You are on page 1of 77

NOO JURDICA DE FAMLIA

1.

Noo jurdica de Fa !ia

A famlia em sentido jurdico, constituda pelas pessoas que se encontram ligadas pelo casamento, pelo parentesco, pela afinidade e pela adopo (art. 1576 !!". A famlia uma comunidade particularmente propcia # reali$ao pessoal de certas pessoas (os c%njuges, os parentes, os afins&", mas no uma entidade diferente destes e muito menos superior ou so'erana.

".

A# re!a$e# Fa i!iare# A re!ao a%ri o&ia!

A relao matrimonial a que se esta'elece entre os c%njuges consequ(ncia do casamento. ) art. 1577 !! define casamento como um contrato entre duas pessoas de se*o diferente que pretendem constituir famlia. U&io de 'ac%o A unio de facto no casamento+ mas assume algumas das suas caractersticas. , uma relao entre um -omem e uma mul-er. .e outro modo, no pode pretender ser semel-ante ao casamento e o'ter algum do estatuto deste. , necess/rio que seja uma relao prolongada e est/0el. 1 que -aja uma comun-o de 0ida tradu$ida, ao menos, por uma coa'itao &o%(ria. !omo elementos su'jecti0os, a 0ontade dos concu'inos. 2o sentido de que, enquanto o casamento assenta numa 0ontade inicial, num contrato, o concu'inato s3 e*iste enquanto se manti0er o consenso dos concu'inos. A unio de facto no , em .ireito portugu(s, relao familiar. 2o regulada de modo semel-ante ao casamento, em'ora produ$a alguns efeitos de .ireito. 2em considerada um outro 0nculo jurdico familiar. 4rodu$, contudo, alguns efeitos jurdicos. Assim, os arts. 556 e 7156 !! limitam as li'eralidades entre os concu'inos+ o art. 1871 91:c, esta'elece uma presuno de paternidade em relao ao concu'ino+ o art. 7;7; concede a

qualquer dos concu'inos, por morte do outro, um direito a alimentos so're a -erana do falecido. 4or aplicao anal3gica do art. 1651 :', a d0ida contrada por um dos concu'inos para fa$er face aos encargos do casal, tam'm responsa'ili$a o outro+ tanto nas rela<es internas como nas rela<es com terceiros, por no ser e*ig0el a estes o con-ecimento da ine*ist(ncia de casamento por detr/s da sua apar(ncia. 1ntre o casamento e a unio de facto -/ e*tremas marcadas que impedem que se fale de analogia jurdica. 1nquanto o casamento um contrato, determinante, por si mesmo, de efeitos jurdicos que se imp<e, aos c%njuges+ a unio de facto um estado, cujo conte=do e durao est/ dependente da 0ontade dos concu'inos > de cada um deles. )s =nicos efeitos jurdicos a retirar da unio de facto sero a tutela da cola'orao econ3mica entre os concu'inos e a proteco dos fil-os nascidos dessa unio, imputando:os a am'os os concu'inos. )u seja? retirar:se:o os efeitos jurdicos @naturaisA, dessa relao @naturalA.

).

*are&%e#co.

) parentesco uma relao de sangue? so parentes as pessoas que descendem umas das outras (parentesco em lin-a recta ou directa", ou descendem de progenitor comum (parentesco em lin-a trans0ersal ou colateral". A lin-a recta de parentesco pode ser ascendente (de fil-os para pais, por e*emplo" ou descendente (de fil-os para netos, por e*emplo"+ tanto a lin-a recta como a trans0ersal podem ser materna ou paterna. 2este Bm'ito, -/ que distinguir tam'm os irmos germanos (parentes nas lin-as paterna e materna", dos consanguneos (parentes s3 na lin-a recta" e dos uterinos (parentes s3 na lin-a materna". ) c/lculo dos graus de parentesco feito nos termos do art. 1581 !!? a lin-a recta, -/ tantos graus quantas as pessoas que formam a lin-a de parentesco, e*cludo o progenitor+ na lin-a colateral, os graus contam:se do mesmo modo, ascendendo por um dos ramos e descendendo por outro, sem contar o progenitor comum. )s efeitos do parentesco produ$em:se, em qualquer grau, em lin-a recta, em'ora quase no ultrapassem o se*to grau na colateral (art. 1587 !!". A afinidade o 0nculo que liga um dos c%njuges aos parentes (que no aos afins" do outro c%njuge (art. 158C !!". A fonte da afinidade , assim, o casamento. 2o cessando, porm, com a dissoluo deste (art. 1585 !!". A afinidade conta:se em por lin-as e graus, em termos id(nticos aos do parentesco.

)s efeitos da afinidade no passam, normalmente, na lin-a colateral, do segundo grau. Assim, no -a0endo direitos sucess3rios entre os afins, a o'rigao de alimentos est/ limitada, em certos termos, ao padrasto ou madrasta (art. 7;;5 91:f". 4or fora dos arts. 1581 91 e 1557 91, a o'rigao de e*ercer a tutela ou fa$er parte do consel-o de famlia pode recair so're os afins. A afinidade em lin-a recta impedimento dirimente # cele'rao do casamento (art. 16;7 :c !!", etc.

+.

A ado,o

A adopo (art. 1586 !!" o 0nculo que, # semel-ana da filiao natural mas independentemente dos laos de sangue, se esta'elece legalmente entre duas pessoas. A adopo um 0nculo de parentesco legal, moldado nos termos jurdicos da filiao natural, em'ora com esta no se possa confundir, nem -aja qualquer fico legal a fa$(:lo. Do admitidas duas modalidades de adopo? a plena e a restrita (art. 1577 91 !!". A adopo restrita pode con0erter:se, a todo o tempo e a requerimento do adoptante, em adopo plena, mediante a 0erificao de um certo n=mero de condi<es (n. 7". A adopo plena, tal como a restrita, constitui:se mediante sentena judicial (art. 1576 91 !!". 4ara que a adopo seja decretada, necess/rio preenc-erem:se os requisitos do art. 157C !!? apresentar reais 0antagens para o adoptando+ fundar:se em moti0os legtimos+ no en0ol0er sacrifcio injusto para os outros fil-os do adoptante+ e ser ra$o/0el supor que entre o adoptante e o adoptando se esta'elea um 0nculo semel-ante ao da filiao+ e o adoptando ter estado ao cuidado do adoptante durante pra$o suficiente para se poder a0aliar da con0eni(ncia da constituio do 0nculo. A adopo plena pode ser feita por duas pessoas casadas -/ mais de quatro anos e no separadas judicialmente de pessoas e 'ens ou de facto, se am'as ti0erem mais de 75 anos+ tam'm pode adoptar, a ttulo singular, plenamente quem ti0er mais de 6; anos ou, se o adoptando for fil-o do c%njuge do adoptante, mais de 75. D3 pode adoptar plenamente quem no ti0e mais de 5; anos # data em que o menor l-e ti0er sido confiado, sal0o se adoptando for fil-o do c%njuge do adoptante (art. 1575 !!". A capacidade do adoptante, para alm das regras indicadas, est/ su'metidas aos princpios gerais do !3digo !i0il (art. 755 !!". 4odem ser adoptados plenamente os menores fil-os do c%njuge do adoptante e aqueles que ten-am sido confiados, judicial ou administrati0amente, ao adoptante. ) adoptado de0e ter menos de 15 anos de idade # data da petio judicial de adopo+ poder/, no entanto, ser adoptado quem, a essa data, ten-a menos de 18 anos e no se encontre emancipado, quando, desde idade no superior

a 15 anos, ten-a sido confiado aos adoptantes ou a um deles ou quando for fil-o do c%njuge do adoptante (art. 158; !!". 1m'ora se constitua por sentena judicial, a adopo pressup<e o consentimento do adoptando de mais de 1C anos, do c%njuge do adoptante no separado judicialmente de pessoas e 'ens, dos pais do adoptando, ainda que menores e mesmo que no e*eram o poder paternal, desde que no ten-a -a0ido confiana judicial (art. 1581 91 !!". 1*istem algumas derroga<es a esta norma contidas no art. 1581 97 a C !!. 2os termos do art. 1586 91, pela adopo plena o adoptado adquire a situao de fil-o do adoptante e integra:se com os seus descendentes na famlia deste, e*tinguindo:se as rela<es familiares entre o adoptado e os seus descendentes e colaterais naturais. A adopo plena irre0og/0el, mesmo por acordo entre o adoptante e o adoptado (art. 1585 !!", em'ora a sentena que ten-a decretado a aco possa ser re0ista nas -ip3teses pre0istas no art. 155; 91 !!. E adopo restrita, pre0ista nos arts. 1557 e segs. !!, so aplicadas, em princpio, as normas constantes dos artigos que regulam a adopo plena. F/ contudo, algumas altera<es. Gma delas a de que qualquer pessoa pode adoptar restritamente, desde que ten-a mais de 75 anos e no mais de 5; anos. A outra a de que a adopo restrita tem efeitos limitados, descritos na lei? o adoptado restritamente no adquire a situao de fil-o do adoptante, nem se integra com os seus descendentes na famlia deste. Hantm, em relao # sua famlia natural, todos os direitos e de0eres (art. 155C !!". 2o perde os seus apelidos de origem, como no caso da adopo plena. 4ode ser esta'elecida a filiao natural do adoptado, em'ora estes efeitos no prejudiquem os efeitos da adopo (art. 7;;1 !!". F/ aqui, pois, uma ligao do adoptado, no s3 # sua famlia de origem, como tam'm # sua no0a famlia adopti0a. Iuanto aos efeitos sucess3rios da adopo restrita (art. 1555 !!", o adoptado no -erdeiro legitim/rio do adoptante, nem este daquele. Has o adoptado , por direito de representao, os seus descendentes so c-amados # sucesso, como -erdeiros legtimos do adoptante, na falta de c%njuge, descendentes ou ascendentes. ) adoptante c-amado # sucesso como -erdeiro legtimo do adoptado ou seus descendentes, ascendentes, irmos e so'rin-os do falecido. ) poder paternal em relao a adoptado passa para o adoptante (art. 1557 !!", em'ora -aja aqui algumas altera<es quanto ao e*erccio normal do poder paternal. ) 0nculo de adopo restrita gera um impedimento matrimonial (art. 16;C : e, 16;7 !!", em'ora seja simplesmente impediente e dispens/0el (art. 16;5 91:c !!". O DIREI-O DA FAMLIA E DA. .UCE../E.

0.

O Direi%o da Fa !ia e a# #ua# di1i#$e#. O Direi%o &o ci1i! da 'a !ia

) .ireito da Jamlia compreende duas di0is<es fundamentais? o .ireito matrimonial, referente ao casamento como acto (como contrato" e como estado, compreendendo as rela<es pessoais e patrimoniais dos c%njuges+ e o .ireito da filiao. Kam'm este incluindo uma face patrimonial e outra pessoal. Alm do .ireito !i0il da famlia, e*iste tam'm um .ireito no ci0il da famlia+ o .ireito constitucional, o .ireito financeiro, o .ireito tri'ut/rio, o .ireito da segurana social, etc., cont(m normas, em quantidade crescente, que se referem # famlia. A importBncia do .ireito no ci0il da famlia crescente, tendo 0indo a acentuar:se muito nos =ltimos anos. 1ste crescimento deri0a da transfer(ncia mais acentuada nos =ltimos decnios, de numerosas fun<es da famlia para a sociedade e para o 1stado. ) Direi%o da# .uce##$e#2 regula o fen3meno sucess3rio, um processo mais ou menos longo integrado por um conjunto de actos, atra0s do qual os 'ens so transferidos do anterior titular para os seus sucessores. A FAMLIA E O CA.AMEN-O COMO IN.-I-UI/E. DE IN-ERE..E *34LICO5 O DIREI-O *34LICO DA FAMLIA

6.

A 'a !ia e a orde

A famlia considerada no tempo organi$a um circuito de transmisso dos 'ens opostos ao car/cter unifuncional da troca. Has tam'm constitui uma estrutura de deteno e fruio, consumo e assist(ncia, em termos de o 0oto de !ar'onnier de no ser # escala do -omem, mas da famlia, que se construa a propriedade, ainda -oje real consagrao, em'ora seguramente inferior # de pocas passadas. A famlia fundada no casamento , em 4ortugal um espel-o no qual a sociedade e cada um se recon-ecem. 2o de estran-ar, pois, que em todos os tempos ten-a -a0ido a preocupao de regular juridicamente a famlia, pelo menos naqueles aspectos de maior rele0Bncia social.

7.

O e&8uadra e&%o #(cio9,o!%ico da 'a !ia

4ortanto, na poca em que os clrigos imp<em # sociedade a sua @instituio matrimonialA, o casamento dei*a de ser um pro'lema do foro ntimo de cada um, um pro'lema interno da Lgreja, um pro'lema da moral colecti0a?

representado como o elemento central da sociedade, como uma instituio da ordem jurdica social. 1sta institucionali$ao (p='lica" da famlia contemporBnea de profundas altera<es sociais. 2a doutrina da Lgreja !at3lica encontra:se claramente, desde o 2o0a Kestamento, e passando pelos primeiros sculos, a definio do casamento como um 0nculo indissol=0el, monogBmico, -eterosse*ual e de car/cter sacramental. 2os scs. ML e MLL a Lgreja est/ em condi<es de rei0indicar para si a jurisdio so're o casamento e a famlia. Aplicando, deste modo, as suas normas so're a matria que se transformam em normas de .ireito do 1stado ou, pelo menos, aplicadas por este. Kodos os pro'lemas da famlia so considerados pro'lemas normati0os, assuntos de interesse p='lico e, como tal, regulados pelo .ireito. A DIMINUIO DO. *RO4LEMA. NORMA-I:O. DA FAMLIA5 O DIREI-O *RI:ADO DA FAMLIA

;.

A di i&uio do# ,ro<!e a# &or a%i1o# da 'a !ia

) poder p='lico institudo para a proteco, segurana e 'enefcio de todos, da associao entre este papel e o direito # felicidade, prosseguindo atra0s da li'erdade, resulta o predomnio do indi0duo > @quanto menos o -omem for o'rigado a fa$er uma coisa, se no o que a sua 0ontade deseja, ou o que a sua fora permite, mais a sua situao no 1stado fa0or/0elA. A ideia de que o casamento de0e ser uma unio 'aseada no amor romBntico, le0a logicamente # concluso de que, se o marido e a esposa desco'rem que no se amam, de0em ser autori$ados a dissol0er o casamento. 1sta pr/tica colide com o controlo do casamento por parte da Lgreja e do 1stado. Kransitou:se, nos fins da Ldade Hoderna, de uma ordem poltica e social transcendente para uma ordem imanente (@contratualA". 4or esta altura, e ao mesmo tempo que se pun-a em causa o fundamento tradicional da autoridade poltica, contestando os seus fundamentos di0inos e naturais, contratuali$ando: o, dessacrali$a0a:se correlati0amente a autoridade do marido so're a mul-er. 1, nesta medida, o campo do .ireito 4='lico restringe:se, para ser ocupado pelo .ireito pri0ado da famlia que, por sua 0e$, desaparece # medida que os pro'lemas normati0os sentidos escasseiam. A sociedade, organi$ada por .eus, @transforma:seA na sociedade gerada e organi$ada por contrato (@socialA". ) casamento > instituio tradicional, sustentado pela presso social e pelo .ireito, su'stitudo pelo casamento:contrato, entregue #s 0ontades dos c%njuges. !asamento considerado como a unio entre duas pessoas independentes que prosseguem com li'erdade a sua felicidade. E medida que a famlia perde o seu sentido social tradicional, centra:se so're a @funo de

intimidadeA? so're a cola'orao e aperfeioamento m=tuos dos c%njuges e educao dos fil-os. ) .ireito @4='licoA da famlia > constitucional ou ordin/rio > limita:se muitas 0e$es a impor o car/cter ci0il da famlia, a igualdade e a li'erdade das partes.

=.

O Direi%o ci1i! da 'a !ia5 a ,ri1acidade e o #ocia!

) casamento e a famlia ser0iro antes de mais os interesses indi0iduais, a prossecuo da felicidade de cada um, na medida em que cada um a quiser e se a quiser. ) papel social da famlia ter/ como pressuposto a prossecuo da felicidade, s3 sendo assegurado, e0entualmente, como produto desta prossecuo. A estrutura e o funcionamento da famlia de0em decorrer no respeito dos direitos indi0iduais, nomeadamente o direito # 0ida, # li'erdade, # segurana e # igualdade. ) @direito ao di03rcioA, ou seja # dissoluo do 0nculo conjugal quando um dos c%njuges quiser, comea a surgir nestas ordens jurdicas. ) @direitoA ao @a'ortoA, por parte de uma mul-er casada, retirado do controlo do marido, dependendo s3 da me a 0ida da criana.

A FAMLIA -RADICIONAL5 FAMLIA ALAR>ADA OU FAMLIA CONJU>AL

1?. A 'a !ia %radicio&a!5 'a !ia a!ar@ada ou 'a !ia co&ju@a!A ) modelo tradicional era preocupado so'retudo no campo, em contraste com os meios ur'anos que eram considerados particularmente noci0os # famlia. 2o foi a industriali$ao que determinou a e0oluo, ou, pelo menos no a determinou imediatamente. A reduo do n=mero de mem'ros da famlia s3 se 0erifica no sc. MM, coincidindo so'retudo com a diminuio da ta*a de natalidade. 4or outro lado, em certas $onas, a dimenso da famlia c-egou a aumentar no decurso da industriali$ao. A diferena no se de0e esta'elecer entre perodos pr e p3s:industrial, mas entre o campo e a cidade, no tendo -a0ido, nesta =ltima, e0oluo significati0a. !ertas condi<es demogr/ficas dificultaram, na poca pr:industrial, a coe*ist(ncia de tr(s gera<es da mesma famlia. Kais condi<es eram? a esperana de 0ida+ a diferena de idade entre a pessoa que transmitia e a que rece'ia a propriedade determinada pela idade ele0ada do casamento+ e os grandes inter0alos entre o nascimento dos fil-os so're0i0os.

11. Fu&$e# da 'a !ia Necon-ece:se o significado cada 0e$ menor da famlia como forma de reali$ao social? 0ai perdendo as suas fun<es tradicionais, que so transferidas para a sociedade ou para o 1stado. A famlia, ao mesmo tempo que perde a sua autonomia religiosa, se sacrali$a > mas integrada no conjunto mais 0asto da Lgreja, da qual uma simples clula su'ordinada. ) car/cter sacramental do casamento transforma0a:o numa instituio religiosa. Ao marido assistia o de0er cristmente com a mul-er, condu$indo:a # sal0ao. A am'os esposos, so'retudo ao marido at ao sc. MLM, competia a educao religiosa dos fil-os. A famlia transformara:se, assim, na clula '/sica da Lgreja. 1la pr3pria Lgreja em miniatura, com a sua -ierarquia, com o seu local afectado ao culto, a sua -ierarquia c-efiada pelo pai. Oeiculando, pela pr3pria nature$a das coisas, a doutrina da Lgreja+ su'metida, atra0s da autoridade do pai, # -ierarquia eclesi/stica. A partir de fins do sc. MOLLL, com a crescente desagregao da famlia como unidade de produo e consequentemente sada do pai da casa da famlia para se assalariar, as fun<es religiosas deslocaram:se para a me. A famlia, atra0s da destruio do car/cter religioso e sacramental, perde uma 'oa parte da funo de controlo social, na medida em que os seus mem'ros, desaparecida a justificao religiosa da dominao, fogem # autoridade do pai ou da me. A famlia e*erceu uma importante funo de defesa dos mem'ros contra agress<es 0indas do e*terior, e no castigo dessas agress<es, na poca em que o poder poltico era fraco. A funo assistencial da famlia tem diminudo, atendendo no s3 ao n=mero crescente de pessoas a que a famlia concede proteco, mas tam'm # diminuio das ocasi<es e da intensidade em que tal assist(ncia e*igida. 2o passado pr:industrial, famlia e tra'al-o eram indissoci/0eis. , certo que a famlia 0ir/ a perder no decurso dos tempos uma parte importante das suas fun<es econ3micas, # medida que se foi acentuando a di0iso social do tra'al-o. !ontudo, a perda mais significati0a reali$ou:se no decurso da re0oluo industrial, em que a famlia dei*ou de constituir a f3rmula '/sica da organi$ao produti0a, tendo perdido pouco a pouco a maioria das suas fun<es produti0as. E:OLUO BI.-CRICA DO DIREI-O DA FAMLIA

1". A i&1e&o do Direi%o Ma%ri o&ia! D#Ec. FII e FIIIG

4or @in0enoA do .ireito matrimonial quer:se significar a transformao em normas jurdicas estaduais, em .ireito aceite e aplicado pelo @1stadoA, das normas eclesi/sticas so're o casamento que 0iam neste um 0nculo indissol=0el, perptuo, monogBmico, -eterosse*ual e de car/cter sacramental. Do'retudo a afirmao @jurdico:estadualA da sua perpetuidade. @Ln0enoA que se enrai$ou na compet(ncia e*clusi0a da jurisdio eclesi/stica so're o matrim3nio 0erificada a partir do sc. ML. ) sc. MLLL o da ordem? poltica, social, profissional, religiosa. )rdem querida por .eus, e mantida pelo 4apa, detentor das @duas espadasA, do poder espiritual e temporal. ) sc. MLLL, os ide3logos compra$iam:se em descre0er a ordem? o inferior su'ordinado ao superior+ o @iuniorA sujeito ao @seniorA+ os ofcios agrupados em corpora<es+ tal como .eus:pai, a Oirgem Haria e !risto, tam'm o casal cristo e os fil-os, o casamento disciplinado as pai*<es, e organi$ando a procriao.

1). O %ra<a!Ho co ,!e e&%ar5 a ree!a<orao do# 'i&# do ca#a e&%o 2a poca em que os canonistas imp<em # sociedade a @suaA instituio matrimonial, -a0ia que a justificar socialmente. 4ouco a pouco a'andona:se a se0eridade dos padres da Lgreja para quem o casamento, inquinado pela concupisc(ncia, 0i$in-o pr3*imo do pecado. Atra0s da procriao, primeiro, do au*lio m=tuo dos c%njuges e do remdio da concupisc(ncia, depois o casamento aparece justificado, correspondendo #s necessidades permanentes da sociedade e dos pr3prios c%njuges. Has foi este um processo longo e tardio, tal0e$ s3 nos nossos dias completo. .es0alori$ando perante a @ordem do ministrioA, o sacramento do matrim3nio tem sempre, pr3*imas, as suas ra$es de simples @remdioA tolerado. Danto Agostin-o 0ia em tr(s @'ensA? @prolesA, @fidesA e @sacramentumA, a ra$o determinante da instituio do matrim3nio por !risto. @4rolesA significa a procriao e a educao dos fil-os+ @fidesA, a fidelidade que se de0em os c%njuges+ @sacramentumA, o 0nculo indissol=0el entre os c%njuges, que sim'oli$a a ligao entre !risto e a Lgreja. ) uso do casamento de0e estar sempre su'ordinado # gerao, sendo a procura do pra$er um pecado 0enial. , assim que o casamento um @remdio da enfermidadeA, permitindo o uso ordenado dos pra$eres da carne.

1+. O

a%ri (&io co o #acra e&%o

)s te3logos e canonistas sempre qualificaram o matrim3nio como sacramento.

!ontudo, at meados do sc. MLL, fundamentalmente at # o'ra de 4edro Pom'ardo, a incerte$a so're o conte=do da noo @sacramentumA, tomado este em sentido muito lato, torna0a pouco precisa a qualificao do matrim3nio como um sacramento. A partir do sc. MLL, com a preciso do conceito de sacramento, as incerte$as aca'aram. Danto Al'erto Hagno considera o matrim3nio perfeito pela simples troca dos consentimentos. Jigurando a unio de !risto com a sua Lgreja, atra0s da unio dos esposos, confere a graa. , pois, um sacramento. 4ontos de 0ista que so seguidos por D. Kom/s de Aquino.

