You are on page 1of 40

Controlador do Fator de Potncia

CM4000/M
Sensoramento Monofsico
350272 - Rev. A1

Embrasul Indstria Eletrnica Ltda Av. Bahia, 684 - Porto Alegre - RS - Brasil 90240-551 Fone: (51) 3337.3411 - Fax: (51) 3337.4720 E-mail: embrasul@embrasul.com.br

SUMRIO

1. ADVERTNCIAS E INFORMAES SOBRE SEGURANA ................ 5


1.1. Perigo ........................................................................................................ 5 1.2. Precaues ............................................................................................... 5 1.3. Advertncias .............................................................................................. 5 1.4. Notas ......................................................................................................... 6

2. DESCRIO GERAL DO MANUAL ....................................................... 6 3. DESCRIO GERAL DO EQUIPAMENTO ............................................ 6 4. DESCRIO DO PAINEL FRONTAL ..................................................... 7 5. DESCRIO DO PAINEL TRASEIRO .................................................... 9 6. TELAS DAS GRANDEZAS MEDIDAS .................................................. 12
6.1. Introduo ............................................................................................... 12 6.2. Acesso as Telas ...................................................................................... 12 6.3. Descrio das Telas ................................................................................ 13

7. PROGRAMAO ................................................................................. 15
7.1. Ativao do Estado de Programao ...................................................... 15 7.2. Exemplo de Programao de Funo ..................................................... 16 7.3. Descrio das Funes Programveis ................................................... 17 7.4. Estgios ................................................................................................... 25 7.5. Rotao dos Estgios ............................................................................. 25 7.6. Alarmes ................................................................................................... 26 7.7. Controle Manual ...................................................................................... 28 7.8. Mensagem de Erro .................................................................................. 29

CM4000/M

8. CARACTERSTICAS TCNICAS ......................................................... 31 9. INSTALAO ....................................................................................... 32


9.1. Procedimentos para Instalao .............................................................. 32

10. LIGAES ............................................................................................ 33


10.1. Diagrama de Ligao em Sistema Fase-Neutro ..................................... 33 10.2. Diagrama de Ligao em Sistema Fase-Fase ........................................ 34

11. GUIA RPIDO ....................................................................................... 35 12. ASSISTNCIA TCNICA ...................................................................... 37

350272

CM4000/M

PARABNS! Voc um privilegiado por estar utilizando em suas instalaes um dos mais modernos e completos equipamentos para correo automtica do fator de potncia. Leia atentamente todo o manual para aproveitar todo o potencial do CM 4000.

1. ADVERTNCIAS E INFORMAES SOBRE SEGURANA

1.1. Perigo
Durante a instalao e em operao normal este equipamento apresenta em seus conectores, nas placas e partes internas, tenses que podem causar srios danos a pessoas. O seu manuseio e instalao exige pessoal treinado e qualificado na rea eletroeletrnica. Para evitar danos ou acidentes e para que o controlador possa proporcionar o melhor desempenho, certifique-se de que todas as instrues descritas foram corretamente seguidas.

1.2. Precaues
O CM 4000 no pode ser instalado ou usado fora das especificaes contidas neste manual. Foram feitos ensaios de emissividade e o mesmo cumpre plenamente os limites preconizados pelas normas. Fica sob responsabilidade do usurio a correta instalao e uso do equipamento.

1.3. Advertncias
Nunca desligue o sinal de corrente (I1 - I2) do controlador sem antes fechar o circuito do secundrio do TC. O secundrio do TC nunca pode ficar em aberto sob carga. Tal situao poder causar danos ao TC e barramentos, havendo o perigo de exploso do TC. Somente inicie a instalao deste equipamento depois que voc tiver lido todo o manual.

350272

CM4000/M

1.4. Notas
A Embrasul no garante que a simples instalao deste controlador ir resolver o problema de fator de potncia de uma instalao. Uma adequada soluo para o problema Fator de potncia exige um trabalho de engenharia, medies, registros e a correta instalao dos capacitores.

2. DESCRIO GERAL DO MANUAL

Este manual destina-se a auxiliar o usurio na instalao, programao e verificao do funcionamento do controlador de fator de potncia CM 4000 verses 12 ou 6 estgios de comando. Informaes adicionais sobre correo de fator de potncia so fornecidas para servir de auxlio e esclarecimento de possveis dvidas.

