You are on page 1of 24

LIGA ESSE CELULAR!

PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

Gilberto Luiz Lima Barral1

RESUMO Este artigo tem como objeto a tecnologia dos aparelhos celulares e da telefonia mvel, seus usos por estudantes e professores em tarefas escolares. A entrada dos celulares na escola e nas salas de aulas trouxe uma srie de implicaes para a educao. A discusso pedaggica parte de autores como Jos C. Antonio, Jordi Monferrer e Claudemir Viana. A reflexo sobre audiovisual e comunicao tem apoio em Leyberson Pedrosa e Friedrich Kittler. Alm de apresentar e discutir o uso, a pesquisa, a produo e o consumo de produtos pedaggicos realizados com os recursos do celular e da telefonia mvel, sugere-se um quadro sinptico para uma esttica do filme celular. A pesquisa foi realizada a partir da disciplina Projetos Diversificados, componente da grade curricular do ensino mdio, da rede pblica de ensino da Secretaria de Educao do Distrito Federal. PALAVRAS-CHAVE: Telefone celular. Audiovisual. Pedagogia. Educao bsica. Tecnologia. ABSTRACT Thisarticle is aboutthe technologyof cell phonesand mobile devices, their usesby students andteachersinschool assignments. The entryof mobile phonesin schools andin classroomsbrought a number ofimplications for education. Apedagogical discussionstarts from authorsas JosephC.Antonio, JordiMonferrer andClaudemirViana. Reflection onaudiovisual and communicationare supported by LeybersonPedrosaandFriedrichKittler. Besides presenting anddiscussing the use, research, production and consumptionof productsmadewithpedagogicalmobile phone featuresand mobile telephony, it is suggested atrend chartforan aestheticof the filmcell. The survey was conductedfrom thedisciplineProjetosDiversificados (in English,DiversifiedProjects), a component of the curriculumof the basic school education, of thepublic schoolsof theSecretaria de Educao do Distrito FederalBrazil (Education Department of Federal District). KEYWORDS: Cell phone. Audiovisual. Pedagogy. Basic school education. Technology.

INTRODUO O objeto emprico para se produzir este texto foi o uso do celular em sala de aula desenvolvido na disciplina Projetos Diversificados ou PD, componente da grade curricular do ensino mdio, da rede de ensino pblico da Secretaria de Educao do DF. A disciplina PDfoi
1

Graduado em Cincias Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Sociologia Urbana na Universidade de Braslia (UnB); Doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade de Braslia (UnB). Produtor cultural, musical e audiovisual. Professor efetivo de Sociologia da Secretaria de Educao do Distrito Federal.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

95

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

estruturada por este pesquisador e intitulada PD Sociologia das juventudes: produo e consumo cultural jovem em Braslia, tendo sido ministrada nos anos de 2009 e 2010 no Centro de Ensino Mdio Elefante Branco, Braslia/DF. Na primeira parte do artigo sero apresentados os antecedentes que originaram a construo do objeto de pesquisa, os objetivos do trabalho, a justificativa, os procedimentos metodolgicos. Na segunda parte ser feita uma breve reviso da literatura sobre a tecnologia do aparelho celular e da telefonia mvel. A parte terceira apresentar o universo da pesquisa.Na parte final apresento uma pedagogia do audiovisual e sua implicao em uma esttica do filme celular e as consideraes e proposies para outras pesquisas.

PARTE 1 - GENEALOGIA DE UM OBJETO DE PESQUISA No ano de 2009, trabalhando em uma escola Centro de Ensino Mdio Elefante Branco - e com a disseminao e popularizao dos aparelhos celulares entre estudantes e professores comecei a pesquisar e fazer uso deste equipamento em sala de aula. Neste momento grande parte dos aparelhos celulares j possua tecnologia de vdeo e acesso Internet. Uma primeira proposta de trabalho com celulares foi: os estudantes deveriam realizar pequenos vdeos dentro da escola e sobre o espao escolar utilizando os recursos do udio e do vdeo dos seus aparelhos celulares. Neste momento surgiu a ideia de convidar o aluno Leyberson Pedrosa, do coletivo Ralacoco/Universidade de Braslia, que a essa poca terminava a graduao e pensava em um projeto de mestrado, para acompanhar e dar suporte ao trabalho com os telefones celulares. O convite gerou uma parceria que ampliou o olhar e a pesquisa com celular para produo de contedo pedaggico2. O fazer didtico com uso de aparelhos celulares acabou gerando uma curiosidade e expectativa maior entre os alunos e alunas da escola.
2

CARMONA, Stela Maris. Expressividades miditicas digitais de adolescentes: o caso da oficina visualidades e sons. 2010. 254 f. Dissertao (Mestrado) - Departamento de Faculdade de Educao. Universidade de Braslia, Braslia, 2010.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

96

Partindo das consideraes acima, resolvi desenvolver uma pesquisa sobre as realizaes do PD Sociologia das juventudes e recortei uma pergunta: em que medida os aparelhos celulares podem ser utilizados e contribuir para pesquisa e produo de contedo pedaggico dentro do espao escolar? Corolrio dessa pergunta surge outra: em que medida essa tecnologia impacta as prticas escolares? Busco responder essas perguntas apresentando alguns produtos audiovisuais realizados no PD.

