You are on page 1of 14

MANUAL DA COMPENSAO

Verso fevereiro/2014

NDICE
1 INTRODUO ..................................................................................................................... 03 1.1 APRESENTAO DO APLICATIVO ............................................................................... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO ............................................................................................... 03 1.3 A QUEM SE DESTINA............................................................................................................ 03 2 REQUISITOS TECNOLGICOS.......................................................................................... 03 3 ACESSO AO APLICATIVO DE COMPENSAO............................................................... 03 4 FUNCIONALIDADES DO APLICATIVO DE COMPENSAO ........................................... 06 4.1 COMPENSAR......................................................................................................................... 07 4.2 CONSULTA COMPENSAES ............................................................................................. 11 4.3 CANCELAMENTO DE COMPENSAO ............................................................................... 12

1 INTRODUO
1.1 APRESENTAO DO APLICATIVO O Aplicativo Compensao a Pedido do Simples Nacional um sistema eletrnico para a realizao de compensao de pagamentos recolhidos indevidamente ou em montante superior ao devido com dbitos vencidos para com o mesmo ente federado e relativos ao mesmo tributo (tributo de mesma espcie e natureza), de acordo com o disposto na Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006 (e alteraes) e na Resoluo CGSN n 94, de 29 de novembro de 2011. O Aplicativo de Compensao est disponvel no portal do Simples Nacional na internet (www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional), no necessitando ser instalado ou atualizado no computador do usurio. 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO Realizar a compensao de crditos apurados no Simples Nacional para a extino de dbitos tambm apurados no Simples Nacional (relativos ao mesmo ente federado e ao mesmo tributo). Consultar as compensaes efetuadas com a opo de impresso do extrato da compensao. Cancelar as compensaes efetuadas.

1.3 A QUEM SE DESTINA O aplicativo se destina s Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional. ATENO! Pessoas jurdicas que se encontrem como no-optantes no Cadastro do Simples Nacional, mas que j foram optantes e possuem valores passveis de serem compensados podero utilizar o aplicativo para realizar a compensao de crditos apurados no Simples Nacional com dbitos do Simples Nacional.

2 REQUISITOS TECNOLGICOS
O aplicativo de Compensao est habilitado para os seguintes navegadores: Internet Explorer 7.0; Internet Explorer 8.0 e 9.0 (dever ser acessado o modo de compatibilidade); Navegadores baseados no Mozilla 5.0 (Firefox 2.0 e Netscape 8.0) ou verses posteriores. Os sistemas operacionais habilitados ao uso da aplicao so todos os que tenham os atributos necessrios para executar os navegadores (browser) requeridos. Desta forma, os sistemas operacionais baseados a partir do Windows 98, respeitada a performance da conjugao, equipamento x sistema operacional x tipo de conexo e, demais sistemas operacionais que consigam executar os mesmos navegadores tais como o Linux.

3 ACESSO AO APLICATIVO DE COMPENSAO


O acesso se d por meio de Certificado Digital ou Cdigo de Acesso, no endereo eletrnico www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional, opes: Simples Servios > Clculo e Declarao > Compensao a Pedido.

O aplicativo de Compensao pode ser acessado por: a) Cdigo de acesso gerado no Portal do Simples Nacional: Para gerar o cdigo de acesso usado no Portal do Simples Nacional, acessar: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional, menu Simples Servios, e clicar em Clique Aqui.

b) Certificado digital:

Certificado digital da prpria PJ (e-CNPJ); Certificado digital do responsvel legal da PJ perante o CNPJ (e-CPF); Procurao para o portal e-CAC Presencial (procurao RFB) Procurao para o portal e-CAC - Eletrnica IMPORTANTE!

Procurao irrestrita aquela que menciona todos os servios existentes e os que vierem a ser disponibilizados. As pessoas que fizeram o acesso mediante procurao RFB restrita, ou seja, procurao concedida sem marcar a opo Todos os Servios, tero que fazer nova procurao indicando o servio "Compensao a Pedido". Ressalte-se que se for assinalado, individualmente, cada servio, mas a opo Todos os Servios ficar em branco, a procurao no ser considerada irrestrita, necessitando tambm, neste caso, de nova procurao.

Na procurao RFB, o contribuinte (outorgante) no tem certificado digital, assim, faz uma procurao em papel que trazida ao atendimento da RFB, e esta faz o cadastro da mesma quanto aos servios permitidos. As pessoas que fizeram o acesso mediante Procurao Eletrnica outorgada sem a meno ao novo servio "Compensao a Pedido", tero que fazer nova procurao indicando esse servio. Ressalte-se que mesmo tendo sido assinalada a opo Selecionar Todas", a procurao no ser considerada irrestrita, necessitando tambm, neste caso, de nova procurao. Na procurao eletrnica, o contribuinte (outorgante) com certificado digital acessa o e-CAC e registra uma procurao. IMPORTANTE! Ateno aos poderes delegados nas respectivas procuraes (RFB e Eletrnica), pois todas podem realizar os mesmos servios, entretanto, no momento da outorga h diferena entre todos os servios existentes e que venham a existir e todos os servios existentes:

4 FUNCIONALIDADES DO APLICATIVO DE COMPENSAO

4.1 COMPENSAR Esta funo permite ao contribuinte realizar a compensao de pagamentos feitos indevidamente ou em montante superior ao devido (crditos apurados no Simples Nacional) com dbitos vencidos tambm apurados no Simples Nacional e relativos ao mesmo ente federado e tributo (tributo de mesma espcie e natureza) Selecionar a opo para iniciar o preenchimento da compensao.

