You are on page 1of 16

Histria

Questes de 1 a 20
Instrues Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Questes de 1 a 5
A bacia do Mediterrneo

Relacione essas questes com as reas indicadas no mapa com 1, 2, 3, 4 e 5.


QUESTO

Em 1, o relacionamento entre o norte da frica e a Repblica Romana, na Antiguidade, foi conturbado, entre os sculos III e II a.C. (264 a 146 a.C.), com a ocorrncia das Guerras Pnicas que A) B) C) D) E) confrontaram romanos e cartagineses pelo controle dos portos e das atividades comerciais no Mediterrneo. garantiram aos comerciantes fencios a navegao em direo ao oceano Atlntico. impediram a expanso macednica em direo ao Oriente Mdio. tinham por objetivo punir as revoltas escravas em Roma. resultaram na diviso do Imprio Romano entre Oriente e Ocidente.

QUESTO

Em 2, organizou-se, a partir do sculo V d.C., o Reino dos Francos, como resultado A) B) C) D) E) da conquista dos hunos em todo o Imprio Bizantino. da expanso, fixao e unificao de grupos germnicos na Glia, facilitadas pelo crescente enfraquecimento do Imprio Romano. do fortalecimento do imperialismo romano na pennsula Ibrica. da aliana entre a Igreja e os povos brbaros que invadiram a Europa, vindos do Extremo Oriente. da vitria dos gauleses sobre as tropas romanas comandadas por Jlio Csar.

QUESTO

Nas reas indicadas por 3, no sculo VIII, concretizou-se e fortaleceu-se a dominao rabe, com a organizao A) B) C) D) E) dos exrcitos regulares, compostos por falanges e legies. do trfico de escravos, resultante da submisso das populaes conquistadas. dos califados de Crdoba, na pennsula Ibrica, e do Cairo, no Egito. de tcnicas agrcolas avanadas, responsveis pela modernizao das comunidades rurais da regio. da Liga Hansetica, monopolizadora de todo o comrcio terrestre na Europa Medieval.
Hist - 1

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

QUESTO

Em 4 estabeleceu-se o imperialismo francs, no sculo XIX, cuja presena A) B) C) D) E) desalojou os conquistadores rabes e imps o domnio religioso da Frana nas reas urbanas. permitiu o estabelecimento do trfico de escravos entre o norte da frica e as colnias francesas no Caribe. deu Frana o controle da navegao comercial no oceano Atlntico. atraiu a cobia de ingleses e alemes, interessados na posio estratgica da regio. garantiu aos franceses a abertura do Canal de Suez e a construo do estreito de Gibraltar.
QUESTO

Com a expanso do comrcio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificao do fluxo de capitais entre os pases. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).

No modo de produo feudal, que predominou na Europa nos sculos anteriores ao perodo focalizado no texto I , a sobrevivncia da maioria das pessoas dependia A) B) C) D) da submisso de sua fora de trabalho ao regime de servido. da ao beneficente da Igreja, que se comprometia em alimentar populaes inteiras, como prova de caridade. da gratuidade dos alimentos distribudos pelos senhores feudais aos habitantes de suas propriedades. do livre comrcio, que se processava entre os feudos, fortalecido pela qualidade e pela segurana das estradas da poca. do trabalho escravo, que permanecia na Europa como modo de produo mais utilizado.

QUESTO

Em 5, eclodiu, no sculo XXI, uma grave crise poltica, A) B) C) D) E) promovida por grupos religiosos radicais, defensores da completa liberdade religiosa. como protesto morte de Osama Bin Laden, levada a efeito por militares norte-americanos. em defesa da manuteno da aliana desse pas com o Estado de Israel. que se opunha autorizao do governo central imigrao em massa de palestinos e talibs. resultante da insurreio popular, reivindicadora de reformas democrticas, contra a longa ditadura de Hosni Mubarak.

E)

QUESTO

A vitria do capitalismo, afirmada no texto I, foi precedida, na Europa, por fatores que a favoreceram, destacando-se, dentre eles, A) as guerras de religio, quando a Igreja Catlica imps sua ideologia econmica do justo preo a todos os pases comerciais. a revoluo de Avs em Portugal, responsvel pelo fortalecimento da classe feudal no governo do pas. a acumulao primitiva do capital, gerado, em grande parte, pela explorao colonial, pela minerao e pelo trfico de escravos. o Renascimento artstico, responsvel pelo embelezamento das cidades e pelo aprimoramento educacional das massas populares. as invases holandesas na Amrica luso-espanhola e a desagregao do mercado monopolista do acar.

B)

Questes de 6 a 10
I. Dentre essas Revolues Atlnticas, denominao adotada por vrios historiadores, destaca-se a Revoluo Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitria do capitalismo como forma de produo econmica predominante e nica em vrias sociedades da Europa Ocidental. Isso o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivncia da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114). II. A prpria integrao da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermdio da revoluo tecnolgica, especialmente no setor de telecomunicaes. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicao e informao do planeta. A troca de informaes (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantnea, o que acelerou muito o fechamento de negcios. [...]
Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

C)

D)

E)

QUESTO

A burguesia triunfante, a que se refere o texto I, expressou seu poder poltico, dentre outros, A) B) na fundao das Companhias das ndias Orientais e das ndias Ocidentais, pelos holandeses, no sculo XIX. nas revolues inglesas do sculo XVII e na revolta das colnias inglesas da Amrica do Norte contra a dominao metropolitana. na organizao das corporaes de ofcios e no controle da produo artesanal, nas reas urbanas europeias. na aliana promovida entre a burguesia e o proletariado, nas revolues liberais de 1830 e 1848, nas ex-colnias ibricas da Amrica. no apoio prestado aos pases absolutistas europeus, que se coligaram contra a Frana revolucionaria, nas duas primeiras dcadas do sculo XIX.
Hist - 2

C) D)

E)

QUESTO

QUESTO

11

A integrao da economia global, a que se refere o texto II, expressou-se, no final do sculo XX, A) na elevao das tenses entre o bloco socialista e o bloco capitalista, que mantm afastados do mercado mundial os pases socialistas, at os dias atuais. no aprofundamento dos laos de cooperao entre os pases asiticos, promovendo, por exemplo, a parceria entre a rica Arbia e a pobre Bangladesh. na queda, em 1990, das barreiras econmicas impostas pelos Estados Unidos repblica socialista de Cuba. na integrao dos pases da Amrica Latina ao Mercosul, liderado, desde a sua fundao, em 1991, pelo Chile. na formao dos blocos econmicos fundamentados no livre mercado e na derrubada das barreiras protecionistas comerciais.