1.1

METODOLOGIA, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Desse modo, a pesquisa para este artigo do tipo Estudo de Caso, no qual se

far uma apresentao de dados acerca do objeto deste estudo, no sentido de buscar compreender em que medida a proposta da utilizao de aparelhos celulares para produo de contedo pedaggico vai ao encontro das necessidades didticas, vinculando-se s competncias e habilidades que se exigem dos alunos e professores no uso das tecnologias na educao. A relevncia que o aparelho de telefone celular ganhou na atualidade produziu uma srie de mudanas na vida social, na sociabilidade e no comportamento das pessoas. A cada dia mais pessoas utilizam esses aparelhos. Inicialmente esses equipamentos comearam a ser utilizados por empresrios, cientistas e intelectuais. Em um segundo momento, houve uma exploso na produo e no consumo desses aparelhos que passaram a ser utilizados por todas as classes sociais e por vrias faixas etrias. O uso dos celulares atingiu particularmente os adolescentes e os jovens, trazendo novas e outras formas de utilizao dessa tecnologia. Desde o momento em que os adolescentes e jovens passam a portar o telefone celular uma srie de mudanas podem ser percebidas tanto na tecnologia do equipamento quanto nos seus usos. A portabilidade, categoria central da telefonia celular, acabou por conduzir essa tecnologia para o espao escolar, uma das instituies sociais mais importantes e presentes na vida da grande maioria dos adolescentes e jovens. A entrada dos celulares na escola e nas salas de aulas trouxe uma srie de implicaes para a educao.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

97

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

Assim, quando se opta por estudar os usos do aparelho celular no espao escolar preciso pensar em suas vrias dimenses e significados. O que importa compreender o uso pedaggico do celular, embora no se deixe de lado elencar algumas outras formas de uso dessa tecnologia. O objetivo do artigo apresentar e discutir o uso, a pesquisa, a produo e o consumo de produtos pedaggicos realizados a partir do uso dos recursos da telefonia mvel em sala de aula por professores e estudantes. Outro objetivo esboar um quadro sinptico para uma esttica do celular. Ademais, o tema se justifica na medida em que se percebe que o uso do aparelho celular tem se disseminado por todos os espaos sociais. A escola, como um dos espaos centrais da vida dos indivduos e da sociedade, viu-se impactada com a entrada dessa tecnologia em seu cotidiano. Em um primeiro momento houve pnico, surgindo inclusive leis para inibir seu uso. Contudo, em realidade, esse aparelho pode ser pensado a favor da educao e da pesquisa. Sendo assim, faz sentido e suscita interesse pensar essa tecnologia e suas possibilidades didticas e pedaggicas.

PARTE 2 FALANDO EM CELULAR Uma tecnologia importante para se pensar a relao entre educao, vida social e produo de conhecimento o uso de celular e da telefonia mvel nas escolas e salas de aulas. A reviso da literatura sobre os usos dos aparelhos celulares e a telefonia mvel nesses espaos, embora incipiente, revela que existem, ao menos duas formas de se perceber essa tecnologia na escola. Uma abordagem que compreende as tecnologias como fenmenos de expanso cognitiva, como facilitadores e atualizadores. Outra vertente que coloca dificuldades quanto ao uso desses artefatos tecnolgicos. Primeiro, faz-se necessrio conceituar o aparelho celular e a telefonia mvel,nossos objetos de estudo emprico.O aparelho celular um bem material, suporte para mdias e meios de comunicao. Por meios de comunicao se entende, para alm de sua funo essencial de mediao sociocultural:

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

98

as tecnologias a servio de sistemas de comunicao que envolvem tanto a armazenagem, quanto o processamento e a transmisso de mensagens [vistas pelas teorias de sistemas de informao] e que, principalmente controlam o trnsito de pessoas e produtos, dos sinais de trnsito linguagem. (KITTLER, 2005, p. 76)3.

O pesquisador Leyberson Pedrosa, apoiado nos estudos do professor de mdias digitais Lev Manovich, assim considera o celular e a telefonia mvel:
tecnologias de Comunicao Social possuem suportes prprios por onde se consolidam tais fluxos culturais, que so, resumidamente, ferramentas fsicas com configuraes tcnicas especficas, ou seja, so o equipamento. Nesses suportes, veiculam-se diferentes mdias, entendidas como objetos culturais capacitados pelas tecnologias de comunicao em rede. Contudo, uma simples leitura de resultados encontrados em mecanismos de buscas na internet demonstra que meios e mdias costumam ser utilizados como sinnimos. Mas, analiticamente, estratgico separar a funo de cada um (o meio como uma tecnologia em prol de um sistema de comunicao, e a mdia como o objeto cultural de contedos audiovisuais, que podem ou no participar da complexidade de um meio de comunicao social). (2012: 37) 4 .

O aparelho celular um suporte que est programado para receber diferentes mdias (vdeo, fotografias, gravaes de udio) como tambm permite o acesso a outros meios de comunicao (rdio, televiso, internet, etc.). Assim, um celular pode produzir suas prprias mdias filmar, fotografar, gravar sons como tambm distribu-las em diferentes meios de comunicao e assim provocar interatividade. Algumas experincias e prticas que consideram o uso dos celulares a favor do contexto escolar tm enfatizado as propriedades da tecnologia dos telefones celulares. 5 Toda a gama de mdias e meios acoplados neste aparelho lhe permite, em grande medida, explorar o tempo e o espao da sala de aula de uma maneira conectada a outros espaos e tempos sociais. Por a, h um veio pedaggico a ser explorado.
3

KITTLER, Friedrich. A histria dos meios de comunicao. In: LEO, Lucia. O chip e o caleidoscpio: reflexes sobre as novas mdias. So Paulo: Ed. SENAC, 2005. 4 PEDROSA, Leyberson L.C. Nas mos dos jovens: modalidades de uso do celular para produo de vdeos no contexto de uma escola pblica. Dissertao (Mestrado) - Departamento de Comunicao. Universidade de Braslia. 2012. 5 Uma lista de referncias sobre uso de celulares com propostas pedaggicas pode ser encontrada em: www.gilbarral.blogspot.com

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

99

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

Os pesquisadores Claudemir Edson Viana e Snia Bertocchi consideram que os celulares provocam outros desdobramentos sobre as sociabilidades e sobre a vida social, quando afirmam que:
hoje, pelo celular se pode tambm escrever, fotografar, filmar, editar, jogar, navegar na Internet, enviar e-mail, torpedos, ouvir msica ou rdio. Este avano tecnolgico da telefonia mais um exemplo claro sobre o fato das tecnologias comunicacionais possurem o poder de transformar as culturas e as subjetividades, e de estas, por sua vez, provocarem novos ciclos de mudanas tecnolgicas, numa dialtica sem fim. (VIANA e BERTOCHHI, 2012).6