3. DESCRIO GERAL DO EQUIPAMENTO

O controlador de fator de potncia CM 4000 foi especialmente projetado para automatizar a correo de fator de potncia em instalaes que requeiram liberao de carga reativa ou adequao s normas de concessionrias de energia eltrica. O uso de circuitos microprocessados possibilita um desempenho elevado, alta sensibilidade e seletividade. A partir de um sinal de tenso e um sinal de corrente, o CM 4000 liga e desliga cargas reativas (capacitores) de forma a corrigir adequadamente o fator de potncia da instalao. A possibilidade de programao de parmetros confere um alto grau de versatilidade e uma perfeita adequao as condies de cada sistema em particular. A indicao dos diversos parmetros como fator de potncia, potncia reativa necessria, tempo de disparo, etc... feita atravs de display Alfanumrico de Cristal Lquido de 2 linhas e 16 colunas, dotado de sistema Back-Light, facilitando sua vizualizao em ambientes onde a iluminao deficiente.

350272

CM4000/M

4. DESCRIO DO PAINEL FRONTAL

O painel frontal do CM 4000 composto de display alfanumrico e teclas (conforme figura a seguir).

EMBRASUL

Display

Tecla
P F

Tecla +

CONTROLADOR DE FATOR DE POTNCIA

CM4000-12

Tecla F Tecla P
Figura 1 - Vista do Painel Frontal do CM 4000

350272

CM4000/M

A descrio das teclas do painel frontal do CM 4000 apresentada na tabela a seguir.

Teclas

Descrio
Tecla de Funo: usada para acessar as funes programveis ou as grandezas exibidas nas diversas telas, tanto no estado de medio como no estado de programao. IMPORTANTE: O acesso de funes atravs da tecla seqencial. Cada vez que a tecla seguinte ser exibida no display. Tecla de Programao: usada para acessar o estado de programao e tambm o estado de acionamento manual. Quando em estado de controle manual, para retornar ao estado de funcionamento automtico deve-se pressionar a tecla novamente.

for pressionada a funo

OBSERVAO: Para sair do estado de programao deve-se pressionar simultaneamente a tecla e a tecla .

Tecla de Incremento: usada no estado de programao para alterar o valor da funo no sentido crescente. Valores de funo que podem ser capacitivos tero seu incremento na direo da faixa capacitiva. Quando no estado de controle manual a tecla acionar estgios, ligando os capacitores que estiverem programados. Pressionar esta tecla no estado de controle automtico far o CM 4000 exibir a tela 01. Tecla de Decremento: usada no estado de programao para alterar o valor da funo no sentido decrescente. Valores de funo que podem ser capacitivos tero sua alterao no sentido indutivo. Quando no estado manual a tecla desligar estgios, desligando em ordem seqencial os capacitores que estiverem programados. No estado de controle automtico, ao pressionar esta tecla o CM 4000 exibir a tela 01.
Tabela 1 - Descrio das Teclas do Painel Frontal do CM 4000 350272

CM4000/M

5. DESCRIO DO PAINEL TRASEIRO

O painel traseiro do CM 4000 formado por parafusos, haste de fixao, conector plugado para contatores e para ligao dos sinais de tenso e corrente (conforme figura).

Figura 2 - Vista do Painel Traseiro do CM 4000

350272

CM4000/M

Descrio dos Bornes:


V1 - Sinal de Tenso: monitora o valor de tenso do sistema. Deve ser conectado a fase do barramento onde est instalado o TC. aconselhvel o uso de fusveis (Diazed ou similar) ou disjuntores (6A). V2 - Sinal de tenso: deve ser conectado ao neutro do sistema (ligao tipo fase-neutro) ou a fase imediatamente seguinte a que est conectada em V1 (ligao fase-fase).

IMPORTANTE: Nos barramentos trifsicos a disposio fsica das barras ou suas cores, nem sempre correspondem seqncia de fases do sistema eltrico. Para evitar erro nas ligaes, utilize o esquema de ligao da pgina 33 deste manual.

Figura 3 - Diagrama Fasorial

I1 - Sinal de corrente: deve ser conectado ao ponto S1 do transformador de corrente. I2 - Idem I1, porm devendo ser conectado ao borne S2. O borne S2 do transformador de corrente deve sempre ser aterrado.

IMPORTANTE: Verificar se a polaridade do TC est correta. Para isto, identifique os pontos P1 e P2 do TC. Verifique ento se o fluxo de energia do barramento segue o sentido de P1 para P2 (P2 deve estar do lado da carga e P1 do lado da entrada de energia).

350272

10

CM4000/M

Figura 4 - Esquema de Conexo do TC aos Bornes I1 e I2 do CM 4000

A - Alarme: NA (contato livre de potencial). L - Alarme: NA (contato livre de potencial).

OBSERVAO: Em situao de alarme, o borne A e o borne L estaro fechados; podendo desta forma ser acionado o alarme mais adequado (sonoro, luminoso ou de outro tipo qualquer). A capacidade do contato do rel do alarme de 10A/250V. Dependendo do tipo de alarme este contato ir assumir diversas formas de fechamento intermitente ou permanentes. GND - Aterramento: deve ser conectado ao terra da instalao. 0/127/220/254/380/440 - Tenso de alimentao: entre os pontos 0 e 127/220/ ... /440 ser feita a alimentao dos circuitos eletrnicos do CM4000. Poder ser utilizada ligao tipo fase-fase ou fase-neutro. A tenso de 440V opcional.