A DE.IN.-I-UCIONALIIAO DA FAMLIA5 O DIREI-O *34LICO AO DIREI-O *RI:ADO

10. O 'raccio&a e&%o da 'a !ia5 o de#a,areci e&%o da au%oridade do ,ai9 cHe'e ) cosmos presidido por .eus+ o a'ade preside # 0ida do mosteiro 'eneditino+ e o marido:pai preside # 0ida da famlia. Dem a paternidade de .eus, do a'ade, do marido, a nature$a institucional (a nature$a, o mosteiro, a famlia" ser/ despro0ida de alma, redu$ida a uma mecBnica e*terna e fal0el. A depend(ncia filial do -omem perante .eus uma das dimens<es da sua li'erdade de -omem no0o. ) 'eneditino s3 o desde o momento em que assume esta depend(ncia filial perante o a'ade. .o mesmo modo, a mul-er e os fil-os dependem do marido:pai, ao qual de0em estar sujeitos. A associao familiar transformou:se em instituio di0ina. ) car/cter sacramental do casamento recondu$iu:a, estrutural e dinamicamente, a uma instituio religiosa. A famlia e a clula '/sica da Lgreja, ela pr3pria Lgreja em miniatura, com uma -ierarquia c-efiada pelo pai+ que de0ia 0eicular, pela pr3pria nature$a das coisas, a doutrina da Lgreja. Gma 0e$ lei escrita, uma autoridade pessoal& A famlia era, no s3 um utenslio de aco social da Lgreja, mas tam'm um instrumento no controlo do 1stado ou do poder real so're as popula<es. )s te*tos destes sculos descre0em:nos, seja qual for o pas, protestante ou cat3lico, famlias rigidamente organi$adas, com todos os seus mem'ros dependentes da autoridade so'erana e ilimitada do pai+ a famlia:instituio posta ao ser0io dos fins sociais. 2o se diga que o .ireito que regula0a esta famlia era .ireito !i0il, um .ireito 0isando regular as rela<es li0res entre iguais, ou um .ireito despro0ido de san<es.

) .ireito da Jamlia nesta poca era inspirado pela ordenao social, esta animada pelo despotismo, estruturado por normas imperati0as, fundadas na 0ontade do prncipe, sancionadas pela sua 0ontade. Kam'm na famlia, ao lado de regras ticas fundamentais, inspiradas do .ireito can3nico, ou consagradas directamente neste, a ordem era sustentada e mantida pela 0ontade do pai > fonte de .ireito > e garantida pelas san<es aplicadas, quantas 0e$es com se0eridade e*cessi0a, pelo c-efe. Hul-er e fil-os esta0am na depend(ncia do pai que l-es podia aplicar um largussimo n=mero de san<es, que iam desde a pri0ao de recursos materiais at #s mais se0eras puni<es fsica e morais.

16. A recu,erao da 'a !ia ,e!o Direi%o do E#%ado DDirei%o Ci1i!G Joi contra a famlia:instituio religiosa, e no desde logo contra a famlia: instituio social, que surgiram ataques por parte dos protestantes e regalistas, primeiro, e depois por parte dos mo0imentos laicos do sc. MOLLL e MLM. Atacaram precisamente o sinal da sua religiosidade, o controlo jurisdicional da Lgreja, e o sinal da sua sacramentalidade, a indissolu'ilidade do 0nculo matrimonial. ) perodo que 0ai at meados do sc. MLM, em'ora muito 0ari/0el de pas para pas, o da @questo do casamento ci0ilA. !onsidera0a:se que o casamento era matria laica, di$endo s3 respeito # sociedade e ao 1stado de0endo, portanto, ser regulado pela normas do .ireito estadual. ) casamento tin-a de ser o casamento ci0il. !omo consequ(ncia l3gica, passa0a:se a admitir o di03rcio. !ontudo, nesta primeira fase no se p%s em causa, pelo menos a n0el do .ireito, a estrutura -ier/rquica da famlia dominada pelo pai. A mul-er continua0a sujeita ao marido na generalidade dos c3digos ci0is e das legisla<es do sc. MLM, assim como os fil-os esta0am su'metidos ao poder paternal+ poder que se prolonga0a 'astante no tempo+ a maioridade era atingida s3 em idade relati0amente a0anada+ ca'ia ao pai a representao da famlia e a administrao dos seus 'ens+ e mesmo a participao na 0ida poltica, como =nico cidado com .ireito a ela, ou como representante de todo o agregado familiar. A famlia transforma:se num espao pri0ado, de e*erccio da li'erdade pr3pria de cada um dos seus mem'ros, na prossecuo da sua felicidade pessoal, li0remente entendida e o'tida. A ordem p='lica passa a ser 0ista como o resultado da interaco dos cidados, e no das famlias. 1, de qualquer maneira, a famlia dei*a de ser ou, mais precisamente, dei*a de poder ser utili$ada, como um instrumento dessa ordem. ) espao familiar um espao pri0ado.

) .ireito da Jamlia dei*a de ser um .ireito 4='lico, para ser .ireito !i0il, .ireito 4ri0ado, de cidados iguais, li0res de constrangimentos, e*ercendo a sua autonomia pessoal e patrimonial. Lsto, tanto nas rela<es entre os c%njuges, como nas rela<es entre estes e os fil-os. .esco're:se, nesta altura, que a lei da famlia realmente impotente para restaurar a -armonia. ) .ireito da Jamlia a lei das o'riga<es imperfeitas e das san<es imperfeitas. As suas (no0as" normas quadram:se mal com o 1stado como fonte de .ireito. .esaparecido o c-efe de famlia, cuja 0ontade era lei, a ordem p='lica e a lei do 1stado dificilmente entram no Bm'ito pri0ado em que se transformou a famlia. ) .ireito da Jamlia fal-a, so'retudo, na regulamentao das rela<es pessoais. ) 1stado no pode o'rigar uma mul-er a amar o seu marido, ou um fil-o a respeitar os seus pais. ) campo do .ireito da Jamlia de0ol0ido, so'retudo, # moral e aos costumes.

*RINC*IO. CON.-I-UCIONAI. DO DIREI-O DA FAMLIA

17. Direi%o J ce!e<rao do ca#a e&%o 1ste princpio est/ e*presso no art. 66 91, 7Q parte da !N4 (& em condi<es de plena igualdade". .e0e ser entendido nos termos do art. 16 91 da .eclarao Gni0ersal dos .ireitos do Fomem, que atri'ui aos nu'entes o direito de casar e de constituir famlia @sem restrio alguma de raa, nacionalidade ou religioA. 2o impede a norma constitucional que se esta'eleam impedimentos fundados em interesses p='licos fundamentais, como o fa$ a lei ordin/ria portuguesa, em matria de idade, por e*emplo.

1;. Direi%o de co&#%i%uir 'a !ia 1sta norma, consagrada no art. 66 91, 1Q parte (Kodos t(m o direito de constituir famlia&", tem sido o'jecto de algum de'ate quanto # sua interpretao. !onsiderada em si mesma, a afirmao do .ireito a constituir famlia significaria to s3, e j/ muito, que qualquer pessoa tem o .ireito de procriar. , este o sentido anglo:s/*onico de @constituir famliaA+ tam'm corrente em di0ersas $onas de 4ortugal, na linguagem popular. ) art. 17 da !on0eno 1uropeia dos .ireitos do Fomem e o art. 16 da .eclarao Gni0ersal dos .ireitos do Fomem, ao esta'elecerem o direito de casar e de constituir famlia, in0ertem os termos do art. 66 91 !N4.

1=. Co ,e%K&cia da !ei ci1i! ,ara re@u!ar o# re8ui#i%o# e o# e'ei%o# do ca#a e&%o e a #ua di##o!uo2 i&de,e&de&%e e&%e da 'or a de ce!e<rao A norma consagrada no art. 66 97 (a lei regula os requisitos e os efeitos do casamento e da sua dissoluo, por morte ou di03rcio, independentemente da forma de cele'rao" !N4 0isa, so'retudo, retirar ao .ireito can3nico a compet(ncia para regular as matrias a pre0istas. Lntegra:se nesta seco .ireitos de ser -umano, na medida em que o seu o'jecti0o de princpio assegurar a igualdade de todos os cidados perante a lei, implicando:l-es o mesmo estatuto, necessariamente o .ireito ci0il. Algumas d=0idas tem le0antado o art. 1675 !! (o con-ecimento das causas respeitantes # nulidade do casamento cat3lico e # dispensa do casamento rato e no consumado reser0ado aos tri'unais e #s reparti<es eclesi/sticas competentes" quanto # sua constitucionalidade, na medida em que reser0a para o .ireito can3nico os pro'lemas relati0os ao consentimento (di0erg(ncias entre a 0ontade e a declarao, 0cios de 0ontade etc.", que passam, portanto, a ser apreciados pelos Kri'unais eclesi/sticos. !ontudo, a doutrina tem:se inclinado maioritariamente no sentido da constitucionalidade do art. 1675 !!.

"?. Ad i##i<i!idade do di1(rcio ,ara 8uai#8uer ca#a e&%o# ) art. 66 97 !N4, ao esta'elecer que a lei regula os requisitos e os efeitos da dissoluo do casamento por di03rcio, independentemente da forma de cele'rao, tem um duplo sentido. ) primeiro o de garantir a igualdade de todos os cidados, independentemente da forma de cele'rao do casamento, quanto ao di03rcio. Deria inconstitucional uma norma que e*clusse o di03rcio para uma qualquer modalidade de casamento, inclusi0e o cat3lico, como sucedia at ao 4rotocolo Adicional de 1575 # !oncordata de 15C;. ) outro sentido o da admissi'ilidade do di03rcio para qualquer casamento. !onsagra:se aqui um 0erdadeiro direi%o ao di1(rcio dos c%njuges. ) art. 66 96 (os c%njuges t(m iguais direitos e de0eres quanto # capacidade ci0il e poltica e # manuteno e educao dos fil-os" !N4, consagra a igualdade de direitos e de0eres dos c%njuges quanto # sua capacidade ci0il e poltica e # manuteno e educao dos fil-os. Oem na esteira do princpio da igualdade esta'elecido no art. 16 !N4.

"1. A%ri<uio ao# ,ai# do ,oder9de1er de educao do# 'i!Ho# e i&#e,ara<i!idade do# 'i!Ho# do# #eu# ,ro@e&i%ore# A atri'uio dos pais do poder:de0er de educao dos fil-os 0em consagrado no art. 66 95 !N4 ()s pais t(m o direito e o de0er de educao e manuteno dos fil-os". Kam'm a 0em pre0ista a insepara'ilidade dos fil-os dos seus progenitores. Krata:se de dois princpios que tem de ser compreendidos em ntima cone*o, por se completarem um ao outro. .eles resulta que a educao dos fil-os > e por educao compreende:se a usa manuteno fsica, a sua educao espiritual, a transmisso dos con-ecimentos e tcnicas, a coa'itao com os pais > pertena dos pais. 1ste poder:de0er dos pais s3 l-es pode ser retirado por deciso judicial, sempre que se 0erifiquem as condi<es pre0istas no art. 1515 91 !! (a requerimento do Hinistrio 4='lico, de qualquer parente do menor ou de pessoa a cuja guarda ele esteja confiado, de facto ou de direito, pode o tri'unal decretar a ini'io do e*erccio do poder paternal quando qualquer dos pais infrinja culposamente os de0eres para com os fil-os, com gra0e preju$o destes, ou quando, por ine*peri(ncia, enfermidade, aus(ncia ou outras ra$<es, no se mostre em condi<es de cumprir aqueles de0eres". , .ireito das Ducess<es mais antigos @princpios constitucionaisA do .ireito da Jamlia que se de0e considerar .ireito 2atural.

"". No di#cri i&ao e&%re 'i!Ho# &a#cido# &o ca#a e&%o e 'ora do ca#a e&%o ) art. 66 9C !N4 (os fil-os nascidos fora do casamento no podem, por esse moti0o, ser o'jecto de qualquer discriminao e a lei ou as reparti<es oficiais no podem usar designa<es discriminat3rias relati0as # filiao", pro'e a discriminao em relao aos fil-os nascidos fora do casamento. 2a sua 0ertente formal, o princpio pro'e o uso de designa<es discriminat3rias, como as de @fil-o ilegtimoA, @naturalA, etc., ou quaisquer outras que no se limitem a mencionar o puro facto do nascimento fora do casamento dos progenitores. Do' o ponto de 0ista material, tam'm se no permite qualquer discriminao? no poder/ criar:se para os fil-os nascidos fora do casamento um estatuto de inferioridade em relao aos outros que no decorra de insuper/0eis moti0os deri0ados do pr3prio facto do nascimento fora do casamento. A norma constitucional le0ou, nomeadamente, # re0ogao das regras de direito ci0il que atri'uam mel-ores direitos sucess3rios aos fil-os @legtimosA em relao aos @ilegtimosA, ou que limita0am o recon-ecimento de certas categorias de fil-os @ilegtimosA.

"). Direi%o# do# ado,o

e <ro# da 'a !ia ,era&%e o E#%ado5 ,ro%eco da

1sta norma foi introdu$ida pela re0iso de 1587 que acrescentou ao art. 66 !N4 o actual n. 7 (A adopo regulada e protegida nos termos da lei, a qual de0e esta'elecer formas cleres para a respecti0a tramitao". Lmpedir/ altera<es da legislao ordin/ria que diminurem, sem in0ocar um interesse p='lico fundamental, os .ireitos dos adoptados, os de0eres dos adoptantes, ou restringiria demasiadamente, tam'm sem justificao 'astante, os requisitos da adopo. 4or maioria de ra$o, essa norma proi'ir/ o desaparecimento do instituto da adopo do .ireito !i0il portugu(s.

"+. *ro%eco da 'a !ia A norma do art. 67 !N4 compreende no s3 a famlia conjugal, como a natural e a adopti0a. A famlia @naturalA constituda pelos fil-os e pelo progenitor 'iol3gico. , uma famlia unilinear. 1sta norma est/ integrada, tal como os seguintes princpios, no !aptulo LL (@.ireitos e .e0eres DociaisA", Ktulo LLL (@.ireitos 1con3micos, Dociais e !ulturaisA" da 4arte L (@.ireitos e .e0eres JundamentaisA" da !onstituio. 2o tem pois a fora jurdica que o art. 18 , confere aos preceitos respeitantes aos .ireitos Pi'erdades e Rarantias (em sentido tradicional", no sendo de aplicao imediata. Kem um car/cter @program/ticoA, com tudo o que isto significa.

"0. *ro%eco da ,a%er&idade e da

a%er&idade

) art. 68 !N4 (os pais e as mes t(m direito # proteco da sociedade e do 1stado na reali$ao da sua insu'stitu0el aco em relao aos fil-os, nomeadamente quanto # sua educao, com garantia de reali$ao profissional e de participao na 0ida c0ica do pas", ao considerar a paternidade e a maternidade @0alores sociais eminentesA, concede aos pais e #s mes, sejam ou no unidos pelo matrim3nio, um direito # proteco da sociedade e do 1stado na reali$ao da sua aco em relao aos fil-os, nomeadamente quanto # educao destes, garantindo:l-es a reali$ao profissional e a participao na 0ida c0ica do pas. As mul-eres tra'al-adoras t(m .ireito a especial proteco durante a gra0ide$ e ap3s o parto, incluindo a dispensa de tra'al-o por perodo adequado, sem perda da retri'uio ou de quaisquer regalias. )s pais e mes desempen-am, no momento da gerao e da educao dos fil-os, uma tarefa do mais profundo interesse social. ) art. 68 !N4, garante:l-es por parte do 1stado uma particular proteco. Atri'uindo, desde

logo, #s mul-eres tra'al-adoras dispensa do tra'al-o pelo perodo adequado durante a gra0ide$ e ap3s o parto, sem perda de retri'uio ou de quaisquer regalias. 2a esteira destes princpios, o art. 65 !N4, atri'ui #s crianas um .ireito # proteco da sociedade e do 1stado, com 0ista ao seu desen0ol0imento integral. ) n. 7 () 1stado assegura especial proteco #s crianas 3rfs, a'andonadas ou por qualquer forma pri0adas de um am'iente familiar normal " concede:l-es uma especial proteco da sociedade e do 1stado contra todas as formas de opresso e contra o e*erccio a'usi0o da autoridade da famlia e demais institui<es. FON-E. DO DIREI-O DA FAMLIA

"6. A Lei5 a Co&#%i%uio da Re,L<!ica *or%u@ue#a A !onstituio, 'em como as constitui<es das generalidades dos pases que podem ser0ir de e*emplo, cont(m a'undante e, por 0e$es, minuciosa regulamentao pertinente ao .ireito da Jamlia. 1ste interesse do legislador constitucional resulta de di0ersas ra$<es. A primeira, estar/ nas fun<es do maior interesse p='lico, 0itais para a colecti0idade, que a famlia contnua a e*ercer. A'andonando o .ireito 4='lico da famlia, a fa0or do .ireito !i0il da famlia, de car/cter pri0ado e contratualistico, certos princpios fundamentais transitaram para .ireito !onstitucional que passou a ser o ref=gio das normas imperati0as em matria de criao e funcionamento das rela<es familiares. 4or outro lado, o legislador constitucional quis assegurar a formao de um no0o .ireito da Jamlia. 1nquanto que, tradicionalmente, a famlia era dominada por princpios de -ierarquia e tradio, -oje considerada um espao diferente particularmente apto a promo0er a reali$ao de certos aspectos da personalidade -umana+ mas em que os direitos da pessoa, nomeadamente o direito # igualdade, o direito # li'erdade, etc., de0em ser assegurados. .i0ersos princpios da !onstituio 0isam precisamente assegurar que, no seio da famlia, sejam respeitados e promo0idos os direitos da pessoa de cada um dos seus mem'ros. 2ote:se que na !onstituio no se encontram unicamente normas referentes ao .ireito !i0il da famlia. Kam'm esto presentes normas de maior significado no .ireito no ci0il da famlia, nomeadamente em matria de .ireito Jiscal.

"7. Co&1e&$e# i&%er&acio&ai#

.as con0en<es internacionais em matria de .ireito da Jamlia a mais significati0a a !oncordata entre o 1stado 4ortugu(s e a Danta D, a 7 de Haio de 15C;, confirmada e ratificada em 1 de Sun-o e pu'licada no .i/rio de Ro0erno de 1; de Sun-o do mesmo ano. 1sta concordata tem um 4rotocolo Adicional de 15 de Je0ereiro de 1575, que modificou a redaco do art. 7C . A !oncordata ainda -oje do maior significado no .ireito da Jamlia portugu(s, recon-ecendo:se por fora dela efeitos jurdicos, de .ireito !i0il, aos casamentos cele'rados so' a forma can3nica, e reser0ando:se aos Kri'unais e reparti<es eclesi/sticas compet(ncia e*clusi0a para apreciar da 0alidade destes casamentos. .i0ersas con0en<es em matria de .ireitos Fumanos cont(m normas que di$em respeito ao .ireito da Jamlia. Ji*ando, so'retudo o .ireito a contrair casamento e a constituir famlia, a igualdade dos c%njuges, a proteco dos fil-os nascidos fora do casamento, etc.

";. O C(di@o Ci1i! ) !3digo !i0il merece destaque por constituir a principal fonte de .ireito da Jamlia (.ireito !i0il". ) Pi0ro LO arts. 1576 a 7;7; !!, ocupa:se e*clusi0amente do .ireito da Jamlia. A redaco de 1566 foi alterada em alguns aspectos, nomeadamente na medida necess/ria para a p%r de acordo com a !onstituio de 1576, pela reforma de 1577 (.P C56977, de 75 de 2o0em'ro, apro0ado no uso da autori$ao legislati0a concedida a Ro0erno pela Assem'leia da Nep='lica > Pei 56977 de 76 de Sun-o". .as outras fontes do .ireito da Jamlia destaca:se o !3digo de Negisto ci0il, a )rgani$ao Kutelar de Henores, e o !3digo 4enal que contem uma seco consagrada aos crimes contra a famlia+ 'em como o !3digo de 4rocesso !i0il, onde numerosas disposi<es so de rele0ante interesse para o .ireito da Jamlia.

"=. O *a,e! do juiM e do dou%or 4arece certo que a inter0eno do Sui$ se de0e limitar aos momentos de crise. ) .ireito da Jamlia nos pases continentais, .ireito legislado, pre0( as situa<es de normalidade, e parte delas para as situa<es de anormalidade, imposs0eis de pre0er em toda a sua rica comple*idade. 4ortanto o Sui$ inter0m nas situa<es de anormalidade, no para repor a normalidade, mas sim para desfa$er os laos, resol0er as situa<es, dissol0er os 0nculos, amputar. Has aqui que a sua funo pode ser, tem de ser, de e*trema importBncia. 4erante a r/pida e0oluo social, que condu$ a uma multiplicao de situa<es impre0is0eis escassos anos atr/s, quando as leis foram ela'oradas, ter/ de ser o Sui$ a ir andando o @.ireitoA # rique$a das situa<es concretas.

)s conceitos indeterminados que integram as normas de .ireito da Jamlia, e a dificuldade em um agente do 1stado @penetrarA no seio da famlia, t(m le0ado #s maiores 0iol(ncias, aos mais gra0es ar'trios, #s mais gritantes desigualdades que a jurisprud(ncia de m=ltiplos 1stados reflecte. Fa0er/, aqui, nesta ordem de ideias, de su'sistir o tradicional @jui$ togadoA por @comiss<es de famliaA espel-ando mel-or, na sua composio, a mo0ente realidade social, e ar'itrando, no impondo. ) .outor tem, em .ireito da Jamlia, um papel fundamental. ) papel de actuali$ao das normas, no s3 as da @normalidadeA, como tam'm as de @criseA, reali$ado pelo .outor, atra0s de uma funo fundamentalmente prospecti0a, pre0endo a e0oluo, isolando os pro'lemas normati0os e criando as normas adequadas a esses pro'lemas, recol-endo, corrigindo e sistemati$ando, se poss0el, as decis<es da jurisprud(ncia.

CARAC-ERE. DO DIREI-O DA FAMLIA

)?. Direi%o Ci1i! ou Direi%o *L<!ico5 o &Lc!eo %radicio&a! e#1aMiado ) .ireito da Jamlia nasceu fora da @in0enoA romana do .ireito !i0il. ) @nossoA .ireito da Jamlia foi @in0entadoA nos scs. MLL e MLLL, enrai$ado nos 10angel-os, enquadrado pelo .ireito !an3nico que no .ireito !i0il. 2o 0isa0a propriamente assegurar a composio de interesses particulares, mas antes garantir que as rela<es entre os particulares decorressem segundo uma ordem @p='licaA pr:suposta. .a a sua integrao, tanto no domnio pessoal como no domnio patrimonial, por numerosas normas imperati0as. 2ormas, assentes (interpretadas, integradas e aplicadas" na (pela" 0ontade do marido: c-efe. ) .ireito da Jamlia reflectia, a ordem p='lica geral, tam'm ela decorrente da 0ontade do prncipe. E medida que as rela<es familiares se 0o pri0ati$ando, 0isando @s3A assegurar os interesses, a felicidade das partes, como estas quiserem, o .ireito da Jamlia (tradicional" redu$:se e con-ece o aparecimento, a seu lado, de outras normas de .ireito. )s interesses patrimoniais dos c%njuges passam a estar largamente su'metidos a sua auto:regulamentao, em termos id(nticos as da constituio de uma sociedade entre duas pessoas independentes. ) princpio da li'erdade das con0en<es antenupciais reflecte 'em este ponto de 0ista. Algumas normas imperati0as desta matria destinam:se, so'retudo, a assegurar a igualdade entre os c%njuges, o equil'rio dos seus interesse em alguns pontos fundamentais. A 0iolao dos de0eres conjugais (do de0er de respeito, do de0er de fidelidade, do de0er de coa'itao, etc.", 'em como a 0iolao dos de0eres dos

pais para com os fil-os, tradu$:se normalmente, s3 na supresso do 0nculo em que eles assenta0am, na @li'erdade do credorA (e, consequentemente, do @de0edorA". A e*ig(ncia do seu cumprimento est/ dei*ada, necessariamente, #s foras do credor, ao a$ar do equil'rio de foras dentro do casal ou na famlia, sempre 0ari/0el, e s3 por acaso condu$indo # soluo mais justa, mais jurdica.

)1. I&#%i%ucio&a!i# o , corrente na doutrina a afirmao de que o .ireito da Jamlia um direito institucional? a famlia seria um organismo natural, dentro do qual e*iste um @direitoA, uma ordenao ntima, que l-e pr3pria e na qual o legislador no de0e inter0ir. 4elo contr/rio, este de0e limitar:se a recon-ecer esse direito interno da famlia. .ireito que tem 0indo a fornecer o conte=do das principais normas do direito @estadualA, como as que imp<em os direitos e os de0eres pessoais. !om ela no se de0e querer reconsagrar a ideia de que a famlia uma instituio natural, com a sua pr3pria e imut/0el, @naturalmenteA independente da lei do 1stado. )u que, entre famlia e sociedade, -a0eria necessariamente uma oposio, em termos de qualquer comunicao ser mortal para a famlia.