No artigo intitulado Eu No Vivo Sem Celular: sociabilidade, consumo, corporalidade e novas prticas nas culturas urbanas a antroploga Sandra Rbia da Silva argumenta que a cultura de consumo de tecnologia dos aparelhos celulares tendo se iniciado nos Estados Unidos e no Japo logo se espalhou por vrios lugares. Seu artigo informa que,
ao longo das duas ltimas dcadas, tendo incio primeiramente nos Estados Unidos e no Japo, o mundo globalizado assistiu ao surgimento de um fenmeno social e cultural que atravessa a cultura contempornea de forma inapelvel: a disseminao do uso dos telefones celulares, que passaram a constituir parte importante do cotidiano de um nmero crescente de indivduos, em todas as partes do planeta. No contexto da sociedade de consumo globalizada, o telefone celular consolida-se como um dos artefatos smbolo da contemporaneidade. (SILVA, 2007: 2).

A entrada dessa modalidade de telefonia na vida social acabou por trazer para a escola e depois para a sala de aulas os recursos dessa tecnologia interativa. Como mostram alguns estudos, essa tecnologia apareceu de forma invasiva, desregrada. Causando problemas. Com suas mltiplas possibilidades trouxe um novo tipo de interao entre indivduo e sociedade. Sobretudo interao conflituosa. Entre as reclamaes pode-se citar o dado apresentado pelo professor e pesquisador Jos Carlos Antonio quando escreve que,

VIANA, Claudemir E.; BERTOCCHI, Snia. Pelo celular...l na escola: mobilidade e convergncias nos projetos pedaggicos. In: Http://www.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

100

alguns professores se queixam que os telefones celulares distraem os alunos. verdade. Mas antes dos telefones celulares eles tambm se distraiam. A nica diferena que se distraiam com outras coisas; como alis, continuam fazendo nas escolas onde os telefones celulares foram proibidos. O que causa a distrao nos alunos o desinteresse pela aula e no a existncia pura e simples de um telefone celular. Exemplo claro disso que em muitas escolas e em muitas aulas os alunos no se distraem com seus celulares, apesar de estarem com eles em suas mochilas, nos bolsos ou mesmo sobre as carteiras. (ANTONIO, 2010).7

Por isto apareceram debates, reflexes, leis. Em termos de leis, desde 2008, que a utilizao de aparelhos celulares vem sendo proibida dentro das escolas de vrias cidades e estados:
Art. 1 - Fica proibida a utilizao de aparelhos celulares, bem como de aparelhos eletrnicos capazes de armazenar e reproduzir arquivos de udio do tipo MP3, CDs e jogos, pelos alunos das escolas pblicas e privadas de educao bsica do Distrito Federal. (Lei distrital n 4.131, de 2 de maio de 2008).

Mas, a questo que fica : o que fazer com esse aparelho para beneficiar a aprendizagem, j que essa tecnologia de mdia e de meio de comunicaoestpresente em todos os espaos sociais? Assim, como os recursos do celular atrapalham o andamento da aula na modalidade de uso indevido, o ponto discutido de que os mesmos aparelhos podem ser aproveitados nas atividades escolares como tecnologias educacionais. O uso educacional do telefone mvel celular tem sido prtica em escolas e salas de aulas. H uma srie de possibilidades de uso pedaggico dos aparelhos celulares. Em grande medida esses equipamentos podem cobrir a lacuna da falta de recursos tecnolgicos nas escolas. Com a ajuda de telefones celulares pode-se trabalhar com msica, vdeo, pesquisa, fotografia, calculadora, redes sociais. H que se considerar o celular como uma central de multimdia computadorizada. Apresentando sua forma de trabalhar com celular em sala de aula Jos Carlos Antonio informa que, trabalhando em uma escola pblica e carente de recursos
7

ANTONIO, Jos Carlos. Uso pedaggico do telefone mvel (Celular), Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010. Disponvel em: <http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/>. Acesso em: 24/11/2012.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

101

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

tecnolgicos, seria uma incoerncia abrir mo do uso dos recursos dos aparelhos celulares que a maioria dos alunos e alunas possui. Assim o celular utilizado em suas aulas para:
fazer contas usando a calculadora; agendar tarefas e provas na agenda do celular; fotografar as minha lousas (eu sugiro esse mtodo, ao invs da cpia da lousa no caderno, porque so alunos do Ensino Mdio, porque isso garante maior fidelidade da informao, porque isso uma atividade sustentvel que evita o uso de papel e porque o celular permite armazenar as lousas do ano todo em parte insignificante de sua memria). Eu mesmo fotografo minhas lousas para ter o registro exato do que foi trabalhado em cada classe; fotografar materiais didticos indisponveis para toda a classe, como pginas de um dado livro que a escola no dispe para a classe toda; registrar por meio de filmes e imagens as atividades prticas no laboratrio ou fora da sala de aula; desenvolver atividades no laboratrio ou fora da sala de aula usando recursos de multimdia e outros disponveis no celular (udios/entrevistas, vdeos, imagens, apresentaes, calculadora, cronmetro, etc.) pesquisar contedos na internet (para os que tm smartphones); usar como fonte de material de consulta em provas com consulta (podendo usar o contedo da memria do celular ou o obtido via internet ou redes sociais). (ANTONIO, Op. Cit.).