Exemplo 1: Tenso de alimentao tipo fase-neutro 220V Ligar entre os pontos 0 e 220V Exemplo 2: Tenso de alimentao tipo fase-neutro 220V Ligar entre os pontos 0 e 220V

350272

11

CM4000/M

Exemplo 3: Tenso de alimentao tipo fase-neutro 440V Ligar entre os pontos 0 e 440V

IMPORTANTE: Esta ligao totalmente independente do sinal de tenso de medio aplicado entre V1 e V2. Na ligao da alimentao do CM4000 a seqncia de fases no importante. C - Comum dos contadores: nesse borne dever ser ligado a fase do circuito que alimentar a bobina dos contatores de cada estgio. Ver esquema pginas 33 e 34.

6. TELAS DAS GRANDEZAS MEDIDAS

6.1. Introduo
O CM 4000 possui trs estados de operao: Estado de controle automtico; Estado de controle manual; Estado de programao.

As grandezas medidas e calculadas pelo controlador de fator de potncia CM 4000 so agrupadas em telas. Ver item 6.3. Estas telas so apresentadas no estado de controle automtico.

6.2. Acesso as Telas


Pressionando a tecla tecla ou a tecla , o usurio ter acesso as demais telas. Ao pressionar a , o medidor retornar a primeira tela.

350272

12

CM4000/M

6.3. Descrio das Telas


TELA 1:

TELA 2:

TELA 3:

350272

13

CM4000/M

TELA 4:

TELA 5:

TELA 6:

350272

14

CM4000/M

7. PROGRAMAO

Para que o controlador tenha um desempenho satisfatrio, necessrio adequar os seus parmetros ao sistema em que ele ir atuar. Valores como relao de TC, tempo de disparo, potncia reativa de cada estgio, etc... so especficos para cada instalao. Uma correta programao proporcionar, alm de otimizao do uso dos capacitores e melhor estabilidade do sistema, melhor seletividade e preciso no controle.

7.1. Ativao do Estado de Programao


Passo
1 2

Descrio
pressionar a tecla usar as teclas mvel, e as teclas ou e , ativando o estado de programao. para selecionar uma funo prograpara aumentar ou diminuir respec-

tivamente o valor da funo. 3 para abandonar o modo de programao, pressionar a tecla e simultaneamente. O CM 4000 ir solicitar a confirmao . No caso de falta de energia os parmetros dos novos valores das funes. Para confirm-los deve ser pressionada a tecla programados no sero perdidos. Ao cessar a falta o controlador voltar automaticamente ao funcionamento no sendo necessria uma reprogramao.
Tabela 2 - Ativao do Estado de Programao

OBSERVAO : aconselhvel que, aps entrar no modo programao, todas as modificaes necessrias sejam efetuadas em sequncia. pos modificar e/ou alterar todos os parmetros necessrios, saia do modo de programao, salvando a nova configurao.
350272

15

CM4000/M

7.2. Exemplo de Programao de Funo


Valor de capacitor acionado pelo estgio 04: 25kVAr.

Passo

Seqncia de Acionamento das Teclas

Indicao no Display

Pressione

01-P O T .D OC A P A C . 0.0 0 K V A K
2 Pressione

0 2-P O T .D OC A P A C . 0.0 0 K V A K
3 Pressione

0 3-P O T .D OC A P A C . 0.0 0 K V A K
4 Pressione

0 4-P O T .D OC A P A C . 0.0 0 K V A K
5 Pressione

0 4-P O T .D OC A P A C . 2.5 0 K V A K
6 Pressione

0 4-P O T .D OC A P A C . 5. 0 0 K V A K

Cont... 350272

16

CM4000/M

Passo

Seqncia de Acionamento das Teclas

Indicao no Display

14

Pressione

0 4-P O T .D OC A P A C . 2 5. 0 0 K V A K
15 Pressione e simultaneamente 16 Pressione

S al va al t e ra coe s S= N= -

Tabela 3 - Passos de Programao

A alterao feita estar confirmada. Para verificar o valor programado repetir os passos 1...15

7.3. Descrio das Funes Programveis


Funo 01
Potncia em kVAr do capacitor acionado pelo primeiro estgio.

Funo 02
Potncia em kVAr do capacitor acionado pelo segundo estgio.

