You are on page 1of 9

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI ITALIANOS NA NOROESTE PAULISTA: A AQUISIO

O DE PROPRIEDADES RURAIS POR IMIGRANTES ITALIANOS EM TERRAS DE FLOREAL Giani Vendramel de Oliveira*

Introduo

A imigrao um tema freqentemente abordado e que possui uma grande importncia, pois abrange um perodo de transformaes econmicas, polticas e sociais. No Brasil a grande imigrao teve incio em meados do sculo XIX e se estendeu at as primeiras dcadas do sculo XX. O perodo inicial coincide com a proibio do trfico negreiro que desencadeou o fim da escravido no pas, a qual havia perdurado por mais de trs sculos. A expanso de grandes propriedades de cultivo do caf no estado de So Paulo, ocorrida no mesmo perodo, foi outro fator de grande relevncia ao abrir caminho para a entrada de uma legio de estrangeiros, vindos para suprir a falta de mo-de-obra nos cafezais. Quando imigrantes italianos cruzaram o Atlntico rumo ao Brasil para trabalhar nas lavouras cafeeiras, muitos traziam consigo a esperana de se tornarem pequenos proprietrios, atrados pela propaganda enganosa que a terra no pas era de fcil acesso. Embora este anseio se manifestasse na maioria destes sujeitos, apenas uma pequena parte conseguiu realizar seu sonho. Os casos ocorridos no atual municpio Floreal e em sua regio, onde diversos imigrantes puderam adquirir suas terras, no foi comum em todas as partes do pas, ao contrrio, foi a minoria destes imigrantes que, com muitos anos de trabalho, economia, pacincia e persistncia conseguiram comprar um pedao de terra. Assim, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve anlise do contexto histrico que possibilitou a vinda destes imigrantes para o Brasil e posteriormente, em um movimento de migrao interna, para a regio noroeste paulista. O enfoque ser dado tambm para a aquisio de pequenas pores de terras por esses indivduos em terras de Floreal, o que desencadeou na fundao do municpio.

Mestranda em Histria na linha de Poltica e Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maring-UEM.

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 1

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI A Chegada do Imigrante

O municpio de Floreal est localizado na regio noroeste paulista, no extremo oeste do Estado de So Paulo. Atualmente pertence regio administrativa de So Jos do Rio Preto. Conforme documentao cedida pela prefeitura municipal 1, sua fundao oficial ocorreu no dia seis de agosto de mil novecentos e trinta e cinco, no entanto, segundo relatos de moradores, foi por volta de 1929 que as primeiras famlias comearam a se instalar no local, sendo que grande parte dos primeiros povoadores do atual municpio eram imigrantes italianos e/ou seus descendentes que haviam se tornado proprietrios rurais, adquirindo pequenas pores de terra. Para uma melhor compreenso do tema abordado, segue abaixo uma breve anlise da situao histrica e econmica do Brasil que possibilitou a vinda destes imigrantes para o pas. A expanso da lavoura cafeeira no estado de So Paulo, principalmente a partir da segunda metade do sculo XIX, abriu caminho para a entrada de uma legio de imigrantes no Brasil. Para sustentar o surto da lavoura cafeeira e a grande dimenso que tomou fez-se necessrio uma enorme demanda de mo-de-obra. Costa (1982) aponta que, a partir de 1850, com a presso exercida pela Inglaterra para o fim do trfico negreiro foi preciso encontrar outra alternativa para suprir a falta de braos para a lavoura. A partir de ento, a soluo encontrada para essa carncia foi a imigrao estrangeira 2. Conforme Stolck e Hall (1983) a primeira experincia realizada com a introduo do trabalho livre em substituio a mo-de-obra escrava foi feita pelo senador Vergueiro j em 1847, em sua fazenda Ibicaba localizada prximo a Limeira, pois segundo seus familiares, Verguiro entendia que o fim da escravido estava prximo, era uma questo de tempo. Empolgados com o aparente sucesso da experincia do senador Vergueiro e preocupados com o fim do trfico negreiro, por volta de 1850 diversos fazendeiros recorreram a Vergueiro e Cia., uma companhia que o senador havia fundado a fim de intermediar a vinda de imigrantes para o Brasil, para que pudessem trabalhar nas lavouras de caf. Neste perodo toda a despesa gasta com o transporte do
1