Os usos dos celulares mostram a importncia e abrangncia dessa tecnologia. A escolha do celular como ponto de partida para se discutir as mediaes da tecnologia com a produo e consumo de contedo pedaggico se d pelo hibridismo do celular enquanto suporte de mdias e meios. Alunos e alunas carregarem aparelho celular frequentemente para os seus locais de convvio. Outros grupos sociais tambm o fazem, mas esses grupos jovens costumam ter um contato mais contemporneo com as tecnologias e esto em um momento formal de relao com o aprender e o saber, no qual existem muitas novidades a serem experimentadas. Familiarizados com as tecnologias, os estudantes utilizam as mdias para se relacionarem socialmente dentro e fora do ambiente escolar, seja por meio de textos via SMS8, emails9, publicaes em blog10, seja por meio de imagens estticas e em movimento,
8

SMS um servio de mensagens curtas (Short Message Service) disponvel em telefones celulares digitais para o envio de mensagens de at 160 caracteres. Este servio pode ser tarifado ou no, dependendo das operadoras dos servios de telefonia. Disponvel em http:// www.amil.com.br/amilportal/site/politicas/glossario.jsp . Acesso em 10/12/2012.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

102

por meio de compartilhamento de fotos em ambientes virtuais como o Facebook11, ou de vdeos em pginas virtuais de compartilhamento como o YouTube, oVimeo. A experincia e a prtica com o celular para produo de contedo pedaggico tm a ver com a tecnologia que vem acoplada ao equipamento, mas, sobretudo, pela possibilidade de junto aos estudantes promover a pesquisa e produo de material audiovisual a ser usado em sala de aula, produzindo conhecimento. Com os recursos da telefonia mvel pode se desenvolver produtos didticos e pedaggicos no audiovisual que venham a ser distribudos na rede mundial de computadores. Como vem sendo afirmado at aqui, so mltiplas as possibilidades pedaggicas da tecnologia dessa nova forma de telefonia.

2.1 MODOS DE USAR Os pesquisadores Garca e Monteferrer (2009) teorizam sobre o uso de telefones celulares por adolescentes a partir de categorias que consideram uma aproximao das dimenses instrumentais e simblicas desta nova forma de comunicao, assim como das funes ldico-expressiva, referencial e comunicativas. (GARCIA, 2009: 83). Na dimenso instrumental, consideram duas funes: a comunicativa bsica, que se refere ao carter bidirecional e interativo da comunicao por meio da voz, mensagens ou tons, de informaes, sentimentos ou decises (Idem: 88).A funo ldico-expressiva considera outras utilidades do aparelho relacionadas aos usos recreativos vinculados ao cio, ao jogo e aos usos de expresso criativa (fotos, vdeos, mensagens). Na dimenso do campo simblico, utiliza-se o celularcomo elemento de sua prpria identidade. Garca e Monferrer consideram provveis que cada modelo de aparelho mvel esteja associado a uma srie de significados, cdigos e valores, em uma manifestao
9

O email ou e-mail um endereo eletrnico que permite escrever, enviar e receber mensagens por sistemas eletrnicos de comunicao. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail. Acesso em 10/12/2012. 10 Blog uma ferramenta pessoal de comunicao na Internet que permite ao usurio a postagem de textos, imagens, links. O blog pode ser comparado a um dirio, onde a pessoa faz atualizaes, anotaes de forma regular. Disponvel em http:// http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog. Acesso em 10/12/2012. 11 Facebook um servio de rede social na Internet. O usurio cria uma conta pessoal e passa a se relacionar com outros usurios em rede. Disponvel em http:// http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook. Acesso em 10/12/2012.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

103

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

cultural dos jovens frente a eles mesmos e aos demais, dando a essa dimenso simblica uma funo: una aproximacin a las dimensiones instrumentales y simblicas de esta nueva forma de comunicacin, as como las funciones (ldico-expressiva, referencial y comunicativas). (Idem: 83). Assim, tem-se o seguinte quadro sinptico Modos de uso do celular que serve para a anlise dos vdeos produzidos com aparelho celular e telefonia mvel no contexto do PD Sociologia das juventudes. MODOS DE USO DO CELULAR
Modalidades de uso recreativa ldico-expressiva referencial comunicacional-educacional Repertrios dos vdeos diverso, jogos, passatempos, brincadeiras, etc. Produo audiovisual como exerccio de originalidade, criatividade e outras formas de expresso cultural. A diferenciao entre eles e outros grupos sociais para autoafirmao da identidade O uso da comunicao para estabelecer dilogos com os saberes, o aprender, a escola, a reivindicao de direitos e deveres, etc.

PARTE 3 PD SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE: PRODUO E CONSUMO CULTURAL JOVEM EM BRASLIA A disciplina Projeto Diversificado, ou simplesmente PD, desenvolvido na escola Centro de Ensino Mdio Elefante Branco nos anos de 2009 e 2010, um componente da grade curricular de escolas do ensino mdio da rede de ensino pblico do Distrito Federal. Conforme se l na proposta o objetivo do PD
formar os jovens estudantes na teoria e na prtica da pesquisa, com o uso do aparelho celular e da Internet, para a produo de contedo pedaggico na linguagem audiovisual, como forma de produo de conhecimento das representaes artsticas e culturais locais da cidade de Braslia.

Os contedos programados na disciplina PD para se alcanar os objetivos propostos foram o estudo do audiovisual como:

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

104

a) Linguagem, mtodo e tcnica; objeto das cincias e da educao; artefato cultural; registro de dados etnogrficos; processo de expresso de contextos socioculturais e ideolgicos; entretenimento e ludicidade; construo de saberes, fazeres e conhecimento. b) Roteiro, produo, filmagem, edio e exibio.

Os procedimentos programados para se desenvolver os contedos propostos foram os seguintes:


Aulas expositivas; discusses tericas a partir de textos e audiovisuais previamente apresentados; oficinas prticas; atividades de observao sobre as tipologias das imagens educativas e a visualidade do ambiente escolar; apoio elaborao de projetos/produtos individuais e coletivos; apresentao de projetos/produtos coletivos elaborados; discusses em torno dos projetos/produtos apresentados;apresentao do produto audiovisual.

