You are on page 1of 4

8 RECICLAGEM COMO AGREGADO O beneficiamento tradicional visando a reciclagem compreende uma ou mais etapas de classificao dos resduos, separando

as fases indesejveis em agregados; britagem por equipamento de martelo e, via-de-regra, peneiramento. Alm das tecnologias de separao manual e magntica em uso no Brasil, existem tecnologias de classificao que se valem da diferena de densidade das diferentes fases. Estas tecnologias permitem, inclusive, a separao dos agregados cermicos em frao concreto e rocha das fraes porosas. Evidentemente, estes processos significam acrscimos no custo do processo. Uma etapa normalmente no includa nas centrais brasileiras a criao de pilhas homogeneizao dos agregados, de forma a diminuir a variabilidade natural do produto, ao longo do processo.

FIGURA Exemplo de brita reciclada, obtida diretamente da britagem de resduos de concreto da construo civil e demolio.

FIGURA Exemplo de areia reciclada, obtida diretamente da britagem de resduos de concreto da construo civil e demolio;

FIGURA Exemplo de Racho, obtido diretamente da britagem de resduos de concreto da construo civil e demolio

FIGURA Exemplo de ARM, obtido diretamente da britagem de resduos da construo civil e demolio

8.1 Concreto com material reciclado


Segundo Won (2007) a maioria dos pavimentos de concreto de cimento Portland (PCCP) construdos nas dcadas de 50e 60 esto se chegando ao fim do seu perodo de vida, e alguns deles necessitam de reabilitao, que compreende muitas vezes a sua remoo e reconstruo. Considerandose que a sustentabilidade ferida pela deposio desse material e importao de novos para comporem as camadas, imprescindvel que se busque a reciclagem desse material e reuso como agregado.
Existe hoje um nmero de 32 laboratrios cadastrados na rea de materiais e se tem uma expectativa de aproximadamente 200.000 kg de material oriundo de ensaios com possibilidade de serem reciclados mensalmente. O objetivo principal da pesquisa estudar a possibilidade de utilizao de materiais reciclados a partir de materiais usualmente submetidos a ensaios em

laboratrios de controle tecnolgico, ou seja, blocos de concreto, corpos de prova oriundos de ensaios de resistncia do concreto e blocos cermicos. Atravs destas anlises pretende-se verificar o potencial de utilizao desse tipo de reciclagem de materiais, que podero substituir os materiais naturais, como mais uma opo para a preservao ambiental. Esses materiais so de boa qualidade e tm sido usualmente descartados, ou melhor, desprezados, tendo muitas vezes sua destinao final em aterros sanitrios. Segundo Helene (IBRACON, 2005) quase todos os centros de pesquisa de concreto do pas esto desenvolvendo estudos nessa rea.

No concreto reciclado a brita pode ser substituda por caco de vidro, p de pneu, cermica, p de pedras e materiais provenientes de demolio. Blocos de entulho, tijolos de solo-cimento e tijolos de terra so as opes para se levantar paredes sustentveis. Os blocos de entulho, como o nome j diz, so produzidos a partir do reaproveitamento de entulhos, que, depois de modos, so misturados com cimento e areia. J os tijolos de solo-cimento so uma mistura de terra, gua e cimento. Considerados sustentveis por no precisar de massa de assentamento e rejunte, eles dispensam a utilizao de madeiras, arames e pilares e utilizam menos ferro e concreto na estruturao da parede.Os mais conhecidos so os tijolos de terra, que podem ser de pau-a-pique ou adobe. Ambos so produzidos com matrias primas renovveis como: terra, gua e palha. Existem tambm outras alternativas para uma construo sustentvel, como: blocos de pedra, bambu, cimentos ecolgicos e at vigas sustentveis.

8.2 A

utilizao do resduo reciclado de construo civil RCC

Segundo Lima (1999), o agregado obtido a partir da reciclagem de resduo de construo pode ser aplicado em servios tais como: argamassas de assentamento e revestimento, concretos, fabricao de pr-moldados (blocos, briquetes, meio-fio e outros), servios de drenagem etc. Pode-se melhorar as caractersticas das argamassas com a aplicao do reciclado em substituio total ou parcial areia natural, mas ainda

faltam determinar algumas caractersticas dessas argamassas para uma aplicao racional e segura. O uso em pavimentao um dos mais praticados nos municpios que reciclam rejeitos de construo, obtendose timos resultados e consumindo-se quantidades significativas de resduos. Outras aplicaes simplificadas como cobertura de aterros, controle de eroso, camadas drenantes, rip-rap etc. podem ser realizadas com sucesso. Pinto (1997), citado por Lima (1999), tambm indica usos para reciclados produzidos no Brasil: base para pavimentao; execuo de habitaes e outras edificaes; execuo de muros e caladas; conteno de encostas; produo de artefatos (guias, sarjetas, tubos). A utilizao de resduos da construo civil em camadas de pavimentos tem sido uma experincia bem sucedida na cidade de Belo Horizonte, onde, desde 1996 at julho de 2001, foram utilizadas 136.840 toneladas de resduos, num total de 271 ruas implantadas e reconstrudas, resultando em aproximadamente 400 km de ruas, segundo a Secretaria de Servios Urbanos da Prefeitura Municipal. (Dias, 2004). Em Belo Horizonte, de acordo com Freitas, (2008), o RCC processado nas estaes de reciclagem demonstra ser um material com caractersticas adequadas para uso em pavimentao. O desempenho de vias urbanas da cidade, construdas com o emprego de RCC em camadas de base, sub-base e reforo do subleito pode ser constatado. Alguns exemplos so as Ruas Bogari e Helianto, no Bairro Graja, ambas com 10 anos de construo; a Rua Professor Otaviano, no Bairro Santa Efignia, com 8 anos de construo; as Ruas Janana e Conceio do Canind, no Bairro So Gabriel, ambas com sete anos de construo; a Rua Polos, no Bairro Santa Lcia, com 4 anos de construo; e a Avenida Alberto Cintra, no Bairro Cidade Nova, com trs anos de aplicao, alm de outros.

You might also like