Informao contida no documento intitulado Histrico do Municpio, fornecido pela prefeitura municipal de Floreal. 2 Peter Eisenberg (1989), discute em sua obra Homens esquecidos escravos e trabalhadores livres, a mentalidade dos fazendeiros no congresso agrcola de 1878, onde foi discutido a implantao de mo-de-obra livre estrangeira em substituio escrava, j que consideravam os trabalhadores nacionais enviveis, pois os tachavam de vagabundos, preguiosos, imprprios para o trabalho na lavoura.

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 2

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI imigrante era paga pelo fazendeiro e depois repassada para esses trabalhadores. Esse sistema desagradava os imigrantes pois ao entrarem no Brasil j se encontravam com um saldo devedor muito alto. Em vista destas dificuldades Elias (2005) observa que, cafeicultores e o governo se articularam a fim de promover a imigrao subvencionada, onde as despesas da viagem feitas pelo imigrante, a propaganda para atrair esses trabalhadores livres, a instalao para a chegada dos mesmos e os primeiros auxlios prestados a eles, seriam todas despesas pagas pelo governo imperial e provincial. De varias partes da Europa vieram braos para a lavoura. Mas diversos autores assinalam que, a imigrao italiana se sobressaiu em termos de quantidade. O que pode ser exemplificado por um fragmento de Zuleika Alvim:

De todas as nacionalidades que, entre 1870 e 1920, se dirigiram para o estado, a italiana com cerca de um milho de indivduos, representou 40% da soma de imigrantes, num total de 2,5 milhes. Vale ressaltar ainda que do total de italianos que se dirigiro para o Brasil, cerca de 1,4 milhes, no mesmo perodo 70% tiveram So Paulo como destino (ALVIM, 2000:395).

A autora ainda destaca, que essa proporo to grande de italianos que imigraram, se deve a problemas econmicos que a Itlia enfrentava aps sua unificao. Entre eles: condies naturais difceis (solo montanhoso), um alto crescimento demogrfico, sua unificao tardia, a substituio do trabalho manual pelas maquinas, entre outros, que fizeram com que entre 1841 e 1940, sete milhes e meio de italianos deixassem sua ptria. Essas crises, conforme Joo C. Tedesco, faziam crescer ainda mais o desejo desses imigrantes de se tornarem proprietrios. A poltica de colonizao no poupou esforos em suas propagandas, divulgando a possibilidade de se conseguir terras no Brasil, mexendo ainda mais com o imaginrio desses colonos, assim: Para os promotores da colonizao, esse desejo de propriedade funcionava como isca para atrair os imigrantes (TEDESCO, 20001: 39). Os indivduos procuram nessas imigraes, conquistar o pedao de terra to almejado, encontrando uma soluo para os seus problemas. Conforme Zuleika Alvim, havia uma forte propaganda que criava a iluso de que no Brasil era muito fcil adquirir terra, que em pouco tempo o imigrante conseguiria juntar o peclio suficiente para comprar sua propriedade. A autora ainda aponta que no Estado de So Paulo foi criado em 1886 a Sociedade Promotora de Imigrao (SPI), que ficou responsvel pela introduo de imigrantes no estado, por intermdio Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1 Pgina 3

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI de agentes contratadores, em suas palavras:

[...] em virtude do contrato estabelecido entre a SPI e Caetano Pinto, este era autorizado a prometer, em seus folhetos de propaganda, aos imigrantes potenciais passagens gratuita do porto de desembarque localidade escolhida como destino, sementes, alimentos por mais de seis meses e ainda a esperana de se tornarem proprietrios (ALVIM, 2000: 395).

