You are on page 1of 12

Alvenaria de vedao

Alvenaria o nome genrico dado a paredes construdas por tijolos ou blocos, de cermica, concreto ou outro material. Quanto sua resistncia pode classificar-se em auto-portante (estrutural) ou de vedao. As alvenarias ditas estruturais caracterizam-se por resistirem satisfatoriamente a esforos que as de vedao no suportam. Destinam-se a construes no armadas, ou seja, sem a presena de elementos tradicionais de concreto armado. Por isso so chamados auto-portantes. A alvenaria de vedao serve, como o prprio nome sugere, para vedar, fechar espaos. No tem funo estrutural e pode ser executado com uma serie de elementos (blocos ou tijolos). -Elementos de vedao So os elementos que compem a alvenaria de vedao. So blocos e tijolos de diversos tipos e modelos, fabricados com barro, cimento, terra, cal, vidro, etc. Como nosso estudo no se trata de materiais de construo civil, mas sim de tcnicas de construes ou caractersticas prprias destes elementos, mas sim o seu emprego prtico nas obras de construo. - Execuo da alvenaria de vedao Independente do tipo de alvenaria, que se v empregar para edificar as paredes de uma obra, alguns cuidados devem ser tomados antes de se iniciarem os trabalho de assentamento. Aps a desforma dos baldrames, estes devem ser impermeabilizados. A maneira apropriada de se proteg-lo de infiltraes com a aplicao de revestimento impermeabilizante. Para isso, aplica-se uma fina camada de chapisco a fim de aumentar a aderncia do substrato, no caso a viga baldrame. Em seguida, deve-se reboc-la com massa no trao 1:3 de cimento e areia, sem cal, por isso, sua aplicao deve ser feita de madeira cuidadosa. Aps a secagem desse revestimento deve ser aplicada tinta betuminosa (neutrol ou similar) em duas demos, a primeira para penetrao e a segunda, generosa, para cobertura.Deve-se esperar sua total secagem antes do incio do trabalho de assentamento da alvenaria. Assentamento

Independente do tipo de elemento vedante (tijolos, blocos), o processo de assentamento inicia-se pela execuo de uma fiada ao longo de todo o tramo da viga baldrame ou do alicerce (se for o caso). Essa primeira fiada serve para dar o alinhamento da parede em relao aos cmodos adjacentes e para galgar a parede, ou seja, posicionar os tijolos (blocos) de forma a se identificar se haver necessidade de utilizao de meios-tijolos, nesta ou na prxima fiada. O alinhamento desta fiada obtida por meio de uma linha fixada em ambas as extremidades do tramo, amarradas a tijolos (ou blocos). As fiadas seguintes devem ser feitas a partir dos cantos (para o caso de alvenaria de tijolos ou blocos) formando painis, um em cada canto, de parede em formato aproximado de pirmide (triangular), conforme a figura ao lado. medida que se vai subindo as semiparedes dos cantos, os patamares de seus tijolos vo servir de base para novas tomadas de alinhamento horizontal pelo mtodo de linhaguia amarrada a tijolos.

importante tambm que se faa freqentes conferencia de seu prumo. Uma outra forma de se levantar paredes de alvenaria traves do auxilio de um escantilho. Trata-se de um tipo de rgua graduadas que so colocadas, niveladas e prumadas, nos dois extremos do tramo a ser edificado. Como so graduadas e esto niveladas entre si, estas rguas serviro como guia para as fiadas, com o auxilio de uma linha.

Um detalhe importante diz respeito s confluncias de paredes. Tanto no caso de as paredes serem de blocos, quanto no caso de serem de tijolos, duas tcnicas se distinguem, dependendo do tipo do alicerce. Se o alicerce no apresentar arranques (esperas), as confluncias de paredes em L ou em T, devero apresentar amarraes entre os blocos (ou tijolos):

Quando se for usar este tipo de amarrao importante que se aumente a solidariedade entre as paredes com a adio de barras de ao (1/4) dobradas e assentadas com massa de cimento e areia, trao 1:3, entre fiadas consecutivas, a cada 40 cm aproximadamente. Cada pena destas barras deve ter um comprimento superior a 60 cm. Por outro lado, se houverem sido deixadas esperas a partir das brocas ou sapatas, as confluncias devem ser concretadas.