)". CoeNi#%K&cia2 &a orde jurdica ,or%u@ue#a2 de Direi%o e#%adua! e de Direi%o Ca&(&ico &a di#ci,!i&a da re!ao a%ri o&ia! A maioria dos casamentos cele'rados em 4ortugal cele'rada segundo a forma can3nica. 2o se trata, porm, de uma simples forma, na medida em que dela resultam efeitos jurdicos de .ireito !an3nico recon-ecidos pelo .ireito !i0il. Assim, o con-ecimento das causas referentes # nulidade do casamento cat3lico e # dispensa do casamento rato e no consumado pertence aos Kri'unais e reparti<es eclesi/sticas competentes. F/, assim, uma coe*ist(ncia do .ireito !an3nico e .ireito !i0il, 0igorando o primeiro quanto # forma de certos casamentos e quanto a algumas das suas consequ(ncias.

)). *er ea<i!idade do Direi%o da Fa !ia J# %ra&#'or a$e# #ociai# ) .ireito da Jamlia particularmente influenciado, por comparao ao que sucede com outros ramos do direito, pelas e0olu<es polticas e sociais. 4or um lado, as grandes altera<es polticas tradu$em:se, mais ou menos rapidamente, em altera<es do .ireito da Jamlia, muitas 0e$es ao arrepio do sentimento social. !om a instaurao da Nep='lica, entre as primeiras medidas tomadas situam:se as referentes # instaurao do casamento ci0il o'rigat3rio e do

di03rcio, concedido este atra0s de pressupostos muito li'erais. A concordata entre 4ortugal e a Danta D, de 15C;, tem de se entender como o resultado da e0oluo poltica iniciada em 1576. A re0iso desta !oncordata, no sentido de alargar a compet(ncia do .ireito !i0il e dos Kri'unais ci0is em matria de direito matrimonial, sucede:se de perto #s altera<es polticas de 157C. 4ara alm disto, nos =ltimos decnios a e0oluo social da famlia tem sido muito r/pida. 1 tem sido acompan-ada, mas ou menos de perto, por profundas altera<es no .ireito da Jamlia, tanto no direito matrimonial e no direito da filiao, como no pr3prio direito patrimonial.

)+. A'ec%ao de cer%a# 8ue#%$e# do Direi%o da Fa !ia a -ri<u&ai# de co ,e%K&cia e#,ecia!iMada A @especialidadeA da ordem familiar le0ou a atri'uir m=ltiplas quest<es do .ireito da Jamlia a Kri'unais especiali$ados, os tri'unais de famlia. ) legislador ter/ considerado aqui a e*ist(ncia de uma $ona, radicalmente estran-a ao .ireito estadual, na qual s3 com particulares preocupa<es e com profundos con-ecimentos poss0el penetrar. 2esta ordem de ideias, criou 3rgos jurisdicionais de compet(ncia especiali$ada, com ju$es, em princpio particularmente treinados, que inter0iro com a necess/ria delicade$a no domnio do .ireito da Jamlia. Kri'unais que, reflectindo esta ideia, compreendero um corpo de assessores, constitudo por indi0duos com con-ecimentos especiali$ados em matria de ci(ncias do -omem e ci(ncias sociais, para constiturem uma ponte entre a frie$a e a a'straco do direito escrito, e a cam'iante realidade social. Has -a0er/ que ir mais longe. Aos Kri'unais de famlia (por muito especiali$ados e eficientes que sejam" -a0er/ que su'stituir @comiss<es de famliaA 0isando promo0er, com os interessados, a auto:regulamentao dos seus interesse.

CARAC-ERE. DO. DIREI-O. FAMILIARE.

)0. O# direi%o# 'a i!iare# ,e##oai# co o direi%o# 'u&cio&ai# )s direitos familiares (pessoais" no so direitos su'jecti0os no sentido estrito, ou seja, direitos de e*igir de outrem um certo comportamento no interesse do credor. Do antes, poderes:de0eres, poderes funcionais. ) titular do poder no o e*erce no seu interesse mas, antes, (@tam'mA" no interesse do @sujeito passi0oA. ) titular do interesse era a famlia, grupo coeso, -ierarquicamente organi$ado que se considera0a titular de interesses especficos. 1ra com o

prete*to do interesse da famlia, so'retudo do seu interesse patrimonial e do seu estatuto social e poltico, que o seu c-efe, o pai, dirigia a 0ida da mul-er+ que administra0a os 'ens da mul-er, muitas 0e$es sustent/culo necess/rio da so're0i0(ncia da famlia+ que destina0a a profisso dos fil-os, a mais adequada para assegurar a so're0i0(ncia econ3mica do grupo, a administrao dos 'ens da famlia e o funcionamento das unidades de produo familiares+ que fi*a0a o casamento dos fil-os e das fil-as de modo a o'ter no0os elementos adequados para participarem na economia familiar, para a assegurarem o seu estatuto social e poltico+ ou para o'ter para as fil-as no0as famlias que as pudessem manter no seu estatuto s3cio:econ3mico. Foje, com o a'andono de importantes fun<es da famlia, so'retudo da sua funo de produo econ3mica, e com a perda de parte do seu significado como 0eculo de transmisso dos 'ens e do estatuto social, os mem'ros da famlia li'ertaram:se dos @interessesA desta, passando a prosseguir @li0rementeA os seus interesses pessoais. 2esta medida, os direitos familiares pessoais, so e*ercidos, no em nome dos interesses da famlia, mas atendendo aos interesses de cada um dos seus mem'ros. !aracteristicamente, ao educar os fil-os, ao aconsel-/:los nos passos mais importantes da sua 0ida, os pais esto a pensar nos interesses indi0iduais daqueles. ) =nico o'jecti0o ser/ o li0re desen0ol0imento da sua personalidade, de acordo com os princpios ticos que regem as colecti0idades e com as caractersticas especficas das pessoas em causa. A 0ida familiar de0er/ prosseguir os interesses de todos, atra0s de uma interaco comple*a em que o @sujeitoA, por o ser, tam'm o'jecto. 1m que se d/, para rece'er+ se ama, para ser amado+ se comunica com os outros, para se -umani$ar o pr3prio. A autoridade transformou:se em ser0io+ a imposio em consel-o+ a satisfao dos interesses do grupo familiar, na reali$ao de cada um dos seus mem'ros. !ada mem'ro da famlia , naturalmente, um #er ,ara o# ou%ro# e co o# ou%ro#.

)6. Fra@i!idade da @ara&%ia , correcta a ideia de que a o'ser0Bncia dos de0eres familiares pessoais est/ tutelada por uma garantia fr/gil do que a dos de0eres em geral. 1sta ideia parece justa pelas seguintes ra$<es. )s de0eres familiares pessoais no esto sujeitos # tutela mais consistente dos de0eres jurdicos que a possi'ilidade de o credor e*igir do de0edor o seu cumprimento e (ou" o'ter deste uma indemni$ao. 1ste car/cter de @pri0acidadeA e de intimidade le0a a que no se de0a atri'uir ao familiar @lesadoA um direito # indemni$ao pelo no cumprimento dos de0eres do outro. D3 certos casos mais gra0es so sindic/0eis do e*terior, ficando os outros impunes. , o @direitoA # li'erdade e # prossecuo da sua

felicidade que assiste a cada um dos mem'ros da famlia, e que no limitado pelo facto de se pertencer ao grupo familiar, no permite impor a nen-um deles a o'ser0Bncia de comportamentos no desejados, contr/rios aos seus interesses. Assim, perante casos gra0es de incumprimento dos de0eres familiares, a =nica possi'ilidade que assiste ao lesado dissol0er o 0nculo, de modo a no continuar a suportar 0iola<es dos seus interesses. !ada mem'ro da famlia, pelo facto de estar integrado no grupo, no aliena os seus direitos de personalidade > quanto muito estes estaro comprimidos enquanto o estado familiar durar > podendo em qualquer momento 0iolar os seus de0eres para com o outro+ o que ser/ seguramente anti:jurdico e anti: tico, mas que no desencadeia por si qualquer espcie de sano para alm da dissoluo do 0nculo ofendido.

)7. CarOc%er duradouro do# e#%ado# de 'a !ia Kem:se entendido que as rela<es de famlia so permanentes, perptuas, ou t(m 0ocao de perpetuidade. ) casamento 0igorar/, em princpio, at # morte de um dos c%njuges, de0endo considerar:se, em princpio, e*cepcional a dissoluo do 0nculo conjugal. ) mesmo se diga, por e*emplo, do estado de fil-o. 1ste car/cter duradouro d/ origem a 0erdadeiros @estadosA, a situa<es na e*ist(ncia, qualificadoras do seu sujeito. Gma das caractersticas do car/cter duradouro do .ireito da Jamlia a de no se poderem p%r termos ou condi<es a essas rela<es.

);. Re!a%i1idade5 o carOc%er re!a%i1o )s direitos familiares pessoais so relati0os? 0inculam pessoas certas, no projectando os seus efeitos em relao a terceiros. Assim, se um dos c%njuges manti0er rela<es adulterinas com terceiro, este no ser/ respons/0el para com o c%njuge @lesadoA. F/, contudo, situa<es em que as rela<es em que as rela<es familiares se imp<em a terceiros. ) e*emplo caracterstico o dos arts. C55 96 e C56 !!. 2o caso de uma leso que pro0eio a morte, os familiares do lesado, que l-e podiam e*igir alimentos, t(m direito de pedir ao lesante indemni$ao pelos danos patrimoniais sofridos. 1 os familiares referidos no art. C56 97 !!, podem e*igir indemni$ao pelos danos no patrimoniais que a morte do seu familiar l-es causou.

)=. -i,icidade do# direi%o# 'a i!iare#

)s direitos e neg3cios familiares esto sujeitos aos @numerus claususA, ao contr/rio do que sucede no .ireito das )'riga<es, em que 0igora o princpio da li'erdade contratual, no s3 quanto ao n=mero dos neg3cios, como tam'm quanto ao seu conte=do. 1m matria de .ireito da Jamlia, no s3 se podem cele'rar unicamente os neg3cios pre0istos na lei, como as rela<es familiares esto sujeitas, em princpio, a um conte=do pr:fi*ado na lei.

CON.-I-UIO DA RELAO MA-RIMONIAL DO CA.AMEN-O COMO AC-OG

+?. O ca#a e&%o ca%(!ico5 o ca#a e&%o ca%(!ico &u a a&%ro,o!o@ia a<er%a ) casamento cat3lico integra:se na tradio crist caracteri$ada por uma 0iso do ser -umano que se situa no encontro entre a identidade de cada sujeito -ist3rico e o seu limite transcendente, a diferena que o mede e transcende, na sempre redesco'erta do Kotalmente )utro, recon-ecendo:se na infinita diferena qualifica entre .eus e o mundo. A antropologia que assim se desco're, ao mesmo tempo, uma tica fundamental, indicando como morada =ltima do ser pessoal o mistrio da Krindade di0ina, e funda nesta o comportamento respons/0el do sujeito -ist3rico e o seu modo de agir, inseridos nas rela<es com o .eus Oi0o. 1sta antropologia constitui o fundamento de um @et-osA plenamente respons/0el e totalmente fruto da graa li0re do .eus 0i0o. 2o Oer'o, o 4ai ama o mundo em que o fil-o encarna, e o 1sprito, unindo Gm ao )utro, une todos os seres -umanos a .eus. Aqui se enquadra a @pessoaA, como sujeito das rela<es que pertencem ao plano da nature$a -umana. 4essoa e #i e ,ara #i2 mas com uma nature$a racional na perspecti0a da intelectualidade, que d/ capacidade # pessoa -umana de se transcender relacionando:se com os outros e 0isando tendencialmente a totalidade do ser. 2esta ordem de ideias, a pessoa, para alm de ser e #i e ,ara #i2 relaciona: se com outros? sendo, tam'm e do mesmo modo, #er ,ara2 numa coincid(ncia ontol3gica > a @e*emploA da Krindade. 1nquanto na Krindade, a relao uma comun-o ontol3gica, na pessoa -umana o indi0duo que se a're #s rela<es com os outros e com o )utro, sem perder a sua singularidade, e superando a sua solido ontol3gica em relao de amor. Nela<es de reciprocidade > #er co . .epara:se com uma antropologia a'erta na qual se situa o outro, nomeadamente do D%o%a! e&%eG ou%ro que .eus+ o @desiderium naturaleA da

0iso de .eus? @A criatura espiritual no tem o seu fim em si pr3prio, mas em .eusA. A 0irtude aparece, com a fidelidade, a maneira de ser radical do sujeito, para consigo mesmo e enquanto c%njuge e pai. 2omeadamente na comunidade e a esta'ilidade do processo contnuo de reali$ao do eu e dos outros, do matrim3nio. !ria:se um -/'ito como propenso est/0el a agir como c%njuge e pai. 1 o seu torna:se protagonista consciente e respons/0el da -ist3ria da8ue!a famlia > e, atra0s daquela, de todas as outras. D3 neste quadro de uma antropologia a'erta se pode compreender o casamento, @ma*imA o casamento cristo. !om as suas caractersticas essenciais de comun-o de 0ida adequada # procriao e perpetuidade? ser para e com os outros+ amor+ fidelidade.

+1. O direi%o do ca#a e&%o ca%(!ico5 'o&%e# ) .ireito matrimonial can3nico su'stanti0o tem como fonte principal o ttulo OLL do LO li0ro do !3digo de .ireito !an3nico, cBnones 1;55 a 1166. 2o ttulo L do OLL li0ro, parte LLL, cBnones 1671:17;7 est/ contido o .ireito processual. 4ara as Lgrejas )rientais unidas a Noma 0igoram outras normas. ) !3digo de direito !an3nico uma das @fontes de produoA (@fontes essendiA". 1*istem tam'm as @fontes de con-ecimentoA (@fontes cognoscendiA". As fontes de produo do .ireito !an3nico em geral, e do .ireito matrimonial, so de quatro espcies? di0inas, eclesi/sticas, concordat/rias e ci0is. As fontes de car/cter di0ino so as leis que .eus inseriu na nature$a do -omem (leis naturais" ou re0elou. As fontes eclesi/sticas so leis emanadas da Lgreja, atra0s dos seus 3rgos competentes. As fontes concordat/rias so leis acordadas 'ilateralmente entre a Lgreja e o 1stado. Neferem:se normalmente ao recon-ecimento de efeitos ao matrim3nio can3nico. As fontes ci0is so leis estaduais rece'idas pela Lgreja no seu ordenamento? a adopo, que est/ na 'ase do impedimento por parentesco legal (can. 11; e 1;C5"+ a promessa de casamento (can. 1;67, T 1"+ etc.

+". O

a%ri (&io

2os fins do matrim3nio, distingue:se entre fins do matrim3nio em si mesmo (@fines operisA" e fins dos nu'entes (@fines operantisA". 1stes =ltimos 0ariam conforme as situa<es? 0antagens sociais, econ3micas, amor, 'ele$a, etc. )s 'i&# o<jec%i1o# do matrim3nio no constituem a sua ess(ncia nem so suas propriedades essenciais. Has so caracteri$antes do matrim3nio por definirem os direitos e os de0eres dos c%njuges. Do eles? o 'em dos c%njuges e a procriao e educao da prole.

+). *ro,riedade# e##e&ciai# As duas @propriedadesA ou @leisA fundamentais do matrim3nio so a u&idade e a i&di##o!u<i!idade. Am'as pro0enientes do 2o0o Kestamento e sempre aceites pela Lgreja, foram definidas dogmaticamente na MMLO Desso do !onclio de Krento em 11 de 2o0em'ro de 1566. A u&idade2 consiste na unio de um s3 -omem com uma s3 mul-er (monogamia". A fidelidade (@'onum fideeA" est/ intimamente associada # unidade. A i&di##o!u<i!idade (@'onum sacramentiA" torna perptuo o 0nculo matrimonial que s3 se desfa$ por morte de um dos c%njuges. A dissoluo do casamento 0alidamente cele'rado s3 pode ser operada em casos e*cepcionais? por dispensa do 4ontfice Nomano, relati0amente ao matrim3nio rato e no consumado (can. 11C7"+ atra0s do pri0ilgio pauliano (can. 11C6"+ pelo pri0ilgio petrino (can. 11C8:11C5". A unidade e a indissolu'ilidade so consideradas propriedades essenciais de qualquer matrim3nio 0alidamente cele'rado, mesmo entre no 'apti$ados. Has, nos 'apti$ados, tem particular solide$ por fora do car/cter sacramental do matrim3nio que fa$ deste a e*presso da unio mstica de !risto e da Lgreja.

++. O ca#a e&%o ca%(!ico ) art. 1577 !!, define o casamento como @o contrato cele'rado entre duas pessoas de se*o diferente que pretendem constituir famlia mediante uma plena comun-o de 0ida, nos termos das disposi<es deste !3digoA. A comun-o de 0ida no um simples instrumento de constituio de famlia, mas de0e entender:se como sendo o pr3prio n=cleo do casamento. ) estado de casado uma comun-o de 0ida. A constituio da famlia produto dessa comun-o de 0ida. De entendermos por constituio de famlia, a procriao, como parece mais correcto, a definio de casamento no !3digo !i0il apro*ima:se muito do .ireito !an3nico.

F/ que notar, tam'm, que o direito portugu(s no d/ rele0o # consumao do matrim3nio, ao contr/rio do que acontece no .ireito !an3nico, atra0s da dispensa do casamento rato e no consumado. ) conceito de comun-o de 0ida preenc-ido por outras disposi<es do !3digo !i0il. )s c%njuges esto 0inculados aos de0eres de respeito, fidelidade, coa'itao, cooperao e assist(ncia (art. 1677 !!". A comun-o de 0ida e*clusi0a (art. 16;1 :c !!" e presumpti0amente perptua (art. 1776 !!".

O CA.AMEN-O CI:IL E O CA.AMEN-O CA-CLICO5 O. .I.-EMA. MA-RIMONIAI.

+0. O# #i#%e a#

a%ri o&iai#

2o sistema do casamento religioso o'rigat3rio, a forma religiosa do casamento, segundo os ritos da Lgreja recon-ecida pelo 1stado (!at3lica, )rtodo*a ou 4rotestante" era a =nica permitida (para efeitos ci0is". Degundo o sistema do casamento ci0il o'rigat3rio, o direito matrimonial do 1stado o'rigat3rio para todos os cidados, independentemente da crena que professem. 2o recon-ece, pois, o 1stado # Lgreja o direito de disciplinar o casamento dos seus mem'ros com efic/cia na ordem ci0il. !ontudo, e atento o princpio da li'erdade religiosa, todos os cidados se podero casar segundo as normas da sua confisso religiosa, em'ora este casamento no produ$a quaisquer efeitos na ordem ci0il. ) sistema do casamento ci0il o'rigat3rio 0igora na generalidade dos pases. 2o sistema de casamento ci0il facultati0o, os nu'entes podem escol-er li0remente entre o casamento ci0il e o casamento religioso (cat3lico, protestante, etc." atri'uindo o 1stado efeitos ci0is ao casamento seja qual for a forma da sua cele'rao. .entro deste sistema matrimonial, -/ que distinguir duas modalidades 'astante di0ersas. Degundo uma, o 1stado permite a cele'rao do casamento so' qualquer forma, atri'uindo a esta forma efeitos ci0is, mas sempre os mesmos. Degundo a outra modalidade do casamento ci0il facultati0o, o 1stado, ao admitir a forma de cele'rao religiosa do casamento e ao conceder:l-e efeitos ci0is, atri'ui os efeitos pre0istos pelo .ireito da Lgreja a que pertencem os nu'entes. Jinalmente, -/ o sistema do casamento ci0il su'sidi/rio. ) 1stado adopta o direito matrimonial religioso, impondo a cele'rao segundo a forma religiosa,

com os efeitos pre0istos no direito matrimonial religioso, a todos os que professem essa religio. ) casamento ci0il pre0isto su'sidiariamente, em termos de s3 o poderem cele'rar aqueles que no professem a religio @seguidaA pelo 1stado. )u seja? todos os cat3licos estariam o'rigados # face do 1stado, por o estarem # face da Lgreja, a cele'rarem o casamento cat3lico.

+6. A Co&corda%a e&%re a .a&%a .E e a Re,L<!ica *or%u@ue#a !om a !oncordata entre a Danta D e a Nep='lica 4ortuguesa, assinada na !idade do Oaticano em 7 de Haio de 15C;, confirmada e ratificada em 1 de Sun-o, pu'licada no .i/rio do Ro0erno de 1; de Sun-o de 15C; e que entrou em 0igor em 1 de Agosto de 15C1, o sistema matrimonial da L Nep='lica foi profundamente alterado. Degundo o no0o sistema, era admitido o casamento ci0il facultati0o na segunda modalidade. ) 1stado recon-ecia efeitos ci0is aos casamentos cat3licos (art. 77 da !oncordata"+ no permitia aos seus Kri'unais aplicar o di03rcio a casamentos cat3licos (art. 7C "+ reser0a0a aos Kri'unais 1clesi/sticos a apreciao da 0alidade dos casamentos cat3licos (art. 75 ". !ontudo, o direito matrimonial ci0il pre0alecia so're o sistema de impedimentos do casamento cat3lico+ era tam'm o direito ci0il que regula0a o processo preliminar e o registo+ e os Kri'unais !i0is eram competentes para decretar a separao de pessoas e 'ens relati0amente aos casamentos cat3licos.

+7. O ,ro%oco!o adicio&a! J Co&corda%a 1m 15 de Je0ereiro de 1575 foi assinado na !idade do Oaticano, o 4rotocolo adicional # !oncordata de 7 de Haio de 15C;. 1ste 4rotocolo deu no0a redaco ao art. 7C . )s Kri'unais !i0is passam a ser competentes para aplicar o di03rcio a quaisquer casamentos com efeitos ci0is. Aqui includos os casamentos cat3licos. !ontudo, su'lin-a:se @o gra0e de0er dos c%njugesA que cele'raram o casamento cat3lico de no pedirem o di03rcio. Krata:se, de um de0er de consci(ncia que de0e ser sopesado por cada um, de acordo com as circunstBncias do caso, e cuja 0iolao no implica consequ(ncias de .ireito !i0il. 2a sequ(ncia do 4rotocolo Adicional, o .P 761975, de 77 de Haio, re0ogou o art. 175; !! que consagra0a o princpio da indissolu'ilidade do casamento cat3lico pelo di03rcio. , um sistema de casamento ci0il facultati0o. Jacultati0o para os cat3licos que podem escol-er entre a forma cat3lica e a forma ci0il de cele'rao do matrim3nio. ) casamento ci0il o'rigat3rio para os restantes cidados, seja

qual for a religio que professem. A lei ci0il no atri'ui quaisquer efeitos jurdicos # respecti0a cerim3nia religiosa. ) casamento cat3lico em 4ortugal no uma simples forma de cele'rao, mas um instituto diferente, regulado, no s3 quanto # forma mas tam'm quanto ao fundo, por normas distintas das do .ireito !i0il. !ertos aspectos do casamento cat3lico so regulados pelo .ireito !i0il. ) .ireito !i0il e*ige capacidade ci0il para a cele'rao do casamento cat3lico, aplicando a este casamento, em princpio, todo o sistema de impedimentos do casamento ci0il. , certo que o casamento cat3lico estar/ sujeito antes de mais, ao sistema de impedimentos do .ireito !an3nico. Has o sacerdote no poder/ cele'rar um casamento cat3lico sem que l-e seja presente um certificado passado pelo conser0ador do registo ci0il, a declarar que os nu'entes podem contrair casamento. 4or outro lado, e para se o'ter uma unificao do registo do casamento, o sacerdote tem o'rigao de en0iar # !onser0at3ria do Negisto !i0il competente o duplicado do assento paroquial, a fim de ser transcrito no li0ro de assentos de casamento. A transcrio do duplicado do assento paroquial nos li0ros de registo ci0il condio legal da efic/cia ci0il do casamento, no podendo o casamento cat3lico ser in0ocado enquanto no for la0rado o assento respecti0o.

O CA.AMEN-O CI:IL E O CA.AMEN-O CA-CLICO5 O. .I.-EMA. MA-RIMONIAI.