Os resultados esperados pelo PD, das pesquisas e prticas desenvolvidas durante as aulas, deveria ser a realizao de produtos audiovisuais, de cada uma das nove (09) turmas de alunos, a partir de imagens pesquisadas, capturadas ou produzidas por aparelhos celulares, editados em extenso AVI12 e com no mximo 10 minutos de durao. Foram apresentados cerca de 58 vdeos, em formato, linguagem e roteiros variados. O material audiovisual produzido se pautou na pesquisa sobre a produo e o consumo cultural de jovens da cidade. Foram apresentados trabalhos sobre o rock de Braslia, a produo teatral do Distrito Federal, a moda dos grupos de estilos jovens, prticas esportivas como o esporte nutico e o basketball. As peculiaridades de Braslia vieram tona. As apresentaes dos vdeos que, em um primeiro momento, estavam restritas ao cotidiano das aulas acabaram tendo outros desdobramentos. Em grande medida a dinmica que o PD exigiu e engendrou acabou trazendo uma mudana no cotidiano da escola: uso da sala de vdeo e da sala de informtica; filmagens e entrevistas com pessoas da cidade, com professores, alunos e alunas, direo e

12

AVI um formato, extenso ou tipo de arquivo de vdeo, criado para rodar audiovisual no sistema operacional Windows. Tipo de arquivo compatvel para uso na Internet.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

105

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

outros funcionrios; entrada na escola de monitores alunos e alunas da Universidade de Braslia (Coletivo Ralacoco); oficinas prticas de fotografia, roteiro, produo. As apresentaes dos trabalhos, na sala de vdeo da escola, acabaram virando uma sensao. Todos queriam ver: os estudantes queriam ver os vdeos das outras turmas; alguns professores se interessaram em desenvolver trabalhos similares, outros reclamavam da mudana na rotina da escola; direo e outros funcionrios procuravam saber do que se tratava. Pode-se afirmar que o PD trouxe mudanas para o cotidiano da escola, trouxe afetao e envolvimento. (BACHELAR, 2000). Para o bem ou para o mal das prticas escolares to cristalizadas. Outros professores de outras disciplinas se mostraram interessados em utilizar vdeos em seus trabalhos. Um professor de Histria pediu aos seus alunos e alunas que fizessem pardias com msicas populares sobre temas da disciplina e que filmassem e apresentassem os vdeos. Um professor de Sociologia, do turno vespertino sugeriu que os estudantes fizessem vdeos a partir de celular sobre o tema da copa do mundo. Professoras da sala de recursos especiais dos alunos e alunas deficientes auditivos desdobraram o debate sobre a produo audiovisual e a questo do som, o que acabou por reclamar o uso de legendas como necessidade e prtica real de incluso dos estudantes DAs, no uso e aprendizagem dessas ferramentas pedaggicas.13 Os vdeos produzidos pelas turmas giraram em torno dos temas e das reflexes sobre prticas culturais brasilienses, surgidas no percurso das pesquisas empricas e tericas do PDno primeiro semestre. Entrevistando o professor do PD, sobre a origem dos temas apresentados, Pedrosa transcreve a gnese:
Eu pensei assim, no primeiro semestre vamos produzir um vdeo sobre cinema e Braslia. Depois, sobre msica e Braslia e dividimos em temas [...] porque era o cinquentenrio da cidade de Braslia, ento falei, vamos rua aprender sobre essas coisas de Braslia. (PEDROSA, 2011: 64).

13

A escola Centro de Ensino Mdio Elefante Branco (CEMEB) tem entre seu corpo discente um pblico de alunos e alunas deficientes auditivos ou DA, na perspectiva da escola inclusiva.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

106

O que tinha de curioso nos vdeos era o fato de estar sendo feito por estudantes da escola, sobre temas e prticas culturais que estes estavam a experimentar em seus cotidianos e em certa fluncia destes no uso das tecnologias das mdias digitais para tornarem o evento um espetculo, aos seus modos. A ideia tomou volume. Muitos alunos e alunas, alguns professores e a direo da escola queriam mais. Discutido em sala de aula, levado direo e coordenao, logrou-se produzir um trabalho mais amplo, uma amostragem dos vdeos para toda a escola. Fim do primeiro semestre, ficou decidido essa amostra para o segundo semestre. No segundo semestre, para a amostragem maior, outras propostas surgiram, foram apresentadas na sala de aula, discutidas, organizadas e por fim foram levadas direo da escola. Estava iniciada a organizao da I Mostra de Vdeos AVI. Pedrosa apresenta assim, o desdobramento que tomou a disciplina PD, e continua sua transcrio, da entrevista com Gilberto Barral, anotando a seguinte resposta:
No segundo semestre eu tinha ido em Belo Horizonte e vi uma coisa que estava sendo muito diferente daqui: o tipo de comportamento das pessoas no espao pblico. E estava me incomodando determinadas performances tecnologizadas das pessoas. Eu saa de casa do Riacho Fundo ao trabalho e tinha que ir ouvindo todas as msicas que o pessoal queria colocar para tocar dentro do nibus. Eu vi que no metr de BH tinha um cartaz assim: um rapaz com um fone de ouvido, uma mocinha com um rapaz namorando e um cara sentado lendo o livro. No vago de metr de BH, voc pode ouvir msica, namorar e ler o livro tudo junto se voc no invadir o espao pblico do outro. (Idem:65).

