You are on page 1of 2

AREA DE FORMAO: linguagem oral e escrita. CONTEDO Histria da escrita OBJETIVO ERA!

: Observar a funo da escrita (convencional ou no convencional), em diferentes contextos, avanando gradativamente em suas hipteses de leitura e escrita, de acordo com as prprias possibilidades. OBJETIVO" E"#EC$FICO": Diferenciar textos escritos de outras formas de representao; erceber !ue o desenho foi a primeira forma de escrita e de representao simblica; "tili#ar o desenho para registrar suas id$ias; %a#er tentativas de escrita.

% MOBI!I&AO #ARA O CONHECIMENTO


Iniciar a aula organi#ando os crach&s sobre a mesa (anexo ') e um os aluno de cada ve# deve ir at$ a mesma e achar o seu crach&. (ps, !uestion&)los sobre o !ue foi usado para escrever os nomes no crach& e se os alunos conhecem a histria da escrita (anexo*). +niciar a leitura da ,histria da escrita-, apresentando os desenhos conforme relato Da histria. %a#er com !ue as crianas participem da histria usando a imaginao a interpretao.

' CON"TR(O DO CONHECIMENTO


( partir da histria contada e dos desenhos apresentados ser& explorado a interpretao da histria atrav$s de desenhos e tentativas de escrita, onde cada aluno far& o seu prprio livro (confeccionados pelas professoras em formao com papel .raft e barbante para dar um aspecto antigo) contando os fatos !ue sero relatados pelas professoras em formao. ( construo e registro dos alunos no livro sero feitos com l&pis de cor as professoras em formao faro a leitura das orienta/es descritas no mesmo. )*+,-i.a: ( muito tempo atr&s as pessoas viviam em cavernas; /*+,-i.a: ara se comunicarem fa#iam desenhos no cho e assim contava o !ue pensavam e sentiam; 0*+,-i.a: mas o vento e a chuva chegavam e apagavam tudo;

%*+,-i.a: passaram ento a desenhar nas paredes das cavernas, mas !uando precisavam se mudar para encontrar alimentos, no havia com levar suas histrias gravadas nas paredes e tiveram a id$ia de desenhar na argila 0mida. /1 DIA DA AO DOCENTE: 1etomar oralmente elementos da histria da escrita a aula anterior, relembrando !ual foram as p&ginas do livro da escrita !ue eles fi#eram, para assim dar continuidade na confeco do mesmo. '*+,-i.a: com o passar do tempo, perceberam !ue era necess&rio criar s2mbolos !ue todos entendessem. 3sses s2mbolos foram mudando at$ !ue se transformaram nas letras do nosso alfabeto. ara dar continuidade a faremos um bingo, !ue acontecer& do seguinte modo4 3ntregaremos uma cartela de bingo para cada criana, sortidas, com as letras do alfabeto. 3m seguida, iniciaremos o 5ogo tirando de uma caixa fichas !ue possuem uma letra do alfabeto. (o tirarmos esta ficha, mostraremos 6s crianas e ela verificar& se tem na cartela (se sim, marca um ponto). 7onforme for acertando as letras ou vogais, ganhar& !uem primeiro preencher a cartela

E!ABORAO E E2#RE""O DA "INTE"E DO CONHECIMENTO


8er& reali#ada por meio de perguntas, para !ue as crianas possam mostrar oralmente o !ue aprenderam, como por exemplo4 ) 9uem sabe como era reali#ada a escrita antigamente: ) 7omo as pessoas escrevem ho5e: ) ;oc<s acham melhor escrever como escrevemos ho5e (com l&pis ou caneta) ou nas paredes ou na argila: 7om relao aos 5ogos, faremos a nossa avaliao observando se houve interesse das crianas (ateno) nos momentos em !ue mostraremos a letra retirada da caixa e sua correta verificao na cartela.

You might also like