+0. O# #i#%e a#

a%ri o&iai#

2o sistema do casamento religioso o'rigat3rio, a forma religiosa do casamento, segundo os ritos da Lgreja recon-ecida pelo 1stado (!at3lica, )rtodo*a ou 4rotestante" era a =nica permitida (para efeitos ci0is". Degundo o sistema do casamento ci0il o'rigat3rio, o direito matrimonial do 1stado o'rigat3rio para todos os cidados, independentemente da crena que professem. 2o recon-ece, pois, o 1stado # Lgreja o direito de disciplinar o casamento dos seus mem'ros com efic/cia na ordem ci0il. !ontudo, e atento o princpio da li'erdade religiosa, todos os cidados se podero casar segundo as normas da sua confisso religiosa, em'ora este casamento no produ$a quaisquer efeitos na ordem ci0il. ) sistema do casamento ci0il o'rigat3rio 0igora na generalidade dos pases. 2o sistema de casamento ci0il facultati0o, os nu'entes podem escol-er li0remente entre o casamento ci0il e o casamento religioso (cat3lico,

protestante, etc." atri'uindo o 1stado efeitos ci0is ao casamento seja qual for a forma da sua cele'rao. .entro deste sistema matrimonial, -/ que distinguir duas modalidades 'astante di0ersas. Degundo uma, o 1stado permite a cele'rao do casamento so' qualquer forma, atri'uindo a esta forma efeitos ci0is, mas sempre os mesmos. Degundo a outra modalidade do casamento ci0il facultati0o, o 1stado, ao admitir a forma de cele'rao religiosa do casamento e ao conceder:l-e efeitos ci0is, atri'ui os efeitos pre0istos pelo .ireito da Lgreja a que pertencem os nu'entes. Jinalmente, -/ o sistema do casamento ci0il su'sidi/rio. ) 1stado adopta o direito matrimonial religioso, impondo a cele'rao segundo a forma religiosa, com os efeitos pre0istos no direito matrimonial religioso, a todos os que professem essa religio. ) casamento ci0il pre0isto su'sidiariamente, em termos de s3 o poderem cele'rar aqueles que no professem a religio @seguidaA pelo 1stado. )u seja? todos os cat3licos estariam o'rigados # face do 1stado, por o estarem # face da Lgreja, a cele'rarem o casamento cat3lico.

+6. A Co&corda%a e&%re a .a&%a .E e a Re,L<!ica *or%u@ue#a !om a !oncordata entre a Danta D e a Nep='lica 4ortuguesa, assinada na !idade do Oaticano em 7 de Haio de 15C;, confirmada e ratificada em 1 de Sun-o, pu'licada no .i/rio do Ro0erno de 1; de Sun-o de 15C; e que entrou em 0igor em 1 de Agosto de 15C1, o sistema matrimonial da L Nep='lica foi profundamente alterado. Degundo o no0o sistema, era admitido o casamento ci0il facultati0o na segunda modalidade. ) 1stado recon-ecia efeitos ci0is aos casamentos cat3licos (art. 77 da !oncordata"+ no permitia aos seus Kri'unais aplicar o di03rcio a casamentos cat3licos (art. 7C "+ reser0a0a aos Kri'unais 1clesi/sticos a apreciao da 0alidade dos casamentos cat3licos (art. 75 ". !ontudo, o direito matrimonial ci0il pre0alecia so're o sistema de impedimentos do casamento cat3lico+ era tam'm o direito ci0il que regula0a o processo preliminar e o registo+ e os Kri'unais !i0is eram competentes para decretar a separao de pessoas e 'ens relati0amente aos casamentos cat3licos.

+7. O ,ro%oco!o adicio&a! J Co&corda%a 1m 15 de Je0ereiro de 1575 foi assinado na !idade do Oaticano, o 4rotocolo adicional # !oncordata de 7 de Haio de 15C;. 1ste 4rotocolo deu

no0a redaco ao art. 7C . )s Kri'unais !i0is passam a ser competentes para aplicar o di03rcio a quaisquer casamentos com efeitos ci0is. Aqui includos os casamentos cat3licos. !ontudo, su'lin-a:se @o gra0e de0er dos c%njugesA que cele'raram o casamento cat3lico de no pedirem o di03rcio. Krata:se, de um de0er de consci(ncia que de0e ser sopesado por cada um, de acordo com as circunstBncias do caso, e cuja 0iolao no implica consequ(ncias de .ireito !i0il. 2a sequ(ncia do 4rotocolo Adicional, o .P 761975, de 77 de Haio, re0ogou o art. 175; !! que consagra0a o princpio da indissolu'ilidade do casamento cat3lico pelo di03rcio. , um sistema de casamento ci0il facultati0o. Jacultati0o para os cat3licos que podem escol-er entre a forma cat3lica e a forma ci0il de cele'rao do matrim3nio. ) casamento ci0il o'rigat3rio para os restantes cidados, seja qual for a religio que professem. A lei ci0il no atri'ui quaisquer efeitos jurdicos # respecti0a cerim3nia religiosa. ) casamento cat3lico em 4ortugal no uma simples forma de cele'rao, mas um instituto diferente, regulado, no s3 quanto # forma mas tam'm quanto ao fundo, por normas distintas das do .ireito !i0il. !ertos aspectos do casamento cat3lico so regulados pelo .ireito !i0il. ) .ireito !i0il e*ige capacidade ci0il para a cele'rao do casamento cat3lico, aplicando a este casamento, em princpio, todo o sistema de impedimentos do casamento ci0il. , certo que o casamento cat3lico estar/ sujeito antes de mais, ao sistema de impedimentos do .ireito !an3nico. Has o sacerdote no poder/ cele'rar um casamento cat3lico sem que l-e seja presente um certificado passado pelo conser0ador do registo ci0il, a declarar que os nu'entes podem contrair casamento. 4or outro lado, e para se o'ter uma unificao do registo do casamento, o sacerdote tem o'rigao de en0iar # !onser0at3ria do Negisto !i0il competente o duplicado do assento paroquial, a fim de ser transcrito no li0ro de assentos de casamento. A transcrio do duplicado do assento paroquial nos li0ros de registo ci0il condio legal da efic/cia ci0il do casamento, no podendo o casamento cat3lico ser in0ocado enquanto no for la0rado o assento respecti0o.

CARAC-ERE. DO CA.AMEN-O COMO AC-O E COMO E.-ADO

+;. Carac%ere# do ca#a e&%o co o ac%o5 O ca#a e&%o co o &e@(cio jurdico. O ca#a e&%o co o co&%ra%o ) casamento um neg3cio jurdico? uma ou mais declara<es de 0ontade dirigidas a certos efeitos e que a ordem jurdica tutela em si mesmas e na sua

direco, atri'uindo efeitos jurdicos em geral correspondentes com aqueles que so tidos em 0ista pelos declarantes. ) casamento, quer cat3lico quer ci0il, o'edece a estas caractersticas. !ontudo, e ao contr/rio dos neg3cios jurdicos, em que domina o princpio da autonomia pri0ada, a autonomia dei*ada aos nu'entes muito pequena. )s efeitos pessoais do casamento, e alguns dos efeitos patrimoniais, so fi*ados imperati0amente pela lei, sem que as partes possam, portanto, introdu$ir derroga<es no regime legal respecti0o. As normas que fi*am os efeitos pessoais do casamento cont(m conceitos de tal modo gerais e indeterminados que, de facto, o casamento poder/ ser o que os c%njuges quiserem. 1m matria de regime de 'ens, 0igora de algum modo o princpio da li'erdade contratual. )s nu'entes podem fi*ar o regime de 'ens que entenderem mais correspondente aos seus interesses. !ontudo, no se trata aqui de um efeito directo do casamento, mas antes de uma regulamentao acess3ria a este, do seu regime de 'ens. Iuanto # lei ci0il, o art. 1577 define o casamento como contrato. 1ste enquadramento do casamento no contrato dominante desde -/ sculos. A presena do conser0ador do registo ci0il, a sua inter0eno no acto, rele0a da mera forma. Jorma constituti0a, sem d=0ida. Has mera forma, tanto mais, que 0em enquadrar as declara<es de 0ontade dos nu'entes essenciais para a constituio do contrato. , a contratualidade do casamento que mel-or reflecte a sua ess(ncia? a unio li0re de duas pessoas para prosseguirem o'jecti0os comuns.

+=. O ca#a e&%o co o co&%ra%o e&%re ,e##oa# de #eNo di'ere&%e 1sta di0ersidade e*igida pelo fim do matrim3nio que de esta'elecer entre os c%njuges uma plena comun-o de 0ida. !omun-o de 0ida, fundada no amor. Iuer para a religio cat3lica, em que o casamento o sacramento do amor oficiado pelos nu'entes, quer para o .ireito !i0il, em que promo0e a comun-o de 0ida, o casamento naturalmente predisposto s3 para duas pessoas de se*o diferente. 2a 'ase do casamento -/ o acto pelo qual um -omem e uma mul-er se reencontram. ) casamento, enquanto comun-o de 0ida e de amor, no poss0el seno entre duas pessoas de se*o diferente. 2o s3 pela ra$o de s3 estas poderem procriar, como tam'm pelo facto de s3 entre um -omem e uma mul-er -a0er possi'ilidade de uma completude. 1m termos de cada um encontrar no outro as caractersticas que l-e faltam, e assim constiturem uma unidade que tenda para a perfeio e para a totalidade.

4ortanto, se os c%njuges forem do mesmo se*o, o casamento ine*istente (art. 1678 :e !!". 2o -/, porm, que confundir a identidade de se*os, com a impot(ncia de uma das partes. ) casamento transe*ual torna:se ine*istente (independentemente de -a0er ou no causa de di03rcio". 1 ine*istente em 0irtude de se tratar de um casamento entre pessoas do mesmo se*o. 2o uma ine*ist(ncia origin/ria, como no caso do casamento ser cele'rado entre duas pessoas do mesmo se*o+ uma ine*ist(ncia super0eniente, em 0irtude de, depois da cele'rao do casamento, os c%njuges 0irem a ficar com o mesmo se*o.

0?. O ca#a e&%o co o &e@(cio ,e##oa! ) casamento um neg3cio pessoal num duplo sentido. 4rimeiro, porque se destina a constituir uma relao familiar, a influir no estado dos nu'entes. Alm disso, o casamento um neg3cio pessoal, por s3 poder ser concludo ou cele'rado pessoalmente, no admitindo a representao.

01. O ca#a e&%o co o &e@(cio #o!e&e ) casamento, tanto ci0il como cat3lico, um neg3cio solene. 2ote:se que o casamento um neg3cio particularmente solene. 1nquanto que, para os neg3cios solenes, a forma consiste em simples documento escrito, contendo as declara<es de 0ontade das partes. A forma requerida para a 0alidade, consiste na cerim3nia da cele'rao do acto. 1 no, propriamente, no documento escrito, assento ou registo, que de0e ser la0rado e assinado ap3s a cele'rao do casamento. 2estes termos, o casamento um contrato 0er'al, solene. !om esta formalidade especial, particularmente solene, e com o processo mais ou menos longo que a precede, a lei ter/ pretendido acentuar a importBncia do casamento, o seu rele0o para os nu'entes e para a sociedade+ fa$endo reflectir aqueles, demorada e profundamente, so're a sua real 0ontade de o cele'rarem, e so're a sua capacidade de assumirem os de0eres do estado.

0". Carac%ere# do ca#a e&%o co o e#%ado5 u&idade Gma das caractersticas do casamento como estado a unidade ou e*clusi0idade+ ou seja? uma pessoa no pode estar casada ao mesmo tempo com mais do que uma. , esta caracterstica do casamento cat3lico, 'em como do casamento ci0il, tradicional na nossa ci0ili$ao.

Iuanto ao .ireito !i0il, a proi'io da poligamia ou da poliandria ressalta no art. 16;1 :c que inclui o casamento anterior no dissol0ido no elenco dos impedimentos dirimentes a'solutos do casamento. Iuanto #s segundas n=pcias, estas so admitidas tanto pelo .ireito !i0il como pelo .ireito !an3nico, na medida em que a morte dissol0e o 0nculo matrimonial.

0). :ocao de ,er,e%uidade At # introduo do di03rcio, a doutrina referia:se ao car/cter de perpetuidade do casamento, no sentido de que este s3 se dissol0ia com a morte de algum dos c%njuges. !ontudo, mesmo o .ireito !an3nico admitia e admite causas de dissoluo do 0nculo independentemente da morte de um dos c%njuges? a dispensa de casamento ra%o e &o co&#u ado, o pri0ilgio pauliano e o pri0ilgio petrino. Lsto, e0identemente, para alm das causas de in0alidade do casamento que no p<em em causa a sua perpetuidade, na medida em que o casamento declarado nulo um casamento que nunca e*istiu. 4ara o casamento ci0il com a adopo do di03rcio, e, a perpetuidade transformou:se numa simples tend(ncia, numa 0ocao, numa caracterstica a'soluta. ) casamento cele'ra:se para a perpetuidade, no sentido de que no poss0el apor:l-e um termo ou condio. Has no perptuo na medida em que pode ser dissol0ido por di03rcio, at mesmo pelo di03rcio por m=tuo consentimento.

O CA.AMEN-O COMO CON-RA-O5 REPUI.I-O. DE FUNDO

0+. O co&#e&%i e&%o5 carac%er#%ica# 1m matria de casamento no admiss0el um casamento sem 0ontade, no sentido de que no se pode permitir a continuao do casamento sem uma 0ontade perfeita, li0re, esclarecida, dirigida, pelo menos, aos principais efeitos pr/ticos do casamento, # prossecuo da comun-o de 0ida que constitui a sua ess(ncia. ,, assim, de dar uma importBncia superior # que atri'uda nos outros neg3cios jurdicos, ao princpio da 0ontade. 2o atenuando esta por ideias de responsa'ilidade ou de confiana. ) consentimento de0e ser pessoal, puro e simples, perfeito e li0re. ) consentimento de0e ser pessoal, no sentido de que -/:de ser e*presso pelos pr3prios nu'entes, pessoalmente no acto da cele'rao. A 0ontade de

contrair casamento estritamente pessoal em relao a cada um dos nu'entes (art. 1615 : a 0ontade de contrair casamento estritamente pessoal em relao a cada um dos nu'entes : !!". A lei admite, porm, o casamento por procurao, o qual constitui uma e*cepo, em'ora de limitado Bm'ito. D3 um dos nu'entes pode fa$er:se representar por procurador (arts. 167; 91 !!+ e CC 91 !N!". Kem de tratar:se de procurao em que se confirmam poderes especiais para o acto, se indi0iduali$e a pessoa do outro nu'ente e se indique a modalidade de casamento (arts. 167; 97 !!+ e CC 97 !N!". 2ote:se que, nos termos do art. 1678 :d !!, o casamento por procurao ser/ ine*istente se ti0er sido cele'rado depois de terem cessado os efeitos da procurao, se esta no foi concedida por quem nela figure como constituinte, ou quando for nula por falta de concesso de poderes especiais para o acto ou designao e*pressa do outro contraente. 1, por fora do art. 1671 91 !!, cessam todos os efeitos da procurao pela sua re0ogao, pela morte do constituinte ou do procurador ou pela interdio de qualquer deles em consequ(ncia de anomalia psquica. A simples re0ogao da procurao, independentemente de esta re0ogao ser le0ada ao con-ecimento do procurador, fa$ cessar todos os seus efeitos. ) procurador para o efeitos de casamento um mero representante na declarao. 2o pode a 0ontade do constituinte ser uma 0ontade incompleta, a preenc-er pelo procurador. ) consentimento de0e ser puro e simples? no pode se aposta ao casamento uma condio ou um termo (art. 1618 97 !!". Iualquer cl/usula deste tipo de0e considerar:se no escrita por fora do art. 1618 97 !!. 4ortanto o casamento cele'rado nestes termos ser/ 0/lido como se ti0esse sido puro e simples o consentimento prestado. A fa0or do car/cter puro e simples do consentimento pode in0ocar:se a dignidade deste, afectando profundamente o estado dos nu'entes, em termos de no poder ser um contrato tempor/rio.

00. *er'eio do co&#e&%i e&%o ) consentimento de0e ser perfeito, em duplo sentido? de0em ser concordantes uma com a outra as duas declara<es de 0ontade que o integram+ e, tam'm, em cada uma dessas declara<es de 0ontade de0e -a0er concordBncia entre a 0ontade e a declarao. 1sta concordBncia presumida pela lei, pois o art. 166C !!, considera que a declarao de 0ontade no acto da cele'rao constitu presuno de que os nu'entes quiseram contrair o matrim3nio.

A di0erg(ncia entre a 0ontade e a declarao est/ pre0ista no art. 1665 !!, que enumera di0ersas -ip3teses em que o casamento pode ser anulado por falta de 0ontade. .e0e entender:se que esta enumerao ta*ati0a, s3 sendo anul/0el o casamento nos casos que se integrem em qualquer uma destas factualidades tpicas (art. 1677 !!". A anulao pode ser requerida pelo pr3prios c%njuges ou por quaisquer pessoas prejudicadas com o casamento (art. 16C; 91 !!" dentro de tr(s anos su'sequentes # sua cele'rao ou, se o casamento era ignorado do requerente, nos seis meses seguintes # data que dele te0e con-ecimento (art. 16CC !!". A in0ocao do 0cio do casamento pelos pr3prios c%njuges justifica:se, e 'em, pela importBncia que o consentimento, e um consentimento perfeito, t(m na cele'rao do casamento. A anulao do casamento simulado (art. 1665 91:d !!", tal como a nulidade dos neg3cios jurdicos em geral, no pode ser oposta a terceiros que ten-am acreditado de 'oa f na 0alidade do casamento (art. 7C6 !!". De ti0er -a0ido um simples des0io na 0ontade negocial, em termos do declarante e*ecutar 0oluntariamente o comportamento declarati0o, querendo reali$ar um neg3cio jurdico, mas no o casamento, o casamento anul/0el. Anul/0el a requerimento do nu'ente cuja 0ontade faltou (art. 16C; 97 !!", podendo a aco ser continuada pelos seus parentes, afins na lin-a recta, -erdeiros ou adoptantes se o autor falecer na pend(ncia da causa, dentro dos tr(s anos su'sequentes # cele'rao do casamento ou, se este era ignorado do requerente, nos seis meses seguintes # data que dele te0e con-ecimento (art. 16CC !!".

06. Li<erdade do co&#e&%i e&%o ) consentimento de0e ser li0re, li'erdade que a lei presume (art. 166C !!". 4ara que o consentimento seja li0re, preciso que a 0ontade dos nu'entes ten-a sido formada com e*acto con-ecimento dos efeitos do contrato que 0o cele'rar, ou seja, do conte=do do estado de casado. ,, alm disso, necess/rio que se ten-a formado com li'erdade e*terior, sem presso de 0iol(ncias ou ameaas. ) primeiro aspecto integra:se na doutrina do erro+ o segundo na doutrina da coaco. 2o assumem, assim, rele0o, no casamento, nem o dolo nem o estado de necessidade. aG Erro5

Degundo o art. 1666 !! (o erro que 0icia a 0ontade s3 rele0ante para efeitos de anulao quando recaia so're qualidades essenciais da pessoa do outro c%njuge, seja desculp/0el e se mostre que sem ele, ra$oa0elmente, o casamento no teria sido cele'rado", o erro tem de recair so're a pessoa com quem se reali$a o casamento e 0ersar so're uma qualidade essencial desta. A

rele0Bncia do erro no casamento depende dos seguintes pressupostos? de0e recair so're qualidade essencial da pessoa do outro c%njuge+ ser pr3prio+ desculp/0el+ e que a circunstBncia so're a qual o erro 0ersou ten-a sido determinante da 0ontade de contrair casamento. ) erro no -/:de recair so're qualquer requisito legal de e*ist(ncia ou 0alidade do casamento (erro pr3prio". ) erro de0e ser desculp/0el (art. 1686 !!"? aquele em que no teria cado uma pessoa normal, perante as circunstBncias do caso, no pode ser in0ocado como pressuposto da in0alidade do casamento. Uasta que o erro ten-a sido essencial para o declarante na formao da sua 0ontade. <G Coaco5

) art. 1668 !! ( anul/0el o casamento cele'rado so' coaco moral, contanto que seja gra0e o mal com que o nu'ente ilicitamente ameaado, e justificado o receio da sua consumao", permite a anulao do casamento com fundamento em coaco. 1ntendendo:se por coaco, 0cio da 0ontade, o receio ou temor ocasionado no declarante pela cominao de um mal, dirigido # sua pr3pria pessoa, -onra, ou fa$er da ou # de um terceiro. 2os termos do art. 1668 91 !!, anul/0el o casamento cele'rado so' coaco moral, desde que seja gra0e o mal com que o nu'ente foi ilicitamente ameaado e justificado o receio da sua consumao. Acentue:se que a coaco rele0ante mesmo que a ameaa 0ise interesses patrimoniais e, quando ti0er como o'jecto terceiro, seja qual for a relao entre esse terceiro e o declarante coagido. 1m matria de casamento, no se distingue entre as -ip3teses de a coaco pro0ir de outro contraente ou de um terceiro. cG Re@i e da a&u!a<i!idade ,or erro e coaco5

Iuando 0erificados os pressupostos tpicos do erro ou da coaco, o casamento anul/0el os termos do art. 1661 :' !! (cele'rado, por parte de um ou de am'os os nu'entes, com falta de 0ontade ou com a 0ontade 0iciada por erro ou coaco". A aco de anulao pode ser intentada pelo c%njuge, enganado ou coacto, podendo prosseguir nela os seus parentes, ou afins na lin-a recta, -erdeiros ou adoptantes, se o autor falecer na pend(ncia da causa (art. 16C1 : a aco de anulao fundada em 0cios da 0ontade s3 pode ser intentada pelo c%njuge que foi 0tima do erro ou da coaco+ mas podem prosseguir na aco os seus parentes, afins na lin-a recta, -erdeiros ou adoptantes, se o autor falecer na pend(ncia da causa > !!", dentro dos seis meses su'sequentes # cessao do 0cio (art. 16C5 : a aco de anulao fundada em 0cios da 0ontade caduca, se no for instaurada dentro dos seis meses su'sequentes # cessao do 0cio > !!". A anula'ilidade san/0el

mediante confirmao (art. 788 !!". !onfirmao que pode ser e*pressa ou t/cita.

07. Ca,acidade Atenta a importBncia pessoal e social do casamento, a lei pretende que os casamentos cele'rados o sejam entre pessoas com capacidade para o fa$erem. 1 no se limita a dei*ar a a0eriguao das capacidades para um momento posterior # cele'rao do casamento, com a consequente declarao de in0alidade deste. 1sta'elece um rigoroso procedimento de a0eriguao das incapacidades, anterior ao casamento, de modo a que s3 se case quem for capa$, e casamentos cele'rados no sejam dissol0idos por incapacidades dos c%njuges. A lei pretende rodear de especiais precau<es a cele'rao dos casamentos quanto # capacidade dos nu'entes. 2esta ordem de ideias, esta'elece um procedimento particularmente rigoroso e pr0io de a0eriguao das incapacidades. Atentos os fins do casamento, so esta'elecidas incapacidades diferentes das da generalidade dos neg3cios jurdicos, e, em certos casos, pre0isto um regime mais se0ero de in0alidade. !ontudo, como a lei pretende rodear de esta'ilidade o casamento e promo0er a sua cele'rao, -/ certos casos de 0iolao de normas legais que ficam incapacidades que no so sancionadas, ou no o so nos termos se0eros em que o seriam nos neg3cios jurdicos em geral. As incapacidades matrimoniais so geralmente designadas por impedimentos matrimoniais, na medida em que impedem a cele'rao do casamento. A lei distingue (arts. 16;1 , 16;7 e 16;C !!" entre i ,edi e&%o# diri e&%e# e simplesmente i ,edie&%e#. )s primeiros implicam a anulao do casamento que ten-a sido contrado apesar da sua e*ist(ncia (art. 1661 :a !!"+ os segundos aplicam outras san<es menos rigorosas do que a anula'ilidade. )utra classificao a que distingue entre i ,edi e&%o# a<#o!u%o#, so 0erdadeiras incapacidades, pois se fundam numa caracterstica da pessoa, impedindo:a de casar seja com quem for. I ,edi e&%o# re!a%i1o#2 so ilegitimidades que se fundam numa relao da pessoa com outra ou outras e s3 l-e pro'em o casamento com essa ou essas pessoas. )s impedimentos tam'm podem ser di0ididos entre dispens/0eis e no dispens/0eis, admitindo os primeiros, e no os segundos, dispensa. Dendo dispensa o acto pelo qual uma autoridade, atendendo #s circunstBncias do caso concreto, autori$a o casamento nesse caso, no o'stante a e*ist(ncia de determinado impedimento.

O CA.AMEN-O COMO CON-RA-O5 REPUI.I-O. DE FORMA

0;. Re8ui#i%o# @erai# de 'ora5 o ,roce##o ,re!i i&ar A cele'rao do casamento o acto terminal de um procedimento, c-amado processo de casamento ou processo preliminar de pu'lica<es, que 0isa o'rigar as partes a reflectir no passo importantssimo que 0o dar e a assegurar a conformidade # lei do contrato a cele'rar. .ada a importBncia do casamento para os c%njuges, os seus parentes, fil-os e para a sociedade em geral, o legislador pretende pre0enir le0iandades e 0cios, mais do que remedi/:los depois, com os inerentes custos pessoais e sociais. )s nu'entes de0em declarar a sua inteno de contrair casamento na conser0at3ria indicada. Kal declarao pode ser prestada, quanto ao casamento cat3lico, pelo p/roco competente para a organi$ao do casamento cat3lico (art. 165 !N!". Jindo o pra$o das pu'lica<es e efectuadas as dilig(ncias necess/rias, o conser0ador, no pra$o de tr(s dias a contar da =ltima dilig(ncia, de0e la0rar despac-o a autori$ar os nu'entes a cele'rar casamento, ou mandar/ arqui0ar o processo, conforme for de .ireito (art. 1CC 91 !N!". ) despac-o fa0or/0el notificado aos nu'entes (n. C". 2o caso de despac-o fa0or/0el, o casamento de0e cele'rar:se no pra$o de no0enta dias (art. 1C5 !N!".

