You are on page 1of 16

A tcnica do questionrio na pesquisa educacional

Prof. Galdino Chaer Prof. Rafael Rosa Pereira Diniz Prof. Dr. Elisa Antnia Ribeiro
Resumo - O presente trabalho almeja discutir o emprego do questionrio enquanto tcnica de coleta de dados, recorrentemente empregada nas pesquisas que envolvem o levantamento de uma grande quantidade de dados, como tambm o seu emprego nas pesquisas de cunho qualitativo. Aqui, decidiuse pelo recorte espacial de estudo dessa tcnica, especificamente, orientado para trabalhos de concluso de curso de graduandos dos cursos tecnolgicos de instituio de ensino superior privada. Este trabalho pretende demonstrar a importncia da pesquisa na construo do conhecimento e destacar a urgncia de se socializar e divulgar o conhecimento cientfico entre os discentes de nvel superior como forma de conhecer, participar e intervir na realidade. Soma-se a isso, a partir da identificao percebida pelos autores quando da orientao de trabalhos de concluso de curso, a necessidade de apontar a relevncia da escolha adequada da tcnica de coleta de dados para o alcance dos resultados esperados. Pretende, ainda, mostrar que o questionrio uma tcnica bastante vivel e pertinente para ser empregada quando se trata de problemas cujos objetos de pesquisa correspondem a questes de cunho emprico, envolvendo opinio, percepo, posicionamento e preferncias dos pesquisados. Neste sentido, busca-se destacar a forma pela qual so construdas as perguntas do questionrio, atentando-se para o contedo, nmero e ordem das questes, uma vez que as perguntas so as responsveis pelo alcance das respostas ao desenvolvimento dos trabalhos. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temtica, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: GIL (1999), RICHARDSON (1999), MARCONE (1999), MALHOTRA (2006), MATALLO (2000), GIL (1996) e RIBEIRO (2008). Palavras-chave: tcnica, coleta de dados, questionrio, pesquisa, ensino superior.

1. A pesquisa no ensino superior O ensino superior, como notrio, deve representar a ruptura do pouco desenvolvimento da pesquisa no ensino. Os alunos que ingressam nas universidades vm de uma realidade em que no h o to necessrio estmulo construo do conhecimento. Pelo contrrio, at o ensino mdio, o estudante brasileiro , via de regra, treinado para memorizar e repetir frmulas que, se devidamente apreendidas, sero sua chance de aprovao no exame vestibular, o que adviria ideologia de dominao, autoritria, que predomina na escola do mundo capitalista.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

251

Surge, ento, aps o ingresso no Ensino Superior, a reviravolta da realidade. O aluno, at ento mero ator, encenando aquilo que lhe era determinado, precisa passar a ser tambm autor de sua histria acadmica, participando da elaborao do conhecimento. Assim, fundamental a quebra de paradigmas: a sada da cmoda posio de expectador/repetidor, e a assuno da postura que ser a chave para a construo do conhecimento. O aluno, ento, passar a ser pesquisador. intuitivo que a transformao no ser fcil. Assumir o papel autnomo, to essencial ao estudante, ser complexo, pesado e haver inmeras dificuldades a serem rompidas. Em iluminada passagem, Viega-Neto (2002) ressalta a dificuldade que o prprio docente tem com as mudanas de paradigmas.
Todos ns, que hoje exercemos a docncia ou a pesquisa em Educao, tivemos uma formao intelectual e profissional em moldes iluministas. Uma das consequncias disso que talvez no estejamos suficientemente aptos para enfrentar, nem mesmo na vida privada, as rpidas e profundas mudanas culturais, sociais, econmicas e polticas em que nos achamos mergulhados. (p. 23)

A pesquisa ser o caminho para a construo desse necessrio perfil do estudante. Mas, para conseguir, de forma to abrupta, desempenhar o papel de pesquisador, implica, certamente, em conhecer o que pesquisa, quais mtodos e tcnicas esto disposio e qual ser o mais adequado para a atuao. Este trabalho tentar expor aos alunos do Ensino Superior de instituio privada, voltados para pesquisas sociais, o uso do questionrio como tcnica de pesquisa, principalmente na elaborao de seus trabalhos de concluso de curso (TCC). Antes, contudo, em breves linhas, bom mostrar o que vem a ser a pesquisa social.