As diferenas entre os dois brasis, indicadas pelo autor, j aparecem na poca colonial, entre A) as ricas capitanias do Sul e do Sudeste, dedicadas produo e exportao do caf, e as capitanias do Nordeste, amarradas arcaica produo do acar. os colgios religiosos e particulares, destinados a meninos e meninas da classe senhorial, e os colgios pblicos e gratuitos, destinados populao pobre. a sociedade de cunho rural, na rea aucareira, e a sociedade urbana e mais complexa, construda na rea da minerao. o rico Estado do Maranho e o endividado Estado do Brasil, sempre atacado por invasores estrangeiros. a situao privilegiada das escravas mulheres, em contraste com a vida de privaes, castigos e explorao dos escravos homens.

B)

B)

C) D) E)

C)

D) E)

QUESTO

10

QUESTO

12

Segundo o texto II, o que caracteriza, na contemporaneidade, a economia globalizada a A) B) C) D) E) hegemonia do capital financeiro, como referncia das relaes no mercado internacional. facilidade de aquisio de computadores pelas classes populares. formao dos grandes cartis da indstria automobilista e da eletrnica. retrao do mercado consumidor, promovida pela presso da revoluo tecnolgica. dominao norte-americana no mercado mundial, apoiada pelos pases componentes da OEA (Organizao dos Estados Americanos).

O turbulento sculo XIX, referido no texto, diz respeito s transformaes econmico-sociais e polticas, ocorridas na Europa, que tambm repercutiram no Brasil. No mbito poltico, essa turbulncia se expressou no recm-organizado pas, entre outros, A) na ecloso de uma epidemia de clera, que dizimou grande parte da populao escrava, no recncavo baiano e em Salvador. na abertura dos portos brasileiros s naes amigas, em 1808, pela Carta Rgia do Prncipe D.Joo. nas revoltas escravas ocorridas no recncavo baiano e em Salvador, que resultaram no enfraquecimento do trfico de escravos. na expulso dos jesutas do Brasil, como desdobramento da crise ocorrida em Portugal. na presena de ideias republicanas, como as registradas na Revoluo Pernambucana de 1817 e na Confederao do Equador, em 1824.

B) C)

D) E)

Questes de 11 a 15
Ao retornar para Lisboa, em abril de 1821, o rei D. Joo VI deixou para trs dois brasis inteiramente diferentes. De um lado, havia um pas transformado pela permanncia da corte nos trpicos, j com os ps firmes no turbulento sculo XIX, bem informado das novidades que redesenhavam o mundo na poca e s voltas com dilemas muito semelhantes aos conflitos que agitavam a nascente opinio pblica na Europa e nos Estados Unidos. Esse era um Brasil muito pequeno, de apenas alguns milhares de pessoas, que tinha seu epicentro no Rio de Janeiro, o modesto vilarejo colonial de 1807 convertido numa cidade com traos e refinamentos de capital europeia nos 13 anos seguintes. De outro lado, modorrava um territrio vasto, isolado e ignorante, no muito diferente do lugar selvagem e escassamente povoado que Pedro lvares Cabral havia encontrado trezentos anos antes ao aportar na Bahia. Esses dois brasis conviviam de forma precria e se ignoravam mutuamente. (GOMES, 2010, p.69).
Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

QUESTO

13

A anlise de movimentos messinicos, ocorridos no serto do Brasil, a exemplo de Canudos (Bahia, 1897), de revoltas populares urbanas, a exemplo da Revolta da Vacina (Rio de Janeiro, 1904), e da Revolta da Chibata (Navio Minas Gerais da Marinha do Brasil, 1910), permite demonstrar que A) do ponto de vista dos dois brasis, h semelhanas, quando a pobreza, a carncia e a excluso so tomadas como fator de referncia. os fatores religiosos estiveram presentes na origem de todos eles, demonstrando a fora da religiosidade do brasileiro em suas aes coletivas. as maiores dificuldades socioeconmicas foram observadas nos movimentos urbanos, comprovando a maior presena do Brasil pobre nas cidades. a Revolta da Chibata constituiu-se um fato isolado, pois, em 1910, as questes que distanciavam os dois brasis j tinham sido superadas. os trs movimentos ocorreram por motivos diferentes, dissociados da classificao dos dois brasis, indicada no texto.
Hist - 3

B)

C)

D)

E)

QUESTO

14

A teoria do desenvolvimento que, na dcada de 50 do sculo passado, apoiou o projeto poltico-econmico do governo de Juscelino Kubitschek (JK), quando analisada do ponto de vista dos contrastes dos dois brasis, indicados no texto, revela que A) B) C) D) E) a soluo para o desenvolvimento dos dois brasis se encontrava na realizao de projetos beneficentes e assistenciais para as populaes pobres. a sobrevivncia de caractersticas coloniais na estrutura socioeconmica do Brasil se constitua obstculo para a efetivao daquele projeto desenvolvimentista e de superao das desigualdades entre os dois brasis. o Plano de Metas do governo JK se aplicou com iguais resultados positivos para os dois brasis, superando as desigualdades regionais. a fixao das populaes rurais terra, a extino do xodo rural e a sensvel elevao da qualidade de vida das populaes do Brasil rural foram efeitos do citado desenvolvimentismo. a superao das desigualdades entre os dois brasis resultou do combate e do efetivo controle da inflao, como uma das metas do governo JK.