0=. Ce!e<rao do ca#a e&%o .e0em estar presentes no acto de cele'rao do casamento os nu'entes ou um deles e o procurador do outro, o conser0ador e podendo estar presentes duas a quatro testemun-as (art. 15C !N!". A cele'rao do casamento p='lica e o'edece a forma pre0ista na lei (art. 155 !N!".

6?. Re@i#%o do ca#a e&%o ) registo do casamento o'rigat3rio, no sentido de que se trata da =nica pro0a legalmente admitida do matrim3nio que, sem ela, no pode ser in0ocado, quer pelas pessoas a quem respeita, quer por terceiros. ) registo fa$ pro0a plena de todos os factos nele contidos, no podendo a pro0a resultante do registo ci0il quanto aos factos a ele sujeitos e ao correspondente estado ci0il, ser ilidida por qualquer outra, e*cepto nas ac<es de estado e nas de registo (arts. 1 a C !N!+ 761 , 767 !!".

) registo do casamento pode ser la0rado por inscrio (art. 57 :e !N!", ou transcrio (art. 56 :'" c" d" !N!". ) casamento ci0il tem o registo la0rado por inscrio no li0ro pr3prio da !onser0at3ria.

61. E#,ecia!idade#5 ca#a e&%o# ur@e&%e# )s casamentos urgentes (arts. 1677 !!, 156 !N!", so aqueles cele'rados quando -aja fundado receio de morte pr3*ima de algum dos nu'entes, ou imin(ncia de parto. ) casamento cele'rado independentemente de processo de pu'lica<es e sem inter0eno do funcion/rio do Negisto !i0il. As formalidades redu$em:se a uma proclamao oral ou escrita, feita # porta da casa onde se encontrem os nu'entes, pelo funcion/rio do registo ci0il, ou, na falta dele, por qualquer das pessoas presentes, de que se 0ai cele'rar o casamento (art. 156 :a !N!". A cele'rao do casamento redu$:se #s declara<es e*pressas de consentimento de cada um dos nu'entes perante quatro testemun-as, duas das quais no podero ser parentes sucess0eis dos nu'entes (alnea '". .e0e redigir:se uma acta de casamento em seguida # cele'rao do mesmo (alnea c", assinada por todos os inter0enientes que sai'am e possam escre0er, desde que no seja poss0el la0rar imediatamente no li0ro pr3prio o assento pro0is3rio. 2a acta de0em referir:se as circunstBncias especiais da cele'rao. )s casamentos urgentes consideram:se sempre cele'rados no regime de separao de 'ens (art. 177; 91:a !!".

6". Ca#a e&%o de ,or%u@ue#e# &o e#%ra&@eiro e de e#%ra&@eiro# e *or%u@a! ) casamento contrado no estrangeiro entre dois portugueses ou entre portugu(s e estrangeiro, pode ser cele'rado por tr(s formas? perante ministros do culto cat3lico+ perante os agentes diplom/ticos ou consulares portugueses, na forma esta'elecida pela lei ci0il+ perante as autoridades legais competentes, na forma esta'elecida pela lei ci0il+ perante as autoridades legais competentes, na forma pre0ista pela lei do lugar da cele'rao. .e qualquer modo, de0er/ -a0er sempre o processo de pu'lica<es, sal0o nos casos em que a lei permita cele'rao do casamento com dispensa do processo. ) casamento de estrangeiros em 4ortugal (arts. 165 166 !N!" pode ser cele'rado segundo as formas e nos termos pre0istos do !3digo de Negisto !i0il, ou segundo a forma e nos termos pre0istos na lei nacional de qualquer dos nu'entes, perante os respecti0os agentes diplom/ticos ou consulares, desde que igual compet(ncia seja recon-ecida pela mesma lei aos agentes diplom/ticos e consulares portugueses (art. 51 9 !!, 165 !N!".

IN:ALIDADE DO CA.AMEN-O

6). I&eNi#%K&cia do ca#a e&%o5 ca#o# de i&eNi#%K&cia )s casos de ine*ist(ncia so os pre0istos no art. 1678 !!? casamentos cele'rados por quem no ten-a compet(ncia funcional para o acto+ cele'rados entre pessoas do mesmo se*o+ ou em que falta declarao de 0ontade dos nu'entes ou de um deles. 2ote:se, toda0ia, que o casamento cele'rado perante funcion/rio de facto, no s3 no ine*istente, como nem sequer anul/0el (art. 1675 !!". 1ntendendo:se por funcion/rio de facto aquele que, sem ter compet(ncia funcional para o acto, e*ercia pu'licamente as correspondentes fun<es. ) casamento ine*istente no produ$ quaisquer efeitos, sequer putati0os, podendo a ine*ist(ncia ser in0ocada a qualquer tempo, e por qualquer interessado, independentemente de declarao judicial (art. 166; !!".

6+. A&u!a<i!idade do ca#a e&%o ) art. 1677 !!, consagra o princpio @no -/ nulidade sem te*toA, ou seja, o princpio da tipicidade das causas de nulidade? no -/ nulidades t/citas mas s3 e*pressas, fi*ando a lei ta*ati0amente o seu elenco. Kodos os casamentos que a lei no diga que sejam nulos, de0em considerar:se 0/lidos. )s casos de anula'ilidade so, pois, e*clusi0amente, os referidos no art. 1661 . )s casamentos contrados com i ,edi e&%o diri e&%e (falta de idade nupcial, dem(ncia not3ria, interdio ou ina'ilitao por anomalia psquica, casamento anterior no dissol0ido, parentesco na lin-a recta, parentesco no segundo grau da lin-a colateral, afinidade na lin-a recta e condenao por -omicdio". )s casamentos cele'rados com falta de 0ontade por parte de um ou de am'os os nu'entes > incapacidade acidental ou outra causa que determine a falta de consci(ncia do acto, erro acerca da identidade fsica do outro contraente, coaco fsica e simulao. )s casamentos em que ten-a -a0ido 0cio da 0ontade juridicamente rele0ante > erro de 0cio e coaco moral. )s casamentos cele'rados sem a presena das testemun-as e*igidas por lei.

A anula'ilidade no opera @ipso iureA (art. 1667 !!", s3 podendo ser proposta por certas pessoas (art. 1665 e 16C7 !!" e dentro de certos pra$os (arts. 16C6 e 16C6 !!"+ a anula'ilidade pode ser sanada em determinadas condi<es (art. 1666 !!". Iuando os casamentos so contrados com impedimentos dirimentes, tanto os c%njuges como os seus parentes em lin-a recta ou at ao quarto grau da lin-a colateral, -erdeiros e adoptantes, 'em como o Hinistrio 4='lico, podem propor a aco de anulao. Lsto em 0irtude de se tratar do interesse p='lico em que se no manten-am casamentos cele'rados nestas condi<es. A lei admite que a anula'ilidade seja sanada, fi*ando um certo pra$o para a propositura da aco. )u ento no permite que a anulao seja requerida depois de ter desaparecido o moti0o da anula'ilidade. Oerifica:se este regime quando o casamento cele'rado apesar dos impedimentos de falta de idade nupcial, dem(ncia not3ria, interdio ou ina'ilitao por anomalia psquica, e casamento anterior no dissol0ido. 2outras situa<es, o moti0o da anula'ilidade permanente. 4ortanto, a lei no permite que seja sanada a anula'ilidade podendo esta ser arguida em pra$o muito mais longo. Do os casos de o casamento ter sido cele'rado com os impedimentos de parentesco ou afinidade em lin-a recta, parentesco no segundo grau da lin-a colateral e condenao por -omicdio. )utras situa<es -/, em que s3 o Hinistrio 4='lico pode propor a aco de anulao, dado que s3 est/ em causa o interesse p='lico, e no tam'm o dos c%njuges e das suas famlias? o casamento foi cele'rado sem a presena de testemun-as. 2outras situa<es a anula'ilidade 0isa s3 proteger o interesse de um dos c%njuges. 4ortanto, s3 esse c%njuge pode requerer a anulao. Do're a simulao rege art. 16C; 91 !!. Aqui inter0m tam'm o interesse das pessoas com o casamento.

60. Ca#a e&%o ,u%a%i1o 2os termos do art. 16C7 !!, o casamento, cat3lico ou ci0il, produ$ efeitos apesar da declarao de nulidade, quanto ao casamento cat3lico ou da anulao quanto ao casamento ci0il. ) instituto do casamento putati0o 0isa afastar os incon0enientes para os c%njuges, para os fil-os e para terceiros da declarao de nulidade ou da anulao do casamento. A lei considera justo que o casamento in0/lido produ$a apesar disso certos efeitos, 0ari/0eis conforme se trate de proteger terceiros, os fil-os ou os c%njuges, e dependentes da 'oa f em que cada um deles se encontre.

)s efeitos que a lei atri'ui ao casamento in0/lido so pelo menos, parte dos que este produ$iria se ti0esse sido 0/lido. A produo de efeitos pelo casamento in0/lido depende de tr(s pressupostos? a" '" c" , necess/ria a e*ist(ncia de um casamento. De o casamento for ine*istente, no produ$ qualquer espcie de efeito. ) casamento de0e ter sido declarado nulo, ou anulado. Jinalmente, e*ige:se que um dos c%njuges, ou am'os, esteja de 'oa f, para que o casamento produ$a efeitos em relao a eles ou produ$a efeitos fa0or/0eis ao c%njuge de 'oa f e, refle*amente, os produ$a em relao a terceiros.

Iuanto aos fil-os, o casamento produ$ efeitos, mesmo que am'os os c%njuges o ten-a contrado de m/ f. Iuanto aos efeitos do casamento putati0o, a regra geral a seguinte? os efeitos j/ produ$idos mantm:se at ao momento da declarao da nulidade, ou da anulao, mas no se produ$em efeitos desde o momento da sua cele'rao em termos id(nticos ao regime jurdico do di03rcio. Iuanto aos c%njuges, se eles esta0am de 'oa f, o casamento produ$, todos os efeitos entre eles at # data de declarao de nulidade ou anulao (art. 1657 91 !!". De s3 um dos c%njuges esta0a de 'oa f, o casamento produ$ em relao a am'os os c%njuges os efeitos que forem fa0or/0eis ao c%njuge de 'oa f (art. 16C7 97 !!". De am'os os c%njuges esta0am de m/ f, o casamento no produ$ efeitos em relao a eles. 2o que se refere aos fil-os, e quer o casamento ten-a sido contrado de 'oa f ou de m/ f pelos c%njuges, produ$ os efeitos fa0or/0eis aos fil-os nascidos no casamento, nomeadamente no que se refere # presuno @pater is estA (art. 1877 !!". )s terceiros que esta'eleceram com os c%njuges rela<es dependentes da 0alidade do casamento, no so o'jecto de proteco especfica e directa pelo instituto do casamento putati0o. D3 se produ$iro em relao A eles, indirecta ou refle*amente, os efeitos decorrentes das rela<es entre os c%njuges que se manten-am apesar da in0alidade do casamento. CA.AMEN-O CA-CLICO5 CON.EN-IMEN-O E CA*ACIDADEQ FORMAQ NULIDADE

66. Co&#e&%i e&%o ) matrim3nio, como contrato, tem tr(s requisitos fundamentais? a capacidade jurdica de am'os os sujeitos contraentes, nomeadamente a aus(ncia de impedimentos (can. 1;57, T1 e 1;76"+ um consenso 0/lido de am'os os c%njuges (can. 1;57"+ a o'ser0Bncia da forma can3nica (can 11;8 segs.". ) co&#e&#o o elemento constituti0o do matrim3nio? @2uptias consensus facitA (can. 1;57, T1". .efine:se como o acto de 0ontade com o qual o -omem e a mul-er se do e se aceitam como um acto irre0og/0el, para constituir o matrim3nio+ ou seja? a ntima comunidade de 0ida e de amor ordenada # procriao e # educao de prole e, ao mesmo tempo, # m=tua integrao e aperfeioamento dos sujeitos contraentes (can. 1;57, T1 e 7". As causas que pro0ocam a nulidade do consenso matrimonial, so os seguintes? : : Nu!idade ,or 'a!%a de co&#e&#o5 incapacidade relati0a ao consenso+ simulao total+ 0iol(ncia fsica+ Fa!%a de co&#e&#o a%ri o&ia!5 falta de discrio de ju$o+ incapacidade para assumir as o'riga<es essenciais do matrim3nio+ simulao parcial+ erro so're a nature$a ou ess(ncia do matrim3nio e erro so're a pessoa ou a sua identidade+ :cio do co&#e&#o5 temor+ erro so're as qualidades da pessoa+ condio de pretrito ou de presente.

67. For a Foje, a forma do matrim3nio regulada nos cBnones 11;8 a 1115 do !3digo de .ireito !an3nico. 2os termos do can. 11;8, T7, o sacerdote no se limita a ou0ir passi0amente as declara<es dos esposos, de0endo solicitar formalmente o seu consenso em nome da Lgreja. A presena das testemun-as uma simples... presena? limita:se a seguir a cerim3nia. )s contraentes de0em estar presentes @fisicamenteA? ou pessoalmente ou por meio de um procurador. Am'os os c%njuges podem fa$er:se representar. A presena de0e ser acti0a, manifestando os nu'entes o seu consentimento com pala0ras, ou com um comportamento e*pressi0o, se no puderem falar.

6;. Ca,acidade .o casamento cat3lico cele'rado em 4ortugal, tem como pressuposto, no s3 a capacidade de .ireito !i0il, como uma capacidade de .ireito !an3nico. )s impedimentos do .ireito !an3nico podem ser de .ireito .i0ino ou de .ireito 1clesi/stico, dirimentes ou impedientes, a'solutos ou relati0os, perptuos ou tempor/rios, p='licos ou ocultos. Do regulados pelos cBnones 1;86 e seguintes. 1stando reser0adas a apreciao da nulidade dos casamentos cat3licos #s reparti<es eclesi/sticas, a lei ci0il no pode determinar a nulidade do casamento cat3lico, nem os Kri'unais !i0is declararam:na. ) =nico recurso ser/ recusar a transcrio do casamento cat3lico. Joi o que a lei determinou. !ontudo, autori$a ou no a transcrio consoante os impedimentos de que se trate. )s impedimentos de menor importBncia p='lica, os impedientes, cedem perante o interesse de manter um casamento 0alidamente cele'rado perante a Lgreja !at3lica, permitindo:se, portanto, a transcrio do casamento. 4elo contr/rio, quando se trata de impedimentos dirimentes, fundamentados em interesses p='licos de 'ase, j/ a lei no permite a transcrio do casamento cat3lico que assim no produ$ir/ efeitos ci0is. Agora, se o casamento cat3lico foi urgente, tendo sido cele'rado sem processo preliminar e passagem de certificado, a lei ci0il cede ainda mais. Dacrifica os pr3prios impedimentos dirimentes com e*cepo de tr(s? o da falta de idade nupcial, o de interdio ou ina'ilitao por anomalia psquica, e o de casamento anterior no dissol0ido (art. 1657 !!".

6=. For a do ca#a e&%o e

Direi%o ,or%u@uK#

) processo preliminar do casamento cat3lico corre na !onser0at3ria do Negisto !i0il, tal como o processo preliminar do casamento ci0il. A declarao para casamento tam'm pode ser prestada pelo p/roco competente para a organi$ao do respecti0o processo can3nico (art. 165 97 !N!". ) p/roco perante quem se 0ai cele'rar o casamento cat3lico de0e ter o certificado passado pelo conser0ador em que este declare que os nu'entes podem contrair casamento (arts. 1C6 e 151 !N!". 4orm, quando se trate de casamentos @in articulo mortisA, na imin(ncia de parto, ou cuja imediata cele'rao seja e*pressamente autori$ada pelo ordin/rio pr3prio por gra0e moti0o de ordem moral (arts. 1555 !! e 151 97 !N!" o casamento (urgente" pode cele'rar:se independentemente do processo de pu'lica<es.

.i0ersos dos casamentos de urg(ncia, so os casamentos de consci(ncia que so secretos. Krata:se, normalmente, de casamentos de pessoas que 0i0iam em situao concu'in/ria mas que o p='lico supun-a serem casadas. ) casamento secreto para e0itar o escBndalo que pudesse resultar da cele'rao p='lica do acto. Iuanto a estes casamentos, os assentos s3 podem ser transcritos perante certido de c3pia integral e mediante den=ncia feita pelo ordin/rio por sua iniciati0a ou a requerimento dos interessados (arts. 1656 !! e 165 , 17; !N!". )s casamentos cat3licos contrados sem preced(ncia do processo de pu'lica<es consideram:se sempre contrados no regime de separao (art. 177; 91:a !!".

7?. Re@i#%o do ca#a e&%o5 a %ra&#crio Ap3s a cele'rao do casamento cat3lico, de0e ser la0rado em duplicado o assento paroquial (art. 167 !N!". ) assento, e respecti0o duplicado, de0em ser assinados pelos c%njuges, pelas testemun-as e pelo sacerdote (art. 168 !N!". ) p/roco o'rigado a en0iar nos tr(s dias seguintes # !onser0at3ria do Negisto !i0il competente o duplicado do assento paroquial a fim de ser inscrito no li0ro de assentos de casamentos (arts. 1655 !! e 165 !N!".

EFEI-O. *E..OAI. DO CA.AMEN-O

71. I&%roduo ) contrato de casamento poderia no determinar efeitos jurdicos, pessoais ou patrimoniais, entre os c%njuges. 1stes continuariam a ser juridicamente estran-os, esta'elecendo @de factoA entre si o relacionamento que entendessem. Kratar:se:ia de um modelo pr3*imo do oferecido pelo .ireito Nomano, no qual, o estado de casado um estado @de factoA assente num consenso actual. ) contrato de casamento determina efeitos jurdicos, pessoais e patrimoniais, entre as partes, que originam um no0o @estadoA ci0il? estado de casado. 1stado que afecta profundamente aspectos fundamentais da pessoa -umana. Aspectos que esto tutelados por direitos da personalidade.

7". I@ua!dade de direi%o# e de1ere# do# cR&ju@e# e direco co&ju&%a da 'a !ia

A igualdade de direitos e de0eres dos c%njuges implica naturalmente, que a direco da famlia pertena a am'os, de0endo estes acordar so're a orientao da 0ida em comum (art. 1671 97 !!". Lsto, seguramente, nos aspectos pessoais. A comun-o de 0ida que o casamento, fuso de duas pessoas numa s3, significa que a 0ida em comum determinada pelos dois c%njuges num s3. Pogo que este dei*ar de ser poss0el, o matrim3nio estar/ mortalmente doente. 2os aspectos patrimoniais tam'm ser/, assim. Iualquer regime de separao ser/ transformado em comun-o pela comun-o das pessoas. 4ortanto, na fase do casamento plenamente reali$ado o regime de 'ens , neste sentido, indiferente. Fa0endo 'ens comuns, o princpio de igualdade dos c%njuges parece impor a sua administrao e alienao por acordo comum, mesmo so' pena de paralisia dessa administrao no caso de crise, ou de gra0es dificuldades se a administrao dos 'ens na sua transaco, como o caso das carteiras de ttulos. Has du0idoso que de0a -a0er 'ens comuns.

7). A'ec%ao do e#%ado do# cR&ju@e#5 o &o e ) nome ser0e para identificar o seu titular, distinguindo:o das outras pessoas. Kem sido utili$ado para situar socialmente o seu portador, integrando: o numa certa famlia, rele0ando os seus pais, e0entualmente o seu c%njuge, os seus a03s. !ada um dos c%njuges conser0a os seus pr3prios apelidos, mas pode acrescentar:l-e apelidos do outro at ao m/*imo de dois. Assim, o marido poder/ acrescentar dois apelidos da mul-er, antes dos seus, depois deles, ou, mesmo, li'eralmente misturados. ) que se 0ai reflectir na composio do nome dos fil-os, aca'ando o nome por dei*ar de esta'elecer as rela<es familiares de um indi0duo, quase apagando a sua capacidade de identificao do sujeito. Ker:se:/ le0ado longe demais o princpio da igualdade dos c%njuges, num aspecto meramente formal, e em que os usos sociais eram largamente aceites e os quadros jurdicos fle*0eis. 7+. A &acio&a!idade ) estrangeiro casado -/ mais de tr(s anos com portugu(s pode adquirir a nacionalidade portuguesa mediante declarao feita na constBncia do casamento (art. 6 91 lei da nacionalidade > lei 67981 de 6 de )utu'ro". ) portugu(s que case com estrangeiro no perde, por esse facto, a nacionalidade portuguesa sal0o se, tendo adquirido pelo casamento, a nacionalidade portuguesa, declarar que no quer ser portugu(s (art. 8 da lei

DE:ERE. DO. CSNJU>E.

70. I&%roduo ) casamento, enquanto estado, uma comun-o plena de 0ida. )u seja? um constate 0i0er de cada c%njuge, no s3 co o ou%ro2 mas ,ara o ou%roQ enriquecendo e afirmando cada uma das pessoas. ) ser esta'elece, pois, pontes com os outros. 1sta a'ertura 0erifica:se ser constituti0a do pr3prio ser, num crculo de (*odo e regresso a si mesmo que constitui a 0ida pessoal. A 0ida de uma pessoa ,ara o# ou%ro#5 amar, para ser amado+ dar, para rece'er+ comunicar para -umani$ar+ transmitir para con-ecer. A comunicao, @o ser paraA, a pr3pria 0ida do ser pessoal. Dem comunicao com os outros, a @-umani$aoA 'ar'/rie. Iuando a comunicao se interrompe, so're0(m a morte. ) ser ,ara o# ou%ro# no um mais que se junta # pessoa -umana+ constituti0o desta. Jinalmente, o #er co o# ou%ro# e*prime a reali$ao plena da personalidade atra0s da solidariedade plena com os outros. A comunicao le0a a ter uma relao de reciprocidade total que se torna em plena solidariedade. ) matrim3nio:comun-o de 0ida est/ no oposto do egosmo. !ada um dos c%njuges d/:se inteiramente ao outro para rece'er este+ d/:se, para rece'er+ quer dei*ar de ser (s3" um para assegurar a ser dois em um. Juso imposs0el. Assim, cada um, ao retirar:se dessa Bnsia de fuso sempre reno0ada, 0erifica que trou*e o mel-or do outro, -umani$ando:se mais.

76. De1er de coa<i%ao ) conceito de coa'itao em .ireito matrimonial, mas tam'm em linguagem 0ulgar, significa co u&Ho de !ei%o2 de e#a e de Ha<i%ao. Degundo o art. 1676 !!, os c%njuges de0em escol-er de comum acordo a resid(ncia da famlia. 2esta fi*ao de0em le0ar:se em conta os interesses de todos os mem'ros da famlia, de cada um dos c%njuges e dos fil-os, no sendo poss0el descortinar o interesse pr3prio da famlia enquanto conjunto. Der/ atendendo #s necessidades de cada um dos mem'ros da famlia que se poder/ c-egar a uma composio em termos de fi*ao de uma resid(ncia comum. 2o caso de di0erg(ncia insan/0el e prolongada entre os c%njuges so're o local da resid(ncia familiar, a lei permite a inter0eno do Kri'unal a requerimento de qualquer dos c%njuges (arts 1676 96 !! e 1C15 !4!".

) incumprimento no justificado da o'rigao de coa'itar pode ser causa de di03rcio ou de separao judicial de pessoas e 'ens (arts. 1775 e 175C !!". Lndependentemente de culpa, a aus(ncia de coa'itao ser/ ainda causa de di03rcio ou de separao judicial de pessoas e 'ens por ruptura da 0ida em comum (art. 1781 :a !!". , no conte*to do de0er de coa'itao que se integra o c-amado d'ito conjugal, ou seja, a o'rigao de cada um dos c%njuges manter rela<es se*uais com o outro, e de no manter com um terceiro. 4ode -a0er coa'itao sem -a0er necessariamente a comun-o de 0ida que constitui a ess(ncia do casamento.

