA


Esta escala foi gerada pelo comit, com o intuito de dar uma referncia de qualidade de impresso exogrca. Atravs da anlise de oito elementos de controle possvel vericar desde a gerao do fotolito, gravao do clich, montagem (dupla-face) e impresso (substrato, presso, anilox, tinta viscosidade e secagem). A escala esta disponvel para download no site www.abtg.com.br, ENTRANDO EM DOWNLOADS > Manuais ONS-27 > Manual de Flexografia; ou pelo link: http://www.abtg.org.br/index.php/downloads/cat_view/202-manuaisons-27/208-manual-de-exograa

72

Est escala dever ser gravada com os parmetros (lineatura, densidade, grasmo) j utilizados pelo convertedor.

00

01

02

03

04

05

10

25

50

75

90

95

100

Comisso de Estudo de Processos em Flexografia


Empresa Data Cliche Marca Dupla-Face Impressora Velocidade Tipo de tinta Viscosidade Tipo de Anilox Lineatura BCM Substrato
ABTG 8 point

Espessura Cdigo

verso 09/2012

73

ELEMENTOS DE CONTROLE: A Faixa com 30% de ponto, para anlise de uniformidade de gravao. B Degrad linear para anlise de contraste, tanto em entrada quanto em sada de mquina. C Degrad radial, para anlise de impresso do ponto de mnima e presso. D Controle de presso visual (esta foi colocada nos cantos para anlise de uniformidade de presso). E Imagem de referncia (foi tratada com ponto de mnima de 1%). O valor efetivamente gravado depende das variveis do sistema de cpia do clich F Escala de porcentagens, dever ser lida em cada uma das fases para anlise de ganho de ponto nal. Espera-se que o ganho de ponto ao nal do processo seja de, no mximo, 15% em relao ao arquivo. G Dados tcnicos para controle da anlise. Somente com todos dados possvel fazer uma anlise correta da impresso. H Elementos trao para anlise de textos, linhas positivas e negativas. Os defeitos de impresso identicados com o uso desta escala podem ter diferentes causas. Apenas uma anlise tcnica atenta pode encontrar as possveis solues para cada problema.

74

75

BIBLIOGRAFIA e REFERNCIAS
______. Histria do revestimento de papel e carto no brasil. Disponvel em:<http://www.abtcp.org.br/arquivos/File/HIST%C3%93RIA%20DO%20 REVESTIMENTO%20DE%20PAPEL%20E%20CART%C3%83O%20NO%20BRASILrev.pdf>. Acesso em 21 fev. 2012. FAZENDA JARDIM REFLORESTAMENTO. Tipos de papis. Disponvel em:<http://www.fazendajardim.com.br/downloads/TIPOS%20DE%20PAPEIS.pdf>. Acesso em 08 fev. 2012. FTA FLEXOGRAPHY TECHNICAL ASSOCIATION. Flexograa: princpios y praticas. 3 ed. Madri: FTA. 1980. IPT/SENAI. Tecnologia de fabricao do papel. 1v e 2v. 2 ed. So Paulo: IPT/SENAI. 1986. SANTOS, E.L. A Fabricao do Papel. Revista Tecnologia Grca. Ano IX, n. 46. Agosto. So Paulo. 2005. MANO, Elosa Biasotto. MENDES, Lus Cludio. Introduo a polmeros. 2 ed. So Paulo: Ed. Edgard Blcher, 1999. SARANTPOLOS, C et al. Embalagens plsticas exveis: principais polmeros e avaliao de propriedades. Campinas: CETEA/ITAL, 2002. SENAI/SP. Curso Assistente de Controle de Qualidade. Escola SENAI Theobaldo De Nigris. So Paulo. 2005. ______. Programa Prosso: Impressor Offset: So Paulo. 2002. ______. Tecnologia de fabricao de papel: Ensaios Tecnolgicos. Escola SENAI Theobaldo De Nigris. So Paulo. 2003. SOUZA, Fernando C. Fabricao do Papel. Revista Tecnologia Grca. So Paulo. VCP Celulose e Papel. Treinamento fabricao de papel. KSR Papis e Produtos Grcos. 2002. Apostila SENAI - Roto/ Flexo. 4 ed. So Paulo, 2003. Assouza, ITF-14- Site Ao Po de Acar, acesso em 16/09/2011. COLES Roberto E. Estudo de embalagens para o varejo. Quattor Coleo Embalagem. 76