QUESTO

15

O texto da Constituio Brasileira de 1988 registra diretrizes para a superao das desigualdades entre cidados do pas, destacando-se, entre elas, A) B) C) D) E) a extenso de um mesmo projeto de educao bsica, vlida para todo o pas, independente das variantes regionais. o remanejamento de comunidades sertanejas atingidas pelas secas para reas litorneas desocupadas. o reconhecimento do direito de legalizao da posse da terra por comunidades indgenas e quilombolas. o financiamento de misses catlicas para projetos sanitrios nas reas rurais, considerando-se que o catolicismo concentra o maior nmero de adeptos no pas. o incentivo concentrao de negros e indgenas, em certas regies do pas, aprofundando a solidariedade e a sociabilidade entre seus membros.

Questes de 16 a 20

Relacione essas questes com as reas indicadas no mapa com 1, 2, 3, 4 e 5 .


QUESTO

16

Em 1, ocorreu, na dcada de 90 do sculo XX, grande conflito poltico, ideolgico e tnico, do qual resultou o desmembramento da antiga Iugoslvia e a redistribuio das fronteiras dos pases do leste europeu. As razes desse conflito esto relacionadas aos tratados de paz impostos pelos vencedores da Primeira Grande Guerra (1914 1918), quando A) B) a poltica de unificao na Itlia e na Alemanha dividiu a regio entre italianos e alemes, aumentando seus territrios e lhes conferindo maior poder militar. o Imprio Turco-Otomano (Turquia) recuperou a dominao sobre a regio, fato que se iniciara desde a expanso rabe muulmana no sculo XVII.
Hist - 4

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

C) D) E)

a Unio Sovitica, governada por Josef Stalin, estendeu seu domnio sobre a regio, submetendo a Iugoslvia ao Pacto de Varsvia. povos de culturas e condies econmicas diferentes foram reunidos num novo pas a Iugoslvia que congregava sob as mesmas fronteiras as antigas Bsnia-Herzegovina, Crocia, Srvia, Eslovnia, Montenegro e Macednia. foi iniciada, por alemes e russos, a perseguio que levaria, na dcada de 30 do sculo passado, ao extermnio dos judeus.

QUESTO

17

Em 2, o fim da Segunda Guerra Mundial e o enfraquecimento dos imprios coloniais levaram ocorrncia de A) B) C) D) E) campanhas mal sucedidas pela libertao da regio norte do continente, onde, ainda hoje, persistem governos coloniais submissos aos pases europeus. movimentos pela independncia das antigas colnias, seguindo, algumas delas, o modelo do acordo e da negociao com as antigas metrpoles, o que levaria posteriormente ao neocolonialismo. alianas favorveis instalao do nazi-facismo como forma de facilitar a captao de investimentos financeiros da Itlia e da Alemanha. projetos norte-americanos para a ocupao efetiva das antigas colnias, sobretudo as do sul da frica, consideradas mais desenvolvidas. gestes dos governos brasileiros para promover o controle sobre as ex-colnias portuguesas, considerando a aproximao histrica e cultural que existe entre Brasil e Portugal.

QUESTO

18

Em 3, ocorreu a separao entre as Coreias do Norte e do Sul, mantida at os dias atuais, e que se originou A) B) C) D) E) da concentrao de populaes de diferentes etnias, tanto no norte quanto no sul, dificultando os programas de unificao do territrio. do apoio prestado pelas duas Coreias ao Japo, durante a Segunda Guerra Mundial, o que atraiu a fria dos Estados Unidos contra aqueles pases. da configurao geogrfica da regio, extremamente montanhosa, o que impede a execuo de prticas efetivas de unificao. das tenses da Guerra Fria, que ops, na dcada de 50 do sculo XX, o modelo socialista ditatorial da Coreia do Norte, apoiado pela URSS e pela China, ao modelo capitalista da Coreia do Sul, apoiado pelos Estados Unidos. da poltica executada pela ONU, aps a Segunda Guerra Mundial, destinada a dividir os governos locais para melhor submetlos ao domnio dos pases ocidentais.

QUESTO

19

Em 4, a polarizao da Guerra Fria aprofundou a diviso do Vietn em dois blocos oponentes, contexto em que se destacou a ao dos vietcongs, A) B) C) D) E) ativistas polticos e guerrilheiros do sul, que lutavam pela unificao do pas e contra a interveno armada norte-americana. sociedade secreta favorvel ao Ocidente, responsvel por grande parte do genocdio que atingiu o sudeste asitico. sistema filosfico de origem japonesa, de cunho fortemente pacifista e nacionalista. terroristas asiticos, que atacavam os pases do continente, levados por interesses puramente econmicos, no defendendo qualquer programa de ao poltica. designao dada na regio aos camponeses plantadores de arroz, responsveis pelo abastecimento do mercado local.

QUESTO

20

Em 5, instalou-se, a partir de 2002, a Segunda Guerra do Golfo, liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque, designada como guerra preventiva contra o terrorismo pelo ento presidente norte-americano George W. Bush. Essa atitude foi considerada pelos seus crticos como reveladora de A) B) C) D) E) uma poltica unilateral de derrubada do Isl como religio dominante na regio e sua substituio por religies crists. um sistema de alianas com os pases produtores de petrleo da regio, para sabotar a produo iraquiana. projetos de apoderamento da tecnologia iraquiana de produo de armas qumicas de destruio em massa, para uso das foras militares norte-americanas. uma estratgia expansionista, destinada a beneficiar os projetos territoriais do Estado de Israel. seus reais interesses no petrleo da regio e na inteno de impor sua liderana na poltica mundial.

* * *

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

Hist - 5

Geografia
Questes de 21 a 40
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.
QUESTO

21
As origens de uma geografia crtica, que no s contestasse o pensamento dominante, mas tivesse tambm a inteno de participar de um processo de transformao da sociedade, situam-se no final do sculo XIX. Trata-se da geografia proposta pelos anarquistas Elise Reclus e Piotr Kropotkin. Ela no fez escola, submergida pela geografia oficial, vinculada aos interesses dominantes. (CORRA,1991, p. 19).