350272

17

CM4000/M

Funo 12
Potncia em kVAr do capacitor acionado pelo dcimo segundo estgio. Os valores das funes de 01 a 12 devem ser programadas de acordo com o valor de potncia reativa em kVAr do capacitor acionado pelo respectivo estgio. Exemplo 1: capacitor de 40kVAr acionado pelo segundo estgio

0 2-P O T .D OC A P A C . 4 0.0 0 K V A K
Exemplo 2: capacitor de 25kVAr acionado pelo terceiro estgio

0 3-P O T .D OC A P A C . 2 5. 0 0 K V A K

OBSERVAO 1 : Um capacitor nunca deve ser submetido a um valor de tenso superior ao nominal, podendo, no entanto ser submetido a valores inferiores de tenso. Nesse caso haver diminuio no valor de potncia reativa fornecida pelo mesmo. OBSERVAO 2 : O controlador CM 4000 de 6 estgios possui as funes de nmero 6 a 12, estando estas porm inativas.

Faixa de Valores da Funo 01 a 12:


0.00KVAr, 2.50, 5.00, 7.50, 10.00, 12.50, 15.00, 17.50, 20.00, 22.50, 25.00, 30.00, 35.00, 40.00, 45.00, 50.00, 60.00, 70.00, 80.00, 90.00, 100.0 e 160.0.

Funo 13
Ajuste do limite inferior de fator de potncia desejado. O usurio atravs das funes 13 e 14 pode programar a faixa de fator de potncia desejado para a instalao. Quando o fator de potncia do sistema se afasta da faixa por um determinado tempo (tempo de disparo, ver funo 15), o controlador acionar ou desligar capacitores de forma que o fator de potncia retorne para a faixa programada nas funes 13 e 14.
350272

18

CM4000/M

Faixa de Valores da Funo 13:


capacitivo: 0.79 indutivo: 0.79

Funo 14
Ajuste do limite superior de fator de potncia. OBSERVAO: A faixa de valores determinados pelas funes 13 e 14 deve ser compatvel com o valor de potncia dos capacitores acionados pelos diversos estgios e com as caractersticas da instalao. Faixas estreitas programadas nas funes 13 e 14, podem tornar necessrio o uso de capacitores de pequena potncia em relao aos demais em pelo menos um dos estgios. A potncia reativa necessria para levar o fator de potncia da instalao para dentro da faixa programada mais crtico se a faixa pequena.

Exemplo 1: Funo 13 - FP 0,92 indutivo:

1 3-LIM IT EF P IN F 0.92
Funo 14 - FP 0,98 indutivo:

1 4-LIM IT EF P 0.92
Exemplo 2: Funo 13 - FP 0,95 indutivo:

S U P

1 3-LIM IT EF P IN F 0.95 -

350272

19

CM4000/M

Funo 14 - FP 0,99 capacitivo:

1 4-LIM IT EF P 0.95

S U P -

OBSERVAO: Nas telas das funes 13 e 14 so apresentados tanto o valor para o limite inferior como para o limite superior do fator de potncia. A mudana do valor programado feita somente na funo indicada.

Faixa de Valores da Funo 14:


capacitivo: 0.79 indutivo: 0.79

Funo 15
Tempo de disparo (Td). O controlador, aps detectar uma mudana no fator de potncia da instalao, atuar desligando ou ligando algum estgio (de acordo com a mudana ocorrida) somente aps transcorrido o tempo de disparo. Desta forma ser reduzido o nmero de acionamentos / desligamentos. O tempo de disparo transcorrer a partir do instante em que o fator de potncia sair da faixa determinada pelos valores das funes 13 e 14. Se, durante este tempo, a tendncia da carga se mantiver, ento o controlador atuar. Se, antes de transcorrido o tempo de disparo programado, o fator de potncia retornar para a faixa, nenhum estgio ser acionado ou desligado.

OBSERVAO : Para evitar sobretenses aconselhvel verificar qual o tempo de descarga dos capacitores instalados. No caso de capacitores com valor de Td diferentes no mesmo banco, programar o maior Td do banco. Na maioria das instalaes so utilizados capacitores com Td de 60s.

Faixa de Valores da Funo 15:


10s a 120s

350272

20

CM4000/M

Funo 16
Relao de transformao de potencial (TP). Em sistemas em que a tenso a ser monitorada atravs dos bornes V1 e V2 (medio de tenso) for superior a 506V dever ser usado transformador de potencial a fim de adequar a tenso do sistema ao nvel de tenso mximo permitido entre os bornes V1 e V2. A relao de transformao do TP programada ser levada em conta ao ser efetuado, pelo CM4000, o clculo da potncia reativa a ser acionada.