Em ambos os casos, no entanto, interessante que se assente entre a penltima e a ultima fiada antes da altura de peitoril, uma barra de para alvenaria de blocos ou de 5/16 para alvenaria de tijolos, por todo o permetro externo da construo. Essas barras, que devero ser devidamente ancoradas nas colunas (vide figura anterior), serviro para aumentar a solidariedade entre as paredes e ainda faro o papel de contravergas, reduzindo o risco de aparecimento de fissuras nos cantos inferiores das janelas. Os traos mais comuns de argamassa para assentamento esto descritos na tabela abaixo:

Aplicao

Trao

Rendimento por saco de cimento

Alvenaria de tijolos de barro 1 lata de cimento cozido (macio) 2 latas de cal 8 latas de areia Alvenaria de tijolos baianos 1 lata de cimento ou furados 2 latas de cal 8 latas de areia Alvenaria concreto de blocos de 1 lata de cimento 1/2 lata de cal 6 latas de areia

10 m

16 m

30 m

muito importante que se tome o cuidado de no usar cal em argamassas que tero contato com o ao. Alguns outros cuidados bsicos tambm devem ser tomados para se assegurar um servio de qualidade. Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que, assim como no concreto, a argamassa mista (cimento + cal) necessita de gua para garantir parte se suas reaes de endurecimento. Por isso, deve-se providenciar que os tijolos ou os blocos sejam molhados antes de serem assentados a fim de que estes no absorvam a gua da argamassa, na interface de ambos. Alm disso, ao se assentar os elementos de vedao ocorrem sempre um espalhamento lateral em excesso de argamassa. Esse excesso, denominado popularmente lagrima de pedreiro, deve ser removido com a colher e devolvido caamba para o seu reaproveitamento imediato (figura ao lado). A argamassa no deve ser utilizada aps o perodo de duas horas contadas a partir do momento da hidratao do cimento. Caso haja argamassa remanescente aps este prazo, uma nova adio de cimento deve ser feita, j que o processo de pega do cimento anteriormente adicionado j se iniciou. fundamental que haja uma boa aderncia da argamassa aos tijolos. Faa, portanto, o seguinte teste: com a colher de pedreiro coloque uma camada de argamassa sobre um tijolo, pressionando-a depois contra outro tijolo. Separe-os ao fim de um minuto. Se a argamassa estiver igualmente repartida entre os tijolos porque a aderncia est boa.
4

Duas juntas verticais devem ficar no prolongamento uma outra, pois a continuidade de juntas criaria um plano de cisalhamento, ou seja, o risco de aparecerem trincas sobre aquele plano pr-delineado pelas juntas subseqentes aumentaria sobremaneira. Assim, posicione os blocos ou tijolos em fiadas, de forma alternada. As juntas devem ter todas a mesma espessura, de forma a garantir a solidez da obra.

Quando o assentamento chegar altura de topo de portas e janelas, geralmente em torno de 2,20 m, deve-se prever um reforo nesta regio. Pode-se fazer este reforo com o assentamento de uma barra de ao percorrendo todo o permetro externo da edificao nas mesmas condies expostas anteriormente quando abordamos o reforo das bases dos peitoris das janelas. Para isso, deve-se colocar uma tabua sobre o vo (de porta ou janela) para que sirva de apoio para a prxima fiada, que servira de base para o assentamento da barra de ao.

Aps alguns dias, a tabua de suporte poder ser retirada. A presena desta barra de ao (5/16 para ambos os casos: alvenaria de blocos ou tijolos) garantira uma sensvel diminuio do risco de aparecimento de trincas no topo dos vos. Obs.: se a parede for de espessura igual a 1 tijolo ou bloco, deve-se assentar duas ao invs de uma.

A argamassa de assentamento dever ser de 1:3 (cimento e areia), sem a presena de cal. As barras devero ser ancoradas nas colunas com a ponta dobrada em ngulo de 90 graus. Vergas e contra-vergas Todo o procedimento descrito no tpico anterior, que dizia respeito colocao de ao em todo o permetro da edificao altura de portas e bases de janelas, apesar de ser muito eficiente no caso de alvenaria que apresenta colunas nas suas confluncias, tornase ineficaz, ou pelo menos perde muito de sua eficcia quando se trata de alvenaria com confluncias em amarrao. Isso ocorre porque a alvenaria quando apresenta amarraes de tijolos (ou blocos), no h a presena de colunas nas extremidades dos tramos ou segmentos de paredes, o que impossibilita a ancoragem das barras de ao em suas extremidades. Assim, no estando ancorados corretamente, as barras de ao no conseguem travar adequadamente o conjunto, possibilitando o aumento do risco conseguem de aparecimento de trincas. A maneira correta de se prevenir o aparecimento destas trincas utilizar vergas sobre os vos e contra-vergas no peitoril de janelas. As vergas e contra-vergas so, na maioria das vezes, confeccionadas em concreto armados, estribadas e apoiadas. Tm altura definida pela modulao do conjunto de elementos de vedao utilizado: se a parede for de blocos, sua altura ser equivalente altura de um bloco mais a espessura de uma junta (caso mais comum), de dois blocos mais espessura de duas juntas (caso apropriado para vos maiores). O mesmo se aplica alvenaria de tijolos, lembrando-se sempre que quanto maior o vo, maior deve ser a altura da verga.