Tomado por essas minhas observaes em Belo Horizonte, propus aos estudantes pensarem como e quais seriam as prticas culturais de jovens brasilienses em relao ocupao dos espaos urbanos, convivncia com o outro. Que prticas culturais permeavam a relao desses jovens alunos e alunas com outros moradores da cidade, com o uso dos equipamentos urbanos de lazer, locomoo e entretenimento. Foi proposto e aceito o tema Gentileza urbana, para a produo e exibio de vdeos at 10 minutos de durao e extenso AVI, para serem exibidos na mostra.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

107

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

Das pesquisas sobre prticas culturais de gentilezassurgiu junto aos alunos a produo de vdeos com aparelho celular abordando otema, transformando-os em produtos audiovisuais. Dos vdeos produzidos, nove foram selecionados e exibidos na I Mostra de Vdeos AVI. Os formatos foram os mais variados: documentrios, fices, animaes, experimentos, entrevistas, registros do cotidiano. 04 desses vdeos.14 As exibies aconteceram no turno

matutino nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2010. Passo em seguida a sinopse de

3.1 USOS DO APARELHO CELULAR E PRODUO DE CONTEDOS Os produtos audiovisuais apresentados mostraram diversos usos possveis do telefone celular como artefato cultural para produo de contedo pedaggico, explorando vrias linguagens e formatos. Os vdeos de maior repercusso entre o pblico foram os seguintes: Vandalismo no comea na escola, da turma 3 I, O oposto, do 3 A, A faixa, do 3 F e Se beber no dirija, do 3 E.15 Foram seis exibies dirias. As exibies foram feitas nas duas ltimas aulas. O pblico foi em torno de 200 pessoas por sesso. O vdeo do 3 I ousou em criatividade e experimentao utilizandoa linguagem da animao. O vdeo, Vandalismo no comea na escola,foi realizado em sala de aula, utilizando uma mesa, vrias mos e cartazes, que so virados lentamente, servindo de legenda para os crditos e os dizeres: vandalismo comea na escola.... O vdeo filmado pelo celular recebeu ps-produo de edio. Nas imagens, alternam-se as mos e cenas de depredaes, pichaes feitas na prpria escola. A montagem passa em velocidade acelerada e o cartaz muda para a gentileza PODE comear na escola! As mos finalizando ento, marcam o ritmo na mesa tamborilando uma msica mundialmente conhecida de nome Wewill rock youda banda inglesa Queen.

14

Na I Mostra de Vdeos AVI foram apresentados mais 05 vdeos: Na rodoviria, A carteira, O que gentileza urbana?,Gentileza urbana ...eProfeta Gentileza. 15 Dentre esses vdeos apenas o ttulo Se beber no dirija no foi postado na Internet devido a problemas de autoria entre alunos produtores. Os outros ttulos constam das referncias.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

108

O vdeo Se beber no dirija tambm utiliza as tcnicas da animao. A personagem principal um rato de papel animado por quadros da tcnica stop motion, ou seja, de imagens feitas a quadro a quadro e depois reproduzidas continuadamente. Nessa produo, os estudantes filmaram asequncia de objetos parados, pausando

sucessivamente o suporte. A gravao faz aluso a diferentes problemas sociais como o lcool e direo perigosa. gentileza urbana devolver o lixo em arte. Imagens de produtos de consumo como garrafas de cerveja, refrigerantes, cigarros so o lixo que o ratinho encontra em seu caminho cotidiano. A crtica indstria cultural, tema apresentado e discutido em sala de aula, aparece neste vdeo, apresenta o ser humano como um indivduo consumista, degradado.16 Tanto em forma como em contedo a
16

A teoria crtica da indstria cultural uma importante corrente de reflexo e pesquisa, discutida em sala de aula a partir de um texto clssico do filsofo Theodor Adorno. O texto consta das referncias.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

109

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

proposta esttica brinca com elementos de uma cultura punk, de uma arte de rua. Garrafas jogadas ao cho, carteiras de cigarro, o percurso do rato remete a uma ambincia suja e inslita.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

110

No vdeo de fico,O oposto, do 3 A, os personagens mudam sua postura aps uma lio da vida. A narrativa do vdeo traz a histria de duas irms com personalidades e atitudes diferentes diante da vida. O apelo dessa produo o uso de tcnicas de filmagem e edio mais avanadas que no aparecem nos outros vdeos. Para alcanar objetivos educacionais e didticos associados ao tema gentileza urbana, os estudantes fazem uso da modalidade ldico-expressivo para apresentar o dilogo, alternado das irms. Assim como prtica comum em novelas e filmes, faz-se uso de mais de uma cmera para gravar as cenas dando dinmica aos enquadramentos. O Oposto encena uma dramatizao que aborda dois caminhos possveis, o da irm trabalhadora e boa e da irm preguiosa e m. Ambas em busca de seus sonhos e projetos de vida.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

111

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

A faixa, realizado pelo 3 F um produto audiovisual que tem como argumento o comportamento social das pessoas em Braslia no trnsito. As imagens so feitas na porta da escola e na frente do prdio da diretoria de educao do Departamento de Transito do DF (DETRAN). Nesse local, os estudantes filmam diferentes tentativas de pedestres em atravessar a rua, aps darem o sinal da vida na faixa de travessia de pedestre, conforme legislao da cidade. A narrativa do vdeo chega a ser descontrada ao brincar com a ideia de educao, quando enquadra uma pichao na placa que fica na entrada do rgo. O uso do celular como registro de cenas do cotidiano fica explcito na montagem. O tom crtico central nas falas e dilogos. A faixa utilizou alguns trechos de msicas do repertrio do rock mais clssico, da vertente heavy metal, que arrancou assobios e gritos entre espectadores. Os efeitos especiais conseguidos diretamente com os recursos do aparelho celular filmar com cmera baixa, invertida, zoom, desfoque e focagem contriburam para dar um tom de humor ao roteiro. Os erros de filmagem tambm entraram na edio.