2. Pesquisa social O termo cincia, ao ser lido ou dito, naturalmente relacionado s cincias naturais e fsicas. Consequentemente, ao se tratar de pesquisa, trata-se de pesquisa voltada para os estudos e descobertas de tais cincias. sabido que as cincias sociais no gozam do mesmo prestgio conferido s
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

252

cincias fsicas. Assim inicia Gil (1999, p. 21) o tpico que trata das peculiaridades da cincia social. O fato que o ttulo de cincia tem sido, ao longo do tempo, destinado s cincias fsicas e biolgicas, que seriam tratadas com experimentos que permitiriam detectar de forma devidamente quantificada e ordenada. Lado outro, as cincias sociais, que tratam de eventos do ser humano, no possuem fcil prestgio, pois seriam cercadas de subjetividade e imprevisibilidade. H os que dizem que as cincias sociais sequer seriam cincia, com argumentos que foram agrupados por Gil (1999, p. 22), em quatro itens:
a) Os fenmenos humanos no ocorrem de acordo com uma ordem semelhante observada no universo fsico, o que torna impossvel a sua previsibilidade. b) As cincias humanas lidam com entidades que no so passveis de quantificao, o que torna difcil a comunicao dos resultados obtidos em suas investigaes. c) Os pesquisadores sociais, por serem humanos, trazem para as suas investigaes certas normas implcitas acerca do bem e do mal e do certo e do errado, prejudicando os resultados de suas pesquisas. d) A cincia se vale fundamentalmente de mtodo experimental, que exige, entre outras coisas, o controle das variveis que podero interferir no fenmeno estudado. Os fenmenos sociais, por outro lado, envolvem uma variedade to grande de fatores, que tornam invivel, na maioria dos casos, a realizao de uma pesquisa rigidamente experimental.

Fica evidente a resistncia apresentada contra as cincias sociais. Se h resistncia s cincias sociais, certamente h tambm resistncia ao reconhecimento da pesquisa social como fonte de conhecimento. Ao rebater as crticas acima expostas, o autor que as compilou no buscou contradiz-las. Tratou, sim, de demonstrar que as cincias naturais possuem as mesmas fragilidades. Conclui, sobre tal aspecto, que (...) as possibilidades de experimentao nas cincias naturais tm sido muitas vezes negligenciadas. (p.24). O que parece necessrio, ento, para uma devida apresentao das cincias sociais como tal, a sua correta estruturao como cincia, com aplicao de mtodos cientficos elaborados e bem trabalhados. Gil (1999) tambm destaca, oportunamente, que
A cincia tem como objetivo fundamental chegar verdade dos fatos. Neste sentido, no se distingue de outras formas de conhecimento. O que torna,
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

253

porm, o conhecimento cientfico distinto dos demais que tem como caracterstica fundamental a sua verificabilidade (p.26).

Ento, se a cincia a busca da veracidade dos fatos de forma verificvel, fundamental para ela a pesquisa. Mostra-se, pois, de vital importncia para as cincias sociais a pesquisa social. Respaldando essa afirmativa, tem-se em Marconi e Lakatos que a pesquisa tem importncia fundamental no campo das cincias sociais, principalmente na obteno de solues para problemas coletivos (p.18). A pesquisa social definida por Gil (1999) como
(...) o processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. O objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos. A partir dessa conceituao, pode-se, portanto, definir pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia cientfica, permite a obteno de novos conhecimentos no campo da realidade social. (p.42).

254

Continuando, lembra Gil que (...) o conceito de pesquisa aqui adotado aplica-se s investigaes realizadas no mbito das mais diversas cincias sociais, incluindo Sociologia, Antropologia, Cincia Poltica, Psicologia, Economia, etc.. Reconhecendo que cada pesquisa social ter um objetivo especfico, apresentada uma classificao de tais pesquisas em trs nveis: pesquisas exploratrias, pesquisas descritivas e pesquisas explicativas. As pesquisas exploratrias serviriam, em apertada sntese, para um primeiro conhecimento de temas e fatos menos estudados e menos conhecidos. Seria uma etapa inicial para um posterior aprofundamento temtico. Pesquisas descritivas servem para encontrar e descrever caractersticas de certa populao. Gil explica que so inmeros os estudos que podem ser classificados sob este ttulo e uma de suas caractersticas mais significativas est na utilizao de tcnicas padronizadas de coletas de dados. (p.44). As pesquisas explicativas seriam as mais complexas, e tentariam encontrar fatores que favorecem a ocorrncia de fenmenos e se valeriam basilarmente do mtodo experimental. Para qualquer que seja o nvel de pesquisa ou sua finalidade, necessrio um preparo para a sua realizao. A pesquisa deve ser planejada.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