CROUCH, J.Page. Flexography Primer. 2 edio- Editora PIA/GAFTPress. Mowad, Michael, Global User Manuali 11, Embalagens exveis. So Paulo: Instituto de Embalagens, 2009. FIRST- . Flexographic Image Reproduction Specications & Tolerances - Design Guide. FTA - Flexographic Technical Association. GS1- Global User Manual, 2010, GS1 BRASIL. MESTRINER, Fabio. Gesto estratgica de embalagem: uma ferramenta de competitividade para sua empresa. Person Pretince Hall, 2007. So Paulo, PP. 3 a 25. MESTRINER, Fabio. Design de embalagem. 2007. 2 edio revisada e atualizada Mowad, Michael, Global User Manual 11 acesso em 16/09/2011 ROHDEN, Anderson. Enviando arquivos para convertedores de embalagens exo - exomagazine.blogspot.com, acesso em 20/07/2011. SCARPETA, Eudes. Manual prtico de exograa. So Paulo, 2007. UNIPAC. Pr-impresso exogrca e noes bsicas de design para embalagens exveis. Departamento de artes grcas da UNIPAC Embalagens. Editora Artes, 1997. WHITE, Anthony. Higth quality exography second edition. Pira International/BPIF reviews of PRINTING. Background and developments in key printing areas PUBLISHING, pp. 3 8. http://www2.dupont.com/Packaging_Graphics/pt_BR/tech_info/index.htmlhttp:// www2.dupont.com/Packaging_Graphics/pt_BR/tech_info/index.html

http://printing.macdermid.com/cms/products-services/index.shtmlhttp://printing.macdermid.com/cms/products-services/index.shtml http://graphics.kodak.pt/PT/pt/Product/ Flexographic/default.htmhttp://graphics.kodak.pt/PT/pt/Product/Flexographic/default.htm http://www.intgrp.com/lp_pt/divisions/Flexographic-Products/index.phphttp://www. intgrp.com/lp_pt/divisions/Flexographic-Products/index.php

77

GRUPO ELABORADOR
Coordenador Elcio de Sousa | SENAI-SP proelcio@gmail.com Secretria Mara de Oliveira | ABTG moliveira@abtg.org.br Adolfo Chacon | Solprat Celso Augusto Machado | SunChemical Marcelo Gonalves de Matos | SunChemical Mara da Costa P. N. da Luz | ABTG Mara de Oliveira | ABTG Mauricio Buchino Pontes | ABTG Gisele Ambrsio dos Santos | ABTG Michael P. Eckert | GDC Maurcio Silva Castro | Brylcor Tintas Evandro B. Zambuzi | Grupo Orsa Demerval Souza | Zamberetti Jair Grandizoli | 3M Rodrigo Duarte | 3M Mauro Freitas | Flint Group Mateus Moreira | Flint Group Wilson Caetano Bonaldi | Flint Group Wagner Sanches de Lemos | FlexSystem Emersom Viotto Lambert | SENAI-Barueri Jair Feitosa | SENAI-Barueri Alex Correia | SENAI-SP Carlos Paiva | C. Paiva Business Patrcia Monegatto | ABTG Priscila Cristina S. Igidio | SENAI-Barueri Regina F. De Souza | SENAI-Barueri Sabrina Idelfonso Leite | SENAI-Barueri

78

EMPRESAS PARTICIPANTES

79

Realizao:

Apoio:

Patrocnio:

80

Anotaes:

81

Anotaes:

82

83

Associao Brasileira de Tecnologia Grca Rua Bresser, 2315 | Bloco G | Mooca So Paulo-SP | CEP 03162-030 www.abtg.org.br

84

You might also like