Faixa de Valores da Funo 16:


115/115, 127/127, 220/220, 254/254, 380/380, 440/440, 600/115, 1200/115, 2300/115, 4600/115, 6200/115, 7967/115, 13800/115, 15200/115, 24200/115 e 36200/115. OBSERVAO: 1) Nas relaes acima, o nmero antes da barra informa ao CM 4000 o valor nominal da tenso do sistema. Este ser o valor de referncia ao programar a funo de alarme por tenso. Ver funo 24. 2) Se a ligao for do tipo faseneutro em V1 e V2 (programao da funo 21 como fase-neutro e esquema de ligao segundo pg. 33), a tenso programada deve ser a tenso de fase do sistema. Da mesma forma, ligaes segundo esquema da pg. 34 implica em programar a funo 16 com o valor da tenso de linha do sistema. Em qualquer caso, o valor indicado depois da barra dever ser igual ao valor de tenso aplicado entre os pontos V1 e V2 (ver funo 25 pg. 24).

Funo 17
Relao de transformao de corrente (TC). O sinal de corrente nominal que deve ser fornecido ao controlador de 5 Amperes. So usados ento, para obteno do sinal de corrente, transformadores de corrente cujo valor no primrio compatvel com a instalao e o valor de corrente nominal no secundrio de 5 Amperes.

Faixa de Valores da Funo 17:


5/5, 10/5, 15/5, 20/5, 25/5, 30/5, 40/5, 50/5, 60/5, 70/5, 75/5, 80/5, 100/5, 120/5, 140/5, 150/5, 160/5, 180/5, 200/5, 250/5, 300/5, 400/5, 500/5, 600/5, 700/5, 800/5, 900/5, 1000/5, 1200/5, 1400/5, 1500/5, 1600/5, 1800/5, 2000/5, 2500/5, 3000/5, 4000/5, 5000/ 5 e 6000/5.

Funo 18
Alarme por fator de potncia (limite inferior).
350272

21

CM4000/M

Faixa de Valores da Funo 18:


capacitivo: 0.69 indutivo: 0.69

Funo 19
Alarme por fator de potncia (limite superior). Exemplo 1:

1 3-LIM IT EF P IN F 0.92 1 4-LIM IT EF P 0.92 S U P

1 8-LIM IT E A L IN F 0.8 5 1.0 0 1 9-LIM IT E A LS U P 0.8 5

Nesse exemplo a faixa determinada por 18 e 19 maior e contm a faixa programada nas funes 13 e 14. Exemplo 2:

1 3-LIM IT EF P IN F 0.92 1 4-LIM IT EF P 0.92 S U P

1 8-LIM IT E A L IN F 0.9 3 0.9 5 1 9-LIM IT E A LS U P 0.9 3 0.9 5

Este um exemplo de programao inconsistente, j que a faixa determinada por 18 e 19 no contm a faixa de trabalho determinada em 13 e 14.

Faixa de Valores da Funo 19:


capacitivo: 0.69
350272

indutivo: 0.69

22

CM4000/M

Funo 20
Bloqueio capacitivo. Para sistemas sensveis a sobretenses capacitivas, torna-se invivel o funcionamento com fatores de potncia capacitivos. Tal situao poderia gerar realimentao e aumentos rpidos e excessivos na tenso do barramento. Nesse caso, a funo 20 deve ser ativada de forma a evitar fatores de potncia capacitivos. Tal programao desligar todos os capacitores (estgios) aps o valor de fator de potncia capacitivo ser detectado. O tempo de atuao de 333ms (20 ciclos em 60Hz).

2 0-p r ot e ca o ca p ( ina t i va )
Funo 21

2 0-p r ot e ca o ca p ( a t i va )

Ligao fase-fase ou fase-neutro. Esta funo seleciona o tipo de ligao Fase-Fase ou Fase-Neutro que est sendo ligado aos bornes de entrada do sinal de medio (V1 e V2) do CM4000. Os nveis de tenso em bornes V1 e V2 podem variar de 0 a 506V. Para valores de tenso superiores a 506V, dever ser usado TP. Ver funo 16. OBSERVAO: Verificar os esquemas de ligao nas pginas 33 e 34.

Funo 22
Freqncia da rede. Esta funo possibilita a escolha da freqncia em que o sistema opera, sendo ele de 50Hz ou 60Hz.

Funo 23
Modo de acionamento: aciona todos e aciona 1 CAP. Para evitar sobrecorrentes no sistema, aconselhvel que os capacitores sejam acionados de maneira escalonada. OBSERVAO: Na opo modo de acionamento aciona todos, o acionamento ser em um passo de tantos estgios quantos forem necessrios para a correo plena do fator de potncia. Para evitar o acionamento simultneo de dois ou mais estgios h uma temporizao de 1s entre o acionamento de cada estgio.
350272

23

CM4000/M

Figura 6 - Tempo de Acionamento de Estgios no Modo aciona 1 CAP

Funo 24
Alarme por falta de corrente. Esta funo est relacionada com a escolha da existncia do alarme por falta de corrente. Este alarme pode ser ativado sim alarme ou permanecer inativo no alarme.