Seu dimensionamento, no entanto, deve se deixado a cargo de um calculista, particularmente quando se tratar de cargas elevadas ou grandes vos. O comprimento das vergas deve ser, pelo menos, igual largura do vo mais 4 vezes o comprimento do elemento de vedao (bloco ou tijolo), ou seja ela deve apoiar-se em pelo menos duas unidades de vedao de cada lado. A contra-verga pode apoiar-se em 1,5 unidade de vedao (blocos ou tijolos) de cada lado. A ausncia de vergas pode acarretar em acrscimo de carga sobre os caixilhos, imputando-lhes srios problemas de funcionamento. Passagem de tubulaes Eis um ponto importante para o bom andamento da construo. J na hora de se concretar os baldrames as passagens de tubulaes de esgoto e guas pluviais, eltricas ou de gua quando forem necessrias (de acordo com o projeto) devero ser deixados. Nas paredes as tubulaes de gua so embutidas mediante rasgos feitos com mquinas policorte ou manualmente, em alvenarias de bloco ou tijolos, e, no caso de alvenaria modular, so colocadas medida em que so erguidas as paredes. As tubulaes eltricas (condutes) so embutidos nas paredes da mesma maneia, juntamente com as caixas eltricas de tomadas, interruptores, etc. Os tubos ou conduites devem ser chumbados nos sulcos abertos nas paredes com massa 1:3 (cimento e areia). Forrao O tipo de forrao que a edificao receber apresentar influencia direta sobre a forma de se respaldar as paredes. Laje pr-moldada o tipo de forro mais usado atualmente. Trata-se de uma espacial composta de vigas de concreto armado e elementos de enchimento que podem ser cermicas, isopor, concreto, entre outros. Os elementos de sustentao so as vigas, que podem ser macias ou trelias. As lajes de vigas (trilhos) macias so normalmente utilizadas como lajes de forro, enquanto que as de trilhos treliados so usadas, como lajes de piso em estruturas assobradadas. As trelias so feitas com barras de ao 60, soldadas eletricamente.
7

Essas lajes so montadas intercalando-se os elementos de enchimento (o amis comum a lajota cermica) e as vigotas. Este conjunto coberto por uma camada de concreto que une os elementos que o compe.

O respaldo da alvenaria para receber a laje pr-moldada de forro pode ser feito das seguintes maneiras: -Para alvenaria de blocos cermicos: a) Pode-se respaldar as paredes de blocos cermicos com uma voga seca de tijolos macios, composta por 4 fiadas de tijolos envolvendo 3 juntas de massa 1:3 (cimento e areia), dentro das quais ser colocada 1 barra de ao de 5/16 em cada, com as pontas dobradas em L dentro das colunas.

b) O respaldo pode ser feito tambm atravs de uma cinta de concreto contendo duas barras de ao de 3/8, formatada por tabuas, com uma altura de 20 cm e largura igual largura dos blocos:

interessante que esta cinta seja concretada juntamente com a laje, aumentando a solidariedade entre os elementos verticais e os horizontais. -Para alvenaria de tijolos macios: a) Pode-se repetir o processo de utilizao de vigas secas descrito anteriormente para o caso de alvenaria de bloco.

b) pode-se utilizar o processo de cinta da concretagem descrito para alvenaria de bloco, com a vantagem de que o tijolo apresenta largura um pouco maior que o bloco, podendo-se assim, armar a ferragem da seguinte forma:

Neste caso, as barras de ao positivas (de baixo), podero ser de 3/8 de dimetro e a negativa (de cima), poder ser de 5/16. Esta cinta tambm dever ser concretada junto com a laje. J o respaldo para a alvenaria que receber laje de piso deve ser feito de maneira a servir de base para uma viga de concreto armado dimensionada por calculista, que dever ser concretada junta base. Montagem dos trilhos

