You are on page 1of 8

A TICA NA MEDIAO Louise Tatiana Mendes Rodrigues 1

RESUMO

A abordagem tica tem sido muito constante no mundo atual, pois a sociedade vem enfrentando graves desafios evidenciados nos comportamentos sociais entre os indivduos. Modernamente a tica pode ser entendida como a cincia que estuda os sentimentos e juzos de aprovao e desaprovao absoluta realizados pelo homem acerca da conduta e da vontade humana. Neste contexto, busca-se neste artigo, uma abordagem sobre a tica do profissional mediador, tendo como pano fundo as similaridades entre os vrios Cdigos de tica oriundos das Cmaras existentes no nosso pas, elencando-se, de maneira geral o posicionamento que esses profissionais devem ter na sua atuao. Para tanto, utilizou-se do pensamento de renomados doutrinadores sobre o tema. PALAVRAS-CHAVE: tica. Mediao. Cdigo de tica.

ABSTRACT

The ethical boarding has been very constant in the current world, therefore the society comes facing serious challenges evidenced in the social behaviors between the individuals. Modernly the ethics can be understood as the science that studies the feelings and judgments of approval and absolute disapproval carried through by the man concerning the behavior and of the will human being. In this context, one searchs in this article, a boarding on the ethics of the mediating professional, having as deep cloth the similarities between the some deriving Codes of Ethics of the existing Chambers in our country, elencando itself, in general way the positioning that these professionals must have in its performance. For in such a way, it was used of the thought of famous doutrinadores on the subject.

KEY-WORDS: Ethics. Mediation. Code of Ethics.

Bacharelado em Administrao de Empresas 2001 Bacharelado em Direito 2007 Especializao em Gesto Empresarial Especializao em Administrao Hoteleira

1 INTRODUO

tica, em sentido geral, pode ser entendida como a expresso nica do pensamento correto, o julgamento do que certo ou errado, bom ou ruim. Nesse sentido, tem como objetivo o estudo do comportamento humano e, como funo, a padronizao das condutas com fins de minimizao dos conflitos que possam advir da convivncia em sociedade. Neste contexto, a tica profissional representa um conjunto de normas diretivas da conduta de um grupo profissional. Um cdigo de tica profissional tem finalidade fundamental de regulamentar o exerccio da profisso, proporcionando uma viso de justia e um bom desempenho de suas funes por parte dos profissionais, evitando muitas vezes que estes se venham a incorrer na prtica de atos ilcitos que, no fosse pelos Cdigos de tica poderiam vir a ser considerados normais dada sua prtica j costumeira. Entretanto, esse esclarecimento do que seja certo ou errado, ajuda a dar um sentido para aquele que em algum momento se achar perdido deixando explcito aquilo que certo e o que no , cabendo ao indivduo a escolha do caminho a seguir. Para tanto, surgem os cdigos de tica organizados para serem o guia de todo profissional e seu objetivo principal expressar e encorajar o sentido de justia e decncia em cada membro, construindo positivamente todos os degraus de uma sociedade mais digna. Assim, busca-se neste artigo, abordar a questo da tica do profissional mediador, a partir da viso de renomados estudiosos sobre o tema e da anlise dos diversos Cdigo das Cmaras de tica do pas.

2 TICA: CARACTERSTICAS E CONCEITOS

De acordo com Ferreira (2004, p. 45), etimologicamente, o termo tica derivado do grego ethikos, chegando lngua portuguesa atravs do latim ethicu, significando assim, o estudo dos juzos de apreciao que se referem a conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Tradicionalmente, a tica entendida como um estudo ou reflexo cientfica ou filosfica e at teolgica, sobre os costumes e as aes humanas. Moreira (1999, p. 21), evidencia cinco teorias a respeito da formao dos conceitos ticos:

a)