Funo 25
Alarme por sub ou sobretenso. Nesta funo ser programada uma faixa de valores de tenso. No caso desse limite ser ultrapassado (por sub ou sobretenso) o respectivo alarme ser acionado. Os limites podem ser escolhidos entre: +/ 5%, +/ 10% e +/ 15%. A tenso de referncia ou o ponto mdio da faixa determinada ser o valor programado na funo 16.

Funo 26
Modo de atuao do alarme de tenso. Esta funo determina como o alarme ir atuar no caso da tenso ultrapassar a faixa de valores definida na funo 25. A atuao do alarme pode ser de trs modos: s alarme desl banco no atua
350272

apenas o alarme ser acionado. desativao de todos os estgios, alm do acionamento do alarme. neste caso no h o acionamento do alarme.

24

CM4000/M

Funo 27
Alarme por distoro harmnica (DHT). Esta funo estabelece um limite para a distoro harmnica de tenso. Caso este limite seja atingido o alarme ser acionado. O limite para a DHT pode ser escolhido entre 3% a 25%.

Funo 28
Modo de atuar por DHT. Com esta funo, pode-se determinar como o alarme ir atuar, se apenas ele ser acionado s alarme, se alm de acionar o alarme, os estgios sero desligados desl banco ou se no atuar no atua.

7.4. Estgios
Aps a programao dos valores de cada banco de capacitores nas funes 01 a 12, pode-se observar nas telas no estado de controle automtico o funcionamento de cada estgio. A sinalizao de cada estgio no display pode ser de trs estados:

Estgio

Descrio
Estgio no programado (0.00kVAr), sinalizado com uma barra na parte inferior do display correspondente. Estgio programado com o valor em kVAr do respectivo capacitor do estgio, mas em estado desativado.

Estgio acionado (neste caso o estgio 2 est acionado).


Tabela 4 - Descrio dos Estgios

7.5. Rotao dos Estgios


Para que todos os capacitores sejam submetidos a um regime de trabalho uniforme, o CM4000 faz automaticamente a rotao entre todos os estgios.

1 12

5 8

6 7

11

10

Figura 7 - Diagrama de Rotao dos Estgios 350272

25

CM4000/M

7.6. Alarmes
O CM 4000 tem indicao para quatro alarmes diferentes, sendo a ordem de prioridade dos mesmos descrita a seguir: 1. 2. 3. 4. Falta de corrente; Sobre ou subtenso; DHT (Distoro Harmnica Total); Fator de potncia.

Indicao dos Alarmes


A indicao de qual alarme foi acionado apresentada no display atravs de smbolos.

Smbolo

Descrio
Alarme por falta de corrente acionado. Alarme de tenso acionado. Alarme pela presena de harmnicas acionado (DHT). Smbolo de alarme acionado. indicado juntamente com um dos smbolos citados acima. No caso de ser acionado o alarme por FP, este smbolo ficar ligado permanentemente.
Tabela 5 - Descrio dos Smbolos de Indicao de Alarme

OBSERVAO 1: O sinal de alarme acionado s apresentado no display quando no estado de controle automtico. Se estiver no estado de programao no haver indicao. OBSERVAO 2: O smbolo de alarme acionado est localizado no extremo inferior direito do display.

350272

26

CM4000/M

Outro modo de distinguir qual o alarme foi acionado, verificar a sada do mesmo atravs dos bornes A - L, j que este o nico contato para os quatro alarmes. Esta verificao pode ser efetuada porque cada alarme tem pulsos de durao diferentes na sada. O diagrama a seguir apresenta esses pulsos.

Figura 8 - Diagrama de Identificao do Tipo de Alarme atravs dos Pulsos de Sada

350272

27

CM4000/M

Programao dos Alarmes


Os alarmes dependem da programao efetuada nas funes 24, 25, 26, 27 e 28. Com excesso da grandeza de corrente, os alarmes das demais grandezas podem ser programados da seguinte forma: s alarme desl banco no atua aciona o alarme. alm de acionar o alarme, desliga todos os estgios. neste caso o alarme no acionado.

Ordem de Prioridade
Se estiver programado para desligar bancos por harmnica e no por tenso, o alarme por harmnica se torna prioritrio sobre o de tenso. O modo desl banco associa sempre a ativao do alarme correspondente.

Desativao do Alarme
No caso de algum dos alarmes estar acionado, deve-se a princpio verificar a causa do alarme, e se necessrio reprogramar a funo de forma que a faixa definida comporte os valores do sistema. OBSERVAO: O CM4000 no desligar o alarme enquanto a situao que gerou o acionamento se mantiver inalterada.

