You are on page 1of 4

Nivelamento

Nivelamento o ato de realizar medies sobre um terreno, a fim de se obter as alturas (cotas) de alguns pontos do mesmo. O nivelamento pode ser realizado atravs de vrios processos, dependendo da rea (m2) envolvida e da finalidade/uso que se deseja para o terreno: Grandes reas: Em grandes reas o nivelamento auxilia na elaborao de cartas, com curvas de nvel (representaes dos pontos de mesma altitude atravs de linhas). Tal processo realiza-se usualmente por fotogrametria, pois mais vivel economicamente e tal trabalho no requer apenas uma preciso mtrica. reas de mdio porte: Nestas reas as curvas de nvel e as altitudes dos pontos so obtidas utilizando-se a Estao Total. Este mtodo chamado Nivelamento Trigonomtrico, pois as leituras realizadas so de ngulos e distncias. A preciso deste mtodo de centmetros. Locao de vias de transportes: Para a determinao da locao de ruas e estradas, convm utilizar o Nivelamento Geomtrico (leituras de r e vante). A preciso deste mtodo de milmetros, o que importante para evitar desnveis inconvenientes nas vias de circulao. Locao de obras: Nas locaes de obra o nivelamento feito com a mangueira dgua, pois alm de ser muito mais vivel economicamente, extremamente prtica e fornece uma preciso de alguns milmetros. Controle de Obras: O controle de obras ( edifcios, rodovias, ferrovias, barragens, etc.) feito com um Nvel tico Mecnico de alta preciso, onde pode-se ler variaes nos dcimos de milmetros.

Para cada finalidade desejada no nivelamento, conveniente um mtodo diferente nas medies. Abaixo esto descritas algumas caractersticas de tais mtodos:

Mtodo Fotogramtrico: Utilizado para determinao de curvas de nvel em grandes reas. Utiliza fotos areas ou de satlites. Preciso mtrica Exemplo: levantamento do Campus II da EESC-USP. Mtodo Trigonomtrico (Estao Total): Utilizado no levantamento de curvas de nvel, perfis de terrenos (que serviro para o clculo dos volumes de corte e aterro) e determinao de cotas de novos pontos a partir de um ponto conhecido.
STT 177 Leituras Topogrficas Nivelamento

Utiliza as Estaes Totais, que efetua leitura de ngulo (horizontais e verticais) e distncia (inclinadas). Aps a coleta destes dados, aplica-se leis trigonomtricas (senos e cossenos) e consequentemente calcula-se a distncia vertical e horizontal entre 2 pontos. Preciso de centmetros. Exemplo: Determinao de volumes de corte e aterro para a terraplenagem de um terreno. Mtodo Geomtrico (Nvel tico mecnico): Utilizado para determinao das diferenas de cotas dos pontos de um terreno, nivelamento de poligonais, transferncias de coordenadas (cotas), etc. Utiliza as leituras de r e vante de um Nvel tico Mecnico, que constituindo por uma luneta em montagem com movimento horizontal. Para garantir que todas visadas permaneam horizontais a luneta conta internamente com um prisma tico pendular vertical. Preciso milimtrica Exemplo: determinao das cotas dos pontos de controle do Campus da EESC-USP

Tipos e Exemplos de Nivelamentos


Nivelamento Geomtrico (nvel tico mecnico):

Partindo do ponto A, caminhamos por uma poligonal de vrtices A, B, C, D, calculando as cotas de cada ponto. Neste mtodo, efetuam-se leituras de r e vante. Para o clculo, partimos da cota conhecida, A, calculamos o valor do plano de referncia (PR) e a(s) nova(s) cota(s).

Figura 1

Figura 2

A Figura 1 ilustra os pontos da poligonal e as visadas efetuadas; a Figura 2 mostra o Plano de Referncia quando o nvel est estacionado entre os pontos A e B.

STT 177 Leituras Topogrficas Nivelamento

PR = COTA( anterior ) + R

COTA = PR VANTE

Est. 1 2

R A

Vante Leitura (mm) 0456 1368 1258 0789 0697 1754 1403

Plano de Ref. 830,456 830,346

Cota 830,000 829,088 829,557 829,649

B B C D 3 D A

831,403 830,000

Nivelamento Trigonomtrico (Estao Total) :

A partir de um ponto de altura conhecida, calculamos as alturas de quantos pontos visveis ao seu redor. Este processo dito trigonomtrico pois a Estao mede diretamente o ngulo a partir da vertical (Z) e a distncia inclinada. A Estao pode apresentar diretamente no visor a distncia Vertical - DV.

DV = DI cos(Z) H( B) = H( A) + AA + DI cos(Z) AP

Onde:

H(B) : altura do Ponto B H(A): altura do Ponto A AA: altura do aparelho AP: altura do Prisma

DI: distncia inclinada DV: distncia vertical DH: distncia horizontal Z: ngulo zenital

Exemplo : Com uma Estao Total instalada no ponto A visaram-se os pontos B, C e D, cujas alturas foram determinadas. A tabela abaixo mostra os dados da medio ( DI e Z) e as Alturas dos pontos calculadas. Estao HA = 830,00 AA = 1,47 AP = 1,50 Pontos Visados B C D DI 25,40 55,05 10,80 z 30 18 127 50 45 30 Alturas dos pontos 842,79 m 786,49 m 837,67 m

STT 177 Leituras Topogrficas Nivelamento

Observao: Note que o ngulo zenital da visada ao ponto C maior que 90 graus, isto significa que o ponto C est abaixo do ponto B. Como o co-seno de ngulo maio que 90 graus negativo, no h necessidade de trocar o sinal na frmula de clculo. Nivelamento Fotogramtrico:

Atravs de fotos areas ou de satlites, que devem ser, a medida do possvel, perpendiculares ao terreno, utiliza -se tcnicas especializadas no tratamento destas fotos para construir uma carta topogrfica cujas altitudes de alguns pontos caractersticos so determinadas, com preciso mtrica. A partir da determina-se as curvas de nvel do terreno. O Cmpus 2 da EESC-USP foi inicialmente nivelado por fotogrametria.

Mangueira dgua: O nivelamento com a mangueira dgua bastante simples, pois basta saber que como a presso atmosfrica no varia, a gua estar sempre no mesmo nvel dos dois lados da mangueira.

Altitude de um Ponto
A altitude de um ponto a distncia vertical deste ponto at o ponto de altitude zero (H = 0). Esta altitude determinada observando-se num perodo de 20 anos o nvel mdio da gua do mar, em uma determinada regio. No Brasil, tal ponto localiza-se na cidade de Imbituba-SC. Partindo-se deste ponto, rgos governamentais ou no, como o IBGE, criam uma malha de pontos pelo pas, determinando suas respectivas coordenadas (inclusive altitude), que serviro de base para todas as obras a serem realizadas. A altitude mdia da cidade de So Carlos 850,00 metros.
STT 177 Leituras Topogrficas Nivelamento

You might also like