Marconi e Lakatos esquematizam o planejamento em a) preparao da pesquisa; b) fases da pesquisa e c) execuo da pesquisa. Os trs itens acima so subdivididos, cada um, em diversos subitens. Aqui, contudo, restringir-se- anlise de a) especificao dos objetivos, enquadrado na preparao da pesquisa; b) seleo de mtodos e tcnicas, insculpida nas fases da pesquisa e c) coleta de dados, j posicionada na execuo da pesquisa. A especificao dos objetivos traz a resposta inicial ao motivo pelo qual se pretende pesquisar. No caso da delimitao do presente trabalho (a elaborao de TCC em cursos tecnolgicos), o objetivo ser, por exemplo, conhecer o comportamento de determinado grupo de consumidores, com o intuito de melhor orientar o planejamento de marketing do plano de negcios. Encontrada tal resposta, partir o pesquisador para a pesquisa propriamente dita. Nela, ele dever selecionar os mtodos e tcnicas que pretende utilizar. A escolha, segundo Marconi e Lakatos, depender dos vrios fatores relacionados com a pesquisa, ou seja, a natureza dos fenmenos, o objeto da pesquisa, os recursos financeiros, a equipe humana e outros elementos que possam surgir no campo da investigao. (p.33). Por fim, partir o pesquisador para a execuo da pesquisa, que abordar, entre outros, a coleta dos dados. Aqui, ser dado incio aplicao das tcnicas selecionadas. Salientando que so vrios os procedimentos de coletas, Marconi e Lakatos destacam que so, em linhas gerais,
a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) Coleta documental. Observao. Entrevista. Questionrio. Formulrio. Medidas de opinies e atitudes. Tcnicas mercadolgicas. Testes. Sociometria. Anlise de contedo. Histria de vida.

A seguir, ser tratada a pesquisa no TCC, o que servir de abertura para abordar a escolha da tcnica, que ser vista de forma mais detalhada em captulo prprio. 3. Pesquisa no TCC pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

255

256

Traar um paralelo aprofundado sobre o desenvolvimento das abordagens quantitativas e qualitativas em pesquisa no Ensino Superior seria tarefa exaustiva e complexa, e exigiria mais que um breve estudo para o seu devido aprofundamento. No entanto, existem diversas bibliografias que tratam desta dicotomia entre pesquisa qualitativa e quantitativa, o que tem norteado a pesquisa cientfica no decorrer de sua histria. Segundo Queiroz (2006), tais correntes se caracterizam por duas vises centrais que aliceram as definies metodolgicas da pesquisa em cincias humanas nos ltimos tempos. So elas: a viso realista/objetivista (quantitativa) e a viso idealista/subjetivista (qualitativa). Estas vises geram muitas divergncias. A viso realista/objetivista considera que somente as pesquisas baseadas na observao de dados da experincia e que utilizam instrumentos de mensurao sofisticados podem ser consideradas cientficas e, por isso, afirmam que os mtodos qualitativos no originam resultados confiveis. Por outra parte, a viso idealista/subjetivista sustenta que a pesquisa quantitativa no produz resultados vlidos, j que os pesquisadores quantitativos no se colocam no lugar do sujeito pesquisado. De fato, Cipolla & De Lillo (1996) apud Serapioni, (2000), as classifica como duas perspectivas aparentemente incompatveis, mas ambas esto relacionadas s mesmas questes: Quais as condies que permitem ao pesquisador ter acesso realidade social? Quais critrios possibilitam estabelecer se os procedimentos e as regras interpretativas so adequados para representar os processos de construo do sentido dos atores? Oliveira (2000) apud Queiroz (2006), menciona que a oposio excludente entre mtodos quantitativos (experimental e objetivo) e mtodos qualitativos (racional e subjetivo) remonta ao fim da Idade Mdia. No entanto, a busca pela compreenso do homem e sua subjetividade fez com que os pesquisadores buscassem desenvolver novos procedimentos que os possibilitassem estudos mais significativos. A partir do final da dcada de 1960, muitos cientistas sociais e pesquisadores tm trabalhado para superar esta contraposio, sem renunciar a evidenciar as caractersticas e as contribuies de cada abordagem. (Serapioni, 2000). Segundo Cannav (1989) apud Serapioni, (2000), a contraposio metodolgica entre as abordagens qualitativa e quantitativa abstrata, na medida em que no considera as seguintes categorias de anlise: a orientao ao problema e as finalidades da pesquisa. Isso quer dizer que ambas as abordagens no so corretas ou incorretas ou apropriadas ou inapropriadas at que sejam aplicadas a um problema especfico e avaliadas de acordo com tal.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

