You are on page 1of 5

Anemias (Ferropriva, Perniciosa, Aplstica, Hemolitica) Anemia sintoma de um distrbio subjacente, tal como a perda de componentes sanguneos, elementos

s inadequados ou falta dos nutrientes necessrios para formao de clulas sanguneas, o que resulta em uma diminuio da capacidade do transporte do oxignio pelo sangue. H numerosos tipos de anemias com varias causas: Anemias Ferropriva (AF), que resulta de inadequada absoro ou perda excessiva de ferro; anemia Perniciosa(AP), que resultante da falta do fator intrinsico essencial para absoro da vitamina B12; Anemia Aplstica, devido falncia da medula ssea; e Hemolitica, devido destruio da hemcia.

Diagnstico de Enfermagem: Intolerncia atividade


Pode estar relacionada a: desequilbrio entre o suprimento de oxignio (entrega) e a demanda. Possivelmente evidenciada por: Fraqueza e fadiga Relatos de exerccio diminudo/tolerncia atividade Maior necessidade de sono /repouso Palpitaes, taquicardia, PA/resposta respiratria aumentada ao menor esforo Resultados esperados/critrio de evoluo o paciente ir: Relatar aumento na tolerncia atividade (incluindo AVDs). Evidenciar uma diminuio nos sinais fisiolgicos de intolerncia, por exemplo, pulso, respiraes e PA permanecem dentro da faixa normal do paciente. Apresentar valores laboratoriais, por exemplo, Hb/Hct, dentro da faixa aceitvel.

Aes/Prescries e Justificativa Gerenciamento da Energia


Independente - Avaliar a capacidade do paciente para realizar as atividades normais/AVDs, observando relatos de fraqueza, fadiga e dificuldade de realizao de tarefas. (influencia a escolha das prescries/ajuda necessria). - Observar as alteraes no equilbrio/distrbio da marcha, fraqueza muscular. (Pode indicar alteraes neurolgicas associadas com a deficincia de vitamina B12, afetando a segurana do paciente/risco de de injuria). - Recomendar uma atmosfera silenciosa; repouso no leito se indicado. Enfatizar a importncia de monitorizar e limitar os visitantes, as chamadas telefnicas e as interrupes no planejadas e repetidas. (Promove o repouso para diminuir as necessidades corporais de oxignio e reduzir o esforo sobre o corao e os pulmes). Elevar a cabeceira do leito, conforme recomendado. (promove a expanso pulmonar para maximizar a oxigenao pela captao celular. Observao: pode ser contra-indicada se a hipotenso est presente). Sugerir que o paciente mude de posio lentamente; monitorizar quanto vertigem.

(A hipotenso postural ou hipxia cerebral pode provocar vertigem, desmaio e maior risco de leso). Ajudar o paciente a priorizar as AVDs/atividades desejadas. Alterar os perodos de repouso com os perodos de atividades. Redigir a programao para o paciente se reportar. (Promover o repouso adequado, mantm o nvel de energia e alivia o esforo sobre os sistemas cardaco e respiratrio). Proporcionar/recomendar ajuda com as atividades de deambulao. Conforme necessrio, permitindo ao paciente fazer o mximo possvel. (Embora a ajuda possa ser necessria, a auto-estima promovida quando o paciente faz as coisas por si mesmo). Planejar a progresso da atividade com o paciente, incluindo as atividades que o paciente entende como essenciais. Aumentar os nveis de atividade, conforme o tolerado. (Promove o retorno gradual ao nvel de atividade e melhora o tnus muscular/energia sem fadiga indevida. Aumenta a auto-estima e a sensao de controle). Identificar/implementar as tcnicas de conservao de energia por exemplo, banho de chuveiro na cadeira, sentar para fazer tarefas. (encoraja o paciente a fazer o mximo possvel enquanto conserva a energia limitada e previne a fadiga). Instruir o paciente para interromper a atividade se ocorrem palpitaes, dor torcica, dispneia, fraqueza ou vertigem. (A isquemia celular potencializa o risco de infarto e o excessivo esforo/estresse cardiopulmonar pode levar descompensao/ insuficincia ). AOES/PRESCRIES E JUSTIFICATIVA COLABORATIVAS -Monitorizar os exames laboratoriais, por exemplo, Hb/Hct e hematimetria, gasometria arterial. (Identificar as deficincias nos componentes do sangue que afetam o transporte de oxignio e as necessidades de tratamento/resposta terapia). - Proporcionar oxignio suplementar, conforme indicado. ( A maximizao de transporte de oxignio para os tecidos melhora a capacidade de desempenho). -Administrar, conforme indicado: Sangue total/ concentrado de hemcias, hemoderivados, conforme indicado. Monitorizar proximamente quanto s reaes de transfuso. (aumenta o numero de clulas transportadoras de oxignio; corrige as deficincias para reduzir o risco de hemorragia em indivduos gravemente comprometidos. Observao: transfuses so reservadas para anemias devido a graves perdas sanguneas com comprometimento cardiovascular; utilizadas aps outras terapias terem fracassado na restaurao da homeostase). -Preparar para interveno cirrgica, se indicado. (Transplante de medula ssea pode ser feito na presena de falncia da medula ssea/anemia aplstica).

