You are on page 1of 8

La letra t en forma de hoz A letra t em forma de foice

A letra t em forma de foice Prlogo Em termos sociais a escrita precisa ser encarada com um ente dinmico que muda ao longo do tempo. Atualmente estas transformaes ocorrem em ritmo intenso. Crpieux-Jamin em seu legado diz que os graflogos teriam que revisar os estudos das espcies a cada 30 anos. Isto foi executado pela Sociedade Francesa h alguns anos. Na mesma poca tambm realizei o mesmo tipo de pesquisa para o lanamento da segunda edio do livro Grafologia Expressiva. O presente artigo visa alertar os graflogos sobre a importncia da pesquisa dos novos traos que esto surgindo na escrita do povo brasileiro. Alguns no trazem novidades em si, mas as descobertas e pesquisas a respeito dos mesmos, sim. Interessante que alguns graflogos achavam que a grafologia era totalmente esttica e que os traos seriam os mesmos desde sempre. Claro que no. Tenho encontrado enorme diversidade de traos, alm de diversas variaes dos j existentes. Sem entrar em grandes consideraes, so produtos da evoluo cultural e do momento que o pas vive. Como avaliar um novo sinal Segundo Gille-Maisani, discpulo direto de Andr Lecerf, este por sua vez herdeiro intelectual de Crpieux-Jamin, a obra do grande mestre estruturada em uma ideia central: No h signos particulares independentes, mas apenas signos gerais que aparecem de forma variada. Gille diz que isto implica no fim da grafologia dos pequenos signos. Assim os pequenos signos associados a determinadas letras, alm de serem interpretados de acordo com a frequncia, so manifestaes de ESPCIES, das quais so formas e modos. Para os que desejam informaes complementares sobre o tema: A Psicologia da Escrita, Jean-Charles Gille-Maisani, Ed. Pensamento. A letra T em forma de foice. Consideraes. H alguns anos coleciono este tipo de escrita. Tenho mais de 112 exemplos com os referidos traos. As observaes precisam ser reformuladas, tendo em vista que a

coleta no foi realizada de forma cientfica. Mais de noventa dos exemplos coletados so oriundos de processos seletivos. Chamei o trao de T em forma de foice ou foice. No deve ser confundido com o T em gaivota, estudados por Maurcio Xandr (Grafologia Superior. ED. Herder. Barcelona); Paul Carton (Dictionnaire de Graphologie, Libraire Le Franois, Paris, 1933 pg. 81), Cobbaert e Serpa Loevy entre outros. Interessante notar que o brilhante Pedro G. D'Alfonso no cita esta forma em seu livro La personalid humana em los Smbolos Grficos. Grafologa Simblica. Algumas observaes: - No so raros, mas difceis de serem encontrados. - A frequncia maior em homens do que em mulheres (85% x 15%) - Em uma amostra aleatria de 300 psiclogas no encontrei um s trao deste tipo. - O trao encontrado em pessoas com mais de 30 anos. (85%) - As escritas em geral comportam certa ilegibilidade.

Letra t em forma de foice. Gancho inicial. Inclinada esquerda. Desligada das demais letras. Interpretao A primeira caracterstica a ser notada que o trao desligado das demais letras. Executado em um s impulso, pode estar inserido dentro das espcies desligada e agrupada. Desligada Tendncia descoberta e inveno. Liberdade de esprito. Introverso e reflexo. Originalidade. Boa organizao de ideias sem necessidade do concreto. Originalidade. Riqueza de ideias, iniciativa, independncia de juzos, "intuio", "inveno", "precursor", engenhosidade, agudeza, prontido. (Klages) Em alguns casos faz parte dos lapsus de ligao.

Lapsus de ligao Termo criado por Augusto Vels, mas tambm reivindicado por outros graflogos europeus, para definir exageros entre a interrupo de um trao final e o incio de outro, os espaos deixados entre eles so bastante anormais. Emotividade contida. Deteno reflexiva. Prudncia. Necessidade de variar seus planos ou projetos (desejos de aperfeioamento). Frequentes abstraes. Capacidade produzir insights. Comportamento torpe e inseguro. Movimentos i nconscientes inibitrios. Inadaptao. Outra caracterstica importante, no acompanha a escrita CALIGRFICA, pois o modelo de t ensinado nas escolas realizado em dois impulsos distintos: trao vertical e barra. No trao t executado em forma de foice a trao vertical e a barra so feito em somente um movimento. Pode ou no existir ngulos durante a execuo dos traos. Os ngulos podem ocorrer: - Na base tenso, represso na zona mdia. - Na transio para a barra zona superior. - No final de barra arraigado s prprias ideias. Sair de cena de forma tensa. Barra do T em forma de foice com trs ngulos. Intransigncia do incio ao fim. Falta de tato. Agressividade. A maioria dos traos da letra t em foice nasce na zona mdia (trao de ataque) e termina na zona superior.