A partir da anlise da tabela abaixo, podemos perceber que no h contradio, em termos metodolgicos, assim como no h continuidade, entre pesquisa quantitativa e qualitativa. Ambas possuem natureza, objetivos e aplicaes distintas. A investigao quantitativa proporciona melhor viso e compreenso do contexto do problema, enquanto a pesquisa quantitativa procura quantificar os dados e, normalmente, aplica alguma forma de anlise estatstica (Malhotra, 2006).

Fonte: (Malhotra, 2006) Dessa forma, com base na Tabela 1, Malhotra (2006) conceitua pesquisa qualitativa como uma metodologia de pesquisa no-estruturada e exploratria, baseada em pequenas amostras que proporcionam percepes e compreenso do contexto do problema. J a pesquisa quantitativa uma metodologia (...) que procura quantificar os dados e, geralmente, aplica alguma forma de anlise estatstica. (Malhotra, 2006). Santos Filho (2001) apud Queiroz (2006) afirma que pesquisadores tm reconhecido que a complementaridade existe e fundamental, tendo em vista os vrios e distintos desideratos da pesquisa em cincias humanas, cujos propsitos no podem ser alcanados por uma nica abordagem metodolgica.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

257

preciso, portanto, de acordo com Gunther (2006), que aquele que busca a construo do conhecimento, atravs da pesquisa, utilize formas complementares, e no isoladas, de utilizao da pesquisa quantitativa e qualitativa, sem se prender a um ou outro mtodo, adequando-os para soluo do seu problema de pesquisa. Com efeito, a partir dessa viso, percebe-se que as duas abordagens, qualitativa e quantitativa, vistas at certo tempo como antagnicas, podem apresentar um resultado mais considervel e significativo, se utilizadas na pesquisa de um mesmo problema. Aceita esta complementaridade entre as duas abordagens, necessrio identificar as melhores maneiras de se incorpor-las ao escopo da pesquisa. A pesquisa quantitativa poder ser utilizada quando se parte de objetos de estudo sobre os quais j se possui conhecimentos suficientes sobre o tema. Ao contrrio de temas sobre os quais ainda no se tem desenvolvido conhecimento adequado, terico e conceitual, onde devem ser utilizados os mtodos qualitativos, que auxiliam na construo do objeto estudado. 4. A escolha da tcnica para pesquisa para o TCC Conforme anteriormente apontado, a escolha da tcnica de pesquisa est umbilicalmente ligada natureza da pesquisa a ser desenvolvida. Marconi e Lakatos informam que tanto os mtodos quanto as tcnicas devem adequar-se ao problema a ser estudado, s hipteses levantadas e que se queria confirmar, e ao tipo de informantes com que se vai entrar em contato (p.33). A escolha da tcnica de pesquisa , na verdade, a escolha no da nica, mas, sim, da principal tcnica a ser utilizada, pois sempre mais de uma tcnica ser necessria no transcurso do trabalho a ser desenvolvido. Os TCC dos alunos dos cursos tecnolgicos sero desenvolvidos tendo em vista a estruturao de certa rea de algum empreendimento comercial, quer tratando de marketing, quer de gesto comercial, quer de recursos humanos. O TCC ter duas principais etapas: a etapa final a proposta de interveno no empreendimento, com vista a aprimorar o desempenho de determinada rea. A primeira, ento, naturalmente, a anlise do empreendimento, a anlise da adequao de sua estruturao s exigncias do mercado. A se encontra a primeira necessidade de escolha da tcnica de pesquisa: fazer o estudo prvio da realidade na qual se intervir. Tal estudo ser realizado atravs da coleta de dados, de informaes a respeito dos empreendimentos comerciais escolhidos. Assim, ser fundamental, para tais trabalhos, a escolha de uma tcnica adequada
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