7.7. Controle Manual


Em alguns casos pode ser necessrio ligar ou desligar capacitores manualmente. Para acionar o modo manual, selecione a funo MAN/AUTO atravs da tecla F (ver tela 4, pg. 14). Pressione a tecla P, entrando ento, no modo de acionamento manual. Atravs da tecla os estgios sero ligados e atravs da tecla os mesmos sero desligados. Para evitar acionamentos sucessivos do mesmo capacitor em intervalos de tempo inferiores ao tempo de disparo programado na funo 15, as teclas tempo pode ser observada no canto superior esquerdo do display.
350272

ficaro inativas durante o transcorrer do intervalo de tempo ajustado. A contagem do

28

CM4000/M

IMPORTANTE: Certifique-se de que a funo 15 tenha sido programada com um valor de tempo de disparo superior ao tempo de descarga dos capacitores. Desta forma, os capacitores estaro protegidos contra sobretenses provenientes de acionamentos indevidos efetuados via CM4000. Cuidado especial deve ser tomado quando os capacitores tiverem acionamento independente do CM4000. Neste caso, os capacitores no estaro protegidos conforme descrio anterior.

7.8. Mensagem de Erro


O CM4000 indicar no display as seguintes mensagens de erro para os casos citados a seguir: 1. O CM4000 no marca o Fator de Potncia. Isto ocorre quando a fase do TC no coincide com a fase da tenso, ou quando a polaridade do TC est invertida (I1 est trocado com I2).

f p: - , - - - 0.0 0 k 1 2 34 5
2. Erro nos limites do Fator de Potncia. Esta situao ocorre quando houver erro na programao dos limites das funes 13, 14, 18 e 19. Pode-se considerar erro de programao dos limites do Fator de Potncia: limite inferior maior ou menor que o limite superior; a faixa de alarme do Fator de Potncia das funes 18 e 19 menor que a faixa do Fator de Potncia das funes 13 e 14.

e r r o no s l im ite s d e f at o r p o t.

350272

29

CM4000/M

3.

Neste caso o erro ocorre pela programao de um valor de Fator de Potncia capacitivo nas funes 13, 14, 18 e 19, enquanto a funo 20 (Proteo Capacitiva) est programada no modo ativo.

e r r o co nf l i t o co mp r ot e ca o ca p

4.

Incompatibilidade de Software ou Hardware.

e r r o na g ra va ca o d o s p a ra m et r o s

5.

Falta da Chave de Hardware.

e rro

h a rd w a re

350272

30

CM4000/M

8. CARACTERSTICAS TCNICAS

Alimentao: 127/220/254/380V 50/60Hz, opcional 440V. Sinal de corrente: a partir da corrente de transformador de corrente X/5A. Corrente mxima entre S1 e S2: 5A Sinal de tenso: entre fase-fase ou fase-neutro. Tenso mxima entre os pontos fase-neutro: 506V. Nmero de estgios: seis e doze estgios de capacitores. Capacidade de contatos: 10A/250V. Consumo: aproximadamente 10VA. Apresentao: display alfanumrico 2 linhas x 16 colunas. Defasagem tenso/corrente: 90o a +90o. Temperatura de operao: 0o a +50oC. Ajuste do fator de potncia: 0,79 ind. a 0,79 cap. Tempo de disparo: ajustvel entre 10 a 120s. Operao: manual/automtico. Peso: 2,4kg (aprox.). Medidas do frontal: 144 x 144mm. Recorte do painel: 138 x 138mm. Profundidade: 135mm. Terminais de ligao: bornes conectores tipo plug. Instalao: em painel, com fixao pela parte posterior do controlador atravs de hastes de fixao. Preciso: classe I conforme norma IEC 348.

350272

31

CM4000/M

9. INSTALAO

IMPORTANTE: Antes de iniciar a instalao do equipamento, leia atentamente todas as instrues contidas no manual de operao e instalao. Danos causados ao equipamento provenientes de erro nas ligaes no esto cobertos pela garantia. Em caso de dvidas favor entrar em contato com a Embrasul Ind. Eletrnica.

9.1. Procedimentos para Instalao


Passo
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Descrio
Soltar as porcas recartilhadas da parte traseira. Retirar as hastes de fixao. Inserir CM 4000 no orifcio do painel. Recolocar as hastes de fixao, fixando as porcas recartilhadas. Ligar os cabos de alimentao nos bornes indicados, de acordo com o nvel de tenso disponvel. Energizar o CM 4000. Programar os parmetros de acordo com as caractersticas da instalao (ver item 7.3 deste manual). Desligar novamente. Conectar cabos de sinal de TC (I1, I2) e sinal de TP (V1, V2). Conectar cabos das contatoras C, 1, 2, ..., 12. Energizar. Verificar o funcionamento, acompanhando o acionamento dos estgios.
Tabela 6 - Descrio dos Procedimentos para a Instalao

350272

32

CM4000/M

10. LIGAES

10.1. Diagrama de Ligao em Sistema Fase-Neutro

Figura 9 - Diagrama de Ligao em Sistema Fase-Neutro

IMPORTANTE: Limite mximo de corrente permitido em I1 - I2 = 9A Limite mximo de tenso entre fase-neutro permitido em V1 - V2 = 506V