77. De1er de 'ide!idade )s c%njuges t(m o'rigao de guardar mutuamente fidelidade conjugal. A 0iolao mais gra0e desta o'rigao, tradu$ida na manuteno de rela<es se*uais consumadas entre um dos c%njuges e terceira pessoa, tem o nome de adultrio. !ontudo, outras 0iola<es menos gra0es do de0er de fidelidade, no pressupondo as rela<es se*uais entre o c%njuge e terceiro, tam'm constituem 0iolao do de0er de fidelidade, por se tradu$irem numa negao da comun-o de 0ida em que se tradu$ o casamento.

7;. Coo,erao A comun-o de 0ida pressup<e que cada um dos c%njuges esteja permanentemente dispon0el para dialogar com o outro, au*ili/:lo em todos os aspectos morais e materiais da e*ist(ncia, cola'orar na educao dos fil-os, etc. trata:se do d'ito conjugal de um dos n=cleos da comun-o de 0ida. 1 tam'm, um dos aspectos mais difceis de controlar de fora, de mais difcil apreciao a n0el da pro0a pelo Sui$, o que constitui mais uma das contradi<es do actual .ireito da Jamlia. ) de0er de cooperao fundamental para o casamento, para a comun-o de 0ida em que ele se tradu$, e quase imposs0el a sua apreciao de fora. Assim e a no ser em casos e*tremos, se for le0ado a srio o actual sistema di03rcio:sano, casamentos que j/ no e*istem, por faltar a cooperao entre os c%njuges, no se podero dissol0er por falta de pro0a.

7=. De1er de a##i#%K&cia ) de0er de assist(ncia, ao contr/rio do de0er de cooperao, tem car/cter marcadamente econ3mico. !ompreende a prestao de alimentos e a contri'uio para os encargos da 0ida familiar (art. 1675 91 !!". 1ste de0er 'ifacetado incum'e a am'os os c%njuges, nos mesmos termos, de -armonia com as possi'ilidades de cada um. 4ode, porm, ser cumprido

por qualquer deles, se o outro no quiser ou no esti0er em condi<es de o fa$er. 2o caso de um dos c%njuges no cumprir o seu de0er de assist(ncia, resultam daqui duas consequ(ncias principais? Gma, e o de o outro c%njuge poder pedir a separao de pessoas e 'ens, ou o di03rcio, com essa 'ase. A outra, a de c%njuge lesado pode pedir judicialmente alimentos para si pr3prio e para os fil-os, para o futuro. !ontudo, no -/ qualquer direito de indemni$ao em relao ao no cumprimento do de0er de assist(ncia para o passado+ qualquer o'rigao de o c%njuge faltoso assuma, ser/ despro0ida de 0alor. ) de0er de assist(ncia compreende, no s3 o necess/rio para que os restantes mem'ros da famlia se alimentem, se 0istam e a'riguem e satisfaam as suas necessidades de educao, como tam'm o necess/rio para as acti0idades culturais desporti0as e de la$er deles. Kudo isto atendendo aos -/'itos correntes no meio social da famlia, e #s efecti0as possi'ilidades econ3micas do o'rigado. Lsto, sem preju$o de uma planificao da 0ida econ3mica da famlia, que le0a, em algumas circunstBncias, a sacrificar despesas de consumo, que le0a, em algumas circunstBncias, a sacrificar despesas de consumo, por muito legitimas que estas sejam, em 'enefcio de despesas de in0estimento. Assim, se um dos c%njuges decidir comprar uma casa como in0estimento, com os seus 'ens pr3prios, isto poder/ le0ar a sacrificar legitimamente uma parte das frias, certas despesas com 0estu/rio, etc., do conjunto.

;?. De1er de re#,ei%o A 0iolao do de0er de respeito causa de di03rcio ou separao judicial de pessoas e 'ens (arts. 1775 e 175C !!". ) de0er de respeito fundamentalmente o de0er de aceitar o outro c%njuge como pessoa que ele . 2o momento em que os c%njuges se casaram, cele'raram um contrato com uma certa outra pessoa, com os seus defeitos, as suas 0irtudes, etc. Der/ esta pessoa que eles tero de aceitar, de respeitar, no decurso da sua 0ida conjugal. 1*iste aqui uma tenso entre dois interesses. 4or um lado, o interesse de cada um dos c%njuges a ser, e a continuar a ser, aquilo que era. 4or outro lado, a necessidade de cada um dos c%njuges se adaptar #quilo que o outro , ou 0en-a a ser. Assim, cada um dos c%njuges poder/ ter, e manter, as suas op<es ideol3gicas, religiosas, a sua acti0idade profissional, poltica, social, o seu crculo de amigos, os seus -/'itos pessoais, sem que o outro contraditoriamente, adaptar, conformar ou restringir, os seus -/'itos, a sua maneira de pensar, de maneira a no ferir os sentimentos do c%njuge.

da nacionalidade".

EFEI-O. *A-RIMONIAI. DO CA.AMEN-O. O RE>IME DE 4EN.. *RINC*IO. FUNDAMEN-AI.

;1. I&%roduo A comun-o de 0ida, que o casamento enquanto estado, de0e e*istir no duplo plano pessoal e patrimonial. A disponi'ilidade de cada um dos c%njuges perante o outro, que o refle*o do amor e de consu'stancia a comun-o de 0ida, de0e ser uma disponi'ilidade da pessoa e dos 'ens de cada um dos c%njuges. A comun-o de 0ida introdu$ necessariamente nas rela<es patrimoniais ingredientes que no e*istiriam entre duas pessoas a'solutamente estran-as. , natural que um dos c%njuges, o mais -a'ilitado, se ocupe da administrao dos 'ens do outro+ como am'os go$aro, indiscriminadamente, do conjunto dos 'ens. !ontudo, no se afigura, que estas circunstBncias e*ijam a criao de um especial estatuo patrimonial das rela<es dos c%njuges. .e0ero ser consideradas como resultantes necess/rias da comun-o de 0ida, sem rele0Bncia jurdica aut3noma. Iuando muito, e para casos de particularmente intensa cola'orao econ3mica entre os c%njuges, com resultados muito significati0os para um deles, -a0er/ que estatuir e*pressamente o recurso a algum dos institutos consagrados do direito das o'riga<es ou dos direitos reais, como o enriquecimento sem causa, as 'enfeitorias, etc.

;". O re@i e de <e&# e a# co&1e&$e# a&%e&u,ciai#. Carac%er#%ica# da# co&1e&$e# a&%e&u,ciai# !ada casamento como estado est/ su'metido a um regime de 'ens, ou seja, a um estatuto que regula as rela<es patrimoniais entre os c%njuges e entre estes e terceiros. 1ste estatuto pode ser li0remente fi*ado. 2o caso de eles no o determinarem, a lei pre0( um estatuto supleti0o. ) princpio geral o da li'erdade do regime de 'ens? os esposos podem fi*ar li0remente, em con0eno antenupcial, o regime de 'ens do casamento, quer escol-endo um dos regimes pre0istos no !3digo !i0il, quer estipulando o que a esse respeito l-es aprou0er dentro dos limites da lei (art. 1658 !!". 2o permite o !3digo que o regime de 'ens seja fi*ado por remisso genrica para a lei estrangeira ou re0ogada, ou para usos e costumes locais (art. 1718 !!".

)s regimes tpicos do !3digo !i0il so o da comun-o de adquiridos (arts. 1771 a 1761 !!", o regime da comun-o geral (arts. 1767 a 176C !!", e o da separao (arts. 1765 e 1766 !!". ) regime supleti0o, ou seja, o regime que 0ale na falta de con0eno antenupcial ou no caso de caducidade, in0alidade ou inefic/cia desta, o regime da comun-o de adquiridos (art. 1717 !!". )s casos de regime imperati0o esto pre0istos no art. 177; 91:a", '" !!. Krata:se de casamentos cele'rados sem preced(ncia do processo de pu'lica<es, e por quem ten-a completado sessenta anos de idade. 2estes casos, a lei imp<em aos nu'entes o regime de separao de 'ens. Alm destes, o art. 1655 97 !!, pro'e a estipulao do regime da comun-o geral nos casamentos cele'rados por quem ten-am fil-os, ainda que estes sejam maiores ou emancipados. Kam'm no permitido aos nu'entes estipular, neste caso, a comunica'ilidade dos 'ens referidos no art. 1777 91 !!. Oisa:se proteger os fil-os do c%njuge, atra0s da incomunica'ilidade dos 'ens que o c%njuge le0ou para o casal ou adquiriu a ttulo gratuito e dos su':rogados no seu lugar. 2os casos de regime legal imperati0o, a lei determinou:se pelo receio de que alguns dos nu'entes ten-a sido le0ar a contrair matrim3nio por interesse econ3mico. A lei pro'e, as doa<es entre casados (art. 1767 !!", quando 0igorar imperati0amente o regime de separao de 'ens que seriam um modo de os c%njuges iludirem o regime de separao de 'ens. ) art. 177; 97 !!, permite, porm, que, em 0ista do seu futuro casamento, os nu'entes faam doa<es entre si.

;). Co&1e&o a&%e&u,cia! , o acordo entre os nu'entes destinado a fi*ar o seu regime de 'ens. A con0eno no se integra no contrato de casamento, mas acess3rio deste, pressupondo a sua e*ist(ncia e 0alidade. 1m termos de, se o casamento for in0/lido, a con0eno antenupcial ser arrastada por esta in0alidade. )s princpios gerais em matria de con0en<es antenupciais so os da li'erdade e da imuta'ilidade. 2os termos do art. 1658 !!, os esposos podem fi*ar na con0eno antenupcial, dentro dos limites da lei, o regime de 'ens do casamento, escol-endo um dos regimes pre0istos no !3digo, com'inando alguns destes, ou estipulando o que entenderem (princpio da li'erdade". ) art. 1655 !!, esta'elece um certo n=mero de restri<es ao princpio da li'erdade contratual+ matrias em relao #s quais os c%njuges no podem dispor, por estarem imperati0amente fi*ados na lei.

;+. I u%a<i!idade da# co&1e&$e# a&%e&u,ciai# ) art. 171C 91 !!, disp<e que, fora dos casos pre0istos na lei, no permitido alterar, depois da cele'rao do casamento, nem as con0en<es antenupciais, nem os regimes de 'ens legalmente fi*ados. 1st/ sujeito ao princpio da imuta'ilidade, no s3 o regime de 'ens con0encionado pelos esposos, mas tam'm o regime supleti0o. )u seja? desde o momento da cele'rao do casamento o regime de 'ens inalter/0el. A imuta'ilidade das con0en<es antenupciais no significa a manuteno rgida dos 'ens num certo estatuto de propriedade. , poss0el uma certa dinBmica das rela<es entre os c%njuges, nos quadros da con0eno. Assim, cada um dos c%njuges pode fa$er ao outro doa<es (art. 1761 segs. !!", ou dar em cumprimento (art. 171C 96 !!"+ qualquer deles pode conferir a outro mandato re0og/0el para administrar os seus 'ens pr3prios (art. 1678 97:g !!"+ ou os c%njuges podem entrar com 'ens pr3prios para sociedades comerciais das quais faam parte, desde que s3 um deles assuma a responsa'ilidade ilimitada (art. 8 !D!". Oerdadeira alterao # con0eno antenupcial permitida por lei s3 parece -a0er uma? re0ogao da doao para casamento, por esta importar alterao directa # con0eno antenupcial em que aquela doao se integra. ) argumento principal a fa0or da imuta'ilidade das con0en<es antenupciais o seguinte? pretende:se e0itar que um dos c%njuges, que ten-a adquirido ascendente so're o outro em 0irtude do casamento, impon-a a este a uma alterao do regime de 'ens que l-e seja prejudicial+ alterao que se tradu$iria numa 0erdadeira li'eralidade do segundo c%njuges a fa0or do primeiro e # qual se no aplicaria o princpio geral da li0re re0oga'ilidade das doa<es entre c%njuges (art. 1765 91 !!", nem as regras gerais das doa<es (arts. 57; , 7165 !!".

;0. Re8ui#i%o# de 'u&do da co&1e&o a&%e&u,cia! Dendo um contrato, a con0eno antenupcial est/ sujeita #s regras gerais dos contratos, nomeadamente as que se referem # 0ontade, # declarao, aos 0cios da 0ontade, etc. As con0en<es antenupciais podem ser cele'radas atra0s de procurados, em'ora a procurao de0a conter a indicao do regime de 'ens con0encionado, por se tratar de matria demasiadamente importante, e demasiadamente @definiti0aA, para ser dei*ada totalmente ao critrio do procurador.

) art. 1716 91 !!, 0em permitir que as con0en<es seja cele'radas so' condio ou a termo. Assim, pode determinar:se que um regime de separao seja transformado em regime de comun-o geral se nascerem fil-os do casamento. ) preenc-imento da condio no tem efeito retroacti0o em relao a terceiros (art. 1716 97 !!". 4ara garantir o princpio da imuta'ilidade, as condi<es e os termos de0em estar totalmente independentes, enquanto tais, da simples 0ontade dos contraentes.

;6. For a!idade# da co&1e&o a&%e&u,cia! Kero de ser cele'radas por escritura p='lica (art. 171; !!", ou por auto la0rado perante o !onser0ador do Negisto !i0il. Alm disso, as con0en<es antenupciais de0em ser registadas para produ$irem efeitos em relao a terceiros (art. 1711 91 !!, e art. 151 !N!". Gma con0eno antenupcial no registada 0/lida e efica$ entre as partes, no produ$indo efeitos em relao a terceiros. 2o so considerados terceiros (art. 1711 97 !!", os -erdeiros do c%njuge e os demais outorgantes da escritura. !omo qualquer contrato, as con0en<es antenupciais podem ser in0/lidas, de acordo com as regras gerais. Aplicam:se, nesta matria as regras relati0as # reduo do neg3cio jurdico (art. 757 !!"

;7. Caducidade da# co&1e&$e# a&%e&u,ciai# A con0eno antenupcial caduca se o casamento no foi cele'rado dentro de um ano, a contar da sua cele'rao, ou se, tendo sido cele'rado, foi declarado nulo ou anulado (art. 1716 !!". De o casamento for declarado nulo ou anulado, aplicam:se as regras do casamento putati0o. Assim, se am'os os c%njuges esta0am de 'oa f, a con0eno produ$ir/ os seus efeitos em relao a eles e a terceiros (art. 167C 91 !!"+ se s3 um dos c%njuges contraiu casamento de 'oa f, e a con0eno antenupcial o 'eneficiou, s3 o c%njuge de 'oa f poder/ o'rigar:se # tutela dos 'enefcios do estado matrimonial (art. 16C7 97 !!". RE>IME DE 4EN. -*ICO.

;;. Re@i e de co u&Ho. A co u&Ho co&ju@a! co o co ,ro,riedade )s regimes de comun-o compreendem a comun-o geral de 'ens e a comun-o de adquiridos. 1m am'os e*iste uma massa de 'ens comuns, propriedade de am'os os c%njuges, ao lado de 'ens pr3prios de cada um deles que, na comun-o geral, se redu$em muito pouco. )s 'ens comuns constituem um patrim3nio em compropriedade e um patrim3nio aut3nomo. ) patrim3nio colecti0o aquele que pertence em comum a 0/rias pessoas, sem se repartir entre elas por quotas ideias, como sucede na compropriedade. ) propriet/rio desse patrim3nio um s3, constitudo por um conjunto de pessoas. 2o caso da comun-o conjugal, antes de estar dissol0ido o casamento ou decretada a separao judicial de pessoas e 'ens, os c%njuges no podem dispor, indi0idualmente, dos 'ens, nem da sua meao nos 'ens comuns, nem sequer l-es permitido pedir partil-a dos 'ens, que no podem ser, em regra, e*ecutados, antes da dissoluo do casamento (art. 1656 91 !!". A autonomia total e*iste quando uma certa massa de 'ens s3 responde, e responde s3 ela, por determinadas d0idas. )ra, os 'ens comuns, no respondem s3 pelas suas d0idas @pr3priasA, mas tam'm pelas d0idas comuns. Kam'm respondem, em'ora s3 em casos e*cepcionais por d0idas pr3prias de cada um dos c%njuges. 1, pelas d0idas comuns, respondem tam'm, em'ora s3 su'sidiariamente, os 'ens pr3prios de qualquer dos c%njuges.

;=. Re@i e da co u&Ho de ad8uirido# ) regime da comun-o de adquiridos 0igorar/ quando os nu'entes o estipularem na sua con0eno antenupcial ou, como regime supleti0o, na falta de con0eno antenupcial ou no caso de caducidade, in0alidade ou inefic/cia da con0eno (art. 1717 !!", quando aos casamentos cele'rados depois da entrada em 0igor do !3digo !i0il de 1567. 2o regime de comun-o de adquiridos, a regra geral a de que so comuns todos os 'ens adquiridos a ttulo oneroso na constBncia do casamento, e so pr3prios de cada um dos c%njuges os 'ens le0ados por ele para o casamento ou adquiridos a ttulo gratuito depois do casamento. Do pr3prios os 'ens que os c%njuges le0am para o casamento (art. 1777 91:a !!"+ 'ens adquiridos com 'ase em ttulo anterior # data do casamento.

Kam'm so pr3prios os 'ens que ad0irem aos c%njuges por sucesso ou doao, ou seja, a ttulo gratuito (art. 1777 91:' !!". 1sto aqui compreendidos os 'ens adquiridos atra0s de li'eralidades de uso. )s 'ens adquiridos na constBncia do matrim3nio por direito pr3prio anterior, tam'm so pr3prios (art. 1777 91:c !!". ) art. 1777 97 !!, d/ quatro e*emplos destes 'ens? a" '" c" d" )s 'ens adquiridos em consequ(ncia de direitos anteriores ao casamento so're patrim3nios ilquidos partil-ados depois dele+ )s 'ens adquiridos por usucapio fundada em posse que ten-a o seu incio antes do casamento+ )s 'ens comprados antes do casamento com reser0a de propriedade+ )s 'ens adquiridos no e*erccio de direito de prefer(ncia fundado em situao j/ e*istente # data do casamento.

Do tam'm considerados pr3prios os 'ens su':rogados no lugar de 'ens pr3prios e? os 'ens que 0en-am ocupar o lugar de 'ens pr3prios, que 0en-am su'stitui:los no patrim3nio. Kam'm so 'ens pr3prios os 'ens adquiridos, em parte com din-eiro ou 'ens pr3prios de um dos c%njuges, e noutra parte com din-eiro ou 'ens comuns, se aquela for a prestao mais 0aliosa (art. 1776 91 !!". Kam'm aqui de0e -a0er uma compensao entre o patrim3nio comum e os patrim3nios pr3prios (n. 7". )s 'ens indi0isos adquiridos, em parte, por um dos c%njuges que deles j/ tin-a a outra parte, tam'm so 'ens pr3prios, por fora do art. 1777 !!, que tam'm aqui imp<e uma compensao ao patrim3nio comum pelas somas prestadas para a respecti0a aquisio. Do 'ens pr3prios os 'ens adquiridos por 0irtude da titularidade de 'ens pr3prios e que no possam considerar:se como furtos destes (art. 1778 !!". F/ 'ens pr3prios por nature$a, por disposio da lei (art. 1766 91 !!" e por 0ontade dos nu'entes.

=?. 4e&# co u&# Do 'ens comuns? os 'ens adquiridos a ttulo oneroso na constBncia do matrim3nio, sal0os os casos e*pressos na lei (art. 177C :' !!"+ os 'ens adquiridos em parte com din-eiro ou 'ens pr3prios de um dos c%njuges e, noutra parte, com din-eiro ou 'ens comuns, se esta for a prestao mais 0aliosa (art. 1776 91 !!"+ os frutos e rendimentos dos 'ens pr3prios e as 'enfeitorias =teis feitas nestes 'ens (art. 1778 91, 1766 97 !!, aplic/0el ao

regime da comun-o de adquiridos por analogia"+ o produto do tra'al-o dos c%njuges (art. 177C :a !!"+ presume:se que os 'ens im30eis tam'm so 'ens comuns (art. 1775 !!". !om esta presuno 0isa assegurar:se a certe$a do direito, nomeadamente protegendo:se os interesses de terceiros. Admite:se aqui qualquer espcie de pro0a, e no s3 a pro0a documental.

=1. *odere# de di#,o#io )s regimes de comun-o, como o de comun-o de adquiridos, suscitam, a n0el dos poderes de disposio di0ersa dos 'ens dos c%njuges, di0ersas ilegitimidades. 1ntendendo:se por ilegitimidade a interdio de se concluir o neg3cio jurdico, para proteger interesse al-eios, podendo o neg3cio ser concludo pelo titular ou pelo seu representante ou com o consentimento daquele. Krata:se de uma necessidade no de proteger aquele que 0( a sua esfera jurdica limitada, em ra$o de uma diminuio das suas capacidades naturais, mas da necessidade de proteger terceiro. !ada um dos c%njuges, no pode, sem o consentimento do outro? 1. Alienar 'ens im30eis, pr3prios ou comuns (art. 1687 :A91:a !!"+

7. )nerar 'ens im30eis pr3prios ou comuns, atra0s da constituio de direitos reais de go$o ou de garantia, e ainda dar de arrendamento esses 'ens ou constituir so're eles outros direitos pessoais de go$o (art. 1687 :A91:a !!"+ 6. Alienar o esta'elecimento comercial, pr3prio ou comum (art. 1687 :A91:' !!"+ C. )nerar ou dar em locao o esta'elecimento pr3prio ou comum (art. 1687 :A9' !!", podendo, dada a aus(ncia de proi'io da lei, constituir outros direitos pessoais de go$o so're o esta'elecimento+ 5. Alienar a casa de morada de famlia (art. 1687 :A97 !!"+

6. )nerar a casa de morada de famlia, atra0s de direitos reais de go$o ou de garantia, e ainda d/:la de arrendamento ou constituir so're ela outros direitos pessoais de go$o (art. 1687 :A97 !!"+ 7. .ispor do direito de arrendamento da casa de morada de famlia (art. 1687 :U !!", podendo, consequentemente, dispor do direito de arrendamento, operando, por e*emplo, uma cessao da posio contratual, quanto aos outros 'ens m30eis, pr3prios ou comuns+ 8. Alienar os m30eis pr3prios ou comuns, utili$ados conjuntamente pelos c%njuges como instrumento comum de tra'al-o (art. 1687 96:a !!"+

5. Alienar os seus 'ens m30eis e os m30eis comuns, se no for ele a administr/:los (art. 1687 9796:' !!"+ 1;. Nepudiar -eranas ou legados (art. 1686 97 !!", podendo qualquer dos c%njuges aceitar doa<es -eranas ou legados, sem o consentimento do outro (art. 1686 91 !!".

!ada um dos c%njuges no pode dispor dos seus pr3prios im30eis, nem dos 'ens im30eis comuns, sem o consentimento do outro (art. 1687 :A91:a !!". A sano a anula'ilidade do acto (art. 1687 91 !!". A disposio que faa dos 'ens im30eis do outro nula (arts. 857 e 1687 9C !!". Iuanto aos 'ens m30eis, cada um dos c%njuges pode dispor dos seus 'ens pr3prios e dos 'ens comuns se os administrar (art. 1687 96:a !!". A 0iolao desta regra determina a anula'ilidade do acto (art. 1687 91 !!". !ada um dos c%njuges no pode dispor dos 'ens m30eis do outro, quer esteja quer no na sua administrao. 2o primeiro caso, a sano a anula'ilidade do acto (arts. 1687 96:', 1687 9196:' !!"+ no segundo caso, a sano a da nulidade do acto (arts. 857 e 1687 9C !!". 4oder/, porm, dispor desses 'ens, se esti0er a administr/:los e o respecti0o acto de disposio for um @acto de administrao ordin/riaA (art. 1687 96:' !!". 4or morte, cada um dos c%njuges s3 pode dispor dos seus 'ens pr3prios e da sua meao do patrim3nio comum (art. 1685 !!". A disposio de coisa certa e determinada do patrim3nio comum 0/lida, mas con0erte:se em disposio do respecti0o 0alor em din-eiro. D3 pode ser e*igida a coisa em espcie, se ela, por qualquer ttulo, se ti0er tornado propriedade e*clusi0a do disponente # data da sua morte+ ou se a disposio ti0er sido pre0iamente autori$ada pelo outro c%njuge, por forma aut(ntica ou no pr3prio testamento+ ou se a disposio ti0er sido feita por um dos c%njuges em 'enefcio do outro (art. 1685 96 !!".

=". Co u&Ho @era! 2o regime da comun-o geral -/, em princpio, s3 uma massa patrimonial? os 'ens comuns. Do comuns todos os 'ens adquiridos pelos c%njuges na constBncia do casamento, quer a ttulo gratuito quer a ttulo oneroso. Uem como todos os 'ens que ten-am tra$ido para o casamento. A e*ist(ncia de 'ens pr3prios de0e considerar:se e*cepcional, redu$indo:se quase s3 #queles que forem dei*ados ou doados a um dos c%njuges com a cl/usula de incomunica'ilidade.

