You are on page 1of 11

Modulares Direito Administrativo Exerccios Ato Administrativo

Giuliano Menezes
2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

EXERCCIOS ATO ADMINISTRATIVO


11) ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 1 REGIO (RJ) Analista Judicirio - Arquivologia / Direito Administrativo / Atos Administrativos; ) Dentre outras hipteses, constitui barreira convalidao do ato administrativo: a) pequena irregularidade constante do ato administrativo, que no comprometa sua compreenso, como por exemplo, singelo erro de grafia. b) vcio no elemento forma do ato administrativo, que no seja essencial validade do ato. c) a impugnao de qualquer administrado, inclusive do que no for interessado no ato viciado. d) o decurso do tempo, isto , a ocorrncia da prescrio. e) vcio sanvel em determinado ato administrativo, como por exemplo, vcio de competncia, quando no outorgada com exclusividade.

EXERCCIOS ATO ADMINISTRATIVO


12) ( Prova: FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea

Judiciria / Direito Administrativo / Atos Administrativos; ) Analise as seguintes assertivas sobre os requisitos dos atos administrativos: I. O objeto do ato administrativo o efeito jurdico imediato que o ato produz. II. Quando a Administrao motiva o ato, mesmo que a lei no exija a motivao, ele s ser vlido, se os motivos forem verdadeiros. III. O requisito finalidade antecede prtica do ato.
Est correto o que se afirma em a) III, somente. b) I e II, somente. c) I e III, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.

EXERCCIOS ATO ADMINISTRATIVO


13) ( Prova: FCC - 2011 - TRE-AP - Tcnico Judicirio rea Administrativa / Direito Administrativo / Atos Administrativos; ) Considere a seguinte hiptese: o municpio desapropria um imvel de propriedade de desafeto do Chefe do Executivo com o fim predeterminado de prejudic-lo. O exemplo narrado a) caracteriza hiptese de vcio no objeto do ato administrativo. b) corresponde a vcio de forma do ato administrativo. c) corresponde a vcio no motivo do ato administrativo. d) corresponde a desvio de finalidade. e) no caracteriza qualquer vcio nos requisitos dos atos administrativos, haja vista a competncia discricionria do Poder Pblico.

EXERCCIOS ATO ADMINISTRATIVO


14) ( Prova: FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Administrativa / Direito Administrativo / Atos Administrativos; ) Considere as seguintes assertivas sobre o requisito objeto dos atos administrativos: I. sempre vinculado.

II. significa o objetivo imediato da vontade exteriorizada pelo ato.


III. na licena para construo, o objeto consiste em permitir que o interessado possa edificar de forma legtima. IV. como no direito privado, o objeto do ato administrativo deve ser sempre lcito, possvel, certo e moral.

EXERCCIOS ATO ADMINISTRATIVO


Est correto o que se afirma SOMENTE em a) II, III e IV. b) IV. c) I e IV. d) I, II e III. e) I e II

EXERCCIOS ATO ADMINISTRATIVO


15) ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio Segurana / Direito Administrativo / Atos Administrativos; Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais; Processo Administrativo Federal; ) Joo, servidor pblico federal, sofreu punio sumria sem que se tenha instaurado o necessrio processo administrativo disciplinar com a garantia da ampla defesa e do contraditrio a) representa irregularidade, passvel de revogao do ato administrativo de punio. b) apresenta vcio substancial, ligado ao mrito do pro- cesso administrativo. c) constitui exemplo de ato administrativo com vcio de forma. d) apesar de viciada, no acarreta o retorno do servidor ao status quo ante. e) constitui exemplo de ato administrativo com vcio de objeto.

EXERCCIOS ATO ADMINISTRATIVO


16)( Prova: FCC - 2011 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio - Segurana / Direito Administrativo / Princpios da Administrao Pblica; ) Analise as seguintes proposies, extradas dos ensinamentos dos respectivos Juristas Jos dos Santos Carvalho Filho e Celso Antnio Bandeira de Mello: I. O ncleo desse princpio a procura de produtividade e economicidade e, o que mais importante, a exigncia de reduzir os desperdcios de dinheiro pblico, o que impe a execuo dos servios pblicos com presteza, perfeio e rendimento funcional. II. No texto constitucional h algumas referncias a aplicaes concretas deste princpio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, funo ou emprego pblico depende de concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade.

EXERCCIOS ATO ADMINISTRATIVO


As assertivas I e II tratam, respectivamente, dos seguintes princpios da Administrao Pblica: a) moralidade e legalidade. b) eficincia e impessoalidade. c) legalidade e publicidade. d) eficincia e legalidade. e) legalidade e moralidade.

LICITAO
OBRIGATORIEDADE: ART. 37 XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

LICITAO
Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos: Ressalvas Licitao Lei n. 8666/93 Arts. 17 e 24 Hipteses de Dispensa Art. 25 Hipteses de Inexigibilidade

You might also like