PARTE FINAL UMA ESTTICA DO FILME CELULAR Os contedos imagticos dos vdeos da I Mostra de Vdeos AVI foram de tal monta,que propiciou, de um lado uma pergunta, e de outro a construo de um quadro sntese de uma esttica do audiovisual do aparelho celular e da telefonia mvel. O que

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

112

diferencia o vdeo feito por cmeras de celular de outros produtos audiovisuais? Essa pergunta apareceu durante a anlise dos produtos audiovisuais do PD. A proposta do curso possibilitou a gerao dessa pergunta, j que em determinado momento, apesar do curso tratar mais especificamente sobre produo e consumo cultural de jovens em Braslia, tornou-se necessrio ampliar as categorias em anlise. Surgiu, por outro lado, a necessidade de se olhar para as mltiplas formas de produo audiovisual possvel, a partir das tecnologias disponveis. Na perspectiva de uma produo audiovisual de maneira ampla, coube-se ento, pensar sobre estticas de vdeos feitos por cmeras de celular e depois, um passo frente, poder falar em filmes realizados a partir da tecnologia da telefonia mvel. Essas consideraes resultaram na necessidade de se produzir algum material para se pensar uma esttica do filme celular. Elencados alguns elementos necessrios para se pensar a particularidade desse tipo de produo audiovisual, deu-se o incio a digresses e conversas com pesquisadores e estudantes sobre questes tcnicas envolvendo o processo de produo flmica. Em seguida, apareceu nessas conversas a perspectiva da pedagogia e da educao como produzir contedos, estticos, ticos, e, sobretudo, criativos e inovadores utilizando as novas facilidades tecnolgicas do udio e do vdeo? O quadro tipo-ideal montado para dar suporte construo da categoria audiovisual acompanhou esses elementos principais, contudo a especificidade, no momento, da produo de filmes por telefones celulares apresentou uma srie de questes pertinentes para se pensar o objetivo desta definio. Naquele momento, isso pareceu certo, produzir filmes ou vdeos em celular possuam as caractersticas que passo em revista em seguida e que ajudam na complexificao da categoria audiovisual. Como definio inicial um produto audiovisual combina som e imagem. Dentro de uma perspectiva mais ampla na narrao de uma imagem apresentada estaria ocorrendo um fenmeno audiovisual. A partir da observao das imagens e dos sons produzidos e reproduzidos pelos aparelhos celulares tem-se que assim seria, atualmente, o conjunto de elementos da esttica do filme celular:

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

113

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

1) A resoluo e o formato das imagens na tela tm vrias qualidades. A captao e o tratamento dado imagem possuem especificidades. Desde as primeiras geraes de cmeras de celulares at as mais atuais, h uma especificidade tcnica que permite pensar a questo da resoluo, dos filtros e efeitos acoplados no programa da mquina. Com as mesmas funes os smartphones, iPhones e iPads tem avanado seus sistemas operacionais com hardwares e softwares, cada vez mais sofisticados em produo de imagens, na qualidade da resoluo, no aumento dos Mpixels. Por isso, esses aparelhos podem produzir filmes para Internet, televiso e outros meios, inclusive cinema. Contudo, no que tange produo da imagem por celular o momento de experincia e impacto em outras produes audiovisuais. 2) A produo e reproduo do udio apresentam algumas caractersticas na captao e na emisso do som. Inicialmente a captao do som feita a partir do microfone no corpo do celular. Pode-se com algumas adaptaes e recursos se conseguir conectar um microfone por cabo, contudo este j um recurso de pr-produo de um audiovisual. No imediato os celulares so utilizados com som direto. E a qualidade da captao tem sido um grande problema. A captao de som um problema maior que afeta suareproduo. Quanto reproduo do som pode-se acoplar o aparelho a dispositivos de amplificao e mesmo a mesas de som e autofalantes, contudo se o som no foi devidamente captado sua reproduo sempre ter problemas. O vdeo Na rodoviria atesta esse problema. Fazer imagens e captar udio em espaos externos um problema no audiovisual com telefone celular. 3) Legendar os produtos audiovisuais, em virtude das caractersticas da captao do som, melhora a qualidade da exibio, ao mesmo tempo em que favorece a audincia por parte de indivduos surdos. O debate em torno do problema da sonorizao dos vdeos entre professores e estudantes DAs no CEMEB fortaleceu o argumento sobre a necessidade da prtica do uso de legendas. Por isso, a importncia da legenda no vdeo Na rodoviria, por exemplo.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

114

4) Imagens tremidas devido a forma de manipular e segurar o celular, que no possui ala para dar mais firmeza, como nas cmeras convencionais, nem entrada para trip; por isso talvez, em muitos casos os vdeos so capturados com posies de cmera as mais variadas. Brincar e se divertir com os posicionamentos de cmera foi apresentado no vdeo A faixa. 5) Simultaneidade produo/exibio. O material produzido pode ser viabilizado online em toda a rede mundial de computadores. No caso do PD foi usado o site Qik. Mas o material produzido pode ser postado no YouTube, Vimeo ou em blogs. E tambm pode ser compartilhado em redes sociais como Orkut e Facebook. 6) Possibilidade de fragrantes do cotidiano registro de algo que se perderia. Alguns exemplos de imagens e instantneos produzidos por cmera de celular atestam a possibilidade de se filmar ou cobrir um evento especfico. Muitos so os exemplos de vdeos realizados por transeuntes com seus celulares e enviados aos meios de comunicao. 7) O baixo custo dos aparelhos favorece e democratiza o acesso s mdias, mas, sobretudo aos meios. A partir de telefones celulares pode-se produzir e exibir vdeos na Internet, em sites, blogs. H inclusive concursos para vdeos realizados nessa mdia para ser distribudo na Internet, como o Festival do minuto da operadora de telefonia Vivo, dentre outros certames nessa modalidade. 8) Alguns produtos audiovisuais requerem um grupo maior de participantes para a produo, como o caso da publicidade ou do cinema. A produo de vdeo por celular favorece a criao individual, em dupla ou grupos pequenos. Em uma sala de aula, onde aproximadamente cinco ou seis estudantes possuem celulares com possibilidades de filmagem e acesso Internet favorece a criao de pequenos grupos de trabalhos. 9) No existe necessariamente a pr-produo, o que em muitos casos viabiliza a produo imediata do estar-ali e valoriza os efeitos da criatividade sobre as necessidades. A proposta glauberiana de uma ideia na cabea e uma cmera na mo encontra no aparelho celular um aliado fortuito. O vdeo Vandalismo no