23
O meio, ou paisagem, natural de uma rea formado de elementos da natureza que interagem naquele lugar, ou seja, que so interdependentes. Os seres humanos, ao ocupar esse espao, se relacionam com esses elementos: clima, estrutura geolgica e relevo, solo, vegetao e fauna originais e hidrografia. (VESENTINI, 2004. p. 302).

A partir da informao e dos conhecimentos das inter-relaes dos fatores biticos e abiticos da paisagem, correto afirmar: A) As variaes do tempo, em qualquer lugar do globo, podem ser rpidas e inesperadas, e o homem procura adaptar-se a essas alteraes. O relevo de uma regio formado, essencialmente, pelo clima e pelos solos desse lugar. A presena de vegetao exclusivamente natural (sem interferncia humana) muito comum e pode ser encontrada em qualquer parte da superfcie terrestre, principalmente nas reas de grande adensamento populacional. As atividades agrcolas anuais e o aumento das safras dependem, basicamente, da sucesso dos climas. A capacidade nutricional de um solo depende fundamentalmente de suas propriedades fsicas e qumicas, no sendo influenciada pela presena de matria orgnica.

A alternativa que indica o gegrafo que melhor representou o movimento de renovao crtica da Geografia no Brasil a A) B) C) D) E) Manuel Correia de Andrade. Milton Santos. Aziz AbSaber. Jurandyr Ross. Aroldo de Azevedo.

B) C)

QUESTO

22
No comeo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais e depois, cibernticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma mquina. Atravs da presena desses objetos tcnicos hidreltricas, fbricas, fazendas modernas, portos, estradas de rodagem, estradas de ferro, cidades , o espao marcado por esses acrscimos, que lhe do um contedo extremamente tcnico. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 7).

D) E)

QUESTO

24

Levando-se em conta as informaes, e com base nos conhecimentos sobre a organizao do espao terrestre, correto afirmar: A) B) As pesquisas acerca das colises com meteoritos no contribuem para o entendimento da organizao da Terra. A natureza, com seus vulces, terremotos, tsunamis, furaces, dentre outros, a principal responsvel pelas alteraes do espao. O carbono 14 o nico mtodo capaz de avaliar o passado de rochas e fsseis, com mais de 30 mil anos, pela sua exatido nas dataes. O espao compreendido entre a litosfera e a estratosfera no permite a organizao espacial, porque no existe a sobrevivncia humana, nem dos animais e vegetais. O grande desenvolvimento tecnolgico alcanado pelo homem e as suas intervenes no meio natural contribuem, significativamente, para a organizao do espao geogrfico. Compreende uma extensa rea rebaixada e predominantemente aplanada, constituindo superfcie de eroso que secciona uma grande diversidade de litologias e arranjos estruturais. Essa superfcie apresenta inmeros trechos com ocorrncia de relevos residuais, quase sempre associados s litologias do cristalino. Entretanto, existem alguns relevos residuais de maior extenso esculpidos em sedimentos do Cretceo. (ROSS, 2000 p. 55, 63). Com base no perfil, no texto e nos conhecimentos das formas do relevo brasileiro, pode-se afirmar que a depresso apresentada a A) perifrica central. B) sertaneja. C) da borda leste da bacia do Paran. D) do Tocantins. E) do rio Araguaia.
Geo - 6

C)

D)

E)

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

QUESTO

25

As regies hidrogrficas brasileiras foram definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) e pelo Conselho Nacional de Recursos Hdricos, para tornar mais fcil o planejamento e o uso racional desses recursos. A regio que mais se destaca, pelo seu aproveitamento hdrico, a A) B) C) D) E) Amaznica, graas s suas novas usinas hidreltricas, Belo Monte e Jirau, dentre outras, que servem todo o norte do pas. do rio Paraguai, que, por ser de planalto, facilitou seu pleno emprego, com grande atividade agroindustrial. do rio Paran, que apresenta o maior aproveitamento hdrico do Brasil, abrigando grandes hidreltricas, com destaque para a de Itaipu e Ilha Solteira. dos rios Tocantins Araguaia, que, ao descerem o planalto Central, formam numerosas cachoeiras, alimentando dezenas de usinas hidreltricas. do So Francisco, entre Juazeiro e Pirapora, que possui grande potencial hidreltrico, aproveitado pelas usinas de Paulo Afonso, Trs Marias e Sobradinho.

QUESTO

26

A partir da anlise do mapa, correto afirmar que a alternativa que indica os tipos de clima das cidades de Belm, Belo Horizonte e Curitiba so, respectivamente, A) B) C) tropical de altitude / semirido / tropical atlntico. tropical atlntico / tropical / semirido. equatorial / tropical de altitude / subtropical. D) tropical / tropical atlntico / tropical de altitude. E) semirido / equatorial / tropical.

QUESTO

27

I e II identificam, respectivamente, as formaes vegetais A) B) C) D) E) litorneas / Mata de Araucrias. da Mata Atlntica / formaes campestres. complexas / Mata Amaznica. da Mata dos Cocais / Mata Atlntica. complexas / formaes campestres.

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

Geo - 7

QUESTO

28

Com base na anlise do quadro, sobre a gua na superfcie terrestre, pode-se afirmar que est correto o que se afirma nos itens A) B) I e II. I e IV. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.

QUESTO

29
A ao de desagregao das rochas, por intemperismo fsico e qumico, somada aos agentes modeladores (como a chuva, o vento, os rios, o mar e os gelos), cria condies para que a ao bacteriana, alm da decomposio de animais e vegetais, forme camadas dos mais variados tipos na superfcie da crosta continental, caracterizando os horizontes dos solos. (PIFFER, 2005. p. 206).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre intemperismo e o valor socioeconmico dos solos, correto afirmar: A) B) C) D) E) A decomposio do solo uma funo dos agentes climticos, e as argilas se desenvolvem nos climas mais quentes e secos. Os solos de massap, no Brasil, so os mais utilizados no plantio de soja. A origem e a porosidade do solo no interferem na sua fertilidade. Os processos de gnese dos solos so rpidos, sendo as camadas humferas formadas em poucos meses. Os seres vivos participam do intemperismo do solo de diversas maneiras, e as razes criam galerias ou agem na decomposio, por meio das comunidades de animais do solo.

