You are on page 1of 4

O CREBRO E OS INTESTINOS

A relao do crebro com os intestinos, embora h muito conhecida pelos grandes cdigos de medicina, como a ayurvdica, a chinesa e a tibetana, vem sendo descoberta pelos cientistas. O aminocido L-glutmico presente na Aloe vera, mas pouco comum alimen-tao contempornea to indispensvel regenerao da mucosa intestinal quanto ao processo de reverso dos quadros de senilidade e depresso. A L-tirosina, igualmente presente no gel da Aloe vera, precursora dos hormnios tiroxina, melatonina e serotonina neurotransmissores da tranqilidade e da alegria de viver, cuja deficincia est relacionada depresso, agressividade, tendncias ao vcio do lcool, das drogas etc. A serotonina a precursora da melatonina hormnio produzido pela glndula pineal, o centro superior de processamento de informao eletromagntica, do qual as vias aferentes e eferentes so os meridianos da acupuntura. A melatonina o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo. A serotonina e a melatonina tm uma relao de alternncia. A primeira predomina quando o crebro se encontra em estado de alerta e a segunda nos perodos de sono. O que no se sabia at recentemente que ambas so secretadas pelas glndulas dos intestinos, e no apenas pela pineal. As primeiras evidncias desse fato vieram das pesquisas do Dr. Michael D. Gershon, autor do livro O Segundo Crebro,(1) que revelaram dois fenmenos importantssimos: As paredes dos intestinos, estimuladas pela frico das fibras alimentares, secretam a serotonina. A serotonina secretada pelos intestinos o fator de controle do peristaltismo que, em cadncias regulares, movimenta o bolo alimentar e as fezes ao longo do trato gastrintestinal. As paredes do trato gastrintestinal so recobertas por uma rede de neurnios diretamente responsveis pela coordenao de todas as funes digestivas que, embora estejam conectados ao sistema nervoso central, tm total autonomia sobre todas as etapas do processo digestivo. No Brasil, o Laboratrio de Pesquisas em Neurnios Entricos da Universidade Estadual de Maring, vem se destacando como centro de pesquisa no assunto.(2) De acordo com o seu coordenador, Dr.

Marclio Hubner de Miranda Neto, os neurnios, tanto do crebro como dos intestinos, so basicamente de trs tipos.

A Natureza dos Neurnios do Crebro e dos Intestinos


Associativa Motora Sensitiva conduzem as informaes a serem processadas. respondem aos estmulos. captam os estmulos do meio ambiente e os levam aos centros nervosos.

O intestino o nico rgo capaz de funcionar de modo totalmente independente do sistema nervoso central. A autonomia vem de sua habilidade em produzir arcos reflexos intertransmisso de estmulos entre os neurnios sensitivos, associativos e motores que tanto lhes permite captar as informaes, como process-las e responder de acordo com a necessidade do momento. Em outras palavras, os intestinos tambm pensam, decidem e executam tarefas tal qual um crebro. Torna-se, portanto, bvia a relao entre os intestinos saudveis e a sensao de autoconfiana e de auto-estima, e porque os que padecem de priso de ventre tm problemas relacionados autoconfiana e auto-estima. Isso explica porque o sistema floral de Bach indica o Crab Apple tanto para aumentar a auto-estima como para combater a priso de ventre. Sob a batuta dos neurnios entricos, os alimentos devem percorrer o tubo digestivo a uma velocidade ideal, para que o bolo alimentar ou fecal no fique retido, em lugar algum, mais do que o tempo necessrio. Qualquer alterao fsica ou mental se reflete na acelerao ou desacelerao dos movimentos peristlticos diarria ou priso de ventre , cuja cronicidade gera conseqncias desastrosas. Diarria - Desidratao e perda de sais minerais, cuja conseqncia mais imediata o desequilbrio cido-alcalino. - Perda da fluidez dos humores, dificultando a desintoxicao, nutrio, oxigenao das clulas e dos humores e controle sobre metabolismo celular. - Deficincia dos sucos digestivos, promovendo a m digesto, as inflamaes intestinais, a perda da permeabilidade da mucosa intestinal, exausto do sistema imunitrio, subnutrio celular, problemas emocionais e mentais etc.

Priso de ventre - Fermentao, putrefao e oxidao do bolo alimentar. - Intoxicao do organismo e congesto heptica'. - Disbiose da flora intestinal. - en-fez-amento descontrolado. - Ressecamento e acmulo de fezes nas paredes intestinal, impedindo a absoro dos nutrientes devido ao sufocamento da mucosa, promovendo um ambiente propcio flora disbitica e aos processos infecciosos e inflamatrios. Sendo 90% da serotonina produzida pelos intestinos, assim termina o Dr. Helion Pvoa seu livro O Crebro Desconhecido: Quando analisamos o fato de que o intestino fundamental na formao da seroto-nina, nada mais preciso acrescentar. A alegria e a inteligncia emocional, de que tanto precisamos para viver bem, comeam realmente a partir do intestino! Por isso s nos resta garantir a esse fantstico rgo matrias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentao saudvel. Ele, inteligentemente, se encarregar de garantir nossa sade e nossa felicidade.(3) Por isso, a higiene alimentar e a higienizao dos intestinos tambm so essenciais preveno e reverso dos quadros de distrbios emocionais e problemas mentais que, segundo estatstica um tanto benevolente, hoje atinge 25% da populao mundial. Os alimentos, portanto, podem estar fazendo com que os intestinos padeam e a alma chore. Nesses casos vale a pena recorrer ao socorro da Aloe vera. Devido sua ao sobre a rede neural entrica da mucosa intestinal, ela promove a produo da serotonina e da melatonina, assim como o peristaltismo. Aumenta a qualidade do sono, a sensao de bem-estar, o otimismo, o bom humor, a capacidade de ateno e de raciocnio. Os pensamentos ficam mais leves e a vida mais prazerosa. REFERNCIAS:

(1) Gershon, Michael D. O Segundo crebro. Ed. Campus, Rio de


Janeiro, 2000. (2) http://www.aduem.org.br/revista/revista_ocerebrodointestino.htm (3) Pvoa, Helion. O crebro desconhecido. Objetiva, Rio de Janeiro, 2002.

Do Livro Sade & Beleza Forever, de Mnica Lacombe Camargo - Edio Esgotada -

You might also like