258

coleta de dados pretendidos. Somente a partir da que se poder fazer a anlise de como intervir, de o que alterar na estrutura empresarial. Para tanto, Ribeiro (2008, p. 13), traz a colocao na tabela abaixo, que compara tcnicas de coleta de dados, destacando seus pontos fortes e fracos:

Trazidas, pois, ainda que superficialmente, a conhecimento do leitor as citadas tcnicas de coleta de dados e feito um resumido comparativo entre elas, passar o trabalho, no tpico seguinte, a tratar do questionrio propriamente dito.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

259

5. O questionrio em questes de cunho emprico Entre as diversas tcnicas de coletas de dados, sendo que as mais relevantes foram tratadas no quadro do tpico anterior, ser o questionrio aqui abordado de forma mais detalhada. O questionrio, segundo Gil (1999, p.128), pode ser definido como a tcnica de investigao composta por um nmero mais ou menos elevado de questes apresentadas por escrito s pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opinies, crenas, sentimentos, interesses, expectativas, situaes vivenciadas etc.. Assim, nas questes de cunho emprico, o questionrio uma tcnica que servir para coletar as informaes da realidade, tanto do empreendimento quanto do mercado que o cerca, e que sero basilares na construo do TCC. O mesmo autor supracitado (p. 128/129) apresenta as seguintes vantagens do questionrio sobre as demais tcnicas de coleta de dados:
a) possibilita atingir grande nmero de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa rea geogrfica muito extensa, j que o questionrio pode ser enviado pelo correio; b) implica menores gastos com pessoal, posto que o questionrio no exige o treinamento dos pesquisadores; c) garante o anonimato das respostas; d) permite que as pessoas o respondam no momento em que julgarem mais conveniente; e) no expe os pesquisadores influncia das opinies e do aspecto pessoal do entrevistado.

Lado outro, ele aponta pontos negativos da tcnica em anlise:


a) exclui as pessoas que no sabem ler e escrever, o que, em certas circunstncias, conduz a graves deformaes nos resultados da investigao; b) impede o auxlio ao informante quando este no entende corretamente as instrues ou perguntas; c) impede o conhecimento das circunstncias em que foi respondido, o que pode ser importante na avaliao da qualidade das respostas; d) no oferece a garantia de que a maioria das pessoas devolvam-no devidamente preenchido, o que pode implicar a significativa diminuio da representatividade da amostra; e) envolve, geralmente, nmero relativamente pequeno de perguntas, porque sabido que questionrios muito extensos apresentam alta probabilidade de no
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

260

serem respondidos; f) proporciona resultados bastante crticos em relao objetividade, pois os itens podem ter significados diferentes para cada sujeito pesquisado.

Num olhar talvez tendencioso escolha do questionrio, parece que os pontos fracos trazidos devem servir no para desestimular o uso de tal tcnica, mas, sim, para melhor direcionar a conduo dela, tanto na escolha de questes, como de universo dos pesquisados. Um ponto de extremada relevncia, entre os aspectos positivos, , sem dvida, o baixo custo do questionrio, j que os seus utilizadores so pblico que j tem significativas despesas com os estudos e certamente no poderiam arcar com quantias elevadas para desenvolvimento de suas pesquisas. Neste aspecto financeiro, ento, o questionrio seria um democratizador da pesquisa. J foi dito que a pergunta at mais importante que a resposta. Tendo isto em mente, deve-se voltar especial ateno construo das perguntas que comporo o questionrio, pois delas que se conseguir, ou no, obter os corretos dados para a confeco do TCC. Antes de expor as tcnicas de confeco das perguntas faz-se citao de trecho em que Marconi e Lakatos (1999, p. 100) destacam que
junto com o questionrio deve-se enviar uma nota ou carta explicando a natureza da pesquisa, sua importncia e a necessidade de obter respostas, tentando despertar o interesse do recebedor para que ele preencha e devolva o questionrio dentro de um prazo razovel.