A teoria do fundamentalismo prope que os conceitos ticos sejam obtidos de uma fonte externa ao ser humano, a qual pode ser um livro(como a Bblia), um conjunto de preceitos adotados por um grupo. Crticos costumam dar nfase ao fato de que ela no permite que o ser humano encontre o certo ou errado por si mesmo. b) A teoria do utilitarismo ( Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873) -prope que o conceito tico seja elaborado com base no critrio do maior bem para a sociedade como um todo. De acordo com essa teoria, diante de cada fato, o ser humano para escolher a conduta em maior conformidade com a tica, dever selecionar aquela que gere o maior bem para a sociedade. Neste caso o bem deve ser mensurado pelo seu tamanho e no pelo nmero de pessoas que beneficia, por isso os crticos colocam em destaque a dificuldade de analisar em cada caso o bem maior para a sociedade. c) A teoria do dever tico (Emanuel Kant (1724-1804)) Kant prope que o conceito tico seja extrado do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princpios universais(ex: dever de assumir um compromisso assumido). um princpio universal aquele que determina a quem assume uma obrigao de cumpri-la. Kant, props, tambm, que estes conceitos ticos sejam alcanados da aplicao de duas regas: 1) Qualquer conduta aceita como padro tico deve valer pata todos os que se encontrem na mesma situao, sem excees.2)S se deve exigir dos outros o que exigimos de ns mesmos. A crtica baseia-se na dificuldade de alcanar consenso sobre quais sejam os princpios universais. d) A teoria contratualista - (John Locke(1632-1704) e Jean Jacques Rousseau (1712-1778) Este conceito parte do pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes a obrigao de se comportar de acordo com regras morais, para poder conviver em sociedade, dessa forma os conceitos seriam extrados das regras morais que conduzissem perpetuao da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social. A crtica fundamenta-se na mutabilidade das regras morais aplicveis a certos grupos sociais (ex: um grupo de criminosos que possui uma moral prpria teria as suas aes legitimadas sob o ponto de vista tico) e) A teoria do relativismo De acordo com essa teoria cada pessoa deveria decidir sobre o que ou no tico, com base nas suas prprias convices e na sua prpria concepo sobre o bem e o mal, dessa maneira, o que tico para um pode no o ser para outro. A crtica a esta teoria idntica a teoria anterior: ela pode ser usada para justificar aes que no so compatveis com a concepo coletiva da moral.

Em uma concepo moderna tica definida por Vidari, citado por S (2000, p. 44), como a cincia que, tendo por objeto essencial o estudo dos sentimentos e juzos de aprovao e desaprovao absoluta, realizados pelo homem acerca da conduta e da vontade humana. Com base nestas teorias, conclui-se que os preceitos ou conceitos ticos precisam ser desenvolvidos levando em considerao todas sem prender-se a uma em especial. Porm, qualquer conceito tico, para ser aceito como tal precisa claramente encontrar amparo em pelo menos uma teoria. Assim, quando se busca o conceito de tica Profissional, pode-se chegar a uma srie de normas que devem levar o indivduo aquisio de hbitos e formao do carter, incluindo os deveres e os direitos que cada profissional deve possuir para viver harmonicamente com os seus pares.

3 CDIGO DE TICA DO MEDIADOR

A mediao como frmula alternativa e extrajudicial de resoluo de conflitos ou de composio de litgios, vem sendo, hodiernamente, cada vez mais usada em nosso pas, buscando-se a celeridade processual e o desafogamento de nosso tribunais. Destarte, a maneira como se processam e se integram os vrios mtodos alternativos negociao, facilitao, conciliao e mediao mostram a relevncia dos profissionais que atuam no setor, e tendem a necessitar de uma legislao que d parmetros no comportamento e na atuao de todos que prestam servios nessas modalidades de busca de soluo pacfica de conflitos. Tambm, tendo em vista o carter confidencial e sigiloso dos procedimentos, exige-se desses profissionais mediadores um maior rigor em seu comportamento tico e moral, o que proporcionar que se tenha confiana na relao entre partes e mediador, na qualidade tcnica e na credibilidade e responsabilidade. Para Vasconcelos, citado por Braga e Alecrim (2007, p. 102):

A tica em mediao de conflitos baseada em princpios (valores universais), com respeito s diferenas. Honestidade e altrusmo so princpios universais a serem praticados no plano interpessoal. Estabilidade democrtica, existncia digna, igual liberdade e igualdade de oportunidade so princpios universais no plano social a serem promovidos. Com fundamento nesses princpios, o facilitador e o mediador assumem os papis de protagonistas para alm da cultura da paz procurando transformar um contexto adverso em colaborativo.