350272

33

CM4000/M

10.2. Diagrama de Ligao em Sistema Fase-Fase

Figura 10 - Diagrama de Ligao em Sistema Fase-Fase

IMPORTANTE: Limite mximo de corrente permitido em I1 - I2 = 9A Limite mximo de tenso permitido em V1 - V2 = 506V

350272

34

11. GUIA RPIDO


CONTROLADOR DE FATOR DE POTNCIA CM4000/M (Sensoramento Monofsico)
Acessar as funes: Entrar no estado de programao: Sair do estado de programao: juntamente com

FUNO 01: Potncia em kVAr do cap. do 1 estgio.

FUNO 12: Potncia em kVAr do cap. do 12 estgio. FUNO 13: Ajuste do limite inferior de fator de potncia. FUNO 14: Ajuste do limite superior de fator de potncia. FUNO 15: Tempo de disparo. FUNO 16: Relao de TP. FUNO 17: Relao de TC. FUNO 18: Alarme por fator de potncia (limite inferior). FUNO 19: Alarme por fator de potncia (limite superior). FUNO 20: Bloqueio capacitivo. FUNO 21: Ligao trifsica ou monofsica (fase-fase ou fase-neutro). FUNO 22: Freqncia da rede. FUNO 23: Modo de acionamento dos capacitores. FUNO 24: Alarme por falta de corrente. FUNO 25: Alarme por sub ou sobretenso. FUNO 26: Modo de atuao do alarme de tenso. FUNO 27: Alarme por distoro harmnica (DHT). FUNO 28: Modo de atuar por DHT.

Diagrama de Ligao em Sistema Fase-Neutro

Diagrama de Ligao em Sistema Fase-Fase

Embrasul Indstria Eletrnica Ltda - Av. Bahia, 684 - Porto Alegre - RS 90240-551 - Fone: (51) 337-3411 - Fax: (51) 337-4720 E-mail:embrasul@embrasul.com.br

CM4000/M

12. ASSISTNCIA TCNICA


Caso necessite enviar um equipamento para Assistncia Tcnica preencha este relatrio e envie junto com o equipamento.

DADOS D A EMPRESA DA RAZO SOCIAL COMPLETA DA SUA EMPRESA: ...................................... ......................................................................................................................... ENDEREO PARA ENTREGA DO EQUIPAMENTO: .................................... ......................................................................................................................... CIDADE: .................................... ESTADO: ............... CEP: ...........................

............................................................................................................
TELEFONE: ..................................................................................................... RESPONSVEL: .............................................................................................

DADOS DO EQUIP AMENTO EQUIPAMENTO NMERO DE SRIE: ...................................................................................... DEFEITOS APRESENTADOS: 1) ................................................................................................................... 2) ................................................................................................................... 3) ................................................................................................................... CAUSAS POSSVEIS: 1) ................................................................................................................... 2) ................................................................................................................... 3) ...................................................................................................................

350272

37

CM4000/M

Obs.: As informaes contidas neste manual referem-se exclusivamente ao equipamento e verso de software que o mesmo acompanha. No caso de dvidas durante a instalao deste equipamento consulte nosso Suporte Tcnico atravs do telefone: (51) 337-3411.

Envio para Assistncia Tcnica


Para evitar que o equipamento seja prejudicado pelo transporte, este deve ser cuidadosamente embalado. Aconselha-se o uso de embalagem dupla caixa com algum tipo de enchimento que proteja o equipamento de choques e vibraes. Afim de otimizar o trabalho de assistncia, solicitamos enviar anexo a NF um relatrio contendo o problema apresentado e as possveis causas. A legislao existente probe o fluxo de mercadorias sem a respectiva nota fiscal. O correto preenchimento da NF facilitar o trabalho de recebimento do equipamento, diminuindo o tempo de entrega do mesmo e evitando possveis transtornos. O envio do correto endereo para devoluo assim como telefone e nome da pessoa de contato so tambm de extrema importncia.

350272

38

CM4000/M

Embrasul Indstria Eletrnica Ltda. Av. Bahia, 684 - Porto Alegre - RS - Brasil 90240-551 - Fone (51) 3337-3411 - Fax (51) 3337-4720

e-mail: embrasul@embrasul.com.br
ESCRITRIOS TCNICOS/REPRESENTANTES: PR: (41) 273-4669 / (43) 328-4040 / (45) 224-8457 SP: (16) 236-2348 / (17) 227-1481 / (11) 246-3015 SC: (47) 327-1311 RJ: (21) 224-5185
350272

MG: (31) 227-5226 CE: (85) 494-5097

39

CM4000/M

350272

40

You might also like