Trao em foice vertical com ponta acerada. Simplificado/seco. Desligado. Direo apontada para zona mdia de outras letras ou palavras ("tiro longo" - ser descrito em outro artigo). Espcie FORMA O trao considerado simplificado ou at mesmo seco, muito embora a escrita em geral possa no estar no mesmo contexto e ser at mesmo confusa, complicada, ornada ou extravagante.

Simplificada - As letras e estruturas so reduzidas ao mnimo necessrio. Concentrao de esforos. Pragmatismo no uso de suas foras para responder aos estmulos. Habilidade em expor e revelar somente o essencial das coisas. Preciso, conciso, e seriedade. Sentido de ordem e bom gosto esttico. Gosta de concentrar sua energia no mundo interno das ideias e pensamentos. Reduo da vida ao essencial. Falta de ateno. Espcie Rspida - Em escritas angulosas e com finais voltados para o nordeste analisada dentro do contexto da ESPCIE Rspida: Gille-Maisani diz que esta espcie se relaciona com a seca, porm tem elementos extras nos lanamentos em ponta. angulosa, seca, brusca e tem lanamentos bruscos, muitas vezes projetados para o nordeste e com a ausncia de curva. A interpretao a escrita Rspida (Psicologia da escrita) indica um carter desagradvel, inclinado a discusses, que procura defeitos, com tendncia a contradizer e agredir. Sintomas de frustraes, desajustamentos e inadequao. Amargura e ressentimentos. Espcie seca - Os movimentos so sbrios, estreitos, no tem relevo, rgido, suas dimenses so variveis, ligeiros e angulosos. Os traos so reduzidos ao estritamente necessrio. Esta terminologia no deve ser confundida com a presso Seca. Capacidade terica. Tristeza, gosto por profisses solitrias. Academicismo. Capacidade crtica. O essencial como finalidade. Utilitarismo exagerado e capacidade de sntese (Klages). Carter spero e geralmente incompreendido. Falta de imaginao, frieza e reserva. Inflexibilidade. Presso A maioria dos exemplos se insere dentro da ESPCIE Acerada. A acerada, tambm chamada de ponta de agulha aquela em que a variao de presso ou descarga ocorre nos traos finais das letras. Foi descrita pela primeira vez por Jamin em 1985 (Trait Pratique, pg. 128) que a considerava como pertencente ao gnero velocidade, sendo uma variedade de escrita disparada. No uma espcie qualitativa, j que no se pode registrar sempre. O livro Grafologia Expressiva. Ed. gora, estudo de maneira profunda as espcies e gneros. Trata-se de um smbolo que reflete a falta de domnio de si prprio, a pessoa no consegue conter suas energias. Senso crtico extremamente desenvolvido. Habilidade para insinuar-se sem ser notado. Perspiccia nos debates. Gosto por contradizer aos demais pelo simples prazer, de fazer ofensas e insinuar sem objetivos concretos.