Logo, pode-se afirmar que a credibilidade da atuao do mediador, na soluo de controvrsias, est vinculada diretamente ao respeito que os estes vierem a obter, atravs de um trabalho de grande qualidade tcnica, tendo por base princpios ticos e morais.

3.1 A Atuao do Mediador Frente ao Cdigo de tica

A Mediao vai alm da simples soluo da controvrsia, pois busca uma transformao de um conflito em um ato de colaborao. Por ser um processo confidencial e voluntrio, a responsabilidade das decises cabe s partes envolvidas, o que vem a diferir dos outros institutos como a negociao, a conciliao e a arbitragem, constituindo-se em um modo alternativo de resoluo de conflitos.

O mediador situa-se como um terceiro imparcial que, atravs de uma srie de procedimentos, presta assistncia s partes na identificao dos seus conflitos e interesses, buscando, conjuntamente com as partes, alternativas de soluo, visando o consenso e a realizao do acordo. Assim, o mediador deve agir, ao desempenhar suas funes, de acordo cos princpios ticos. Por outro lado, a atuao como mediador requer conhecimento e treinamento especfico de tcnicas prprias, o que leva necessidade de constante qualificao e aperfeioamento na busca por uma melhora contnua nas atitudes e habilidades profissionais. Por conta disso, ao aceitar o encargo, cabe ao mediador, sem prejuzo do respeito codificao tica da respectiva profisso, observar e cumprir alguns preceitos, como a autonomia da vontade das partes, pois esta um dos preceitos bsicos da mediao, no obstante o carter voluntrio do processo da mediao, que garante o poder das partes em administr-lo, estabelecer diferentes procedimentos, e ainda, a liberdade de tomar as prprias decises durante ou ao final do processo.

3.1.1 Princpios Norteadores da Conduta do Mediador

Em visto ao exposto, pode-se inferir que o mediador dever pautar sua conduta em alguns princpios, como por exemplo, o da Imparcialidade, o da Credibilidade, o da Competncia, o da Confidencialidade, e o da Diligncia. A Imparcialidade condio sine qua non ao Mediador, que no pode deixar que qualquer conflito de interesses ou relacionamento seja capaz de afetar sua deciso. Ou seja, o mediador deve buscar a compreenso da realidade das partes, sem deixar que nenhum preconceito ou valores pessoais interferiram no seu trabalho. No que diz respeito Credibilidade, pode-se afirmar que o mediador deve construir e mant-la perante as partes, sendo independente, verdadeiro e lgico. A Competncia diz respeito capacidade para mediar o conflito existente. Logo, o mediador somente dever aceitar a incumbncia quando possuir as qualificaes necessrias para satisfazer as expectativas das partes. Um outro princpio inerente atuao do mediador diz respeito a Confidencialidade, pois os fatos, situaes e propostas, ocorridos durante a mediao, devem ser tratados de forma sigilosa e privilegiados. Esse princpio estendido a todos que participarem do processo que devem obrigatoriamente manter o sigilo sobre todo contedo a ele referente.

Por fim, tem-se o princpio da Diligncia, que impe ao mediador o cuidado e a prudncia na observncia da regularidade, assegurando a qualidade do processo e cuidando ativamente de todos os seus princpios fundamentais. Alm desses princpios, algumas atitudes do mediador podem ser compiladas dos Cdigos de tica existentes. Assim, no que diz respeito sua atitude frente nomeao, tem-se que somente aceitar o encargo se estiver imbudo do propsito de atuar de acordo com os Princpios Fundamentais estabelecidos e Normas ticas, mantendo ntegro o processo de mediao. Tambm, revelar, antecipadamente, se possui interesse ou relacionamento que possa afetar a sua imparcialidade, suscitar aparncia de parcialidade ou quebra de independncia. Ainda, deve o mediador avaliar a aplicabilidade ou no de mediao para o caso concreto, eximindo-se do encargo caso perceba a desnecessidade, e, no caso de aceitar, devese obrigar a seguir os termos convencionados. No tocante a atitude do Mediador frente s partes, pode-se afirmar que a sua escolha pressupe relao de confiana personalssima, que somente pode ser transferida por motivo justo e com o consentimento expresso dos mediados. Segundo o Cdigo de tica dos Mediadores e Conciliadores da Cmara de Mediao e Conciliao da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo FIESP, deve ainda o mediador:
Esclarecer quanto aos honorrios, custas e forma de pagamento. Utilizar a prudncia e a veracidade, abstendo-se de promessas e garantias a respeito dos resultados; Dialogar separadamente com uma parte somente quando for dado o conhecimento e, igual oportunidade outra; Esclarecer a parte, ao finalizar uma sesso em separado, quais os pontos sigilosos e quais aqueles que podem ser do conhecimento da outra parte; Assegurar-se que as partes tenham voz e legitimidade no processo, garantindo assim equilbrio de poder; Assegurar-se de que as partes tenham suficientes informaes para avaliar e decidir; Recomendar s partes uma reviso legal do acordo antes de subscrev-lo; Eximir-se de forar a aceitao de um acordo e/ou tomar decises pelas partes e Observar a restrio de no atuar como profissional contratado por qualquer uma das partes, para tratar de questo que tenha correlao com a matria mediada.