QUESTO

30

Acerca das tendncias da organizao geopoltica brasileira, correto afirmar: A) B) C) D) E) O pas registra inmeros casos de controle pelas elites nacionais, como ocorreu com a construo de Braslia, em meados do sculo passado. O equilbrio nas caractersticas socioeconmicas das regies brasileiras, seu desenvolvimento sustentvel e a ausncia de conflitos no campo, configuram atualmente o cenrio geopoltico brasileiro. O Brasil, em grande parte dos anos sessenta, setenta e oitenta do sculo passado, teve seu territrio controlado pelas classes populares. O espao geogrfico dos pases centrais organizado considerando-se os cursos fluviais, e, por essa razo, no se permite a ocupao desse espao ao longo dos cursos dos rios. O pas, nas ltimas dcadas, tem estendido sua influncia ao espao africano, onde desenvolve os maiores programas de explorao de petrleo, construo de portos e de sistemas rodo-ferrovirios, interligando os principais pases desse continente.
Geo - 8

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

QUESTO

31
No Nordeste, essas formaes alongam-se do Maranho ao Sul da Bahia. Elas resultam de depsitos recentes da era Cenozoica (perodo Quaternrio) e alternam-se com formaes mais elevadas, originrias de sedimentos da mesma era geolgica, embora mais antigos (perodo tercirio). Nessa rea sedimentar, esto contidas grandes reservas de petrleo nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Cear e Maranho. (MOREIRA, 1998, p. 214).

QUESTO

34

A alternativa que melhor expressa as formas de relevo descritas no texto a A) B) C) D) E) Planaltos e Serras do Leste-Sudeste. Plancies e Tabuleiros Litorneos. Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaba. Chapada Diamantina e Depresso do Tocantins. Planalto da Borborema e Chapada Diamantina. Considerando-se os grficos e os conhecimentos sobre a estrutura da populao mundial e brasileira, correto afirmar: A) A expanso da rede de saneamento bsico em todas as regies do pas responsvel pelo aumento da expectativa de vida da populao brasileira, principalmente na regio Norte. O Brasil possui uma populao majoritariamente masculina em todas as regies, com exceo do Nordeste, em razo da melhoria nas condies de vida das mulheres. O crescimento demogrfico brasileiro vem se desacelerando nas ltimas quatro dcadas, em decorrncia, principalmente, da queda constante da taxa de fecundidade. Nos pases desenvolvidos, onde a natalidade e a expectativa de vida so altas, as pirmides etrias apresentam, de forma geral, uma base larga e um pice mais estreito. A populao brasileira atingiu uma alta qualidade de vida, assemelhando-se aos pases desenvolvidos da Europa.

QUESTO

32
B)

Os conhecimentos sobre a distribuio geogrfica da populao mundial e brasileira possibilitam afirmar: A) B) As reas de maior densidade geogrfica dos continentes esto concentradas nas pores setentrionais. A sia, alm de ser o continente mais populoso, concentra, na sua poro sul-oriental, dois pases populosos, a China e a ndia. A frica, aps resolver srios problemas internos, como a devastao pela AIDS e pela malria e guerras sangrentas, dentre outros, desenvolve um intenso programa de controle de natalidade e de redistribuio populacional. O equilbrio na distribuio da populao brasileira coloca o pas entre o grupo de pases que possuem a ocupao do espao mais racional e democrtica. A populao brasileira sempre se concentrou em determinadas reas do pas, sobretudo no serto do Nordeste e nas margens dos grandes rios.

C)

C)

D)

D)

E)

E)

QUESTO

35

QUESTO

33

Sobre a Amrica Latina e suas caractersticas populacionais, identifique as afirmativas verdadeiras. I. A regio pode ser considerada uma das mais desiguais do mundo, reunindo um elevado nmero de pases com grande concentrao de renda. A expresso Amrica Latina adequada a um critrio geopoltico, pois esses pases exibem, em comum, profundas desigualdades sociais e instabilidade econmica. Os pases da Amrica Latina tiveram uma colonizao de povoamento, e, atualmente, caracterizam-se por seu desenvolvimento industrial homogneo e pela sua diversidade cultural. Os pases platinos tm forte influncia da civilizao quchua e formam os pases da Amrica Latina, cuja maioria da populao descendente de amerndios.

Migrao uma forma de deslocamento populacional, no espao da superfcie terrestre, envolvendo mudana permanente de residncia. Quando feita entre dois pases diferentes, elas so conhecidas como migraes internacionais e, dentro de um mesmo pas, so chamadas migraes internas. Considerando-se a informao e os conhecimentos sobre a dinmica do espao populacional, correto afirmar: A) A maioria das migraes de pases em desenvolvimento para naes desenvolvidas, como o Mxico e os pases da Europa Oriental. As pessoas se deslocam de uma regio (rea de emigrao) para outra (rea de imigrao). Os habitantes das regies mais pobres so os que mais migram, internacionalmente. O colonato de posse dos europeus, no sul do Brasil, nos dois primeiros sculos da ocupao portuguesa, aconteceu em razo das condies naturais da regio. A regio Norte, no incio do sculo XXI, devido expanso industrial da Zona Franca de Manaus, foi o centro de atrao das migraes internas.

II.

III.

B) C) D)

IV.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras a A) B) C) I e II I e III I e IV


Geo - 9

E)

D) II e III E) III e IV

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

QUESTO

36
Em 1968, o bilogo americano Paul Ehrlich escreveu, no livro A Bomba Populacional, que milhes de pessoas morreriam de fome nas dcadas seguintes. Sua previso estava parcialmente correta. O que Ehrlich no antecipou foi um fenmeno [...] baseado no desenvolvimento de tcnicas modernas para aumentar a produtividade dos campos. A introduo de variedades selecionadas de plantas, irrigao e da qumica (com nitrognio, fsforo e potssio adubando o solo) fez a produtividade das lavouras se multiplicarem. (EM 1968...2010, p. 55).

papel proeminente como centros de deciso na dinmica da globalizao econmica. (MDICI; ALMEIDA, 2001, p. 91). A situao descrita no texto retrata A) B) C) D) E) metrpoles globais. capitais regionais. metrpoles nacionais. centros regionais. metrpoles regionais.