O agente citado pela autora, Caetano Pinto, foi o mais importante da SPI. Contudo a realidade no era a divulgada nas propagandas, os fazendeiros paulistas no estavam interessados em criar ncleos coloniais ou em tornar os imigrantes em pequenos proprietrios, mas queriam substituir o brao escravo por mo-de-obra barata, que lhes garantissem lucro. No Brasil a imigrao se desenvolveu a partir de diversos interesses. De um lado estavam os fazendeiros de caf que necessitavam de mo-de-obra para o trabalho nas lavouras cafeeiras, por outro lado o governo tinha como objetivo criar colnias de povoamento no sul do pas, que possua baixa densidade populacional. A criao de ncleos coloniais nos estados sulinos se fez devido necessidade de proteger as fronteiras do pas e tambm como uma forma de atrair a imigrao em larga escala. Havia ainda uma questo muito importante que vinha sendo debatida desde a Abolio, a questo racial, que acabou por incentivar ainda mais a vinda de imigrantes europeus. A historiadora Andra S. Pessanha aponta para o projeto da elite intelectual brasileira de embranquecer e europeizar a populao:
No final do sculo XIX, na iminncia da abolio da escravatura, discutir a questo racial significava, para as elites, debater a questo nacional, j que o progresso do pas dependeria da composio tnica de seu povo. Assim, a defesa da imigrao no se restringia s necessidades de mo-de-obra, mas tambm a um ideal de construo de uma nacionalidade. O Brasil que se pretendia formar era livre e de cidados brancos. Os nacionais (mestios, negros e brancos pobres que no tinham a cultura das elites) eram desclassificados como trabalhadores e cidados, mas o futuro deles poderia ser promissor atravs de uma regenerao biolgica e cultural (PESSANHA, 2005: 21).

Sendo assim a imigrao desempenharia alm da funo econmica, como fornecedora de mo-de-obra, uma outra funo, a de reformar a moral da sociedade, com pretendiam os preconceituosos da elite. Por fim, vale destacar que embora o anseio pela terra se manifestasse na maior parte dos italianos que imigraram para o Brasil, a conquista da mesma no foi comum em todas as regies Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1 Pgina 4

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI do pas, ao contrrio, foi a minoria destes sujeitos que conseguiu realizar o sonho de conquistar a terra.

Italianos no Noroeste Paulista

Refletindo acerca da vinda dos imigrantes para a regio noroeste paulista e sua instalao no municpio em questo, analisando a obra de Pierre Monbeig percebe-se que Floreal foi fundado exatamente quando, conforme o autor, surge na regio nas primeiras dcadas do sculo XX, uma tendncia de fundao de novos municpios, geralmente associados ao prolongamento da estrada de ferro ou ao surgimento de estradas rodovirias. Procurava-se fundar as cidades prximas s estradas a fim de evitar o isolamento, facilitar a comunicao e o escoamento de produtos. Segundo o autor:
Ao norte do Tite, com o prolongamento da ferrovia entre Rio Preto e Votuporanga e a construo de novas estradas, o povoamento chegou perto de Porto Getlio Vargas, no rio Paran e da cachoeira dos ndios, no rio Grande. As florestas ao norte do baixo Tite foram devastadas pelos pioneiros que avanaram a partir de Monte Aprazvel, na direo de Nhandeara e Vila Magda e pelos japoneses de Pereira Barreto (MONBEIG, 1984: 206).

Cabe salientar que o municpio de Floreal encontra-se entre os municpios de Vila Magda (atualmente Magda) e Nhandeara citados pelo autor. De acordo com Jos C. Rossato e atravs da fala de moradores de Floreal percebe-se que o impulso para o loteamento de terras na regio foi dado devido o prolongamento da estrada de ferro da zona Araraquarense que em 1912 atingiu So Jos do Rio Preto ficando parada por muito tempo neste local, o que incentivou o seu crescimento, indo alcanar o municpio de Votuporanga j por volta de 1945. Nas palavras de Rossato:
A ferrovia chegou. Foi uma festa. 'Era cinco de fevereiro de 1945' [...] Votuporanga sentiu-se engalanada. Acelerou seus passos rumo ao progresso. [...] Como ela ficou estacionada aqui alguns anos, propiciou altos dividendos para a evoluo da cidade. Alis, foi o local que mais parou, exceto So Jos do Rio Preto e Mirassol. Graas a isto, a cidade cresceu. Aumentava o nmero de estabelecimentos de hospedagens e o comrcio em geral, por ser, evidentemente, ponto de atrao para todo esse serto, de ento (ROSSATO, 1987: 23).