De acordo com Braga e Alecrim (2007, p. 1032):


Diante desta tarefa o cdigo de tica se mostra como ferramenta transformacional, conferindo qualidade mediao ou qualquer outra forma de ao que busque a resoluo de conflitos. Estes cdigos de tica, so prprios de cada Cmara e possuem similaridades e particularidades entre as formas de resoluo de conflitos.

Logo, em vista do exposto, o mediador para cumprir o seu papel deve seguir as normas estabelecidas pelo Cdigo de tica de sua entidade, buscando sempre a qualidade dos servios prestados e mantendo os padres de qualificao de formao, aprimoramento e especializao exigidos pela instituio ou entidade especializada. 4 CONCLUSO Na mediao, o mediador escolhido de comum acordo pelas partes em litgio, e tem a funo de servir de elo de comunicao entre os litigantes visando a uma deciso em que prevalea a vontade das partes, e nunca a sua. A mediao, em sua forma autocompositiva, meio extrajudicial de resoluo de conflitos, e pode ocorrer antes ou depois de instalada a controvrsia. Pode-se citar algumas caractersticas deste Instituto, como por exemplo, a rapidez e eficcia de resultados, a reduo do desgaste emocional e do custo financeiro, garantia de privacidade e sigilo, reduo da durao e reincidncia de litgios, facilitao da comunicao, entre outros. Entretanto, para que a mediao atinja seus objetivos de forma plena, o mediador deve seguir algumas orientaes previstas no Cdigo de tica do qual ele est vinculado, pois o princpio norteador da mediao o tratamento s como seres humanos, nicos, que devem ter suas dificuldades esclarecidas, melhorando as inter-relaes que lhes permitem deter o controle absoluto de todas as etapas do processo, atravs de um dilogo mediado que proporcione a negociao e pelo qual eles criem responsavelmente as solues para no serem escravos de solues impostas. A Mediao um dos campos privilegiados para o cultivo da tica, pois o mediador possui uma obrigao tica de no revelar os problemas das pessoas envolvidas no processo, agido como protetor do processo de mediao, garantindo sua lisura e integridade. A confiana das partes nasce a partir do momento em que tm a certeza de que o mediador no revelar seus anseios e problemas para um terceiro.

5 REFERNCIAS

BRAGA, Ana Lvia Figueiredo; ALECRIM, Kennedy Gomes de. A mediao. In: Curso bsico de mediao e arbitragem. Braslia: INMESC, 2007. CAMARGO, Marculino. Fundamentos da tica geral e profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. FERREIRA, Aurlio Buarque de H. Novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa. So Paulo: Nova Fronteira, 2004. FEDERAO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SO PAULO FIESP. Cdigo de tica dos Mediadores e Conciliadores da Cmara de Mediao e Conciliao da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo FIESP. Disponvel em: <http://www.fiesp.org.br/codigo>. Acesso em 22 fev. 2008. MOREIRA, Joaquim Manhes . A tica empresarial no Brasil. So Paulo. Pioneira. 1999. S, Antnio Lopes de. tica profissional. 3 ed. So Paulo: Atlas. 2000.

You might also like