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

115

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

comea na escola foi realizado sem nenhum roteiro prvio. A partir de uma ideia inicial as imagens foram sendo feitas. O som foi capturado direto a partir do arquivo musical reproduzido de outro celular. Ideias iniciais, produo cenogrfica, ensaio e filmagens ocuparam no mais que uma hora-aula. A edio e finalizao foram realizadas pelo aluno ngelo fora do ambiente escolar, mas o produto final foi entregue no dia seguinte, em um prazo de 24 horas. 10) A formao para a produo audiovisual dentro de um novo modelo de economia gira em torno do mercado da produo e do consumo cultural. O uso da imagem pelas cincias e pela educao, em sala de aula um recurso de pesquisa que se tem em mos. O encontro do eu-pesquisador com o eu-realizador, as necessidades de se entender e se apropriar das tcnicas de captao e edio disponveis no celular. Aqui por exemplo, o debate entre a linguagem para ser usada e a produo da linguagem, o que de um lado pode ser traduzido do seguinte modo: pode-se usar a produo audiovisual existente para trabalhar contedos especficos ou se pode apropriar das tcnicas da produo para se intervir produzindo material especfico da demanda proposta. No segundo caso importante que se detenha os conhecimentos tcnicos dos meios de produo.

CONSIDERAES Uma esttica do filme celular para produo de contedos pedaggicos tem aplicao no espao escolar. Embora possa ser encontrada uma srie de produtos culturais prontos para o consumo (na Internet), existe a possibilidade sempre de criao de outros materiais como alternativa pedaggica. H vdeos (na Internet), para todas as disciplinas, nos mais variados formatos e contedos, no havendo, inclusive, por isto, a necessidade de se produzir. Contudo, essa uma perspectiva a ser enfrentada na prtica pedaggica, por uma teoria crtica da indstria cultural. No caso do PD Sociologia das juventudes o entendimento o de que as novas geraes estariam no centro do consumo de bens materiais e imateriais. So a eles que, em

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

GILBERTO LUIZ LIMA BARRAL

116

grande medida, a indstria cultural busca direcionar seus produtos. E seria papel da educao, em grande medida, fazer a crtica desse processo de produo e consumo, tendo em perspectiva no somente a quantidade, mas sobretudo a qualidade do que se produz e do que se consome. Este artigo apresentou o aparelho celular e a telefonia mvel como recursos da indstria de bens ligados produo e ao consumo cultural. Como artefato cultural inserido no meio social o celular pode ter vrios modos de uso e, ademais, impacta sobre essa cultura e no cotidiano das pessoas e dos espaos sociais. Nas mos dos jovens, dos usurios, como foi apresentado aqui, o aparelho celular tambm pode atuar sobre a didtica, a pedagogia, e por outro lado sobre a esttica dos produtos audiovisuais. Aqui se quis mostrar as possibilidades do uso do aparelho celular e da telefonia mvel para produo de vdeo com contedos pedaggicos. No curso do PD o aparelho celular fez outros usos, que no apenas o de filmar e editar vdeos. Em acordo com o quadro sinptico Modos de uso do celular e com as propostas do professor Jos Carlos Antonio, o aparelho celular e a telefonia mvel foram utilizados para pesquisa de contedo de textos e imagens; registro de entrevistas e cenas do cotidiano; enviar mensagens ou telefonemas para equipe de produo; fotografia; recebimento, envio e compartilhamento de arquivos por USB ou bluetooth, dentre outros recursos.Estas consideraes elencadas podem estruturar futuras pesquisas em tecnologias na educao.

REFERNCIAS ADORNO, Theodor. Indstria cultural e sociedade. So Paulo: Paz e Terra. 2004. ANTONIO, Jos C. Uso pedaggico do telefone mvel (Celular). Disponvel em: <http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movelcelular/>. Acesso em: 20/12/2012. BACHELAR, Gaston. A potica espao. So Paulo: Martins Fontes. 2000.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

117

LIGA ESSE CELULAR! PESQUISA E PRODUO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

GARCIA, Maria C.; MONFERRER, Jordi. Propuesta de anlisis terico sobre el uso del telefono mvil em adolescentes. Comunicar, Vol. XVII, n 33. Espaa, Grupo Comunicar. 2009. KITTLER, Friedrich. A histria dos meios de comunicao. In: LEO, Lucia. O chip e o caleidoscpio: reflexes sobre as novas mdias. So Paulo: Ed. SENAC, 2005. PEDROSA, Leyberson L.C. Nas mos dos jovens: modalidades de uso do celular para produo de vdeos no contexto de uma escola pblica. Dissertao (Mestrado) Departamento de Comunicao. Universidade de Braslia. 2012. SILVA, Sandra R. Eu no vivo sem celular: sociabilidade, consumo, corporalidade e novas prticas nas culturas urbanas. Revista Intertexto [on-line]. Edio v. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponvel em: http://seer.ufrgs.br/intexto/issue/view/304 ISSN 1807-858. Acesso em 10 de nov de 2012. VIANA, Claudemir E.; BERTOCCHI, Snia. Pelo celular...l na escola: mobilidade e convergncias nos projetos pedaggicos. In: Http://www.educarede.org.br

PRODUTOS AUDIOVISUAIS DA I MOSTRA DE VDEO AVI O que gentileza urbana? Em http://www.youtube.com/watch?v=eSHGIDykO3E Gentileza urbana ... Em http://www.youtube.com/watch?v=IS_akiVsGpQ O Oposto Em http://www.youtube.com/watch?v=UCK8XnlwsEk A carteira Em http://www.youtube.com/watch?v=q8fVLzSakeQ Vandalismo no comea na escola! Em http://www.youtube.com/watch?v=cUH2Thew7MY A faixa Emhttp://youtu.be/Vw8s1aOl6C4

Recebido: 06/06/2012 Aprovado: 29/10/2012

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 12 | jul-dez de 2012.

You might also like