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 5

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI Na entrevista realizada com o Sr. Armando Vian3, ele descreve brevemente o municpio de Votuporanga antes da estrada de ferro chegar e depois que ela se instalou no municpio, demonstrando o quanto ela foi importante para atrair novos povoadores para a regio at ento pouco habitada:
A estrada de ferro passava por onde Votuporanga. Votuporanga foi uma cidade que...eu quando eu fui em Votuporanga, isso que foi em quarenta e um, quarenta e dois (1941/1942) por a, eu falei: aqui no sai cidade mais de espcie nenhuma, porque um cerrado, mais um cerrado do p, mas a estrada de ferro no sei quantos anos ela ficou parada em Votuporanga, ento todo mundo falava: vamo compra terra pra Votuporanga, vamo compra terra al pra Valentin (Valentil Gentil), vamo compra terra pra c (Floreal), a estrada de ferro agora sim, agora vai embora. (foi) Onde formou Votuporanga.

Os primeiros moradores que se instalaram em terras de Floreal haviam se tornado proprietrios rurais, adquirindo pequenas pores de terra que ainda estavam cobertas de mata virgem. Devido a esse tipo de vegetao que predominava no local, a cidade inicialmente foi chamada de Floresta e posteriormente Vila Floresta. A partir de ento, cada vez mais foram se instalando pequenos proprietrios rurais e suas famlias aos redores da Vila Floresta, desencadeando na fundao de um municpio. As terras onde constitui hoje o municpio de Floreal, segundo anlise de relatos de moradores, pertenciam em geral a grandes proprietrios de terra que foram loteando suas fazendas, vendendo para cada famlia que chegava no local pequenas quantidades de alqueires. Conforme Monbeig (1984), a crise de 1929 foi um golpe duro para muitos fazendeiros paulistas de caf, que para suprir suas perdas financeiras, tiveram que buscar outras alternativas como vender terras que possuam no serto. Esta crise de certa forma beneficiou aqueles que haviam guardado algum peclio e almejavam se tornar pequenos proprietrios, possibilitando que alguns imigrantes realizassem o sonho de comprar um pedao de terra. A presena e influncia de imigrantes italianos e seus descendentes na referente cidade, pode ser observada desde o princpio do seu povoamento. No documento intitulado Histrico d o Municpio4 dois nomes so citados como os primeiros proprietrios na cidade, so eles: Cndido Poloni e Atlio Sbroggio. O histrico ainda faz meno as primeiras famlias que se instalaram na cidade, sendo elas os Tiso, os Boracini, os Sbroggio e os Da vidoff. Um equvoco do Histrico
3 4

Entrevista realizada por Giani Vendramel de Oliveira, no municpio de Floreal, dia 07/04/2007. Documento fornecido pela prefeitura municipal de Floreal.

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 6

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI foi mencionar apenas algumas das primeiras famlias que se instalaram no municpio, pois nos relatos orais pode ser observado que um grande nmero de famlias de descendncia italiana se encontrava em Floreal desde seus primrdios. Segundo o relato do Sr. Alberto Lojudice 5 que chegou ao municpio por volta de 1934, havia muitos imigrantes italianos e descendentes residindo nos arredores de Floreal. Quando questionado sobre a quantidade de italianos o entrevistado diz:

Tinha bastante. A maioria desses que veio aqui pra Floreal antigamente, a maioria era italiano. Que v? O pai era italiano, o Pasqualoto era italiano, o Buracini veio primeiro que ns, no sei se um ano ou dois primeiro, era italiano. Tinha um tal de Pichinin era da raa italiana tambm. Depois veio o Hugo Carvinari, que depois mudou, vendeu o stio e foi l pra Pereira Barreto. Esse Hugo tambm era italiano.