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM: Nutrio alterada: Menor do que as Necessidades Corporais Pode estar relacionada a:
Fracasso em ingerir ou incapacidade em digerir os alimentos/absorver nutrientes necessrios para a formao dos eritrcitos normais.

Possivelmente evidenciada por:


Perda de peso/peso baixo do normal para idade, altura e constituio Diminuio da medida da prega cutnea do trceps Alteraes nas gengivas, membranas mucosas orais Diminuio da tolerncia atividade, fraqueza e perda do tnus muscular Resultados esperados/critrio de evoluo o paciente ir: Estado Nutricional - Apresentar ganho progressivo de peso ou estabilidade de peso, com normalizao dos valores laboratoriais. No apresentar sinais de desnutrio Demostrar comportamentos, alteraes no estilo de vida para reobter e/ou manter o peso adequado. AES/PRESCRIES E JUSTIFICATIVA TERAPIA NUTRICIONAL Independente - Revisar a historia nutricional, incluindo as preferencias alimentares. (Identificar as deficincias, sugere possveis intervenes). - Observar e registrar ingesto alimentar do paciente. (Monitorizar a ingesto calrica ou insuficiente qualidade de consumo de alimento). -Pesar periodicamente, conforme apropriado (por exemplo, semanalmente). (Monitoriza a perda de peso e a eficcia das intervenes nutricionais). -Sugerir uma dieta branda, pobre em fibras, evitando alimentos quentes, condimentados ou muito cidos, conforme indicado. (Quando as leses orais esto presentes, a dor pode restringir o tipo de alimento que o paciente pode tolerar). AOES/PRESCRIES E JUSTIFICATIVA Colaborativa - Consultar o nutricionista. ( Ajuda no plano diettico para atendimento de necessidades individuais) - Monitorizar os exames laboratoriais, por exemplo, Hb/Hct, ureia(NUS), prealbumina/albumina, protena, transferrina, ferro srico, B12, acido flico, CFFS, eletrlitos do soro.

(Avaliam a eficcia do regime teraputico, incluindo as fontes dietticas dos ingredientes necessrios). -Administrar os medicamentos, conforme indicado, por exemplo: Vitaminas e suplementos minerais, por exemplo, cianocobalamina (vitamina B12), acido flico, acido ascrbico; (As reposies necessrias dependem do tipo de anemia/ou presena de uma precria ingesto oral e deficincias identificadas). Suplementos orais de ferro, por exemplo, sulfato ferroso. (Podem ser uteis em alguns tipos de anemia ou eficincia de ferro). DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM: Constipao/Diarreia Pode estar relacionada a: Ingesto diettica diminuda; alteraes no processo de digesto Efeitos colaterais da terapia medicamentosa Possivelmente evidenciada por: Alteraes na frequencia, caracterstica e quantidade das fezes Nuseas/vomito, apetite diminudo Relatos de dor abdominal, urgncia clica Sons intestinais alterados. RESULTADOS ESPERADOS/CRITRIO DE EVOLUO O PACIENTE IR: Eliminao Intestinal (CRE) restabelecer/estabelecer padres normais de funcionamento intestinal. Demonstrar mudanas estilo de vida/comportamento, de acordo com fatores causais contribuintes. AES/PRESCRIES E JUSIFICATIVA Gerenciamento do intestino (CPE) Independente -Determinar a colorao, consistncia, frequncia e quantidade das fezes. (Ajuda na identificao dos fatores causadores/contribuintes e prescries adequadas.) -Auscultar os sons intestinais. (Os sons intestinais geralmente esto aumentados na diarreia e diminudos na constipao.) -Monitorizar a ingesto e dbito (I&D) com especial ateno ingesto alimentar/hdrica. (Pode identificar a desidratao, a perda excessiva de lquidos ou ajuda na identificao das deficincias nutricionais.)

-Encorajar a ingesto de lquido em 2.500-3.000 ml/dia, conforme a tolerncia cardaca. (Ajuda na melhoria da consistncia das fezes, se constipado. Ajuda na manuteno da condio hdrica, se a diarreia est presente.) -Recomendar a suspeno de alimentos formadores de gases. (Diminui o desconforto gstrico e a distenso abdominal.) -Examinar, frequentemente, a condio da pele perianal, observando alteraes ou inicio de ruptura. Encorajar/ajudar com cuidado perineal aps cada movimento intestinal (MI), se a diarreia est presente. (Previne a escoriao e a ruptura cutnea.) -Discutir o uso de emolientes fecais, estimulantes suaves, laxantes formadores de fibras ou anemias, conforme o indicado. Monitorizar a eficcia. (Facilita a defecao quando a constipao est presente) Colaborativa -Consultar o nutricionista para o oferecimento de uma dieta bem equilibrada, rica em fibra e volume. (A fibra resiste digesto enzimtica e absorve os lquidos em sua passagem ao longo do trato intestinal, e assim produz volume, que age como um estimulante defecao.)
-Administrar medicamentos antidiarreicos , por exemplo, difenoxilato hidrocloreto com atropina (Lomotil) e drogas absorventes de gua, por exemplo, Metamucil. (Diminui a motilidade intestinal quando a diarreia est presente.)

You might also like