O que parece algo dispensvel pode ser a dica prtica a trazer maior envolvimento dos participantes. Poder ser a chave para o sucesso do trabalho de coleta. Outra dica trazida pelos mesmos autores, que, em mdia, 25% dos questionrios entregues devolvido respondido. Esta mais uma informao prtica importante, que traz, desde j, a necessidade de escolha de uma amostragem mais volumosa, para que os retornos no sejam insignificantes, em termos de amostragem. Selltiz (1965, p. 281, apud Marconi e Lakatos), aponta fatores influentes no retorno dos questionrios:
o patrocinador, a forma atraente, a extenso, o tipo de carta que o acompanha, solicitando colaborao; as facilidades para seu preenchimento e sua devoluo

261
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

pelo correio; motivos apresentados para a resposta e tipo de classe de pessoas a quem enviado o questionrio.

So, assim, detalhes importantes para a operacionalizao da tcnica de coleta de dados. Demonstradas estas questes, passar o trabalho anlise da confeco das questes. Inicialmente, as perguntas podem ser classificadas em perguntas abertas e em perguntas fechadas. As perguntas abertas so aquelas que permitem liberdade ilimitada de respostas ao informante. Nelas poder ser utilizada linguagem prpria do respondente. Elas trazem a vantagem de no haver influncia das respostas pr-estabelecidas pelo pesquisador, pois o informante escrever aquilo que lhe vier mente. Um dificultador das perguntas abertas tambm encontrado no fato de haver liberdade de escrita: o informante ter que ter habilidade de escrita, de formatao e de construo do raciocnio. J as perguntas fechadas traro alternativas especficas para que o informante escolha uma delas. Tm como aspecto negativo a limitao das possibilidades de respostas, restringindo, pois, as possibilidades de manifestao do interrogado. Elas podero ser de mltipla escolha ou apenas dicotmicas (trazendo apenas duas opes, a exemplo de: sim ou no; favorvel ou contrrio). O questionrio poder, ainda, ter questes dependentes: dependo da resposta dada a uma questo, o investigado passar a responder uma ou outra pergunta, havendo perguntas que apenas sero respondidas se uma anterior tiver determinada resposta. Como dito inicialmente, o questionrio pode buscar resposta a diversos aspectos da realidade. As perguntas, assim, podero ter, segundo ensina Gil (1999, p.132), contedo sobre fatos, atitudes, comportamentos, sentimentos, padres de ao, comportamento presente ou passado, entre outros. Um mesmo questionrio poder abordar diversos desses pontos. Singularmente importante o momento de formulao das questes. Gil (1999) destaca o seguinte:

a) as perguntas devem ser formuladas de maneira clara, concreta e precisa; b) deve-se levar em considerao o sistema de preferncia do interrogado, bem como o seu nvel de informao; c) a pergunta deve possibilitar uma nica interpretao;

262
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

d) a pergunta no deve sugerir respostas; e) as perguntas devem referir-se a uma nica ideia de cada vez.

Nota-se, assim, que a confeco do questionrio j um exerccio mental grande e importante, que eleva a prpria capacitao intelectual do aluno que est a preparar o TCC. Outro aspecto a ser observado a quantidade de questes. O pesquisador dever formular questes em nmero suficiente para ter acesso s respostas para as perguntas formuladas, mas tambm em nmero que no seja grande a ponto de desestimular a participao do investigado. Ainda, deve ser observada a ordem das questes, de forma que uma questo ter necessariamente conexo com a anterior. Por fim, e no menos importante, e nem apresentado na ordem natural, recomendvel que, antes de aplicar o questionrio, o pesquisador realize um pr-teste, que ser efetivado atravs da aplicao de alguns questionrios (10 a 20), de forma a, com as respostas deste pequeno universo, perceber se as perguntas foram formuladas com sucesso. Essa foi, ento, a base que se pretendeu demonstrar do questionrio.