Tanto no caso de lajes de piso como de forro, tanto macias como treliadas, os apoios das vigas (trilhos) so feitos sobre a viga seca ou cinta (ou a viga amarrada, no caso de lajes de piso). As pontas dos trilhos devem passar a alvenaria no mnimo 5 cm, e no mnimo 2 cm sobre as cintas ou vigas. Na ponta das vigas existem aos salientes com comprimento de aproximadamente 5 cm que servem para auxiliar na unio entre as vigotas e o apoio. Poe isso, no se deve utilizar peas que apresentam extremidades sem essas pontas. Escoramento Para vos at 3,40 m utiliza-se sempre uma linha de escoras. Para vos superiores a 3,40 m at 5,0 m, duas linhas de escoras. Se o vo for maior que 5 m, solicitar recomendaes ao fabricante. As escoras devem ser colocadas no sentido perpendicular ao de apoio das vigotas, antes da colocao dos blocos, numa forando as vigas para cima. Devem estar apoiadas sobre base firme para evitar que elas afundem na hora da concretagem e fixadas com calos e cunhas. As tabuas horizontais dos escoramentos devem ser niveladas pelo respaldo para vos at 2,00; acima desta medida podem haver indicaes de contra-flecha, dadas pelo fabricante, que devero ser seguidas. As escoras devem ser retiradas somente 21 dias aps a concretagem da laje sempre depois de pronto o telhado, no caso de laje de forro. Colocao dos elementos de enchimento Deve-se iniciar a colocao da laje por um par de blocos (lajotas) colocados em cada extremidade, intercalados com as vigotas para servirem de gabarito de montagem. A primeira linha de lajotas deve ser apoiada de um lado sobre a alvenaria e de outro lado sobre a primeira vigota. Colocao dos negativos Negativos so fios de ao fornecidos pelo fabricante das lajes pr-moldadas que so colocados sobre a laje, no sentido perpendicular aos dos trilhos, paralelos entre si, com distancia definida pela empresa fornecedora. Sua funo criar uma malha em conjunto com os negativos dos trilhos, de modo a favorecer o trabalho solidrio entre todos os componentes da laje, afim de que esta se comporte o mais prximo possvel de um bloco monoltico.
10

Concretagem da capa Antes de lanar o concreto, deve-se molhar muito bem todas as lajotas e vigotas para evitar que as peas absorvam a gua existente no concreto. O lanamento deve ser feito com cuidado par no sobrecarregar a laje em pontos isolados. O adensamento poder ser feito com simples batidas de desempenadeira ou com o auxilio de vibradores. Os conduites, caixa de eletricidade e passagens de gua ou esgoto devem estar fixados nas suas posies definitivas antes da concretagem. Nunca pisar diretamente sobre os blocos. Colocar tabuas sobre as vigas no sentido transversal. Forro de madeira O respaldo para a alvenaria que receber forrao de madeira pode ser feito de maneira simplificada, arrematando-se numa fiada comum. Isso possvel porque o forro de madeira fixado diretamente na estrutura de madeira (tesoura) que suporta o telhado.

Os forros de madeira so pregados em entarugamentos executados de 0,50 em 0,50 m, pregos s estruturas do telhado, por buchas e parafusos ou pendurados por tirantes. So, geralmente, lminas de pinho, ip, jatob, cedrinho, etc. Seu sistema de encaixe do tipo macho-fmea, podendo, suas rguas, serem lisas ou trabalhadas. Aps sua fixao, recebem um acabamento em suas bordas, normalmente da mesma madeira, denominando roda-forro. Este tipo de forro usado no passado j que apresentava custo bem inferior ao sistema de laje. Hoje, porm, essa diferena vem caindo, chegando a, em alguns casos, ter esta relao invertida, ou seja, dependendo do tipo de madeira, ou de laje, o metro quadrado desta chaga a custar menos. Forros suspensos modulados

11

A principal caracterstica que distingue os forros suspensos modulados dos colado e tarugados, o seu sistema de fixao baseado em uma estrutura, portante flexvel: tirantes metlicos regulveis fixados cobertura do ambiente, suspendendo uma grelha de perfis metlicos que suporta os painis de fechamento. Quase todos os forros suspensos podem ter os seus painis de fechamento removidos e substitudos, sem prejuzo da estrutura portante, facilitando o acesso ao sobre-forro. Dessa maneira, o espao situado entre o forro e o plano de cobertura pode ser melhor aproveitado como caminhamento de dutos, cabos e canalizaes, reduzindo custos de instalaes e facilitando manuteno. Essas duas propriedades s no so validas para os forros lisos de gesso (no modulados) que, mesmo construdos a partir de placas suspensas, acabam funcionando como velhos forros de estuque formando uma superfcie monoltica arrematada diretamente sobre as paredes perifricas. Os forros suspensos modulados possuem trs componentes principais: fixador, portapainel, e painel. Os dois primeiros responde pelo resultado esttico e funcional do forro. Os fixadores so quase tirante de ao dotados de dispositivos para regulagem de nvel. Os porta-paineis so, hoje em dia, invariavelmente metlicos, podendo ser constitudos simplesmente de perfilados de ao ou alumnio ou de perfis associados a outras peas metlicas ou plsticas destinadas a facilitar a colocao ou remoo dos painis. Os painis, que so a face do forro, podem ser feitos nos mais variados materiais e apresentar os mais diversos desenhos e configuraes.

12

You might also like