Reivindicaes exageradas ou fora de propsitos. nsia de dominar, clera e irritabilidade. Direo do trao final. O trao bastante ascendente pode ser considerado (em alguns casos) como escrita rspida. Todavia a direo pode ser retilnea ou descendente. A interpretao deve levar em conta a transio do trao vertical para a forma de barra. Caso seja em ngulo, tenso, represso, agressividade no impulso. A curva sempre vai amenizar o contexto, a vontade se faz presente de modo ameno. O tamanho sempre de grande importncia A grande relevncia que no encontrei traos nas barras do tt que fossem maiores (1,5x) do que as hastes verticais. A interpretao inicial que existe um equilbrio entre a subida da haste (at onde pode levar meus objetivos) com a vontade (energia) colada para tal. Em outras palavras, realismo entre as verdadeiras possibilidades e o potencial. A orientao em diagonal (direo nordeste) indica pronta argumentao, exteriorizada com energia e determinao. Aliada a escrita acerada, capacidade e vontade de criar polmicas, sejam elas consistentes ou no. Rebeldia, tnus, vontade. Inclinao das palavras Normalmente a tendncia do trao ser ligeiramente inclinado para esquerda. Existe um franco conflito com o impulso para direita no trao final (barra). O trao vertical parece funcionar com a catapulta que vai impulsionar a barra. Com toda anlise, o contexto precisa ser levado em conta. Nas escritas para existir tendncia para a variao de inclinao nos mais diversos graus. O escritor precisa de uma forma ou de outra sintonizar o ambiente em que vive. Desconfiana instintiva. (ver escrita sinuosa de Moretti e outros tipos de inclinao ou a ESPCIE Oscilante de Jamin). Variao de nimo e atitudes. Facilidade em adaptar-se a qualquer situao com arte e diplomacia. Capacidade de compreenso de terceiros e do mundo. Adaptao e possibilidade de sintonizar as prprias necessidades com as dos demais. Assinala inteligncia superior a mdia. Talento psicolgico, penetrao intelectual, compreenso do nimo e dos sentimentos dos demais. Penetra na verdade dos problemas, avalia todos os aspectos diferentes das questes, principalmente os mais profundos, valoriza os dados e a situao no s pelo seu reflexo mais imediato, mas tambm com as implicaes que eles tero aos demais. (Torbidoni)

O brilhante livro (recomendo como leitura obrigatria) do Prof. Jaime Tutusaus Lvez, Manual de Grafologia Interpretativa , relata na pg. 195 a direo dos traos verticais: retos, cncavos (ou convexos). Algumas observaes do livro citado (que so bem mais amplas do que o aqui citado) Cnvexos esquerda ) Vontade rebelde por hostilidade edipiana Atitude de rechao injustificada Dilogo difcil, no aceita ideias alheias Defesa rgida no modo de pensar Retido Cimes Procura de causas (Klages) Docilidade para acolher causas alheias (Desenclos) Tolerncia Desejo de ajudar Cncavos direita ( Procura de causas (Klages) Docilidade para acolher causas alheias (Desenclos) Tolerncia Desejo de ajudar Hastes cncavas direita (Torbidoni). Indica perdo tanto no juzo como na ao. Normalmente a pessoa com esse tipo de escrita rende-se a qualquer tipo de presso e fcil de ser conduzida e influenciada. Em geral, atua de acordo com as circunstncias para evitar os conflitos e transitar facilmente na sociedade. Hastes cncavas esquerda Tendncia a contradizer, divergir e desconfiar, mesmo sem motivos. Dificuldades para trabalhar em equipe, acolher e compartilhar ideias. Est sempre voltado para si e teme perder alguma coisa ao aceitar os demais; medo de trocar carinhos e afetividade com as pessoas, at mesmo com o parceiro. Sendo assim, muitos de seus relacionamentos acabam no porque deixa de amar e sim porque evita o amor. Assim como o caso

anterior, sinal de conflitos internos, que podem ter causas mais profundas. Podem indicar contradio e desconfiana exasperantes. Criatividade certo que o trao individualiza o escrito de maneira capital. Chamo isto de traos reflexos. Embora ocorra na letra reflexa t, os traos reflexos em minha opinio vo mais alm da letra (pois nem sempre so letras). preciso ter habilidade e dom grfico para escrever a barra do t desta maneira. Como est desligada entre duas outras letras, indica algo grau de independncia. Especialmente no que tange ao uso de sua vontade. Em outras palavras: o escritor tem alto nvel de individualidade, no s na forma como se sente, mas tambm na maneira como se coloca no mundo - entre o eu e o tu.

Trao vertical com arpo no primeiro e quarto t. Arpo sobreposto no terceiro t, final ascendente. Em todos os casos visvel a interrupo da onda grfica. Concluso A intepretao deste trao facilita muito a vida do graflogo. Ainda estou realizando mais pesquisas para avaliar se este trao pode ser includo na teoria do Teoria dos Traos Catalisadores. O trao necessita ser analisado no contexto, mas este trao carrega em si um perfume de agressividade e tenso. Individualidade, maturidade mal resolvida, angstia. No encontrei o nome que dei de barra do t em foice em vasta literatura, o que no dizer que no existe. Antes de se arvorar como criador de nomes ou teorias, se faz necessrio saber se algum no o fez antes. Como sempre gosto de receber os mais diversos tipos de escrita para ampliar os arquivos que possui. Aqueles que desejarem, por favor, envie as escritas com a barra do t em foice (300 dpi), as mesmas sero colocadas no artigo com a devida citao.

You might also like