QUESTO

39
Refletir, hoje, sobre a cidade no Brasil significa pens-la enquanto materializao do processo de urbanizao dependente, em que as contradies emergem de modo mais gritante, e a acumulao da riqueza que caminha pari passu com a misria leva a um tipo de reivindicao diferenciada, se comparada quelas emergentes nos pases ditos desenvolvidos.(CARLOS, 2001, p. 32).

O fenmeno que o autor do texto no antecipou veio a ocorrer, surpreendentemente, no espao agrrio dos pases subdesenvolvidos, sendo conhecido como A) B) C) D) E) surgimento da plantation. revoluo verde. transformao energtica (aumento das protenas vegetais). reforma agrria. revoluo do pequeno produtor.

A reflexo sobre o texto e os conhecimentos sobre o espao urbano no Brasil e a dinmica social brasileira permitem afirmar: A) As maiores metrpoles brasileiras Rio de Janeiro e So Paulo , localizadas, respectivamente, nas regies Sudeste e Sul, esto entre as mais populosas e mais seguras do mundo. O Estatuto da Cidade, sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um instrumento de apoio tcnico-social de ajuda aos prefeitos, no crescimento ordenado das cidades e uma forma de impedir a especulao imobiliria. A intensa e acelerada urbanizao brasileira resultou em srios problemas sociais urbanos, como o surgimento de favelas e cortios de forma desordenada, ocupando reas de risco. O crescimento populacional das cidades mdias do pas conta com planos e projetos de urbanismo, proximidade das metrpoles e expanso do agronegcio. As favelas representam uma segregao voluntria, em razo da permanente oferta de moradias, para as diversas classes sociais.

QUESTO

37
Sociedade e espao guardam relaes to prximas, que, ocorrendo mudanas em um, o outro, inevitavelmente, muda. Nesse sentido, as transformaes desencadeadas a partir da Revoluo Industrial so muito marcantes. (FILIZOLA, 2006, p. 321).

B)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relao sociedade e espao, pode-se afirmar: A) O artesanato, primeira etapa de transformao de matrias-primas em produto acabado, tradicionalmente, socializado, caracterizando uma diviso do trabalho. As indstrias de bens de capital tm sado das reas mais industrializadas, porque so mais numerosas e, geralmente, instalam-se prximas aos locais fornecedores de matrias-primas. A indstria nacional, nas primeiras dcadas do sculo passado, j era autossuficiente em utenslios domsticos, produtos txteis, louas e materiais de construo, entre outros. A chegada da indstria moderna, no Brasil, e a formao de uma economia de mercado foram essenciais para a criao de uma nova sociedade, em uma nova organizao espacial. A geografia da indstria automobilstica do Brasil se caracteriza pela concentrao nas regies centrais do pas devido falta, nas demais regies, de mo de obra qualificada, de mercado consumidor e de matrias-primas.

C)

B)

D)

E)

C)

QUESTO

40
Essa hidrovia um importante corredor de transportes de minrios das ricas jazidas de caulim e bauxita. Hoje, observa-se a formao de relevantes polos agropecurios, especialmente na regio de Paragominas. A hidrovia est sinalizada e dragada, com expectativa de movimentar milhes de t/a.(SILVA FILHO et al., 2005, p. 347).

D)

E)

QUESTO

38
So cidades que polarizam espaos que ultrapassam os limites nacionais, exercendo uma influncia econmica, cultural ou poltica em partes do globo terrestre, ou, em alguns casos, at na sua totalidade. Caracterizam-se pelo poder de controle sobre o conhecimento tecnolgico e cientfico, pela elevada qualificao e sofisticao dos servios oferecidos e por exercerem um

A partir das informaes e dos conhecimentos sobre o transporte hidrovirio brasileiro, pode-se afirmar que a alternativa que associa, corretamente, a hidrovia, destacada no texto, sua localizao a A) B) C) D) E) Rio Madeira / Corredor Centro-Norte. So Francisco / Corredor So Francisco-Rio Grande. Guam-Capim / Corredor Araguaia-Tocantins. Paraguai / Corredor Centro-Oeste. Tiet-Paran / Corredor Sudoeste.
Geo - 10

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

Matemtica
Questes de 41 a 60
Instrues Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

QUESTO

41

Dividindo-se um nmero natural N por 5, por 9 e por 15, os restos encontrados so iguais a 2, 7 e 6, respectivamente. Dividindo-se X = (N + 3)(N + 2)(N + 9) por 675, o resto encontrado ser A) B) 0 3 C) 5 D) 11 E) 15

QUESTO

42

Em 1772, o matemtico Johann Titus e o astrnomo Johann Bode descobriram uma sequncia matemtica nas distncias dos planetas a partir do Sol essa sequncia previa a possibilidade de um planeta orbitar entre Marte e Jpiter a 2,8 UA (unidades astronmicas) do Sol. Em 1801, o astrnomo italiano Giuseppi Piazzi descobriu um corpo indistinto nessa distncia, ao qual ele deu o nome de Ceres, bem como outros corpos pequenos, nessa mesma adjacncia, que foram chamados de asteroides ou planetas anes.

Asteroide Gaspar, visto da espaonave Galileo

Considerando-se que as distncias dos planetas, a partir do Sol, so proporcionais aos termos da sequncia, de acordo com a tabela, pode-se afirmar que x o quadrado de A) B) 11 12 C) 13 D) 14 E) 15

QUESTO

43

X gasta 12 minutos para ir andando de sua casa at um Shopping. Considerando-se que cada passo de X tem 60% do comprimento de cada passo de seu amigo Y, e ele demora tanto tempo para dar 8 passos quanto Y para dar 6 passos, pode-se estimar o tempo que Y demora no percurso da casa de X at o Shopping, em A) B) C) D) E) 7min17seg. 8min40seg. 9min. 9min36seg. 10min.