6. Concluses possvel entender a mudana na postura do estudante em relao ao conhecimento, passando, como exposto, de mero ator encenando aquilo que lhe era determinado, a autor de sua histria acadmica. Como parte fundamental nessa transio est a pesquisa, nos seus diversos ramos do conhecimento. Para tanto, o aluno depara com dificuldades, como a escolha do mtodo de coleta de dados, passo vital para o sucesso do objetivo. Tentamos, atravs do que foi evidenciado, apresentar ao leitor, de forma clara e objetiva, um desses mtodos: o questionrio, para torn-lo mais prximo e palpvel pelo aluno do ensino superior. Mtodo este, que, se usado de forma correta, um poderoso instrumento na obteno de informaes, tendo um custo razovel, garantindo o anonimato e, sendo de fcil manejo na padronizao dos dados, garante uniformidade. Fica claro, ento, ser este um modelo de fcil aplicao, simples, barato, e plenamente hbil a possibilitar ao aluno desenvolver suas pesquisas e alcanar o to almejado e fundamental status de pesquisador.

263
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

Referncias
ALVNTARA, Anelise Montaes; VESCE, Gabriela Eyng Possolli. As representaes sociais no discurso do sujeito coletivo no mbito da pesquisa qualitativa. Disponvel em <http:// www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/724_599.pdf>. Acesso em 15 nov. 2009. COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educao. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. GIL, Antnio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. ______. Projetos de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996. GNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta a questo?. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf>. Acesso em 15 nov. 2009. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientao aplicada. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Tcnicas de pesquisa. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1999. MINAYO, Maria Cecilia de S.; SANCHES, Odcio. Quantitativo-qualitativo: oposio ou complementaridade?. Disponvel em < http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102311X1993000300002&script=sci_arttext>. Acesso em 12 dez. 2009. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: Perspectivas para o campo da etnomusicologia. Disponvel em < http://www.cchla.ufpb.br/claves/pdf/claves02/ claves_2_pesquisa_quantitativa.pdf>. Acesso em 13 nov. 2009. RIBEIRO, Elisa. A perspectiva da entrevista na investigao qualitativa. In: Evidncia, olhares e pesquisas em saberes educacionais. Nmero 4, maio de 2008. Arax. Centro Universitrio do Planalto de Arax. SERAPIONI, Mauro. Mtodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em sade: algumas estratgias para a integrao . Disponvel em <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232000000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 13 dez. 2009. TURATO, Egberto Ribeiro. Mtodos qualitativos e quantitativos na rea da sade: definies, diferenas e seus objetos de pesquisa. Disponvel em < http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>.

264
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

Acesso em 19 nov. 2009. VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares. In: COSTA, Marisa. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educao. Rio de Janeiro. DP&A, 2002. p. 23-38.

The technique of the questionnaire in educational research


Abstract - This paper aims to discuss about the use of the questionnaire as a data collection technique, frequently employed in research involving the collection of a large amount of data but also its use in qualitative research. In this research proposal is decided by the spatial area of study of this technique, specifically oriented work of completion of undergraduate courses technological institution of higher education facilities. This paper aims to demonstrate the importance of research in the construction of knowledge and highlight the urgent need to socialize and disseminate scientific knowledge among students of higher education as way to know, participate and intervene in reality. Added to this, from the identification by the authors when the perceived direction of work completion, the need to point out the importance of choosing the proper technique for collecting data to achieve the desired results. It also attempts to show that the questionnaire is a very feasible and appropriate technique to be employed when dealing with problems which research subjects are matters of empirical nature, involving belief, perception, positioning and preferences of respondents. This research proposal aims to emphasize the way they are constructed each of the questions, paying attention to the contents, number and order of questions, since questions are responsible for the range of responses to the development of the work. This study is based on the authors dealing with the issue, the main sources of research the authors GIL (1999), Richardson (1999), Marconi (1999), Malhotra (2006), Matallo (2000), GIL (1996) and Ribeiro (2008). Keywords: technical, data collection, questionnaire, research, higher education.

265
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

* Prof. Galdino Chaer Currculo - http://lattes.cnpq.br/4666342418350147 Endereo eletrnico: g.chaer@gmail.com * Prof. Rafael Rosa Pereira Diniz Currculo - http://lattes.cnpq.br/9522814707445619 Endereo eletrnico: rafarpd@gmail.com * Prof. Dr. Elisa Antnia Ribeiro Currculo - http://lattes.cnpq.br/7055406502602381 Endereo eletrnico: ribeielisa@gmail.com

266
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

You might also like