Oalem aqui, quanto aos poderes de disposio dos 'ens, o mesmo que da comun-o de adquiridos, para os 'ens comuns.

=). .e,arao de <e&# 2o regime de separao de 'ens no -/ 'ens comuns. Iuando muito, 'ens determinados em compropriedade. As ilegitimidades conjugais t(m muito menor alcance do que nos regimes de comun-o. Assim, redu$em:se # proi'io de cada um dos c%njuges alienar a casa de morada de famlia, ou oner/:la, atra0s da constituio de direitos reais de go$o ou garantia, e ainda d/:la em arrendamento ou constituir so're ela outros direitos pessoais de go$o+ a proi'io de alienar os m30eis pr3prios ou comuns, utili$ando conjuntamente com o outro c%njuge na 0ida do lar+ a proi'io de alienar os m30eis utili$ados conjuntamente pelos c%njuges como instrumento de tra'al-o+ e, finalmente, a proi'io de alienar os seus 'ens im30eis se no for ele a administr/:los.

=+. O co&#e&%i e&%o co&ju@a! e o #eu #u,ri e&%o 2o art. 168C 91 !!, determina:se que o seu consentimento conjugal para a pr/tica dos actos que dele carecem de0e ser especial para cada um desses actos. 1st/ sujeito # forma e*igida para a procurao (art. 168C 97 !!", ou seja, # f3rmula e*igida para o neg3cio ou acto jurdico em causa (art. 767 97 !!". A autori$ao do c%njuge pode ser re0ogada enquanto o acto no ti0er comeado. A partir deste momento, o c%njuge que a re0ogar ter/ de indemni$ar os preju$os sofridos por terceiro. A re0ogao de0e o'edecer # mesma forma que a e*igida para o consentimento? o que resulta da aplicao anal3gica do art. 168C 97 !!. ) art. 168C 96 !!, admite o suprimento do consentimento, no s3 no caso de impossi'ilidade, como tam'm no de injusta recusa. ) art. 1687 !!, regula o regime da anula'ilidade dos actos praticados contra as disposi<es enunciadas. A anulao pode ser pedida pelo c%njuge que no deu o consentimento, ou pelos seus -erdeiros, nos seis meses su'sequentes # data em que o requerente te0e con-ecimento do acto+ mas nunca depois de decorridos tr(s anos so're a cele'rao desse acto (n. 7". ) adquirente de 'oa f protegido nos termos do n. 6. A anula'ilidade san/0el mediante conformao (art. 788 !!".

A E.COLBA DO RE>IME DE 4EN. .U*LE-I:O

=0. O C(di@o Ci1i! de 1=66 e o re@i e de co u&Ho de ad8uirido# ) !3digo !i0il de 1566 0eio esta'elecer a comun-o de adquiridos como regime supleti0o. S/ no comeo dos anos sessenta, a diminuio da esta'ilidade do casamento constitua um argumento de 0alor contra a comun-o geral como regime supleti0o de 'ens. A ideia de comun-o de adquiridos comea a a0olumar:se. !om efeito, trata:se de um regime mais adequado aos momentos de crise. 10itando injustas reparti<es de 'ens. 4or outro lado, o regime de 'ens escol-ido parecia no ter significado para o 'om entendimento dos c%njuges. A unidade do matrim3nio pode ser atingida seja qual for o regime de 'ens. Gm casamento 'em sucedido transformar/ numa 0erdadeira comun-o qualquer regime de 'ens. A entrada em 0igor da !onstituio de 1576 arrastou significati0as altera<es no .ireito da Jamlia. ) art. 16 91 !N4, disp<e a igualdade dos cidados perante a lei, proi'indo o n. 7 a discriminao com 'ase no se*o. A igualdade de direitos e de de0eres entre os c%njuges, quanto # sua capacidade ci0il e poltica e # manuteno dos fil-os, 0em consagrada no art. 66 96 !N4. !om 'ase nestes princpios, tomou:se um certo n=mero de medidas de alterao do !3digo !i0il (.P C76977, de 75911". .esde logo, eliminou:se o estatuto de c-efe de famlia atri'udo ao marido, no duplo campo pessoal e patrimonial. 2o domnio da acti0idade econ3mica, qualquer dos c%njuges passa a poder e*ercer qualquer profisso ou acti0idade, sem o consentimento do outro (art. 1677 :. !!". 2as rela<es patrimoniais entre os c%njuges mante0e:se o regime supleti0o da comun-o de adquiridos que dei*a, contudo, de ser dominado pelos poderes do marido. Kam'm nesta matria se esta'elece pela igualdade entre os c%njuges. )s 'ens comuns esto sujeitos a administrao comum dos c%njuges, e igualmente, # insuscepti'ilidade de serem alienados ou onerados sem o consentimento de am'os os c%njuges. Kam'm os 'ens im30eis pr3prios, nos regimes de comun-o, s3 podem em princpio ser alienados ou onerados com o consentimento de am'os os c%njuges. 2estes termos, logo que surge o desentendimento pessoal entre os c%njuges, este desentendimento reflectir:se: / necessariamente no aspecto patrimonial+ tornando imposs0el o acordo dos c%njuges para a administrao e alienao dos 'ens e, consequentemente, paralisando a 0ida econ3mica do casal, com gra0e preju$o para este, para os fil-os, e para a sociedade em geral. .ada a cada 0e$ maior ta*a de di0orcialidade, o =nico regime que parece poss0el, um regime de separao ou que tenda para esta. Iue reflicta cada 0e$ maior independ(ncia pessoal e patrimonial dos c%njuges, pessoas independentes, situadas no @espaoA familiar+ onde as decis<es, seguramente, se de0em esta'elecer @de factoA por

consenso+ mas, quando este consenso no for poss0el, os c%njuges de0em retomar toda a sua li'erdade natural. ADMINI.-RAO DO. 4EN. DO. CSNJU>E. E RE.*ON.A4ILIDADE *OR D:IDA. DO. CSNJU>E.

=6. Ad i&i#%rao do# <e&# )s 'ens pr3prios so administrados pelo c%njuge que seu propriet/rio (art. 1678 91 !!". !ontudo, e*istem algumas e*cep<es. Gm dos c%njuges pode administrar? quando se trate de m30eis que, em'ora pertencentes ao outro c%njuge, so e*clusi0amente utili$ados como instrumentos de tra'al-o pelo c%njuge administrador (art. 1678 97:e !!"+ ou no caso de aus(ncia ou impedimento de outro c%njuge (alnea f"+ ou quando o outro c%njuge l-e confira, por mandato re0og/0el, poderes de administrao (alnea g". Iuanto aos 'ens comuns, a norma a da administrao conjunta (art. 1678 96 !!". 4odendo cada um dos c%njuges praticar (so$in-o" os actos de administrao ordin/ria. ) art. 1678 97 !!, atri'ui a cada um dos c%njuges a administrao e*clusi0a dos seguintes 'ens comuns? pro0entos que rece'a pelo seu tra'al-o (alnea a"+ os seus direitos de autor (alnea '"+ 'ens comuns que le0ou para o casal ou que adquiriu depois do casamento a titulo gratuito, e dos su':rogados em lugar deles (alnea c"+ 'ens que ten-am sido doados ou dei*ados a am'os os c%njuges com e*cluso da administrao do outro c%njuge (alnea d"+ os m30eis comuns por ele e*clusi0amente utili$ados como instrumento de tra'al-o (alnea f"+ todos os 'ens do casal, se o outro c%njuge se encontrar ausente ou impedido de os administrar (alnea a"+ todos os 'ens do casal ou parte deles, se o outro c%njuge conferir, por mandato re0og/0el, esse poder (alnea g".

=7. *odere# do cR&ju@e ad i&i#%rador e do cR&ju@e &o ad i&i#%rador )s poderes do c%njuge administrador a'rangem os de disposio de m30eis comuns tratando:se essa disposio de acto de administrao ordin/ria (art. 1687 91 !!"+ e a alienao e onerao dos m30eis pr3prios e dos comuns descritos no art. 1678 97:a: f !!. ) !3digo !i0il, no seu art. 1681 , esta'elece di0ersos casos de responsa'ilidade do c%njuge administrador. ) administrador de 'ens comuns, ou de 'ens pr3prios do outro c%njuge o'rigado, sal0o casos e*cepcionais (art. 1681 91 !!", a prestar contas, podendo ser responsa'ili$ado no caso de no o fa$er ou essas contas serem insuficientes.

Iuando a administrao seja ruinosa a ponto de o c%njuge no administrador correr o risco de perder o que seu, este tem a faculdade de requerer a simples separao judicial de 'ens, nos termos dos arts. 1767 segs. !!. ) c%njuge que no tem a administrao dos 'ens no est/ ini'ido de tomar pro0id(ncias a ela respeitantes, se o outro se encontrar, por qualquer causa impossi'ilitado de o fa$er, e do retardamento das pro0id(ncias puderem resultar preju$os > art. 1675 !!.

=;. D1ida# da re#,o&#a<i!idade de a <o# o# cR&ju@e# Do da responsa'ilidade de am'os os c%njuges as d0idas enunciadas no art. 1651 9197 !!. As d0idas contradas por am'os os c%njuges ou por um deles com o consentimento do outro (art. 1651 91 a !!". !ompreendem:se nesta disposio quer a d0idas anteriores, quer as posteriores ao casamento, e qualquer que seja o regime de 'ens. ) consentimento do outro c%njuge no pode ser suprido judicialmente. O(m a seguir as d0idas contradas por am'os os c%njuges para ocorrer aos encargos normais da 0ida familiar (art. 1651 91:' !!". 2o interessa que as d0idas sejam contradas antes ou depois do casamento, como no interessa o regime de 'ens. As d0idas contradas na constBncia do matrim3nio pelo c%njuge administrador e nos limites dos seus poderes de administrao, em pro0eito comum do casal, tam'm so comuns (art. 1651 91:c !!". , necess/rio que a di0ida ten-a sido contrada em pro0eito comum. Deguem:se as d0idas contradas por qualquer dos c%njuges no e*erccio do comrcio (art. 1651 91:d !!". !ontudo, pode pro0ar:se que no -ou0e inteno de pro0eito comum da parte do c%njuge que contraiu a di0ida, sendo esta, portanto, de e*clusi0a responsa'ilidade do c%njuge que a contraiu. Kam'm no -a0er/ comunica'ilidade se 0igorar entre os c%njuges o regime da separao. As d0idas que onerem doa<es, -eranas ou legados, quando os respecti0os 'ens ti0erem ingressado no patrim3nio comum, tam'm so de responsa'ilidade comum (art. 1651 91:e, 1656 97, 1686 91, 1656 97 !!". Do comuns tam'm as d0idas contradas antes do casamento por qualquer dos c%njuges, em pro0eito comum do casal, 0igorando o regime da comun-o geral de 'ens (art. 1651 97 !!".

As d0idas que onerem 'ens comuns so tam'm comuns, no o'stando # comunica'ilidade a circunstBncias das d0idas se terem 0encido antes dos 'ens se tornarem comuns (art. 165C 91 !!". As d0idas que, nos regimes de comun-o, onerem os 'ens pr3prios, se ti0erem como causa a percepo dos respecti0os rendimentos, tam'm so comuns (art. 165C 97 !!".

==. 4e&# 8ue re#,o&de

,e!a# d1ida# de re#,o&#a<i!idade co u

Nespondem pelas d0idas de responsa'ilidade comum os 'ens comuns, e, na falta ou insufici(ncia destes, os 'ens pr3prios de qualquer dos c%njuges (art. 1655 91 !!". A responsa'ilidade dos c%njuges, no caso da d0ida 0ir a ser paga com os 'ens pr3prios, solid/ria nos regimes de comun-o, e parci/ria no regime de separao (art. 1655 9197 !!".

1??.

D1ida# de eNc!u#i1a re#,o&#a<i!idade de u

do# cR&ju@e#

Do as d0idas contradas por um dos c%njuges sem o consentimento do outro (art. 1657 :a !!". !ompreendem:se aqui tanto as d0idas anteriores como as posteriores ao casamento. As d0idas pro0enientes de crimes ou de outros factos imput/0eis a um dos c%njuges, tam'm so da e*clusi0a responsa'ilidade desse c%njuge (art. 1657 :' !!". As d0idas que onerem 'ens pr3prios de qualquer dos c%njuges, tam'm so pr3prias (arts. 1657 :c, e 165C 97 !!". As d0idas que onerem doa<es, -eranas ou legados, quando os respecti0os 'ens sejam pr3prios, mesmo que a aceitao ten-a sido efectuadas com o consentimento de outro c%njuge, so d0idas pr3prias.

1?1. 4e&# 8ue re#,o&de ,e!a# re#,o&#a<i!idade de u do# cR&ju@e#

d1ida#

de

eNc!u#i1a

2os termos do art. 1656 91 !!, respondem pelas d0idas pr3prias de cada um dos c%njuges, os 'ens pr3prios do c%njuge de0edor e, su'sequentemente, a sua meao nos 'ens comuns. 2este caso, o cumprimento s3 e*ig0el depois de dissol0ido, declarado nulo ou anulado, o casamento, ou depois de decretada a separao judicial de pessoas e 'ens ou s3 de 'ens.

A morat3ria aqui pre0ista comporta 0/rias e*cep<es, nomeadamente a do art. 1656 9796 !!. 4or fora do art. 1656 97 !!, respondem ao mesmo tempo que os 'ens pr3prios do c%njuge de0edor, os 'ens por ele le0ados para o casal, ou posteriormente adquiridos a ttulo gratuito, 'em como os respecti0os rendimentos, o produto do tra'al-o e dos direitos de autor do c%njuge de0edor, e os 'ens su':rogados no lugar dos mencionados em primeiro lugar. 1m'ora estes 'ens sejam comuns por fora do regime de 'ens, a lei protege neste caso o credor que tin-a em 0ista os 'ens que o de0edor le0ara para o casamento, os que adquiria mais tarde por -erana ou doao, e os pro0entos que auferia+ que pareciam, aos ol-os de terceiros, 'ens comuns. ) art. 1656 96 !!, admite que a meao do c%njuge de0edor seja e*ecutada imediatamente se a d0ida pro0m de crime ou de outro facto imput/0el ao outro c%njuge.

1?".

Co ,e&#a$e# de1ida# ,e!o ,a@a e&%o de d1ida# do ca#a!

2o caso de 'ens de um dos c%njuges terem respondido por d0idas de responsa'ilidade comum, para alm do que l-e competia, e seja qual for a ra$o desta responsa'ilidade, o c%njuge que pagou mais que a sua parte do crdito de compensao so're o outro c%njuge. !rdito, porm, que s3 e*ig0el no momento da partil-a dos 'ens do casal, em consequ(ncia de declarao de nulidade ou anulao do casamento, de separao judicial de pessoas e 'ens, ou s3 de 'ens, ou de di03rcio, a no ser que 0igore entre os c%njuges o regime de separao (art. 1657 91 !!". ) art. 1657 97 !!, regula a -ip3tese de terem respondido 'ens comuns por d0ida da e*clusi0a responsa'ilidade de um dos c%njuges. 2este caso, nasce um crdito de compensao do patrim3nio comum so're o patrim3nio do c%njuge de0edor. Iue de0e ser le0ado em conta no momento da partil-a.

1?).

Re#,o&#a<i!idade ,or d1ida# &o ca#o de #e,arao de 'ac%o

.esaparecendo a 0ida em comum do casal, natural que dei*e de -a0er d0idas assumidas em pro0eito comum do casal. As necessidades de cada um dos c%njuges, mesmo do c%njuge que ten-a os fil-os a seu encargo, de0ero ser satisfeitas atra0s da atri'uio de alimentos. Hais? o c%njuge que ten-a afectado a si, e*clusi0amente, certos 'ens comuns, ser/ respons/0el perante o outro pelo seu enriquecimento, e pelos preju$os que ten-a causado ao outro pela pri0ao do uso de fruio do 'em.

!om efeito @os c%njuges participam por metade no acti0o e passi0o da comun-oA (art. 176; 91 !!". 1ste direito a metade dos 'ens comuns @consumidoA, es'atendo:se, no decurso do casamento > comun-o de 0ida, precisamente por esta comun-o de 0ida. Has 0olta a surgir # superfcie no curso de separao de facto. Krata:se de uma consequ(ncia da concepo da comun-o como propriedade. 1 que encontra, apoio directo no art. 176; 91 !!.

MODIFICAO E EF-INO DA RELAO MA-RIMONIAL

1?+.

I&%roduo

A e*tino da relao matrimonial compreende tr(s institutos? o instituto do casamento @rato e no consumadoA, o pri0ilgio pauliano e o pri0ilgio petrino, e*clusi0os dos casamentos cat3licos+ a morte+ e o di03rcio. F/ que diferenar cuidadosamente a in0alidade do casamento e o di03rcio. 2o que se refere ao casamento cat3lico, a proi'io do di03rcio le0ou a um aprofundamento tcnico das causas de in0alidade. 4elo contr/rio, no casamento ci0il a a'ertura cada 0e$ mais 0asta concedida ao di03rcio, a n0el do .ireito e dos costumes, tem @permitidoA um certo despre$o, a n0el da pr/tica e da pr3pria tcnica, da in0alidade do casamento.

1?0.

A 8ue#%o do di1(rcio

A questo do di03rcio consiste em determinar qual a soluo mel-or (menos m/" no caso de crise do casamento. A resposta dos cat3licos a negao do di03rcio, assente o princpio da indissolu'ilidade. Iuanto ao casamento ci0il, na nossa sociedade parece difcil recusar a sua dissoluo pelo di03rcio. A @questo do di03rcioA estar/ assim ultrapassada. A fa0or do di03rcio apontam:se o direito # felicidade de cada um e a li'erdade -umana. !omo o casamento, di$:se, 0isa a felicidade de cada um dos c%njuges, a sua e*tino a consequ(ncia normal da impossi'ilidade de se atingir esta felicidade.

.epois, e dado que os c%njuges so adultos li0re e respons/0eis, depender/ deles, e no da lei, determinar se querem contrair matrim3nio e quando o querem e*tinguir. !ontra isto, dir:se:/ que o casamento en0ol0e tam'm uma ele0ada dose de responsa'ilidade, para com o pr3prio, o outro, os fil-os e a sociedade. 4elo que o di03rcio, a admitir:se, de0e conter os ingredientes necess/rios para o'rigar os c%njuges a reflectir e a assumir as suas responsa'ilidades. ) casamento tem muito de @solidariedadeA que no se pode denunciar de Bnimo le0e. 1ste a'andono do 0nculo # 0ontade dos c%njuges, enquadra:se numa @deslegali$aoA do di03rcio. ) .ireito !i0il afasta:se para entregar o casamento e o di03rcio aos costumes, # sociedade ci0il. Deria o sentimento de cada um, animado pelas pr3prias representa<es ticas, religiosas, sociais, que regularia o di03rcio. .e incio, o legislador fa$:se su'stituir pelo jui$, controlador da 0ontade dos c%njuges, @0inculadoA s3 por conceitos muito gerais. Has tam'm o jui$ cede ao mo0imento social e, pouco a pouco, limita:se a registar a 0ontade dos c%njuges.

1?6.

E1o!uo da Hi#%(ria do di1(rcio

A -ist3ria do di03rcio di0ide:se em duas grandes pocas? a do di03rcio: sano e, -oje, a do di03rcio constatao da ruptura do casamento+ com uma poca intermedi/ria, a do di03rcio:remdio+ na medida em que poss0el efectuar cortes e fa$er distin<es na -ist3ria. ) casamento, foi considerado, primeiro, como uma instituio de forte interesse social. )s c%njuges de algum modo e*erciam fun<es sociais, podendo constituir, mas no podendo dispor da sua relao. 2esta medida, ou o di03rcio era proi'ido, ou ento s3 era permitido em casos e*cepcionais. 1stes tin-am na sua 'ase uma gra0e ofensa de um dos c%njuges ao outro, ma*ime o adultrio da mul-er+ sendo o di03rcio apresentado como uma sano que o c%njuge inocente, lesado, pedia para ser aplicada ao c%njuge faltoso. 2ote:se, ali/s, que uma parte das 0iola<es de de0eres conjugais, nomeadamente o adultrio, eram equiparadas a crimes, sendo punidas. 2os primeiros tempos do !ristianismo, em'ora no se aceitando, em princpio, o di03rcio, aca'a0a por se admitir este como uma sano aplicada pelo c%njuge inocente ao c%njuge faltoso que tin-a cometido adultrio. 4ouco a pouco, comearam a admitir:se casos em que o casamento j/ no podia prosseguir os seus o'jecti0os, independentemente de culpa de qualquer dos c%njuges. 1ram, so'retudo, os casos de aus(ncia prolongada sem notcias e de dem(ncia de um dos c%njuges. ) outro c%njuge, inocente, podia pedir o di03rcio independentemente da culpa do outro c%njuge. , a fase do di03rcio remdio. .o di03rcio como =nico remdio para uma situao conjugal em que no -a0ia que a0eriguar culpas, mas unicamente constatar uma impossi'ilidade.

1sta ideia de impossi'ilidade de o casamento prosseguir os seus fins, a que est/ na 'ase da ideia de di03rcio constatao da ruptura do 0nculo conjugal. ) casamento e um instituto destinado a ser instrumento da felicidade de am'os os c%njuges. De um dos c%njuges entende que essa felicidade, pelo menos no que l-e di$ respeito, j/ no pode ser o'tida, ento tem legitimidade para se di0orciar+ mesmo que as causas que le0aram # fal(ncia do casamento l-e sejam imput/0eis. A ideia de culpa de um dos c%njuges perdeu qualquer significado, para se entender unicamente # situao o'jecti0a, factual.

1?7.

A #e,arao judicia! de ,e##oa# e <e&#

As causas de separao litigiosa so as mesmas do di03rcio litigioso, mandando aplicar o art. 175C !!, os princpios dos arts. 1775 e 1781 !!, quanto ao di03rcio litigioso. 2ote:se, que, sendo as causas as mesmas, o autor que ten-a decado numa aco de di03rcio, no pode intentar uma aco de separao judicial de pessoas e 'ens com o mesmo fundamento. Kudo se de0er/ passar, para efeitos de caso julgado, como se am'as as ac<es ti0essem o mesmo o'jecto. ) processo de separao litigiosa o mesmo do di03rcio litigioso, regulado nos arts. 1C;7 e 1C;8 !4!. Gma 0e$ intentada a aco de di03rcio, ou a aco de separao judicial de pessoas e 'ens, o ru pode recon0ir, pedindo a separao judicial de pessoas e 'ens quando ti0er sido proposta a aco de di03rcio, e 0ice:0ersa (art. 1755 !!". 2os termos do art. 1755 97 !!, se o pedido de di03rcio proceder, a sentena decretar/ o di03rcio entre os c%njuges. Assim, se foi intentada a aco de separao judicial de pessoas e 'ens e o c%njuge ru 0eio, em recon0eno, pedir o di03rcio, a proced(ncia do pedido de separao implicar/ a pron=ncia do di03rcio contra um dos c%njuges. Kam'm no que se refere aos requisitos e ao processo de separao por m=tuo consentimento, o regime aplic/0el a esta modalidade o mesmo do di03rcio por m=tuo consentimento (arts. 1775 a 1778 :A !!, e 1C15 e segs. !4!".

1?;.

E'ei%o# da #e,arao

A separao judicial de pessoas e 'ens afecta, no s3 as rela<es pessoais entre os c%njuges, mas tam'm o seu regime de 'ens. Iuanto aos efeitos pessoais mantm:se o de0er de fidelidade conjugal (arts. 1755 :A e 1755 :A96 !!". Dendo o de0er de fidelidade conjugal um dos

efeitos essenciais do matrim3nio, a simples modificao da relao matrimonial no de0e re0og/:lo, so' pena de dei*ar de -a0er @0erdadeiroA casamento. Hant(m:se tam'm os de0eres recprocos de respeito e de cooperao, em'ora, como e0idente, a separao dos c%njuges le0e ao seu afrou*amento. 1*tingue:se a o'rigao de 0ida em comum (art. 1755 :A !!". !essando tam'm a o'rigao de assist(ncia e mantendo:se o direito a alimentos (art. 1755 :A !!". 2o plano patrimonial, o art. 1755 :A !!, disp<e que, relati0amente aos 'ens, a separao produ$ os efeitos que produ$iria a dissoluo do casamento. !om efeito, o casamento compat0el com a separao de 'ens entre os c%njuges. 4ara su'stituir so' a sua forma mais simples, no e preciso que se manten-am quaisquer rela<es patrimoniais entre os c%njuges.

1?=.