QUESTO

44

Determinada quantidade de certa fruta era vendida por um feirante ao preo de R$3,60. Como um fregus reclamou que as frutas estavam muito pequenas, o feirante concordou em acrescentar duas frutas quantidade inicial, mantendo o preo, de modo que uma dzia da fruta passou a custar R$5,40, valor inferior ao cobrado anteriormente. Assim, pode-se afirmar que, na negociao, o fregus conseguiu um desconto percentual no preo da fruta de A) B) 15% 18% C) 25% D) 28%
Mat - 11

E) 35%

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

QUESTO

45

Considerem-se, no plano complexo representado na figura, os pontos P, Q e R pertencentes a uma circunferncia de centro na origem. Sendo P o afixo de e QR, um arco medindo u.c.,

pode-se afirmar que o ponto R afixo do nmero complexo que pode ser representado, algebricamente, por A) B) C)
QUESTO

D) E)

46

Um jornal dirio incluiu em cada edio de domingo, durante um certo perodo, um fascculo, contendo dois captulos distintos de um curso de Informtica, numerados de forma consecutiva, a partir do nmero 1. Aps a publicao de todos os captulos do curso, uma pessoa constatou, em sua coleo, a falta de apenas o oitavo fascculo, de modo que a soma dos nmeros dos captulos contidos nos demais fascculos era igual a 320. Nessas condies, pode-se afirmar que o nmero total de captulos publicados est entre A) B) 12 e 15 15 e 18 C) 18 e 21 D) 21 e 24 E) 24 e 27

QUESTO

47
4 3 2

O nmero complexo 1 + i raiz do polinmio P(x) = x + 3x + px 2x + q, com p,q R. Ento, a soma das razes reais de P(x) A) B) 5 3 C) 2 D) 3 E) 5

QUESTO

48

Ao se arrumar para ir ao cinema, uma pessoa se vestiu na seguinte sequncia primeiro ps uma cala jeans, em seguida calou o sapato no p direito e, antes de calar o sapato no p esquerdo, vestiu uma camisa e concluiu colocando uma jaqueta. Considerando-se que a pessoa s pode pr a jaqueta aps a camisa e calar cada um dos sapatos, depois de vestir a cala, possvel que ela se vista e calce seguindo um nmero mximo de sequncias distintas igual a A) 8 C) 20 D) 36 E) 48 B) 12
QUESTO

49

Sendo x e y os respectivos percentuais de nascimento de meninas e meninos em uma comunidade durante certo perodo, verificou-se que cada termo do desenvolvimento do binmio (x + y) correspondia taxa de ocorrncia de m k meninas e de k meninos, em um total de m nascimentos.
m

Considerando-se T1 a taxa de ocorrncia de trs meninas e trs meninos e T2 a taxa de ocorrncia de quatro meninas e dois meninos, x = 0,44 e y = 0,56, tem-se que A) 0,72 B) 0,80
Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

, aproximadamente, E) 1,70

C) 1,01 D) 1,44

Mat - 12

QUESTO

50

Considerem-se os valores registrados na tabela T, obtidos em certo experimento, que foram relacionados por meio de funes reais, bijetoras, f e g. Analisando-se as informaes contidas em T, pode-se concluir que a relao entre a e b expressa por A) B) b = a 4 b = a 2 C) b = a D) b = a + 2 E) b = a + 4

QUESTO

51
um subconjunto de C) ]3, 2[ D) ]2, 3[ E) ]5 + [

O conjunto-soluo da inequao A) B) ] , 5] ]5, 5[

QUESTO

52

Diz-se que um nmero inteiro positivo x um nmero perfeito, quando a soma de todos os seus divisores positivos, exceto ele prprio. Por exemplo, 28 um nmero perfeito, pois 28 = 1 + 2 + 4 + 7 + 14. A ltima proposio do nono livro dos Elementos de Euclides prova n n1 n que se n um inteiro positivo, tal que 2 1 um nmero primo, ento 2 (2 1) um nmero perfeito. Euler provou que todo nmero perfeito par tem essa forma, mas ainda no so conhecidos nmeros perfeitos mpares. O menor elemento do conjunto P = {n perfeito, A) B) 5 6 / 2 (2 1) > 1128}, para o qual 2 (2 1) um nmero
n n1 n n1

C) 7 D) 8

E) 9

QUESTO

53

As telhas onduladas de amianto, bastante populares, vm tendo seu uso proibido em diversos municpios brasileiros, por ser um material cancergeno e por tambm poder causar doenas respiratrias. Para substitu-las, podem ser usadas as chamadas ecotelhas telhas onduladas produzidas a partir da reciclagem de material plstico, como, por exemplo, aparas de tubos de creme dental. As ecotelhas tm elevada resistncia mecnica, bem como ao dos raios ultravioleta e infravermelho, alm de serem econmicas, so 100% impermeveis. Supondo-se que a curva representativa de uma seco transversal de uma telha ondulada, como a da figura, seja definida por parte da funo real f(x) = 1 2sen que o conjunto-imagem e o perodo de f(x) so, respectivamente, A) B) [1, 3] e 4. [3, 1] e 4. C) [1, 3] e 3. D) [1, 1] e 2.
Mat - 13

, correto afirmar E) [3, 3] e 2.

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

QUESTO

54

Estudos mostraram a viabilidade da construo de uma ponte ligando uma cidade litornea a uma ilha, a partir de um ponto P ou de um ponto Q da costa, distantes 2400m um do outro, at um ponto I da referida ilha. Sabe-se que se a ponte for construda a partir de P ou de Q, formar com PQ ngulos de 45 e 60, respectivamente, e que, nas duas situaes, o custo de construo de 100 unidades monetrias por metro linear. e , pode-se Com base nessas informaes e considerando-se sen 75 = 0,96, afirmar que, optando-se pela construo da ponte menor, haver uma economia, em unidades monetrias, de A) B) 12500 20350 C) 37500 D) 41330 E) 51200

QUESTO

55
equivalente a

Se os arcos , e , nessa ordem, formam uma progresso aritmtica, ento a expresso

A) B)

tg tg

C) tg D) tg ( + )

E) tg( + + )

QUESTO

56

O tringulo QRN, na figura, foi obtido, girando-se o tringulo MNO em torno do ponto N. Sabendo-se que A) B) 95 99 C) 102 D) 105
Mat - 14

e, considerando-se P o ponto de interseco mede E) 108

dos segmentos OR e QN, pode-se afirmar que o ngulo

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

QUESTO

57

O quadrado e o crculo representados na figura tm centro no mesmo ponto e, nessa figura, as regies sombreadas tm rea de mesma medida. Nessas condies, pode-se afirmar que A) B) C) D) E) a rea do crculo igual rea do quadrado. a rea do crculo menor do que a rea do quadrado. a rea do crculo maior do que a rea do quadrado. a relao entre as reas do crculo e do quadrado depende da medida do lado do quadrado. a relao entre as reas do crculo e do quadrado depende da medida do raio da circunferncia.

