You are on page 1of 3

SECRETARIA DA EDUCAO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO PROFISSIONAL DIRDEP

EMENTRIO: COMPONENTES CURRICULARES DA FORMAO TCNICA GERAL (FTG)

1.

Biologia - Meio Ambiente, Sade e Segurana do Trabalho.

Proporcionar uma viso global do mundo do trabalho, no apenas tcnica, mas tambm nos aspectos que dizem respeito preservao da integridade do trabalhador e do meio ambiente, possibilitando ao mesmo tempo identificar, no ambiente de trabalho, a ocorrncia de agentes qumicos, fsicos e biolgicos, e seus efeitos nocivos sade; propor medidas de controle dos riscos ambientais, preveno de doenas ocupacionais e/ou acidentes de trabalho. Analisar os riscos dos processos produtivos, quais suas consequncias para a sade e meio ambiente. Fornecer conhecimentos da legislao trabalhista, direitos e deveres dos/as trabalhadores/as; Comisso Interna de Preveno de Acidente (CIPA); Equipamentos de Proteo Individual (EPI); Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC); obrigatoriedade do empregador de fornecer gratuitamente os equipamentos de proteo e o seu uso consciente pelo/a trabalhador/a; o direito do trabalhador de se recusar a realizar tarefas que possam provocar dano a si mesmo, aos/as outros/as trabalhadores/as ou ao meio ambiente.

2.

Filosofia - tica e Direito do Trabalho.

A centralidade do trabalho na produo e reproduo da vida. O trabalho a partir dos sujeitos sociais. A integrao, trabalho, vida, conhecimento e sociedade. tica, trabalho e cidadania. O exerccio da profisso e o senso crtico. Princpios do Direito do Trabalho, do Direito Individual e do Coletivo. Acordos e instrumentos internacionais e nacionais do Direito do Trabalho. Contrato e Relao Individual e Coletiva de Trabalho e Relao de Emprego. 1

Orientao profissional, status do curso no mundo do trabalho, possibilidades de carreira e atuao, formao continuada. Consideraes sociais da profisso: dvidas e preconceitos. Importncia da Filosofia para sociedade contempornea e para o exerccio da profisso. Filosofia e cincia tecnolgica; A tica e o comportamento humano; tica, moral e valores; Fundamentao filosfica da tica. tica e cidadania. O desafio tico atual. Cdigo de tica da profisso.

3.

Filosofia - Metodologia do Trabalho Cientifico.

Mito, Filosofia e Cincia (conceituao). Histria da Filosofia evoluo do pensamento humano atravs dos tempos. Mtodo cientfico. Pesquisa e teoria. As orientaes metodolgicas. Introduo aos fundamentos tcnicos e cientficos da abordagem cientfica. A concepo da pesquisa e suas tcnicas. Anlise crtica dos tipos de pesquisas. A pesquisa quantitativa e a qualitativa. Passos na realizao de uma pesquisa: formulao do problema anlise de resultados. Como estruturar projetos de pesquisa: os passos e os componentes. Relatrios de pesquisa. Elaborao de um projeto social com base na pesquisa cientifica: estrutura e contedo. Especificidades do projeto de pesquisa nas reas afins.

4.

Informtica - Incluso Digital.

Conceitos Bsicos: Informao e dados; Evoluo histrica dos computadores; Hardware e software. Componentes do Computador: processador, memria,

dispositivos de entrada e sada. Software: Sistema Operacional. Programas Aplicativos e Utilitrios (editores de texto, planilhas eletrnicas e outros). Representao eletrnica dos dados. Sistemas de numerao, Operaes Aritmticas. Tipos de Linguagens de Programao. As Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) como propiciadora de mudanas no processo de ensino-aprendizagem, apresentando novas perspectivas de acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades no mundo do trabalho e possibilitando maior integrao curricular.

5.

Sociologia - Organizao dos Processos de Trabalho.

Ementa: Os fundamentos da Sociologia. Sociologia como cincia e mtodos de investigao social e cultural. Sociedade e Estado: a viso liberal e a viso marxista. Individuo e Sociedade. Estado e classes Sociais no Brasil. A educao como fato social, processo social e reproduo de estruturas sociais. Anlise macrossociolgica e processos microssociais. Organizao dos Processos de Trabalho. Normas e Princpios Trabalhistas.

6.

Sociologia - Organizao Social do Trabalho.

Ementa: Estado e Trabalho no Brasil. A diviso social do trabalho. A relao Educao e Trabalho no Brasil na perspectiva de classe, gnero e etnicorracial. O modo e o processo de produo no sistema capitalista, as diversas formas de produo e o papel do trabalhador neste contexto. Organizao social do trabalho e tecnologias sociais na sociedade industrial. Origem, conceito e perspectivas da Economia Solidria. A produo das desigualdades sociais e a desigualdade de oportunidades educacionais. Formas de seleo e organizao dos conhecimentos escolares. Conexes entre processos culturais e educao. Questes atuais que envolvem a relao educao e sociedade. A globalizao e suas consequncias. A insero do Brasil no contexto global. Os processos de comunicao de massa e a sociedade contempornea. Poltica e relaes de poder. Participao poltica e direitos do cidado. A valorizao do ser humano. O cooperativismo, o associativismo e a autogesto. O sindicalismo e as lutas dos trabalhadores.

You might also like