You are on page 1of 1

G1 > Cincia e Sade - NOTCIAS - Grupo acha pedreira do Templo de Jerusalm

Page 1 of 1

24/09/07 - 11h32 - Atualizado em 24/09/07 - 12h17

Grupo acha pedreira do Templo de Jerusalm


Cermicas e moedas no local indicam que pedreira da poca do rei Herodes. Algumas das pedras do antigo templo ainda restam no famoso Muro das Lamentaes.
Da EFE

Arquelogos israelenses asseguram ter descoberto a pedreira da qual h 2 mil anos foram extrados os blocos de pedras usados na construo das muralhas do Templo de Jerusalm, alguns deles ainda nos alicerces do Muro das Lamentaes. "Sempre nos perguntvamos de onde foram extradas as grandes pedras dessa titnica obra de arquitetura, algumas com mais de 10 metros de comprimento, e h dois meses descobrimos esta pedreira em uma inspeo de rotina", explicou o chefe da Direo de Antiguidades no distrito de Jerusalm, o arquelogo Yuval Baruch. "Os vestgios encontrados, como cermicas e moedas, testemunham que esta pedreira foi explorada na poca do rei Herodes, o Grande", acrescentou.
Pesquisadores mostram pedaos de cinzel encontrado na pedreira que forneceu materiais para o Templo de Jerusalm (Foto: Kevin Frayer/AP)

Herodes, de origem idumia, reinou na Judia entre 40 a.C. e 4 d.C. e, para ser aceito pelos judeus, expandiu e reformou o Templo de Jerusalm at dimenses sem precedentes na regio, entre outros projetos de engenharia que importou de Roma.

Do templo resta hoje apenas o Muro das Lamentaes, local mais sagrado para o judasmo, e em seus alicerces, em reas escavadas sob o nvel do solo, ainda podem ser vistos os imensos blocos de pedra. "Estes grandes blocos, na maioria com mais de sete, oito e nove metros, e que pesavam mais de 5 toneladas, no foram usados em nenhuma outra construo, por isso deduzimos que seu destino era o templo", afirmou o arquelogo Ehud Nesher. Alm disso, para sua mudana era necessria uma infra-estrutura que s estava ao alcance de algum como o rei, ou os romanos que governavam a Judia. Acreditava-se at agora que a pedreira da qual se construiu o templo bblico estava perto ou dentro da Cidade Antiga, como nas proximidades da Fortaleza Antnia. E o que mais surpreende os arquelogos a distncia de quatro ou cinco quilmetros entre a pedreira, hoje dentro de um novo bairro ultraortodoxo de Jerusalm, e o santurio dos israelitas. "Os construtores de Herodes no buscaram qualquer pedra para levantar o templo, e sim uma que hoje conhecida como 'malake' (rainha, em rabe), que era famosa por sua grande resistncia e bela cor branca", explicou Baruch. A pedra to branca que, por estar polida, conseguiu confundir at o meticuloso e conhecido historiador Flvio Josefo, que escreveu que o Templo de Jerusalm era feito de mrmore. A pedreira, de meio hectare, tambm permitiu a descoberta das tcnicas de extrao de pedras usadas naquela poca. "Primeiro, vrios operrios escavavam uma canaleta ou fundao de at 30 centmetros de largura por 1,30 metro de profundidade, e depois soltavam o bloco com certeiros golpes de cinzis", disse Nesher. Um desses cinzis de ferro, pesando mais de quatro quilos, foi encontrado pelos arquelogos na fissura entre duas pedras. A descoberta ocorreu porque "um operrio cometeu um erro ao cravar o cinzel na rocha", segundo o arquelogo. "O cinzel devia entrar entre duas lingetas com forma de cunha que eram colocadas em sentido inverso, mas ele as cravou ao contrrio, e as trs ferramentas ficaram cravadas na rocha at dois meses atrs", afirmou. Esses cinzis, de dez centmetros de comprimento, geravam, ao serem golpeados, uma fora equivalente a cinco toneladas, o que fazia com que a base do bloco se quebrasse. O bloco de pedra depois era levantado a alguns centmetros do solo com um simples sistema de alavanca, colocado sobre madeiras e rodado at o local da obra. Nesher acredita que a pedreira foi explorada por no mais de 20 anos, aps os quais foi esquecida e coberta pela eroso de sculos. Segundo os arquelogos, os grandes blocos de pedra, "por sua dimenso e resistncia, contriburam para preservar a estabilidade das estruturas durante milhares de anos".

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL109275-5603,00-GRUPO+ACHA+PED...

25/3/2009

You might also like