QUESTO

58

Considerando-se um slido cujos vrtices so os pontos de interseco das diagonais das faces de um cubo, cujas arestas medem xcm, correto afirmar que seu volume proporcional ao volume do cubo e a razo de proporcionalidade igual a A) B)
QUESTO

C) D)

E)

59

Na figura, os segmentos OR e PQ so lados paralelos do quadriltero (x2 + 4x) OPQR, e o vrtice Q o ponto em que a funo f(x) = 2 assume seu maior valor. Sendo a rea da regio sombreada igual a 18u.a., pode-se afirmar que uma equao cartesiana da reta r que contm o lado RQ do quadriltero A) B) C) D) E) y 5x 4 = 0 y 7x 2 = 0 3y 2x 3 = 0 4y x 16 = 0 3y 20x 12 = 0

QUESTO

60
e tambm tangencia a reta .

Considere, no sistema de coordenadas cartesianas, uma circunferncia que tangencia o eixo das ordenadas em Sabendo-se que nenhum ponto da circunferncia tem coordenadas negativas, pode-se afirmar que a distncia do centro da circunferncia origem , em u.c., aproximadamente, igual a A) B) 8 9 C) 10 D) 11 E) 12

* * * * * *

Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

Mat - 15

Referncias Questes de 6 a 10 AQUINO, R.S.L. de et al. Histria das sociedades. 28. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1993. A HEGEMONIA do novo liberalismo. Atualidades e Vestibular + ENEM. So Paulo: Abril, ed. 6, 2008. Questes de 11 a 15 GOMES, L. 1822: como um homem sbio, uma princesa triste e um escocs louco por dinheiro ajudaram D.Pedro a criar o Brasil, um pas que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. Questo 21 CORRA, R. L. Regio e organizao espacial. 4. ed. So Paulo: tica, 1991. Questo 22 ALMEIDA, L. A. de; RIGOLIN, T. B. Geografia. 2. ed. So Paulo: tica, 2005. Questo 23 VESENTINI, J. W. Sociedade e espao: geografia geral e do Brasil. 43. ed. So Paulo: tica, 2004. Questo 24 ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 3. ed. So Paulo: Editora da Universidade de S. Paulo, 2000. Questo 29 PIFFER, O. Geocontexto: geografia para o Ensino Mdio. So Paulo: IBEP, 2005. Questo 31 MOREIRA, I. Construindo o espao do homem. So Paulo. tica, v. 2, 1998. Adaptado. Questo 36 ABRIL Colees: Cincias Humanas Geografia 1. So Paulo: Abril, 2010. Questo 37 FILIZOLA R. Geografia: para o Ensino Mdio. So Paulo: IBEP, 2006. Questo 38 MDICI, M.: ALMEIDA, M. Geografia: economia urbano industrial. So Paulo: Nova Gerao, 2001. Adaptado. Questo 39 CARLOS, A.F.A. A cidade: o homem e a cidade, a cidade e o cidado. De quem o solo urbano? So Paulo: Contexto, 2001. Adaptado. Questo 40 SILVA FILHO, J.B. et al. Cincias Humanas e suas tecnologias: histria e geografia. So Paulo: IBEP, 2005. Adaptado. Fonte da ilustrao Questes de 1 a 5 Disponvel em: <http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.yourchildlearns.com/onlineatlas/continent/images/mediterranean.gif& imgrefurl=http://www.yourchildlearns.com/onlineatlas/continent/mediterraneanmap.htm&usg=__8hKel6biLnpBLqR8gwz1JR2AVIY=&h=407 &w=804&sz=68&hl=ptBR&start=0&sig2=k4VUwCxKEEI_9eAHK99vDQ&zoom=1&tbnid=nudjMYhk9P2ATM:&tbnh=98&tbnw=194&ei=U-YBT ufLL4LX0QHymPDODg&prev=/search%3Fq%3Dmediterranean%2Bsea%2Bmap%26um%3D1%26hl%3DptBR%26sa%3DN%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IESearchBox%26rlz%3D1I7ADBF_pBR%26biw%3D1020%26bih%3D561%26tbm%3Disch&um= 1&itbs=1&iact=hc&vpx=517&vpy=163&dur=2547&hovh=160&hovw=316&tx=195&ty=151&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:6,s:0&biw=1020&bih= 561>. Acesso em: 20 jun. 2011. Questo 24 ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 3. ed. So Paulo: Editora da Universidade de S. Paulo, 2000, p. 55-63. Questo 26 ALMEIDA, L. M. A de; RIGOLIN, T. B. Geografia. 2. ed. So Paulo: tica, 2005, p. 345-346. Questo 32 VESENTINI, J. W. Sociedade e espao: geografia Geral e do Brasil. 43. ed. So Paulo: tica, 2004, p. 218. ALMANAQUE ABRIL 2011. So Paulo: Abril, 2011, p. 345. Questo 34 PIRMIDE etria do Brasil. Atualidades e Vestibular + Enem. So Paulo: Abril, 2011, ed. 12, p. 179. Questo 42 Disponvel em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/cinturoes-de-asteroides3.htm>. Acesso em: 8 jun. 2011.

* * * * * *
Processo Seletivo 2011.2 - UEFS 2

Hist/Geo/Mat- 16

You might also like