You are on page 1of 8

Pronatec Definio e Modalidades

Objetivos (Lei n. 12.513/2011 art 1, incisos I e IV) Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educao Profissional Tcnica de nvel mdio e de cursos e programas de formao inicial e continuada de trabalhadores; Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formao profissional. Modalidades: Bolsa-Formao Estudante: oferta de cursos tcnico de nvel mdio e de formao inicial e continuada para estudantes do ensino mdio da rede pblica, inclusive a oferta de cursos de educao de jovens e adultos. o A articulao da oferta feita pelo MEC em dilogo com as Secretarias Estaduais de Educao Bolsa-Formao Trabalhador: 1. Oferta de cursos de FIC para pessoas inscritas no Cadastro nico (Pronatec/BSM): a articulao da oferta feita pelo MDS em dilogo com as Secretarias Estaduais e Municipais de Assistncia Social e de Trabalho. 2. Oferta de cursos de FIC para beneficirios do Seguro-Desemprego: a articulao da oferta est em definio pelo MEC e pelo MTE

Pronatec/Brasil Sem Misria


Definio:
uma ao de formao profissional voltada para inscritos no Cadastro nico com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de insero no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formao inicial e continuada (FIC). o Os cursos sero custeados pelo Governo Federal (MEC) junto s Unidades Ofertantes, sendo gratuitos para os beneficirios.

Idade: 16 e 59 anos Unidades Ofertantes dos Cursos: Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia (IFs); Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Atores Governo Federal


Ministrio da Educao: o coordenador nacional do Pronatec Regulamenta a participao dos Ofertantes Resolues FNDE o Atualmente: Sistema S (Resoluo FNDE n. 66) e IFs (Resoluo FNDE n. 72) Financiamento dos cursos diretamente aos Ofertantes Sistema de Gesto (SISTEC): 0800-616161 Monitoramento da pr-matrcula, matrcula, frequncia e concluso dos cursos. Ministrio do Desenvolvimento Social: o coordenador nacional do Pronatec/BSM Regulamenta a participao dos Estados e Municpios no mbito do Pronatec/BSM o Interlocuo com secretarias estaduais e municipais de assistncia social e de trabalho. Organiza mesas estaduais para negociao dos cursos pelos municpios junto aos Ofertantes Estabelece parcerias com o setor privado para a contratao das pessoas qualificadas pelo Pronatec/BSM o Atualmente: parcerias com a ABRAS e com a CBIC. Monitoramento do perfil scio-econmico dos alunos atendidos pelo Pronatec/BSM o Cruzamentos regulares das informaes de matrcula do SISTEC com as informaes do Cadastro nico, para verificar o atendimento prioritrio.

Atores Estados
Estados: articuladores da oferta dos cursos Pronatec/BSM Promover a participao dos municpios interessados e fazer a gesto junto ao Governo Federal para formalizao das adeses. Organizar em conjunto com o MDS mesas estaduais de negociao de vagas do Pronatec/BSM, convidando municpios, unidades ofertantes e representantes do setor privado. Realizar o dilogo com os departamentos regionais das unidades ofertantes, visando o atendimento dos cursos e vagas definidas por cada municpio. o Os cursos sero definidos pelos municpios diretamente com as unidades ofertantes. O papel do Estado ser de discutir junto aos departamentos regionais dos ofertantes eventuais questes levantadas pelos municpios. Identificar oportunidades de gerao de emprego e renda no territrio e apoiar no alinhamento da oferta de cursos de qualificao com essas oportunidades. Promover o alinhamento da oferta de cursos de qualificao com o perfil do pblico-alvo da iniciativa Promover a integrao dos alunos s polticas de emprego e renda e a programas de associativismo e cooperativismo. Monitorar via SISTEC o desenvolvimento das turmas e realizar as gestes necessrias a ajustes junto ao Governo Federal, Municpios e unidades ofertantes.

Atores Municpios
Municpios: responsveis pela negociao/definio dos cursos e mobilizao do pblico-alvo Definir junto s unidades ofertantes os cursos do Pronatec/BSM a serem ofertados no mbito municipal; Promover reunies de orientao dos interessados sobre cada curso e as oportunidades junto ao mercado de trabalho, com a participao das unidades ofertantes Estabelecer os critrios para a seleo dos inscritos no CADNICO para os cursos; Mobilizar as pessoas inscritas no Cadastro nico para participao dos cursos ofertados pelo Pronatec/BSM; Realizar a pr-matrcula dos interessados no SISTEC; Acompanhar a freqncia e o desempenho dos alunos nos cursos de qualificao Promover a integrao dos alunos s polticas de emprego e renda e a programas de associativismo e cooperativismo, em parceria com os Estados; Encaminhar os alunos para outras polticas setoriais (Sade, Educao, etc).
Cada Prefeitura indica um interlocutor responsvel pela gesto municipal do Pronatec/BSM. importante que, alm da Assistncia Social, as reas de Trabalho, Educao e Sade da Prefeitura tambm sejam envolvidas na coordenao do Pronatec/BSM.

Atores Ofertantes
Ofertantes: responsveis pela oferta de cursos de formao inicial e continuada no mbito do Pronatec/BSM (atualmente: Sistema S e Institutos Federais) Apresentar s Prefeituras a capacidade de oferta de curso FIC no mbito municipal: 1. Os ofertantes apresentaro prefeitura uma proposta preliminar de cursos e vagas que podero ser ofertados em suas unidades. 2. A prefeitura deve avaliar se os cursos propostos esto adequados demanda do mercado local e ao perfil da populao inscrita no Cadastro nico do municpio. 3. Caso a oferta no esteja adequada, a prefeitura poder negociar com o parceiro ofertante os ajustes necessrios para atender demanda do mercado de trabalho e do pblico-alvo. 4. Uma vez definidos os cursos, a unidade ofertante ir inserir a oferta no SISTEC e a Prefeitura poder dar incio mobilizao e ao processo de pr-matrcula. Importante observar que os cursos e o calendrio devero ser definidos conjuntamente entre a Prefeitura e a unidade ofertantes, com o apoio do governo estadual. A lista de cursos que podem ser ofertados no mbito do Pronatec est relacionada no Guia Pronatec, disponvel em http://pronatecportal.mec.gov.br/arquivos/guia.pdf

Resumo
O funcionamento operacional do Pronatec/BSM pode ser resumido em 08 fases: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Habilitao das prefeituras; Negociao de cursos; Mobilizao do pblico-alvo Pr-matrcula Matrcula Aula inaugural Acompanhamento dos alunos Encaminhamentos para outras polticas

Toda a gesto do Pronatec/BSM ocorre no Sistema Nacional de Informaes da Educao Profissional e Tecnolgica (SISTEC). no SISTEC que as Prefeituras so habilitadas, as ofertas dos cursos negociados so inseridas, a pr-matrcula e a matrcula efetuadas e as informaes de frequncia disponibilizadas. O sistema on-line e pode ser acessado em http://sitesistec.mec.gov.br/.

You might also like