O relato do Sr. Alberto apenas uma demonstrao do nmero de famlias que residiam em Floreal e que no consta no Histrico do Municpio, o nmero real de italianas e descendentes que se instalaram na localidade nos seus primrdios ainda desconhecido. Dona Ambile Maria Tiso Vendramel nos relata de uma forma muito simples a sua verso para a fundao do municpio de Floreal, que conta com a iniciativa de dois proprietrios de terra, so eles Cndido Poloni e Procpio Davidoff. Abaixo segue a descrio de Maria:
O Procpio comprou a fazenda al e ele e o Candinho Poloni falou: Vamo abri uma vila aqui? A se juntaram todos, o Candinho Poloni, meu pai, meu tio Pedro, o Santo Silvrio e derrubaram um trecho de mato aqui. O Candinho Poloni que deu o terreno pra fazer a cidadinha. A levantaram o cruzeiro, fizeram uma capelinha, a foi chegando...o primeiro que colocou venda aqui chamava Carlos Calchi, depois os Verdi [...].

Dentre os grupos que formaram o municpio, alm da presena de italianos, foi constatado a presena de espanhis, que vieram impulsionados pelo avano da ferrovia como no caso dos italianos e descendentes e os mineiros, que em sua maioria se instalou na regio antes dos grupos citados anteriormente; saam de Minas Gerais, estado que ainda sofria com o declnio da explorao do ouro e vinham para a Noroeste Paulista, regio ainda pouco habitada, para abrir novas propriedades.

Breves Conisderaes
5

Entrevista realizada por Giani Vendramel de Oliveira, no municpio de Floreal, dia 11/09/2006.

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 7

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI

O objetivo deste trabalho foi o de traar uma breve anlise sobre a vinda de imigrantes italianos para o Brasil e posteriormente para o municpio de Floreal. Cabe lembrar que o presente texto apenas um fragmento de um projeto de pesquisa que teve incio durante a graduao e vem sendo ampliada no programa de ps-graduao em Histria. A pesquisa como um todo prope um estudo sobre o caso ocorrido no atual municpio de Floreal, no qual diversos imigrantes italianos e/ou seus descendentes adquiriram pequenas propriedades rurais, dando enfoque para a trajetria destes sujeitos que percorreram diversas fazendas do Estado de So Paulo, trabalhando como colonos ou meeiros, at poderem conquistar a terra almejada. Pretende ainda compreender quais os fatores polticos, econmicos e sociais que impulsionaram a vinda destes indivduos para o municpio em questo e o que possibilitou a posse de pequenas propriedades rurais. Referncias Bibliogrficas ALVIM, Zuleika M. F. O Brasil italiano (1880 1920). In: FAUSTO, Boris (org). Fazer a Amrica. 2 ed. So Paulo: Edusp, 2000, p. 383 - 417. COSTA, Emlia Viotti. Da senzala colnia. 2 ed. So Paulo: Livraria Cincias Humanas, 1982. EISENBERG, Peter. Homens esquecidos escravos e trabalhadores livres no Brasil sculo XVIII e XIX. Campinas: Editora da Unicamp, 1989. ELIAS, Rodrigo. Braos para fazer um pas. In: Revista Nossa Histria. Ano 2/ n 27, outubro, 2005, p. 14 - 19.

MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de So Paulo. So Paulo: HUCITEC; Polis, 1984.

PESSANHA, Andra Santos. Em nome do progresso. In: Revista Nossa Histria. Ano 2/ n 27, outubro, 2005, p. 20 - 22. ROSSATO, Jos Carlos. Votuporanga em Trs Dimenses. So Paulo: EDICON, 1987. Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1 Pgina 8

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI

STOLCKE, Verena; HALL, Michael M. A introduo do trabalho livre nas fazendas de caf de So Paulo. In: Revista Brasileira de Histria. So Paulo, vol. 6, p. 80-120, 1984.

TEDESCO, Joo Carlos. Um pequeno grande mundo: a famlia italiana no meio rural. Passo Fundo: EDIUPF, 2001.

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 9

You might also like