Reco&ci!iao do# cR&ju@e# ou di1(rcio

A separao judicial de pessoas e 'ens, mantendo o casamento s3 o nome, mas no nos seus efeitos, um estado incon0eniente, no s3 pessoal mas tam'm socialmente, que de0e terminar o mais depressa poss0el, ou pela reconciliao dos c%njuges, ou pelo di03rcio. )s c%njuges podem a todo o tempo resta'elecer a 0ida em comum e o e*erccio pleno dos direitos e de0eres conjugais (art. 1755 :!91 !!". A reconciliao pode fa$er:se por termo no processo de separao ou por escritura p='lica, estando su'metida a -omologao judicial, e s3 produ$indo efeitos a partir da -omologao (art. 1755 :!97 e C !!". Iuando ten-a corrido os seus termos na !onser0at3ria do Negisto !i0il, a reconciliao fa$:se por termo no processo de separao e est/ sujeita a -omologao do conser0ador respecti0o (art. 1755 :!96 !!". Iuanto a terceiros, os efeitos s3 se produ$em a partir do registo de sentena (arts. 1665 e 167; !!, aplic/0eis por fora do art. 1755 :!96 !!". A lei faculta o pedido de con0erso, porque considera que a separao um estado necessariamente transit3rio. 1sta'elece um pra$o, por entender que os c%njuges de0em ter um pra$o para reflectirem e e0entualmente se reconciliarem, ou amadurecerem a sua deciso de se di0orciarem. ) processo de con0erso regido pelo art. 1C17 !4!. 2a falta de contestao, ou se esta for julgada improcedente, ser/ a separao con0ertida em di03rcio. ) di03rcio assim proferido , para todos os efeitos legais, equiparado ao di03rcio litigioso. A sua causa aquela que deu lugar # separao. 2os termos do art. 1755 :.9C !!, a sentena de con0erso no pode alterar o decidido so're a culpa dos c%njuges no processo de separao.

2os termos do art. 1755 :.96 !!, a lei permite que qualquer dos c%njuges pea a con0erso da separao em di03rcio, independentemente do pra$o fi*ado no n. 1 do artigo, se outro cometer adultrio depois da separao.

11?.

EN%i&o da re!ao

a%ri o&ia!5 Direi%o Ca&(&ico

A dissoluo do casamento cat3lico (0alidamente cele'rado" e*cepcional. ) princpio o da indissolu'ilidade que, relati0amente ao matrim3nio @rato e consumadoA, a'soluta sem con-ecer e*cepo (can. 11C1". Kal matrim3nio no pode ser dissol0ido por @nen-um poder -umanoA, nem por nen-uma causa, a no ser a morte. ) casamento @rato e consumadoA (can. 1;61, T1" o cele'rado 0alidamente @coram eclesiaA entre duas pessoas 'apti$adas, a que se seguiu no modo -umano o acto conjugal, id3neo por si # gerao da prole.

111.

A di##o!uo do ca#a e&%o ca%(!ico Tra%o e &o co&#u adoU

A dispensa do casamento cat3lico @rato e no consumadoA est/ pre0ista nos cBnones 11C7 e 1657 do !3digo de .ireito !an3nico. Krata:se de uma dispensa pedida por am'os os c%njuges, ou s3 por um deles mesmo contra a 0ontade do outro, para o'ter a dissoluo do casamento 0alidamente cele'rado, mas que no ten-am sido consumado+ -a0endo para a dispensa uma justa causa. .e entre estas causas, apontam:se as seguintes? incompati'ilidade de caracteres entre os esposos, o que torna a sua 0ida particularmente difcil+ separao durante 0/rios anos+ delito muito gra0e cometido por um dos c%njuges+ etc. , indiferente a causa da no consumao, presumindo:se, porm, a consumao, at pro0a em contr/rio, se os c%njuges ti0erem coa'itado (can. 1;6197". A dispensa do casamento @rato e no consumadoA uma 0erdadeira dissoluo, com efeitos @e* nuncA, de um casamento 0alidamente cele'rado. 2o -/, portanto, que a confundir com a declarao de in0alidade do casamento. ) ,ri1i!E@io ,au!ia&o2 0ersa a dissoluo @em fa0or de fA do matrim3nio contrado por duas pessoas no 'apti$adas, no caso de uma delas se con0erter e rece'er o 'aptismo (can. 11C6". ) ,ri1i!E@io ,e%ri&o (can. 11C8:11C5" 0ersa di0ersos casos. Gm deles, em que opera @ipso iureA, o do 'aptismo de algum que 0i0a em poliandria ou poligamia. 1ste de0e contrair matrim3nio cat3lico s3 com um dos @c%njugesA.

)utra -ip3tese tpica compreendem a dissoluo no caso de a parte 'apti$ada, por moti0o de priso, deportao ou perseguio poltica ou religiosa pela parte no 'apti$ada, no possa resta'elecer a coa'itao. Jinalmente, se falta o car/cter sacramental ou a consumao, o 4apa pode dissol0er o casamento por i&du!%o.

11".

or%e co o cau#a da di##o!uo do ca#a e&%o

A causa @normalA da dissoluo do casamento, a morte de um dos c%njuges. A declarao de morte presumida no dissol0e o casamento, mas o c%njuge do ausente tem a faculdade de contrair no0o casamento, dissol0endo:se o primeiro pela cele'rao do segundo. De o ausente regressar, ou -ou0er notcias de que era 0i0o no momento em que foram cele'radas as no0as n=pcias, o primeiro matrim3nio considera:se dissol0ido por di03rcio # data da declarao de morte presumida (arts. 115 e 116 !!". !om a morte, dissol0e:se o casamento e*tinguindo:se a relao matrimonial. Lsto quanto aos efeitos pessoais e aos efeitos patrimoniais. !ontudo, mesmo depois da morte, alguns efeitos do casamento so're0i0em, enquanto o outro c%njuge e*istir. Assim, o c%njuge so're0i0o pode usar os apelidos do outro+ a relao de afinidade mantm:se ainda depois da dissoluo do casamento+ o outro c%njuge contnua particularmente legitimado para defender os direitos de personalidade do c%njuges falecido, etc.

11).

Direi%o Ci1i!5 o di1(rcio2

oda!idade#

1ntende:se por di03rcio a dissoluo do casamento decretada pelo Kri'unal ainda em 0ida de am'os os c%njuges, a requerimento de um deles ou dos dois, nos termos autori$ados por lei. ) di03rcio compreende duas modalidades? o di03rcio por m=tuo consentimento e di03rcio litigioso. ) primeiro pedido por am'os os c%njuges de comum acordo. ) segundo o pedido por um dos c%njuges contra o outro, com fundamento em determinada causa. ) direito ao di03rcio um direito potestati0o, pois se tradu$ no poder de produ$ir determinado efeito jurdico na esfera jurdica de outrem, a dissoluo do 0nculo conjugal. 1m'ora, para produ$ir os seus efeitos, ten-a de ser integrado por um acto judicial.

, um direito potestati0o e*tinti0o. , um direito pessoal, atri'udo e*clusi0amente aos c%njuges. 2estes termos, no transmiss0el, quer entre 0i0os quer @mortis causaA (arts. 1785 96 e 1787 !!". Alm disso, o direito ao di03rcio um direito irrenunci/0el, quer em termos de ren=ncia antecipada, quer por ren=ncia super0eniente. Dendo interdita genrica ou ren=ncia especfica, a ren=ncia total ou ren=ncia parcial. A lei quer que os c%njuges estejam sempre em condi<es de por termo a uma relao conjugal in0i/0el. , 'om no confundir a ren=ncia ao direito de pedir o di03rcio, proi'ida com o perdo. ) perdo pressup<e que o c%njuge, tendo tido con-ecimento de um facto que permitiria o di03rcio, decidiu esquecer esse fato, reatando ou mantendo a 0ida em comum. DI:CRCIO

11+.

I&%roduo

) di03rcio consiste no corte definiti0o da relao matrimonial, que se e*tingue. 1st/ em causa, s3 o casamento ci0il. ) sistema de di03rcio est/ 'asicamente assente numa ideia de di03rcio:sano. A principal causa de di03rcio, a 0iolao dos c%njuges+ e s3 pode ser in0ocada pelo c%njuge @inocenteA. Assim, a mel-or doutrina entende que o di03rcio por m=tuo consentimento pressup<e a e*ist(ncia de uma causa no des0endada, em -omenagem ao decoro familiar e social, e que permitiria, por ela s3, o di03rcio litigioso. )ra, sa'ido que no assim, e que no de0e ser assim. ) di03rcio por m=tuo consentimento de0e estar a'erto tam'm #quelas situa<es em que a afeio entre os c%njuges 'ai*ou para aqum do limite mnimo, e em que a comun-o de 0ida est/ definiti0amente destruda. Lndependentemente de qualquer outra considerao, a no ser um (mero" ju$o de censura, muito se0ero, para os c%njuges, ou para o c%njuge culpado.

110.

O di1(rcio ,or

L%uo co&#e&%i e&%o

) art. 1776 !!, esta'elece o recurso @directoA ao di03rcio por m=tuo consentimento. ) di03rcio por m=tuo consentimento 0em regulado nos arts. 1775 segs. !! e nos arts. 1C15 segs. !4!. 1sta modalidade de di03rcio ter/ e0identemente uma causa, mas no re0elada.

4ara alm da e*ist(ncia do consentimento dos c%njuges, e*istem certos pressupostos para que o di03rcio seja declarado? os c%njuges t(m de estar casados -/ mais de tr(s anos+ tem de -a0er acordo so're a prestao de alimentos ao c%njuge que deles carea+ so're o e*erccio do poder paternal relati0amente aos fil-os menores e so're o destino da casa de morada de famlia. A e*ig(ncia de um pra$o mnimo de durao do casamento parece justificada.

116.

O ,roce##o

) processo de di03rcio por m=tuo consentimento (arts. 1775 segs. !! e 1C15 segs. !4!" assenta do @desejoA de conciliar os c%njuges, se poss0el. Assim, na primeira confer(ncia de0ero estar presentes os c%njuges, e o jui$ tentar/ concili/:los. De a conciliao no for poss0el, o jui$ ad0ertir/ os c%njuges de que de0ero reno0ar o pedido de di03rcio ap3s um perodo de refle*o de tr(s meses, a contar da data da confer(ncia, e dentro do ano su'sequente a essa data, so' pena de pedido ficar sem efeito. A partir dessa data, fica suspenso o de0er de coa'itao, podendo qualquer dos c%njuges requerer o arrolamento dos seus 'ens pr3prios e dos 'ens comuns. 4erante a reno0ao do pedido de di03rcio, o jui$ designar/ dia para a segunda confer(ncia, em que -a0er/ no0a tentati0a de conciliao. De esta no resultar, ser/ proferida sentena que -omologar/ os acordos entre os c%njuges.

117.

O di1(rcio !i%i@io#o

, pedido por um dos c%njuges contra o outro em aco intentada para o efeito. As causas do di03rcio esto pre0istas na lei, em'ora atra0s de conceitos indeterminados. aG Cau#a# do di1(rcio9#a&o5

Iualquer dos c%njuges pode requerer o di03rcio, disp<e o art. 1775 !!, se o outro 0iolar culposamente os de0eres conjugais, quando a 0iolao, pela sua gra0idade ou reiterao, comporta a possi'ilidade da 0ida em comum (art. 1775 91 !!".

2a apreciao dos factos in0ocados, acrescenta o art. 1775 97 !!, de0e o Kri'unal tomar conta, nomeadamente, a culpa que possa ser imputada ao requerente e o grau de educao e sensi'ilidade moral dos c%njuges. A e*ig(ncia de se le0ar em conta a culpa do requerente de0e ser cone*ionada com o art. 178; :a !!? tratar:se:/ de culpa do outro c%njuge nos actos praticados pelo faltoso+ e no de 0iolao culposa pelo outro c%njuge de de0eres conjugais como pode sugerir o art. 1775 !!. ) comprometimento da possi'ilidade de 0ida em comum de0e ser aferido pela e*ist(ncia ou no de separao de facto. Nele0ando, necessariamente, a separao de facto a impossi'ilidade de 0ida em comum, transformar/ em causas de di03rcio factos que, de outro modo, pareceriam despro0idos de rele0o suficiente+ como injurias @ligeirasA, 0iola<es menos gra0es do de0er de cooperao, etc. ) art. 1775 91, e*ige que a 0iolao dos de0eres conjugais seja culposa. <G A# cau#a# do di1(rcio9re Edio5

A aus(ncia, sem que de ausente -aja notcias, por tempo no inferior a quatro anos (art. 1781 :' !!", e a alterao das faculdades mentais do outro c%njuge, quando dure -/ mais de seis anos, e, pela sua gra0idade, comprometa a possi'ilidade de 0ida em comum (art. 1781 :c !!", so fundamentos do di03rcio litigioso (art. 1781 !!". Krata:se de situa<es para as quais o =nico @remdioA o di03rcio. cG Di1(rcio co&#%a%ao da ru,%ura do 1&cu!o co&ju@a!5

A separao de facto por tr(s anos consecuti0os fundamento de di03rcio litigioso (art. 1781 !!". 1ntende:se que -/ separao de facto quando no -/ comun-o de 0ida entre os c%njuges e -/ da parte de am'os, ou de um deles, o prop3sito de no a resta'elecer (art. 1787 !!". A refer(ncia # ine*ist(ncia de comun-o de 0ida como pedra de toque da separao de facto, permite esclarecer certas situa<es que se deparam na doutrina e na jurisprud(ncia. !omun-o de 0ida, a disponi'ilidade permanente de am'os os c%njuges, um para o outro, em todos os aspectos da 0ida. A separao de facto &o eNi#%e u a %o%a! destruio da comun-o de 0ida. ) prop3sito de no resta'elecer a comun-o de 0ida de0e considerar:se resultante de uma separao de facto, com alguma durao, so'retudo se os c%njuges no -a'itam a mesma casa, ou, -a'itando:a o fa$em por ra$<es estritamente econ3micas.

11;. aG

ENc!u#o e caducidade do direi%o ao di1(rcio ENc!u#o do direi%o ao di1(rcio5

) c%njuge @inocenteA no pode o'ter o di03rcio se ti0er instigado o outro a praticar o facto in0ocado como fundamento do pedido, ou se ti0er, intencionalmente, criado condi<es propcias # sua 0erificao+ ou se -ou0er rele0ado pelo seu comportamento posterior, designadamente por perdo, e*presso ou t/cito, no considerar o acto praticado como impediti0o da 0ida em comum (art. 158; !!". <G Caducidade do direi%o ao di1(rcio5

) direito ao di03rcio caduca no pra$o de dois anos, a contar da data em que o c%njuge ofendido ou o seu representante legal te0e con-ecimento do facto suscept0el de fundamentar o pedido (art. 1786 91 !!". ) pra$o de caducidade corre separadamente em relao a cada um dos factos+ tratando:se de facto continuado, s3 corre a partir da data em que ti0er cessado (art. 1786 97 !!". A fi*ao de um pra$o de caducidade compreende:se s3 nos quadros do di03rcio sano. !om efeito, num sistema de di03rcio constatao da ruptura do 0nculo conjugal, a qualquer momento um dos c%njuges poder/ pedir o di03rcio, fundando:se, e0entualmente, to s3, na ine*ist(ncia de comun-o de 0ida atestada por uma separao de facto.

EFEI-O. DO DI:CRCIO2 EF-INO DA RELAO MA-RIMONIAL

11=.

EN%i&o do# e'ei%o# do ca#a e&%o5 ,erda de <e&e'cio#

) c%njuge declarado =nico ou principal culpado perde todos os 'enefcios rece'idos ou que -aja de rece'er do outro c%njuge ou de terceiro, em 0ista do casamento ou em considerao do estado de casado, quer a estipulao seja anterior quer posterior # cele'rao do casamento (art. 1751 91 !!". 4elo contr/rio, o c%njuge inocente ou que no seja o principal culpado, conser0a todos os 'enefcios rece'idos ou que -aja de rece'er do outro c%njuge ou de terceiro, ainda que ten-am sido estipulados com cl/usula de reciprocidade. 4ode renunciar a esses 'enefcios por declarao unilateral de 0ontade mas, -a0endo fil-os do casamento, a ren=ncia s3 e permitida a fa0or destes (arts. 1751 97, 1766 91:c !!". 4ara alm das doa<es, caducaro tam'm as li'eralidades de uso feitas por um dos c%njuges ao outro desde o momento que o seu 0alor ultrapasse o 0alor normal das li'eralidades entre pessoas estran-as.

1"?.

*erda de direi%o# #uce##(rio#

) c%njuge so're0i0o -erdeiro legitim/rio e legtimo do c%njuge falecido, nos termos dos arts. 7167 segs., e 7157 segs. !!. !ontudo, o c%njuge no c-amado # -erana se, # data da morte do autor da sucesso, se encontrar di0orciado ou separado judicialmente de pessoas e 'ens, por sentena que j/ ten-a transitado ou 0en-a a transitar em julgado, ou ainda se a sentena de di03rcio ou separao 0ier a ser posteriormente #quela data nos termos do art. 1785 96 !! (art. 7166 96 !!".

1"1.

*ar%i!Ha do# <e&# do ca#a!. Ca#a de

orada da 'a !ia

) principal efeito patrimonial do di03rcio a partil-a dos 'ens do casal, nos termos do regime de 'ens do casamento. ) c%njuge declarado =nico ou principal culpado no pode na partil-a rece'er mais do que rece'eria se o casamento fosse declarado segundo o regime da comun-o de adquiridos (art. 175; !!". Assim, se os c%njuges forem casados no regime de separao de 'ens ou comun-o de adquiridos, aplicar:se:o as regras decorrentes do regime de 'ens do casamento. Has, se o regime con0encionado for da comun-o geral, ter/ lugar o disposto no art. 175; !!. ) c%njuge declarado =nico ou principal culpado, no ter/ direito a meao dos 'ens que seriam pr3prios no outro c%njuge se o regime esta'elecido fosse o da comun-o de adquiridos. 4orm, o c%njuge inocente, ter/ direito a metade dos 'ens pr3prios do outro c%njuge, e a metade dos 'ens adquiridos a ttulo oneroso depois do casamento. ) art. 1756 !!, determina que o Kri'unal pode dar em arrendamento a qualquer dos c%njuges, a seu pedido, a casa de morada da famlia, quer esta seja comum, quer pr3pria do outro, considerando, nomeadamente, as necessidades de cada um dos c%njuges e o interesse dos fil-os do casal (art. 1756 91 !!". ) interesse dos fil-os do casal s3 ser/ ponderado se estes forem menores. De forem maiores, passaro a ser, neste sentido, estran-os # partil-a dos 'ens e a atri'uio da casa da morada da famlia, de0endo as suas necessidades ser consideradas s3 atra0s da prestao de alimentos.

1"". E'ei%o# do ca#a e&%o i&de &iMar

e# o de,oi# do di1(rcio5 O<ri@ao de

) art. 1757 !!, esta'elece que o c%njuge declarado =nico ou principal culpado e, 'em assim, o c%njuge que pediu o di03rcio com o fundamento na alterao das capacidades mentais do outro, de0a reparar os danos no patrimoniais causados ao outro c%njuges pela dissoluo do casamento, de0endo o pedido de indemni$ao ser dedu$ido na pr3pria aco de di03rcio. 2ote:se que no se tratados danos no patrimoniais causados ao outro c%njuge, pela 0iolao dos de0eres conjugais. Kam'm no se trata da indemni$ao pelos danos no patrimoniais causados por um c%njuge ao outro, independentemente do estado de casado? das agress<es fsicas, das inj=rias, etc. 1sta indemni$ao est/ sujeita #s regras gerais da o'rigao de indemni$ar. 1sto em causa os danos no patrimoniais causados por um dos c%njuges ao outro com o di03rcio, com o facto de ter dado causa ao di03rcio ou de o ter pedido com fundamento na alterao das faculdades mentais do outro.

1").

*re#%ao de a!i e&%o#

) art. 7;16 !!, disp<e que t(m direito a alimentos, em caso de di03rcio, o c%njuge no considerado culpado, ou, quando -aja culpa de am'os, no considerado principal culpado na sentena de di03rcio, se este ti0er sido decretado por fora da 0iolao dos de0eres conjugais, ou com 'ase em separao de facto por seis anos consecuti0os, ou aus(ncia por tempo no inferior a quatro anos+ o c%njuge ru, se o di03rcio ti0er sido decretado com fundamento na alterao das faculdades mentais do outro c%njuge+ qualquer dos c%njuges, se o di03rcio ti0er sido decretado por m=tuo consentimento, ou se, tratando:se de di03rcio litigioso, am'os forem considerados igualmente culpados. 1*cepcionalmente, pode o Kri'unal, por moti0os de equidade conceder alimentos ao c%njuge que a eles no teria direito, nos termos enunciados, considerando em particular a durao do casamento e a cooperao prestada por esse c%njuge # economia do casal (art. 7;16 !!". ) de0er de alimentos de0e durar s3 durante um curto perodo transit3rio. .urante o perodo necess/rio para a adaptao do e*:c%njuge mais necessitado, a uma 0ida economicamente independente, em que a sua responsa'ilidade a angariao dos meios necess/rios # sua su'sist(ncia. A regra geral so're a medida dos alimentos est/ fi*ada no art. 7;;C !!? os alimentos sero proporcionados aos meios daquele que -ou0er de prest/:los e a necessidade daquele que -ou0er de rece'(:los, atendendo:se # possi'ilidade de o alimentando pro0er # sua su'sist(ncia. )s alimentos a prestar no 0isam colocar o e*:c%njuge alimentando ao n0el de 0ida em que este0e casado. ) casamento e*tingui:se, e com ele o estatuto

patrimonial de cada um dos c%njuges, dele dependente. )s alimentos 0isam, sim, garantir ao c%njuge alimentando, durante o espao de tempo que indicado, a satisfao das suas necessidades de modo condigno, em termos dependentes das possi'ilidades do o'rigado. De os fil-os so maiores, no ter/ se de le0ar em conta o tempo que os c%njuges tero de dedicar # criao de fil-os comuns&por estarem criados. Nesuma:se? os alimentos sero concedidos durante um pra$o intercalar, entre a e*tino do casamento e a retomada da acti0idade econ3mica normal pelo c%njuge alimentando+ pra$o necessariamente curto. 1stes alimentos no 0isam colocar o c%njuge alimentando no n0el de 0ida que tin-a enquanto casado, mas unicamente garantir:l-e a satisfao das suas necessidades, em'ora de modo condigno.

1"+.

De#%i&o do# 'i!Ho#

e&ore#

2o caso de di03rcio, separao judicial de pessoas e 'ens, declarao de nulidade ou anulao do casamento o destino dos fil-os, os alimentos a estes de0idos, e a forma de os prestar ser/ o'jecto de acordo dos pais, sujeito a -omologao do Kri'unal (art. 15;5 91 !!". 2a falta de acordo, o Kri'unal decidir/ de -armonia com o interesse do menor, podendo este ser confiado # guarda de qualquer dos pais, ou, quando -aja perigo para a segurana, sa=de, formao moral e educao do fil-o, # guarda de terceira pessoa ou de esta'elecimento de educao ou assist(ncia (art. 15;5 97 !!". ) poder paternal e*ercido pelo progenitor a quem o fil-o foi confiado (art. 15;6 !!". Iuanto ao direito a alimentos que assiste aos fil-os menores, a medida deste est/ sujeita #s possi'ilidades de quem o presta e #s necessidades de quem o e*ige. De os fil-os 0i0erem com um dos e*:c%njuges, tero direito a e*igir do outro s3 o necess/rio para suprir #s suas despesas de educao, alimentao, 0estu/rio, etc., no podendo ser tomado como refer(ncia o n0el de 0ida que tin-am antes do di03rcio.

1"0.

Da%a a ,ar%ir da 8ua! #e ,roduMe

o# e'ei%o# do di1(rcio

)s efeitos do di03rcio produ$em:se a partir do trBnsito em julgado da sentena, mas retrotraem:se # data da proposio da aco quanto #s rela<es patrimoniais entre os c%njuges (art. 1785 91 !!". De a falta de coa'itao entre os c%njuges ti0er pro0ada no processo, qualquer deles pode requerer que os efeitos do di03rcio se retrotraiam # data, que a sentena fi*ar/, em que a coa'itao ten-a cessado por culpa e*clusi0a ou predominante do outro (art. 1785 97 !!".

)s efeitos patrimoniais do di03rcio s3 podem ser opostos a terceiros a partir da data do registo da sentena (art. 1785 96 !!".

4i<!io@ra'ia5 !ampos, .iogo Peite? Pi<es .ireito da Jamlia e das Ducess<es, Almedina

No%a5 Necomenda:se a leitura do manual do 4rof. 4ereira !oel-o, de .ireito da Jamlia.

You might also like