Informar o Perodo de Apurao (PA) em que houve pagamento indevido ou em montante superior ao devido.

Dever ser informado o ms e o ano do perodo de apurao no formato MM/AAAA.

Clicar em

IMPORTANTE! O sistema retornar apenas os pagamentos de Simples Nacional, com valores disponveis, que tenham sido arrecadados em um perodo inferior a 5 anos da data atual.

Caso no exista pagamento de Simples Nacional com valor disponvel para o PA, ser exibida a mensagem No h pagamentos com valores disponveis nesse PA.

Havendo pagamento com valor disponvel para o PA selecionado, sero exibidos os dados do pagamento.

Clicando no nmero do DAS, ser mostrado o detalhamento do pagamento.

Clicando em Simples Nacional passveis de serem compensados.

, ser exibida uma tela com todos os dbitos apurados no

Selecionar o dbito que deseja compensar, clicando na bolinha ao lado do PA. Aps a seleo do dbito, clicar no boto

Ao selecionar um dos dbitos da lista e clicar no boto Utilizar Dbito, ser mostrado o detalhamento do dbito por tributo devedor, ou seja, somente sero mostrados os tributos com saldo devedor, discriminando o valor do dbito e seu respectivo saldo devedor por tributo. ATENO! S possvel a seleo de um nico dbito (PA). Se aps a compensao do dbito selecionado ainda restar saldo do pagamento, deve-se iniciar todo o procedimento novamente, informando o PA do crdito e selecionando o dbito que deseja compensar.

IMPORTANTE! Os valores dos dbitos mostrados na tela acima no esto atualizados com multa e juros de mora, assim como o pagamento tambm no se encontra atualizado, o que somente ocorrer aps a efetivao da compensao.

Clicando no boto

exibida mensagem para confirmar a realizao da compensao.

Para continuar, clicar em

A compensao, ento, ser efetivada e sero mostrados os saldos do dbito e do pagamento aps a compensao.

O Aplicativo compensa somente o(s) tributo(s) que tenha(m) saldo devedor com o respectivo crdito disponvel desse(s) tributo(s).

Aps a compensao, o boto no boto .

ficar inibido. Assim, para voltar ao menu inicial clicar

IMPORTANTE! a compensao de cada um dos tributos da Unio somente poder ser realizada com o respectivo tributo pago indevidamente ou a maior; a compensao do ICMS somente poder ser realizada com esse imposto no mbito do respectivo ente federado; a compensao do ISS somente poder ser realizada com esse imposto no mbito do respectivo ente federado; caso a compensao no tenha sido realizada pelos motivos acima expostos, exibida a mensagem

se o contribuinte pretende retificar o dbito aps ter sido efetuada uma compensao para o PA objeto da retificao, deve primeiro cancelar a compensao deste perodo para depois transmitir a apurao retificadora. Se no o fizer, a retificao da apurao no ser carregada.

10

4.2 CONSULTA COMPENSAES

Permite a consulta e impresso do extrato das compensaes j transmitidas. Para consultar as compensaes efetuadas clicar no item Ser exibida uma tela com todas as compensaes transmitidas. do menu inicial.

Ao clicar na figura da impressora impresso ao clicar no boto

, ser mostrado o extrato da compensao efetuada, sendo possvel sua .

11

4.3 CANCELAMENTO DE COMPENSAO Permite cancelar uma compensao efetuada. Para cancelar uma compensao, clicar no item compensaes existentes.

. Sero apresentadas todas as

12

Selecionar a compensao que deseja cancelar e clicar no boto

Ser aberta uma caixa na tela, solicitando a confirmao do cancelamento da compensao, conforme abaixo.

Para continuar, clicar em . Ser mostrada a mensagem Cancelamento efetuado! e o pagamento que estava utilizado ficar disponvel para ser usado em outra compensao.

13

Aps o cancelamento da compensao, o boto para voltar ao menu inicial clicar no boto .

ficar inibido. Assim,

IMPORTANTE! No ser possvel cancelar uma compensao cujo dbito compensado esteja prximo ao prazo de prescrio. Por outro lado, caso o crdito esteja prescrito, no momento do cancelamento, ser exibida a mensagem O crdito do(s) DAS [N do DAS] j est prescrito e no poder mais ser utilizado aps a efetivao desta operao. Deseja continuar?

14

You might also like